domingo, 28 de outubro de 2012

MATEMÁTICA TERROR DOS ESTUDANTES

B CURITIBA PR, 29 de Out.


Siga-nos

Twitter Facebook Feed Escorpião

Escorpião

24/10

22/11 Bem Paraná - Você bem informadoNotícias



AgropecuáriaBem-estarBichosBlogsBrasilCarrosCasa & ComprasCiência & Meio AmbienteColunasComportamentoConcursosConsumidorCulturaEconomiaEducaçãoEsoterismo & ReligiãoEsportesGalerias de fotosGastronomiaGLSHoróscopoImóveisJustiçaMundoOpiniãoParanáPolíticaRegião MetropolitanaSaúde e BelezaSexoTecnologia & InformáticaTrabalho & NegóciosTurismoVídeosPlantãoPublicidade LegalJornal do EstadoPromoçõesGuia Cultural



TeatroExposiçõesMúsicaPromoçõesCinemaCinemas em CuritibaFilmes em cartazEstréiasPré-estréiasTV e genteTV Canal 1Resumo das NovelasColunasArte ContemporâneaChrystyan KishidaColuna do FianiColuna do MiauControle RemotoBlogsBlog do pierFiguras e figurinosIza ZilliResumo da ÓperaVosso Blog de ComidaEsportes



NotíciasAtlético ParanaenseCoritibaParaná-clubeColunasColuna do TurfeFalando com as TorcidasFutebol AmadorGolfe ManiaNas PistasQuadriculadaBolãoCadastre-seTabelasComentáriosDicasClassificaçãoGanhadoresBlogsAbrindo o jogoConexão MMAAs 5 do capitãoServiços



Guia de EmpresasEmpresas cadastradasCategoriasCadastre sua empresaServiçosFeiras LivresGuia ComercialHorários de ÔnibusMapasMortosPrevisão do tempoPublicidade LegalLink ÚteisAtendimentoAnuncieExpedienteSobre NósWebmail PV

Salamuni se lança candidato a presidente da Câmara Revelação

Paul McCartney diz que Yoko Ono não foi responsável pela separação dos Beatles Volta para casa

Oscar Niemeyer recebe alta após 15 dias de internaçãoHomeEducaçãoEducação

Processo Seletivo



Dicas de Matemática, Linguagem, Códigos e suas tecnologias para o Enem

As provas do Enem acontecem nos dias 03 e 04 de novembro



18/10/12 às 14:20 Redação Bem Paraná com assessoria



(foto: Divulgação)Depois de abordar possíveis temas para as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, a terceira reportagem da série “Por dentro do Enem” irá discutir as áreas de Matemática e Linguagem. Assim como nas edições anteriores, foram ouvidos professores do Colégio Aplicação João XXIII e do Curso Pré-Vestibular Comunitário da UFJF.



Esses conteúdos serão aplicados no segundo dia de provas, em 4 de novembro. O exame terá início às 13h e segue até 18h30. Neste dia, o prazo terá uma hora a mais por conta da redação. Entre as 45 questões da prova de linguagem há cinco delas sobre língua estrangeira. A prova contempla duas opções: inglês e espanhol. O candidato deverá responder a língua discriminada no momento da inscrição e que está informada no cartão de confirmação.



Na última segunda-feira,15, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em sua página os locais de prova.Os mais de 5,7 milhões de candidatos podem ter acesso ao comprovante informando o número do CPF e a senha cadastrada. Desde o dia 10 o cartão começou a ser enviado pelo correios. Caso o candidato não o receba ou não consiga imprimi-lo, deve entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 61 61 61.



As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. O exame é composto de 180 questões, 45 por conteúdo, e uma redação.



Matemática



Enquanto nos vestibulares convencionais matemática costuma ser o terror de muitos estudantes, no Enem a disciplina não assusta. É o que garantem as professoras Laura Pereira Aguiar, do Cursinho Popular, e Gislane Maria Rodrigues, do João XXIII.



Os principais tópicos cobrados, de acordo com as professoras, são: matemática financeira (juros, porcentagem, proporção) transformações de unidade e análise combinatória. Além das competências básicas, como análise de gráficos e tabelas. Porém as professoras advertem: a grande armadilha do Enem é o tempo.



“É difícil cair questões muito aprofundadas ou temas de difícil aplicação, como geometria, por exemplo. Então a principal coisa que o aluno pode fazer para se preparar é simular o dia de prova. Pegar as provas anteriores e refazê-las dentro do tempo. O importante é adquirir raciocínio rápido”, afirma Laura.



Gislane concorda e acrescenta “não adianta se preparar pegando problemas difíceis dos livros de ensino médio. O Enem não cobra questões tão específicas. O ponto é procurar simulados da prova na internet e refazer os testes anteriores. O exame quer vencer o aluno pelo cansaço.”



Pelos cálculos de Laura, o candidato não deve gastar mais de três minutos por questão. “Não conseguindo resolver ou vendo que perderá muito tempo, o conselho é simples: vá para próxima”. A professora também lembra que “a teoria de resposta ao item (TRI), não favorece quem acerta por chute, ou quem acerta uma questão difícil isoladamente e erra as fáceis. Então não perca tempo com as complicadas, e máxima atenção para não errar as questões de nível fácil e intermediário.”



Outra dica para ganhar tempo é ler antes as perguntas, tendo certeza da resposta, marque e siga para próxima. Em caso de dúvida, volte ao enunciado.



Linguagem



Como era de se esperar – afinal o Enem é bem conhecido por seus longos textos, incluindo nas provas de exatas – em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias quem não tem costume de ler encontrará dificuldades, afirmam os professores Silvia Souza (do Cursinho Popular) e Miguel Zeloso de Araújo (do João XXIII).



Isso porque grande parte da prova é de interpretação de texto. Mas o candidato não deve se enganar, mesmo assim terá que estudar. Assuntos como orações coordenadas e subordinadas; figuras e funções da linguagem; e ortografia têm que estar na ponta da língua.



“A prova tem mudado nos últimos anos, a parte semântica (interpretação de textos) permanece forte, contudo há uma cobrança maior por conteúdo. Há certos conhecimentos e habilidades que o aluno tem que trazer de casa. Em literatura, por exemplo, as características das fases e os traços definidores das escolas têm que ser do conhecimento do aluno. Além de conseguir identificá-los no texto e saber distingui-los. É preciso que ele tenha senso crítico, e isso só é possível com a prática da leitura”, afirma Silvia.



De acordo com a professora, em literatura, o período mais cobrado é o Modernismo, principalmente os autores com cunho social, como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Neste grupo também estão incluídos os autores da Semana de 22, principalmente por seu rompimento com a tradição anterior. Dos clássicos da língua, Camões e Gregório de Matos também são recorrentes.



Na parte de português também é comum cair orações com sentidos ambíguos e o aluno ter de captar qual das alternativas tem significado mais adequado. Zeloso ensina alguns macetes para que o aluno não fique completamente perdido diante do texto. “Em interpretação a primeira coisa a se perguntar é: o quê o autor quer com o texto? A prova costuma ser autoexplicativa neste ponto, ela informa qual a finalidade de um gênero, por exemplo.”



Língua estrangeira



Na prova de Linguagem, códigos e suas tecnologias há cinco questões referentes a língua estrangeira. O candidato já escolheu, no momento da opção, qual a língua da sua preferência: inglês ou espanhol. Na dia do exame não é permitido mudar de opção.



Segundo o professor de inglês do Colégio João XXIII, Marco Aurélio de Sousa Mendes, tanto a prova de inglês quanto a de espanhol cobram apenas interpretação de texto. “ No geral são as questões abordam gêneros diferentes de texto: letra de música, anúncio, tira de jornal, notícias etc., e o que é cobrado do aluno é a compreensão do texto, qual assunto está sendo tratado.”



Para ajudar o aluno, Marco Aurélio dá a seguinte dica: “Fique atento à linguagem visual. Geralmente, as questões são recheadas de imagens que ajudam muito a apreender o significado e o tema dos textos”.

Ainda de acordo com o professor, os alunos que não fizeram inglês em cursos especializados podem ficar tranquilos, pois “ o aluno que participou com empenho das aulas durante o ensino médio consegue fazer a prova com facilidade”.



X Recomende



MENSAGEMEnviar >

X Corrigir



MENSAGEMEnviar >

ImprimirCorrigirRecomendar 4 1Google +11 0 19

Comentários

1Faça um comentário



Enviar >

abigail 23/10/12 às 11:41 adoreeeeiiiiii!!!!!!!!!



Outras notícias de Educação







Processo Seletivo

Confira dicas para se dar bem na redação do Enem



1



Apuração



MEC pede que PF investigue boatos sobre cancelamento do EnemEnsino Superior



Universidade de Londrina inaugura laboratório de reprodução animalArquivo completo de Educação Plantão

Posts anterioresPróximos posts00:00

Câmara Municipal

Salamuni lança candidatura à presidência… 00:00

REPERCUSSÃO

Gleisi evita falar de disputa de 2014 00:00

Imagens

Livro reúne imagens de todo tipo de tribos 00:00

Futebol Amador

Green Paraná é campeão Cobrinha! 00:00



Confira as tendências para a próxima estação 00:00

Verão

Pacotes prometem o corpo para poder “desfilar” 00:00

Coluna do Tupan

Rumo a 2014 00:00

Inglaterra

Com gol ilegal, Manchester vence Chelsea 00:00

Fórmula 1

Vettel vence e Alonso é o 2º no GP da Índia 00:00

Fórmula 1

Vettel vence e Alonso é o 2º no GP da Índia 00:00



Questão de Direito - 29 a 04/11/2012 00:00

No céu

Esquadrilha da Fumaça no Festival 00:00

Hospital de Clínicas

Ala infantil recebe o Viva Cultura 00:00



HC faz campanha para prevenir o acidente vascular cerebral 00:00

Coluna Metrópole

Pinhais - Recicladores + Lidas + Comentadas 1 Ganhos

Personagem Carminha infla cachê de Adriana Esteves

2 Giro eleições 2012

Ratinho Junior (PSC) afirmou que não irá dar entrevista em caso de derrota nas eleições

3 Processo Seletivo

Confira dicas para se dar bem na redação do Enem 14 Revelação

Paul McCartney diz que Yoko Ono não foi responsável pela separação dos Beatles

5 Bodyboard

Morre Bete Pereira, musa brasileira das ondas, aos 36 anos

1 Eleições 2012 Candidatos evitam ataques no último debate do 2º turno em Curitiba 32 Luto Morre a atriz Regina Dourado, aos 59 anos 23 Susto Voo da TAM que ia para Londres tem problema e retorna para SP 14 Em Paranavaí Homem sai para pescar e desaparece no rio Ivaí 15 Pesado Campanha de Fruet denuncia telemarketing criminoso 1

--Veja todos

Blogs

• Casa

em verso

Poltronas: o colorido é com elas! • Executivos

no divã

Antes de um líder há um grupo, um clã,… -Veja todas

Promoções

• Kit do filme "Gonzaga de Pai pra Filho" • kit do filme "Os Candidatos"

leia também

Anterior

Clima



Obama alerta americanos sobre furacão Sandy



Crise Europeia



Troika propõe novo perdão da dívida grega, desta vez para credores públicosEleições legislativas



Boca de urna aponta vitória do partido governista na UcrâniaFutebol Internacional



Não é só no Brasil: líder do italiano vence com "ajuda" da arbitragem; confira os principais resultados



Eleições 2012



Gustavo Fruet é eleito o novo prefeito de CuritibaLondrina



Kireeff é eleito com menos de 3 mil votos de diferença



Eleições 2012



Haddad é eleito prefeito de São Paulo com mais de 3 milhões de votosPós-eleições



TSE ainda tem 35% de recursos das eleições para julgar



Bizarro



Após fazer tratamento para mudar de sexo, adolescente quer voltar a ser homemLoterias



Ninguém acerta as dezena e mega sena pode pagar R$ 38 milhões



Eleições Municipais



ACM Neto, do DEM, está eleito em Salvador com 700 mil votosClima



Obama alerta americanos sobre furacão Sandy



Crise Europeia



Troika propõe novo perdão da dívida grega, desta vez para credores públicosEleições legislativas



Boca de urna aponta vitória do partido governista na UcrâniaFutebol Internacional



Não é só no Brasil: líder do italiano vence com "ajuda" da arbitragem; confira os principais resultados



Eleições 2012



Gustavo Fruet é eleito o novo prefeito de CuritibaLondrina



Kireeff é eleito com menos de 3 mil votos de diferença



Eleições 2012



Haddad é eleito prefeito de São Paulo com mais de 3 milhões de votosPós-eleições



TSE ainda tem 35% de recursos das eleições para julgarPróximo Bem Paraná Assine nossa newsletter

Mail Siga-nos

Twitter Facebook Feed Notícias Guia Cultural Esportes Serviços Jornal do EstadoPublicidade LegalPromoçõesPlantãoAgropecuáriaBem-estarBichosBlogsBrasilCarrosCasa & ComprasCiência & Meio AmbienteColunasComportamentoConcursosConsumidorCulturaEconomiaEducaçãoEsoterismo & ReligiãoEsportesGalerias de fotosGastronomiaGLSHoróscopoImóveisJustiçaMundoOpiniãoParanáPolíticaRegião MetropolitanaSaúde e BelezaSexoTecnologia & InformáticaTrabalho & NegóciosTurismoVídeos

TeatroExposiçõesMúsicaPromoçõesCinemaCinemas em CuritibaFilmes em cartazEstréiasPré-estréiasTV e genteTV Canal 1Resumo das NovelasColunasBlogsBlog do PierFiguras e figurinosIza ZilliResumo da ÓperaVosso Blog de ComidaNotíciasAtlético ParanaenseCoritibaParaná-clubeBlogsAbrindo o jogoConexão MMAAs 5 do capitãoColunasColuna do TurfeFalando com as TorcidasFutebol AmadorGolfe ManiaNas PistasQuadriculadaBolãoCadastre-seJogosClassificaçãoGanhadoresGuia de EmpresasEmpresas cadastradasCategoriasCadastre sua empresaAtendimentoAnuncieExpedienteSobre NósWebmailServiçosFeiras LivresGuia ComercialHorários de ÔnibusMapasMortosPrevisão do tempoPublicidade LegalPlantão Anuncie Expediente Sobre o Bem Paraná Webmail Política de Privacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas