quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AMESTERDÃO ( HOLANDA)

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora AmsterdãoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Amsterdão (desambiguação).

Amsterdão / Amsterdã

Amsterdam





Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Rijksmuseum, Estátua no Vondelpark, Keizersgracht, Zuiderkerk, Palácio Real de Amesterdão, ING House.



Bandeira

Brasão de armas



apelido/alcunha(s) Mokum, "Veneza do Norte"

lema Heldhaftig, Vastberaden, Barmhartig

("Heróico, Determinado, Misericordioso")





Localização de Amsterdão

52° 22' 23" N 4° 53' 32" E

País Países Baixos

Província Noord-Holland

Administração [1]

- Prefeito Eberhard van der Laan (PvdA)

- Vereadores Lodewijk Asscher

Carolien Gehrels

Tjeerd Herrema

Maarten van Poelgeest

Marijke Vos

- Secretário Erik Gerritsen

Área [2][3]

- Cidade 219 km2

- Terra 166 km²

- Água 53 km² 24.2%

- Urbana 1003 km²

- Metro 1815 km²

Altitude [4] 2 m (7 pés)

População (Junho de 2009)[5]

- Cidade 1 364 422

- Densidade 6 230,2/km2

- Urbana 761 262

- Densidade Urbana 759/km2

- Metro 2 158 372

- Densidade Metro 1 189,2/km2

- Gentílico Amsterdamês / amesterdanês

Fuso horário CET (UTC+1)

- Horário de verão CEST (UTC+2)

Códigos postais 1011 – 1109

Código de área 020

Sítio www.amsterdam.nl



Amsterdão / Amesterdão (português europeu) ou Amsterdã (português brasileiro) (em neerlandês: Amsterdam) é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Bairro da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte".[6]



Amsterdão tem 761.262 residentes (2009), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes. É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdão a Amsterdão e também Utrecht, com cerca de 7.6 milhões de habitantes.



A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu.[7] Com mão-de-obra qualificada no sector logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne um aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.[7]



Índice [esconder]

1 Etimologia

2 História

2.1 Construção dos canais

3 Geografia

3.1 Localização

3.2 Área

3.3 Clima

4 Demografia

5 Governo

5.1 Símbolos

6 Economia

6.1 Turismo

7 Infra-estrutura

7.1 Educação

7.2 Transportes

7.2.1 Bicicleta

7.2.2 Aeroporto

8 Ver também

9 Referências

10 Ligações externas





[editar] EtimologiaA palavra que deu origem ao nome da cidade de Amsterdão vêm do latim Homines manentes apud Amestelledamme, ou seja, "homens que vivem próximo ao Amestelledamme". Amestelledamme é dam (dique) do rio Amstel, cujo nome pode ser interpretado como ame ("água") e stelle ("terra seca").



[editar] História

Pintura de Amsterdã em 1538.No início, Amsterdão era nada mais que um povoado de pescadores. Segundo a lenda, a cidade foi fundada por dois pescadores da província de Frísia, que por casualidade acabaram nas margens do rio Amstel em um pequeno barco, junto a seu cachorro.



A data tradicional da fundação da cidade foi em 27 de outubro de 1275, quando retiraram a obrigação dos seus habitantes de pagar taxas associadas a passagem em pontes neerlandesas. No ano de 1300 foi concedido o direito oficial de cidade, e a partir do século XIV, Amsterdão começou a florescer como centro comercial, principalmente pelo comércio com outras cidades neerlandesas e alemãs, conhecidas como a Liga Hanseática.



No século XVI, começou o conflito entre os neerlandeses e Filipe II de Espanha. Essa confrontação causou uma guerra que durou oitenta anos, e que finalmente deu aos Países Baixos sua independência. Depois da ruptura com a Espanha, a república neerlandesa ia ganhando fama por sua tolerância com respeito a religiões. Entre outros, buscaram refúgio em Amsterdão judeus de Portugal e Espanha, comerciantes de Antuérpia, e huguenotes da França, perseguidos em seus países por sua religião.





Praça Dam, no final do século XVII; pintura de Gerrit Adriaenszoon Berckheyde.No início do século XVII, considerado o Século de Ouro de Amsterdão, a cidade converteu-se em uma das mais ricas do mundo. Desde seu porto saíam embarcações até o mar Báltico, América do Norte, África e terras que agora pertencem a Indonésia e Brasil. Dessa forma foi criada a base de uma rede comercial mundial. Os comerciantes de Amsterdão possuíam a maior parte da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (Vereenigde Oostindische Compagnie ou VOC em neerlandês) e da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie ou WIC). Essas companhias instalaram-se em países que passaram a ser colônias dos Países Baixos. Nessa época Amsterdão era o principal porto comercial da Europa e centro financeiro mais importante do mundo. A Bolsa de Valores de Amsterdão foi a primeira a funcionar diariamente.



A população da cidade cresceu ligeiramente de 10 000 em 1500, a 30 000 por volta de 1570. Em 1700 este número já havia alcançado 200 000. Durante os séculos XVIII e XIX e até antes da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, o número de habitantes aumentou a não menos de 300%, alcançando 800.000 habitantes. A partir de então até a atualidade o número tem sido relativamente constante.



No século XVIII e início do século XIX, Amsterdão entrou em declínio devido às guerras entre a república dos Países Baixos e o Reino Unido e França. Sobretudo as Guerras Napoleônicas arrebataram as fortunas de Amsterdão. Quando se estabeleceu oficialmente o Reino dos Países Baixos no ano de 1815, a situação começou a melhorar. Nesse período uma das pessoas-chave das novas iniciativas foi Samuel Sarphati, um médico e planificador urbano, que achou sua inspiração em Paris.





Vista da Munttoren em 1900.As últimas décadas do século XIX são chamadas de Segundo Século de Ouro de Amsterdão, porque, entre outros, construíram-se novos museus, uma estação de trem e o Concertgebouw, que é o teatro musical da cidade. No mesmo período chegou à cidade a Revolução Industrial. Novos canais e vias marítimas foram construídos para assim melhorar a conexão entre Amsterdão e o resto da Europa.



Pouco antes de começar a Primeira Guerra Mundial, a cidade começou a expandir-se, construindo novos bairros residenciais em direção aos subúrbios. Durante a Primeira Guerra Mundial, os Países Baixos tomaram uma posição neutra, mas ainda assim sua população sofreu muito com a falta de comida e falta de aquecimento a gás.



Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu os Países Baixos no dia 10 de maio de 1940, tomando o controle do país depois de cinco dias de luta. Os alemães instalaram um governo civil nazista em Amsterdão, que se encarregava da perseguição aos judeus. Os neerlandeses que ajudaram e protegeram as vítimas foram também perseguidos. Mais de 100.000 judeus foram deportados a campos de concentração. Entre eles encontrava-se Anne Frank. Somente 5.000 judeus sobreviveram a guerra.





Fotografia aérea do famosos canais de Amsterdã.[editar] Construção dos canaisNo início do século XVII, com a crescente imigração na cidade, Amsterdão colocou em prática um plano para a construção de canais de meio-círculo e concêntricos que se encontravam na baía do rio IJ. Foram feitos quatro canais: 3 residenciais (Herengracht ou Canal dos Lordes; Keizersgracht ou Canal dos Imperadores; e Prinsengracht ou Canal do Príncipe) e um canal de defesa (Nassau/Stadhouderskade). O plano ainda ligou os canais paralelos a esses novos quatro canais, como por exemplo o canal do bairro de Jordaan (bairro onde viveu Anne Frank).



[editar] Geografia

Imagem de satélite de Amsterdã.[editar] LocalizaçãoA cidade se localiza entre os rios Amstel e Schinkel, na chamada baia de IJ.



[editar] ÁreaA maior parte da cidade é constituída por pôlderes. A área urbana inclui os municípios de Aalsmeer, Amsterdão, Amstelveen, Diemen, Haarlemmermeer, Ouder-Amstel, Uithoorn, e Waterland. O tamanho da área urbana inteira atinge 896.96 km² mas só 718.03 km² é terra.



A área conhecida como Grande Amsterdão (Stadsgewest Amsterdam) inclui a área urbana e as cidades satélites. O total desta área é de 1896,97 km², sendo 1447,36 km² constituído de terra.



[editar] ClimaAmsterdão tem um clima moderado, devido à forte influência do oceano Atlântico a Oeste e aos ventos que provêm dele. Os Invernos costumam ser frios, mas não extremos, ainda que temperaturas abaixo de zero sejam muito frequentes. Costuma nevar alguns dias ao ano. Os Verões são calorosos com temperaturas ao redor dos 25 °C, mas não muito quentes, salvo alguma onda de calor. Trata-se de um clima extremamente úmido. Ainda que a cidade sofra muito com a chuva, não recebe mais de 760 mm de precipitação ao ano e quase sempre se trata de chuvas moderadas.



[editar] DemografiaA composição étnica da cidade em 2011 era de 49,7% neerlandeses e 50,3% estrangeiros. Pessoas de origem não-europeia constituíam ao todo 34,9% da população e 52,6% de pessoas menores de 18 anos de idade. Devido à imigração em larga escala vinda de países não-ocidentais, principalmente do Suriname, Marrocos e de outros países islâmicos, em poucos anos pessoas de origem não-europeia se tornarão o grupo étnico dominante em Amsterdão. Cerca de 25% da população da cidade pratica o islão, apesar de a religião dominante continuar sendo o cristianismo.



Nos séculos XVII e XVIII, a maioria dos imigrantes de Amsterdão eram huguenotes, sefarditas e habitantes da Vestfália. Com a independência das colônias neerlandesas, nos anos 40 e 50 começou a imigração de indonésios. Nos anos 60, vários trabalhadores turcos, marroquinos e italianos foram para Amsterdão. Com a independência do Suriname em 1975, Amsterdão começou a receber seus habitantes como imigrantes. Vários outros imigrantes também vieram de outras partes da Europa e também da América do Norte.



[editar] Governo

Os 15 bairros de Amsterdão.A cidade é dividida em 15 bairros ou stadsdelen, cujo singular é stadsdeel, significando stad (cidade) e deel (parte). A cidade é governada por um prefeito (chamado de Burgemeester), por Alderman e por conselhos municipais. Cada bairro elege seu próprio conselho municipal (com exceção do bairro de Westpoort que é pouco povoado e é regido pelo conselho municipal central).



[editar] Símbolos

Escudo da cidade de Amsterdão.O escudo de Amsterdão consiste em três cruzes denominadas Cruz de Santo André em homenagem a André, o apóstolo, que foi assassinado com este tipo de cruzes. No século XVI foram adicionados dois leões. Existem historiadores que crêem que as cruzes representam os três perigos que mais afetaram a Amsterdão: inundação, incêndio e a peste.



O lema oficial da cidade é: "Heldhaftig, Vastberaden, Barmhartig" ("Valente, Decidida e Misericordiosa"). Estas três palavras provêm da denominação oficial concedida pela rainha Guilhermina dos Países Baixos em 1947, em homenagem a coragem da cidade durante a Segunda Guerra Mundial.



[editar] Economia

O distrito Zuidas é o principal distrito comercial de Amsterdã e ainda está, em grande parte, em construção. Muitas multinacionais holandêsas têm sua sede aqui, como ABN Amro e a Akzo Nobel.Amsterdão é a capital dos Países Baixos em termos de negócios e finanças, e tem sido a quinta cidade europeia em importância no mundo dos negócios, atrás de Londres, Frankfurt, Paris e Bruxelas. Muitas empresas e bancos neerlandeses têm sua matriz e origem em Amsterdão, como ABN Amro, Heineken, ING Group, Ahold, Delta Lloyd, Royal Dutch Shell e Philips.



A bolsa de Amsterdão denomina-se Euronext Amsterdão, faz parte da Euronext e é a bolsa mais antiga do mundo, hoje em dia é uma das mais importantes da Europa. O seu principal índice de bolsa denomina-se AEX.



[editar] Turismo

Casa de Anne Frank.Na cidade encontram-se muitos museus de fama internacional, como o Rijksmuseum, o museu de arte moderna Stedelijk Museum, o Museu Casa de Rembrandt e Museu van Gogh que possui a maior coleção de pinturas de Van Gogh no mundo.



A Casa de Anne Frank é um destino turístico muito popular, bem como o Hortus Botanicus Amsterdam, fundado no começo da década de 1960, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, com muitas antigas e raras espécies, entre as quais está a planta de café da qual saiu o ramo que serviu como base das plantações na América Central e América do Sul (o ramo foi um presente de Luís XIV de França e foi levado a colônia francesa de Martinica em 1714, onde frutificou).





Campanha publicitária I amsterdam em frente ao Rijksmuseum.Em Amsterdã se encontra a conhecida fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience. O clube esportivo AFC Ajax têm sua sede e seu estádio na cidade, chamado Amsterdam ArenA. Também a prestigiosa sala de concertos Concertgebouw é sede da igualmente famosa orquestra sinfônica, a Orquesta Real de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888.



Há numerosos edifícios, igrejas, praças e pontes que merecem uma visita. Uma data bem interessante para visitar a cidade é o Dia da Rainha ou Koninginnedag em 30 de abril. Neste dia todos os habitantes da cidade vendem nas ruas todo tipo de coisas, principalmente objetos de casa que já não utilizam. A cidade se envolve em mercado e em uma verdadeira festa e as ruas ficam abarrotadas de gente vestida da cor da casa real, o laranja.



O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada. No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas estão lotadas de sex shops, bares onde decorrem shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.



[editar] Infra-estrutura[editar] EducaçãoAmsterdão possui quatro universidades: a Universidade de Amsterdã(o), Universidade Livre, Universidade para ciências aplicadas de Amsterdã(o) (Hogeschool van Amsterdam) e Universidade Artística para ciências aplicadas de Amsterdã(o) (Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten). Outras instituições universitárias incluem uma academia de arte, a De Rietveldacademie.



O Instituut voor Sociale Geschiedenis (Instituto Internacional de História Social) é um centro internacional de pesquisa que possui um grande arquivo, orientado especificamente à história do movimento operário.



[editar] Transportes

Estação de bonde elétrico.O transporte público de Amsterdão consiste em:



Conexões de trem a qualquer parte dos Países Baixos e a destinos internacionais;

5 linhas de metro;

16 linhas dos famosos eléctricos (bondes);

55 linhas de ônibus urbano;

Várias linhas de ônibus regional;

Vários ferrys (também para ciclistas);

2 centrais de táxi

1 comboio de alta valocidade (Thalys)

[editar] BicicletaAmsterdão é famosa pela enorme quantidade de bicicletas e é o centro mundial delas. Quase todas as ruas principais têm vias para ciclistas, e pode-se deixar a bicicleta em qualquer lugar. Em Amsterdão existem ao redor de 700.000 ciclistas (750.000 habitantes).





Aeroporto de Schiphol.[editar] AeroportoO Aeroporto de Schiphol localiza-se a cerca de vinte minutos de comboio do centro de Amsterdão. É o maior aeroporto dos Países Baixos por número de passageiros e o quinto da Europa (atrás do Aeroporto de Londres Heathrow, do aeroporto de Frankfurt, Charles de Gaulle de Paris e Barajas de Madrid) e décimo aeroporto do mundo. Cada ano passam cerca de 44 milhões de viajantes por Schiphol. É o terceiro aeroporto da Europa em relação à quantidade de operações de carga (1450 toneladas em 2005, depois de Paris e Frankfurt).



[editar] Ver também A Wikipédia possui o

Portal dos Países Baixos



Rijksmuseum

Museu van Gogh

Casa do Rembrandt

Instituto Anne Frank

Sinagoga Portuguesa de Amsterdão

Referências1.↑ WorldMayor.com - Job Cohen, Prefeito de Amsterdão 2006. Página visitada em 19-4-2007.

2.↑ Kerncijfers voor Amsterdam en de stadsdelen. www.os.amsterdam.nl. Serviço de Pesquisa e Estatísticas, Cidade de Amsterdão (1 de janeiro de 2006). Página visitada em 4-4-2007.

3.↑ Area, population density, dwelling density and average dwelling occupation. www.os.amsterdam.nl. Serviço de Pesquisa e Estatística, Cidade de Amsterdão (1 de janeiro de 2006). Página visitada em 13-8-2008.

4.↑ Actueel Hoogtestand Nederland (em Holandês). Página visitada em 18-5-2008.

5.↑ População (em holandês). Cidade de Amsterdão (2008). Página visitada em 8-3-2009.

6.↑ [1]

7.↑ a b http://www.usatoday.com/marketplace/ibi/amsterdam.htm

[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Amsterdão Guia de viagens sobre Amsterdão no Wikitravel.



Galeria de Amsterdão (em inglês) na Fotopedia.

Página oficial de Amsterdão (em neerlandês)

Página international de Amsterdão (em inglês)







[Expandir]v • eCidades globais

Cidades globais alfa Londres • Nova Iorque • Hong Kong • Paris • Singapura • Tóquio • Sydney • Milão • Xangai • Pequim • Madrid • Moscou • Seul • Toronto • Bruxelas • Buenos Aires • Mumbai • Kuala Lumpur • Chicago • Varsóvia • São Paulo • Zurique • Amesterdão • Cidade do México • Jacarta • Dublin • Banguecoque • Taipei • Istambul • Roma • Lisboa • Frankfurt am Main • Estocolmo • Praga • Viena • Budapeste • Atenas • Caracas • Los Angeles • Auckland • Santiago

Cidades globais beta Washington DC • Melbourne • Joanesburgo • Atlanta • Barcelona • São Francisco • Manila • Bogotá • Tel Aviv • Nova Deli • Dubai • Bucareste • Oslo • Berlim • Helsínquia • Genebra • Copenhage • Riade • Hamburgo • Cairo • Luxemburgo • Bangalore • Dallas • Cidade do Kuwait • Boston • Munique • Jeddah • Miami • Lima • Kiev • Houston • Guangzhou • Beirute • Karachi • Dusseldorf • Sófia • Montevidéu • Nicósia • Rio de Janeiro • Cidade de Ho Chi Minh

Cidades globais gama Montreal • Nairóbi • Bratislava • Cidade do Panamá • Chennai • Brisbane • Casablanca • Denver • Quito • Stuttgart • Vancouver • Zagreb • Manama • Cidade da Guatemala • Cidade do Cabo • San José • Minneapolis • Santo Domingo • Seattle • Ljubliana • Shenzhen • Perth • Calcutá • Guadalajara • Antuérpia • Filadélfia • Roterdão • Amã • Portland • Lagos • Detroit • Manchester • Wellington • Riga • Guayaquil • Edimburgo • Porto • San Salvador • São Petersburgo • Tallinn • Port Louis • San Diego • Islamabad • Birmingham • Doha • Calgary • Almaty • Colombo

* Fonte: Inventory of World Cities — The World According to GaWC 2008



[Expandir]v • eCapitais da Europa

Amsterdão • Ancara • Andorra-a-Velha • Astana • Atenas • Baku • Belgrado • Berlim • Berna • Bratislava • Bruxelas • Bucareste • Budapeste • Copenhaga • Douglas • Dublin • Episcópi • Erevan • Estocolmo • Gibraltar • Haia • Helsínquia • Lisboa • Liubliana • Londres • Longyearbyen • Luxemburgo • Madrid • Mariehamn • Minsk • Mónaco • Moscovo • Nicósia • Oslo • Paris • Praga • Pristina • Podgorica • Quichinau • Kiev • Reiquiavique • Riga • Roma • Saint Helier • Saint Peter Port • São Marinho • Sarajevo • Skopje • Sófia • Stepanakert • Sukhumi • Tallinn • Tbilisi • Tirana • Tiraspol • Tórshavn • Tskhinvali • Vaduz • Valeta • Varsóvia • Cidade do Vaticano • Viena • Vilnius • Zagrebe



[Expandir]v • e União Europeia Capitais dos Estados-membros da União Europeia

Amesterdão · Atenas · Berlim · Bratislava · Bruxelas · Bucareste · Budapeste · Copenhaga · Dublin · Estocolmo · Helsínquia · Lisboa · Liubliana · Londres · Luxemburgo (cidade) · Madrid · Nicósia · Paris · Praga · Riga · Roma · Sófia · Tallinn · Valeta · Varsóvia · Viena · Vilnius



[Expandir]v • eCapitais Europeias da Cultura

1985 Atenas · 1986 Florença · 1987 Amesterdão · 1988 Berlim · 1989 Paris · 1990 Glasgow · 1991 Dublin · 1992 Madrid · 1993 Antuérpia · 1994 Lisboa · 1995 Luxemburgo · 1996 Copenhaga · 1997 Salonica · 1998 Estocolmo · 1999 Weimar · 2000 Avinhão · Bergen · Bolonha · Bruxelas · Helsínquia · Cracóvia · Reiquiavique · Praga · Santiago de Compostela · 2001 Porto · Roterdão · 2002 Bruges · Salamanca · 2003 Graz · 2004 Génova · Lille · 2005 Cork · 2006 Pátras · 2007 Luxemburgo · Sibiu · 2008 Liverpool · Stavanger · 2009 Linz · Vilnius · 2010 Essen · Istambul · Pécs · 2011 Tallinn · Turku · 2012 Guimarães · Maribor · 2013 Estrasburgo · Marselha





[Expandir]v • eCidades-sede dos Jogos Olímpicos de Verão

1896: Atenas • 1900: Paris • 1904: St. Louis • 1906: Atenas • 1908: Londres • 1912: Estocolmo • 1920: Antuérpia • 1924: Paris • 1928: Amsterdã • 1932: Los Angeles • 1936: Berlim • 1948: Londres • 1952: Helsinque • 1956: Melbourne • 1960: Roma • 1964: Tóquio • 1968: Cidade do México • 1972: Munique • 1976: Montreal • 1980: Moscou • 1984: Los Angeles • 1988: Seul • 1992: Barcelona • 1996: Atlanta • 2000: Sydney • 2004: Atenas • 2008: Pequim • 2012: Londres • 2016: Rio de Janeiro





[Expandir]v • eCidades-sede da Eurovisão

Festival Eurovisão da Canção Lugano 1956 • Frankfurt 1957 • Hilversum 1958 • Cannes 1959 • Londres 1960 • Cannes 1961 • Luxemburgo 1962 • Londres 1963 • Copenhaga 1964 • Nápoles 1965 • Luxemburgo 1966 • Viena 1967 • Londres 1968 • Madrid 1969 • Amsterdão 1970 • Dublin 1971 • Edimburgo 1972 • Luxemburgo 1973 • Brighton 1974 • Estocolmo 1975 • Haia 1976 • Londres 1977 • Paris 1978 • Jerusalém 1979 • Haia 1980 • Dublin 1981 • Harrogate 1982 • Munique 1983 • Luxemburgo 1984 • Gotemburgo 1985 • Bergen 1986 • Bruxelas 1987 • Dublin 1988 • Lausana 1989 • Zagreb 1990 • Roma 1991 • Malmö 1992 • Millstreet 1993 • Dublin 1994 • Dublin 1995 • Oslo 1996 • Dublin 1997 • Birmingham 1998 • Jerusalém 1999 • Estocolmo 2000 • Copenhaga 2001 • Tallinn 2002 • Riga 2003 • Istambul 2004 • Kiev 2005 • Atenas 2006 • Helsínquia 2007 • Belgrado 2008 • Moscovo 2009 • Bærum 2010 • Düsseldorf 2011 • Baku 2012 • Malmö 2013 •

Festival Eurovisão da Canção Júnior Copenhaga 2003 • Lillehammer 2004 • Hasselt 2005 • Bucareste 2006 • Roterdão 2007 • Limassol 2008 • Kiev 2009 • Minsk 2010 • Ierevan 2011 • Amsterdão 2012

Festival Eurovisão da Dança Londres 2007 • Glasgow 2008 • Baku 2009

Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos Reggio Emilia 1985 • Schwetzingen 1987 • Paris 1989 • Helsínquia 1991 • Estocolmo 1993 • Lausana 1995 • Gdańsk 1997 • Lyon 1999 • Londres 2001 • Amesterdão 2003 • Varsóvia 2005 •

Festival Eurovisão de Jovens Músicos Manchester 1982 • Genebra 1984 • Copenhaga 1986 • Amesterdão 1988 • Viena 1990 • Bruxelas 1992 • Varsóvia 1994 • Lisboa 1996 • Viena 1998 • Bergen 2000 • Berlim 2002 • Lucerna 2004 • Viena 2006 • Viena 2008 • Viena 2010 •



[Expandir]v • eCidades eleitas Capital Mundial do Livro pela UNESCO

2001: Madrid • 2002: Alexandria • 2003: Nova Deli • 2004: Antuérpia • 2005: Montreal • 2006: Turim • 2007: Bogotá • 2008: Amsterdão • 2009: Beirute • 2010: Liubliana • 2011: Buenos Aires • 2012: Erevan • 2013: Banguecoque • 2014: Port Harcourt





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Amsterdão&oldid=32593182"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Palavras que diferem em versões da língua portuguesaAmesterdãoCategorias ocultas: !Infobox com geocoordenadas!Eurovisão!Artigos bons na Wikipédia em dinamarquês!Artigos bons na Wikipédia em chinêsFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAcèh

Afrikaans

Alemannisch

አማርኛ

Aragonés

Ænglisc

العربية

ܐܪܡܝܐ

مصرى

Asturianu

Azərbaycanca

Башҡортса

Boarisch

Žemaitėška

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

བོད་ཡིག

Brezhoneg

Bosanski

Català

کوردی

Qırımtatarca

Česky

Kaszëbsczi

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Dolnoserbski

Eʋegbe

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Võro

Føroyskt

Français

Arpetan

Nordfriisk

Furlan

Frysk

Gaeilge

Gàidhlig

Galego

Gaelg

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Hornjoserbsce

Kreyòl ayisyen

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Interlingue

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Qaraqalpaqsha

Taqbaylit

Қазақша

ಕನ್ನಡ

한국어

Перем Коми

Къарачай-малкъар

Kurdî

Коми

Kernowek

Latina

Ladino

Lëtzebuergesch

Limburgs

Ligure

Lumbaart

Lietuvių

Latviešu

Мокшень

Māori

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Кырык мары

Bahasa Melayu

မြန်မာဘာသာ

Dorerin Naoero

Nāhuatl

Nnapulitano

Plattdüütsch

Nedersaksisch

नेपाली

नेपाल भाषा

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Novial

Occitan

Ирон

Kapampangan

Papiamentu

Picard

Polski

Piemontèis

پنجابی

پښتو

Runa Simi

Rumantsch

Română

Armãneashce

Tarandíne

Русский

Русиньскый

Саха тыла

Sicilianu

Scots

Sámegiella

Srpskohrvatski / српскохрватски

සිංහල

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Soomaaliga

Shqip

Српски / srpski

Sranantongo

Sesotho

Seeltersk

Basa Sunda

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

Тоҷикӣ

ไทย

Türkmençe

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Удмурт

ئۇيغۇرچە / Uyghurche

Українська

اردو

Vèneto

Vepsän kel’

Tiếng Việt

Volapük

Winaray

Wolof

ייִדיש

Yorùbá

Zeêuws

中文

文言

Bân-lâm-gú

粵語

IsiZulu

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h08min de 14 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel       COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas