domingo, 28 de outubro de 2012

ALEGRIA

Alegria Financeira Fundamental Médio Geometria Trigonometria Superior Cálculos




Alegria Matemática Roteiro geral





1. Aplicações da Matemática



Transporte de containers. Antígenos (sangue humano). Sangue humano. Diâmetro da Terra. Lançamento de projéteis. Produção de medicamentos. Psicologia e ratos. Nutrição.



2. Problema do burro



O problema do burro é interessante e simples de entender mas exige conhecimento de Cálculo Diferencial e Integral. Vale a pena entender a Matemática envolvida no contexto.



3. Sequências de Fibonacci: Propriedades matemáticas



Sequências de Fibonacci e o número de Ouro. Números de Fibonacci. Aplicações das Sequências de Fibonacci. Propriedades dos números de Fibonacci. Números de Fibonacci e o triângulo de Pascal. Propriedades lineares das sequências de Fibonacci. Função geratriz dos números de Fibonacci. Divisão de polinômios. A divisão longa.



4. Sequências de Fibonacci: Aplicações



Sequências de Fibonacci. A Geometria, o Retângulo Áureo e o Nautilus. A Matemática e o Triângulo de Pascal. A Geometria e o Segmento Áureo. A Biologia e as Ramificações de troncos em árvores. A Biologia e o Problema das abelhas. A Ótica e a Reflexão de luz em uma fibra dupla de vidro. A Biologia e a Filotaxia. A Pintura e a Arte. A Arquitetura. A Indústria e Comércio. Dimensões áureas no ser humano.



5. Plotador gráfico



Script obtido (freeware) para a plotagem de gráficos no plano cartesiano. Não é uma maravilha mas plota as principais funções bidimensionais conhecidas e outras que você poderá construir com a sintaxe de JavaScript. O Script foi grandemente modificado e melhorado para que um principante possa entender.



6. Harmonia Matemática



Harmonia. Características harmônicas de objetos. Média harmônica e Harmônico Global que é um objeto matemático mais útil do que a média harmônica. Aplicações práticas (resistências em paralelo, capacitores em série, o problema das torneiras, trabalhos harmônicos de pessoas, circunferências ex-inscritas e velocidade média) onde o Harmônico Global é utilizado.



7. Cálculos rápidos



50 dicas para realizar cálculos de uma forma rápida. Tais dicas são procedimentos corriqueiros usados por muitas pessoas que convivem no comércio.



8. Problemas criativos



50 jogos, brincadeiras e passatempos que, de alguma forma, estão ligados à Matemática. Muitos dos problemas são de uso intenso de Matemática enquanto que outros são brincadeiras, embora existam algumas brincadeiras bastante sérias e que proporcionam aprendizagem para aquele que resolvê-las. Algumas respostas estão apresentadas e outras ficarão por conta do visitante.



9. Extração da raiz quadrada



Algoritmo para a extração da raiz quadrada de um número real.



10. Calculadora simples em JavaScript



Calculadora simples obtida em um livro quando estudava a linguagem JavaScript. Esta calculadora, além de útil, pode mostrar como é o código (em JavaScript) para a produção de um programa de computador. Para ver o código fonte, basta clicar com o botão direito do mouse no Netscape e então clicar em View Source (ver fonte). Se você usa o Internet Explorer, há um procedimento similar. Alguns comandos de JavaScript (Netscape) são distintos de JScript (Microsoft).



11. Alguns livros de Matemática



Livros especiais que utilizamos no nosso cotidiano. Pelo menos a metade deles está em Português. Incluí estes títulos porque diversos visitantes de minha página reclamam da inexistência de bons livros relacionados com a Matemática. Muitas vezes encontramos Matemática em livros de criatividade ou de jogos e brincadeiras.



12. Projeto MatWeb



Projeto coordenado pelo Prof. Ulysses Sodré e supervisionado pela Profa. Sônia Ferreira Lopes Tóffoli, que foi desenvolvido junto a alunos e docentes do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL) desde o início de 1997. Construímos uma página exclusivamente com assuntos de Matemática, elementos históricos, aplicações e exercícios propostos e resolvidos, contendo o material normalmente desenvolvido nos Ensinos Fundamental e Médio no Brasil. Quase todos os assuntos estão disponíveis em nosso site.



13. Roteiro do Projeto MatWeb



Roteiro para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que pode ser seguido com as informações sobre os links disponíveis. Na medida das nossas possibilidades, implementaremos materiais para o Ensino Superior. Aceitamos críticas construtivas para melhorar o conteúdo e corrigir as nossas falhas.





--------------------------------------------------------------------------------

Construída por Ulysses Sodré. Atualizada em 25/mar/2005.



--------------------------------------------------------------------------------

COPYRIGHT ULYSSES SODRÉ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas