domingo, 28 de outubro de 2012

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Alegria Financeira Fundamental Médio Geometria Trigonometria Superior Cálculos




Matemática Financeira Roteiro geral





1. Taxa de juros em financiamento (Sistema Price)



Cálculo da taxa de juros em um financiamento realizado pelo Sistema Price. Programa ímpar na Internet que possibilita verificar On Line se você está sendo explorado pelas financeiras ou lojas que fazem questão de esconder (ou mesmo nem saber como calcular) a taxa de juros de um financiamento, mesmo sabendo que existe uma obrigação legal para que a mesma seja apresentada ao comprador.



2. Curso de Matemática Financeira



Matemática Financeira. Capital. Juros. Compatibilidade dos dados. Cálculo de juros simples. Montante. Fluxo de caixa. Juros Compostos e Montante composto. Fator de Acumulação de Capital (Fator de P para S). Variações da fórmula do Montante Composto. Cálculo do Valor Atual com juros compostos. Fator de Valor Atual. Juros compostos. Taxas. Tipos de taxas. A relação entre as taxas real, efetiva e a taxa da inflação. Aplicação em Caderneta de poupança. Cálculos de taxas equivalentes. Descontos e suas características. Financiamento pelo Sistema Price. Fator de Valor Atual para uma série uniforme.



3. Analise de Investimento



Análise de Investimento ou Financiamento. Valor presente Líquido. Taxa Interna de Retorno. Análise entre dois investimentos ou financiamentos. A Matemática do Valor Presente Líquido: Operações com parcelas iguais (Begin e End) e com parcelas diferentes.



4. Taxa Interna de Retorno



Programa (exclusivo) que calcula a Taxa Interna de Retorno do Fluxo de Caixa de uma operação financeira. A Taxa Interna de Retorno fornece a taxa real executada na operação. Se você souber a Taxa de Atratividade doi Mercado, poderá comparar com a Taxa da sua operação.



5. Prestação Mensal



Cálculo para obter o valor de uma prestação em um financiamento, desde que saibamos a taxa mensal de juros (a que o vendedor informou na loja). Se você não acreditar no vendedor, vá ao link Taxa Juros (Sistema Price) Cálculos On-Line de nosso Site e verifique se é verdadeira a taxa informada. É bom tomar cuidado pois existem muitos impostos e taxas embutidos que são incorporados à taxa cobrada.



6. Prestação com carência



Programa semelhante ao do Cálculo da Prestação de um financiamento no Sistema Price, somente que inclui a carência que deve ser indicada em número de dias.



7. Fluxo de Caixa



O conceito de Fluxo de Caixa com exemplos. Resolução de alguns exercícios.



8. Sistema de amortização



Comparativo entre diversos Sistemas de Amortização. Tabelas práticas com informações sobre os sistemas de: Pagamento único, Pagamentos variáveis, Americano, Amortização Constante (SAC), Price (ou Francês), Amortização Misto (SAM) e Alemão.



9. Sistema Alemão



O sistema Alemão de Amortização e o seu modelo matemático. Fórmulas básicas. Problema típico.



10. Comparação entre os sistemas Price e PES



Análise comparativa entre os sistemas Price e PES (plano de Equivalência Salarial).





--------------------------------------------------------------------------------

Construída por Ulysses Sodré. Atualizada em 25/mar/2005.



---------------------------------------------------------------------------

COPYRIGHT ULYSSES SODRÉ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas