sexta-feira, 26 de outubro de 2012

POVOS DA PENINSULA IBÉRICA




Hi, Guest
Sign Out


Hi, Guest
Join Now
Sign In
Take a Tour
HelpHomeBrowse

Browse PresentationsFeatured PresentationsMost ViewedCategoriesGreeting CardsChannels Upload

Upload from DesktopSingle File Upload

logging in or signing up

Primeiros Povos da Penísula Ibérica

conceicaoaf31Download Post to : URL : Related Presentations : Share Add to Flag Embed

Email Send to Blogs and Networks

Add to Favorites Add to Channel Uploaded from authorPOINT lite

Insert YouTube videos in PowerPont slides with aS Desktop

Copy embed code: (To copy code, click on the text box)

Embed:

URL:

Thumbnail:

WordPress Embed Customize Embed



The presentation is successfully added In Your Favorites.

Views: 2837

Category: Education

License: Some Rights Reserved Like it (2) Dislike it (0) Added: November 22, 2010 This Presentation is Public Favorites: 0

Presentation DescriptionNo description available.



Comments

Posting comment... By: nidseg (22 month(s) ago)

boa apresentação.

Saving..... Post Reply Close Saving..... Edit Comment Close Premium member Presentation Transcript

A E.B.1 MiosótisAPRESENTA:OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM A PENÍNSULA IBÉRICA2009/2010Profª Gabriela Campos : A E.B.1 MiosótisAPRESENTA:OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM A PENÍNSULA IBÉRICA2009/2010Profª Gabriela Campos





Slide 2: Portugal, o país onde tu vives, nem sempre foi como hoje o conheces. Situa-se numa península, conjuntamente com Espanha, de nome Península Ibérica.





Slide 3:



A Península Ibérica foi sempre muito procurada pelas seguintes razões : : A Península Ibérica foi sempre muito procurada pelas seguintes razões : boa situação geográfica; era banhada por numerosos rios e o solo era muito produtivo; tinha um clima ameno e o subsolo era rico em ouro, prata, estanho, chumbo e cobre.





AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLECTORAS : AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLECTORAS





Slide 8: O Homem... ... protegia-se do frio... construindo refúgios e vivendo em cavernas; vestindo-se de peles dos animais que caçava;





Slide 9: ... fabricava instrumentos... de madeira, pedra, osso; ... dominava o fogo... para se aquecer, cozinhar os alimentos, iluminar as cavernas, afugentar os animais ferozes;





Slide 10: ... era artista e mágico... fazendo pinturas e gravuras nas paredes das cavernas ou nas rochas - arte rupestre ... era nómada..., isto é, deslocava-se permanentemente em grupo, procurando os locais onde viviam os animais que caçavam;





Estes homens fabricavam instrumentos de pedra: raspadores, setas, agulhas e lanças. : Estes homens fabricavam instrumentos de pedra: raspadores, setas, agulhas e lanças.





Comunidades agro-pastoris : Comunidades agro-pastoris





Slide 13: O Homem... ... dedicou-se à pastorícia: começou a domesticar animais como o porco, a cabra, a vaca, a ovelha, o cão e o cavalo; ... e à agricultura: iniciou o cultivo de trigo, cevada, centeio, favas, linho; ... tornou-se, por isso, sedentário: vivia em aldeias e produzia os seus próprios alimentos, já não precisando de se deslocar permanentemente para recolher alimentos; ... utilizou novas técnicas como a cestaria, a olaria e a tecelagem: para guardar os produto das colheitas fabricou cestos e vasos de barro; com as fibras vegetais e animais (o linho e a lã) fabricou tecidos; ... usou novos utensílios: apesar de continuar a usar a pedra, a madeira e o osso, fabricou novos utensílios como a foice, a enxada, a mó, o arado, a roda; ... mais tarde, descobriu os metais e praticou a metalurgia: primeiro, o cobre e o bronze; com a chegada dos Celtas, o ferro e o ouro; tanto eram usados em utensílios como em armas ou adornos.





A Península Ibérica foi sendo povoada ao longo de muitos séculos. : A Península Ibérica foi sendo povoada ao longo de muitos séculos. Povos de outras regiões começaram a chegar à Península Ibérica e aqui se instalaram, entre eles os Iberos e os Celtas.





OS IBEROS : OS IBEROS Os Iberos vieram dar origem ao nome da Península Ibérica. Os Iberos estavam divididos em várias tribos, que se dedicavam ao cultivo da terra e à criação de animais. Era um povo moreno de estrutura média, originários provavelmente, do Norte de África Usavam o bronze para fabricar armas e escudos de defesa .





OS IBEROS JÁ CONHECIAM A ESCRITA : OS IBEROS JÁ CONHECIAM A ESCRITA





Slide 18: Os Celtas, que vieram depois, no século VI a.C., procuraram terras férteis no norte do actual Portugal OS CELTAS





Slide 19: Os Celtas construíram povoados fortificados no cimo dos montes: os castros. As casas eram redondas, com telhados feitos de colmo. Ficaram também conhecidos no domínio da ourivesaria, pelo fabrico de jóias. OS CELTAS





JÓIAS CÉLTICAS : JÓIAS CÉLTICAS





MOEDAS CELTAS : MOEDAS CELTAS





ARMAS CELTAS : ARMAS CELTAS





CASTRO CELTA : CASTRO CELTA





Slide 24: Reconstituição de um castro





OS CELTIBEROS : OS CELTIBEROS Os povos Celtas e Iberos juntaram-se formando o povo Celtibero. Estes estavam divididos em várias tribos, entre elas os Lusitanos, que viviam num território situado entre os rios Douro e Tejo (a Lusitânia).





Slide 27: Povos do Mediterrâneo Povos do Mediterrâneo visitaram a Península Ibérica, atraídos pelas suas riquezas naturais. Primeiro, os Fenícios, depois os Gregos e mais tarde os Cartagineses. Dedicavam-se ao comércio e vieram por mar. Da Península, levavam metais como cobre, estanho, ouro e prata. Trocavam-nos por armas, tecidos, estatuetas e peças em vidro e cerâmica. Eram povos mais evoluídos o que permitiu aos povos da Península (Celtas, Iberos e Celtiberos) aprenderem novas técnicas artesanais (cerâmica e vidro), a conservação dos alimentos pelo sal com os Cartagineses, o uso da moeda e a escrita fenícia.





Slide 29: Os fenícios introduziram na Península Ibérica a metalurgia do ferro, a roda de oleiro, o melhoramento da exploração dos recursos marinhos (incluindo a utilização do murex na tinturaria, e a preparação de peixe salgado e condimentos para exportação), o vinho e o azeite.





OS CARTAGINESES : OS CARTAGINESES Tal como os Fenícios também eram um povo que se dedicava ao comércio.





GREGOS : GREGOS





Slide 32: O contacto com estes povos foi benéfico : os Fenícios trouxeram o alfabeto, os Gregos o uso da moeda os Cartagineses a conservação dos alimentos através do sal.





Slide 33: Os Romanos na Península Ibérica





Slide 34: Com estas conquistas, os Romanos pretendiam aumentar os seus territórios, apoderar-se das riquezas naturais dessas zonas e dominar o comércio do Mediterrâneo. Os Romanos tinham um forte exército, muito organizado e bem armado o que lhes permitiu conquistar este vasto império, isto é, um conjunto de territórios habitado por vários povos mas sujeitos ao poder de um mesmo chefe - o imperador.





Slide 35: Império Romano na sua máxima extensão e rotas comerciais





Slide 36: OS LUSITANOS





OS LUSITANOS : OS LUSITANOS Uma das tribos mais famosas era a dos Lusitanos que viviam entre o rio Douro e rio Tejo na Lusitânia. Os Lusitanos viviam no cimo das montanhas para melhor se defenderam dos inimigos. O seu mais famoso chefe era Viriato, um pastor da serra da Estrela que derrotou inúmeras vezes os Romanos.As casas onde viviam eram de pedra e coberta de palha ou colmo.À volta das aldeias havia umas grandes muralhas para protegerem as suas casas. Eles alimentavam-se de carne de cabra .O pão era feito de bolotas e castanhas e bebiam água (havia pouco vinho). Vestiam-se com peles de animais para se aquecerem. Para se defenderem usavam o escudo de ferro com uma espada e faziam muitas armadilhas. Os Romanos não conseguiam vencê-los e por isso deram, dois sacos com dinheiro a dois homens de Viriato, para o matarem à traição e foi assim que venceram aos Lusitanos.





Slide 38: Monumento a Viriato em Viseu





HERÓIS LUSITANOS : HERÓIS LUSITANOS





PINTURA – A MORTE DE VIRIATO : PINTURA – A MORTE DE VIRIATO





Slide 41: novas culturas como a vinha e a oliveira; exploração de minas; a salga de peixe, olaria e tecelagem; as telhas, os tijolos e os mosaicos; ânforas, talhas, candeias, jóias; o uso da moeda para o comércio; uma rede de estradas e pontes novas cidades com teatros, templos, balneários públicos com água quente aquedutos, monumentos; um novo tipo de casa, coberta com telha, jardins interiores, repuxos de água, mosaico a cobrir o chão; uso do latim como língua uso da numeração romana; a partir do século IV, o Cristianismo passou a ser a religião oficial de todo o Império Romano. A estas transformações da paisagem e modo de vida dos povos peninsulares por influência dos Romanos chamamos Romanização. Os Romanos trouxeram muitas inovações que foram alterando o modo de vida dos povos peninsulares:





CASA ROMANA RICA : CASA ROMANA RICA





Slide 43: Ponte romana em Chaves Aqueduto de Segóvia Ponte romana em Chaves Mosaico de casa em Conímbriga Ruínas em Conímbriga





PONTE ROMANA EM ALMODÔVAR : PONTE ROMANA EM ALMODÔVAR





LUCERNASCerca de 2500 lucernas foram encontradas em Santa Bárbara : LUCERNASCerca de 2500 lucernas foram encontradas em Santa Bárbara





Slide 48: ESTRADAS ROMANAS





Conímbriga localiza-se no distrito de Coimbra, em Portugal. : Conímbriga localiza-se no distrito de Coimbra, em Portugal. É a estação arqueológica romana melhor estudada no país.





Termas : Termas Termas era o nome usado pelos romanos para designar os locais destinados aos banhos públicos Esses banhos públicos podiam ter diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal e a terapia pela água com propriedades medicinais; em geral as manhãs eram reservadas às mulheres e as tardes aos homens.





Povos Bárbaros : Povos Bárbaros Em volta do Império Romano viviam povos a quem os Romanos chamavam "Bárbaros" por não falarem latim nem terem os mesmos hábitos. A partir do século III começaram a deslocar-se para Oeste, invadindo o Império e derrotando as legiões romanas. Assim se deu a queda do Império Romano. .





Slide 52: No século V (ano de 409) passaram pela Península Ibérica Alanos e Vândalos, a caminho do Norte de África, e Suevos e Visigodos que aqui se estabeleceram. No entanto, após anos de guerra, os Visigodos venceram os Suevos, passando a dominar toda a Península. A capital do reino dos Visigodos era Toledo.





Os Muçulmanos na Península Ibérica : Os Muçulmanos na Península Ibérica No século VIII (711) a Península Ibérica foi de novo invadida, desta vez pelos Muçulmanos vindos do Norte de África. mercadores árabes guerreiros árabes





A religião dos Árabes é o Islamismo.Esta religião foi fundada pelo profeta Maomet. : A religião dos Árabes é o Islamismo.Esta religião foi fundada pelo profeta Maomet. O PROFETA Nome: Maomet (Mohammad) Apelido: al-Amin (o leal) Data de nascimento: ano de 570 Filiação: Abd Allah e Aminah Estado civil: casado Esposas: Kadidja, Aisha, Sauda, Hafsa e dez outras mulheres. Descendentes: vários, sendo a mais famosa Fátima, filha de Kadidja. Data da morte: 8 de Junho de 632.





Diferenças entre o Cristianismo e o Islamismo : Diferenças entre o Cristianismo e o Islamismo





Os Muçulmanos tinham uma civilização muito desenvolvida. Por isso, trouxeram muitos conhecimentos para os povos peninsulares, sobretudo, na agricultura, ciências, técnicas, arte, música, literatura... : Os Muçulmanos tinham uma civilização muito desenvolvida. Por isso, trouxeram muitos conhecimentos para os povos peninsulares, sobretudo, na agricultura, ciências, técnicas, arte, música, literatura... Agricultura Novas culturas: cana-de-açúcar, algodão, arroz, citrinos, tâmaras, amendoeiras, figueiras, produtos hortícolas como a alface, a abóbora e o pepino... Laranjeira amendoeira nora e picota





OBJECTOS ÁRABES : OBJECTOS ÁRABES





Palavras de origem árabeHá na Língua Portuguesa cerca de 600 palavras de origem árabe. Algumas são fáceis de identificar porque começam por al- (artigo definido árabe). Eis algumas: : Palavras de origem árabeHá na Língua Portuguesa cerca de 600 palavras de origem árabe. Algumas são fáceis de identificar porque começam por al- (artigo definido árabe). Eis algumas: Alcácer (o castelo) Alcântara (a ponte) abóbora açafrão alcachofra alecrim alface alfarroba azeite azeitona damasco Alfama (a fonte) Algarve (o ocidente) Almada (a mina) Alvalade (a planície) Alverca (o lago) Albufeira (a lagoa) açorda aletria Gaspacho cachucho cherne Chicharro aduana albarda alfândega almocreve armazém azêmola bazar





OS ALGARISMOS QUE USAMOS SÃO ÁRABES : OS ALGARISMOS QUE USAMOS SÃO ÁRABES





View More Presentations How to introduce yourself?

By: pahuja Method Development And Validation Protocol

By: clement Pós-graduação em Negócios da Moda - Da Concepção da Marca ao Desenvolv

By: senacsaopaulo Contribuições da Sociologia da Educação

By: geraldosantos Bài 12 CHIA DA THUC MOT BIEN DA SAP XEP

By: dangbach2000 Os primeiros povoadores da America

By: edna2 Avaliação da sequelas da anca

By: amamede43 Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

By: senacsaopaulo animais do parque natural da serra da estrela

By: raquelanabela A influência da variação da humidade nos

By: Sanny Tags História



*You can't enter more than 5 tags. Enter one or more tags separated by comma or enter. Numeric tags are not allowed.

Update
Close Presentation Statisticsloading.....



Views on authorSTREAM: 2407 Views from Embeds: 430 Embed Views: 430



www.mcleancompany.co... - 338 views campusvirtual.unex.e... - 27 views m.authorstream.com - 9 views apoi-arte.blogspot.c... - 5 views www.facebook.com - 5 views stmatrinitat.org - 3 views af312010mariamatos.b... - 2 views af312010mariamatos.b... - 2 views apps.facebook.com/au... - 1 views osabelhinhasdabrando... - 1 views Others: 37 loading.....

Channel StatisticsIncluded in these Channels:

You do not have the permission to view this presentation. In order to view it, please contact the author of the presentation.Account

Join Now

Sign In

Premium

My Presentations

Education Specials

RSS

Featured

Featured Audio

Featured Animated

Latest Uploads

Most Liked

Most Viewed

Featured Lessons

Browse

Podcast

Featured

Featured Audio

Featured Animated

Latest Uploads

Most Liked

Most Viewed

Categories

Facebook App

Developers

Get your Widget

Channels

Latest Members

Help & Info

About Us

Help

API

FAQ

Contact Us

Terms and Conditions

Privacy Policy

Blog

Julia's Blog

Forum

What's new?

Careers

Webinars

Why authorSTREAM

Feature Tour

How it Works

PowerPoint to Video & iPod

PowerPoint on Blogs

PowerPoint to Flash

Share Presentations Online

Present Live

Presentation Analytics

Branded Channels

Video in PPT

Greeting Cards

Referral

authorSTREAM Desktop

Buzz on authorSTREAM

Follow us on:

Have a question? Call us at

US 210-787-1860

Open Monday to Friday, 8 AM to 6 PM EST

View and Share Fun Presentations on Facebook Go to Application

Teach and Learn Online in a Free Virtual Classroom on WiZiQ

© 2012 authorSTREAM. All rights reserved.

Send to Blogs and Networks

Processing ....



Premium member     copyright wikipédia - todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas