quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OTTAWA

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora OttawaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Ottawa (desambiguação).

Coordenadas: 45°24′15"N, 75°40′24"O

City of Ottawa / Ville d'Ottawa






Bandeira



Lema(s): Advance Ottawa / Ottawa en avant

(Do inglês e francês: Avance Ottawa)



Localização da cidade na província de Ontário

Coordenadas: 45°24′15"N, 75°40′24"O

Província Ontário

Fundado em 1850

Prefeito LARRY O'BRIEN

Órgão governante Conselho Municipal de Ottawa

Código postal K (K0A, K1A-K4C)



Área

- Cidade 2 778,64 km², 1 072,9 mi²

Altitude 80 m, 262 ft

Fuso horário UTC -5/-4

População (2005)

- Cidade 859 704

- Densidade 278,6 hab/km², 721,6 hab/mi²

- Metrópole 1 148 785

Website: city.ottawa.on.ca

Ottawa ou Otava[1][2][3][4] é a capital do Canadá e sua quarta maior cidade.[5] Está localizada na porção leste da província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa, uma importante via fluvial que forma a fronteira entre Ontário e Quebec.



Segundo senso de 2006, a cidade possuía 812.000 habitantes,[6] com 1.451.415 habitantes[7] na sua região metropolitana, chamada oficialmente de Região da Capital Nacional, o que inclui a cidade vizinha de Gatineau, na província de Quebec. Ottawa é a segunda maior cidade de Ontário, localizada a aproximadamente 400 quilômetros leste de Toronto, e a 190 quilômetros oeste de Montreal.



Índice [esconder]

1 História

2 Geografia

2.1 Clima

3 Demografia

4 Política

5 Economia

6 Infraestrutura

6.1 Educação

6.2 Transportes

7 Cultura

7.1 Parques

7.2 Esportes

7.3 Eventos anuais

8 Referências

9 Ligações externas





[editar] HistóriaNativos americanos algonquinos e iroqueses habitavam a região onde atualmente fica a cidade de Ottawa muito antes da chegada dos primeiros exploradores europeus. Tais nativos usavam o Rio Ottawa para locomoção e alimentação. Em 1613, o francês Samuel de Champlain passou pela região. A partir de então, caçadores e comerciantes de pele usariam o Rio Ottawa como uma rota para o oeste canadense.



Em 1800, Philemon Wright, um fazendeiro de Massachussets, começou a cultivar uma área ao norte do Rio Ottawa (onde atualmente fica a cidade de Gatineau, Quebec). Logo, com o sucesso comercial conseguido, outros assentadores começaram a assentar a região. Ira Honeywell foi a primeira pessoa de descendência européia a assentar na margem sul do Rio Ottawa, em 1811.



Após a Guerra de 1812, os britânicos temiam outra invasão americana contra o Canadá. Com isto, os britânicos decidiram construir um canal, o Canal de Rideau, conectando o Rio São Lourenço, na altura da cidade de Kingston, ao Rio Ottawa, com o propósito de transportar materiais e armas ao interior do Canadá sem precisar usar o São Lourenço, depois de Kingston, perigosamente perto dos Estados Unidos e vunerável a quaisquer possíveis ataques. Engenheiros britânicos foram mandados pelo Reino Unido, estabelecendo-se na área onde atualmente Ottawa está localizada. O assentamento construído para abrigar os trabalhadores foi chamado de Bytown, que foi completado em 1832. Então, Ottawa tinha uma população de aproximadamente 1,9 mil habitantes, subindo para 2,4 mil habitantes em 1837, graças à indústria madereira que desenvolveu-se na pequena vila. Bytown foi elevado ao posto de cidade em 1850, então com mais de dez mil habitatnes, e seu nome mudou definitivamente para Ottawa.



O Alto Canadá e o Baixo Canadá, províncias coloniais da Inglaterra, foram fundidas em 1840. em uma única província do Canadá. Durante 17 anos, ficou no ar qual seria a capital definitiva da nova província unificada politicamente, mas dividida culturamente. Neste período, serviram como capitais temporários as cidades de Kinsgston, Montreal, Quebec e Toronto. Finalmente, a decisão caiu nos braços da Rainha Vitória, em 1857. Considerando as várias possíveis cidades, inclusive as quatro mencionadas acima, a Rainha escolheu Ottawa, por três motivos. Primeiramente, Ottawa era relativamente distante dos Estados Unidos, estando numa posição estrategicamente mais segura do que outras possíveis escolhas. Segundo, a localização da cidade, localizada exatamente entre o Alto Canadá e o Baixo Canadá, diminuiria tensões culturais entre os canadenses de origem francesa e os canadenses de origem inglesa. A terceira razão foi a beleza da região onde Ottawa estava localizada, segundo a opinião da Rainha.





Centro de Ottawa em 1940.Em 1867, com a independência do Canadá, Ottawa tornou-se a nova capital do recém-criado país, e sua população havia alcançado 18 mil habitantes. A cidade crescia de modo desorganizado, com várias ferrovias tendo sido construídas no centro da cidade, para a acomodação do transporte e comércio de madeira. Em 1896, o então primeiro-ministro do Canadá, Wilfrid Laurier, criou um programa de planejamento urbano, cujo principal objetivo era o embelezamento da cidade, que não saíra do papel.



Em 1900, um incêndio destruiu boa parte da cidade, fazendo com que boa parte dos 60 mil habitantes da Ottawa de então ficassem desabrigadas. A cidade foi lentamente reconstruída, até 1912, quando havia alcançado 90 mil habitantes. Em 3 de fevereiro de 1916, a parte central do antigo parlamento canadense foi destruída em um incêndio. Com a Casa dos Comuns temporiamente estabelecida no que é atualmente o Museu Canadense de Natureza, a parte central foi reconstruída, uma estrutura gótica, conhecida como Torre da Paz, que tornou-se conhecida com o passar do tempo como o principal símbolo da cidade.



Em 1937, o então primeiro-ministro do Canadá, William Lyon Mackenzie King, indicou Jacques Gréber - um famoso urbanista francês, responsável pela revitalização urbana de Paris - para replanejar a cidade de Ottawa. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os planos ficaram novamente no papel, e Jacques Gréber voltou para a França.





Vista do centro de Ottawa.Foi somente após a guerra que os planos de um melhor planejamento urbano na cidade continuaram, com Jacques Gréber novamente no Canadá. O plano proposto por Gréber foi aprovado pelo parlamento canadense em 1951. Com isso, 51 quilômetros de ferrovias foram removidas, e a estação central de trem foi movida para uma região mais afastada do centro da cidade, a leste. Também foram construídos muitos parques em volta da cidade, bem como um gigantesco parque, com mais de 35 mil hectares, na cidade vizinha de Gatineau. O plano também indicava que prédios governamentais deveriam ser construídos não apenas todos concentrados numa área, mas ao invés disso, serem construídos nos limites da cidade. Ao longo da década de 1960 e de 1970, tais planos continuaram, com a criação de praias e mais parques.



Enquanto isso, o município instituiu a Commercial and Industrial Development Corporation (atualmente Economic Development Corporation), em 1962, para promover o crescimento econômico de Ottawa. Este órgão municipal criou 12 parques industriais ao longo da década de 1960 e de 1970. Em 1973, uma lei que propunha limites à altura máxima dos prédios construídos no centro da cidade foi rejeitada pelo Conselho municipal. Com isso, mais e mais arranha-céus foram construídos no centro da cidade. Com o medo de congestionamentos e problemas no sistema de transporte público, Ottawa replanejou totalmente seu sistema de transporte público, com a criação de mais linhas de ônibus, bem como linhas de light rail.



Em 2001, dez subúrbios de Ottawa foram fundidas com o último, então com cerca de 350 mil habitantes dentro do seus limites municipais. Ottawa passou a ter mais de 750 mil habitantes com esta fusão. As cidades fundidas são Cumberland (55 mil habitantes), Gloucester (120 mil habitantes), Goulborn (24 mil habitantes), Kanata (56 mil habitantes), Nepean (135 mil habitantes), Osgoode (13 mil habitantes), Rideau (13 mil habitantes), Rockcliffe Park (2,1 mil habitantes), Vanier (17 mil habitantes) e West Carleton (18 mil habitantes).



[editar] GeografiaOttawa está localizada na margem sul do Rio Ottawa, perto dos estuários do Rio Rideau e do Canal Rideau. A parte mais antiga da cidade, incluindo o centro histórico e remancescentes da Bytown, é chamada de Lower Town, localizada entre os rios e o canal. Já o centro financeiro e comercial da cidade, o Centrehub, está localizado a oeste, ao longo do Canal Rideau. Às margens do Rio Ottawa, no Parliament Hill, estão localizadas a maioria das estrutras histórias governamentais, incluindo o parlamento canadense.



Ottawa registra em média um pequeno abalo sísmico a cada três anos, em média. Em 1 de janeiro de 2000, a cidade registrou um terremoto que atingiu 5,2 na escala Richter. Em 24 de fevereiro de 2006, Ottawa registrou um terremoto, que atingiu 4,5 na escala Richter.



[editar] Clima

O Canal Rideau, usado, no inverno, como pista de patinação.

O Canal Rideau no verão.Ottawa possui um clima temperado. Temperaturas variam consideravelmente o ano inteiro, desde −46,1°C, a menor temperatura já registrada na cidade, no inverno de 1943, até 39,5 °C, no verão de 2005. O −46,1 °C registrado em 1943 é a segunda menor temperatura mínima já registrada em uma capital de país do mundo, atrás apenas de Ulaanbaatar, Mongólia. Ottawa é a sétima capital de país mais fria do mundo, em temperatura média anual.



Verões são relativamente quentes e úmidos em Ottawa, embora eles sejam tipicamente curtos. A temperatura média da cidade no verão é de 26,5 °C, embora temperaturas de 30 °C ou mais ocorram frequentemente. Durante períodos de altas temperaturas, alta umidade do ar é um problema constante, especialmente próximo aos rios. A cidade registra anualmente, em média, 41, 12 e dois dias, com temperaturas superiores a 30 °C, 35 °C e 40 °C, respectivamente, contando-se a umidade do ar. A temperatura mais alta já registrada em Ottawa, contando-se a umidade do ar, foi registrada em 1 de agosto de 2006.



Neve e gelo dominam durante o inverno. Ottawa recebe cerca de 235 centímetros de neve por ano. A maior precipitação já registrada na cidade foi de 76 centímetros, em 4 de março de 1947. A temperatura média da cidade no inverno é de −10,8 °C, embora dias com temperaturas médias acima de zero e noites com temperaturas menores de −25 °C ocorram com frequência na cidade. Uma camada duradoura de neve é comum em Ottawa desde o final de novembro até o início de abril, embora alguns anos não registrem neve até em torno do Natal. O efeito das temperaturas baixas da cidade no inverno é amplificado pelo fator do vento. Ottawa registra anualmente, em média, 51, 14 e um dias com fatores do vento abaixo de −20 °C, −30 °C e −40 °C, respectivamente. A temperatura mais baixa já registrada na cidade, incluindo-se o fator do vento, foi de −47,8 °C, registrada em 8 de janeiro de 1968.



A primavera e o outono possuem condições meteorológicas instáveis, prones a extremos em temperaturas e mudanças imprevisíveis quanto ao tempo. Dias com temperaturas acima de 30 °C foram registrados no início de abril e no final de outubro, e dias de neve foram registrados em maio e no início de outubro. A precipitação média de chuva de Ottawa é de 943 milímetros. A maior precipitação de chuva já registrada em Ottawa ocorreu em 9 de setembro de 2004, de 136 milímetros. A cidade registra em média 2 060 horas ensolaradas por ano.



Eventos meteorológicos destrutivos, tais como tornados, inundações, ondas de calor e precipitação severa de granizo, são raros, mas todos já ocorreram em Ottawa. Recentemente, Ottawa foi atingida por tornados em 1978, 1994 e 1999.









[Esconder] Médias meteorológicas para Ottawa Macdonald-Cartier International Airport

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano

Alta recorde °C (°F) 12

(54) 12.4

(54) 26.7

(80) 31.1

(88) 32.8

(91) 36.1

(97) 36.7

(98) 37.8

(100) 35

(95) 27.8

(82) 23.9

(75) 16.3

(61) 37,8

(100)

Média alta °C (°F) −6.1

(21) −4.1

(25) 2.2

(36) 10.8

(51) 19.1

(66) 23.8

(75) 26.5

(80) 24.9

(77) 19.5

(67) 12.5

(55) 4.8

(41) −3

(27) 10,9

(52)

Média diária °C (°F) −10.8

(13) −8.7

(16) −2.5

(28) 5.7

(42) 13.4

(56) 18.3

(65) 20.9

(70) 19.5

(67) 14.3

(58) 7.8

(46) 1

(34) −7.1

(19) 6

(43)

Média baixa °C (°F) −15.3

(4) −13.3

(8) −7.1

(19) 0.6

(33) 7.7

(46) 12.7

(55) 15.4

(60) 14.1

(57) 9.1

(48) 3

(37) −2.8

(27) −11.1

(12) 1,1

(34)

Baixa recorde °C (°F) −35.6

(-32) −36.1

(-33) −30.6

(-23) −16.7

(2) −5.6

(22) −0.1

(32) 5

(41) 2.6

(37) −3

(27) −7.8

(18) −21.7

(-7) −34.4

(-30) −36,1

(-33)

Precipitação mm (polegadas) 25.2

(0.99) 17.6

(0.69) 36.3

(1.43) 60.5

(2.38) 78.4

(3.09) 85

(3.35) 90.6

(3.57) 87.1

(3.43) 85.3

(3.36) 74.9

(2.95) 59.8

(2.35) 31.3

(1.23) 732

(28,82)

Neve cm (polegadas) 55.2

(21.7) 46

(18.1) 39.8

(15.7) 11

(4.3) 0.6

(0.2) 0

(0) 0

(0) 0

(0) 0

(0) 4.1

(1.6) 21.9

(8.6) 57.2

(22.5) 235,7

(92,8)

Fonte: Environment Canada[8] 08-02-2009



[editar] DemografiaCrescimento populacional de Ottawa Ano Habitantes

1901 101 102

1911 123 417

1921 152 868

1931 174 056

1941 206 367

1951 246 298

1961 358 410

Ano Habitantes

1971 471 931

1981 546 850

1991 678 147

2001 774 075

2006 824 210

2007 834 237







Mapa de Ottawa mostrando a percentagem de francófonos vivendo em Ottawa, por região.

Vista do centro financeiro de Ottawa.A maioria da população de Ottawa é nativa do país. De acordo com o censo nacional de 2001, Ottawa possui uma população de 774 072 habitantes, 310 132 residências e 210 875 famílias. Cerca de 80,90% da população da cidade é branca, 4,54% são afro-canadenses, 4,65% são asiáticos, 3,98% são sul-asiáticos, 1,13% são aborígenes, 0,85% são hispânicos, 0,31% são de outras raças, e 0,33% afirmaram múltiplas respostas.



25,3% da população da cidade possui menos de 19 anos, 63,2% possuem entre 19 a 64 anos e 11.5% possuem mais de 65 anos de idade. A idade média da população residindo na cidade é de 36,7 anos. Para cada 100 pessoas do sexo feminino existem cerca de 95,1 pessoas do sexo masculino. Para cada 100 mulheres maiores de idade existem 92,1 homens.



A renda anual média de um trabalhador em Ottawa é de 39 713 dólares canadenses, e a renda média familiar é de 73 507 dólares canadense. Homens possuem renda anual média de 47 203 dólares canadenses, e mulheres, 31 641 dólares canadenses. A renda per capita da cidade é de 23 061 dólares canadenses.



Antiga cidade de Ottawa Nova cidade de Ottawa

População (2001) 337 031 habitantes 774 072 habitantes

População (1996) 323 340 habitantes 721 136 habitantes

% Mudança (1996–2001) 4,2% 7,3%

Residências 155,536 310 132

Densidade populacional 3 059,7 hab/km² 278,6 hab/km²

Área 110,15 km² 2 778,64 km²

Dados gerais

População *Cidade propriamente dita: 774 072 habitantes

Região metropolitana: 1 063 664 habitantes



Pirâmide etária: 0–14 anos: 19,3% (meninos 104 810/meninas 100 500)

15–64 anos: 69,9% (homens 366 175/mulheres 377 140)

65+ years: 10,8% (homens 47 740/mulheres 67 295)

Idade média: Total: 36,6 anos

Homens: 35,8 anos

Mulheres: 37,4 anos

Crescimento populacional anual: 1,3%

Taxa de nascimentos 12,4 nascimentos / 1 000 habitantes

Taxa de mortalidade 6 mortes / 1 000 habitantes

Taxa de migração 6,6 migrante(s) / 1 000 habitantes

Taxa de fertilidade 1,79 crianças nascidas / mulher

HIV/AIDS Habitantes vivendo com HIV/AIDS: 2,6 mil

Taxa de prevalência adulta:0,3%

Gentílico Substantivo: Ottawan(s)

Adjetivo: Ottawan ou Ottawa

Religiões 79.3% Cristãos (católicos, anglicanos, ortodoxos)

3,9% Muçulmanos

1,0% judeus

0,8% budistas

1,3% sikh

0,3% Outros

13,3% Religião não-especificada ou nenhum

Idiomas (língua materna) 50,9% Inglês (oficial)

32,6% francês (oficial)

16,5% Outros (mais falados são italiano, chinês, punjabi, árabe, hindi, alemão)



[editar] Política

Prefeitura de Ottawa.Os habitantes de Ottawa elegem um prefeito e 21 conselheiros para mandatos de até três anos de duração. Impostos de propriedade, venda e comércio provém a cidade parte da receita anual necessária para a manutenção dos serviços públicos, mas a maioria da receita provém de fundos do governo nacional e provincial.



O Partido Liberal do Canadá tradicionalmente possui um bom suporte da população da Ottawa, embora apenas partes da cidade sejam consistentemente dominados pelos liberais, notavelmente, as regiões francófonas de Ottawa, localizadas no leste da cidade, especialmente Vanier e o centro de Gloucester. A região central de Ottawa possui tendências esquerdistas, favorecendo Novo Partido Democrático, que possui o apoio de sindicatos governamentais e grupos ativistas instalados na região.





Parlamento do Canadá.Alguns dos subúrbios de Ottawa, especialmente Nepean e Órleans (apesar de sua população francófona) não são dominados consistentemente por um único partido político, com resultados de eleições variando de eleição para eleição. As regiões sul e oeste da antiga cidade de Ottawa tendem a periodicamente apoiar o Partido Conservador do Canadá. À medida que se viaja à oeste do centro de Ottawa, em direção a subúrbios como Kanata e Barrhaven, bem como nas áreas rurais da cidade, a população tende a possuir maiores tendências convervadoras, tanto economicamente quanto socialmente, suportando o Partido Conservador. Isto ocorre especialmente nos antigos distritos de West Carleton, Goulbourn, Rideau e Osgoode.Porém, nem todas áreas rurais de Ottawa suportam o Partido Conservador. Áreas rurais de Cumberland, que possui uma grande comunidade francófona, tradicionalmente suporta o Partido Liberal, embora recentemente o suporte aos liberais tenha se enfraquecido.



Ottawa tornou-se a capital legislativa dos Territórios do Noroeste, quando partes do território foram separadas para a criação das províncias de Alberta e Saskatchewan, em 1905. Entre 1905 e 1951, quase todos os membros do conselho eram serventes civis vivendo em Ottawa. De 1951 até 1967, os Territórios do Noroeste realizaram sessões legislativas em várias comunidades do território, de maneira alternativa, sendo que Ottawa apenas sediava sessões legislativas do conselho, embora permanecesse oficialmente a capital do território até 1967, quando foi transferida para Yellowknife. Fort Smith foi o primeiro centro administrativo dos Territórios do Noroeste, sediando serviço civil entre 1911 e 1967.



[editar] Economia

Centro financeiro de Ottawa.O setor público é facilmente o maior empregador da cidade, empregando cerca de 72 mil pessoas, que trabalham para o governo nacional, e outros 12 mil para o setor público municipal. No total, postos de trabalho diretamente relacionados com o setor público respondem por aproximadamente 20% do númeto total de postos de trabalho na cidade.



Ottawa é um centro tecnológico, onde mais de 800 empresas e suas respectivas fábricas empregam mais de 48 mil pessoas. Devido a isto, Ottawa é às vezes referida como a "capital nacional de alta tecnologia". Estas empresas são na maioria especializadas em pesquisa avançada em um número de setores que incluem a criação e desenvolvimento de softwares, tecnologia ambiental, pesquisa espacial e telecomunicações. Outro grande empregador é o setor de saúde, que emprega 18 mil pessoas. A indústria de alta tecnologia é a segunda principal fonte de renda de Ottawa, seguida pelo turismo. Cerca de quatro milhões de turistas visitam anualmente a cidade.



Três jornais diários são publicados na cidade: O Ottawa Citizen e o Ottawa Sun são impressas em inglês, e o Le Droit é publicado em francês. Além disso, quatro estações de televisão (três em inglês e uma em francês) e 16 estações de rádio (catorze em inglês e dois em francês) estão localizadas na cidade.



[editar] Infraestrutura[editar] Educação

Uma escola de Ottawa.Escolas: Ottawa possui cerca de 150 escolas públicas e outras 130 escolas católicas, que atendem a um total de 110 mil estudantes. Todas as escolas são financiadas por verbas municipiais.

Bibliotecas: Ottawa possui um sistema bibliotecário municipal com bibliotecas em várias regiões da cidade, além de uma biblioteca localizada no parlamento e uma biblioteca nacional.

Ensino superior: Três universidades estão localizadas em Ottawa. A Universidade de Ottawa foi fundada em 1848, e oferece cursos em francês e inglês. A Universidade Carleton atende cerca de 18 mil estudantes e a Universidade Saint Paul atende a outros quatro mil estudantes.

[editar] Transportes

Ottawa O-Train do sistema de light rail de Ottawa.Ottawa é servido por trens de passageiros e de carga, e possui uma limitada malha ferroviária dentro de seus limites municipais. O Aeroporto Internacional de Ottawa é servido pelas principais linhas aéreas do país, que conectam a cidade com outras cidades primárias do Canadá, bem como algumas cidades nos Estados Unidos.



Ottawa possui um sistema de vias expressas de aproximadamente 40 quilômetros de comprimento, suficiente para atender às demandas da cidade. Porém, este sistema não está ligado com aquela da cidade de Gatineau, o que causa sérios problemas de trânsito entre as pontes que conectam Ottawa com Gatineau. As principais rodovias que servem a cidade são a Highway 417 (também parte da Trans-Canada Highway), a Highway 416, e a Quebec Autoroute 5, que liga Ottawa com Gatineau.



O sistema de transporte público é totalmente integrado, dispondo de uma eficiente malha de rotas de ônibus e um sistema de light rail. Muitas vias públicas estão dedicadas exclusivamente ao tráfego de ônibus, bicicletas e/ou pedestres.



Entretanto, por total incompetência do governo da cidade, os motoristas e funcionários da OCtransp já se encontram há mais de um mês em férias, (supostamente greve) e ninguém tem a menor idéia de quando eles vão decidir voltar para o trabalho. Com isso a população sofre tendo que ou pagar altas quantias em táxi ou aventurar-se a andar pela cidade que passa por um inverno no qual a temperatura constantemente passa dos menos 20.



[editar] Cultura[editar] Parques

Praça no centro de Ottawa.Ottawa possui mais de 3 230 hectares de parques e playgrounds, fazendo de Ottawa a segunda cidade com mais área verde per capita, depois de Edmonton.



[editar] EsportesO Ottawa possui um time de hóquei no gelo atuando na NHL, o Ottawa Senators. A cidade possuía um time presente na CFL, o Ottawa Renegades, que foi criado em 2002, mas suspendeu operações em 2006. Os Senators jogam no Scotiabank Place, e os Renegades jogavam no Frank Clair Stadium.





Scotiabank Place.Ottawa também possui um time de basebol de uma liga professional secundária, o Ottawa Lynx da International League, que joga na minor league baseball, patrocinado pelo Baltimore Orioles. O International League recentemente aprovou a venda do Ottawa Lynx. Os compradores planejam mover a equipe para Allentown, Pensilvânia, Estados Unidos, segundo os termos da venda, em 2008.



Ottawa também possui uma equipe juvenil de hóquei no gelo, o Ottawa 67's do Ontario Hockey League. As duas principais universidades da cidade, a Universidade de Carleton e a Universidade de Ottawa, também possuem associações atléticas, Carleton Ravens e Ottawa Gee Gees, respectivamente. O principal time de futebol de Ottawa é o Ottawa Fury, que joga na W-league, a primeira liga feminina de futebol do Canadá/Estados Unidos, e no USL Premier Develpoment League, uma liga amadora de futebol. Corridas de cavalos são realizados no Rideau Carleton Raceway, e eventos automobilísticos são realizados no Capital City Speedway. Ottawa também possui um time professional de hóquei no gelo feminino, o Ottawa Raiders. Ottawa sediará o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo Juvenil de 2007.



A cidade também suporta muitas atividades esportivas casuais, tais como patinação no Canal Rideau e curling, no inverno, e ciclismo e jogging ao longo do Rio Ottawa, Canal Rideau e Rio Rideau no verão, ultimate o ano inteiro, esquiagem e caminhadas no Greenbelt e no Gatineau Park, nautismo no Lac Deschenes, parte do Rio Ottawa, e golfe, e uma das várias pistas de golfe da cidade. Durante os meses mais frios de inverno, há pesca no gelo no Rio Ottawa. Ottawa possui vários clubes de cricket.



[editar] Eventos anuaisOttawa sedia vários festivais e eventos conhecidos nacionalmente:



A Winterlude, realizada em fevereiro no Canal Rideau, é um carnaval de inverno. *A Tulip Festival é um evento internacional, onde a cidade recebe, em cada primavera, centenas de milhares de tulipas, como presentes da Família Real Neerlandesa. Estas flores são plantadas em várias áreas da cidade.

O Dia do Canadá, festejando o dia da independência, em todo 1 de julho. Milhares de pessoas de todas as partes do país vão a Ottawa para festejar o aniversário do Canadá.



Panorama de Ottawa.Referências1.↑ Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas. Código de Redacção Interinstitucional. Página visitada em 19 de janeiro de 2012.

2.↑ Rocha, Carlos (24 de junho de 2010). O gentílico de Otava (Canadá). Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Página visitada em 19 de janeiro de 2012.

3.↑ Porto Editora. Otava. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Página visitada em 19 de janeiro de 2012.

4.↑ Lusa, Agência de Notícias de Portugal. Prontuário Lusa. Página visitada em 10 de outubro de 2012.

5.↑ Population and dwelling counts, for Canada and census subdivisions (municipalities), 2006 and 2001 censuses — 100% data

6.↑ "Population and dwelling counts, for Canada and census subdivisions (municipalities), 2006 and 2001 censuses - 100% data"

7.↑ 2006 census data

8.↑ Canadian Climate Normals 1971–2000

[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre OttawaWebsite oficial de Ottawa (em inglês e em francês)







Província canadense de Ontário

Capital Toronto

Maiores cidades Hamilton
Kitchener
London
Mississauga
Ottawa
Toronto
Windsor



Condados Bruce
Dufferin
Elgin
Essex
Frontenac
Grey
Haliburton
Hastings
Huron
Lambton
Lanark
Leeds e Grenville
Lennox e Addington
Middlesex
Northumberland
Perth
Peterborough
Prescott e Russell
Renfrew
Simcoe
Stormont, Dundas e Glengarry
Wellington



Distritos Algoma
Cochrane
Kenora
Manitoulin
Nipissing
Parry Sound
Rainy River
Sudbury
Thunder Bay
Timiskaming



Municipalidades Regionais Durham
Halton
Muskoka
Niagara
Oxford
Peel
Waterloo
York



Municipalidades

independentes Brant
Brantford
Chatham-Kent
Haldimand
Hamilton
Kawartha Lakes
Norfolk
Ottawa
Prince Edward
Sudbury
Toronto



Municipalidades

separadas Barrie
Belleville
Brantford
Brockville
Gananoque
Guelph
Hamilton
Kingston
London
Orillia
Pembroke
Prince Edward
Prescott
Peterborough
Quinte West
Smiths Falls
St. Marys
St. Thomas
Stratford
Windsor











[Expandir]v • eCapitais das Américas

Capitais: Assunção • Basseterre • Belmopan • Bogotá • Brades • Brasília • Bridgetown • Buenos Aires • Caracas • Castries • Charlotte Amalie • Cockburn Town • George Town • Georgetown • Grytviken • Cidade da Guatemala • Gustávia • Hamilton • Havana • Kingston • Kingstown • La Paz • Lima • Manágua • Marigot • Cidade do México • Montevidéu • Nassau • Nuuk • Oranjestad • Ottawa • Cidade do Panamá • Paramaribo • Philipsburg • Plymouth • Porto Príncipe • Port of Spain • Quito • Road Town • Roseau • San José • Saint George's • Saint John's • Santiago • San Salvador • Santo Domingo • San Juan • São Pedro • Stanley • Sucre • Tegucigalpa • The Valley • Valparaíso • Washington, DC • Willemstad



[Expandir]v • eCapitais da América do Norte, América Central e Caraíbas

Basse-Terre, Guadalupe2

Basseterre, São Cristóvão e Nevis

Belmopan, Belize

Bridgetown, Barbados

Castries, Santa Lúcia

Charlotte Amalie, Ilhas Virgens Americanas3

Cockburn Town, Turks e Caicos1

Fort-de-France, Martinica2

George Town, Ilhas Cayman1

Cidade da Guatemala, Guatemala

Gustavia, São Bartolomeu2

Hamilton, Bermudas1

Havana, Cuba

Kingston, Jamaica

Kingstown, São Vicente e Granadinas

Kralendijk, Bonaire6

Manágua, Nicarágua

Marigot, Saint Martin2

Cidade do México, México

Nassau, Bahamas

Nuuk, Gronelândia5

Oranjestad, Aruba4

Oranjestad, Santo Eustáquio6

Ottawa, Canadá

Cidade do Panamá, Panamá

Brades (de facto), Plymouth (de jure), Montserrat1

Philipsburg, Sint Maarten4

Port of Spain, Trinidad e Tobago

Porto Príncipe, Haiti

Road Town, Ilhas Virgens Britânicas1

Roseau, Dominica

Saint-Pierre, Saint-Pierre e Miquelon2

San José, Costa Rica

San Juan, Porto Rico3

San Salvador, El Salvador

Santo Domingo, República Dominicana

St. George's, Granada

Saint John's, Antígua e Barbuda

Tegucigalpa, Honduras

The Bottom, Saba6

The Valley, Anguilla1

Washington, D.C., Estados Unidos

Willemstad, Curaçao4







1 Território ultramarino do Reino Unido. 2 Coletividade ultramar ou Departamento ultramarino da França. 3 Área insular dos Estados Unidos. 4 Região Autónoma no âmbito do Reino dos Países Baixos. 5 Região Autónoma no âmbito do Reino da Dinamarca.

6 Munícipio Especial dos Países Baixos.











Portal do Canadá



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ottawa&oldid=32711244"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: !Predefinições sobre o CanadáOttawaCategorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em alemão!Artigos bons na Wikipédia em espanhol!Artigos destacados na Wikipédia em russoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAcèh

Afrikaans

Alemannisch

አማርኛ

Aragonés

Ænglisc

العربية

Авар

Azərbaycanca

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

བོད་ཡིག

Brezhoneg

Bosanski

Català

ᏣᎳᎩ

کوردی

Corsu

Česky

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Føroyskt

Français

Arpetan

Frysk

Gaeilge

Gàidhlig

Galego

עברית

Fiji Hindi

Hrvatski

Kreyòl ayisyen

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Interlingue

Ido

Íslenska

Italiano

ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ/inuktitut

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

Kalaallisut

ಕನ್ನಡ

한국어

Kurdî

Kernowek

Latina

Lumbaart

Lingála

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Bahasa Melayu

مازِرونی

Nāhuatl

Plattdüütsch

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Novial

Nouormand

Occitan

Ирон

ਪੰਜਾਬੀ

Papiamentu

Deitsch

Polski

Piemontèis

پنجابی

Runa Simi

Rumantsch

Română

Armãneashce

Русский

Саха тыла

Sardu

Sicilianu

Scots

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Seeltersk

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

ไทย

Tagalog

Tok Pisin

Türkçe

ئۇيغۇرچە / Uyghurche

Українська

اردو

Tiếng Việt

Volapük

Winaray

ייִדיש

Yorùbá

中文

Bân-lâm-gú

粵語

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h52min de 23 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móve     COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas