domingo, 28 de outubro de 2012

POR QUE A MATEMÁTICA É O BICHO PAPÃO DA ESCOLA?




















Discussões

comentadas





Envie esta

página

Por que a matemática é o bicho-papão da escola?

Joyce Moraes Pereira

SUGIRA UM TEMA OUTROS TEMAS

Dê a sua opinião:

Nome:



E-mail:



Opinião:





Atenção:

O Discutindo foi criado para que os professores troquem ideias e sugestões entre si. Não temos especialistas para resolver ou discutir todas as questões aqui levantadas. Aqueles que quiserem aprofundar mais o assunto aqui tratado podem nos mandar colaborações. Nós as publicaremos na seção Sua voz.



Não sou professor, e a meu ver todo saber, nos mais variados graus, apresentam suas dificuldades para sua compreensão e dominio, alias nenhum conhecimento é definitivo, e a história está aí para contar a evolução do homem ao longo do tempo, muitos paradigmas foram quebrados. Há que se considerar a diversidade de talentos e aptidões inerentes a cada um. Cito pensamento de Bertrand Russell em que diz "a matemática é a unica ciência exata em que nunca se sabe do que se está a falar nem se aquilo que se diz é verdadeiro". Na verdade, dado seu carater abstrato, do pensamento, não é alvo de grande entusiasmo por parte de quem se propõe a compreendê-la, o que há seculos vem sendo tentado, e apesar de todo seu desenvolvimento, temos hoje mais dúvidas do que certezas, afinal a Matemática é a ferramenta do pensamento humano que nos ajuda, dentro do possível, a decodificar o mundo em que vivemos. Como disse, não sou professor, admito, e a meu ver não podemos ver a Matemática ou qualquer outra disciplina sob um ponto de vista único, porém num contexto bem mais amplo, pois o ensino instituído envolve a própria estrutura de uma sociedade, e sabemos como ela é complexa.



Damasio Antonio, 15/07/2012



Não sei se todos que opinaram possuem alguma formação na Matemática, principio importante para opinar sobre algo relevante, independente disso concordo em parte, pois tudo que foi elencado tem um fundo de verdade, porém visto de modo "simplista". Um problema tão complexo não pode se originar de uma unica fonte e sim de um emaranhado de contribuições, pois quando existe uma dificuldade, é mais fácil apontar e todas as opiniões indicam esse fato.

Volto a reafirmar tudo que foi falado é verdade, mas também faltou considerar que a capacidade individual é composta por inteligências múltiplas e uma delas é a lógica matemática e, considerando que todos os alunos não a possuem no mesmo nível, explica de certo modo, a dificuldade apresentada. A maioria dos alunos não tem nível suficiente para desenvolver conhecimento matemático básico e mesmo assim se for verdade que a culpa é do professor, como ficam os auto-didatas, que são a minoria? Mas aluno que é "bom de verdade", estuda sozinho e demonstra talento, mesmo que o professor seja o pior do mundo.



Fábio Ricardo, 19/06/2012



Não! Ela não é o "tão famoso bicho papão"; o verdadeiro "bicho" desta história são os próprios alunos que nada mais são do que um bando de preguiçosos que nada querem e buscam para melhorar de vida. Porque que em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, México, Cuba etc, a matemática é "encarada" como uma aliada? A verdade é que nossos alunos têm preguiça de raciocinar, discutir e pensar em equações, problemas, geometria, trigonometria etc. Tudo o que desejam é farrear e nada de estudar...



Emerson D.E., 28/04/2012



Meu nome é Marcio e Faço IV ano de matemática na UEG (polo da cidade de Goiás). Estou fazendo minha monografia em cima deste enfoque: "Metodologias e Didáticas: Analisando a temível prática do professor de matemática na Educação básica". Gostaria de indicação de algum material que acham que seriam útil na elaboração do meu TC. Achei muito interessante esta discussão. Parabéns pela iniciativa.



Marcio da Rocha Silva, 13/04/2012



Matemátiva (e no geral, matérias exatas) exigem um conhecimento prévio bem maior que outras disciplinas, (por exemplo, é impossivel aprender logaritimos sem saber potenciação, enquanto é possivel aprender sobre a 2º guerra mundial sem conhecer a fundo a 1º).

E como a maioria das escolas tem deficits educacionais enormes, acaba pulando assuntos e o aluno recorre a decoreba para a prova. E, não conseguindo entender, logo esquece. O professor, às vezes, quando ensina, não explica, bota a fórmula sem mostrar o porquê. (Ex: alguém no ensino médio ensina o porquê da fórmula de bhaskara?) E vem a bola de neve...

Isso sem falar, creio eu, que a matária às vezes é extremamente teórica, talvez as questões que mostrem o lado prático desperteam o interesse da criança/adolescente.

São os pensamentos de uma professora de história que está estudando matemática para um concurso (e sofrendo.)



Luiza Fernandes Magalhães, 08/04/2012



Porque a maioria dos professores sabem muito, porém não sabem ensinar.



Amanda Ferreira de Jesus Tavares, 20/03/2012



Não entendo Matemática como bicho papão da escola. Há outras disciplinas bem mais difíceis que ela, o Português, por exemplo. Tenho as maiores dificuldades com essa disciplina. Não dominar o idioma pátrio dificulta não só o aprendizado da Matemática, como de outras disciplinas também.

Vejo como obstáculos ao aprendizado da Matemática, alguns pontos que considero de suma importância, como:

1. Os pais não saberem, por isso não ensinam aos filhos;

2. Pais não dominam os filhos, portanto, eles não estudam e não fazem as tarefas de casa;

3. Escolas desestruturadas;

4. Professores despreparados para o exercício da profissão;

5. Alunos que não respeitam os pais, não respeitar professores;

6. Falta de investimentos dos poderes públicos para dar à sociedade escolas de qualidade.

Há outros fatores que poderiam ser incluídos aqui, porém de menor importância. Ao equacionarmos os ítens aqui citados, com certeza teremos no futuro uma qualidade melhor do ensino e a Matemática deixando de ser o 'BICHO PAPÃO'



Valter Feitosa, 04/09/2011



Porque os alunos são retardados, não tenho a menor dificuldade em Matemática. Só fazer umas continhas é fácil, tem até as fórmulas de como fazer, basta o aluno querer aprender.



Leonardo Hammes, 10/08/2011



Eu tenho um aluno que trabalha no caixa de um mercado passando troco, mas na aula de matemática tem dificuldades. Qual estratégia devo ter com esse aluno ?



lilian rodrigues dos santos, 25/07/2011



Gostaria de uma opinião sobre que livros de matemática devo comprar ou baixar na net... Já que tive ou aprendi muito pouco de matemática fundamental de primeiro e segundo grau. Por onde devo começar para aprender de verdade? Quem sabe até de terceira e quarta séries?



jacson canevese chies, 20/07/2011



Concordo que as aulas precisem fazer uma ponte com a realidade, demonstrando sua aplicabilidade na realidade vivida pelos alunos. Mas não podemos esquecer que a Matemática também exige abstração e tem conteúdos (conceitos) que tornam muito difícil fazer essa ligação, que vai ser necessário ou não para o aluno seguir estudando, vai depender a área que ele vai escolher. Alguma adaptação tem que ser feita.



Denise N. Araujo, 19/07/2011



Quais metodologias e desafios necessários para que obtenhamos êxito em matemática no ensino fundamental do 6° ao 9° ano?



Adriana Oliveira, 15/07/2011



Será que as secretárias de educação do nosso pais retoricamente têm deixado preso o agir do professor em meio à regionalização de cada individuo?



wanderson da silva, 28/06/2011



Matemática e as suas desnecessariedades... Eu surgiro que tirem o delta e essas coisas que não vão nos ajudar em nada do nosso dia a dia.



jéssica, 04/06/2011



Por que todos os professores não são bons?



Marcelia, 04/06/2011



Penso que a matemática é uma matéria como outra qualquer. Requer comprometimento do aluno em relação ao método que deve e precisa ser melhorado. Sabemos que leva tempo para que as mudanças ocorram, não devemos desanimar.



maria rodrigues pessoa, 19/05/2011



Eu acho a matemática uma disciplina muito boa, mas também um pouco difícil portanto temos que prestar muita atenção.



manucho, 19/04/2011



Fiquei em dependência em uma matéria de currículo, porém na minha faculdade ela não existe mais.Tenho que fazer a prova, mas não sei como nem quando farei isso. O fato de não precisar ir até a faculdade me faz ficar completamente perdida, pois não sei o que devo estudar para prova, tirar dúvida, já que não tem mais essa matéria.



maria aparecida ferreira rodrigues, 05/04/2011



Acredito que matemática não é o bicho-papão da escola, os alunos é que criam essa pré-definição antes mesmo de tentar aprender!!! E sem contar que alguns professores colaboram bastante para isso, dificultando o aprendizado dos alunos!!



Wedjanny Batista, 12/01/2011



Porque os alunos não se interessam em praticar, ninguém é burro, acredito!



Marcos araújo, 03/11/2010



Esse problema não se remete somente a essa disciplina, temos um alto índice de adultos que não sabem ler e interpretar, e ainda não sabem o mínimo das ciências humanas, ocasinando uma total cegueira na compreensão da realidade. Em relação á matemática, bem, o problema vai além do professor, do aluno e da matéria. Há de ser feito um estudo em países que a matemática é mais desenvolvidada na vida escolar, e em segunda há de se identificar os fatores sociais e psicológicos que criam um estereótipo de monstro para essa matéria tão fundamental. Agora sim, entrando em problemas mais com a prática pedagógica, a matemática deveria ser mais relacionada com a aplicabilidade prática, porém, respeitando sua forma abstrata.



André, 15/10/2010



A Matemática continua sendo o terror da escola porque o mundo mágico dos cálculos não são utilizados de forma clara como a criança o utiliza no seu dia a dia para brincar, repartir o que lhe for necessário. Fora da escola faz tudo muito bem e mentalmente.



Hilda F Prado, 09/10/2010



O aprendizado é uma via de mão dupla, eu concordo com a opinião de que parte da responsabilidade está nas mãos do professor, que falta meios e motivação para exercer sua missão de educador diariamente. Porém a outra parcela de responsabilidade está nas mãos dos alunos, matemática é uma disciplina (como outras) que exige empenho e dedicação para se apreender. Não resolveria o professor levar a matemática montada em um circo para a sala de aula e ainda assim o desinteresse coletivo dos alunos persistir.



Daniel de Paula, 01/06/2010



Depende da didática e, principalmente, desenvolver o aluno, nunca abandoná -los.



Deise Aguiar Ferreira, 29/05/2010



Porque o educando não leva o ensino matemático como meio de resolucão de diversos problemas no seu cotidiano. Esse entendimento tornaria o ensino matemático mais atrativo e prioritário.



marcos borges, 13/03/2010



É uma matéria que exige grande concentração, e hoje em dia não existem professores qualificados para dar aulas em uma rede publica. Nunca mudam o seu jeito de ensinar, sempre aos berros e com linguagens mais para universitários. Os professores precisam aprender a ensinar de um modo que todos entendam(isso vale pra fisíca, química... as matérias exatas).



Rayanne Mendes, 03/03/2010



A matemática não é esse bicho-papão que pensam, ela é uma matéria que vai exigir de você uma maior concentração. Junto a isto, infelizmente, muitos professores pegam a matéria para lecionar sem ao menos gostar dela. Agora, lhes pergunto, como alguém que não gosta de uma coisa pode ensinar para as outras que é bom? Aí fica dificil,não é? E assim, infelizmente, nossas crianças crescem com o seu psicológico odiando matématica.



kleber santos, 21/02/2010



Creio que a culpa não seja nem do aluno, nem do professor, o aluno não tem culpa de ter um professor despreparado, e o professor não tem culpa de ter a missão de ensinar um aluno que não sabe a base da matéria. Tudo começa no ensino fundamental, o governo coloca qualquer um para dar aula para as crianças, com o professor que não sabe matematica, lógicamente o aluno também não saberá, quando chega no ensino médio. O governo coloca professores doutores ou mestres, que por sua vez oferecem ao aluno uma aula impecavel, porém o aluno ainda não rende por causa da linguagem usada pelo professor. Por isso a culpa não é de nenhum dos dois.



Professor Nasser, 11/10/2009



O grande problema é que os professores que lecionam no ensino fundamental não tem base teórica alguma para explicar a tal matemática. Pois a maioria deles são ainda professores com magistério(fogem da matemática como o diabo foge da cruz). No entanto, já os professores ditos pedagogos têm as mesmas dificuldades, pois quase sempre são os mesmos professores que tem o magistério e que vão em busca de uma melhor qualificação ou adequação as novas leis da LDB e, para piorar, na faculdade de pedagogia só lhe ensinam a metodologia da matemática. Ou seja: não ensinam absolutamente NADA. Porque o livro é cheio de bla bla ba, e não tem nenhum cálculo e muito menos explicações.

E o pessoal que é bacharel em Matemática está preparado sim, mas para dar aulas no ensino médio e para a faculdade. E nunca querem ensinar matemática para o ensino fundamental. Com isso, o problema aumenta. E nossas crianças são educadas tendo horror a disciplina de matemática, pois quase sempre não tem uma orientação adequada para resolução de problemas que envolvam, sempre, o raciocínio.



El maestro, 22/09/2009



A matemática é muito chat, tem que prestar muita atenção para entender os cálculos.



leticia francisca silva santos, 14/09/2009



A matemática é muito chata, porque eu não consigo entender a matária e o professor não explica direito.



daiane gomes soares, 14/09/2009



Acho a matemática uma matéria muito dificil e não consigo entender as coisas mais dificies. E para eu entender são muitos dias de estudos...



claudia alves de souza, 14/09/2009



A matemática só é um bicho porque nós a consideramos um bicho, pense bem: se você quiser realmente aprender, você aprende, ora bolas.



natanael moreira nascimento, 14/09/2009



Nem sempre os professores colaboram. Eles não explicam direito e nós, alunos, temos vergonha de ficar falando o tempo inteiro o que não entendenmos, pois eles acham que estamos brincando com a cara deles.



luanna, 14/09/2009



A matemática é o bicho porque é chata e complicada. Requer muita atenção, esperteza e muita sabedoria, muitos cálculos.



Vanessa Lopes da Costa, 31/08/2009



Eu acho a matemática chata porque é muito difícil, é muito cálculo e conplicações. E o professor tem que ter mais paciência, pois eu não consigo compreeender nada.



vania knaak de sousza, 31/08/2009



Por falta de falta de métodos mais atrativos e provas que não se assemelham com as atividades proposta nas aulas.



adriana lessa., 31/08/2009



Gostei muito do site, explica muito bem quem foi o criador da matemática e por que ele criou. Explica, também, que foi o Nobel que fundou o prêmio Nobel de matemátic. Parabéns pelo site.



Ágata Amanda Passoas Dias, 17/08/2009



Porque os professores não ensinam adequadamente.



Douglas Rodrigues Torres, 08/07/2009



Gostaria de uma informação. Sou formada em pedagogia, graduação e vou fazer uma pós em matemática. Eu posso dar aula de matematica depois, estarei apta para isto? Ou tenho que fazer graduação em matemática, se eu quiser dar aula para os anos finais?



AMANDA SILVA PEREIRA BERG, 05/06/2009



A matemática é considerada uma matéria difícil para algumas pessoas que tem repúdio a ela. É fácil de compreender esse repúdio pois os professores de séries iniciais tem sempre um pé atrás em ensinar essa disciplina. O problema é que sempre eles tem uma pressão da sociedade em ensinar a criança a ler e acabam deixando de lado essa disciplina pois, naquele momento, ela não tem a importância devida. Isso é um erro: se não for desenvolvida a capacidade de calcular, a criança vai permanecer uma analfabeta numérica e, só um problema será resolvido, quando, na verdade, deveria se dar prioridade em ensinar a ler e aprender calcular na mesma proporção. Mas, para amenizar essa situação o professor, em primeiro lugar, tem que buscar melhorar o seu desempenho na sala de aula.



Antonio Denis de Albuquerque, 03/05/2009



A matemática só deixará de ser um bicho-papão quando passar a ser valorizada por todos envolvidos com a Educação. Há muitos anos foi relegada a segundo plano ou seja, desde a implantação do Ciclo Básico. É necessário que o ensino seja feito num ambiente alegre e motivador, era assim que se ministrava as aulas até 2003, em São Paulo.



Ana Regina Gouvêa, 10/04/2009



Porque o desenvolvimento matemático depende de uma sequência de conhecimentos somados a cada série e que, as vezes, o conteúdo não é compreendido pelo aluno ou não é transferido pelo professor. Uma deficiência dessas pode se transformar em uma futura dificuldade, apelidado mais tarde de "bicho papão" para aqueles que não compreenderam, apenas decoraram para passar de ano.

O aluno tem que aprender a pensar, desenvolver o raciocínio lógico, através de desafios matemáticos, contextualização, jogos matemáticos. Tem que ter interesse e através da motivação, buscar cada vez mais esse conhecimento, pois para mim a Matemática é tudo de bom, desde meu trabalho até um campeonato de xadrez...

Sou aluno da UNEB-Ba. Barreiras, Campus IX, em transição do V para o VI semestre de Licenciatura Matemática.



Jailton José da Silva, 08/04/2009



A matemática só é um bicho papão, porque as pessoas criam um bloqueio contra ela por ela ser uma disciplina muito difícil. Quando na verdade, elas no fundo gostam, por ela se diferenciar das demais....



Hellen, 01/04/2009



Matemática e física. Realmente são duas matérias que assustam a todos, ainda mais quando se tem aqueles professores com ar de superior pelo fato de ser um matemático ou físico, pelo fato de sua matéria específica não ser decoreba como os mesmos adoram dizer. Mas difícil é achar um professor de ensino pública, para o nível de 2º grau com vontade de ensinar. Ai fica impossível de aprender matemática e física!



RAFAEL, 28/03/2009



O fato de ser professor não quer dizer que saiba ensinar. Várias vezes é melhor a explicação de um amigo!



RAFAEL PEREIRA, 28/03/2009



Os livros de matemática realmente são complicados. É difícil você aprender sozinho com um livro desses.



RAFAEL PEREIRA, 28/03/2009



Talves as pessoas não gostem de matemática por não se relacionar bem com ela ou simplesmente porque, na sua infância, ouviu falar que ela é dificil, daí então, carrega por toda vida esta concepção, a qual reflete grandes consequências para o ensino.



gilvan fernandes de sousa, 10/03/2009



Sou aluna ainda do curso de graduação em matemática pelo cederj, e estive pensando sobre essa questão essas semanas, e agora me deparo com essa discussão aqui no site. Concordo com o que todos relataram, eu sei perfeitamente que a figura do professor é fundamental, independente da disciplina. Portanto acredito que o desinteresse que os alunos demonstram com o ensino, cria uma barreira entre aluno e professor. Dessa forma, com todas as más condições que enfrentam na escola, ainda se deparam com aluno que não quer nada! Estou iniciando meu estágio, e estou percebendo que hoje ser professor é um desafio diário, você tem que ser mágico para atrair a atenção e o interesse deles. Espero que eu consiga ser uma professora que realize esse feito. Grande abraço e bons desafios a todos. Caroline Gioseffi



Caroline Medeiros Gioseffi, 06/03/2009



Por que muitos professores não contextualizam o ensino de matemática com aplicações no cotidiano dos discentes?



Patríca Aguiar, 04/03/2009



A matemática só se tornou um bicho papão porque os professores das séries iniciais inovaram muito no que diz repeito a metodologias e tendências pedagógicas e se perderam no tempo e espaço não dando mais importância para a questão das quatro operações. Dai os alunos vão se arrastando até chegarem ao ensino fundamental da segunda fase e ensino médio sem saberem a tabuada, sem saber raciocinar logicamente, sem o hábito de pensar em resultados possíves e não dão conta do mais simples, que é juntar, agrupar ou retirar, diminuir. A culpa é da forma como as mudanças sempre foram promovidas na escola pública: através de achismos que acabam deteriorando a nossa juventude e defasando o processo de aprendizagem, que é o propósito fundamental da escola, do professor, da sociedade.



valdeci machado de azevedo, 24/02/2009



Acho que o professor tem que ser legal, para que a matéria não vire um bicho-papão.



maria paula rodrigues lopes, 15/02/2009



Os professores do ensino fundamnetal não conseguem ensinar matemática por não dar aulas de reforços para as crianças estudarem taboada.



miriam, 21/01/2009



Sou estudante e realmente acho que para aprender a matemática á necessárop que haja 100% de dedicação. Adoro matematica, mas poucas vezes aprendia com a ajuda dos professores. Não é ofensa, porque sei que há alunos que não prestam atenção mas também há professores que são muito inteligentes porém não tem o dom de ensinar.



Carol de Oliveira, 29/12/2008



A matemática é o bicho-papão da escola por que muitos alunos não querem prestar atenção e porque essa matéria é uma das mais difíceis para todos.



Joao Jeremias Feitosa Neto, 26/11/2008



Sou graduando de matemática e tenho como trabalho final o tema em questão. Resumidamente, afirmo que o bicho papão mencionado está implícito na sociedade formadora do caráter dos estudantes. Sociedade esta em que o professor está inserido.



Vanderlan da Silva Ramos, 30/10/2008



Porque tem muita gente que não sabe contas de multiplicação, mais e menos, divião. E, quando vai para o quadro fazer as contas que a professora colocou lá, não sabe fazer nada e todo mundo fica achando completamente engraçado. E a professora ou professor diz: vai estudar, está sem ginásío hoje e amanhã, então estude. Eu sei disso, acontece comigo tooooooodo santo dia e eu fico rezando para não ir para o quadro, para ninguém rir de mim . Então eu digo: matemática é o bicho papão da escola. Tomem muito cuidado com a matemática. Morro de medo de matemática, estou querendo superar esse medo.



alessia emilly da silva, 21/10/2008



Acho que deveria ter aula, pela internet, de matemática. Isso seria legal.



vikisinha, 09/10/2008



Porque nos livros a explicação é de uma forma e os exercícios de outra, e isso confunde a cabeça de todos.



Eleni Rodrigues Belo, 05/10/2008



Porque tem que ter um nível intelectual elevado para entender as questões de matemática, e isso chega a ser um dom, que nem a música, o desenho e outras artes. Ou melhor, eu chamo a matemátca de uma arte, que nem a música.



wilson nonato santos, 04/10/2008



As crianças tem seus primeiros contatos com a diversão através de brinquedinhos (bonecas, bolas, carrinhos etc). Já percebemos que, se quizermos aprender algo, teremos que sentir prazer com o aprendizado. Diversão pode ser a chave para responsabilidade.

Será essa a resposta para os porquês da educação escolar ter esta imagem "carrancuda", de obrigação - se não fizer a lição de casa vai apanhar... vai ficar burro... se não estudar, não vai ganhar mesada... não vai ganhar brinquedo.

Por favoor!!! discutam bastante sobre o assunto.



carlos edu, 24/09/2008



Porque, às vezes, nós professores não temos condições de trabalhar a matemática de forma contextualizada com as outras disciplinas, dificultando o aprendizado da disciplina. Por isso se faz necessário capacitações com o intuito de amenizar essa situação.



Rosimeire Martins Leite, 16/08/2008



Acredito que são muitos os fatores que levam a essa situação. Porém, um dos principais é a forma como essa matéria sempre foi transmitida.



Evaneide Martins da Silva, 09/08/2008



Há um senso comum que envolve o ensino de Matemática e pesá-la como uma disciplina de baixo rendimento, procuramos quem são os culpados. De um lado é discutido sobre o desinteresse dos alunos e por outro a metodologia usada pelos professores; estruturas não adequadas das instituições; a má formação dos profissionais... São muitas as razões para o desconforto com esta disciplina, mas é necessário refletir onde está a deficiência:



•Na história educacional do Brasil em relação à formação técnica;

•Muitos professores de matemática que temos hoje se formou em Engenharia, fazendo um curso para lecionar, (licenciatura) sendo de ano, muito pouco;

•Há poucos profissionais formados na área educacional;

•Muitos não possuem este curso de licenciatura, não encontrando uma metodologia coerente e significativa;

•Por outro lado temos profissionais na área de educação, mas não são especialistas em matemática; o professor polivalente não tem o conhecimento matemático especifico;

•Automatização do ensino;

•Mecanização

•A não capacitação docente;

•A falta de reflexão das instituições sobre o ensino de matemática;

•A falta em trabalhar com operações concretas nas séries iniciais. A abstração vem a partir da experimentação, manipulação do que é concreto e a idade influência muito.

•A não contextualização do ensino matemático com situações cotidianas;

•A falta da interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento;

•Não desenvolver o conhecimento matemático desde a o inicio da vida escolar da criança;



Rosa Cristina A. Perônico, 03/08/2008



Toda vez que leio uma frase ou escuto um comentário sobre a questão do ensino e aprendizagem e que estes fatores não funcionam por causa da falta de interesse dos alunos ou dos professores, fico muito intrigada. Porque existem razões que fazem parte da vida de um indivíduo que o faz perder o interesse por muitas coisas e uma delas são as disciplinas na escola. Na escola, mais especificamente, essa falta de interesse está em diferentes setores, desde as políticas públicas voltadas para a educação até esse contato com o aluno na sala de aula. Neste contexto o aluno é o último a saber, a estar "por dentro" do que acontece de real, e sua falta de interesse acaba sendo um reflexo de um descaso sobre o valor humano em todos os sentidos em nossa e em algumas sociedades. Perdemos o interesse pela falta de significação, do que é significativo. Essa falta do que é significativo está relacionado com a ausência de conhecimento de um determinado assunto, coisa, pessoa... Conhecimento, essa é uma palavra chave. Não podemos ter interesse e compartilhar com o outro o que não sabemos, o que não conhecemos, o que não temos domínio ou o que perdeu o significado. E o maior desafio está em dar significados, contextualizar as vivências da vida prática e, a partir do que temos, o que é necessário fazer, por exemplo, se não temos crianças que possuem um conhecimento matemático, como faremos para que construam este conhecimento? Hoje temos um quadro não satisfatório relacionado ao ensino de matemática e também uma infinidades de possibilidades em reverter essa situação a partir do conhecimento e de como compartilhá-lo.



Rosa Cristina A. Perônico, 03/08/2008



Requer muito esfoço mental, embolando toda a sua mente.



marco, 01/08/2008



É mais uma troca de experiências do que propriamente uma opinião. Sou professor de exatas e, muitas vezes, tenho algumas dificuldades em transmitir o assunto ministrado por conta do entendimento das disciplinas por parte dos alunos. Gostaria, se possível, de receber informações relacionadas a trabalhos escolares (Química, Física e Matemática) para passar para os alunos e assim obter uma melhor aprendizagem.



carlos filho, 03/07/2008



O problema enfrentado pelos alunos em não gostar da matemática, tem a ver com certas atitudes e metodologia utilizada pelo professor(a). Percebe-se que a maioria dos alunos sentem temor, rejeição pela disciplina ou até mesmo do professor(a), alterando seu sistema nervoso, causando desconforto no dia-a- dia ou até mesmo a insônia, principalmente quando recebem o comunicado que haverá prova.



Nilce de Menezes Moreira, 03/07/2008



A matematica é vista como um bicho-papão poque ela ainda é ensinada nas escola de uma forma mecânica, onde a única preocupação, muitas vezes por parte do professor, é apenas decorar fórmulas e mais fórmulas, sem a preocupação em relacioná-la às situações na qual poderia utilizá-la no dia-a-dia do aluno.



Márcia, 17/06/2008



O professor de matemática não é um bicho papão, o que acontece é que o sitema, muita da vezes, impõe uma matemática que muitos alunos jamais vão usar no resto da vida. Se a matemática fosse usada de acordo com a vocação de cada pessoa, se tornaria uma diciplina prazerosa, tanto para os alunos como para os professores.



José Onildo Santos Pinheiro, 13/06/2008



Quando entramos em uma sala levamos a convicção que somos donos do conhecimento, mas a realidade não é bem essa. Para que a matemática deixe de ser o bicho papão é necessário contextualizá-la com a realidade, com o espaço em que as crianças e jovens estão envolvidos. Porque pôr os filhos de agricultores diante de uma atividade do livro didático como essa: "antonio tem 12 figurinhas, ganhou 32, com quantas ficou?!" A criança fica perdida, mas se contextualizasse, trocasse as figurinhas por feijões, com certeza, o esforço e a possibilidade de acerto seria melhor.

Segundo Telma Wiesz, no livro "O diálogo entre o ensino e a aprendizagem", no texto "Batismo de fogo": ela, educadora, chegou na sua sala de aula e passou um probleminha tipo o citado acima e a criança não soube responder. Tempo depois, quando estava indo para o cinema, encontrou este aluno vendendo balas então ela ficou observando enquanto ele voltava o troco e foi tudo certinho. A criança não sabia fazer uma continha, mas sabia dar o troco certo. Esta era a realidade deste aluno: sendo muito pobre era obrigado a trabalhar para ajudar no sustento da familia.

Foi ai que Telma encontrou a grande sacada: contextualizar a matemática respeitando os limites culturais e a sociedade em que estes alunos estão inseridos.



JUSSIARA, 12/06/2008



Nos meus primeiros anos de escola, eu sempre vi a diciplina de MATEMATICA, porém, nâo sei porque motivo, eu nunca consegui aprender, eu tento muito mas não consigo. Já fiz de tudo para aprender, mas sei lá, ela (a matemática) não entra na minha cabeça. Nossa! É horrível quando um professor passa uma prova, eu fico sem ação nenhuma, fico olhando aquela folha, me dá um desespero.

A minha atual professora muda de conteudo muito rápido. Por exemplo, ela passou logaritimo hoje, deu uma explicaçao para os exercicios e você faz, amanhã ela já dá outro conteudo. Para mim, que tenho muita dificuldade, é horrível. Ela muda tão rápido que mal dá pra entender o conteudo passado ontem,prior ainda o de hoje.

Ela não é má professora, porém devia explicar melhor o conteudo de hoje e depois de alguns dias, passar outro.

Apesar, que eu tive uns professores que jogavam o conteudo na lousa e você que tinha que se virar. Acho que o professor devia parar, explicar, mostrar como se faz passo a passo, se você não entendeu, explicar de novo.



michelle, 30/05/2008



Eu gostaria de saber como mudar minha estratégia de ensino de matemática para aqueles alunos que se interessam pelas atividades.



maria aparecida gomes gigov, 29/05/2008



Gostaria de ver aqui informações sobre como dar aulas dinâmicas de matemática.



Ana Paula, 25/05/2008



A matemárica realmente é um pouco mais difícil de aprender porque ela requer mais raciocínio e, conseqüentemente, mais tempo gasto para aprendê-la. Ela é fácil de esquecer. Mas o problema principal é que no Brasil 90% dos alunos estão no ensino fundamental, nas escolas públicas, e, até hoje, a maioria das escolas públicas tem um ensino péssimo; quem tem facilidade para aprender aprendeu, quem não tem que se dane. Então como os alunos vão aprender matemática no ensino médio sem ter base para isso? Creio que a solução é o governo fazer com que os alunos estudem dois períodos, manhã e tarde, estudando prioritáriamente, matemática, português e inglês. E no ensino médio acrescentaria um curso profissionalizante. Creio que esta é a solução para a educação no Brasil.



Carlos EDUARDO fERREIRA, 21/05/2008



Eu tento aprender mais, não consigo, não sei o que é, mas a matemática não entra em minha cabecinha. Eu faço de tudo mas esses números me deixam louca é y+x, vixe!!! isso é muito complicado. Às vezes, na prova de matemática, penso: nem sei para que matemática existe. Mas a vida é uma matemática e temos que aprender mais. Para que vamos precisar de x+y? Para que monomios, polinomios, equação do 1ºgrau! Vixeeeee, isso é um saco.



maiara souza, 18/05/2008



Eu não acho, até que gosto de estudar matemática.



cléfira kátia g.pereira, 07/05/2008



Um pouco são resquícios do passado, vejo hoje que muitas visões já se modificaram com relação a matemática, mas ainda é uma das matérias com maiores índices de reprovações, por isso acho que é o bicho- papão.



claudiana, 04/05/2008



Na minha opinião, não é que a matemática seja um bicho-papão mas, sim, que os assuntos dela são muito complicados e temos pouco tempo para aprender. No caso: o ano tem muitos feriados e alguns são dias de quinta e geralmente eles inforcam na sexta, tem poucos dias de aula, atá a sexta série eu amava matemática, mas agora, na sétima série, estou começando a desgostar. Para os alunos gostarem mais de matemática, os professores deveriam parar de chegar na sala de aula dizendo que matemática na sétima serie é muito difícil, os alunos ficam com isso na cabeça. E cabe também aos alunos pensarem que eles tem capacidade para passar em matemática, por isso que eu sou a melhor em matemática.



Letícia moura, 04/05/2008



Um dos principais motivos para a Matemática ter esses títulos: "a mais chata de todas as disciplinas! A mais difícil de todas as disciplinas na escola!", é o senso comum, que infelizmente é difundido na nossa sociedade. Muitas vezes o aluno, antes mesmo de começar a estudar, ou mesmo, antes de chegar a sala de aula, já vem com essa opinião formada, aprendida como os pais e com os colegas, e isso acaba provocando um bloqueio psicológico na aprendizagem da disciplina. Os alunos chegam a dizer: " Não gosto e não sou capaz de aprender Matemática!". É muito importante desde cedo (ensino infantil) que se trabalhe o lado emocional do aluno, e também que se utilize didáticas inovadoras para que ele aprenda Matemática de uma forma prazerosa e que assim goste de aprender Matemática.



Daniel Lopes da Silva Lima, 28/04/2008



Acho muito válida a troca de experiência entre professores, especialmento os da área de metemática.



JOSE MARINHO FILHO, 19/04/2008



A matemática é uma matéria gostosa de se estudar apenas temos que ter um tempo reservado apenas para se dedicar a ela. E sempre que tiver dúvidas é correr atrás de uma solução.



andreia, 18/04/2008



Acredito que seja pelo fato dos professores não utilizarem uma forma didática boa,fazendo com que o aluno se interesse mais. Simplesmente o professor joga o conteúdo para o aluno e ele tem que se virar, os professores esquecem que existe a aula dinâmica, procurando sempre com que o aluno participe e se interesse por matemática. Participando em grupos esses alunos aprendem a usar o raciocínio lógico, utilizar estratégias e muitas outras coisas, deixando a aula mais prazerosa para o aluno e, é claro, tendo um profissional fazendo aquilo que gosta, atuando com amor, sem dúvida nenhuma, a aula será sempre muito interessante para o aluno.



Lucinéia, 13/04/2008



Acho que o grande entrave dos alunos com relação à matemática está no simples fato de ver a matemática como algo diferente e difícil, ou seja, um "bicho de sete cabeças" que surgiu nem tanto pelo seu encontro com a matemática, mas também pelo que as outras pessoas da família e amigos falavam sobre a disciplina.

Esse dilema está também nas mãos dos professores que algumas vezes não tornam aquela disciplina interessante e agradável como ela é. Eles jogam o assunto para seus alunos recolherem e por isso fica. Enquanto essa nova geração de professores não impedir que isso aconteça, esse problema continuará acontecendo...



Benjamym Cardoso, 03/04/2008



Porque as pessoas não se apaixonam pela matemática como por outras materias, tipo educação física e outras. Os professores devem buscar sempre as novas didáticas para melhorar sua aprendizagem...



edson jose da silva delfino, 17/03/2008



O que a torna um bicho de sete cabeças é o fato de que o professor não ensina o aluno que a matemática vai ser util a vida toda e que, de pouco a pouco, ela se torna uma brincadeira maravilhosa. As pessoas aprendem matemática por que é uma matéria do sistema educacional e se não passa fica em dependência. Mas se fosse ensinada de uma forma divertida, mudaria o conceito do que é a matematica.



Quezia Amancio Peters, 10/03/2008



O meu problema com a matemática já vem desde a escola primária. Porquê? A minha professora, em vez de ensinar, gritava e dava carolos e puxões de orelhas. Ora, reparem, fiquei com um trauma muito grande, até hoje não ulatrapassei esse trauma. Ela já não exerce mais a profissão, ainda bem, de professores assim não precisamos.

Na minha opinião, para os alunos que tem mais dificuldade na matéria, a matemática devia ser ensinada de um modo engraçado, divertido, pois nunca vou me esquecer de 7 e 7 são 14 com mais 7, tenho 21, sete namorados e não gosto de nenhum! hahahah Deu resultado para mim. Tenho um imenso desgosto de ver a matemática como um bicho papão, como dizem até hoje. Não consegui ultapassar isso. Para mim o professor faz o aluno, sem dúvida, tive várias provas disso.



tatiana, 04/03/2008



Minha visão a respeito do assunto como professor de Matemática, é o que sempre ouço, de alguém nas ruas, dos professores e com certeza dos alunos, é que a disciplina Matemática é uma matéria que causa espanto e medo; é o bicho papão; muito complicada; as aulas não são atrativas, além de outras afirmações.

Para mudar a didática do ensino da Matemática na escola, deve-se tornar a disciplina dinâmica, rica, viva, é preciso antes mudar o conceito que se tem dessa disciplina. É preciso também reconhecer que ela evolui e se

Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemáticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. Por isso, faz-se necessário pensar em tornar o ensino de Matemática uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade. Cássio - Iramaia/BA, 28/02/2008



José Carlos - Cássio, 28/02/2008



Sei lá, mas para mim a matemática não é um bicho de sete cabecas, o problema é dominá-la, é dificil. Ou seja, eu sei fazer, mas não consigo interpretá-la.



alinerocha, 13/02/2008



A matemática não é o bicho papão da 1º até a 6º série. Chega a 7º série, aí é que vira bicho papão, porque tem números e letras, temos que resolver e isso confunde toda a minha cabeça. Queria que as escolas tivessem um projeto de aprendizado de matemática, ciência e português e, no final da aula, ficassemoa até às 17 horas para aprender tudo isso.



gleiciene, 09/02/2008



Por que a maioria dos professores não tem uma orientação prática para desenvolver habilidades para tal. A maioria das universidades só orientam sobre teorias, quando o professor chega na escola encontra outra realidade, pois o que ele aprendeu não serve de nada e fica na mesmice. E quando recebe orientação na escola para a melhoria do ensino da matemática, pensa que os orientadores querem aprovar alunos com facilidade, por isso a matemática torna-se enfadonha.



glauceane, 01/02/2008



Acho que uma resposta única e verdadeira não existe, senão já tal realidade já teria mudado. Acredito que um fator predominante acontece no início da vida escolar dos alunos, onde a maioria dos professores, por não terem formação especifica na diciplina, acabam dedicando pouco tempo ou como dizem trabalhando só o "arroz com feijão" em sala de aula, não mostrando realmente as aplicações no dia-a-dia do que é estudado em sala, trazendo grande desinteresse pelo aprendizado.



Jô, 31/01/2008



Porque a maioria dos professores se comporta como robos. Chegam e jogam o conteúdo no quadro, explicam e vão embora sem nenhuma interatividade com o alunos...fazendo com que eles achem uma matéria monótona...sem nenhuma aplicação no dia a dia.



Alane, 23/01/2008



Sou professor secundário em Moçambique e sou "colaborador" do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) na minha cidade (Lichinga). O MCT concebeu um Programa denominado CRIANDO CIENTISTAS MOÇAMBICANOS DO AMANHÃ com enfoque na Matemática, porque acredita-se que ela (matemática) é a base da ciência e tecnologia. O problema é que um grande número de alunos (principalmente do sexo feminino) não aderem a área de estudos que contem Matemática, Física e Química... Por quê essa "fobia"? como curá- la?! O que faz da matemática esse "bicho de sete cabeças"? Outra questão: até que ponto a matemática (supervalorizada) pode fazer os cientistas do futuro?!



Jorge Malita, 18/12/2007



Durante a academia, os estágios me proporcionaram uma visão fatalista da educação matemática, e eu sempre acreditei ser de responsabilidade do professor esta antipatia apresentada nas escolas por grande parte de nossos alunos. Porém, hoje, já em sala de aula, atuante, me sinto frustada e entristecida com o atual quadro educacional de nosso país. O que movimenta as escolas são políticas e mais políticas, e o que menos parece contar, é a qualidade de nosso ensino. Se históricamente a matemática é tida como o bicho-papão da escola, saibam que a tendência é só piorar, se medidas urgente não forem tomadas por parte dos integrantes da educação e do ministério da educação que, sic, deveria trabalhar pela garantia da qualidade do nosso ensino, proporcionando aos professores espaço e condições de aprimorar as suas aulas.



MYRIAM CARDOSO, 16/12/2007



Sou professora de 1ºà 4º séries, vou fazer faculdade de pedagogia, licenciatura.

A minha opinião é que, atualmente, a criança tem ampla aprendizagem fora da escola, elas estão aprendendo mais porque se deparam com as novidades como jogos, acesso a celular e muito outros recursos. Com isso lidam com a matemática.



TATIANE PINTO DE SOUZA, 08/12/2007



Por um fator cultural que, infelizmente, é inculcado nas crianças.



Adriene Nascimento, 29/11/2007



Estou cursando Normal Superior, e terei que fazer uma monografia: gostaria de defender o tema de que a Matemática não é um bicho papão. Gostaria de sugestões e bibliografias sobre o assunto.



VÂNIA CRISTINA DE SOUZA, 08/11/2007



Estou terminando a graduação em pedagogia, e nos estágios o que mais presenciei foi a dificuldades que os alunos ainda tem em matemática, me preocupo pois breve sei que estarei em uma sala de aula. E por sinal eu nunca aprendi matemática da escola, me vejo como aquelas crianças que não conseguem aprender a matemática. Acho que a matemática só existe no cotidiano, na escola ela é lenda!



FRAN MIRANDA, 06/11/2007



Olá ! A maneira de você ensinar influência muito, tenho alunos que odiavam matemática. Quando cheguei na escola, os estigmas já prontos: o professor maluco de matemática esta chegando, ou esta matéria de doido. Ouvia muito isso mas, com jeito, uma conversa amiga, comecei a mudar essa idéia da cabeça deles. Tenho alunos que ainda mantém esse pensamento, mas fico satisfeito ao ver alguns que até passavam por problemas familiares, dizerem que querem que eu seja o seu pai ou que matemática é uma beleza. Consegui transformar o professor maluco em pai e matéria de doido em uma beleza. Leva algum tempo, mas digo logo no primeiro contato que estou ali para ajudar e não prejudicar nenhum amigo. "Eles são meus amigos" hoje, chamo a atenção deles com naturalidade e eles aceitam com maturidade, afinal estou ali para a sua formação. Pedem conselhos ao maluco do professor, será que é maluco mesmo? Programei passeios culturais (visitas a museus mesmo sendo da área de matemática). O profissional de matemática acha que é obrigação do pessoal de história! Enfim temos que chegar ao nivel deles, é muito mais fácil que levá-los ao nosso. Abraços do educador matemático, Jorge Luiz.



Jorge Luiz, 31/10/2007



Bom dia a todos! Na quinta-feira, dia 18/10/2007, recebi uma excelente notícia: um dos meus alunos que participam das aulas de reforço em Matemática tirou nota 10,00 ( dez) numa prova. Valeu a pena todo o tempo que passamos estudando. E valeu mais ainda quando vi a expressão de felicidade nos olhos daquele garoto!

Portanto, pessoal, não vamos criticar o professor. Seja ele de Matemática ou de qual outra disciplina! Vamos, sim, exigir do sistema de educação condições melhores de trabalho para o professor e que as secretarias de educação viabilizem os projetos de Oficinas Pedagógicas nas escolas. Araranguá, SC.



Marta, 21/10/2007



Sou aluna do curso de licenciatura em matemática e minha preocupação é se serei uma boa professora, pois ainda não leciono. Alguns exemplos de maus professores que eu tenho visto, até mesmo na própria instituição em que estudo, me fazem questionar que ao nos graduarmos como professores, nos esquecemos da nossa vida e das nossas dificuldades quando estudantes e perdemos o poder de compreender os nossos alunos. Existe realmente uma barreira entre ser estudante e ser professor?



JEANE, 20/10/2007



Eu sou professora de Língua Portuguesa. Atualmente trabalho numa Oficina Pedagógica e percebo que um grande número de alunos tem dificuldades em aprender a Matemática. De tanto ver os meus alunos me procurarem angustiados, resolvi estudar a Matemática para ensiná- los. Para mim foi maravilhoso compreender aqueles assuntos que eu nunca havia aprendido no meu tempo de ginásio. Graças a muito esforço, os meus alunos conseguiram aprender. As notas passaram de 3,0 para 8,0 e 9,0. Eu acho que todos podemos aprender tudo o que quisermos. Somente, eu penso que numa sala com 35 alunos e numa aula de 45 minutos, nem todos conseguem aprender. É preciso que as Secretarias de Educação ou as escolas ofereçam um professor de reforço para esses alunos que querem e têm direito de aprender. Araranguá, SC, 15/10/2007



Marta, 15/10/2007



Minha opnião, nem professor sou, apenas vejo que temos que aprender os porquês, logo na base e quem desenvolveu as teorias e como chegaram a tais conclusões. Deve se começar pelo começo de tudo. Ai sim, podemos ter uma linha de raciocínio lógica. E professores mais doados que não traumatizem seus alunos.



leandro rodrigues, 13/10/2007



Acho que a matemática é muito dificil para quem tem dificuldades de aprender e a maioria das crianças têm dificuldade de aprender. Isso preocupa muito a todos.



natalia, 13/10/2007



Pelo simples fato do que a matemática sempre foi ensinada de forma tradicional, mas com LDB(Lei de Diretrizes e Base Da Educação.).E com os Parâmetros Curriculares da Educação os alunos aprendem brincando.



Carla Cristina Da Silva Albim, 19/09/2007



Sou professora em formação pela UEA (Univescidade do Estado do Amazonas) no Curso Normal Superior e muito me admira as mensagens que tenho lido aqui de alguns internautas que estão querendo sua formação as custas dos outros, espero que vocês não estejam se formando para professores de matemática, pois que tipo de professores teremos? Que cometem roubo intelectual pedindo que façam seus trabalhos? Meus caros pesquisem, corram atráz, se tornem bons profissionais, de respeito e que saibam depois passarem o que aprenderam.



Ligia, 18/09/2007



Na minha opiniao a matemática é uma matéria muito boa porque sem a matemática ninguém come!



fabia rayanne, 17/09/2007



porque os alunos já tem uma opinião formada a respeito da matéria (não gosto, não sei, é muito difícil) então primeiro nós professores devemos mudar esse conceito e mostrar para eles como a matemática é importante e divertida.



Michelle B. Moreira, 07/09/2007



Porque existem muitos profissionais de outras àreas se dizendo professor.



Vieira, 23/08/2007



porque os professores não sabem ensinar, usam uma metodologia complicada, não são construtivos.



maria josé pereira, 21/08/2007



Porque os professores precisam descobrir a importância do Lúdico no ensino-aprendizagem, principalmente na disciplina de Matemática sem esquecer das boas intervenções e da contextualização.



Evanilda Silva Dino Moreira, 19/08/2007



ACHO QUE OS PROFESSORES NÃO APRENDEM A ENSINAR MATEMÁTICA...PRECISA DISSO ...



MARIA LÚCIA, 18/08/2007



PORQUE ALGUNS PROFESSORES NÃO SABEM ENSINAR .



THAYANNY KEYLLA dos SANTOS de DEUS, 17/08/2007



Porque a maioria dos professores continua ensinando como outrora fizeram, alguns sentem prazer em mostrar uma disciplina difícil que parece como um ser de outro planeta, mas só que esta é uma disciplina vital para a humanidade, pois está inserida em todo nosso contexto e isso precisa ser mostrado por todos os professores aos seu alunos e eles(alunos) têm que perceber esse fator na escola para daí sentir mais prazer em estudar e consequentemente aprenderem os conteúdos.



Edilson Borges de Oliveira, 16/08/2007



porque os professores ja passam essa idéia para as crianças de maneira errada.



olga medronha soares, 14/08/2007



Porque é muito dificil



Edvaldo Bezerra de Azevedo Filho, 13/08/2007



Como os alunos não sabem português, tem mais dificuldades de interpretar a linguagem matemática. E isso torma a mesma um bicho de sete cabeças.



Francisco Eloi de Souza, 01/08/2007



Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Sendo assim, as pessoas ou melhor dizendo, os educandos vão à escola com a finalidade de preencher um espaço ocupacional em suas vidas, esquecendo do fator mais importante que é colocar para funcionar uma máquina muito importante que temos, que é o cérebro. Por isso acham que a matemática é o bicho-papão. Então, nós, educadores devemos procurar alternativas paara aumentar a motivação para a aprendizagem.Abraços: Jorgina Pereira (Belém-Pará)



Jorgina Pereira, 17/07/2007



Porque as crianças não conseguem entender as explicações dada pelas professoras. E as mesmas não têm paciência de explicar novamente.



Maria Lucíola Martins, 15/07/2007



Acho que os alunos já levam esse conceito da matemática (que a matéria é dificil etc.) porque ouvem esse comentário entre os adultos e, talvez o próprio professor já passa essa insegurança para os alunos, falando para tomarem cuidado que matemática é dificil. Talvez é o professor que se sente assim e não sabe passar bem o conteúdo, ou seja, a forma como é passada a matemática para o aluno, considerando sobre a influência da filosofia da matemática que norteia a prática docente e a elaboração dos curriculos. Portanto,a competencia do professor, infelizmente, influencia muito e isso deve ser investigado sempre.



oneide maria de resende silva, 15/07/2007



Matematica é muto fácil quando se está na 5º,6º,7ºséries, mas na oitava fica mais fácil, por isso que eu adoro essa matéria. É uma das melhores e não tenho que reclamar de nada. Claro que sou uma ótima aluna, dai eu posso dizer tudinho...



MAYARA Simas Cardoso, 10/07/2007



Porque, muitas vezes, as crianças sequer foram alfabetizadas, matemáticamente falando.



rodrigo guedes, 09/07/2007



Vai depender da maneira em que o educador a transmite e de sua a paciência.



maria cristiane da silva gonçalves, 06/07/2007



Eu sou uma aluna que não sabe nada de matemática e quer aprender, pois preciso de 8 pontos para não levar a matéria para o segundo período. Estou cursando marketing na Unicarioca de Três Rios.



ana claudia, 02/07/2007



Boa dia! Sei que aqui é como um fórum para debates, mas nesse momento peço ajuda,eu tenho 21 anos, sou muito batalhadora e estou muito cansada por que eu não consigo aprender matemática e isso já me impossibilitou de arrumar bons empregos e bolsas de estudos. Já que sou inteligente e aprendo bem em outras matérias, infelizmente não aprendi o que era necessário em matemática. Peço ajuda, com que puderem me ajudar,(já que tenho o ensino médio completo mas não sei o básico). Quero proseeguir a minha vida com esperança de pelo menos ter chance de passar na escola técnica do município onde eu moro. Não é dinheiro que eu peço, é conhecimento.



laisa, 22/06/2007



Porque a Matemática é mostrada aos alunos como uma ciência pronta e isso faz com que eles não vejam utilidade nenhuma da matéria, a não ser para passar de ano.



Tatiane Silveira, 22/06/2007



Não acho a matemática o bicho-papão da escola, mas admito que achava. Eu era muito ruim na matemática, então contratei uma professora de reforço ela me ajudou e eu me esforçei mmmmmuuuiiittooo. Agora todas as terças, segundas e sextas eu tenho matemática na escola mas não estou nada ruim, estou acabando antes do que alguns colegas que se achavam melhores do que eu. E deixo o recado: que vencer foi por lutar se não lutar não vencerás. Por isso agora adoro a matemática, sem bicho-papão ou com o objetivo é lutar e não desistir só porque é díficil. Lute pela vida e não por desistir. E deixo também o recado: as crianças que não gostam de matemática por que são ruims nisto devem lutar, que venceram a todos o momentos. Não desistam nunca.



gabriel, 09/06/2007



É notável a existência de uma cultura escolar que expõe a Matemática como uma disciplina complexa. Essa impressão ao longo da vida escolar vai se impregnando entre os estudantes, prolongando-se até a fase adulta.



Hildete, 04/06/2007



O que falta aos alunos é a compreenção de que a matemática é tão importante quanto o ar que respiramos. Extremamente necessária no dia a dia.



manoel bonfim chaves dias, 02/06/2007



Porque a matemática é importante em nossa vida? Ou seja, porque temos que aprender matemática?



Géssica oliveira, 28/05/2007



Porque os próprios alunos colocam em suas mentes que matemática é isso tudo mas, a partir do momento em eles se envolvem com a matéria, vão ver que é uma delícia estudar matemática.



kelly maia, 23/05/2007



Olá, sou estudante de matemática no quarto período da graduação.

Acredito que o método de ensino dos professores tem se defasado ao longo dos anos, a forma seca de transmitir a matemática sem nenhuma interação com as suas aplicações na realidade.

É preciso deixar de ser professores e passem a ser educadores. Obrigada e viva a socialização da matemática.



priscilla almeida, 22/05/2007



Como ensinar matemática para as séries iniciais, brincando?



jucelia, 14/05/2007



A Matemática é o bicho-papão da escola porque ela é usada como capa para outras disciplinas: como todos escrevem mal e não dizem que a Língua Portuguesa é bicho-papão! Como todos não conhecem direito o lugar geográfico do seu bairro e não dizem que a Geografia é o bicho-papão! Como todos não sabem dizer quem foi o 1º ou 2º Presidente da República e não dizem que a História é bicho-papão e assim por diante...

Como educadora vejo que estão querendo colocar a culpa na Matemática por ser uma disciplina aplicada, mas que é tão importante quanto às outras para que se tenha uma bom aprendizado!



Jorgina Pereira, 12/05/2007



Também tenho conhecimento deste triste mito do bicho- papão matemática. Entretanto penso que já está passando o tempo de nós, educadores matemáticos, transformarmos essa bruxa em fada... e uma FADA BOA e LINDA como é a nossa DISCIPLINA. Posto que a Matemática é a arte do pensar, do raciocinar, do entender e, principalmente, do querer compreender e saber ensinar.

Vamos lá, queridos colegas! Chega de crítica negativa. A Beleza da Matemática deve partir de nós mesmos, somente podemos cobrar aquilo que realmente ajudamos a formar!!!

Um abraço cheio de números, cálculos, ternura e carinho... ELY.



Eliane de Souza, 11/05/2007



As disciplinas Matemática, Química e Física, sempre são consideradas pelos alunos como uma espécie de "bicho papão". O que podemos fazer para reverter este quadro? Como poderíamos mudar o olhar do aluno para estas disciplinas?



Adriana Bernardes, 03/05/2007



Porque os professores não são preparados para ensinar e sim para reproduzir o conhecimento, precisam saber a aplicabilidade dos conteúdos, e isso só acontecerá se forem capacitados através de oficinas onde eles aprendem e praticam.



Eliane, 29/04/2007



A matemática é considerada um bicho-papão porque vários fatores contribuem para que ela se torne assim. Tais fatores valem a pena mencionar, como: falta de competência real dos governantes em investir na capacitação dos educadores, falta de responsabilidade da família, falta de interesse dos educandos, falta de organização e reelaboração do currículo escolar....



Jorgina Pereira, 26/04/2007



Porque é preciso muito raciocínio e lógica, além de fazermos muitos exercícios para fixar e não mais esquecer. Eu gosto, mas é muito difícil aprender para prestar vestibular e, mesmo assim, é imprescindível para o aprendizado em outras matérias.



JHENIFFER JAQUELINE DE GODOI, 26/04/2007



Acho que a educação não depende só de um professor, mas de uma comunidade unida o objetivo de melhorá-la se baseando principalmente no futuro de nossos jovens e das crianças que estão chegando agora e que logo irão se deparar com uma educação cada vez pior! Ou seja, tudo depende de nos unirmos em um só objetivo!



carla fontenele, 25/04/2007



Acho que é apenas preconceito de todos que não gostam de estudar. E por não se ínteressar nessa materia, acham que é difícil.



adrielly ramos de oliveira, 25/04/2007



Por causa da forma que é passada pelos professores. Muitas vezes os conteúdos são passados sem mostrar sua aplicabilidade no cotidiano do aluno. E isto acontece porque os professores não foram bem preparados na graduação. As universidades ensinam aos seus alunos os mais variados tipos de cálculos avançados, no ensino superior, e se esquecem que a maioria destes alunos serão professores do Ensino Fundamental e Médio. Penso que os cursos de Licenciatura deveriam preparar melhor os alunos, direcionando principalmente para as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, pois se a criança tiver uma boa base se sairá bem nas outras séries.



Carla Suzyanne Gomes, 18/04/2007



Para a grande maioria das crianças de 0 a 4 anos é dado todos tipos de brinquedos das mais diversas áreas, exceto das exatas. Dão-lhes carros de todas as marcas, tanques de guerra, metralhadoras, revólveres, carro-bombeiro, bola, camisa de clubes, aviões, letras etc. etc. E todos os brinquedos que lhes são dados, ensinam -lhes os nomes e eles aprendem com a maior facilidade. No entanto, brinquedos que representem figuras planas, sólidos, números etc. jamais. As crianças conhecem as sub-metralhadoras, R-15, 38 e muito mais, mas não conhecem figuras importantes com os algarismos, triângulos, quadrados, cilindros pirâmides, as cores etc. Por quê estou citando tudo isso? Porque meus filhos e netos foram criados com todos os tipos de brinquedos, os convencionais e os educativos, principalmente aqueles ligados a questões de Matemática e ciências, ou seja, as exatas. Não me parece muito inteligente da nossa parte subestimar a inteligência das crianças, bem como achar que as exatas são difíceis para elas, é pouco racional pensarmos dessa forma.



Válter Soares Feitosa, 11/04/2007



Porque é a materia mais usada em qualquer lugar, para os empregos, a maioria, dependem de matemática e raciocínio.



eric, 10/04/2007



A matemática é vista como um bicho-papão porque muitas crianças não conseguem aprendê-la,isso em decorrência de como essa Ciência, que faz parte de nossa vida, é trabalhada nas nossas escolas por muitos professores que tem dificuldades em mediar os conteúdos, porque falta a formação continuada.



Sandra, 30/03/2007



O professor deve ensinar matemática brincando de quebra - cabeça com as contas de adição e subtração. A matemática não vai ser mais um bicho de sete cabeças.



PATRICIA BEZERRA SANTANA, 29/03/2007



Adoro matemática, pois sei que ela não é tão facil de se resolver mas é bastante gratificante estudá-la, explora o máximo o meu raciocínio e me faz sentir útil nas resoluções de exercícios. Também estou defendedo o tema Medo da Matemática: Mito ou realidade?



Nelzaninha, 28/03/2007



Porque a preparação dos educandos deixa um pouco a desejar, dai a rejeição à disciplina torna-se óbvia. O que deve ser feito é capacitar melhor os professores, para que eles possam melhorar o seu desempenho em sala de aula, tornando o ambiente mais interessante e chamativo. Quando eu falo em preparar os professores não é só os professores do fundamental 2 mas também os que ensinam o fundamental 1, pois existem professores do fundamental 1 que não tem nem idéia do que é dar aula de matemática e mesmo assim tem que dar aula de matemática tornando o aluno um discípulo dele, que não gosta de matemática por que aprendeu com o seu 1º professor que a matematica é um bicho de sete cabeças e jamais vai tirar isso de sua mente. Portanto, precisamos rever esse quadro. No fundamental 1 poderia dser colocado professores por disciplinas, como ja acontece em algumas escolas públicas aqui de Adustina, para que os professores trabalhem na area que realmente tenha aptidão, e para que os alunos criem mais gosto pela matemática.



Evandro Batista de Jesus, 28/03/2007



Devo lembrar que esta é uma das perguntas da minha monografia e como já sei a resposta, digo, suponho que tenho a resposta, que é a seguinte: Nos primórdios, lá no Egito os senhores do tempo eram vistos como Sacerdotes e nada mais eram do que estudiosos e observadores das cheias do Rio Nilo, nessa época podia se dizer que matemática era para poucos. Já na época de Euclides, para o iniciando entrar para a escola, ele teria que passar por várias provas, inclusive provas de paciência e humilhação. Quando não se conseguia a aprovação o pretendente era escorraçado e saía muito revoltado com a situação sofrida, prometendo inclusive vingança. podemos sugerir que daí surgiu a expressão ?Eu odeio matemática?. Trazendo a matemática para o século XIX, com o surgimento de grandes matemáticos como GAUSS, que elaborou vários teoremas tanto na matemática como em outras ciências, como a lingüística, e que um grande Empresário pagou seus estudos e voltamos a lembrar: Matemática era para poucos. No século XX sabemos que: as professoras das séries iniciais procuravam o curso de magistério para fugir da matemática, voltando ao velho jargão: ?Eu odeio Matemática?. De uns tempos para cá, isto é, perdeu-se ou se esqueceram da história, porém o jargão continuou... "Eu odeio Matemática e Matemática é para poucos". Na minha humilde opinião tem que mudar a forma de nos referir à matemática e propagarmos os jargões: ?Matemática é fácil?; ?Todos gostam de Matemática?; ?Todos gostam de estudar Matemática? e paralelamente a essa boa propaganda, os professores usariam métodos didáticos, com exemplos do dia-a-dia para o uso da Matemática, inclusive com jogos lúdicos e temas transversais e ainda, o governo propiciaria mais vagas para todos que necessitassem de estudo. Deixo aqui a minha colaboração!



Orlando Jeronimo Troian, 23/03/2007



Porque todos a tratam assim!



francisco ytalo serafim facundo, 22/03/2007



Por mim, a matemática não deve existir, pois é muito chata!!!



Alcie, 21/03/2007



Por causa da metodologia que a maioria dos educadores usam para ensinar a matemática.



jacinira araújo, 14/03/2007



Por que não invertem em capacitações gratuitas para os professores de Matemática. Acredito que, em meio a tantas tecnologias e o mundo mudando constantemente, as autoridades deveriam investir em novas capacitações, para que os docentes pudessem acompanhar essas mudanças. Uma sugestão: poderia ser feita de seis em seis meses, isto é, antes do início do ano letivo e no recesso das festas juninas, uma vez que os professores não são valorizados o suficiente. para que venha investir em sua própria formatura.



JOÃO DE JESUS SOARES, 13/03/2007



Eu adoro matemática, a minha opinião é que não gostam de fazer contas, não tem paciência. Tenho 10 anos e sou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.



suelen, 11/03/2007



Porque não é ensinada de forma atrativa. Os professores não se preocupam em divertir para ensinar, eles apenas passam o conteúdo que, digamos de passagem, não é um conteudo fácil, e querem que todos decorem as fórmulas para resolver as questões. Outra coisa que eles não se preocupam é em mostrar no que será usado todas aquelas fórmulas e contas que aprendemos. Existe coisas que eu mesma aprendi que não sei nem pra que serve, sendo assim os alunos se encontram em um estado de desmotivação. E se o professor for daqueles caxias, ai sim a coisa se agrava ainda mais. Portanto, deve-se prestar mais atenção em como será aplicada a matéria em sala de aula, para que os alunos criem interesse em aprender, não apenas interesse, mas uma coisa que acho de extrema importância na matemática é a CURIOSIDADE, se conseguirem desenvolver a curiosidade, despertar o famoso "por que???", encontraram finalmente uma forma de aplicar a matemática para que os alunos realmente aprendam.



Mariana Athayde, 08/03/2007



Porque os alunos apresentam dificuldades de leitura e interpretação. Por isso não conseguem ler e interpretar a matemática para poder resolver as questões propostas.



rosangela, 04/03/2007



Porque, além da pressão psicológica já imposta pela família, existem raros professores que são capazes de encarar o ensino da disciplina com responsabilidade e, ao invés de aumentar esse mito, conseguir fazer uso da disciplina para o crescimento de seus alunos. Não tive sorte de ter um professor assim e é por isso que luto para que meus alunos não passem pelo que eu passei. Acho que se um professor está realmente seguro do que ensina, não precisa ficar com enrolação; para ser um bom professor, seja de que disciplina for tem que por em sua mente que seu processo de formação é interminável e que a pesquisa é a maior e melhor fonte de construção de conhecimento.



Fabiana Christina dos Santos Silva, 03/03/2007



Porque os alunos não tem o hábito de leitura.



Lenicia, 02/03/2007



Porque ela tem muitas coisas inexplicáveis, como não saber ela própia om que deveriamos saber e que não conseguimos aprender!



carla fernanda, 23/02/2007



Sou professora de matemática e sempre trabalhei da 5º série em diante. Num belo ano peguei uma turma de 4ª série do ensino fundamental para trabalhar com matemática, me vi louca para trazer para o mundo deles a matemática prazeroza e concreta, mas após o segundo ano tudo ficou tranqüilo e pude descobrir que o famoso bicho-papão se devia por causa de alguns professores formados em pedagogia, e que não entendem nada de matemática, que apresentam os conteúdos daquela forma tradicional e o aluno acaba não gostando. Depois disso resolvi fazer pedagogia para saber o que acontece com os pedagogos que me parecia que quanto mais estudavam piores ficavam. Não deu outra, para mim ficou provado que temos mais do que depressa colocar especialistas para dar aula nas séries iniciais, pensando que o conhecimento cientifico não pode ser deixado de lado e num curso de pedagogia não se aprende nada de matemática e aqueles que já tinham seus traumas pela matéria saem da faculdade de pedagogia do mesmo jeito e vão diretamente para a sala de aula assassinar o raciocínio das crianças que amavam matemática antes de entrarem na escola. Precisamos matar esse bicho papão, o chamado "professor" de nada...



Renata Maria de Carvalho Schimitz, 15/02/2007



Porque a maioria dos orientadores desta matéria costumam ensinar com um certo tipo de insegurança e de forma muito tradicional, mostrando não estar seguros com a matéria. Para falar a verdade nunca tive um professor de matématica seguro. É por isso que hoje acho a matemática um bicho papão, onde só em pensar me dá indigestão, sofro muito, pois esforço-me bastante para aprend~e-la, mas paresse impossivel. Já terminei o ensino superior, mas sofro muito por tentar e não conseguir entendê-la.



VALQUÍRIA DOS SANTOS, 15/02/2007



Falta de esclarecimento para com os alunos, principalmente nas séries iniciais, pois os mesmos deverian saber que a matemática faz parte da sua vida cotidiana.



IVANTE ALVES, 14/02/2007



Por mim, a matemática não existia.



Karla Marx Mostoiewsky garcez, 08/02/2007



Porque os professores não fazem, do dia-a dia da criança, uma forma mais fácil e eficaz para ocorrer o aprendizado. Matemática é vida.



Maria da Purificação Cruz Santos, 25/01/2007



Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil. É preciso que os professores inovem o seu ensino, mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia do cidadão de modo que ele se torne num sujeito crítico e participativo. É válido ressaltar, ainda, que para o aluno ter uma aprendizagem produtiva é necessário que seja oferecido a ele aulas estimulantes, ricas em conteúdo e não apenas aulas tradicionais onde o mesmo só capta o que lhe é transmitido. Danilo Mendes Tapiramutá-BA 16 /01/2007



Danilo Silva Mendes, 16/01/2007



Hoje a matemática está deixando de representar esta imagem de inacessível e provocando a curiosidade dos nossos alunos. Professores com visão ampla tem buscado mudar essa idéia de que matemática é somente para alguns previlegiados.



valéria ferreira silva, 10/01/2007



Porque, ás vezes, até o professor acha que é complicada. Deve se rever a matemática numa visão, prática, desmistificá-la trazendo-a para o cotidiano, mostrando que necessitamos dela constantemente e não tratá-la como produto de consumo, como se apenas o que for exposto na sala de aula fosse suficiente para a vida. Matemática é a essência de todas as áreas das ciências exatas e deve ser vista como mola propulsora para o entendimento do todo, não se deve fragmentá-la, tornando-a sem nexo.



carol, 25/12/2006



Estou fazendo pós-graduação em matemática e física, preciso de ajuda. Alguém me ajude na minha linha de pesquisa, o projeto que terei de fazer, me ajudem, por favor.



JAN HELMONT DIAS, 23/12/2006



Enfrento este poblema no dia dia, dentro de sala de aula.



ALCI LUZIA MARLIERE NAVARRO, 18/12/2006



A matemática deve ser vista como estudo obrigatório, precisamos dela para qualquer coisa!



Arissa, 04/12/2006



A Matemática deveria ser vista como uma disciplina qualquer, mas muitos professores parecem não querer isso, pois continuam com suas aulas tradicionais como outrora faziam. Diante de tanta mudança, desenvolvimento, o ensino desta matéria deveria ter evoluido muito, com aulas mais dinâmicas, contextualizadas, afim de que ela se torne mais interessante e atraente para o discente. Se esta ficar mais interessante é óbvio que haverá mais interesse em estudar e conseqüentemente um melhor aprendizado, os alunos não tem estímulo para estudar e este deve ser criado pelo professor que, ao menos, deve que tentar fazer. Claro que a falta de interesse dos alunos conta muito para a atual situação.



EDILSON bORGES DE OLIVEIRA, 27/11/2006



Por favor queria que vocês me respondesse algumas perguntas: quais as dificuldades matemáticas no ensino Fundamental e Médio? porque existem? como superar? Por favor me respondam, ficarei grata!!!



Renata, 22/11/2006



Porque muitos alunos sentem dificuldades com exatas, e ao ouvir o nome matemática já tremem. Talvez, se os professores achassem um meio de ensinar sem coagir, o aluno deixe de ter medo.



stephanie louise, 22/11/2006



Depende de como o professor ensina a matematica.



Alessandro Oliveira Souza, 17/11/2006



Porque não faz a relação entre o conteúdo ensinado e o seu uso no dia-a-dia tornando esta disciplina muito abstrada e desvinculada do cotidiano. É preciso mostrar para o aluno onde são usados as fórmulas, correlacionando-as com a realidade. As instituições superiores que prepararam o professor certamente não mostraram como fazer isso.



José Siqueira da Mata, 15/11/2006



Porque assim como temos ótimos professores infelizmente temos péssimos professores que não estão inteiramente comprometidos com o ensino público no nosso pais. O professor tem grande força para fazer uma imensa mudança na história educacional do nosso país, mas isso só será possível se a grande maioria estiverem realmente interessados em mudar a história do nosso pais. Temos que pressionar os poderes para que a matemática e as outras disciplinas não sejam mais um bicho papão para nossos alunos, para que eles tenham mais acesso à educação e às informações necessárias para sua formação e capacitação ao entrar num mercado de trabalho tão exigente.



Jair Moreira Júnior, 11/11/2006



Por que ensina conceitos sem demonstrar a matemática real. Não se cria um ambiente propício ao ensino aprendizado.



ALAN CARLOS DOS REIS, 28/10/2006



Porque, na maioria das vezes, os professores não fazem uma avaliação diagnóstica - para saber, dentre muitas coisas, quais são as etapas queimadas em anos letivos anteriores. E começam a "passar" conteúdos para os seus alunos, os deixando alienados àquela realidade de sala de aula. Ora, se os alunos não sabem os pré- requisitos para a próxima matéria, qual é o sucesso que o professor espera obter desta turma? Nenhum!



Elen Oliveira, 22/10/2006



Percebo que a Matemática é vista assim por muitos fatores: a falta de estímulo por parte dos professores, a sociedade que estimula o não gostar da discíplina, a falta de dedicação dos alunos, uma certa elitização que existe há tempos, enfim; pretendo tratar deste assunto, suas possíveis causas em meu trabalho de conclusão de curso. Por favor, mandem-me algo para enriquecimento de minha pesquisa, sobre o medo que os alunos têm da Matemática.



Rosana Cristina Gonçalves, 11/10/2006



Por ser uma disciplina muito prática e não haver incentivos para o gosto por ela.



stelio de jesus rodrigues chiluvane, 10/10/2006



Porque a idéia foi construída há muitos anos e ainda há poucas pessoas que tentam mudar esse conceito. Para a maioria, a idéia de decorar a tabuada ainda continua sendo a finalidade da disciplina. O aluno precisa perceber a disciplina como uma necessidade para viver sem ser engabelado, comprar só o necessário, perceber qualidade nos produtos, desenvolver responsabilidade. Ex: perceber que quando uma loja anuncia um produto em promoção, ela não está perdendo nada, pois o preço normal já está com 100% e a mesma quer apenas livrar- se dos estoques para renová-los. No futuro, se um aluno tornar-se um pedreiro, terá que saber calcular área, ângulo entre outros. Para tomar um medicamento, terá que conhecer as horas... A matemática deixará de ser o bicho-papão quando mais pessoas interessarem-se pela felicidade do outro.



Edilene de Souza Pereira, 05/10/2006



Porque é uma das materias onde mais temos que desenvolver o senso prático de calcular, onde não basta praticar mas, sim, praticar e conhecer a sua história e sua evolução.



jussara, 03/10/2006



As escolas dariam um grande passo se deixassem de lado um pouco da tradicionalidade, dos conteúdos ditados. Muitas vezes, enjoamos e perdemos o animo de estudar, coisas que nunca terão ultilidade no nosso dia a dia. Um apelo as professoras! Não somos só nós que iremos conseguir mudar essa situação, sem o apoio de vocês nada irá mudar, esse apoio tem que partir das professoras. Talvez, com incentivo os alunos, tenham melhor capacidade de aprender.



bruna, 18/09/2006



Porque alguns professores tradicionais não trabalham com material concreto nem com jogos. A obrigatoriedade sem graça das atividades tira a alegria e a boa vontade do aluno.



Gilka Carvalho, 11/09/2006



Ao meu ver, o ensino da matemática ou, melhor, os conceitos matemáticos devem ser apresenyados na educação infantil, na pré-escola, sem a obrigação de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico com brincadeiras e jogos, colocando o lúdico em primeiro plano para que, na seqüência da vida escolar, o aluno não tenha tantas dificuldades na compreensão de simbolos, conceitos e diferenças, investindo também no aprimoramento do discente, formulando uma didática prática que faça o aluno descobrir a importância da disciplina para a vida, retirando de sobre a matemática o mito de ser a fada má da vida escolar. Creio que a partir do momento que conseguirmos fazer com que a matemática faça sentido para o doscente, "o porque? e para que?" estaremos com mais da metade de nossos problemas como educadores resolvidos. Estou escrevendo sobre este assunto caso queiram me ajudar, ficarei grata.



raquel, 06/09/2006



Adoro matematica, mas venho presenciando várias falas a respeito dela, falas essas negativas. A maioria das pessoas não gosta e não vê o valor desta disciplina. Por este motivo estou fazendo um trabalho sobre a real importância da matemática nas séries iniciais. Ficaria feliz se me enviassem artigos com este tema.



edite de assis silva santos, 05/09/2006



Porque temos, muitas vezes, matemáticos em sala de aula. Sabem a matéria, mas não tem didática adequada para passá-la aos alunos. Não vão de acordo com as necessidades do aluno.



thais, 30/08/2006



Acho que o medo de matematica tem muito a ver também com ensino em sala de aula . Minha monografia vai ser sobre "medo da matemática" suas causas etc. Gostaria de receber algum conteúdo sobre isso.



claudia, 25/08/2006



Porque ainda não existem professores realmente voltados para o aprendizado do aluno, principalmente nas escolas públicas!



tatiana, 25/08/2006



Pois a matemática tem muitos cálculos.



thais, 23/08/2006



Motivo: por falta de união entre escola e pais.



adriana marques, 19/08/2006



Para mim tem a ver com a falta de incentivo dos pais e a associação da matemática com punição.



DENISE DE AGUIAR FERREIRA SILVA, 10/08/2006



Bom, não quero dar opinião, mas gostaria de opiniões para minha monografia sobre a Deficiência no ensino e na aprendizagem de matemática. Aguardo... Obrigado



Keila, 04/08/2006



Queria uma sugestão para montar um seminário sobre o tema "porque a matemática é um bicho papão dos alunos". Estou cursando o 2º ano de normal superior e gostaria muito de obter ajuda de pessoas com mais esperiência. Desde já agradeço. - castrequini@hotmail.com



LUCILENE Castrequini, 01/08/2006



A matemática é, na verdade, uma vítima de pessoas despreparadas para repassá-la aos nossos alunos. Devemos considerar também que a figura de pais e demais familiares, frutos deste despreparo, é fator de peso no crescimento do pavor que a grande maioria de nós sentiu ao estudar matemática. Penso que é nosso dever, enquanto professores e educadores, trabalhar junto aos nossos alunos e seus familiares, no sentido de erradicar de vez este medo sem sentido. Teremos um trabalho árduo pela frente, com resultado a longo prazo, mas que será gratificante ao final. Precisamos iniciar, o tempo e nossa persistência se encarregarão de nos recompensar.



Jussára F. da Costa, 26/07/2006



Eu gosto de estudar matemática, mas na minha opnião as pessoas não gostam porque essa matéria é um pouco complicada: número por cima de número e, às vezes, você se atrapalha.



Ananda Valquiria, 26/07/2006



Porque é trabalhada de uma forma muito técnica... Se alguém um dia editar um livro de matemática com o conteúdo e trabalhar as atividades com jogos e brincadeiras os alunos entenderiam esse bicho-papão com mais ânimo...



Gisele Cristina Cunha, 25/07/2006



Na verdade, vivenciamos a matemática em nosso cotidiano desde que nascemos. No entanto, não damos muita atenção a isso, assim a transformamos num bicho- de-sete-cabeças. E nas séries iniciais, isso se alastra porque os próprios professores são despreparados para harmonizar essa disciplina, que é tão envolvente e cheia de descobertas. Contudo, creio que um dia, a matemática seja vista como o centro das atenções, pois ela merece!



Lourdivania Santos, 18/07/2006



Bem, acho que os próprios alunos tem a ilusão que a matemática é ruim, é complicado. Nada disso, depende de como você encara a matéria. Se o aluno não gosta de certa disciplina, é claro que o aluno não vai ter nenhum interresse sobre ela. Mas a matemática é linda de todas as formas e aplicações por ela elaborada. Não gostava mas, quando comecei dar aula de 1ª a 8ª série, me apaixonei de tal forma que estou convencida que depende do professor ministrá-la de maneira diferente, para que aluno goste da matéria e tenha o prazer de aprendê-la.



shirleane coelho costa, 18/07/2006



A matemática é uma matéria que deve ser aprendida, não gravada, pois é uma matéria prática e do nosso dia a dia.



dai, 03/07/2006



A matemática não é nenhum um bicho papão, pelo contrário, caso fosse, como explicar que uma criança aprende matemática antes de ir pra escola? O bicho papão está mais para o professor do que para amatemática. A rejeição a matemática escolar começa a surgir nas séries iniciais, por vários fatores, inclusive baixa qualidade de formação docente. Muitos docentes não estão preparados para ensinar matemática. Nas séries mais avançadas, surge a figura do professor "sabe tudo", que centraliza nele a ação de sala de aula (o tradicionalismo). No entanto, nem todos fazem isso por que querem, mas foi assim que aprenderam com seus professores e é assim que veem seus colegas mais experientes fazerem. Portanto, não acho que a Matemática seja bicho papão, quem assusta mesmo é a forma de se ensinar, visto que todos aprendem matemática no dia a dia, sem professores, embora nem se deem conta disso.



jose americo da silva, 21/06/2006



Queria uma sugestão de com montar um plano de aula sobre o conteúdo de matemática, números naturais. - contagil_rosangela@hotmail.com



ROSANGELA MACEDO RODRIGUES, 12/06/2006



Isso depende muito da metodologia do professor! Tudo depende dele. Têm várias formas de ensinar uma tabuada, uma conta.



mariana za barboza de oliveira, 08/06/2006



Porque ela é uma ciência exata e não deve ser decorada, mas sim aprendida. Muito embora já carreguemos este medo desde as séries iniciais, onde aprendemos que matemática é o bicho. Acredito que os educadores deveriam mudar este raciocíonio ainda na infância, para que os futuros jovens encarem de cabeça erguida o aprendizado. Faço faculdade de matemática e o projeto de pesquisa que fiz foi justamente sobre o medo de matemática no ensino médio. Os alunos entrevistados falaram de suas dificuldades desde o antigo primário e que só encontraram professores preocupados em passar apenas conteúdos e cumprirem sua carga hóraria, sem a menor preocupação com o aprendizado. Isto precisa mudar. Um abraço.



maria aprecida bezerra, 07/06/2006



É um bicho papão porque na maioria das vezes os professores do ensino fundamental de 1ª à 4ª série não ensinam matemática com amor, pois eles mesmos já demonstram bastante dificuldades nos assuntos, fazendo com que os alunos também não tenham interesse pela disciplina e, o que é pior, fazendo os alunos se assustarem com o assunto.



Marcio Rogerio Honorio, 07/06/2006



Você gostaria de aprender um assunto que não tem nada de interessante? Na verdade para nós, que trabalhamos com matémática, ainda é muito difícil acabar com esse mito, nossos professores não sabiam matemática, aprendemos a "ensinar matemática" do jeito deles e com isso estamos criando mais odiadores de MATEMÁTICA. O que pecisamos é buscar novos métodos de como ensinar e apender a usá-los ou, ao contrário, não chegaremos a lugar algum. Utilizar jogos é uma nova maneira de mostrar aos alunos que a "Matemática é linda" (frase do Prof. Celso, matemático professor do curso de Matemática da FACE). Como professores temos a OBRIGAÇÃO de mudar essa situação.



Ademilton Santhos, 06/06/2006



Os alunos precisam é serem motivados para que se interessem pela aula de matemática. A primeira impressão que se causa aos alunos também está ligada a esse polêmico fato de que os alunos não gostem de matemática. Desde cedo os alunos lidam com matemática mas, quando se trata de transmitir os cálculos para o papel, tudo se modifica, tornando difícil o ensino da mesma.do da mesma.



lidiane bento de sousa, 02/06/2006



Porque a minha professora se formou agora e já se acha. Nós esperávamos mais dela, mas é fraca.



Gabriele Gadonski, 31/05/2006



Acredito que a matemática ainda não está sendo ensinada de maneira prática e nem prazerosa pela maioria das escolas públicas. Ainda há alguns temas que são ensinados e que jamais serão utilizados. Simplemente o aluno é obrigado a engolí-los e nunca terão aplicabilidade...



LEILA AZEVEDO, 27/05/2006



A matemática é uma disciplina básica, ou seja, o que se aprende na 5ª série será levado até o fim da vida. Em outras palavras, o entendimento dos conteúdos dependem diretamente uns dos outros. Se o aprendizado for frustante e deficiente nos anos iníciais, também chamados de anos básicos, o restante do aprendizado da matemática será também deficiente. Com isso é gerado uma "bola de neve" sem fim, e uma grande frustração por parte dos alunos. É preciso a consiência de que o problema deve ser tratado na raíz. O aluno necessita chegar as séries seguintes com uma base bem formada. Para isso é necessário maior comprometimento por parte de todos: Governo, professores, alunos e principalmente os pais, que tem papel fundamental no incentivo de seus filhos.



Welington Cardoso, 25/05/2006



Porque a maioria dos professores ainda ensinam apenas uma matemática inútil e estéril aos seus alunos, esquecendo que esta ciência é de uma "aplicabilidade infinita" em problemas cotidianos. Preocupan-se, na maioria das vezes, apenas que seus alunos decorem fórmulas mágicas que fantasiosamente resolverão seus problemas.



Fábio Brito, 15/04/2006



Matemática Através de Jogos Se iniciássemos desde a pré escola com a Matemática do dia-a-dia, com jogos e brincadeiras para levar a criança a gostar da Matemática. Tudo que é feito com prazer é gostoso. Até nas últimas séries do 1º grau e no 2º grau devemos trabalhar com jogos para amenizar o terror que a criança tem da Matemática, para que descubram como é gostoso e interessante aprender essa Disciplina que todos temem. E que possam conscientizar- se de que a Matemática é um intumento importante em nossa vida para o exercício da cidadania. "A Matemática é uma ferramenta utilizada pelas outras Áreas para resolverem os seus problemas". (Lopes)



Zinauzia Maria Chaves Vasconcellos, 06/04/2006



Porque geralmente os educadores trabalham a disciplina sem uso de materiais concretos e levam o aluno a acreditar que não precisa da matemática no seu dia-a- dia.



SHIRLEY SOUZA E SILVA, 06/04/2006



A matemática tem sido um "bicho-papão" porque os professores não fazem nada para ser o contrário. Os alunos lidam com a matemática como uma obrigação. Os professores devem mostrar a eles a necessidade de estudar determinado conteúdo,o porquê delessaber aquilo. Além de tudo, tem que haver uma motivação, um entusiasmo.



Flávia, 02/04/2006



A maioria dos professores erra ao considerar que todos têm a mesma facilidade em aprender qualquer disciplina, inclusive matemática, que cada aluno reage diferentemente diante das adversidades e necessidades. O professor deve ter preparo e bom senso para detectar os problemas do seu aluno.



MAISA BARROS, 30/03/2006



A matemática se torna um bicho - papão se não houver um aprendizado satisfatório em sua base. A contribuição do educador nesta fase é extremamente importante, cabe a ele ser acima de tudo um verdadeiro artista inovador.



Leila Camargos, 26/03/2006



Para o professor manter-se bem informado faz-se necessário que esteja sempre trocando idéias com outras pessoas.



silvana alcantara, 21/03/2006



Porque acham que a matemática pode ser ensinada como qualquer outra matéria, tornando-a estafante e limitada nas aplicações.



Marcelo Amorim, 07/03/2006



Porque sem historicizá-la fica díficil de compreende - la, o aluno não acha significado que lhe atraia dentro da matemática. O aluno deve ser atraido de diversas formas dentro de seu contexto, e com atividades que não levem apenas á mecanização e ao condicionamento.



vanessa dambros, 05/03/2006



A matemática não é um bicho-papão... esta disciplina infelizmente é muito mal trabalhada e os alunos, em algum momento, se perdem e ai vira uma bola de neve. Não sabe tabuada, implicam por saber multiplicação, divisão e assim sucessivamente... Eu vejo que o ensino público precisa se valorizar, não ser uma educação em massa, mas uma educação de qualidade. O que esta muito longe disso acontecer. Para os gestores nada melhor que trabalharmos com salas lotadas, dar a matéria e assim angariar votos... Ninguém pensa na educação...



Marcia, 04/03/2006



Muitos docentes estão insatisfeitos com a sua valorização, o que influência nitidamente a sua prática, tem o fato de que muitos alunos nada querem, muito menos com a matemática que, ao ver deles, não tem referência com sua realidade. O docente deve fazer sempre é mostrar a importância desta disciplina no cotidiano deles.



Edilson Borges, 21/02/2006



Amo ensinar. Estou dando aula de Trigonometria para 1ª série do ensino médio, e comecei este ano. Tento abordagens bem diferentes, pois sou otimista, e tento despertar interesse nos alunos... mas é difícil!! Não sei o que fazer... preciso de ajuda dos mais experientes! Comecei falando que podemos medir muitas coisas, como o Pão de Açúcar, prédios e até a distância até uma estrela, usando apenas o triângulo retângulo... e que veríamos como faríamos isso. Uma aluna levantou a mão e perguntou: "e prá que eu vou querer saber medir coisas? Já tem gente paga pra fazer isso." Eu me esforço para mostara o quanto é interessante, mas eles ficam dispersos, de saco cheio e conversando uns com os outros. Não sei mais o que fazer. Antes eu dava aulas para pré-vestibular e tinha sucesso no controle da turma. Agora parece impossível. POR FAVOR, AJUDEM!



Munique, 07/02/2006



É uma verdade relativa, mas não absoluta. Li todas as opiniões aqui escritas, concordo com algumas, mas quando dizem que a culpa é somente dos porfessores, eu discordo: no nosso país, existe uma sistematização de procedimentos, tanto para o presidente, como ministros, secretarios e etc. para que as coisas fluam e funcionem. Agora eu pergunto: estes responsáveis fazem o que deveriam fazer? Com certeza não! Se todos nós fizessemos o que deveríamos fazer desde o presidante até o gari (varredor de ruas), você acha que as coisas não seriam diferentes? Então, a nossa educação é deficiente, existem muitas falhas, principalmente a nível de congresso nacional. Como podemos cobrar de um educador que resolva o problema da nação, o que poderia se fazer era melhorar as condições dos nossos docentes, tanto financeiramente como intelectualmente, melhorar as condições de ensino-aprendizagem. O problema maior, que todos dizem ser o bicho-papão, vem do ensino base, onde realmente poderiam ser feitas novas adequações a educação básica, depois ao fundamental para que quando o aluno chegar no médio, já chegue com uma visão mais olística de todo o conteúdo que ele tem que ver na respectiva série. Engraçado é que, no ensino superior, os doutores acham que o aluno não precisa de professor. Talvez o grande problema está é aí: bitolam o universitário de hoje que será o professor de amanhã.



Junior Cézar, 13/01/2006



Sabem qual é o grande problema? (Não só da matemática e sim do aprendizado). O problema está, na sua grande maioria, no professor. Posso explicar: Nossos colegas professores não vislubram a verdadeira "viagem" ... Eu poderia dar muitos exemplos mas vou ficar com o conjunto dos números complexos. NÚMEROS COMPLEXOS: Sabemos que nosso primeiro conjunto numérico foi usado para expressar verdades naturais e observáveis (número de ovellhas, grãos, frutas...). Com o aprimoramento da contagem vieram novas necessidades, então criou-se, ou melhor, descobriu-se os números inteiros...e por aí vai, até chegarmos aos números reais onde a razão e a realidade dominam e imperam sobre o raciocínio (principalmente o científico, pois bem...mas como tudo no universo está em movimento, na matemática não seria diferente, então nos é apresentado os números complexos...um conjunto que engloba entre outras coisas a realidade e a IMAGINAÇÃO (parte imaginária). O que eu quero dizer com tudo isso? Essa é a visão que eu tenho sobre um determinado assunto. Eu dou todo conteúdo programático e ainda posso falar do meu ponto de vista(a minha viagem) para meus alunos. Me respondam, quantos professores vocês conhecem que fazem isso? Eu sou professor de Física e Matemática e sempre insiro nas minhas aulas as minhas "visões" sobre os assuntos abordados. Pensem nisso!



Gregorio Tomas da Silva Gonzaga, 05/12/2005



Sinto que o maior problema enfrentado no ensino da matemática não parte somente do aluno e sim do professor, pois ele esquece que a sua frente não está apenas um assimilador de números, regras e fórmulas, e sim um ser humano que tem medo, que antes de iniciar a aula, pensa que não vai aprender, pois o próprio professor, ao chegar em sala de aula, diz que aprender matemática é difícil e se tem que prestar o máximo de atenção. Não chega com uma mensagem positiva e nem vê seu aluno como pessoa, é só conteúdo, não está nem ai com a construção do conhecimento. Para mim, o que falta para muitos é informação, concordo que devemos nos preocupar com o conteúdo, mas com aquele que tenha significado. Segundo Dr. Vasconcelos, mais vale uma grama de conhecimento que uma tonelada de conteúdos e isso parece que eles ainda não aprenderam calcular.



Rosa Maia Ribeiro, 24/11/2005



O maior problema da matemática hoje são os atuais professores, porque eles não sabem dar aulas chamativas para seus alunos e isso faz com que seus alunos se cansem do estudo desta materia que é maravilhosa. Não generalizo, mas, o número de professores que consequem despertar o prazer no aprendizado de matemática é muito baixo, ai se torna muito complicado de fazer com que o aluno se interesse pela matéria. A saida para quebrar todos os mitos e paradigmas no aprendizado desta disciplina tão especial, está nas mãos de cada professor, não é simples para o professor passar isto a seus alunos mas com um pouco de contextualização e força de vontade, o aluno receberá a matéria de outra forma e verá que ela é simples, linda, fácil e que a usamos todos os dias, em todas as horas. Porque se não for feito este esforço podera que daqui alguns anos ou décadas, que seja, está matéria estará totalmemte carente de profissionais, o que causaria um total descontrole no processo ensino-aprendizagem.



RONES, 06/11/2005



Foi muito bom ler estes artigos pois estou desenvolvendo um projeto sobre este assunto. Gostaria de receber mais artigos, sobre o mesmo assunto, para melhorar e ampliar meus conhecimentos . Obrigada



Tãnia Mara, 06/11/2005



No meu entender a matemática se torna um terror por ser pouco contextualizada de forma prática e reflexiva com os alunos. Matemática não é decoreba é entendimento, percepção. Devemos passar para o aluno que matemática é solução e não problema. Problematizar é refletir e isto que parece ser oportuno mediarmos com os alunos. Para tanto, sobretudo os professores do ensino fundamental 1 devem ter internalizado estas vivencias com o saber matemático, porém, numa pesquisa que realizei para o mestrado ficou bastante evidente a pouca relação desses professores com o saber matemático. Assim, fica uma questão: Como podemos ter a matemática como um aliado se para parte dos próprios professores ela é encarada como um impecilho? Trabalhando com laboratório de matemática onde procuramos de forma lúdica discutir os conceitos matemáticos que os próprios alunos vão descobrindo a partir das atividades propostas, fica bastante evidente que este espaço de construção do conhecimento desmistifica o terror pela matemática e passa a ser um forte aliado na aprendizagem matemática, além de contribuir para uma maior autonomia, criatividade e concentração por parte dos alunos.



Ana Luiza Grillo Balassiano, 24/10/2005



A matemática é considerada assim devido a alguns métodos utilizados pelo professores. Sendo esta disciplina considerada uma ciência pronta, a maioria dos docentes não fazem um intercâmbio entre o assuntos expostos e a vida dos alunos, ou seja, onde determinado assunto pode ser utilizado na vida deles, como poder resolver determinados problemas utilizando a matemática. Sendo feito isso eles perderão o medo e ganharão mais afinidade com a disciplina.



Edilson Borges de Oliveira, 01/10/2005



Pelo único motivo: a matemática é uma ciência exata que exige muita concentração e entendimento. Resumindo, não é uma matéria chata, apenas é complicada. Muitas vezes o professor pode fazer uma matéria ser agradável. Acho que os professores de matemática deveriam ser um pouco menos sérios, metidos e orgulhosos. Eles precisam olhar para nós, os alunos, como se nós realmente fôssemos alunos capazes de aprender. Muitas vezes eles nos tratam com uma seriedade implacável, dizem que nós somos desorganizados e não levamos a sério o estudo. A matemática deve ser ensinada pelo professor de uma maneira simples e divertida, pois assim as pessoas passariam a observar que na realidade ela não é um bicho de sete cabeças.



Raquel, 17/09/2005



O governo ainda não criou Bolsa matemática para encentivar o aprendizado dos alunos, e o indice de alunos reprovados em matemática despencar.



Andreson Castro, 18/08/2005



Eu penso que a matemática é uma ciência.



manoel neves, 16/07/2005



Olá, bom dia!!! Que bom encontrar esse artigo, foi muito claro... Vocês estão de PARABÉNS!!! Gostaria muito de saber ensinar a verdadeira história da educação matemática, de uma forma simples para crianças do ensino fundamental. Gostaria de discutir mais esse assunto. Muito obrigada!!!



maria sônia cordeiro valentim, 20/06/2005



Por que de uma hora para outra pára de ser lúdica! O professor passa a fazer exigências e cobrar nomenclaturas, esquecendo-se que a matemática está presente nas vidas dos alunos o tempo todo e em tudo, e portanto há inúmeras maneiras de envolver o educando, mantendo sua atenção e principalmente a motivação! E se tudo for uma grande brincadeira, muito melhor!!! O importante é manter a curiosidade aguçada, a vontade de saber e para tanto é necessário que os alunos sintam-se capazes. Intervir na zona próxima do aluno, de maneira a motivá-lo e definir limites possíveis são passos fundamentais para que o medo da matemática não exista!!!!!



Aline Tricia Alves Seixas, 01/06/2005



A matematica é considerada um bicho-papão devido a professoes despreparados, que muitas vezes levam fórmulas prontas, não incentivam os educandos a pesquisar, tornando-os assim alunos bitolados. Fala-se de construtivismo de reconstrução de aprendizagem, mas é tudo utopia. Na prática, a maioria dos professores continuam com o tradicionalismo, tornando assim sua aulas chatas e desinteressantes.



Sandro Ventura, 28/05/2005



Penso que a Matemática ainda seja, até hoje, um bicho- papão porque nossos mestres (quinta a oitava e E. Médio), são maravilhosos, sabem muito, mas ainda não se deram conta de que os alunos não sabem tanto quanto, e que é preciso se colocar no lugar deles para que ocorra uma transmissão de conhecimento eficaz. Esta é apenas a minha opinião, depois de muito ouvir alunos da rede pública.



Cida, 19/09/2004



Acredito seja produto de um ciclo vicioso que há muito vem se perpetuando: a ausência de aplicabilidade dos conteúdos estudados. O que a escola apresenta como conteúdo da área, dificilmente, a não ser por iniciativa de alguns colegas mais ousados, tem vínculo com a realidade e a vida prática do aluno. O nível de exigência é enorme com relação à aplicação de fórmulas em geral e fixação de processos, desvalorizando o raciocínio lógico e a busca de soluções próprias. Isto aponta um problema na formação de professores considerando a inadequação de uma prática pedagógica mais concreta e conseqüentemente mais "fácil" para os aunos.



Monica Norris, 13/09/2004



Eu acredito que o bicho papão está na figura do professor que, por diversos motivos, quando em escolas públicas, trabalha desmotivado e descomprometido. Alguns, apresentam um certo despreparo no trato da diversidade cultural dos alunos. É importante ressaltar que existem muitos profissionais que desenvolvem ótimos trabalhos, porém o meio e a estrutura oferecida muitas vezes são precárias.



Carlos Henrique Medeiros, 08/09/2004



A matemática não é o bicho-papão da escola. Assim como o português, a física, a química, a história enfim nenhuma matéria é o bicho-papão da escola. O bicho- papão da escola está fora dos muros da escola: a pobreza, a miséria, a descaracterização familiar, pais ausentes (alguns por necessidade, o forte chamado das ruas, etc. Como vê a lista é bem grande de bicho-papão e o professor é um só para lutar contra tudo isso. Mal remunerado, sem apoio pedagógico, sem material didático que possa ser utilizado, às vezes sem quadro negro ou giz. Precisamos resolver o óbvio, ou seja, dar condições dignas de vida e sustento a nossa população. A matemática apenas educa, não mata nem fere.



Carlos, 06/09/2004



Bicho Papão come crianças. A matemática instrui para uma vida sem muitas dificuldades. O mito que se criou em cima da matemática é coisa que deixa qualquer governo comunista de cabelo em pé. As universidades estão sucateadas logo, quem estuda nelas só pode ser sucata. Nosso ensino foi jogado as traças desde o começo do século. Pois, de que me adianta um povo que sabe lutar por seus direitos... O mito que envolve a matemática é justamente por isso, não sei raciocinar logo, não sei viver. É bem verdade que a matemática que é ensinada nos bancos escolares não nos é muito convidativa. Porém, a matemática voltada somente para a prática não o é. O que devemos colocar em nossas mentes é que o equilíbrio é uma grande ponte entre a mentira e a verdade. É dito que nossos professores não são bem preparados conseqüentemente nossos alunos também não o são. Então, o que fazer? Desde muito anos ouço falar que a matemática é o bicho das disciplinas contudo, o que mais me espanta é que ninguém toma uma atitude para que tal disciplina não seja mais considerada vilã dos bancos escolares. O que nós vemos é que mesmo testes muito simples nossas crianças não conseguem resolver. Ai mais uma pergunta me vem a cabeça: " Será que é a matemática ou nossos alunos que não se interessam? Me dá muito medo quando uma corrente educacional começa a bombardear idéias de que certa disciplina é isso ou aquilo. Infelizmente se tratando de educação, tudo começa de cima pra baixo.



Marcelo Mello, 04/09/2004



Acredito que a dificuldade que observamos nos alunos de quinta à oitava séries se deve à formação recebida pelos professores, que trata a disciplina de forma conteudista, sem discutir sua metodologia. Ensinar o professor as operações não resolve. É preciso fazê-lo pensar, conhecer o raciocínio infantil, o método, as noções que irá trabalhar, seus objetivos, as características e os interesses de cada faixa etária. Enfim, devemos repensar a nossa formação.



Minna, 29/08/2004



Na minha opinião a matemática ainda é um bicho de sete cabeças porque os muitos professores ainda não tem instrução suficiente para mostrar aos seus alunos a grande ponte que existe entre a matemática e a vida.



Carla Cruz, 28/08/2004



Eu creio que a Matemática é o bicho-papão, atualmente, nas escolas, primeiramente porque muitos alunos querem fórmulas prontas e a carência de conteúdos importantes para que se formem diversas teorias atrapalham no desenvolvimento do processo de aprendizagem na disciplina referente. Entretanto, acredito também que muitos professores de Matemática ensinam a respectiva matéria de forma arcaica e sem atrativos; logo a aprendizagem se torna enfadonha.



Alexsandra, 25/08/2004



SUGIRA UM TEMA OUTROS TEMAS


















Discussões

comentadas





Envie esta

página

Por que a matemática é o bicho-papão da escola?

Joyce Moraes Pereira

SUGIRA UM TEMA OUTROS TEMAS

Dê a sua opinião:

Nome:



E-mail:



Opinião:





Atenção:

O Discutindo foi criado para que os professores troquem ideias e sugestões entre si. Não temos especialistas para resolver ou discutir todas as questões aqui levantadas. Aqueles que quiserem aprofundar mais o assunto aqui tratado podem nos mandar colaborações. Nós as publicaremos na seção Sua voz.



Não sou professor, e a meu ver todo saber, nos mais variados graus, apresentam suas dificuldades para sua compreensão e dominio, alias nenhum conhecimento é definitivo, e a história está aí para contar a evolução do homem ao longo do tempo, muitos paradigmas foram quebrados. Há que se considerar a diversidade de talentos e aptidões inerentes a cada um. Cito pensamento de Bertrand Russell em que diz "a matemática é a unica ciência exata em que nunca se sabe do que se está a falar nem se aquilo que se diz é verdadeiro". Na verdade, dado seu carater abstrato, do pensamento, não é alvo de grande entusiasmo por parte de quem se propõe a compreendê-la, o que há seculos vem sendo tentado, e apesar de todo seu desenvolvimento, temos hoje mais dúvidas do que certezas, afinal a Matemática é a ferramenta do pensamento humano que nos ajuda, dentro do possível, a decodificar o mundo em que vivemos. Como disse, não sou professor, admito, e a meu ver não podemos ver a Matemática ou qualquer outra disciplina sob um ponto de vista único, porém num contexto bem mais amplo, pois o ensino instituído envolve a própria estrutura de uma sociedade, e sabemos como ela é complexa.



Damasio Antonio, 15/07/2012



Não sei se todos que opinaram possuem alguma formação na Matemática, principio importante para opinar sobre algo relevante, independente disso concordo em parte, pois tudo que foi elencado tem um fundo de verdade, porém visto de modo "simplista". Um problema tão complexo não pode se originar de uma unica fonte e sim de um emaranhado de contribuições, pois quando existe uma dificuldade, é mais fácil apontar e todas as opiniões indicam esse fato.

Volto a reafirmar tudo que foi falado é verdade, mas também faltou considerar que a capacidade individual é composta por inteligências múltiplas e uma delas é a lógica matemática e, considerando que todos os alunos não a possuem no mesmo nível, explica de certo modo, a dificuldade apresentada. A maioria dos alunos não tem nível suficiente para desenvolver conhecimento matemático básico e mesmo assim se for verdade que a culpa é do professor, como ficam os auto-didatas, que são a minoria? Mas aluno que é "bom de verdade", estuda sozinho e demonstra talento, mesmo que o professor seja o pior do mundo.



Fábio Ricardo, 19/06/2012



Não! Ela não é o "tão famoso bicho papão"; o verdadeiro "bicho" desta história são os próprios alunos que nada mais são do que um bando de preguiçosos que nada querem e buscam para melhorar de vida. Porque que em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, México, Cuba etc, a matemática é "encarada" como uma aliada? A verdade é que nossos alunos têm preguiça de raciocinar, discutir e pensar em equações, problemas, geometria, trigonometria etc. Tudo o que desejam é farrear e nada de estudar...



Emerson D.E., 28/04/2012



Meu nome é Marcio e Faço IV ano de matemática na UEG (polo da cidade de Goiás). Estou fazendo minha monografia em cima deste enfoque: "Metodologias e Didáticas: Analisando a temível prática do professor de matemática na Educação básica". Gostaria de indicação de algum material que acham que seriam útil na elaboração do meu TC. Achei muito interessante esta discussão. Parabéns pela iniciativa.



Marcio da Rocha Silva, 13/04/2012



Matemátiva (e no geral, matérias exatas) exigem um conhecimento prévio bem maior que outras disciplinas, (por exemplo, é impossivel aprender logaritimos sem saber potenciação, enquanto é possivel aprender sobre a 2º guerra mundial sem conhecer a fundo a 1º).

E como a maioria das escolas tem deficits educacionais enormes, acaba pulando assuntos e o aluno recorre a decoreba para a prova. E, não conseguindo entender, logo esquece. O professor, às vezes, quando ensina, não explica, bota a fórmula sem mostrar o porquê. (Ex: alguém no ensino médio ensina o porquê da fórmula de bhaskara?) E vem a bola de neve...

Isso sem falar, creio eu, que a matária às vezes é extremamente teórica, talvez as questões que mostrem o lado prático desperteam o interesse da criança/adolescente.

São os pensamentos de uma professora de história que está estudando matemática para um concurso (e sofrendo.)



Luiza Fernandes Magalhães, 08/04/2012



Porque a maioria dos professores sabem muito, porém não sabem ensinar.



Amanda Ferreira de Jesus Tavares, 20/03/2012



Não entendo Matemática como bicho papão da escola. Há outras disciplinas bem mais difíceis que ela, o Português, por exemplo. Tenho as maiores dificuldades com essa disciplina. Não dominar o idioma pátrio dificulta não só o aprendizado da Matemática, como de outras disciplinas também.

Vejo como obstáculos ao aprendizado da Matemática, alguns pontos que considero de suma importância, como:

1. Os pais não saberem, por isso não ensinam aos filhos;

2. Pais não dominam os filhos, portanto, eles não estudam e não fazem as tarefas de casa;

3. Escolas desestruturadas;

4. Professores despreparados para o exercício da profissão;

5. Alunos que não respeitam os pais, não respeitar professores;

6. Falta de investimentos dos poderes públicos para dar à sociedade escolas de qualidade.

Há outros fatores que poderiam ser incluídos aqui, porém de menor importância. Ao equacionarmos os ítens aqui citados, com certeza teremos no futuro uma qualidade melhor do ensino e a Matemática deixando de ser o 'BICHO PAPÃO'



Valter Feitosa, 04/09/2011



Porque os alunos são retardados, não tenho a menor dificuldade em Matemática. Só fazer umas continhas é fácil, tem até as fórmulas de como fazer, basta o aluno querer aprender.



Leonardo Hammes, 10/08/2011



Eu tenho um aluno que trabalha no caixa de um mercado passando troco, mas na aula de matemática tem dificuldades. Qual estratégia devo ter com esse aluno ?



lilian rodrigues dos santos, 25/07/2011



Gostaria de uma opinião sobre que livros de matemática devo comprar ou baixar na net... Já que tive ou aprendi muito pouco de matemática fundamental de primeiro e segundo grau. Por onde devo começar para aprender de verdade? Quem sabe até de terceira e quarta séries?



jacson canevese chies, 20/07/2011



Concordo que as aulas precisem fazer uma ponte com a realidade, demonstrando sua aplicabilidade na realidade vivida pelos alunos. Mas não podemos esquecer que a Matemática também exige abstração e tem conteúdos (conceitos) que tornam muito difícil fazer essa ligação, que vai ser necessário ou não para o aluno seguir estudando, vai depender a área que ele vai escolher. Alguma adaptação tem que ser feita.



Denise N. Araujo, 19/07/2011



Quais metodologias e desafios necessários para que obtenhamos êxito em matemática no ensino fundamental do 6° ao 9° ano?



Adriana Oliveira, 15/07/2011



Será que as secretárias de educação do nosso pais retoricamente têm deixado preso o agir do professor em meio à regionalização de cada individuo?



wanderson da silva, 28/06/2011



Matemática e as suas desnecessariedades... Eu surgiro que tirem o delta e essas coisas que não vão nos ajudar em nada do nosso dia a dia.



jéssica, 04/06/2011



Por que todos os professores não são bons?



Marcelia, 04/06/2011



Penso que a matemática é uma matéria como outra qualquer. Requer comprometimento do aluno em relação ao método que deve e precisa ser melhorado. Sabemos que leva tempo para que as mudanças ocorram, não devemos desanimar.



maria rodrigues pessoa, 19/05/2011



Eu acho a matemática uma disciplina muito boa, mas também um pouco difícil portanto temos que prestar muita atenção.



manucho, 19/04/2011



Fiquei em dependência em uma matéria de currículo, porém na minha faculdade ela não existe mais.Tenho que fazer a prova, mas não sei como nem quando farei isso. O fato de não precisar ir até a faculdade me faz ficar completamente perdida, pois não sei o que devo estudar para prova, tirar dúvida, já que não tem mais essa matéria.



maria aparecida ferreira rodrigues, 05/04/2011



Acredito que matemática não é o bicho-papão da escola, os alunos é que criam essa pré-definição antes mesmo de tentar aprender!!! E sem contar que alguns professores colaboram bastante para isso, dificultando o aprendizado dos alunos!!



Wedjanny Batista, 12/01/2011



Porque os alunos não se interessam em praticar, ninguém é burro, acredito!



Marcos araújo, 03/11/2010



Esse problema não se remete somente a essa disciplina, temos um alto índice de adultos que não sabem ler e interpretar, e ainda não sabem o mínimo das ciências humanas, ocasinando uma total cegueira na compreensão da realidade. Em relação á matemática, bem, o problema vai além do professor, do aluno e da matéria. Há de ser feito um estudo em países que a matemática é mais desenvolvidada na vida escolar, e em segunda há de se identificar os fatores sociais e psicológicos que criam um estereótipo de monstro para essa matéria tão fundamental. Agora sim, entrando em problemas mais com a prática pedagógica, a matemática deveria ser mais relacionada com a aplicabilidade prática, porém, respeitando sua forma abstrata.



André, 15/10/2010



A Matemática continua sendo o terror da escola porque o mundo mágico dos cálculos não são utilizados de forma clara como a criança o utiliza no seu dia a dia para brincar, repartir o que lhe for necessário. Fora da escola faz tudo muito bem e mentalmente.



Hilda F Prado, 09/10/2010



O aprendizado é uma via de mão dupla, eu concordo com a opinião de que parte da responsabilidade está nas mãos do professor, que falta meios e motivação para exercer sua missão de educador diariamente. Porém a outra parcela de responsabilidade está nas mãos dos alunos, matemática é uma disciplina (como outras) que exige empenho e dedicação para se apreender. Não resolveria o professor levar a matemática montada em um circo para a sala de aula e ainda assim o desinteresse coletivo dos alunos persistir.



Daniel de Paula, 01/06/2010



Depende da didática e, principalmente, desenvolver o aluno, nunca abandoná -los.



Deise Aguiar Ferreira, 29/05/2010



Porque o educando não leva o ensino matemático como meio de resolucão de diversos problemas no seu cotidiano. Esse entendimento tornaria o ensino matemático mais atrativo e prioritário.



marcos borges, 13/03/2010



É uma matéria que exige grande concentração, e hoje em dia não existem professores qualificados para dar aulas em uma rede publica. Nunca mudam o seu jeito de ensinar, sempre aos berros e com linguagens mais para universitários. Os professores precisam aprender a ensinar de um modo que todos entendam(isso vale pra fisíca, química... as matérias exatas).



Rayanne Mendes, 03/03/2010



A matemática não é esse bicho-papão que pensam, ela é uma matéria que vai exigir de você uma maior concentração. Junto a isto, infelizmente, muitos professores pegam a matéria para lecionar sem ao menos gostar dela. Agora, lhes pergunto, como alguém que não gosta de uma coisa pode ensinar para as outras que é bom? Aí fica dificil,não é? E assim, infelizmente, nossas crianças crescem com o seu psicológico odiando matématica.



kleber santos, 21/02/2010



Creio que a culpa não seja nem do aluno, nem do professor, o aluno não tem culpa de ter um professor despreparado, e o professor não tem culpa de ter a missão de ensinar um aluno que não sabe a base da matéria. Tudo começa no ensino fundamental, o governo coloca qualquer um para dar aula para as crianças, com o professor que não sabe matematica, lógicamente o aluno também não saberá, quando chega no ensino médio. O governo coloca professores doutores ou mestres, que por sua vez oferecem ao aluno uma aula impecavel, porém o aluno ainda não rende por causa da linguagem usada pelo professor. Por isso a culpa não é de nenhum dos dois.



Professor Nasser, 11/10/2009



O grande problema é que os professores que lecionam no ensino fundamental não tem base teórica alguma para explicar a tal matemática. Pois a maioria deles são ainda professores com magistério(fogem da matemática como o diabo foge da cruz). No entanto, já os professores ditos pedagogos têm as mesmas dificuldades, pois quase sempre são os mesmos professores que tem o magistério e que vão em busca de uma melhor qualificação ou adequação as novas leis da LDB e, para piorar, na faculdade de pedagogia só lhe ensinam a metodologia da matemática. Ou seja: não ensinam absolutamente NADA. Porque o livro é cheio de bla bla ba, e não tem nenhum cálculo e muito menos explicações.

E o pessoal que é bacharel em Matemática está preparado sim, mas para dar aulas no ensino médio e para a faculdade. E nunca querem ensinar matemática para o ensino fundamental. Com isso, o problema aumenta. E nossas crianças são educadas tendo horror a disciplina de matemática, pois quase sempre não tem uma orientação adequada para resolução de problemas que envolvam, sempre, o raciocínio.



El maestro, 22/09/2009



A matemática é muito chat, tem que prestar muita atenção para entender os cálculos.



leticia francisca silva santos, 14/09/2009



A matemática é muito chata, porque eu não consigo entender a matária e o professor não explica direito.



daiane gomes soares, 14/09/2009



Acho a matemática uma matéria muito dificil e não consigo entender as coisas mais dificies. E para eu entender são muitos dias de estudos...



claudia alves de souza, 14/09/2009



A matemática só é um bicho porque nós a consideramos um bicho, pense bem: se você quiser realmente aprender, você aprende, ora bolas.



natanael moreira nascimento, 14/09/2009



Nem sempre os professores colaboram. Eles não explicam direito e nós, alunos, temos vergonha de ficar falando o tempo inteiro o que não entendenmos, pois eles acham que estamos brincando com a cara deles.



luanna, 14/09/2009



A matemática é o bicho porque é chata e complicada. Requer muita atenção, esperteza e muita sabedoria, muitos cálculos.



Vanessa Lopes da Costa, 31/08/2009



Eu acho a matemática chata porque é muito difícil, é muito cálculo e conplicações. E o professor tem que ter mais paciência, pois eu não consigo compreeender nada.



vania knaak de sousza, 31/08/2009



Por falta de falta de métodos mais atrativos e provas que não se assemelham com as atividades proposta nas aulas.



adriana lessa., 31/08/2009



Gostei muito do site, explica muito bem quem foi o criador da matemática e por que ele criou. Explica, também, que foi o Nobel que fundou o prêmio Nobel de matemátic. Parabéns pelo site.



Ágata Amanda Passoas Dias, 17/08/2009



Porque os professores não ensinam adequadamente.



Douglas Rodrigues Torres, 08/07/2009



Gostaria de uma informação. Sou formada em pedagogia, graduação e vou fazer uma pós em matemática. Eu posso dar aula de matematica depois, estarei apta para isto? Ou tenho que fazer graduação em matemática, se eu quiser dar aula para os anos finais?



AMANDA SILVA PEREIRA BERG, 05/06/2009



A matemática é considerada uma matéria difícil para algumas pessoas que tem repúdio a ela. É fácil de compreender esse repúdio pois os professores de séries iniciais tem sempre um pé atrás em ensinar essa disciplina. O problema é que sempre eles tem uma pressão da sociedade em ensinar a criança a ler e acabam deixando de lado essa disciplina pois, naquele momento, ela não tem a importância devida. Isso é um erro: se não for desenvolvida a capacidade de calcular, a criança vai permanecer uma analfabeta numérica e, só um problema será resolvido, quando, na verdade, deveria se dar prioridade em ensinar a ler e aprender calcular na mesma proporção. Mas, para amenizar essa situação o professor, em primeiro lugar, tem que buscar melhorar o seu desempenho na sala de aula.



Antonio Denis de Albuquerque, 03/05/2009



A matemática só deixará de ser um bicho-papão quando passar a ser valorizada por todos envolvidos com a Educação. Há muitos anos foi relegada a segundo plano ou seja, desde a implantação do Ciclo Básico. É necessário que o ensino seja feito num ambiente alegre e motivador, era assim que se ministrava as aulas até 2003, em São Paulo.



Ana Regina Gouvêa, 10/04/2009



Porque o desenvolvimento matemático depende de uma sequência de conhecimentos somados a cada série e que, as vezes, o conteúdo não é compreendido pelo aluno ou não é transferido pelo professor. Uma deficiência dessas pode se transformar em uma futura dificuldade, apelidado mais tarde de "bicho papão" para aqueles que não compreenderam, apenas decoraram para passar de ano.

O aluno tem que aprender a pensar, desenvolver o raciocínio lógico, através de desafios matemáticos, contextualização, jogos matemáticos. Tem que ter interesse e através da motivação, buscar cada vez mais esse conhecimento, pois para mim a Matemática é tudo de bom, desde meu trabalho até um campeonato de xadrez...

Sou aluno da UNEB-Ba. Barreiras, Campus IX, em transição do V para o VI semestre de Licenciatura Matemática.



Jailton José da Silva, 08/04/2009



A matemática só é um bicho papão, porque as pessoas criam um bloqueio contra ela por ela ser uma disciplina muito difícil. Quando na verdade, elas no fundo gostam, por ela se diferenciar das demais....



Hellen, 01/04/2009



Matemática e física. Realmente são duas matérias que assustam a todos, ainda mais quando se tem aqueles professores com ar de superior pelo fato de ser um matemático ou físico, pelo fato de sua matéria específica não ser decoreba como os mesmos adoram dizer. Mas difícil é achar um professor de ensino pública, para o nível de 2º grau com vontade de ensinar. Ai fica impossível de aprender matemática e física!



RAFAEL, 28/03/2009



O fato de ser professor não quer dizer que saiba ensinar. Várias vezes é melhor a explicação de um amigo!



RAFAEL PEREIRA, 28/03/2009



Os livros de matemática realmente são complicados. É difícil você aprender sozinho com um livro desses.



RAFAEL PEREIRA, 28/03/2009



Talves as pessoas não gostem de matemática por não se relacionar bem com ela ou simplesmente porque, na sua infância, ouviu falar que ela é dificil, daí então, carrega por toda vida esta concepção, a qual reflete grandes consequências para o ensino.



gilvan fernandes de sousa, 10/03/2009



Sou aluna ainda do curso de graduação em matemática pelo cederj, e estive pensando sobre essa questão essas semanas, e agora me deparo com essa discussão aqui no site. Concordo com o que todos relataram, eu sei perfeitamente que a figura do professor é fundamental, independente da disciplina. Portanto acredito que o desinteresse que os alunos demonstram com o ensino, cria uma barreira entre aluno e professor. Dessa forma, com todas as más condições que enfrentam na escola, ainda se deparam com aluno que não quer nada! Estou iniciando meu estágio, e estou percebendo que hoje ser professor é um desafio diário, você tem que ser mágico para atrair a atenção e o interesse deles. Espero que eu consiga ser uma professora que realize esse feito. Grande abraço e bons desafios a todos. Caroline Gioseffi



Caroline Medeiros Gioseffi, 06/03/2009



Por que muitos professores não contextualizam o ensino de matemática com aplicações no cotidiano dos discentes?



Patríca Aguiar, 04/03/2009



A matemática só se tornou um bicho papão porque os professores das séries iniciais inovaram muito no que diz repeito a metodologias e tendências pedagógicas e se perderam no tempo e espaço não dando mais importância para a questão das quatro operações. Dai os alunos vão se arrastando até chegarem ao ensino fundamental da segunda fase e ensino médio sem saberem a tabuada, sem saber raciocinar logicamente, sem o hábito de pensar em resultados possíves e não dão conta do mais simples, que é juntar, agrupar ou retirar, diminuir. A culpa é da forma como as mudanças sempre foram promovidas na escola pública: através de achismos que acabam deteriorando a nossa juventude e defasando o processo de aprendizagem, que é o propósito fundamental da escola, do professor, da sociedade.



valdeci machado de azevedo, 24/02/2009



Acho que o professor tem que ser legal, para que a matéria não vire um bicho-papão.



maria paula rodrigues lopes, 15/02/2009



Os professores do ensino fundamnetal não conseguem ensinar matemática por não dar aulas de reforços para as crianças estudarem taboada.



miriam, 21/01/2009



Sou estudante e realmente acho que para aprender a matemática á necessárop que haja 100% de dedicação. Adoro matematica, mas poucas vezes aprendia com a ajuda dos professores. Não é ofensa, porque sei que há alunos que não prestam atenção mas também há professores que são muito inteligentes porém não tem o dom de ensinar.



Carol de Oliveira, 29/12/2008



A matemática é o bicho-papão da escola por que muitos alunos não querem prestar atenção e porque essa matéria é uma das mais difíceis para todos.



Joao Jeremias Feitosa Neto, 26/11/2008



Sou graduando de matemática e tenho como trabalho final o tema em questão. Resumidamente, afirmo que o bicho papão mencionado está implícito na sociedade formadora do caráter dos estudantes. Sociedade esta em que o professor está inserido.



Vanderlan da Silva Ramos, 30/10/2008



Porque tem muita gente que não sabe contas de multiplicação, mais e menos, divião. E, quando vai para o quadro fazer as contas que a professora colocou lá, não sabe fazer nada e todo mundo fica achando completamente engraçado. E a professora ou professor diz: vai estudar, está sem ginásío hoje e amanhã, então estude. Eu sei disso, acontece comigo tooooooodo santo dia e eu fico rezando para não ir para o quadro, para ninguém rir de mim . Então eu digo: matemática é o bicho papão da escola. Tomem muito cuidado com a matemática. Morro de medo de matemática, estou querendo superar esse medo.



alessia emilly da silva, 21/10/2008



Acho que deveria ter aula, pela internet, de matemática. Isso seria legal.



vikisinha, 09/10/2008



Porque nos livros a explicação é de uma forma e os exercícios de outra, e isso confunde a cabeça de todos.



Eleni Rodrigues Belo, 05/10/2008



Porque tem que ter um nível intelectual elevado para entender as questões de matemática, e isso chega a ser um dom, que nem a música, o desenho e outras artes. Ou melhor, eu chamo a matemátca de uma arte, que nem a música.



wilson nonato santos, 04/10/2008



As crianças tem seus primeiros contatos com a diversão através de brinquedinhos (bonecas, bolas, carrinhos etc). Já percebemos que, se quizermos aprender algo, teremos que sentir prazer com o aprendizado. Diversão pode ser a chave para responsabilidade.

Será essa a resposta para os porquês da educação escolar ter esta imagem "carrancuda", de obrigação - se não fizer a lição de casa vai apanhar... vai ficar burro... se não estudar, não vai ganhar mesada... não vai ganhar brinquedo.

Por favoor!!! discutam bastante sobre o assunto.



carlos edu, 24/09/2008



Porque, às vezes, nós professores não temos condições de trabalhar a matemática de forma contextualizada com as outras disciplinas, dificultando o aprendizado da disciplina. Por isso se faz necessário capacitações com o intuito de amenizar essa situação.



Rosimeire Martins Leite, 16/08/2008



Acredito que são muitos os fatores que levam a essa situação. Porém, um dos principais é a forma como essa matéria sempre foi transmitida.



Evaneide Martins da Silva, 09/08/2008



Há um senso comum que envolve o ensino de Matemática e pesá-la como uma disciplina de baixo rendimento, procuramos quem são os culpados. De um lado é discutido sobre o desinteresse dos alunos e por outro a metodologia usada pelos professores; estruturas não adequadas das instituições; a má formação dos profissionais... São muitas as razões para o desconforto com esta disciplina, mas é necessário refletir onde está a deficiência:



•Na história educacional do Brasil em relação à formação técnica;

•Muitos professores de matemática que temos hoje se formou em Engenharia, fazendo um curso para lecionar, (licenciatura) sendo de ano, muito pouco;

•Há poucos profissionais formados na área educacional;

•Muitos não possuem este curso de licenciatura, não encontrando uma metodologia coerente e significativa;

•Por outro lado temos profissionais na área de educação, mas não são especialistas em matemática; o professor polivalente não tem o conhecimento matemático especifico;

•Automatização do ensino;

•Mecanização

•A não capacitação docente;

•A falta de reflexão das instituições sobre o ensino de matemática;

•A falta em trabalhar com operações concretas nas séries iniciais. A abstração vem a partir da experimentação, manipulação do que é concreto e a idade influência muito.

•A não contextualização do ensino matemático com situações cotidianas;

•A falta da interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento;

•Não desenvolver o conhecimento matemático desde a o inicio da vida escolar da criança;



Rosa Cristina A. Perônico, 03/08/2008



Toda vez que leio uma frase ou escuto um comentário sobre a questão do ensino e aprendizagem e que estes fatores não funcionam por causa da falta de interesse dos alunos ou dos professores, fico muito intrigada. Porque existem razões que fazem parte da vida de um indivíduo que o faz perder o interesse por muitas coisas e uma delas são as disciplinas na escola. Na escola, mais especificamente, essa falta de interesse está em diferentes setores, desde as políticas públicas voltadas para a educação até esse contato com o aluno na sala de aula. Neste contexto o aluno é o último a saber, a estar "por dentro" do que acontece de real, e sua falta de interesse acaba sendo um reflexo de um descaso sobre o valor humano em todos os sentidos em nossa e em algumas sociedades. Perdemos o interesse pela falta de significação, do que é significativo. Essa falta do que é significativo está relacionado com a ausência de conhecimento de um determinado assunto, coisa, pessoa... Conhecimento, essa é uma palavra chave. Não podemos ter interesse e compartilhar com o outro o que não sabemos, o que não conhecemos, o que não temos domínio ou o que perdeu o significado. E o maior desafio está em dar significados, contextualizar as vivências da vida prática e, a partir do que temos, o que é necessário fazer, por exemplo, se não temos crianças que possuem um conhecimento matemático, como faremos para que construam este conhecimento? Hoje temos um quadro não satisfatório relacionado ao ensino de matemática e também uma infinidades de possibilidades em reverter essa situação a partir do conhecimento e de como compartilhá-lo.



Rosa Cristina A. Perônico, 03/08/2008



Requer muito esfoço mental, embolando toda a sua mente.



marco, 01/08/2008



É mais uma troca de experiências do que propriamente uma opinião. Sou professor de exatas e, muitas vezes, tenho algumas dificuldades em transmitir o assunto ministrado por conta do entendimento das disciplinas por parte dos alunos. Gostaria, se possível, de receber informações relacionadas a trabalhos escolares (Química, Física e Matemática) para passar para os alunos e assim obter uma melhor aprendizagem.



carlos filho, 03/07/2008



O problema enfrentado pelos alunos em não gostar da matemática, tem a ver com certas atitudes e metodologia utilizada pelo professor(a). Percebe-se que a maioria dos alunos sentem temor, rejeição pela disciplina ou até mesmo do professor(a), alterando seu sistema nervoso, causando desconforto no dia-a- dia ou até mesmo a insônia, principalmente quando recebem o comunicado que haverá prova.



Nilce de Menezes Moreira, 03/07/2008



A matematica é vista como um bicho-papão poque ela ainda é ensinada nas escola de uma forma mecânica, onde a única preocupação, muitas vezes por parte do professor, é apenas decorar fórmulas e mais fórmulas, sem a preocupação em relacioná-la às situações na qual poderia utilizá-la no dia-a-dia do aluno.



Márcia, 17/06/2008



O professor de matemática não é um bicho papão, o que acontece é que o sitema, muita da vezes, impõe uma matemática que muitos alunos jamais vão usar no resto da vida. Se a matemática fosse usada de acordo com a vocação de cada pessoa, se tornaria uma diciplina prazerosa, tanto para os alunos como para os professores.



José Onildo Santos Pinheiro, 13/06/2008



Quando entramos em uma sala levamos a convicção que somos donos do conhecimento, mas a realidade não é bem essa. Para que a matemática deixe de ser o bicho papão é necessário contextualizá-la com a realidade, com o espaço em que as crianças e jovens estão envolvidos. Porque pôr os filhos de agricultores diante de uma atividade do livro didático como essa: "antonio tem 12 figurinhas, ganhou 32, com quantas ficou?!" A criança fica perdida, mas se contextualizasse, trocasse as figurinhas por feijões, com certeza, o esforço e a possibilidade de acerto seria melhor.

Segundo Telma Wiesz, no livro "O diálogo entre o ensino e a aprendizagem", no texto "Batismo de fogo": ela, educadora, chegou na sua sala de aula e passou um probleminha tipo o citado acima e a criança não soube responder. Tempo depois, quando estava indo para o cinema, encontrou este aluno vendendo balas então ela ficou observando enquanto ele voltava o troco e foi tudo certinho. A criança não sabia fazer uma continha, mas sabia dar o troco certo. Esta era a realidade deste aluno: sendo muito pobre era obrigado a trabalhar para ajudar no sustento da familia.

Foi ai que Telma encontrou a grande sacada: contextualizar a matemática respeitando os limites culturais e a sociedade em que estes alunos estão inseridos.



JUSSIARA, 12/06/2008



Nos meus primeiros anos de escola, eu sempre vi a diciplina de MATEMATICA, porém, nâo sei porque motivo, eu nunca consegui aprender, eu tento muito mas não consigo. Já fiz de tudo para aprender, mas sei lá, ela (a matemática) não entra na minha cabeça. Nossa! É horrível quando um professor passa uma prova, eu fico sem ação nenhuma, fico olhando aquela folha, me dá um desespero.

A minha atual professora muda de conteudo muito rápido. Por exemplo, ela passou logaritimo hoje, deu uma explicaçao para os exercicios e você faz, amanhã ela já dá outro conteudo. Para mim, que tenho muita dificuldade, é horrível. Ela muda tão rápido que mal dá pra entender o conteudo passado ontem,prior ainda o de hoje.

Ela não é má professora, porém devia explicar melhor o conteudo de hoje e depois de alguns dias, passar outro.

Apesar, que eu tive uns professores que jogavam o conteudo na lousa e você que tinha que se virar. Acho que o professor devia parar, explicar, mostrar como se faz passo a passo, se você não entendeu, explicar de novo.



michelle, 30/05/2008



Eu gostaria de saber como mudar minha estratégia de ensino de matemática para aqueles alunos que se interessam pelas atividades.



maria aparecida gomes gigov, 29/05/2008



Gostaria de ver aqui informações sobre como dar aulas dinâmicas de matemática.



Ana Paula, 25/05/2008



A matemárica realmente é um pouco mais difícil de aprender porque ela requer mais raciocínio e, conseqüentemente, mais tempo gasto para aprendê-la. Ela é fácil de esquecer. Mas o problema principal é que no Brasil 90% dos alunos estão no ensino fundamental, nas escolas públicas, e, até hoje, a maioria das escolas públicas tem um ensino péssimo; quem tem facilidade para aprender aprendeu, quem não tem que se dane. Então como os alunos vão aprender matemática no ensino médio sem ter base para isso? Creio que a solução é o governo fazer com que os alunos estudem dois períodos, manhã e tarde, estudando prioritáriamente, matemática, português e inglês. E no ensino médio acrescentaria um curso profissionalizante. Creio que esta é a solução para a educação no Brasil.



Carlos EDUARDO fERREIRA, 21/05/2008



Eu tento aprender mais, não consigo, não sei o que é, mas a matemática não entra em minha cabecinha. Eu faço de tudo mas esses números me deixam louca é y+x, vixe!!! isso é muito complicado. Às vezes, na prova de matemática, penso: nem sei para que matemática existe. Mas a vida é uma matemática e temos que aprender mais. Para que vamos precisar de x+y? Para que monomios, polinomios, equação do 1ºgrau! Vixeeeee, isso é um saco.



maiara souza, 18/05/2008



Eu não acho, até que gosto de estudar matemática.



cléfira kátia g.pereira, 07/05/2008



Um pouco são resquícios do passado, vejo hoje que muitas visões já se modificaram com relação a matemática, mas ainda é uma das matérias com maiores índices de reprovações, por isso acho que é o bicho- papão.



claudiana, 04/05/2008



Na minha opinião, não é que a matemática seja um bicho-papão mas, sim, que os assuntos dela são muito complicados e temos pouco tempo para aprender. No caso: o ano tem muitos feriados e alguns são dias de quinta e geralmente eles inforcam na sexta, tem poucos dias de aula, atá a sexta série eu amava matemática, mas agora, na sétima série, estou começando a desgostar. Para os alunos gostarem mais de matemática, os professores deveriam parar de chegar na sala de aula dizendo que matemática na sétima serie é muito difícil, os alunos ficam com isso na cabeça. E cabe também aos alunos pensarem que eles tem capacidade para passar em matemática, por isso que eu sou a melhor em matemática.



Letícia moura, 04/05/2008



Um dos principais motivos para a Matemática ter esses títulos: "a mais chata de todas as disciplinas! A mais difícil de todas as disciplinas na escola!", é o senso comum, que infelizmente é difundido na nossa sociedade. Muitas vezes o aluno, antes mesmo de começar a estudar, ou mesmo, antes de chegar a sala de aula, já vem com essa opinião formada, aprendida como os pais e com os colegas, e isso acaba provocando um bloqueio psicológico na aprendizagem da disciplina. Os alunos chegam a dizer: " Não gosto e não sou capaz de aprender Matemática!". É muito importante desde cedo (ensino infantil) que se trabalhe o lado emocional do aluno, e também que se utilize didáticas inovadoras para que ele aprenda Matemática de uma forma prazerosa e que assim goste de aprender Matemática.



Daniel Lopes da Silva Lima, 28/04/2008



Acho muito válida a troca de experiência entre professores, especialmento os da área de metemática.



JOSE MARINHO FILHO, 19/04/2008



A matemática é uma matéria gostosa de se estudar apenas temos que ter um tempo reservado apenas para se dedicar a ela. E sempre que tiver dúvidas é correr atrás de uma solução.



andreia, 18/04/2008



Acredito que seja pelo fato dos professores não utilizarem uma forma didática boa,fazendo com que o aluno se interesse mais. Simplesmente o professor joga o conteúdo para o aluno e ele tem que se virar, os professores esquecem que existe a aula dinâmica, procurando sempre com que o aluno participe e se interesse por matemática. Participando em grupos esses alunos aprendem a usar o raciocínio lógico, utilizar estratégias e muitas outras coisas, deixando a aula mais prazerosa para o aluno e, é claro, tendo um profissional fazendo aquilo que gosta, atuando com amor, sem dúvida nenhuma, a aula será sempre muito interessante para o aluno.



Lucinéia, 13/04/2008



Acho que o grande entrave dos alunos com relação à matemática está no simples fato de ver a matemática como algo diferente e difícil, ou seja, um "bicho de sete cabeças" que surgiu nem tanto pelo seu encontro com a matemática, mas também pelo que as outras pessoas da família e amigos falavam sobre a disciplina.

Esse dilema está também nas mãos dos professores que algumas vezes não tornam aquela disciplina interessante e agradável como ela é. Eles jogam o assunto para seus alunos recolherem e por isso fica. Enquanto essa nova geração de professores não impedir que isso aconteça, esse problema continuará acontecendo...



Benjamym Cardoso, 03/04/2008



Porque as pessoas não se apaixonam pela matemática como por outras materias, tipo educação física e outras. Os professores devem buscar sempre as novas didáticas para melhorar sua aprendizagem...



edson jose da silva delfino, 17/03/2008



O que a torna um bicho de sete cabeças é o fato de que o professor não ensina o aluno que a matemática vai ser util a vida toda e que, de pouco a pouco, ela se torna uma brincadeira maravilhosa. As pessoas aprendem matemática por que é uma matéria do sistema educacional e se não passa fica em dependência. Mas se fosse ensinada de uma forma divertida, mudaria o conceito do que é a matematica.



Quezia Amancio Peters, 10/03/2008



O meu problema com a matemática já vem desde a escola primária. Porquê? A minha professora, em vez de ensinar, gritava e dava carolos e puxões de orelhas. Ora, reparem, fiquei com um trauma muito grande, até hoje não ulatrapassei esse trauma. Ela já não exerce mais a profissão, ainda bem, de professores assim não precisamos.

Na minha opinião, para os alunos que tem mais dificuldade na matéria, a matemática devia ser ensinada de um modo engraçado, divertido, pois nunca vou me esquecer de 7 e 7 são 14 com mais 7, tenho 21, sete namorados e não gosto de nenhum! hahahah Deu resultado para mim. Tenho um imenso desgosto de ver a matemática como um bicho papão, como dizem até hoje. Não consegui ultapassar isso. Para mim o professor faz o aluno, sem dúvida, tive várias provas disso.



tatiana, 04/03/2008



Minha visão a respeito do assunto como professor de Matemática, é o que sempre ouço, de alguém nas ruas, dos professores e com certeza dos alunos, é que a disciplina Matemática é uma matéria que causa espanto e medo; é o bicho papão; muito complicada; as aulas não são atrativas, além de outras afirmações.

Para mudar a didática do ensino da Matemática na escola, deve-se tornar a disciplina dinâmica, rica, viva, é preciso antes mudar o conceito que se tem dessa disciplina. É preciso também reconhecer que ela evolui e se

Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemáticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. Por isso, faz-se necessário pensar em tornar o ensino de Matemática uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade. Cássio - Iramaia/BA, 28/02/2008



José Carlos - Cássio, 28/02/2008



Sei lá, mas para mim a matemática não é um bicho de sete cabecas, o problema é dominá-la, é dificil. Ou seja, eu sei fazer, mas não consigo interpretá-la.



alinerocha, 13/02/2008



A matemática não é o bicho papão da 1º até a 6º série. Chega a 7º série, aí é que vira bicho papão, porque tem números e letras, temos que resolver e isso confunde toda a minha cabeça. Queria que as escolas tivessem um projeto de aprendizado de matemática, ciência e português e, no final da aula, ficassemoa até às 17 horas para aprender tudo isso.



gleiciene, 09/02/2008



Por que a maioria dos professores não tem uma orientação prática para desenvolver habilidades para tal. A maioria das universidades só orientam sobre teorias, quando o professor chega na escola encontra outra realidade, pois o que ele aprendeu não serve de nada e fica na mesmice. E quando recebe orientação na escola para a melhoria do ensino da matemática, pensa que os orientadores querem aprovar alunos com facilidade, por isso a matemática torna-se enfadonha.



glauceane, 01/02/2008



Acho que uma resposta única e verdadeira não existe, senão já tal realidade já teria mudado. Acredito que um fator predominante acontece no início da vida escolar dos alunos, onde a maioria dos professores, por não terem formação especifica na diciplina, acabam dedicando pouco tempo ou como dizem trabalhando só o "arroz com feijão" em sala de aula, não mostrando realmente as aplicações no dia-a-dia do que é estudado em sala, trazendo grande desinteresse pelo aprendizado.



Jô, 31/01/2008



Porque a maioria dos professores se comporta como robos. Chegam e jogam o conteúdo no quadro, explicam e vão embora sem nenhuma interatividade com o alunos...fazendo com que eles achem uma matéria monótona...sem nenhuma aplicação no dia a dia.



Alane, 23/01/2008



Sou professor secundário em Moçambique e sou "colaborador" do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) na minha cidade (Lichinga). O MCT concebeu um Programa denominado CRIANDO CIENTISTAS MOÇAMBICANOS DO AMANHÃ com enfoque na Matemática, porque acredita-se que ela (matemática) é a base da ciência e tecnologia. O problema é que um grande número de alunos (principalmente do sexo feminino) não aderem a área de estudos que contem Matemática, Física e Química... Por quê essa "fobia"? como curá- la?! O que faz da matemática esse "bicho de sete cabeças"? Outra questão: até que ponto a matemática (supervalorizada) pode fazer os cientistas do futuro?!



Jorge Malita, 18/12/2007



Durante a academia, os estágios me proporcionaram uma visão fatalista da educação matemática, e eu sempre acreditei ser de responsabilidade do professor esta antipatia apresentada nas escolas por grande parte de nossos alunos. Porém, hoje, já em sala de aula, atuante, me sinto frustada e entristecida com o atual quadro educacional de nosso país. O que movimenta as escolas são políticas e mais políticas, e o que menos parece contar, é a qualidade de nosso ensino. Se históricamente a matemática é tida como o bicho-papão da escola, saibam que a tendência é só piorar, se medidas urgente não forem tomadas por parte dos integrantes da educação e do ministério da educação que, sic, deveria trabalhar pela garantia da qualidade do nosso ensino, proporcionando aos professores espaço e condições de aprimorar as suas aulas.



MYRIAM CARDOSO, 16/12/2007



Sou professora de 1ºà 4º séries, vou fazer faculdade de pedagogia, licenciatura.

A minha opinião é que, atualmente, a criança tem ampla aprendizagem fora da escola, elas estão aprendendo mais porque se deparam com as novidades como jogos, acesso a celular e muito outros recursos. Com isso lidam com a matemática.



TATIANE PINTO DE SOUZA, 08/12/2007



Por um fator cultural que, infelizmente, é inculcado nas crianças.



Adriene Nascimento, 29/11/2007



Estou cursando Normal Superior, e terei que fazer uma monografia: gostaria de defender o tema de que a Matemática não é um bicho papão. Gostaria de sugestões e bibliografias sobre o assunto.



VÂNIA CRISTINA DE SOUZA, 08/11/2007



Estou terminando a graduação em pedagogia, e nos estágios o que mais presenciei foi a dificuldades que os alunos ainda tem em matemática, me preocupo pois breve sei que estarei em uma sala de aula. E por sinal eu nunca aprendi matemática da escola, me vejo como aquelas crianças que não conseguem aprender a matemática. Acho que a matemática só existe no cotidiano, na escola ela é lenda!



FRAN MIRANDA, 06/11/2007



Olá ! A maneira de você ensinar influência muito, tenho alunos que odiavam matemática. Quando cheguei na escola, os estigmas já prontos: o professor maluco de matemática esta chegando, ou esta matéria de doido. Ouvia muito isso mas, com jeito, uma conversa amiga, comecei a mudar essa idéia da cabeça deles. Tenho alunos que ainda mantém esse pensamento, mas fico satisfeito ao ver alguns que até passavam por problemas familiares, dizerem que querem que eu seja o seu pai ou que matemática é uma beleza. Consegui transformar o professor maluco em pai e matéria de doido em uma beleza. Leva algum tempo, mas digo logo no primeiro contato que estou ali para ajudar e não prejudicar nenhum amigo. "Eles são meus amigos" hoje, chamo a atenção deles com naturalidade e eles aceitam com maturidade, afinal estou ali para a sua formação. Pedem conselhos ao maluco do professor, será que é maluco mesmo? Programei passeios culturais (visitas a museus mesmo sendo da área de matemática). O profissional de matemática acha que é obrigação do pessoal de história! Enfim temos que chegar ao nivel deles, é muito mais fácil que levá-los ao nosso. Abraços do educador matemático, Jorge Luiz.



Jorge Luiz, 31/10/2007



Bom dia a todos! Na quinta-feira, dia 18/10/2007, recebi uma excelente notícia: um dos meus alunos que participam das aulas de reforço em Matemática tirou nota 10,00 ( dez) numa prova. Valeu a pena todo o tempo que passamos estudando. E valeu mais ainda quando vi a expressão de felicidade nos olhos daquele garoto!

Portanto, pessoal, não vamos criticar o professor. Seja ele de Matemática ou de qual outra disciplina! Vamos, sim, exigir do sistema de educação condições melhores de trabalho para o professor e que as secretarias de educação viabilizem os projetos de Oficinas Pedagógicas nas escolas. Araranguá, SC.



Marta, 21/10/2007



Sou aluna do curso de licenciatura em matemática e minha preocupação é se serei uma boa professora, pois ainda não leciono. Alguns exemplos de maus professores que eu tenho visto, até mesmo na própria instituição em que estudo, me fazem questionar que ao nos graduarmos como professores, nos esquecemos da nossa vida e das nossas dificuldades quando estudantes e perdemos o poder de compreender os nossos alunos. Existe realmente uma barreira entre ser estudante e ser professor?



JEANE, 20/10/2007



Eu sou professora de Língua Portuguesa. Atualmente trabalho numa Oficina Pedagógica e percebo que um grande número de alunos tem dificuldades em aprender a Matemática. De tanto ver os meus alunos me procurarem angustiados, resolvi estudar a Matemática para ensiná- los. Para mim foi maravilhoso compreender aqueles assuntos que eu nunca havia aprendido no meu tempo de ginásio. Graças a muito esforço, os meus alunos conseguiram aprender. As notas passaram de 3,0 para 8,0 e 9,0. Eu acho que todos podemos aprender tudo o que quisermos. Somente, eu penso que numa sala com 35 alunos e numa aula de 45 minutos, nem todos conseguem aprender. É preciso que as Secretarias de Educação ou as escolas ofereçam um professor de reforço para esses alunos que querem e têm direito de aprender. Araranguá, SC, 15/10/2007



Marta, 15/10/2007



Minha opnião, nem professor sou, apenas vejo que temos que aprender os porquês, logo na base e quem desenvolveu as teorias e como chegaram a tais conclusões. Deve se começar pelo começo de tudo. Ai sim, podemos ter uma linha de raciocínio lógica. E professores mais doados que não traumatizem seus alunos.



leandro rodrigues, 13/10/2007



Acho que a matemática é muito dificil para quem tem dificuldades de aprender e a maioria das crianças têm dificuldade de aprender. Isso preocupa muito a todos.



natalia, 13/10/2007



Pelo simples fato do que a matemática sempre foi ensinada de forma tradicional, mas com LDB(Lei de Diretrizes e Base Da Educação.).E com os Parâmetros Curriculares da Educação os alunos aprendem brincando.



Carla Cristina Da Silva Albim, 19/09/2007



Sou professora em formação pela UEA (Univescidade do Estado do Amazonas) no Curso Normal Superior e muito me admira as mensagens que tenho lido aqui de alguns internautas que estão querendo sua formação as custas dos outros, espero que vocês não estejam se formando para professores de matemática, pois que tipo de professores teremos? Que cometem roubo intelectual pedindo que façam seus trabalhos? Meus caros pesquisem, corram atráz, se tornem bons profissionais, de respeito e que saibam depois passarem o que aprenderam.



Ligia, 18/09/2007



Na minha opiniao a matemática é uma matéria muito boa porque sem a matemática ninguém come!



fabia rayanne, 17/09/2007



porque os alunos já tem uma opinião formada a respeito da matéria (não gosto, não sei, é muito difícil) então primeiro nós professores devemos mudar esse conceito e mostrar para eles como a matemática é importante e divertida.



Michelle B. Moreira, 07/09/2007



Porque existem muitos profissionais de outras àreas se dizendo professor.



Vieira, 23/08/2007



porque os professores não sabem ensinar, usam uma metodologia complicada, não são construtivos.



maria josé pereira, 21/08/2007



Porque os professores precisam descobrir a importância do Lúdico no ensino-aprendizagem, principalmente na disciplina de Matemática sem esquecer das boas intervenções e da contextualização.



Evanilda Silva Dino Moreira, 19/08/2007



ACHO QUE OS PROFESSORES NÃO APRENDEM A ENSINAR MATEMÁTICA...PRECISA DISSO ...



MARIA LÚCIA, 18/08/2007



PORQUE ALGUNS PROFESSORES NÃO SABEM ENSINAR .



THAYANNY KEYLLA dos SANTOS de DEUS, 17/08/2007



Porque a maioria dos professores continua ensinando como outrora fizeram, alguns sentem prazer em mostrar uma disciplina difícil que parece como um ser de outro planeta, mas só que esta é uma disciplina vital para a humanidade, pois está inserida em todo nosso contexto e isso precisa ser mostrado por todos os professores aos seu alunos e eles(alunos) têm que perceber esse fator na escola para daí sentir mais prazer em estudar e consequentemente aprenderem os conteúdos.



Edilson Borges de Oliveira, 16/08/2007



porque os professores ja passam essa idéia para as crianças de maneira errada.



olga medronha soares, 14/08/2007



Porque é muito dificil



Edvaldo Bezerra de Azevedo Filho, 13/08/2007



Como os alunos não sabem português, tem mais dificuldades de interpretar a linguagem matemática. E isso torma a mesma um bicho de sete cabeças.



Francisco Eloi de Souza, 01/08/2007



Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Sendo assim, as pessoas ou melhor dizendo, os educandos vão à escola com a finalidade de preencher um espaço ocupacional em suas vidas, esquecendo do fator mais importante que é colocar para funcionar uma máquina muito importante que temos, que é o cérebro. Por isso acham que a matemática é o bicho-papão. Então, nós, educadores devemos procurar alternativas paara aumentar a motivação para a aprendizagem.Abraços: Jorgina Pereira (Belém-Pará)



Jorgina Pereira, 17/07/2007



Porque as crianças não conseguem entender as explicações dada pelas professoras. E as mesmas não têm paciência de explicar novamente.



Maria Lucíola Martins, 15/07/2007



Acho que os alunos já levam esse conceito da matemática (que a matéria é dificil etc.) porque ouvem esse comentário entre os adultos e, talvez o próprio professor já passa essa insegurança para os alunos, falando para tomarem cuidado que matemática é dificil. Talvez é o professor que se sente assim e não sabe passar bem o conteúdo, ou seja, a forma como é passada a matemática para o aluno, considerando sobre a influência da filosofia da matemática que norteia a prática docente e a elaboração dos curriculos. Portanto,a competencia do professor, infelizmente, influencia muito e isso deve ser investigado sempre.



oneide maria de resende silva, 15/07/2007



Matematica é muto fácil quando se está na 5º,6º,7ºséries, mas na oitava fica mais fácil, por isso que eu adoro essa matéria. É uma das melhores e não tenho que reclamar de nada. Claro que sou uma ótima aluna, dai eu posso dizer tudinho...



MAYARA Simas Cardoso, 10/07/2007



Porque, muitas vezes, as crianças sequer foram alfabetizadas, matemáticamente falando.



rodrigo guedes, 09/07/2007



Vai depender da maneira em que o educador a transmite e de sua a paciência.



maria cristiane da silva gonçalves, 06/07/2007



Eu sou uma aluna que não sabe nada de matemática e quer aprender, pois preciso de 8 pontos para não levar a matéria para o segundo período. Estou cursando marketing na Unicarioca de Três Rios.



ana claudia, 02/07/2007



Boa dia! Sei que aqui é como um fórum para debates, mas nesse momento peço ajuda,eu tenho 21 anos, sou muito batalhadora e estou muito cansada por que eu não consigo aprender matemática e isso já me impossibilitou de arrumar bons empregos e bolsas de estudos. Já que sou inteligente e aprendo bem em outras matérias, infelizmente não aprendi o que era necessário em matemática. Peço ajuda, com que puderem me ajudar,(já que tenho o ensino médio completo mas não sei o básico). Quero proseeguir a minha vida com esperança de pelo menos ter chance de passar na escola técnica do município onde eu moro. Não é dinheiro que eu peço, é conhecimento.



laisa, 22/06/2007



Porque a Matemática é mostrada aos alunos como uma ciência pronta e isso faz com que eles não vejam utilidade nenhuma da matéria, a não ser para passar de ano.



Tatiane Silveira, 22/06/2007



Não acho a matemática o bicho-papão da escola, mas admito que achava. Eu era muito ruim na matemática, então contratei uma professora de reforço ela me ajudou e eu me esforçei mmmmmuuuiiittooo. Agora todas as terças, segundas e sextas eu tenho matemática na escola mas não estou nada ruim, estou acabando antes do que alguns colegas que se achavam melhores do que eu. E deixo o recado: que vencer foi por lutar se não lutar não vencerás. Por isso agora adoro a matemática, sem bicho-papão ou com o objetivo é lutar e não desistir só porque é díficil. Lute pela vida e não por desistir. E deixo também o recado: as crianças que não gostam de matemática por que são ruims nisto devem lutar, que venceram a todos o momentos. Não desistam nunca.



gabriel, 09/06/2007



É notável a existência de uma cultura escolar que expõe a Matemática como uma disciplina complexa. Essa impressão ao longo da vida escolar vai se impregnando entre os estudantes, prolongando-se até a fase adulta.



Hildete, 04/06/2007



O que falta aos alunos é a compreenção de que a matemática é tão importante quanto o ar que respiramos. Extremamente necessária no dia a dia.



manoel bonfim chaves dias, 02/06/2007



Porque a matemática é importante em nossa vida? Ou seja, porque temos que aprender matemática?



Géssica oliveira, 28/05/2007



Porque os próprios alunos colocam em suas mentes que matemática é isso tudo mas, a partir do momento em eles se envolvem com a matéria, vão ver que é uma delícia estudar matemática.



kelly maia, 23/05/2007



Olá, sou estudante de matemática no quarto período da graduação.

Acredito que o método de ensino dos professores tem se defasado ao longo dos anos, a forma seca de transmitir a matemática sem nenhuma interação com as suas aplicações na realidade.

É preciso deixar de ser professores e passem a ser educadores. Obrigada e viva a socialização da matemática.



priscilla almeida, 22/05/2007



Como ensinar matemática para as séries iniciais, brincando?



jucelia, 14/05/2007



A Matemática é o bicho-papão da escola porque ela é usada como capa para outras disciplinas: como todos escrevem mal e não dizem que a Língua Portuguesa é bicho-papão! Como todos não conhecem direito o lugar geográfico do seu bairro e não dizem que a Geografia é o bicho-papão! Como todos não sabem dizer quem foi o 1º ou 2º Presidente da República e não dizem que a História é bicho-papão e assim por diante...

Como educadora vejo que estão querendo colocar a culpa na Matemática por ser uma disciplina aplicada, mas que é tão importante quanto às outras para que se tenha uma bom aprendizado!



Jorgina Pereira, 12/05/2007



Também tenho conhecimento deste triste mito do bicho- papão matemática. Entretanto penso que já está passando o tempo de nós, educadores matemáticos, transformarmos essa bruxa em fada... e uma FADA BOA e LINDA como é a nossa DISCIPLINA. Posto que a Matemática é a arte do pensar, do raciocinar, do entender e, principalmente, do querer compreender e saber ensinar.

Vamos lá, queridos colegas! Chega de crítica negativa. A Beleza da Matemática deve partir de nós mesmos, somente podemos cobrar aquilo que realmente ajudamos a formar!!!

Um abraço cheio de números, cálculos, ternura e carinho... ELY.



Eliane de Souza, 11/05/2007



As disciplinas Matemática, Química e Física, sempre são consideradas pelos alunos como uma espécie de "bicho papão". O que podemos fazer para reverter este quadro? Como poderíamos mudar o olhar do aluno para estas disciplinas?



Adriana Bernardes, 03/05/2007



Porque os professores não são preparados para ensinar e sim para reproduzir o conhecimento, precisam saber a aplicabilidade dos conteúdos, e isso só acontecerá se forem capacitados através de oficinas onde eles aprendem e praticam.



Eliane, 29/04/2007



A matemática é considerada um bicho-papão porque vários fatores contribuem para que ela se torne assim. Tais fatores valem a pena mencionar, como: falta de competência real dos governantes em investir na capacitação dos educadores, falta de responsabilidade da família, falta de interesse dos educandos, falta de organização e reelaboração do currículo escolar....



Jorgina Pereira, 26/04/2007



Porque é preciso muito raciocínio e lógica, além de fazermos muitos exercícios para fixar e não mais esquecer. Eu gosto, mas é muito difícil aprender para prestar vestibular e, mesmo assim, é imprescindível para o aprendizado em outras matérias.



JHENIFFER JAQUELINE DE GODOI, 26/04/2007



Acho que a educação não depende só de um professor, mas de uma comunidade unida o objetivo de melhorá-la se baseando principalmente no futuro de nossos jovens e das crianças que estão chegando agora e que logo irão se deparar com uma educação cada vez pior! Ou seja, tudo depende de nos unirmos em um só objetivo!



carla fontenele, 25/04/2007



Acho que é apenas preconceito de todos que não gostam de estudar. E por não se ínteressar nessa materia, acham que é difícil.



adrielly ramos de oliveira, 25/04/2007



Por causa da forma que é passada pelos professores. Muitas vezes os conteúdos são passados sem mostrar sua aplicabilidade no cotidiano do aluno. E isto acontece porque os professores não foram bem preparados na graduação. As universidades ensinam aos seus alunos os mais variados tipos de cálculos avançados, no ensino superior, e se esquecem que a maioria destes alunos serão professores do Ensino Fundamental e Médio. Penso que os cursos de Licenciatura deveriam preparar melhor os alunos, direcionando principalmente para as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, pois se a criança tiver uma boa base se sairá bem nas outras séries.



Carla Suzyanne Gomes, 18/04/2007



Para a grande maioria das crianças de 0 a 4 anos é dado todos tipos de brinquedos das mais diversas áreas, exceto das exatas. Dão-lhes carros de todas as marcas, tanques de guerra, metralhadoras, revólveres, carro-bombeiro, bola, camisa de clubes, aviões, letras etc. etc. E todos os brinquedos que lhes são dados, ensinam -lhes os nomes e eles aprendem com a maior facilidade. No entanto, brinquedos que representem figuras planas, sólidos, números etc. jamais. As crianças conhecem as sub-metralhadoras, R-15, 38 e muito mais, mas não conhecem figuras importantes com os algarismos, triângulos, quadrados, cilindros pirâmides, as cores etc. Por quê estou citando tudo isso? Porque meus filhos e netos foram criados com todos os tipos de brinquedos, os convencionais e os educativos, principalmente aqueles ligados a questões de Matemática e ciências, ou seja, as exatas. Não me parece muito inteligente da nossa parte subestimar a inteligência das crianças, bem como achar que as exatas são difíceis para elas, é pouco racional pensarmos dessa forma.



Válter Soares Feitosa, 11/04/2007



Porque é a materia mais usada em qualquer lugar, para os empregos, a maioria, dependem de matemática e raciocínio.



eric, 10/04/2007



A matemática é vista como um bicho-papão porque muitas crianças não conseguem aprendê-la,isso em decorrência de como essa Ciência, que faz parte de nossa vida, é trabalhada nas nossas escolas por muitos professores que tem dificuldades em mediar os conteúdos, porque falta a formação continuada.



Sandra, 30/03/2007



O professor deve ensinar matemática brincando de quebra - cabeça com as contas de adição e subtração. A matemática não vai ser mais um bicho de sete cabeças.



PATRICIA BEZERRA SANTANA, 29/03/2007



Adoro matemática, pois sei que ela não é tão facil de se resolver mas é bastante gratificante estudá-la, explora o máximo o meu raciocínio e me faz sentir útil nas resoluções de exercícios. Também estou defendedo o tema Medo da Matemática: Mito ou realidade?



Nelzaninha, 28/03/2007



Porque a preparação dos educandos deixa um pouco a desejar, dai a rejeição à disciplina torna-se óbvia. O que deve ser feito é capacitar melhor os professores, para que eles possam melhorar o seu desempenho em sala de aula, tornando o ambiente mais interessante e chamativo. Quando eu falo em preparar os professores não é só os professores do fundamental 2 mas também os que ensinam o fundamental 1, pois existem professores do fundamental 1 que não tem nem idéia do que é dar aula de matemática e mesmo assim tem que dar aula de matemática tornando o aluno um discípulo dele, que não gosta de matemática por que aprendeu com o seu 1º professor que a matematica é um bicho de sete cabeças e jamais vai tirar isso de sua mente. Portanto, precisamos rever esse quadro. No fundamental 1 poderia dser colocado professores por disciplinas, como ja acontece em algumas escolas públicas aqui de Adustina, para que os professores trabalhem na area que realmente tenha aptidão, e para que os alunos criem mais gosto pela matemática.



Evandro Batista de Jesus, 28/03/2007



Devo lembrar que esta é uma das perguntas da minha monografia e como já sei a resposta, digo, suponho que tenho a resposta, que é a seguinte: Nos primórdios, lá no Egito os senhores do tempo eram vistos como Sacerdotes e nada mais eram do que estudiosos e observadores das cheias do Rio Nilo, nessa época podia se dizer que matemática era para poucos. Já na época de Euclides, para o iniciando entrar para a escola, ele teria que passar por várias provas, inclusive provas de paciência e humilhação. Quando não se conseguia a aprovação o pretendente era escorraçado e saía muito revoltado com a situação sofrida, prometendo inclusive vingança. podemos sugerir que daí surgiu a expressão ?Eu odeio matemática?. Trazendo a matemática para o século XIX, com o surgimento de grandes matemáticos como GAUSS, que elaborou vários teoremas tanto na matemática como em outras ciências, como a lingüística, e que um grande Empresário pagou seus estudos e voltamos a lembrar: Matemática era para poucos. No século XX sabemos que: as professoras das séries iniciais procuravam o curso de magistério para fugir da matemática, voltando ao velho jargão: ?Eu odeio Matemática?. De uns tempos para cá, isto é, perdeu-se ou se esqueceram da história, porém o jargão continuou... "Eu odeio Matemática e Matemática é para poucos". Na minha humilde opinião tem que mudar a forma de nos referir à matemática e propagarmos os jargões: ?Matemática é fácil?; ?Todos gostam de Matemática?; ?Todos gostam de estudar Matemática? e paralelamente a essa boa propaganda, os professores usariam métodos didáticos, com exemplos do dia-a-dia para o uso da Matemática, inclusive com jogos lúdicos e temas transversais e ainda, o governo propiciaria mais vagas para todos que necessitassem de estudo. Deixo aqui a minha colaboração!



Orlando Jeronimo Troian, 23/03/2007



Porque todos a tratam assim!



francisco ytalo serafim facundo, 22/03/2007



Por mim, a matemática não deve existir, pois é muito chata!!!



Alcie, 21/03/2007



Por causa da metodologia que a maioria dos educadores usam para ensinar a matemática.



jacinira araújo, 14/03/2007



Por que não invertem em capacitações gratuitas para os professores de Matemática. Acredito que, em meio a tantas tecnologias e o mundo mudando constantemente, as autoridades deveriam investir em novas capacitações, para que os docentes pudessem acompanhar essas mudanças. Uma sugestão: poderia ser feita de seis em seis meses, isto é, antes do início do ano letivo e no recesso das festas juninas, uma vez que os professores não são valorizados o suficiente. para que venha investir em sua própria formatura.



JOÃO DE JESUS SOARES, 13/03/2007



Eu adoro matemática, a minha opinião é que não gostam de fazer contas, não tem paciência. Tenho 10 anos e sou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.



suelen, 11/03/2007



Porque não é ensinada de forma atrativa. Os professores não se preocupam em divertir para ensinar, eles apenas passam o conteúdo que, digamos de passagem, não é um conteudo fácil, e querem que todos decorem as fórmulas para resolver as questões. Outra coisa que eles não se preocupam é em mostrar no que será usado todas aquelas fórmulas e contas que aprendemos. Existe coisas que eu mesma aprendi que não sei nem pra que serve, sendo assim os alunos se encontram em um estado de desmotivação. E se o professor for daqueles caxias, ai sim a coisa se agrava ainda mais. Portanto, deve-se prestar mais atenção em como será aplicada a matéria em sala de aula, para que os alunos criem interesse em aprender, não apenas interesse, mas uma coisa que acho de extrema importância na matemática é a CURIOSIDADE, se conseguirem desenvolver a curiosidade, despertar o famoso "por que???", encontraram finalmente uma forma de aplicar a matemática para que os alunos realmente aprendam.



Mariana Athayde, 08/03/2007



Porque os alunos apresentam dificuldades de leitura e interpretação. Por isso não conseguem ler e interpretar a matemática para poder resolver as questões propostas.



rosangela, 04/03/2007



Porque, além da pressão psicológica já imposta pela família, existem raros professores que são capazes de encarar o ensino da disciplina com responsabilidade e, ao invés de aumentar esse mito, conseguir fazer uso da disciplina para o crescimento de seus alunos. Não tive sorte de ter um professor assim e é por isso que luto para que meus alunos não passem pelo que eu passei. Acho que se um professor está realmente seguro do que ensina, não precisa ficar com enrolação; para ser um bom professor, seja de que disciplina for tem que por em sua mente que seu processo de formação é interminável e que a pesquisa é a maior e melhor fonte de construção de conhecimento.



Fabiana Christina dos Santos Silva, 03/03/2007



Porque os alunos não tem o hábito de leitura.



Lenicia, 02/03/2007



Porque ela tem muitas coisas inexplicáveis, como não saber ela própia om que deveriamos saber e que não conseguimos aprender!



carla fernanda, 23/02/2007



Sou professora de matemática e sempre trabalhei da 5º série em diante. Num belo ano peguei uma turma de 4ª série do ensino fundamental para trabalhar com matemática, me vi louca para trazer para o mundo deles a matemática prazeroza e concreta, mas após o segundo ano tudo ficou tranqüilo e pude descobrir que o famoso bicho-papão se devia por causa de alguns professores formados em pedagogia, e que não entendem nada de matemática, que apresentam os conteúdos daquela forma tradicional e o aluno acaba não gostando. Depois disso resolvi fazer pedagogia para saber o que acontece com os pedagogos que me parecia que quanto mais estudavam piores ficavam. Não deu outra, para mim ficou provado que temos mais do que depressa colocar especialistas para dar aula nas séries iniciais, pensando que o conhecimento cientifico não pode ser deixado de lado e num curso de pedagogia não se aprende nada de matemática e aqueles que já tinham seus traumas pela matéria saem da faculdade de pedagogia do mesmo jeito e vão diretamente para a sala de aula assassinar o raciocínio das crianças que amavam matemática antes de entrarem na escola. Precisamos matar esse bicho papão, o chamado "professor" de nada...



Renata Maria de Carvalho Schimitz, 15/02/2007



Porque a maioria dos orientadores desta matéria costumam ensinar com um certo tipo de insegurança e de forma muito tradicional, mostrando não estar seguros com a matéria. Para falar a verdade nunca tive um professor de matématica seguro. É por isso que hoje acho a matemática um bicho papão, onde só em pensar me dá indigestão, sofro muito, pois esforço-me bastante para aprend~e-la, mas paresse impossivel. Já terminei o ensino superior, mas sofro muito por tentar e não conseguir entendê-la.



VALQUÍRIA DOS SANTOS, 15/02/2007



Falta de esclarecimento para com os alunos, principalmente nas séries iniciais, pois os mesmos deverian saber que a matemática faz parte da sua vida cotidiana.



IVANTE ALVES, 14/02/2007



Por mim, a matemática não existia.



Karla Marx Mostoiewsky garcez, 08/02/2007



Porque os professores não fazem, do dia-a dia da criança, uma forma mais fácil e eficaz para ocorrer o aprendizado. Matemática é vida.



Maria da Purificação Cruz Santos, 25/01/2007



Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil. É preciso que os professores inovem o seu ensino, mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia do cidadão de modo que ele se torne num sujeito crítico e participativo. É válido ressaltar, ainda, que para o aluno ter uma aprendizagem produtiva é necessário que seja oferecido a ele aulas estimulantes, ricas em conteúdo e não apenas aulas tradicionais onde o mesmo só capta o que lhe é transmitido. Danilo Mendes Tapiramutá-BA 16 /01/2007



Danilo Silva Mendes, 16/01/2007



Hoje a matemática está deixando de representar esta imagem de inacessível e provocando a curiosidade dos nossos alunos. Professores com visão ampla tem buscado mudar essa idéia de que matemática é somente para alguns previlegiados.



valéria ferreira silva, 10/01/2007



Porque, ás vezes, até o professor acha que é complicada. Deve se rever a matemática numa visão, prática, desmistificá-la trazendo-a para o cotidiano, mostrando que necessitamos dela constantemente e não tratá-la como produto de consumo, como se apenas o que for exposto na sala de aula fosse suficiente para a vida. Matemática é a essência de todas as áreas das ciências exatas e deve ser vista como mola propulsora para o entendimento do todo, não se deve fragmentá-la, tornando-a sem nexo.



carol, 25/12/2006



Estou fazendo pós-graduação em matemática e física, preciso de ajuda. Alguém me ajude na minha linha de pesquisa, o projeto que terei de fazer, me ajudem, por favor.



JAN HELMONT DIAS, 23/12/2006



Enfrento este poblema no dia dia, dentro de sala de aula.



ALCI LUZIA MARLIERE NAVARRO, 18/12/2006



A matemática deve ser vista como estudo obrigatório, precisamos dela para qualquer coisa!



Arissa, 04/12/2006



A Matemática deveria ser vista como uma disciplina qualquer, mas muitos professores parecem não querer isso, pois continuam com suas aulas tradicionais como outrora faziam. Diante de tanta mudança, desenvolvimento, o ensino desta matéria deveria ter evoluido muito, com aulas mais dinâmicas, contextualizadas, afim de que ela se torne mais interessante e atraente para o discente. Se esta ficar mais interessante é óbvio que haverá mais interesse em estudar e conseqüentemente um melhor aprendizado, os alunos não tem estímulo para estudar e este deve ser criado pelo professor que, ao menos, deve que tentar fazer. Claro que a falta de interesse dos alunos conta muito para a atual situação.



EDILSON bORGES DE OLIVEIRA, 27/11/2006



Por favor queria que vocês me respondesse algumas perguntas: quais as dificuldades matemáticas no ensino Fundamental e Médio? porque existem? como superar? Por favor me respondam, ficarei grata!!!



Renata, 22/11/2006



Porque muitos alunos sentem dificuldades com exatas, e ao ouvir o nome matemática já tremem. Talvez, se os professores achassem um meio de ensinar sem coagir, o aluno deixe de ter medo.



stephanie louise, 22/11/2006



Depende de como o professor ensina a matematica.



Alessandro Oliveira Souza, 17/11/2006



Porque não faz a relação entre o conteúdo ensinado e o seu uso no dia-a-dia tornando esta disciplina muito abstrada e desvinculada do cotidiano. É preciso mostrar para o aluno onde são usados as fórmulas, correlacionando-as com a realidade. As instituições superiores que prepararam o professor certamente não mostraram como fazer isso.



José Siqueira da Mata, 15/11/2006



Porque assim como temos ótimos professores infelizmente temos péssimos professores que não estão inteiramente comprometidos com o ensino público no nosso pais. O professor tem grande força para fazer uma imensa mudança na história educacional do nosso país, mas isso só será possível se a grande maioria estiverem realmente interessados em mudar a história do nosso pais. Temos que pressionar os poderes para que a matemática e as outras disciplinas não sejam mais um bicho papão para nossos alunos, para que eles tenham mais acesso à educação e às informações necessárias para sua formação e capacitação ao entrar num mercado de trabalho tão exigente.



Jair Moreira Júnior, 11/11/2006



Por que ensina conceitos sem demonstrar a matemática real. Não se cria um ambiente propício ao ensino aprendizado.



ALAN CARLOS DOS REIS, 28/10/2006



Porque, na maioria das vezes, os professores não fazem uma avaliação diagnóstica - para saber, dentre muitas coisas, quais são as etapas queimadas em anos letivos anteriores. E começam a "passar" conteúdos para os seus alunos, os deixando alienados àquela realidade de sala de aula. Ora, se os alunos não sabem os pré- requisitos para a próxima matéria, qual é o sucesso que o professor espera obter desta turma? Nenhum!



Elen Oliveira, 22/10/2006



Percebo que a Matemática é vista assim por muitos fatores: a falta de estímulo por parte dos professores, a sociedade que estimula o não gostar da discíplina, a falta de dedicação dos alunos, uma certa elitização que existe há tempos, enfim; pretendo tratar deste assunto, suas possíveis causas em meu trabalho de conclusão de curso. Por favor, mandem-me algo para enriquecimento de minha pesquisa, sobre o medo que os alunos têm da Matemática.



Rosana Cristina Gonçalves, 11/10/2006



Por ser uma disciplina muito prática e não haver incentivos para o gosto por ela.



stelio de jesus rodrigues chiluvane, 10/10/2006



Porque a idéia foi construída há muitos anos e ainda há poucas pessoas que tentam mudar esse conceito. Para a maioria, a idéia de decorar a tabuada ainda continua sendo a finalidade da disciplina. O aluno precisa perceber a disciplina como uma necessidade para viver sem ser engabelado, comprar só o necessário, perceber qualidade nos produtos, desenvolver responsabilidade. Ex: perceber que quando uma loja anuncia um produto em promoção, ela não está perdendo nada, pois o preço normal já está com 100% e a mesma quer apenas livrar- se dos estoques para renová-los. No futuro, se um aluno tornar-se um pedreiro, terá que saber calcular área, ângulo entre outros. Para tomar um medicamento, terá que conhecer as horas... A matemática deixará de ser o bicho-papão quando mais pessoas interessarem-se pela felicidade do outro.



Edilene de Souza Pereira, 05/10/2006



Porque é uma das materias onde mais temos que desenvolver o senso prático de calcular, onde não basta praticar mas, sim, praticar e conhecer a sua história e sua evolução.



jussara, 03/10/2006



As escolas dariam um grande passo se deixassem de lado um pouco da tradicionalidade, dos conteúdos ditados. Muitas vezes, enjoamos e perdemos o animo de estudar, coisas que nunca terão ultilidade no nosso dia a dia. Um apelo as professoras! Não somos só nós que iremos conseguir mudar essa situação, sem o apoio de vocês nada irá mudar, esse apoio tem que partir das professoras. Talvez, com incentivo os alunos, tenham melhor capacidade de aprender.



bruna, 18/09/2006



Porque alguns professores tradicionais não trabalham com material concreto nem com jogos. A obrigatoriedade sem graça das atividades tira a alegria e a boa vontade do aluno.



Gilka Carvalho, 11/09/2006



Ao meu ver, o ensino da matemática ou, melhor, os conceitos matemáticos devem ser apresenyados na educação infantil, na pré-escola, sem a obrigação de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico com brincadeiras e jogos, colocando o lúdico em primeiro plano para que, na seqüência da vida escolar, o aluno não tenha tantas dificuldades na compreensão de simbolos, conceitos e diferenças, investindo também no aprimoramento do discente, formulando uma didática prática que faça o aluno descobrir a importância da disciplina para a vida, retirando de sobre a matemática o mito de ser a fada má da vida escolar. Creio que a partir do momento que conseguirmos fazer com que a matemática faça sentido para o doscente, "o porque? e para que?" estaremos com mais da metade de nossos problemas como educadores resolvidos. Estou escrevendo sobre este assunto caso queiram me ajudar, ficarei grata.



raquel, 06/09/2006



Adoro matematica, mas venho presenciando várias falas a respeito dela, falas essas negativas. A maioria das pessoas não gosta e não vê o valor desta disciplina. Por este motivo estou fazendo um trabalho sobre a real importância da matemática nas séries iniciais. Ficaria feliz se me enviassem artigos com este tema.



edite de assis silva santos, 05/09/2006



Porque temos, muitas vezes, matemáticos em sala de aula. Sabem a matéria, mas não tem didática adequada para passá-la aos alunos. Não vão de acordo com as necessidades do aluno.



thais, 30/08/2006



Acho que o medo de matematica tem muito a ver também com ensino em sala de aula . Minha monografia vai ser sobre "medo da matemática" suas causas etc. Gostaria de receber algum conteúdo sobre isso.



claudia, 25/08/2006



Porque ainda não existem professores realmente voltados para o aprendizado do aluno, principalmente nas escolas públicas!



tatiana, 25/08/2006



Pois a matemática tem muitos cálculos.



thais, 23/08/2006



Motivo: por falta de união entre escola e pais.



adriana marques, 19/08/2006



Para mim tem a ver com a falta de incentivo dos pais e a associação da matemática com punição.



DENISE DE AGUIAR FERREIRA SILVA, 10/08/2006



Bom, não quero dar opinião, mas gostaria de opiniões para minha monografia sobre a Deficiência no ensino e na aprendizagem de matemática. Aguardo... Obrigado



Keila, 04/08/2006



Queria uma sugestão para montar um seminário sobre o tema "porque a matemática é um bicho papão dos alunos". Estou cursando o 2º ano de normal superior e gostaria muito de obter ajuda de pessoas com mais esperiência. Desde já agradeço. - castrequini@hotmail.com



LUCILENE Castrequini, 01/08/2006



A matemática é, na verdade, uma vítima de pessoas despreparadas para repassá-la aos nossos alunos. Devemos considerar também que a figura de pais e demais familiares, frutos deste despreparo, é fator de peso no crescimento do pavor que a grande maioria de nós sentiu ao estudar matemática. Penso que é nosso dever, enquanto professores e educadores, trabalhar junto aos nossos alunos e seus familiares, no sentido de erradicar de vez este medo sem sentido. Teremos um trabalho árduo pela frente, com resultado a longo prazo, mas que será gratificante ao final. Precisamos iniciar, o tempo e nossa persistência se encarregarão de nos recompensar.



Jussára F. da Costa, 26/07/2006



Eu gosto de estudar matemática, mas na minha opnião as pessoas não gostam porque essa matéria é um pouco complicada: número por cima de número e, às vezes, você se atrapalha.



Ananda Valquiria, 26/07/2006



Porque é trabalhada de uma forma muito técnica... Se alguém um dia editar um livro de matemática com o conteúdo e trabalhar as atividades com jogos e brincadeiras os alunos entenderiam esse bicho-papão com mais ânimo...



Gisele Cristina Cunha, 25/07/2006



Na verdade, vivenciamos a matemática em nosso cotidiano desde que nascemos. No entanto, não damos muita atenção a isso, assim a transformamos num bicho- de-sete-cabeças. E nas séries iniciais, isso se alastra porque os próprios professores são despreparados para harmonizar essa disciplina, que é tão envolvente e cheia de descobertas. Contudo, creio que um dia, a matemática seja vista como o centro das atenções, pois ela merece!



Lourdivania Santos, 18/07/2006



Bem, acho que os próprios alunos tem a ilusão que a matemática é ruim, é complicado. Nada disso, depende de como você encara a matéria. Se o aluno não gosta de certa disciplina, é claro que o aluno não vai ter nenhum interresse sobre ela. Mas a matemática é linda de todas as formas e aplicações por ela elaborada. Não gostava mas, quando comecei dar aula de 1ª a 8ª série, me apaixonei de tal forma que estou convencida que depende do professor ministrá-la de maneira diferente, para que aluno goste da matéria e tenha o prazer de aprendê-la.



shirleane coelho costa, 18/07/2006



A matemática é uma matéria que deve ser aprendida, não gravada, pois é uma matéria prática e do nosso dia a dia.



dai, 03/07/2006



A matemática não é nenhum um bicho papão, pelo contrário, caso fosse, como explicar que uma criança aprende matemática antes de ir pra escola? O bicho papão está mais para o professor do que para amatemática. A rejeição a matemática escolar começa a surgir nas séries iniciais, por vários fatores, inclusive baixa qualidade de formação docente. Muitos docentes não estão preparados para ensinar matemática. Nas séries mais avançadas, surge a figura do professor "sabe tudo", que centraliza nele a ação de sala de aula (o tradicionalismo). No entanto, nem todos fazem isso por que querem, mas foi assim que aprenderam com seus professores e é assim que veem seus colegas mais experientes fazerem. Portanto, não acho que a Matemática seja bicho papão, quem assusta mesmo é a forma de se ensinar, visto que todos aprendem matemática no dia a dia, sem professores, embora nem se deem conta disso.



jose americo da silva, 21/06/2006



Queria uma sugestão de com montar um plano de aula sobre o conteúdo de matemática, números naturais. - contagil_rosangela@hotmail.com



ROSANGELA MACEDO RODRIGUES, 12/06/2006



Isso depende muito da metodologia do professor! Tudo depende dele. Têm várias formas de ensinar uma tabuada, uma conta.



mariana za barboza de oliveira, 08/06/2006



Porque ela é uma ciência exata e não deve ser decorada, mas sim aprendida. Muito embora já carreguemos este medo desde as séries iniciais, onde aprendemos que matemática é o bicho. Acredito que os educadores deveriam mudar este raciocíonio ainda na infância, para que os futuros jovens encarem de cabeça erguida o aprendizado. Faço faculdade de matemática e o projeto de pesquisa que fiz foi justamente sobre o medo de matemática no ensino médio. Os alunos entrevistados falaram de suas dificuldades desde o antigo primário e que só encontraram professores preocupados em passar apenas conteúdos e cumprirem sua carga hóraria, sem a menor preocupação com o aprendizado. Isto precisa mudar. Um abraço.



maria aprecida bezerra, 07/06/2006



É um bicho papão porque na maioria das vezes os professores do ensino fundamental de 1ª à 4ª série não ensinam matemática com amor, pois eles mesmos já demonstram bastante dificuldades nos assuntos, fazendo com que os alunos também não tenham interesse pela disciplina e, o que é pior, fazendo os alunos se assustarem com o assunto.



Marcio Rogerio Honorio, 07/06/2006



Você gostaria de aprender um assunto que não tem nada de interessante? Na verdade para nós, que trabalhamos com matémática, ainda é muito difícil acabar com esse mito, nossos professores não sabiam matemática, aprendemos a "ensinar matemática" do jeito deles e com isso estamos criando mais odiadores de MATEMÁTICA. O que pecisamos é buscar novos métodos de como ensinar e apender a usá-los ou, ao contrário, não chegaremos a lugar algum. Utilizar jogos é uma nova maneira de mostrar aos alunos que a "Matemática é linda" (frase do Prof. Celso, matemático professor do curso de Matemática da FACE). Como professores temos a OBRIGAÇÃO de mudar essa situação.



Ademilton Santhos, 06/06/2006



Os alunos precisam é serem motivados para que se interessem pela aula de matemática. A primeira impressão que se causa aos alunos também está ligada a esse polêmico fato de que os alunos não gostem de matemática. Desde cedo os alunos lidam com matemática mas, quando se trata de transmitir os cálculos para o papel, tudo se modifica, tornando difícil o ensino da mesma.do da mesma.



lidiane bento de sousa, 02/06/2006



Porque a minha professora se formou agora e já se acha. Nós esperávamos mais dela, mas é fraca.



Gabriele Gadonski, 31/05/2006



Acredito que a matemática ainda não está sendo ensinada de maneira prática e nem prazerosa pela maioria das escolas públicas. Ainda há alguns temas que são ensinados e que jamais serão utilizados. Simplemente o aluno é obrigado a engolí-los e nunca terão aplicabilidade...



LEILA AZEVEDO, 27/05/2006



A matemática é uma disciplina básica, ou seja, o que se aprende na 5ª série será levado até o fim da vida. Em outras palavras, o entendimento dos conteúdos dependem diretamente uns dos outros. Se o aprendizado for frustante e deficiente nos anos iníciais, também chamados de anos básicos, o restante do aprendizado da matemática será também deficiente. Com isso é gerado uma "bola de neve" sem fim, e uma grande frustração por parte dos alunos. É preciso a consiência de que o problema deve ser tratado na raíz. O aluno necessita chegar as séries seguintes com uma base bem formada. Para isso é necessário maior comprometimento por parte de todos: Governo, professores, alunos e principalmente os pais, que tem papel fundamental no incentivo de seus filhos.



Welington Cardoso, 25/05/2006



Porque a maioria dos professores ainda ensinam apenas uma matemática inútil e estéril aos seus alunos, esquecendo que esta ciência é de uma "aplicabilidade infinita" em problemas cotidianos. Preocupan-se, na maioria das vezes, apenas que seus alunos decorem fórmulas mágicas que fantasiosamente resolverão seus problemas.



Fábio Brito, 15/04/2006



Matemática Através de Jogos Se iniciássemos desde a pré escola com a Matemática do dia-a-dia, com jogos e brincadeiras para levar a criança a gostar da Matemática. Tudo que é feito com prazer é gostoso. Até nas últimas séries do 1º grau e no 2º grau devemos trabalhar com jogos para amenizar o terror que a criança tem da Matemática, para que descubram como é gostoso e interessante aprender essa Disciplina que todos temem. E que possam conscientizar- se de que a Matemática é um intumento importante em nossa vida para o exercício da cidadania. "A Matemática é uma ferramenta utilizada pelas outras Áreas para resolverem os seus problemas". (Lopes)



Zinauzia Maria Chaves Vasconcellos, 06/04/2006



Porque geralmente os educadores trabalham a disciplina sem uso de materiais concretos e levam o aluno a acreditar que não precisa da matemática no seu dia-a- dia.



SHIRLEY SOUZA E SILVA, 06/04/2006



A matemática tem sido um "bicho-papão" porque os professores não fazem nada para ser o contrário. Os alunos lidam com a matemática como uma obrigação. Os professores devem mostrar a eles a necessidade de estudar determinado conteúdo,o porquê delessaber aquilo. Além de tudo, tem que haver uma motivação, um entusiasmo.



Flávia, 02/04/2006



A maioria dos professores erra ao considerar que todos têm a mesma facilidade em aprender qualquer disciplina, inclusive matemática, que cada aluno reage diferentemente diante das adversidades e necessidades. O professor deve ter preparo e bom senso para detectar os problemas do seu aluno.



MAISA BARROS, 30/03/2006



A matemática se torna um bicho - papão se não houver um aprendizado satisfatório em sua base. A contribuição do educador nesta fase é extremamente importante, cabe a ele ser acima de tudo um verdadeiro artista inovador.



Leila Camargos, 26/03/2006



Para o professor manter-se bem informado faz-se necessário que esteja sempre trocando idéias com outras pessoas.



silvana alcantara, 21/03/2006



Porque acham que a matemática pode ser ensinada como qualquer outra matéria, tornando-a estafante e limitada nas aplicações.



Marcelo Amorim, 07/03/2006



Porque sem historicizá-la fica díficil de compreende - la, o aluno não acha significado que lhe atraia dentro da matemática. O aluno deve ser atraido de diversas formas dentro de seu contexto, e com atividades que não levem apenas á mecanização e ao condicionamento.



vanessa dambros, 05/03/2006



A matemática não é um bicho-papão... esta disciplina infelizmente é muito mal trabalhada e os alunos, em algum momento, se perdem e ai vira uma bola de neve. Não sabe tabuada, implicam por saber multiplicação, divisão e assim sucessivamente... Eu vejo que o ensino público precisa se valorizar, não ser uma educação em massa, mas uma educação de qualidade. O que esta muito longe disso acontecer. Para os gestores nada melhor que trabalharmos com salas lotadas, dar a matéria e assim angariar votos... Ninguém pensa na educação...



Marcia, 04/03/2006



Muitos docentes estão insatisfeitos com a sua valorização, o que influência nitidamente a sua prática, tem o fato de que muitos alunos nada querem, muito menos com a matemática que, ao ver deles, não tem referência com sua realidade. O docente deve fazer sempre é mostrar a importância desta disciplina no cotidiano deles.



Edilson Borges, 21/02/2006



Amo ensinar. Estou dando aula de Trigonometria para 1ª série do ensino médio, e comecei este ano. Tento abordagens bem diferentes, pois sou otimista, e tento despertar interesse nos alunos... mas é difícil!! Não sei o que fazer... preciso de ajuda dos mais experientes! Comecei falando que podemos medir muitas coisas, como o Pão de Açúcar, prédios e até a distância até uma estrela, usando apenas o triângulo retângulo... e que veríamos como faríamos isso. Uma aluna levantou a mão e perguntou: "e prá que eu vou querer saber medir coisas? Já tem gente paga pra fazer isso." Eu me esforço para mostara o quanto é interessante, mas eles ficam dispersos, de saco cheio e conversando uns com os outros. Não sei mais o que fazer. Antes eu dava aulas para pré-vestibular e tinha sucesso no controle da turma. Agora parece impossível. POR FAVOR, AJUDEM!



Munique, 07/02/2006



É uma verdade relativa, mas não absoluta. Li todas as opiniões aqui escritas, concordo com algumas, mas quando dizem que a culpa é somente dos porfessores, eu discordo: no nosso país, existe uma sistematização de procedimentos, tanto para o presidente, como ministros, secretarios e etc. para que as coisas fluam e funcionem. Agora eu pergunto: estes responsáveis fazem o que deveriam fazer? Com certeza não! Se todos nós fizessemos o que deveríamos fazer desde o presidante até o gari (varredor de ruas), você acha que as coisas não seriam diferentes? Então, a nossa educação é deficiente, existem muitas falhas, principalmente a nível de congresso nacional. Como podemos cobrar de um educador que resolva o problema da nação, o que poderia se fazer era melhorar as condições dos nossos docentes, tanto financeiramente como intelectualmente, melhorar as condições de ensino-aprendizagem. O problema maior, que todos dizem ser o bicho-papão, vem do ensino base, onde realmente poderiam ser feitas novas adequações a educação básica, depois ao fundamental para que quando o aluno chegar no médio, já chegue com uma visão mais olística de todo o conteúdo que ele tem que ver na respectiva série. Engraçado é que, no ensino superior, os doutores acham que o aluno não precisa de professor. Talvez o grande problema está é aí: bitolam o universitário de hoje que será o professor de amanhã.



Junior Cézar, 13/01/2006



Sabem qual é o grande problema? (Não só da matemática e sim do aprendizado). O problema está, na sua grande maioria, no professor. Posso explicar: Nossos colegas professores não vislubram a verdadeira "viagem" ... Eu poderia dar muitos exemplos mas vou ficar com o conjunto dos números complexos. NÚMEROS COMPLEXOS: Sabemos que nosso primeiro conjunto numérico foi usado para expressar verdades naturais e observáveis (número de ovellhas, grãos, frutas...). Com o aprimoramento da contagem vieram novas necessidades, então criou-se, ou melhor, descobriu-se os números inteiros...e por aí vai, até chegarmos aos números reais onde a razão e a realidade dominam e imperam sobre o raciocínio (principalmente o científico, pois bem...mas como tudo no universo está em movimento, na matemática não seria diferente, então nos é apresentado os números complexos...um conjunto que engloba entre outras coisas a realidade e a IMAGINAÇÃO (parte imaginária). O que eu quero dizer com tudo isso? Essa é a visão que eu tenho sobre um determinado assunto. Eu dou todo conteúdo programático e ainda posso falar do meu ponto de vista(a minha viagem) para meus alunos. Me respondam, quantos professores vocês conhecem que fazem isso? Eu sou professor de Física e Matemática e sempre insiro nas minhas aulas as minhas "visões" sobre os assuntos abordados. Pensem nisso!



Gregorio Tomas da Silva Gonzaga, 05/12/2005



Sinto que o maior problema enfrentado no ensino da matemática não parte somente do aluno e sim do professor, pois ele esquece que a sua frente não está apenas um assimilador de números, regras e fórmulas, e sim um ser humano que tem medo, que antes de iniciar a aula, pensa que não vai aprender, pois o próprio professor, ao chegar em sala de aula, diz que aprender matemática é difícil e se tem que prestar o máximo de atenção. Não chega com uma mensagem positiva e nem vê seu aluno como pessoa, é só conteúdo, não está nem ai com a construção do conhecimento. Para mim, o que falta para muitos é informação, concordo que devemos nos preocupar com o conteúdo, mas com aquele que tenha significado. Segundo Dr. Vasconcelos, mais vale uma grama de conhecimento que uma tonelada de conteúdos e isso parece que eles ainda não aprenderam calcular.



Rosa Maia Ribeiro, 24/11/2005



O maior problema da matemática hoje são os atuais professores, porque eles não sabem dar aulas chamativas para seus alunos e isso faz com que seus alunos se cansem do estudo desta materia que é maravilhosa. Não generalizo, mas, o número de professores que consequem despertar o prazer no aprendizado de matemática é muito baixo, ai se torna muito complicado de fazer com que o aluno se interesse pela matéria. A saida para quebrar todos os mitos e paradigmas no aprendizado desta disciplina tão especial, está nas mãos de cada professor, não é simples para o professor passar isto a seus alunos mas com um pouco de contextualização e força de vontade, o aluno receberá a matéria de outra forma e verá que ela é simples, linda, fácil e que a usamos todos os dias, em todas as horas. Porque se não for feito este esforço podera que daqui alguns anos ou décadas, que seja, está matéria estará totalmemte carente de profissionais, o que causaria um total descontrole no processo ensino-aprendizagem.



RONES, 06/11/2005



Foi muito bom ler estes artigos pois estou desenvolvendo um projeto sobre este assunto. Gostaria de receber mais artigos, sobre o mesmo assunto, para melhorar e ampliar meus conhecimentos . Obrigada



Tãnia Mara, 06/11/2005



No meu entender a matemática se torna um terror por ser pouco contextualizada de forma prática e reflexiva com os alunos. Matemática não é decoreba é entendimento, percepção. Devemos passar para o aluno que matemática é solução e não problema. Problematizar é refletir e isto que parece ser oportuno mediarmos com os alunos. Para tanto, sobretudo os professores do ensino fundamental 1 devem ter internalizado estas vivencias com o saber matemático, porém, numa pesquisa que realizei para o mestrado ficou bastante evidente a pouca relação desses professores com o saber matemático. Assim, fica uma questão: Como podemos ter a matemática como um aliado se para parte dos próprios professores ela é encarada como um impecilho? Trabalhando com laboratório de matemática onde procuramos de forma lúdica discutir os conceitos matemáticos que os próprios alunos vão descobrindo a partir das atividades propostas, fica bastante evidente que este espaço de construção do conhecimento desmistifica o terror pela matemática e passa a ser um forte aliado na aprendizagem matemática, além de contribuir para uma maior autonomia, criatividade e concentração por parte dos alunos.



Ana Luiza Grillo Balassiano, 24/10/2005



A matemática é considerada assim devido a alguns métodos utilizados pelo professores. Sendo esta disciplina considerada uma ciência pronta, a maioria dos docentes não fazem um intercâmbio entre o assuntos expostos e a vida dos alunos, ou seja, onde determinado assunto pode ser utilizado na vida deles, como poder resolver determinados problemas utilizando a matemática. Sendo feito isso eles perderão o medo e ganharão mais afinidade com a disciplina.



Edilson Borges de Oliveira, 01/10/2005



Pelo único motivo: a matemática é uma ciência exata que exige muita concentração e entendimento. Resumindo, não é uma matéria chata, apenas é complicada. Muitas vezes o professor pode fazer uma matéria ser agradável. Acho que os professores de matemática deveriam ser um pouco menos sérios, metidos e orgulhosos. Eles precisam olhar para nós, os alunos, como se nós realmente fôssemos alunos capazes de aprender. Muitas vezes eles nos tratam com uma seriedade implacável, dizem que nós somos desorganizados e não levamos a sério o estudo. A matemática deve ser ensinada pelo professor de uma maneira simples e divertida, pois assim as pessoas passariam a observar que na realidade ela não é um bicho de sete cabeças.



Raquel, 17/09/2005



O governo ainda não criou Bolsa matemática para encentivar o aprendizado dos alunos, e o indice de alunos reprovados em matemática despencar.



Andreson Castro, 18/08/2005



Eu penso que a matemática é uma ciência.



manoel neves, 16/07/2005



Olá, bom dia!!! Que bom encontrar esse artigo, foi muito claro... Vocês estão de PARABÉNS!!! Gostaria muito de saber ensinar a verdadeira história da educação matemática, de uma forma simples para crianças do ensino fundamental. Gostaria de discutir mais esse assunto. Muito obrigada!!!



maria sônia cordeiro valentim, 20/06/2005



Por que de uma hora para outra pára de ser lúdica! O professor passa a fazer exigências e cobrar nomenclaturas, esquecendo-se que a matemática está presente nas vidas dos alunos o tempo todo e em tudo, e portanto há inúmeras maneiras de envolver o educando, mantendo sua atenção e principalmente a motivação! E se tudo for uma grande brincadeira, muito melhor!!! O importante é manter a curiosidade aguçada, a vontade de saber e para tanto é necessário que os alunos sintam-se capazes. Intervir na zona próxima do aluno, de maneira a motivá-lo e definir limites possíveis são passos fundamentais para que o medo da matemática não exista!!!!!



Aline Tricia Alves Seixas, 01/06/2005



A matematica é considerada um bicho-papão devido a professoes despreparados, que muitas vezes levam fórmulas prontas, não incentivam os educandos a pesquisar, tornando-os assim alunos bitolados. Fala-se de construtivismo de reconstrução de aprendizagem, mas é tudo utopia. Na prática, a maioria dos professores continuam com o tradicionalismo, tornando assim sua aulas chatas e desinteressantes.



Sandro Ventura, 28/05/2005



Penso que a Matemática ainda seja, até hoje, um bicho- papão porque nossos mestres (quinta a oitava e E. Médio), são maravilhosos, sabem muito, mas ainda não se deram conta de que os alunos não sabem tanto quanto, e que é preciso se colocar no lugar deles para que ocorra uma transmissão de conhecimento eficaz. Esta é apenas a minha opinião, depois de muito ouvir alunos da rede pública.



Cida, 19/09/2004



Acredito seja produto de um ciclo vicioso que há muito vem se perpetuando: a ausência de aplicabilidade dos conteúdos estudados. O que a escola apresenta como conteúdo da área, dificilmente, a não ser por iniciativa de alguns colegas mais ousados, tem vínculo com a realidade e a vida prática do aluno. O nível de exigência é enorme com relação à aplicação de fórmulas em geral e fixação de processos, desvalorizando o raciocínio lógico e a busca de soluções próprias. Isto aponta um problema na formação de professores considerando a inadequação de uma prática pedagógica mais concreta e conseqüentemente mais "fácil" para os aunos.



Monica Norris, 13/09/2004



Eu acredito que o bicho papão está na figura do professor que, por diversos motivos, quando em escolas públicas, trabalha desmotivado e descomprometido. Alguns, apresentam um certo despreparo no trato da diversidade cultural dos alunos. É importante ressaltar que existem muitos profissionais que desenvolvem ótimos trabalhos, porém o meio e a estrutura oferecida muitas vezes são precárias.



Carlos Henrique Medeiros, 08/09/2004



A matemática não é o bicho-papão da escola. Assim como o português, a física, a química, a história enfim nenhuma matéria é o bicho-papão da escola. O bicho- papão da escola está fora dos muros da escola: a pobreza, a miséria, a descaracterização familiar, pais ausentes (alguns por necessidade, o forte chamado das ruas, etc. Como vê a lista é bem grande de bicho-papão e o professor é um só para lutar contra tudo isso. Mal remunerado, sem apoio pedagógico, sem material didático que possa ser utilizado, às vezes sem quadro negro ou giz. Precisamos resolver o óbvio, ou seja, dar condições dignas de vida e sustento a nossa população. A matemática apenas educa, não mata nem fere.



Carlos, 06/09/2004



Bicho Papão come crianças. A matemática instrui para uma vida sem muitas dificuldades. O mito que se criou em cima da matemática é coisa que deixa qualquer governo comunista de cabelo em pé. As universidades estão sucateadas logo, quem estuda nelas só pode ser sucata. Nosso ensino foi jogado as traças desde o começo do século. Pois, de que me adianta um povo que sabe lutar por seus direitos... O mito que envolve a matemática é justamente por isso, não sei raciocinar logo, não sei viver. É bem verdade que a matemática que é ensinada nos bancos escolares não nos é muito convidativa. Porém, a matemática voltada somente para a prática não o é. O que devemos colocar em nossas mentes é que o equilíbrio é uma grande ponte entre a mentira e a verdade. É dito que nossos professores não são bem preparados conseqüentemente nossos alunos também não o são. Então, o que fazer? Desde muito anos ouço falar que a matemática é o bicho das disciplinas contudo, o que mais me espanta é que ninguém toma uma atitude para que tal disciplina não seja mais considerada vilã dos bancos escolares. O que nós vemos é que mesmo testes muito simples nossas crianças não conseguem resolver. Ai mais uma pergunta me vem a cabeça: " Será que é a matemática ou nossos alunos que não se interessam? Me dá muito medo quando uma corrente educacional começa a bombardear idéias de que certa disciplina é isso ou aquilo. Infelizmente se tratando de educação, tudo começa de cima pra baixo.



Marcelo Mello, 04/09/2004



Acredito que a dificuldade que observamos nos alunos de quinta à oitava séries se deve à formação recebida pelos professores, que trata a disciplina de forma conteudista, sem discutir sua metodologia. Ensinar o professor as operações não resolve. É preciso fazê-lo pensar, conhecer o raciocínio infantil, o método, as noções que irá trabalhar, seus objetivos, as características e os interesses de cada faixa etária. Enfim, devemos repensar a nossa formação.



Minna, 29/08/2004



Na minha opinião a matemática ainda é um bicho de sete cabeças porque os muitos professores ainda não tem instrução suficiente para mostrar aos seus alunos a grande ponte que existe entre a matemática e a vida.



Carla Cruz, 28/08/2004



Eu creio que a Matemática é o bicho-papão, atualmente, nas escolas, primeiramente porque muitos alunos querem fórmulas prontas e a carência de conteúdos importantes para que se formem diversas teorias atrapalham no desenvolvimento do processo de aprendizagem na disciplina referente. Entretanto, acredito também que muitos professores de Matemática ensinam a respectiva matéria de forma arcaica e sem atrativos; logo a aprendizagem se torna enfadonha.



Alexsandra, 25/08/2004



SUGIRA UM TEMA OUTROS TEMAS         COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas