sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OS LUSITANOS


Península Ibérica é um espaço apenas de história e nada tem a ver com politica nem com algum tipo de apoio a uma possível "União Ibérica" como alguns nossos visitantes chegaram a supor.









« post anterior
home
post seguinte »

Quinta-feira, 26 de Julho de 2007

Os Lusitanos

História resumida dos

Lusitanos









Os lusitanos são normalmente vistos como uns dos antepassados dos portugueses do centro e sul do país e dos extremenhos.



Eram um povo celtibérico que viveu na parte ocidental da Península Ibérica. Primeiramente, uma única tribo que vivia entre os rios Douro e Tejo ou Tejo e Guadiana. Ao norte do Douro limitavam com os galaicos e astures - que constituem a maior parte dos habitantes do norte de Portugal - na província romana de Galécia, ao sul com os béticos e ao oeste com os celtiberos na área mais central da Hispânia Tarraconense.



A figura mais notável entre os lusitanos foi Viriato, um dos seus líderes no combate aos romanos. Apesar de as fronteiras da Lusitânia não coincidirem perfeitamente com as de Portugal de hoje, os povos que aqui habitaram são uma das bases etnológicas dos portugueses do centro e sul e também dos extremenhos (da Extremadura espanhola).



Desde épocas remotas esta faixa territorial foi ocupada pelo homem. Dos tempos pré-históricos restam vestígios como as grutas naturais e artificiais de Estoril, Cascais, Peniche, Palmela e Escoural. Esta última foi descoberta acidentalmente por uma detonação de uma pedreira e estudada de imediato pelo Dr. Farinha dos Santos que encontrou intactos os restos mortais dos ocupantes deste refúgio, abrigo e jazida funerária; outras jazidas com restos do paleolítico e neolítico são os conceiros do vale do Tejo e Sado, em Muge, da ribeira de Magos, dos arredores da Figueira.



Mas principalmente a cultura megalítica, com os dólmens, monumentos de falsas cúpulas de Alcalar no Algarve, que teve no território português um dos seus maiores focos de expansão, constitui um testemunho, que desde épocas longínquas este território foi um «habitat» priveligiado. Supõe-se que o Périplo de um navegador Massaliota, efectuado por volta de 520 a.C. que descreve a sua viagem marítima ao longo das costas da península, tenha sido aproveitado por Rufo Festo Avieno, escritor do século IV para compor a Ode Marítima. No seu poema, Avieno refere-se aos Estrímnios, que podem ser considerados o mais antigo povo identificado neste território, procedente do Norte de África. O poema ainda refere que as regiões da costa cantábrica eram habitadas pelos Dráganas, e a sul, na actual região do Algarve, os Cinetes ou Cónios.



Muitos dos povos antigos que entraram na Península Ibérica deixaram no território da Lusitânia vestígios bem marcados dos contactos comerciais e de influência cultural, nomeadamente, e perfeitamente acentuados e reveladores de uma assimilação mais profunda, são os vestígios da ocupação romana e também os das invasões dos visigodos e dos árabes. Alguns historiadores antigos referem-se ao ouro da Lusitânia, riqueza que como a prata é hoje testemunhada pela frequência dos achados em Portugal, de numerosas jóias típicas fabricadas com esses metais — colares, braceletes, pulseiras, arrecadas, etc. O cobre, em abundância, extraía-se das minas do Sul. O chumbo encontrava-se, segundo Plínio, na cidade lusitana de Medubriga Plumbaria, que da abundância local daquele minério teria recebido o nome.

















tags: lusitanos, península ibérica, viriato





Península Ibérica editou às 20:50

link do post
comentar
favorito





Adicionar ao SAPO Tags












Blogar isto





Leva-me contigo









Mapas da Península











































NÃO mate o português







Pesquisar neste blog



Artigos recentes

Os Galaicos



Os Lusitanos



Em greve



Os Cónios



Celtas



Os Iberos



Pequena história



Arquivos

Novembro 2007



Julho 2007



Maio 2007



Novembro 2006



Fevereiro 2006



Janeiro 2006



Nossos grupos



Olivença é Portuguesa (msn)

Por Olivença (Orkut)

Por Olivença (Gazzag)

Viver Livremente (Yahoo)

Liberdade Cristã (Yahoo)

Liberdade Cristã (Gazzag)

Liberdade Cristã (Orkut)

Nossos sites



Nossos sites & Blogs

Miguel & Sylvia

Homepage de Miguel Roque

Orgulho de ser Alentejano

Liberdade cristã

Nossos blogues



Tuga & Zuca

Filhos & Netos

Caminho de Fé

Busca primeiro o Reino

Liberdade Cristã (blog)

Viver Livremente

Alentejo Abandonado

Meu Alentejo amado

Sonho Alentejano

Povo Lusitano

Amizade, Portuga-Galiza

Aqui fala-se português

Península Ibérica

Península Ibérica-ZipNet

Republica, sim…

Independência em perigo

EU, acredito em Portugal

Portugal Ressuscitado

A Bandeira Vermelha

Bandiera Rossa

A voz do proletário

Olivença é Portuguesa

Jornal de Olivença

No meio do inimigo

Sylvinha em Portugal

Sub-blog do tapete

Vira útil

Chiquinha e nós





Nossos amigos



Beja

Baixo Alentejo

Poeticus

Um bolíndri na tarrafa



























subscrever feeds

Posts



Comentários



Comentários do post



tags

astúriasceltascóniosgalizaiberosleãolusitanosos galaicospenínsula ibéricapequena históriaportugalviriato

todas as tags



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas