terça-feira, 30 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PERÍODO MODERNO








Material de Apoio

Artigos Pedagógicos

Avaliação Educacional

Escola Digital

Educação a Distância

Educação Inclusiva

Educação Infantil

Estrutura do Ensino

Filosofia da Educação

Jovens e Adultos

Pedagogia Empresarial

Outros Assuntos

História da Educação

Linhas Pedagógicas

Metodologia Científica

Projetos/Planejamento

Biografias

Textos dos usuários





Atividades

Listar Todas

Por Níveis

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Por Disciplinas

Matemática

Língua Portuguesa

Ciências

Estudos Sociais

Língua Inglesa

Língua Espanhola





Entretenimento

Jogos On-line

Desenhos para Colorir

Contos e Poesias



Diversos

Glossário

Laifis de Educação

Estatuto da Criança

Indicação de Livros

Links Úteis

Publique seu Artigo

Fale Conosco





Busca Geral













História da Educação - Período Moderno



Resumo:

•Surge no século XVII;

•Separação entre a igreja católica e o estado;

•Principais pensadores: Pestalozzi, Herbat e Froebel;

•Consolidação da burguesia.







Duas instituições educativas, em particular, sofreram uma profunda redefinição e reorganização na Modernidade: a família e a escola, que se tornaram cada vez mais centrais na experiência formativa dos indivíduos e na própria reprodução (cultural, ideológica e profissional) da sociedade. As duas instituições chegaram a cobrir todo o arco da infância – adolescência, como “locais” destinados à formação das jovens gerações, segundo um modelo socialmente aprovado e definido.



A família, objeto de uma retomada como núcleo de afetos e animada pelo “sentimento da infância”, que fazia cada vez mais da criança o centro-motor da vida familiar, elaborava um sistema de cuidados e de controles da mesma criança, que tendiam a conformá-la a um ideal, mas também a valorizá-la como mito, um mito de espontaneidade e de inocência, embora às vezes obscurecido por crueldade, agressividade etc. Os pais não se contentavam mais em apenas pôr filhos no mundo. A moral da época impõe que se dê a todos os filhos, não só ao primogênito, e no fim dos anos seiscentos também as filhas, uma preparação para a vida. A tarefa de assegurar tal afirmação é atribuída à escola.



Ao lado da família, à escola: uma escola que instruía e que formava que ensinava conhecimentos, mas também comportamentos, que se articulava em torno da didática, da racionalização da aprendizagem dos diversos saberes, e em torno da disciplina, da conformação programada e das práticas repressivas (constritivas, mas por isso produtoras de novos comportamentos). Mas, sobretudo, uma escola que reorganizava suas próprias finalidades e seus meios específicos. Uma escola não mais sem graduação na qual se ensinavam as mesmas coisas a todos e segundo processos de tipo adulto, não mais caracterizada pela “promiscuidade das diversas idades” e, portanto, por uma forte incapacidade educativa, por uma rebeldia endêmica por causa da ação dos maiores sobre os menores e , ainda, marcadas pela “liberdade dos estudantes”, sem disciplina interna e externa. Com a instituição do colégio (no século XVI), porém, teve início um processo de reorganização disciplinar da escola e de racionalização e controle de ensino, através da elaboração de métodos de ensino/educação – o mais célebre foi a Ratio studiorum dos jesuítas – que fixavam um programa minucioso de estudo e de comportamento, o qual tinha ao centro a disciplina, o internato e as “classes de idade”, além da graduação do ensino/aprendizagem.



Também é dessa época a descoberta da disciplina: uma disciplina constante e orgânica, muito diferente da violência e autoridade não respeitada. A disciplina escolar teve raízes na disciplina religiosa; era menos instrumento de exercício que de aperfeiçoamento moral e espiritual, era buscada pela sua eficácia, como condição necessária do trabalho em comum, mas também por seu valor próprio de edificação. Enfim, a escola ritualizava o momento do exame atribuindo-lhe o papel crucial no trabalho escolar. O exame era o momento em que o sujeito era submetido ao controle máximo, mas de modo impessoal: mediante o controle do seu saber. Na realidade, o exame agia, sobretudo como instrumento disciplinar, de controle do sujeito, como instrumento de conformação.









Período Moderno



















































Mais produtos











Sobre Nós
Política de Privacidade
Contrato do Usuário
Anuncie
Fale Conosco



Copyright © 2008 - 2012 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.


CVOPYRIOGHT @ 2008 - 2012 SÓ PEDAGOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas