domingo, 28 de outubro de 2012

MATEMÁTICA: TERROR DOS ESTUDANTES?

FecharPublicidade


HomeAnuncieSobreContato Curiosidades»



Curiosidades BíblicasOrigem das CoisasEconomiaMundoAudioComo FuncionaComportamentoTrabalhoDicas DomésticasInutilidadesLíngua PortuguesaNatalVideosTestes» PuzzleDatas ComemorativasFotos» Ilusão de ÓpticaSaúde»



Qualidade de VidaAlimentaçãoQualidade de VidaSistema NervosoTerceira IdadeAnimaisCiência»



BiologiaAstronomiaEtimologiaFísicaGeografiaMatemáticaQuímicaHumorMisteriosModaRecordesTecnologiaVerdade ou MentiraMatemática, o terror dos estudantes!

Postado por editor de 24 de maio de 2012, Categorias: Curiosidades, Matemática

5



Especialistas explicam por que a matemática ainda é considerada o bicho papão por muitos alunos.







SOBRE A MATEMÁTICA



A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Esta ciência vem sendo construída ao longo dos séculos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis e, ainda assim, a matemática continua a desenvolver-se permanentemente. Registros arqueológicos mostram que a matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. A matemática se desenvolveu principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio. A partir da Renascença, o seu desenvolvimento intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje. A matemática é usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como engenharia, medicina, física, química, biologia e ciências sociais.







HISTÓRIA



Além de reconhecer quantidades de objetos, o homem pré-histórico aprendeu a contar quantidades abstratas como o tempo, os dias, as estações e os anos. A aritmética elementar (adição, subtração, multiplicação e divisão) também foi conquistada naturalmente. Acredita-se que esse conhecimento é anterior à escrita e, por isso, não há registros históricos. A matemática começou a ser desenvolvida motivada pelo comércio, medições de terras para a agricultura, registro do tempo e astronomia. A partir de 3000 a.C., quando babilônios e egípcios começaram a usar aritmética e geometria em construções, na astronomia e em alguns cálculos financeiros, a matemática começou a se tornar mais sofisticada. O estudo das estruturas matemáticas começou com a aritmética dos números naturais, seguiu com a extração de raízes quadradas e cúbicas, resolução de algumas equações polinomiais de segundo grau, trigonometria e frações, entre outros tópicos. Por volta de 600 a.C., na civilização grega, a matemática, influenciada por trabalhos anteriores e pela filosofia, tornou-se mais abstrata.



Dois ramos da matemática se distinguiram: a aritmética e a geometria. Na época do Renascimento, uma parte dos textos árabes foi estudada e traduzida para o Latim. A pesquisa matemática se concentrou então na Europa. O cálculo algébrico desenvolveu-se rapidamente com os trabalhos dos franceses François Viète e René Descartes. Nessa época, também foram criadas as tabelas de logaritmos, que foram extremamente importantes para o avanço científico dos séculos XVI a XX, sendo substituídas apenas depois da criação dos computadores. A percepção de que os números reais não são suficientes para a resolução de certas equações também data do século XVI. Já nessa época começou o desenvolvimento dos chamados números complexos, apenas com uma definição e quatro operações. Uma compreensão mais profunda dos números complexos só foi conquistada no século XVIII, com Leonhard Paul Euler, um grande matemático e físico suíço. A matemática ainda continua a se desenvolver intensamente por todo o mundo, nos dias de hoje.







O ENSINO



A matemática e até mesmo outras matérias, desde o descobrimento do Brasil, eram ministradas pelos jesuítas, até a expulsão deles, em 1759. Desta data até 1808, os ex-alunos dos jesuítas ficaram encarregados do ensino. De 1808 a 1834 a matéria era ministrada nas escolas do exército e da marinha e, a partir de 1873, também nas escolas de engenharia. Em 1874 foi criada a Escola Politécnica, a partir da Escola Central – ex-Escola Militar. A Escola de Minas de Ouro Preto foi criada em 1875 e a Escola Politécnica de São Paulo em 1893. Assim, o ensino da matemática passou também a ser oferecido em escolas não militares.



Ela é o terror de muitos alunos. Basta a expressão “resolva o problema”, usada nos exercícios da matéria, para causar arrepios e depressão. Mas, será que a matemática, cujo Dia Nacional é comemorado no dia 6 de maio, é mesmo esse pavoroso bicho papão? De acordo com pesquisa recente, encomendada pela UNESCO ao Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais, cerca de 40% dos alunos que concluíram o Ensino Fundamental em escolas públicas, entre 2005 e 2009, não absorveram o nível básico da disciplina que é esperado nessa etapa.







RAZÕES PARA A REJEIÇÃO



Segundo o professor de matemática Luciano Santana, do Colégio Padre Antônio Vieira, do Rio de Janeiro, três fatores contribuem para a rejeição à matéria. O primeiro é histórico: algumas escolas criaram o mito de que aprender matemática é difícil. Basta dizer que, no século VI a.C., os alunos que pretendiam entrar para o Instituto de Pitágoras, chegavam a ficar 12 horas trancados em celas para desvendar enigmas matemáticos e, se não conseguissem êxito, eram humilhados perante seus pares.



O segundo fator que contribui para o medo com relação à matemática, segundo o professor, se baseia na psicanálise: de acordo com Sigmund Freud (foto), considerado o pai da psicanálise, o processo de aprendizagem está ligado ao prazer de aprender; portanto, a falta de motivação, por parte do professor, e de aulas dinâmicas, principalmente nas fases iniciais da aprendizagem, contribuem para a rejeição nas etapas mais avançadas do ensino. O terceiro motivo, segundo Santana, é o currículo estudado, considerado por ele muito extenso e cobrado num nível alto de aprofundamento. “Conteúdos como números complexos não fazem sentido no Ensino Médio, para quem não vai tentar áreas como engenharia”, explica ele.







CRIANÇAS



A professora de matemática da Universidade Federal de Uberlândia, Cristiane Coppe, explica que as crianças da Educação Infantil gostam da matéria, pois ela é ensinada de forma lúdica e trabalhada sempre de maneira concreta. Mas, depois que os estudantes começam a estudar as disciplinas isoladamente, há, na avaliação da professora, um rompimento do concreto para o abstrato. “Essa passagem se dá de modo brusco, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, o que a torna sem significado. Como se pode gostar de algo que não se entende?”



Já no fim do Ensino Fundamental, a matemática deixa de ser o bicho papão e passa a ser o bicho de sete cabeças, formado também pela química e pela física. “O fato de um aluno não gostar de matemática terá grande influência em química e física, matérias que dependem muito das ferramentas da matemática em seus cursos. A vantagem dessas duas últimas ciências é que elas podem oferecer aulas em laboratórios para quase todos os conteúdos abordados, o que, em matemática, não é tão fácil”.



Para estimular os alunos, Santana explica que o Colégio Padre Antônio Vieira realiza maratonas de matemática, inspiradas nas olimpíadas da Sociedade Brasileira de Matemática. Os três melhores colocados são premiados com média 10 na disciplina. “O que observamos é que os alunos que não gostam de matemática participam efetivamente, pois existe o estímulo de obter a nota 10. Além disso, a prova é possível de ser feita por eles, pois não prioriza conteúdos, uma vez que utilizamos questões de raciocínio lógico também”. Santana acredita que o primeiro passo para os alunos encararem a matemática como algo menos complicado é melhorar a qualificação dos profissionais na educação básica: “É preciso oferecer mais conhecimento matemático, pois a maioria dos professores tem um conhecimento limitado. O segundo passo é cobrar dos pais maior empenho no processo. E, por último, rever urgentemente o currículo oferecido”. Já Cristiane ressalta que o educador deve mostrar que há diversos caminhos para a resolução de um problema matemático: “Ele deve possibilitar ao aluno a investigação matemática, a experimentação com erros e acertos e a formalização de conceitos, após observações em um ambiente propício à aprendizagem”.







MALBA TAHAN



Um dos educadores que fizeram isso com maestria foi o professor Júlio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), que usava o pseudônimo de Malba Tahan (foto). “O que considero mais relevante nos livros do professor Júlio Cesar é a junção genial de ciência, imaginação, matemática e cultura árabe”, diz Cristiane, que é estudiosa da obra do autor. O livro mais conhecido de Malba Tahan, “O Homem Que Calculava”, é um conto matemático. São narrativas que se desenrolam com a personagem Beremiz Samir e utilizam conceitos como história da matemática, resolução de problemas e etnomatemática, entre outros. Malba Tahan conquistou leitores no mundo inteiro, através da matemática, e mostrou que o aprendizado da ciência pode ser muito divertido. Em sua homenagem, o dia do seu aniversário, 6 de maio, foi decretado o Dia Nacional da Matemática.







O Homem que Calculava



Romance de Malba Tahan , narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir, na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1938 e já chegou à 75ª edição. A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez.



Publicar no Facebook464646464646464646Publicar no Twitter151515151515151515Enviar via E-mail programAdicionar ao LinkedInAdicionar ao Google BookmarksCompartilhar no OrkutPublicar no BloggerPublicar no DeliciousAdicionar ao TumblrComentários

Powered by Facebook Comments



Tags:chato, difícil, Matemática, terror

« Anterior



TED: informações tipo “fast-food” Próximo »



Guerra Cibernética: uma sinistra possibilidade futura 5 Respostas



Edgard

disse:

24 de maio de 2012 às 15:24 Simplesmente quem tem facilidade com a matemática tendem a achar que todos também tem essa mesma facilidade e na hora de repassar o que sabe em vez de prestar atenção nas dificuldades do aluno e tentar alcançar o mesmo com explicações simples que atinjam o seu ponto de vista, ele se fecha no seu próprio conhecimento com isso cria-se uma barreira que dificulta e impede o aprendizado, sendo que tal procedimento tem todo o respaldo de livros e apostilas que são verdadeiros labirintos que levam o aluno deficiente nessa matéria do nada a lugar nenhum.

Um bom exemplo são as aternas perguntas: prá que aprender isso ou aquilo na dita matéria?, por que pode vir a me ser útil? essas dúvidas nunca são sanadas sejam pelos livros ou por quem ensina e enquanto isso não mudar as coisas continuarão assim com professores falando batatas e os alunos entendendo cebolas.



roy

disse:

28 de maio de 2012 às 11:37 Sim post muito bacana e tudo isso eu sabia. Mas continuo sem saber matematica e agora?????



Marina Leal

disse:

28 de maio de 2012 às 17:50 Na minha visão a matemática sempre foi um monstro, desde pequena, não tinha nenhuma vontade de aprender sobre matemática e me dava e ainda dá um pouco de arrepios só de pensar em provas! Mas é tão bom achar alguém que está apto a te ensinar sem colocar qualquer pressão, deixar a coisa fluir, sem pensar em coisas ruins… Pena que não encontrei essas pessoas na minha infância, seria muito mais fácil pra mim. Claro que o esforço tem de vir de nós também né.



Samuel Pava Silva

disse:

22 de junho de 2012 às 11:20 Sou estudante do curso de matemática,da Universidade Agostinho Neto(Angola),e sou muito apaixonado pela matemática.Penso que existem dois grands motivos que levam as pessoas a não entender a matemática:

- O primeiro motivo,é que as pessoas incutiram nas suas mentes que a matemática é um bicho de sete cabeças,que nunca vão ter o domínio do mesmo,por aí fora.São estas coisas que nos bloqueiam psicológicamente e criam uma barreira entre nós e a matemática.Por outro lado,também temos uma enorme carréncia de materiais de apoio.

- O segundo motivo,é de termos professores não especializados em matemática a leccionarem a cadeira,isso cria uma enorme dificuldade em como transmitir e comoincutir aquilo nas cabeças dos estudantes.Penso que,se melhorarmos nesses dois aspectos,estariamos a dar um grande passo para a luta contra a fobia matemática.

Matemático-Samuel Pava Silva



Kaio Marcelo

disse:

13 de agosto de 2012 às 15:58 A Matematica só se aprende, primeiramente compreendendo e gostando dela, sou estudante de Engenharia Civil, e sempre gostei matematica, calculos, area de exatas entre si, muito bom o poste, relembro alguns conteúdos que não lembrava a respeito, valeu.

Deixe um Comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Nome (Obrigatório)



Email (Não será publicado) (Obrigatório)



Website











PopularÚltimosComentários

Portador de câncer tem benefícios especiais

339 Comments





Teste seu cerebro

192 Comments





Curiosidades que rolam no Orkut

174 Comments





Saiba tudo sobre o golfinho

172 Comments





Em que sentido a dançarina está girando?

129 Comments



O Que é Enchente? outubro 27, 2012 Como funciona o airbag outubro 27, 2012 Curiosidades Sobre a Microsoft outubro 26, 2012 Dieta de carboidrato em excesso pode causar Alzheimer outubro 26, 2012 10 passos para ganhar a vida e fazendo o que gosta outubro 26, 2012

Jeferson Amaral: Muito Obrigado por esta lição estava me esquecendo também dessas ... Franciele: nossa gostei muito dessa cuiosidade... aragones.gomes: Fusca tive um ano 73,e minha paixao...... Flavio: Bem, se vc estiver em uma area com 9 numeros, ou com 7 ja nao fun... cezar abade: A solução vem sempre de nós mesmos, cobrando de nossos filhos, de...

agua Alimentação Animais brasil cerebro Ciência comida como Comportamento corpo corpo humano curiosidade Curiosidades datas comemorativas dicas dicas domesticas dieta doenca eua Fotos google historia Humor internet Inutilidades lingua mente mulher Mundo nao Natal origem origem das coisas pesquisa planeta Química qualidade de vida Saúde sjc Tecnologia terra Trabalho verdade ou mentira virus voce sabia PublicidadeTagsagua Alimentação Animais brasil cerebro Ciência comida como Comportamento corpo corpo humano curiosidade Curiosidades datas comemorativas dicas dicas domesticas dieta doenca eua Fotos google historia Humor internet Inutilidades lingua mente mulher Mundo nao Natal origem origem das coisas pesquisa planeta Química qualidade de vida Saúde sjc Tecnologia terra Trabalho verdade ou mentira virus voce sabia

© 2012 Curiosidades no Você Sabia. Proudly designed by Clickmidia. Publicidade     COPYRIGHT @ 2012  CURIOSIDADES NO VOCE SABIA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas