quinta-feira, 29 de julho de 2010

2340 - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

ISSN 1678-8419




Apresentação

Capela da Santa Cruz dos Enforcados

Capela de Santa Luzia

Catedral da Sé

Capela dos Aflitos

Igreja da Consolação

Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

Igreja e Convento da Luz

Igreja do Pátio do Colégio

Ordem Terceira do Carmo

Os Santos e Suas Devoções São Paulo

Santo Antonio

São Bento

Igreja de São Francisco

Igreja de Santa Ifigênia

Igreja de São Cristóvão

Igreja de Nossa Senhora do Rosário...






Agenda
Artes e Artesanato
Colunistas
Humor
Cultura
Econotas
Editorial
Educação
Em Questão
Em Rhede
Política e Cidadania
Entrevistas
Reportagens
Mirim
Notícias
Outras edições
Poesia e Crônicas
Reflexão
Sócio Ambiental
Terceira Idade
Terceiro Setor
Turismo














ESPECIAL - IGREJAS DE SÃO PAULO

Um passeio histórico através das igrejas da cidade de São Paulo

Lincoln Secco

Lincoln Secco, membro do grupo de estudos D'O Capital, é autor desta série sobre as mais antigas igrejas da cidade de São Paulo, segundo Lincoln, os santos são muitos e há para todos os dias e os estudos da variação regional e histórica de suas devoções contribuiriam muito para se conhecer a história popular do Brasil.
Faça uma viagem ao passado junto com o autor e conheça um pouco mais da história da cidade.





Para ampliar e melhorar este especial estamos recebendo colaborações de textos, fotos e sobre outras igrejas da cidade de São Paulo. Precisamos, sobretudo de fotos (com a devida autorização de publicação por escrito). Contribua para melhorar esta página enviando sua colaboração para: pautas@partes.com.br




Nossa Senhora Aparecida, exemplo para o povo brasileiro

*Monsenhor Jonas Abib

Maria apareceu em muitos lugares, como Lourdes, Fátima e La Salete. No Brasil, o Senhor quis que ela "aparecesse" através de uma imagem. A imagem é uma representação plástica que se torna uma linguagem forte. A linguagem visual. O importante é que a imagem seja autêntica. Ou seja, que contenha uma mensagem para transmitir e que o faça.

Nossa padroeira se apresentou no Brasil por meio de uma imagem. Isso traz um significado profundo. É Deus se manifestando através dos recursos que temos para melhor compreender sua mensagem. Nosso povo é pobre e muitos não sabiam ler. Até hoje é grande o número de analfabetos. Mesmo aqueles que sabem ler, não têm o costume de se aprofundar na leitura, no tema.

A imagem, então, é uma importante ferramenta de comunicação com o povo. No Brasil, imagem evangelizadora que Deus usou foi a tão simples e pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na sua humildade, Maria se coloca sempre pequena. Por isso, Deus a fez grande. Realizou nela maravilhas. Ela é a pobre do Senhor. E porque assim se fez, o Senhor olhou para sua pequenez, para sua humildade, e nela fez maravilhas.

Foi assim que Maria pôde profetizar em seu cântico: "Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada". Todo esse trabalho de evangelização, que estamos realizando, hoje, deve ser feito com a força e o poder de Deus. Para que isso aconteça, ele só pode ser feito na humildade. A eficácia sobrenatural está intimamente ligada à humildade. Você pode e deve ser muito humilde e, por isso mesmo, muito eficaz.

É muito comum as pessoas confundirem eficácia com altivez, orgulho e auto-suficiência. Isso é do mundo. É daquele que é o soberbo, o orgulhoso. Para ele é assim. Mas, para Deus não! Aprenda, com a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida, a sua eficácia. Não houve no mundo eficácia como a de Maria. Ela deu ao mundo o Salvador. Ela trouxe a salvação a toda humanidade.

Maria tudo realizou na humildade. Não encontramos na Bíblia alguém mais pobre e humilde de coração. Justamente porque foi a mais pobre, a mais humilde, a mais simples, é que Deus fez dela a maior maravilha: o ponto de ligação entre a terra e o céu.

Humildade não é sinônimo de ineficiência. As pessoas pensam que os humildes são ineficientes. Não! Os orgulhosos, os vaidosos, os auto-suficientes fazem estardalhaço, mas são iguais ao bumbo, que emite som alto e é oco por dentro. O segredo da eficácia está na humildade. Você conhece alguém mais eficaz do que Maria? Ela trouxe o Salvador e a salvação a este mundo: a essência. Portanto, nós é que precisamos aprender essa eficácia com Maria.

*Monsenhor Jonas Abib é fundador da Canção Nova (www.cancaonova.com)






::Uma foto::





Correspondências:

::pautas: enviar e-mail para pauta@partes.com.br::
Fone 11 - 3455-9296



Saiba como anunciar no site clicando aqui.




::participe::
Cartas
Blog
Fale Conosco




::outros textos::
Pescaria na Periferia -alegria matinal-
por Julio Paupitz
Como era o nome dele?
Tamar Levi
Aldeia de Carapicuíba
Por José Afonso de Oliveira
Renovar a face da Terra
Por Paulo de Abreu Lima
O Santuário do Caraça
Por José Afonso de Oliveira
O Auto da Compadecida
::apoiadores::













© copyright Revista P@rtes 2000-2008
Editor: Gilberto da Silva (Mtb 16.278)
São Paulo - Brasil






COPYRIGHT REVISTA PORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas