quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MOSCOU (RÚSSIA)

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora MoscovoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Coordenadas: 55° 46' N 37° 40' E

Nota: Para outros significados, veja Moscovo (desambiguação).

Moscovo ou Moscou

Москва

Bandeira

Lema:

Врагу никогда не добиться,

чтоб склонилась твоя голова!

(O inimigo jamais conseguirá abaixar a tua cabeça!)

Hino: Minha Moscou (Áudio)

Região Centro

Distrito Distrito Federal Central

Subdivisão Moscou

Prefeito Sergey Sobyanin

Área 1.081 km²

População (2010) 11 503 501[1] habitantes

Densidade 9.682 hab/km²

Altitude 150 - 200 metros

Gentílico moscovita

Fundação 1147

Código telefônico +7 495, +7 499

Matrículas de automóveis 77, 99, 97, 177

Website mos.ru/

Localização

55° 46' 00" N 37° 40' 00" L



Cidade da Rússia

Moscovo (português europeu) ou Moscou (português brasileiro) (em russo: Москва, transl. "Moskva", lido Maskvá) é a capital, cidade mais populosa, e a subdivisão federal mais populosa da Rússia. A cidade é um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro, educacional e de transportes da Rússia e do continente. Moscou é a megacidade mais ao norte na Terra, a segunda cidade mais populosa da Europa e a sexta maior cidade no mundo. Sua população, de acordo com os resultados do Censo de 2010, é de 11 503 501.[1] Com base na lista de 2011 da Forbes, Moscou tinha 79 bilionários, tirando de Nova York a classificação de cidade com o maior número de bilionários do mundo.[2]



Moscou está situada sobre o rio Moskva no Distrito Federal Central da Rússia europeia. No curso de sua história, a cidade serviu como capital de uma progressão dos estados, do medieval Grão-Ducado de Moscou, do subsequente Czarado da Rússia à União Soviética. Moscou é a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência do presidente russo e do poder executivo do governo da Rússia. O Kremlin é também um dos vários Patrimônios da Humanidade na cidade. Ambas as câmaras do parlamento russo (Duma e o Conselho da Federação) também estão sediados em Moscou.



A cidade é servida por uma extensa rede de trânsito, que inclui quatro aeroportos internacionais, nove terminais ferroviários e um dos mais profundos túneis subterrâneos do mundo, o metrô de Moscou, perdendo apenas para Tóquio em termos de número de passageiros e reconhecido como um dos marcos da cidade devido à arquitetura rica e variada de suas 185 estações.



Com o tempo, Moscou adquiriu uma série de epítetos, mais se referindo ao seu tamanho e estatuto preeminente dentro da nação: A Terceira Roma (Третий Рим), Pedra Branca (Белокаменная), Primeiro Trono (Первопрестольная), Quarenta Fortes (Сорок Сороков).[3]



Índice [esconder]

1 História

2 Geografia

2.1 Clima

3 Demografia

3.1 Religião

4 Política

4.1 Subdivisões administrativas

4.2 Cidades-irmãs

5 Economia

6 Infraestrutura

6.1 Transportes

7 Cultura

8 Ver também

9 Referências

10 Ligações externas





[editar] HistóriaA primeira referência à cidade data de 1147 quando Yuri Dolgoruki convidou o príncipe de Novgorod para ir ter com ele a Moscovo (Vem comigo, irmão, a Moscovo). O encontro foi a 4 de Abril de 1147. A cidade estava em festa; os príncipes das zonas vizinhas ofereciam presentes uns aos outros e concordavam num acordo de cooperação mútua. Nove anos mais tarde, Yuri Dolgurki manda construir uma muralha de madeira, que foi sendo constantemente reconstruída, para envolver e proteger a cidade que então estava a ser erigida dados aos conflitos entre Dolgoruky e o príncipe de Chernigov. A cidade era um ponto estratégico para os príncipes de Vladimir-Suzdal. O rio Volga também tinha grande influência nas trocas comerciais entre a cidade e os restantes principados, bem como outros reinos; a prova disso são moedas árabes encontradas na cidade.



Na altura, Moscovo era mais uma cidade administrativa do que comercial, dado que a população que ali vivia era sobretudo camponesa. Nos anos seguintes, a cidade viria a ter metalúrgicos e pessoas ligadas aos artesãos. O rio Volga, o seu ponto estratégico e a crescente populações fizeram Moscovo crescer nos séculos XII e XIII..[4]





Vista de Moscou no século XVII.No Inverno de 1278, os mongóis capturaram a cidade e assassinaram o comandante da armada, bem como praticamente toda a população. Estes saques (ligados directamente à história da Rússia) provocaram o desaire do território russo. Porém, os moscovitas puderam regressar às suas casas expulsando os inimigos. Mas, ao contrário do que se passava na cidade, o resto do Sul do território fora totalmente destruído. Muitas cidades não se recuperaram, provocando grandes vagas de imigração a Norte. Isto influenciou a cidade, que com isso viu a sua população crescer.



Depois dos saques e das carnificinas provocados pelos tártaros, Moscovo volta a se recuperar e, em 1327, passou a ser capital de um principado: o Grão-Ducado de Moscovo. A sua boa localização em relação ao rio Volga permitiu um crescimento estável, atraindo milhares de refugiados provenientes de todo o território russo devido às grandes invasões dos tártaros.



Sob o poder de Ivan I da Rússia, Moscovo substituiu Tver, que era capital do Principado de Vladimir-Suzdal. A partir daí, Moscovo cresce a uma velocidade ainda maior. Ao contrário dos outros principados do mundo, este não era dividido em zonas para serem governadas pelos filhos mas sim "herdada" inteiramente pelos descendentes.



Em 1380, Dmitry Donskoy, príncipe de Moscovo, ganhou uma importante batalha que permitiu acabar com o poder dos tártaros: a batalha de Kulikovo. Com isso, a Rússia, através de Moscovo, torna-se livre de todo o domínio dos tártaros. A cidade torna-se um grande centro de poder e, com o passar dos anos, Moscovo ascende a uma capital de um grande império que viria a ter uma grande notoriedade no mundo. Com isto, Kiev perde o seu estatuto de poder que antes tivera com o Principado de Kiev.



O século XVII foi marcado por um grande crescimento populacional e por certas revoluções como o fim da invasão lituano-polaca em 1612 e a revolta de Moscovo em 1682. Deixa de ser capital em 1712 após Pedro, o Grande ter fundado São Petersburgo junto do Báltico, em 1703. As razões foram o contacto com o mar que São Petersburgo permitia, a localização estratégica para as trocas comerciais e defesa da Rússia.





Invasão francesa da Rússia em 1812, Incêndio de Moscou, pintura de Smirnov A.F., 1813.O ano de 1812 é sem dúvida a data mais conhecida da História da Rússia, pois marca a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Ao saber que Napoleão chegara às fronteiras da Rússia, os moscovitas elaboraram uma emboscada previamente definida. Quando os franceses chegaram à cidade (14 de Setembro de 1812), o seu grande exército encontra uma cidade abandonada e completamente queimada. Sem nada para comer e com o terrível frio russo, as tropas viram-se obrigadas a bater em retirada; 90% morrem no regresso a França e Napoleão é perseguido pelos russos. Este acontecimento é dramatizado na obra de Leon Tolstoi, Guerra e Paz, e Tchaikovsky compôs uma música a retratar todos estes acontecimentos: a Abertura 1812 com carrilhão e canhões.



Depois de 1812, Moscovo continua a crescer a um ritmo bastante elevado. Em 1918, durante a Guerra civil Russa, Moscovo serviu de quartel-general do Exército Vermelho: 25 batalhões são formados juntamente com quatro regimentos de engenharia totalizando um número aproximado de 178.500 soldados. Com o grande feito da Revolução Russa de 1917, a cidade torna-se capital da União Soviética em 12 de Março de 1918.



A cidade volta a ser atacada, desta vez pela Alemanha Nazi durante a Grande Guerra Patriótica, como é conhecida a Segunda Guerra Mundial na Rússia, em Novembro de 1941. Moscovo é evacuada e decretada como campo de batalha. Foram construídas armas antitanques, enquanto a cidade era bombardeada. Nessa altura, e devido aos riscos, Estaline é aconselhado a abandonar a cidade e a evacuar a restante população que ficara obrigatoriamente. Proposta esta, recusada. Além do mais, a população continuou a construção do metro iniciada em 1930 e, por mais paradoxal que seja, os bombardeamentos beneficiaram a expansão das linhas.



Em 1980, Moscovo recebe os Jogos Olímpicos, que foram boicotados pelos Estados Unidos e outras nações ocidentais como protesto contra a Invasão soviética do Afeganistão.



Em 1991, a URSS é dissolvida e, com Boris Yeltsin, Moscovo cresce exponencialmente. A cidade passa então a capital da Federação Russa, onde fica o poder central, a Duma. No fim da década de 1990, a cidade cresce, moderniza a sua arquitectura (embora o Presidente da Câmara tenha sido muito criticado por descurar e demolir edifícios históricos em detrimento de arranha-céus) e aumenta a sua linha de metro. Moscovo transforma-se numa cidade cosmopolita cheia de história, cultura e vivacidade, mas também com problemas como o crime organizado e a pobreza.



Vista panorãmica de Moscou em 1867. Clique aqui para ver a imagem com notas.[editar] Geografia

Imagem de satélite de Moscou e subúrbios.Moscou está situada nas margens do rio Moscou, que corre há pouco mais de 500 km através da Planície do Leste Europeu, na Rússia central. 49 pontes atravessam o rio e seus canais dentro dos limites da cidade. Elevação de Moscou no Centro Pan-russo de Exibições, onde situa-se a estação-chefe meteorológica da cidade, é de 156 metros. O ponto mais alto é o planalto Teplostanskaya com 255 m.[5] A largura da cidade de Moscou (sem as limitações de MKAD) de oeste para leste é de 39,7 km e o comprimento de norte a sul é de 51,7 km .



Sistema de estradas de Moscou está centrado aproximadamente em torno do Kremlin no centro da cidade. De lá, as estradas geralmente irradiam-se para o exterior para cruzar com uma seqüência de estradas circulares ("anéis").



O primeiro anel principal e mais interno, Bulvarnoye koltso, foi construído no local da antiga muralha do século XVI ao redor da cidade que costumava ser chamado Bely Gorod (Cidade Branca). O Bulvarnoye koltso tecnicamente não é um anel, que não forma um círculo completo, mas sim como uma ferradura arco que vai da Catedral de Cristo Salvador para o Rio Yauza.



[editar] ClimaVer artigo principal: Clima de Moscovo

Com clima influenciado pela corrente fria proveniente da Sibéria, possui invernos rigorosos, com temperaturas de até -12 °C, e Verões amenos e breves, entre os 18 e os 22 °C. Moscou tem uma temperatura média anual de 7 °C, sendo o mês mais quente Julho, com média de 18 °C e o mais frio Janeiro, com média de -9 °C.



[editar] Demografia

Gráfico populacional de Moscou entre 1350 e 2009.De acordo com os resultados do Censo 2010, a população de Moscou é de 11 503 501 habitantes,[1] contra 10 382 754 registrados no Censo de 2002.[6]



Na época do Censo de 2010 oficial, a composição étnica da cidade era: russos (91,6%), ucranianos (1,4%), tártaros (1,4%), armênios (1%), azeri (0,5%), judeus (0,5%), bielorrussos (0,4%), georgianos (0,4%), usbeque (0,3%), tajiques (0,2%), moldavos 21.699 (0,2%), mordovianos (0,2%), chechenos 14.524 (0,1%), chuvachianos (0,1%), ossétios (0,1%), coreanos (0,1%), cazaques (0,1%), bashkires (0,1%), chineses (0,03%), vietnamitas (0,03%) e outros (1,2%). 668.409 pessoas foram registradas a partir de bases de dados administrativos e não puderam declarar uma etnia. Estima-se que a proporção de etnias neste grupo seja a mesma que a do grupo de declarados.[1]



A população oficial de Moscou é tomada daqueles que têm "residência permanente". De acordo com o Serviço Federal de Migração da Rússia, Moscou também contém 1.800.000 oficiais "convidados" que têm residência temporária. O número de convidados não oficiais, aqueles sem a devida documentação, é estimado em ser um adicional de 1.000.000 de pessoas.[7]



[editar] Religião

Catedral de Cristo Salvador de Moscou.O cristianismo é a religião predominante na cidade, sendo a Igreja Ortodoxa Russa a denominação mais popular. Moscou é a capital russa do cristianismo ortodoxo, que tem sido a religião tradicional do país e foi considerada uma parte do "patrimônio histórico" da Rússia em uma lei aprovada em 1997.[8] Outras religiões praticadas em Moscou incluem o islã, protestantismo, velhos crentes, budismo e judaísmo.



O Patriarcado de Moscou serve como a sede da igreja e reside no Mosteiro de Danilov. Moscou era chamada de "cidade de 1600 igrejas" antes de 1917. Em 1918 a Rússia se tornou um Estado laico e religião perdeu sua posição na sociedade. Desde a desintegração da União Soviética, em 1991, muitas das igrejas destruídas foram restauradas e religiões tradicionais estão ganhando popularidade.



Enquanto a população muçulmana da cidade é estimada em 1,2-1,5 milhões[9] (de um total de 10,5 milhões), há apenas quatro mesquitas na cidade em 2010. Apesar de uma mesquita adicional ter sido aprovada no sudeste, ativistas anti-mesquita bloquearam a construção.[10]



[editar] Política

Prédio da prefeitura de Moscou (antiga sede do Comecon).Moscou é a sede do poder para a Federação Russa. No centro da cidade, no distrito administrativo central, está o Kremlin de Moscou, que abriga a casa do Presidente da Rússia, bem como muitas das instalações do governo nacional. Isso inclui a sede militar e a sede do Distrito Militar de Moscou. A cidade, como em qualquer capital nacional, é também a sede de todas as embaixadas estrangeiras e diplomatas que representam várias nações na Rússia.



Moscou é designada como uma das duas únicas cidades federais da Rússia (a outra sendo São Petersburgo). Entre as 83 subdivisões da Rússia, Moscou representa a cidade mais populosa e a menor em termos de área. Por fim, a cidade está localizada na Região Econômica do Centro, uma das doze regiões no interior da Rússia com as mesmas metas econômicas.



[editar] Subdivisões administrativasMoscovo é dividida em 10 distritos administrativos e em 123 sub-distritos administrativos (muito similar a Viena).



Todos os distritos possuem o seu brasão, bandeira e políticos eleitos por voto. E mais, praticamente todos os distritos possuem a sua emissora de televisão.





Divisões administrativas de Moscovo.Distritos Administrativos Nome em Russo População (2005)

Central (5) Центральный 694 664

Norte (2) Северный 1 106 673

Nordeste (3) Северо-Восточный 1 237 069

Leste (6) Восточный 1 385 621

Sudeste (8) Юго-Восточный 1 131 738

Sul (7) Южный 1 584 665

Sudoeste (9) Юго-Западный 1 199 593

Oeste (10) Западный 1 062 737

Noroeste (4) Северо-Западный 788 105

Zelenograd (1) Зеленоград 215 713



[editar] Cidades-irmãs Amã, Jordânia

Almaty, Cazaquistão

Argel, Argélia

Ancara, Turquia

Astana, Cazaquistão

Atenas, Grécia

Baku, Azerbaijão

Bangkok, Tailândia

Banja Luka, Bósnia e Herzegovina

Pequim, China

Beirute, Líbano

Belgrado, Servia

Berlim, Alemanha

Bombaim, Índia

Bruxelas, Bélgica[11]

Bucareste, Romênia

Brasília, Brasil

Cairo, Egito

Chicago, EUA

Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

Cusco, Peru

Délhi, Índia

Donetsk, Ucrânia

Dubai, EAU

Dushanbe, Tajiquistão

Düsseldorf, Alemanha

Ganja, Azerbaijão

Hanói, Vietnã

Havana, Cuba

Ingolstadt, Alemanha

Jacarta, Indonésia

Jelgava, Letónia

Kolomin, Rússia

Cracóvia, Polónia

Limoges, França

Liubliana, Eslovenia

Londres, Reino Unido

Madrid, Espanha

Manila, Filipinas

Naryan-Mar, Rússia

Nicósia, Chipre

Paris, França

Podgorica, Montenegro

Praga, República Checa

Pyongyang, Coreia do Norte

Resht, Irão

Reykjavik, Islândia[12]

Rio de Janeiro, Brasil

Riga, Letônia

São Paulo, Brasil

Santo Domingo, DR

Seul, Coreia do Sul

Tel Aviv, Israel

Teerão, Irão

Tirana, Albânia[13]

Tóquio, Japão

Ulaanbaatar, Mongólia

Valenciennes, França

Viena, Áustria[11]

Varsóvia, Polónia

Erevan, Arménia

[editar] EconomiaMoscou é uma das maiores economias entre as cidade da Europa e compreende aproximadamente 22% do PIB russo. [77] Em 2009, a economia de Moscou chegou a 7,16 trilhões de rublos[14] (US$ 225 bilhões[15]).



A cidade tem a menor taxa de desemprego de todos as subdivisões federais da Rússia, situando-se em apenas 1% em 2010, em comparação com a média nacional de 7%. O salário médio mensal na cidade é 41.600 rublos (€ 1.070), que é quase o dobro da média nacional de 21.800 rublos (€ 560) e o quarto maior da Rússia.[16]



A capital russa é o indiscutivelmente centro financeiro da Rússia e a sede dos maiores bancos do país e de muitas de suas maiores empresas, como a Gazprom, a maior empresa da Rússia. Moscou responde por 17% das vendas de varejo e 13% de toda a atividade de construção do país.[16][17] Desde a crise financeira russa de 1998, vários setores de atividade em Moscou mostraram taxas exponenciais de crescimento. Muitos centros de negócios novos e prédios de escritórios foram construídos nos últimos anos, mas a cidade ainda enfrenta escassez de espaços de escritório. Como resultado, muitas antigas instalações industriais e de pesquisa estão sendo reconstruídas para se tornarem adequadas para uso de escritórios.





Centro Internacional de Negócios de Moscou em construção.No entanto, enquanto a estabilidade global melhorou nos últimos anos, o crime e a corrupção continuam a ser um problema, impedindo o desenvolvimento de negócios.



O mercado Cherkizovskiy é o maior mercado na Europa, com volume diário de cerca de 30 milhões de dólares e cerca de 10 mil vendedores[18] de diferentes países (incluindo China, Turquia, Azerbaijão e Índia).



Em 2008, Moscou tinha 74 bilionários com uma fortuna média de US$ 5,9 bilhões, o que a colocou acima dos 71 bilionários de Nova York. No entanto, em 2009, havia apenas 27 bilionários em Moscou em comparação aos 55 bilionários de Nova York. No geral, a Rússia perdeu 52 bilionários durante a recente crise econômica.[19] No topo da lista de bilionários da Rússia em 2009 estava Mikhail Prokhorov, com US$ 9,5 bilhões, à frente do mais famoso Roman Abramovich, com US$ 8,5 bilhões, em 2º lugar. A companhia de Prokhorov, o grupo "ОНЭКСИМ" (ONÈKSIM), possui ativos enormes em energia de hidrogênio, nanotecnologia, energia tradicional e setor de metais preciosos, enquanto Abramovich, que vender a sua companhia petrolífera Sibneft para a gigante estatal russa do gás Gazprom em 2005, comprou os ativos de siderurgia e mineração. Ele também é dono do Chelsea Football Club. A mulher mais rica da Rússia permanece sendo Yelena Baturina, uma mulher de 45 anos de idade e segunda esposa do prefeito de Moscou, Yuri Luzhkov. Oleg Deripaska, o primeiro desta lista em 2008, com US$ 28 bilhões, em 2009 é apenas o 10º, com US$ 3,5 bilhões. Com base na lista de 2011 da Forbes de bilionários, Moscou é a cidade com mais bilionários no mundo, com 79.[20]



Os novos ricos, também chamados de "novos russos", muitas vezes pejorativamente, têm uma reputação de ostentar sua riqueza, os caminhos para fazê-la, e sutilmente.



[editar] Infraestrutura[editar] TransportesAeroporto Internacional Domodedovo

Aeroporto Internacional Sheremetyevo

Aeroporto Internacional Vnukovo

Metrô de Moscou

[editar] CulturaVer artigo principal: Cultura de Moscovo



Teatro Bolshoi (2011).Moscovo sedia o famoso Teatro Bolshoi, reconhecido no mundo inteiro como uma das melhores companhias de balé e ópera.



Um dos mais notáveis museus de arte em Moscovo é a Galeria Tretyakov, que foi fundada por Pavel Tretyakov, um mecenas das artes que doou uma grande colecção privada para a cidade.[21] A Galeria Tretyakov é dividida em dois edifícios. A Antiga Tretyakov, a galeria original na área Tretyakovskaya, na margem sul do Rio Moscou, abriga as obras da tradição clássica russa.[22] As obras dos famosos pintores pré-revolucionários, como Ilya Repin, bem como os trabalhos dos primeiros pintores russos de ícones podem ser encontrados na antiga Galeria Tretyakov. Os visitantes podem ainda ver os originais raros, do início do século XV, do iconógrafo Andrei Rublev.[22] A Nova Galeria Tretyakov, criada nos tempos soviéticos, contém principalmente as obras dos artistas soviéticos, bem como de alguns artistas contemporâneos, mas há alguma sobreposição com a Antiga Galeria Tretyakov em relação à arte do século XX. A nova galeria inclui uma pequena reconstrução do famoso Monumento à III Internacional de Vladimir Tatlin e uma mistura de outras obras de vanguarda de artistas como Kazimir Malevich e Wassily Kandinsky. Aspectos do realismo socialista também podem ser encontrados dentro dos corredores da Nova Galeria Tretyakov.



Outro museu de arte na cidade é o Museu Pushkin de Belas Artes, que foi fundado, entre outros, pelo pai de Marina Tsvetaeva. O Museu Pushkin é semelhante ao Museu Britânico, em Londres, em que suas salas são uma seção transversal de civilizações do mundo, com muitos moldes de gesso de esculturas antigas. No entanto, ele também abriga pinturas famosas de todos os tempos importantes de arte ocidental; obras de Claude Monet, Paul Cézanne e Pablo Picasso estão expostas lá.



[editar] Ver tambémO Commons possui multimídias sobre MoscovoPraça Vermelha

Catedral de São Basílio

Kremlin

Teatro Bolshoi

Panorama de Moscou vista da Colina dos Pardais (Vorobyovy Gory): Centro Internacional de Negócios, rio Moscou, Estádio Lujniki, Estação Vorobiovy Gory e a sede da Academia de Ciências da Rússia.Referências1.↑ a b c d Predefinição:Ru-pop-ref

2.↑ Ody, Elizabeth (10 de março de 2011). Carlos Slim Tops Forbes List of Billionaires for Second Year. Bloomberg. Página visitada em 1 de junho de 2011.

3.↑ Muscovite (em russian). dic.academic.ru. Página visitada em 23 de maio de 2009.

4.↑ História de Moscovo: Antiguidade

5.↑ Памятник природы "Высшая точка Москвы - 255 м над уровнем моря (Теплый Стан)" (em russian). www.darwin.museum.ru. Página visitada em 2009-04-29.

6.↑ Predefinição:Ru-pop-ref

7.↑ "Российская газета" о мигрантах в Москве. Rg.ru. Página visitada em 22 de dezembro de 2010.

8.↑ Bell, Imogen. Eastern Europe, Russia and Central Asia. [S.l.]: Taylor & Francis, 2003. ISBN 9781857431377. Página visitada em 2007-12-27.

9.↑ Maxim Kireev. "Planned Mosque Sparks Controversy in Russia", Der Spiegel.

10.↑ "Moscow Muslims pray on sidewalks for want of mosques", 2010-10-28.

11.↑ a b Foreign relations of Moscow

12.↑ Moscow and Rejkjavik sister cities. . Retrieved on 2008-03-11

13.↑ Twinning Cities: International Relations. Municipality of Tirana. www.tirana.gov.al. Retrieved on 2008-01-25.

14.↑ "Moscow Gross Regional Product", RosStat, 2010-03-03. Página visitada em 2011-08-21.

15.↑ "Russia GDP and PPP conversion rate", IMF Russia Economy, 2010-03-11. Página visitada em 2010-03-11.

16.↑ a b BOFIT Weekly 42/2010. Bank of Finland’s Institute for Economies in Transition (2010-10-22). Arquivado do original em 2010-10-27.

17.↑ Average monthly salaries. Federal Service on State Statistics. Página visitada em 2007-09-07.

18.↑ (russo) Aleksandrov, Yuri. "Новые лимитчики", New Times, 2005-12-11. Página visitada em 2006-07-07.

19.↑ Russia’s billionaires hit by financial crisis. www.financemarkets.co.uk. Página visitada em 2009-05-22.

20.↑ Mexico’s Carlos Slim still tops Forbes’ richest list (March 9, 2011).

21.↑ Veja também: The Official Site of the Tretyakov Gallery Acessado em 8/7/2006.

22.↑ a b About The State Tretyakov Gallery. The State Tretyakov Gallery. Página visitada em 10-7-2006.

[editar] Ligações externas Guia de viagens sobre Moscovo no Wikitravel.

Portal da Rússia

[Expandir]Moscovo

[Expandir]v • eCidades-sede dos Jogos Olímpicos de Verão

1896: Atenas • 1900: Paris • 1904: St. Louis • 1906: Atenas • 1908: Londres • 1912: Estocolmo • 1920: Antuérpia • 1924: Paris • 1928: Amsterdã • 1932: Los Angeles • 1936: Berlim • 1948: Londres • 1952: Helsinque • 1956: Melbourne • 1960: Roma • 1964: Tóquio • 1968: Cidade do México • 1972: Munique • 1976: Montreal • 1980: Moscou • 1984: Los Angeles • 1988: Seul • 1992: Barcelona • 1996: Atlanta • 2000: Sydney • 2004: Atenas • 2008: Pequim • 2012: Londres • 2016: Rio de Janeiro



[Expandir]v • eCidades globais

Cidades globais alfa Londres • Nova Iorque • Hong Kong • Paris • Singapura • Tóquio • Sydney • Milão • Xangai • Pequim • Madrid • Moscou • Seul • Toronto • Bruxelas • Buenos Aires • Mumbai • Kuala Lumpur • Chicago • Varsóvia • São Paulo • Zurique • Amesterdão • Cidade do México • Jacarta • Dublin • Banguecoque • Taipei • Istambul • Roma • Lisboa • Frankfurt am Main • Estocolmo • Praga • Viena • Budapeste • Atenas • Caracas • Los Angeles • Auckland • Santiago

Cidades globais beta Washington DC • Melbourne • Joanesburgo • Atlanta • Barcelona • São Francisco • Manila • Bogotá • Tel Aviv • Nova Deli • Dubai • Bucareste • Oslo • Berlim • Helsínquia • Genebra • Copenhage • Riade • Hamburgo • Cairo • Luxemburgo • Bangalore • Dallas • Cidade do Kuwait • Boston • Munique • Jeddah • Miami • Lima • Kiev • Houston • Guangzhou • Beirute • Karachi • Dusseldorf • Sófia • Montevidéu • Nicósia • Rio de Janeiro • Cidade de Ho Chi Minh

Cidades globais gama Montreal • Nairóbi • Bratislava • Cidade do Panamá • Chennai • Brisbane • Casablanca • Denver • Quito • Stuttgart • Vancouver • Zagreb • Manama • Cidade da Guatemala • Cidade do Cabo • San José • Minneapolis • Santo Domingo • Seattle • Ljubliana • Shenzhen • Perth • Calcutá • Guadalajara • Antuérpia • Filadélfia • Roterdão • Amã • Portland • Lagos • Detroit • Manchester • Wellington • Riga • Guayaquil • Edimburgo • Porto • San Salvador • São Petersburgo • Tallinn • Port Louis • San Diego • Islamabad • Birmingham • Doha • Calgary • Almaty • Colombo

* Fonte: Inventory of World Cities — The World According to GaWC 2008

[Expandir]v • eMegacidades

Aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes

Bagdá • Bombaim • Buenos Aires • Cairo • Calcutá • Carachi • Daca • Deli • Istambul • Jacarta • Lagos • Londres • Los Angeles • Manila • Cidade do México • Moscou • Nova Iorque • Paris • Pequim • Rio de Janeiro • São Paulo • Seul • Teerã • Tóquio • Xangai

As aglomerações urbanas do Vale do Ruhr, na Alemanha, e de Osaka-Quioto-Kobe, no Japão, também apresentam população superior a dez milhões de habitantes, embora possuam mais de uma cidade-sede.

* Fontes: Siemens.com – Megacities: Desafios das Megacidades e World Gazetteer – Welt: Ballungsräume

[Expandir]v • eCapitais da Europa

Amsterdão • Ancara • Andorra-a-Velha • Astana • Atenas • Baku • Belgrado • Berlim • Berna • Bratislava • Bruxelas • Bucareste • Budapeste • Copenhaga • Douglas • Dublin • Episcópi • Erevan • Estocolmo • Gibraltar • Haia • Helsínquia • Lisboa • Liubliana • Londres • Longyearbyen • Luxemburgo • Madrid • Mariehamn • Minsk • Mónaco • Moscovo • Nicósia • Oslo • Paris • Praga • Pristina • Podgorica • Quichinau • Kiev • Reiquiavique • Riga • Roma • Saint Helier • Saint Peter Port • São Marinho • Sarajevo • Skopje • Sófia • Stepanakert • Sukhumi • Tallinn • Tbilisi • Tirana • Tiraspol • Tórshavn • Tskhinvali • Vaduz • Valeta • Varsóvia • Cidade do Vaticano • Viena • Vilnius • Zagrebe

[Expandir]v • eCapitais da Ásia

Capitais:

Abu Dabi • Amã • Ancara • Asgabate • Astana • Bagdá • Baku • Bandar Seri Begawan • Banguecoque • Beirute • Bisqueque • Cabul • Cairo • Catmandu • Colombo • Daca • Damasco • Díli • Doa • Duchambe • Episcópi • Erevan • Flying Fish Cove • Gaza • Hanói • Islamabad • Jacarta • Jerusalém • Kotte • Kuala Lumpur • Cidade do Kuwait • Malé • Manama • Manila • Mascate • Moscovo • Nanquim • Naypyidaw • Nicósia • Nova Deli • Ilha Ocidental • Pequim • Phnom Penh • Pyongyang • Putrajaya • Ramallah • Riade • Saná • Singapura • Seul • Stepanakert • Sukhumi • Taipé • Tashkent • Tbilisi • Teerã • Thimbu • Tóquio • Tskhinvali • Ulã Bator • Vienciana

*Apenas capitais de estados soberanos

[Expandir]v • eSubdivisões administrativas da Rússia

Divisões Federais

Repúblicas Adiguésia • Altai • Bascortostão • Buriácia • Cabárdia-Balcária • Cacássia • Calmúquia • Carachai-Circássia • Carélia • Chechênia • Chuváchia • Daguestão • Inguchétia • Iacútia • Komi • Mari El • Mordóvia • Ossétia do Norte-Alânia • Tartaristão • Tuva • Udmúrtia

Krais Altai • Kamtchatka • Khabarovsk • Krasnodar • Krasnoiarsk • Perm • Litoral • Stavropol • Zabaykalsky

Oblasts Amur • Arkhangelsk • Astracã • Belgorod • Briansk • Cheliabinsk • Iaroslavl • Irkutsk • Ivanovo • Kaliningrado • Kaluga • Kemerovo • Kirov • Kostroma • Kurgan • Kursk • Leningrado • Lipetsk • Magadan • Moscou • Murmansk • Níjni Novgorod • Novgorod • Novosibirsk • Omsk • Oremburgo • Oriol • Penza • Pskov • Rostov • Riazan • Sacalina • Samara • Saratov • Smolensk • Sverdlovsk • Tambov • Tomsk • Tver • Tula • Tiumen • Ulianovsk • Vladimir • Volgogrado • Vologda • Voronej

Cidades federais Moscou • São Petersburgo

Oblast autônomo Judaico

Okrugs autônomos Chukotka • Khantia-Mansia • Nenetsia • Iamália

Distritos federais

Central • Sul • Noroeste • Oriente • Siberiano • Urais • Privoljski (Volga)

[Expandir]v • eCidades-sede da Eurovisão

Festival Eurovisão da Canção Lugano 1956 • Frankfurt 1957 • Hilversum 1958 • Cannes 1959 • Londres 1960 • Cannes 1961 • Luxemburgo 1962 • Londres 1963 • Copenhaga 1964 • Nápoles 1965 • Luxemburgo 1966 • Viena 1967 • Londres 1968 • Madrid 1969 • Amsterdão 1970 • Dublin 1971 • Edimburgo 1972 • Luxemburgo 1973 • Brighton 1974 • Estocolmo 1975 • Haia 1976 • Londres 1977 • Paris 1978 • Jerusalém 1979 • Haia 1980 • Dublin 1981 • Harrogate 1982 • Munique 1983 • Luxemburgo 1984 • Gotemburgo 1985 • Bergen 1986 • Bruxelas 1987 • Dublin 1988 • Lausana 1989 • Zagreb 1990 • Roma 1991 • Malmö 1992 • Millstreet 1993 • Dublin 1994 • Dublin 1995 • Oslo 1996 • Dublin 1997 • Birmingham 1998 • Jerusalém 1999 • Estocolmo 2000 • Copenhaga 2001 • Tallinn 2002 • Riga 2003 • Istambul 2004 • Kiev 2005 • Atenas 2006 • Helsínquia 2007 • Belgrado 2008 • Moscovo 2009 • Bærum 2010 • Düsseldorf 2011 • Baku 2012 • Malmö 2013 •

Festival Eurovisão da Canção Júnior Copenhaga 2003 • Lillehammer 2004 • Hasselt 2005 • Bucareste 2006 • Roterdão 2007 • Limassol 2008 • Kiev 2009 • Minsk 2010 • Ierevan 2011 • Amsterdão 2012

Festival Eurovisão da Dança Londres 2007 • Glasgow 2008 • Baku 2009

Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos Reggio Emilia 1985 • Schwetzingen 1987 • Paris 1989 • Helsínquia 1991 • Estocolmo 1993 • Lausana 1995 • Gdańsk 1997 • Lyon 1999 • Londres 2001 • Amesterdão 2003 • Varsóvia 2005 •

Festival Eurovisão de Jovens Músicos Manchester 1982 • Genebra 1984 • Copenhaga 1986 • Amesterdão 1988 • Viena 1990 • Bruxelas 1992 • Varsóvia 1994 • Lisboa 1996 • Viena 1998 • Bergen 2000 • Berlim 2002 • Lucerna 2004 • Viena 2006 • Viena 2008 • Viena 2010 •

[Expandir]v • e50 cidades mais populosas do mundo

Mais de 10 milhões de habitantes Xangai • Bombaim • Carachi/Karachi • Délhi • Istambul • São Paulo • Moscou/Moscovo • Seul • Pequim

Mais de 6 milhões de habitantes Cidade do México • Tóquio • Jacarta • Nova Iorque • Wuhan • Lagos • Teerão/Teerã • Kinshasa • Lima • Londres • Bogotá • Ho Chi Minh • Banguecoque/Bangkok • Hong Kong • Daca • Cairo • Guangzhou • Lahore • Rio de Janeiro

Mais de 3 milhões de habitantes Tianjin • Bagdá • Bangalore • Calcutá • Santiago • Singapura • Chongqing • Chennai • São Petersburgo • Surate • Riade • Alexandria • Shenyang • Yangon • Hiderabade • Ahmedabad • Ancara • Joanesburgo • Los Angeles • Abidjã • Yokohama • Busan











Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Moscovo&oldid=32793655"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Palavras que diferem em versões da língua portuguesaMoscouRegiões da parte europeia da RússiaCategorias ocultas: !Artigos sem imagens!Eurovisão!Artigos bons na Wikipédia em espanhol!Artigos destacados na Wikipédia em africâner!Artigos destacados na Wikipédia em alemãoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasАҧсшәа

Acèh

Afrikaans

Akan

Alemannisch

አማርኛ

Aragonés

Ænglisc

العربية

ܐܪܡܝܐ

مصرى

Asturianu

Авар

Aymar aru

Azərbaycanca

Башҡортса

Boarisch

Žemaitėška

Bikol Central

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

Bislama

বাংলা

བོད་ཡིག

Brezhoneg

Bosanski

Буряад

Català

Нохчийн

Chamoru

کوردی

Corsu

Qırımtatarca

Česky

Kaszëbsczi

Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Dolnoserbski

ދިވެހިބަސް

ཇོང་ཁ

Ελληνικά

Emiliàn e rumagnòl

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Võro

Føroyskt

Français

Arpetan

Nordfriisk

Frysk

Gaeilge

Gagauz

贛語

Gàidhlig

Galego

Avañe'ẽ

𐌲𐌿𐍄𐌹𐍃𐌺

Gaelg

Hawai`i

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Hornjoserbsce

Kreyòl ayisyen

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Interlingue

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ/inuktitut

日本語

Lojban

Basa Jawa

ქართული

Qaraqalpaqsha

Taqbaylit

Адыгэбзэ

Kongo

Қазақша

Kalaallisut

ಕನ್ನಡ

한국어

Перем Коми

Къарачай-малкъар

Kurdî

Коми

Kernowek

Кыргызча

Latina

Ladino

Lëtzebuergesch

Лакку

Лезги

Luganda

Limburgs

Ligure

Lumbaart

Lingála

Lietuvių

Latviešu

Мокшень

Malagasy

Олык марий

Māori

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Кырык мары

Bahasa Melayu

Malti

Mirandés

မြန်မာဘာသာ

Эрзянь

مازِرونی

Dorerin Naoero

Nāhuatl

Nnapulitano

Plattdüütsch

Nedersaksisch

नेपाल भाषा

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Novial

Nouormand

Occitan

Ирон

Papiamentu

Picard

Deitsch

Polski

Piemontèis

پنجابی

Ποντιακά

پښتو

Runa Simi

Romani

Română

Armãneashce

Tarandíne

Русский

Русиньскый

Саха тыла

Sardu

Sicilianu

Scots

Sámegiella

Sängö

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Gagana Samoa

Soomaaliga

Shqip

Српски / srpski

SiSwati

Sesotho

Seeltersk

Basa Sunda

Svenska

Kiswahili

Ślůnski

தமிழ்

తెలుగు

Tetun

Тоҷикӣ

ไทย

Türkmençe

Tagalog

Tok Pisin

Türkçe

Татарча/tatarça

Reo Mā`ohi

Удмурт

ئۇيغۇرچە / Uyghurche

Українська

اردو

Oʻzbekcha

Vèneto

Vepsän kel’

Tiếng Việt

West-Vlams

Volapük

Walon

Winaray

Wolof

Хальмг

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

Vahcuengh

Zeêuws

中文

文言

Bân-lâm-gú

粵語

IsiZulu

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h21min de 30 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas