terça-feira, 30 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA PEDAGOPGIA








Material de Apoio

Artigos Pedagógicos

Avaliação Educacional

Escola Digital

Educação a Distância

Educação Inclusiva

Educação Infantil

Estrutura do Ensino

Filosofia da Educação

Jovens e Adultos

Pedagogia Empresarial

Outros Assuntos

História da Educação

Linhas Pedagógicas

Metodologia Científica

Projetos/Planejamento

Biografias

Textos dos usuários





Atividades

Listar Todas

Por Níveis

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Por Disciplinas

Matemática

Língua Portuguesa

Ciências

Estudos Sociais

Língua Inglesa

Língua Espanhola





Entretenimento

Jogos On-line

Desenhos para Colorir

Contos e Poesias



Diversos

Glossário

Laifis de Educação

Estatuto da Criança

Indicação de Livros

Links Úteis

Publique seu Artigo

Fale Conosco





Busca Geral













Escolas Paroquiais



As primeiras remontam ao século II. Limitavam-se à formação de eclesiásticos, sendo o ensino ministrado por qualquer sacerdote encarregado de uma paróquia, que recebia em sua própria casa os jovens rapazes. À medida que a nova religião se desenvolvia, passava-se das casas privadas às primeiras igrejas nas quais o altar substitui a tribuna. O ensino era reduzido aos salmos, às lições das Escrituras, seguindo uma educação estritamente cristã.





Escolas Monásticas



Visavam inicialmente, apenas à formação de futuros monges. Funcionando de início apenas em regime de internato, estas escolas abriram mais tarde escolas externas com o propósito da formação de leigos cultos (filhos dos Reis e os servidores também). O programa de ensino era de início, muito elementar - aprender a ler escrever, conhecer a bíblia (se possível de cor), canto e um pouco de aritmética – foi-se enriquecendo de forma a incluir o ensino do latim, gramática, retórica e dialética.





Escolas Palatinas



Carlos Magno fundou ainda, junto da sua corte e no seu próprio palácio, a chamada Escola Palatin. Para apoio do seu plano de desenvolvimento escolar, Carlos Magno chamou o monge inglês Alcuíno É sob a sua inspiração que, a partir do ano 787, foram emanados o decreto capitular para a organização das escolas. Estes incluíam as sete artes liberais, repartidas no trivium e no quadrivium. O trivium abraçava as disciplinas formais: gramática, retórica, dialéctica, esta última desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o quadrivium abraçava as disciplinas reais: aritmética, geometria, astronomia, música, e, mais tarde, a medicina.





Escolas Catedrais



As Escolas Catedrais (escolas urbanas), saídas das antigas escolas monásticas (que alargaram o âmbito dos seus estudos), tomaram a dianteira em relação às escolas dos mosteiros. Instituídas no século XI por determinação do Concilio de Roma (1079), passam, a partir do século XII (Concilio de Latrão, 1179), a ser mantidas através da criação de benefícios para a remuneração dos mestres, prosperando nesse mesmo século. A atividade intelectual abre-se ao exterior, ainda que de forma lenta, absorvendo elementos das culturas judaica, árabe e persa, redescobrindo os autores clássicos, como Aristóteles e, em menor escala, Platão.

















































Mais produtos











Sobre Nós
Política de Privacidade
Contrato do Usuário
Anuncie
Fale Conosco



Copyright © 2008 - 2012 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.





COPYRIGHT @ 2008 - 2012 SÓ PEDAGOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas