sexta-feira, 23 de julho de 2010

1914 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

dom
21
dez

2008Autor:Johannes Hirschberger
~11.064 acessos 5 Comentários »
Biblioteca, Filosofia Antiga, Grécia Antiga, Textos Introdutórios.
Nesse texto você estuda sobre: anáxagoras, Anaximandro, anaxímenes, apeiron, arché, Aristóteles, atomismo, Caminho da verdade, ceticismo, conceito de mito, concepção mecanicista, cosgomonia, cosmos, Demócrito, devir, Dialética, Diógenes de Apolônia, direito natural, Empédocles, filosofia e mito, fuga do mundo, harmonia, heráclitos e eleatas, Hirschberger, História da Filosofia, individualismo, Leucipo, matéria e forma, metafísica, milésios, mito e logos, mitologia de hesíodo, mitologia de homero, Mundo dos Espíritos, nous de de Anáxagoras, Número, o pensamento é o ser, o um e o todo, orfismo, pantha rei, paradoxos de Zenão, Parmênides, pensamento de heráclito de Éfeso, peras, pitagóricos, pitagóticos, Platão, Pré-Socráticos, primeiros filósofos, Quatro Elementos de Empédocles, realidade e pensamento, relativismo, Retórica, ser, sofistas, sofística, surgimento da filosofia, tales, tudo flui, Xenófones de Colofão, zenão de eléia, e mais.

Atalho: http://wp.me/pbJrC-jS |

A FILOSOFIA DOS PRÉ-SOCRÁTICOS – História da Filosofia na Antiguidade – Hirschberger
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5


Índice
Bibliografia
1 — INTRODUÇÃO: FILOSOFIA E MITO
a) Conceito do mito
c) Orfismo
e) Bibliografia.
2 — MILÉSIOS E PITAGÓRICOS: MATÉRIA E FORMA
A. Os Milésios
b) Gênero de vida pitagórica
c) Metafísica dos pitagóricos
d) Bibliografia
3 — HERÁCLITO E OS ELEATAS O DEVIR E O SER
A. Heráclito de éfeso (ca. 544-484) .
b) Aristóteles a respeito do relativismo dos heraclitenses
c) Bibliografia
B. Os Eleatas
a) Xenófanes (ca. 570-475)
d) Bibliografia
A. Os Mecanicistas
a) Empédocles (ca. 492-432)
c) Bibliografia
B. Anaxágoras (ca. 500-428)
a) Homeomerias
b) Nous
c) Cosmogonia
Bibliografia
Os sofistas. —
c) Bibliografia
Comentários (5)

Capítulo Primeiro

Tradução de Alexandre Correia. Fonte: Editora Herder, 1965.

A FILOSOFIA DOS PRÉ-SOCRÁTICOS

O pensamento filosófico hodierno se interessa particularmente pelos pré-socráticos, antes de tudo, em virtude dos originais problemas que suscitam e da sua posição ontológica em geral. Antigamente, eram tidos apenas como os filósofos da natureza, entendendo-se, então, por natureza o mundo dos corpos. Hoje, sabe-se que aqueles "físicos" viram muito mais longe. Quando falavam de natureza, pensavam também no espírito, e no ser em geral. Eram, pois, mais metafísicos do que físicos. A abertura para essa nova compreensão resultou dos trabalhos de K. Reinhardt, W. Jaeger e M. Heidegger.

Fontes:

H. Diels, Fragmente der Vorsokratiker (81956). Fragmentos dos Pré-socráticos); W. Kranz, Vorsokratische Denker. Pensadores Pré-socráticos. Seleção de textos, em grego e alemão (21949).

W. Nestle, Die Vorsokratiker in Auswahl — ‘Seleção dos Pré-socráticos. Com tradução (41956). K. Freeman, The Pre- Socratic Philosophers. A Companion to Diels (Oxford 1953).

Bibliografia
J. Burnet, Early Greek Philosophy (1892, 41930, reimpressão 1957). K. Reinhardt, Parmenides und die Geschichte der grieehischen Philosophie — Parmenides e a História da Filosofia Grega (1916). W. NESTRE, Vom Mythos zum Logos — Die Selbstentfaltung des griechischen und Sokcrates — Do Mito ao Logos. Desdobramento do Pensamento Grego de Homero até a Sofistica e Sócrates (1940). O. Gicon, Der Ursprung der Grieehischen Philosophie. Von Hesiod bis Parmenides — Origem da Filosofia Grega. De Hesíodo a Parmenides (1945). M. Heidegger, Der Spruch des Anaximander. A Sentença de Anaximandro. Em Holzwege (1949). E. Wolf, Griechisches Rechtdenken I — Pensamento Jurídico Grego (1950). W. Jaeger, Die Theologie der frühen griechischen Denkcer — Teologia dos Pensadores Gregos Antigos (1953). M. Heidegger, Vorträge und Aufsãtze (1954) 207-282. E. Schrödinger, Die Natur und die Griechen. Kosmos und Physik — A Natureza e os Gregos. Mundo e Física (1956). Kirk-Raven, Presocratic Philosophers. A Critical History. (London 1957). E. Voegelin, Order and History II (Louisiana State University Press 1957). A. Ehrhabdt, Politische Metaphysik von Solon bis Augustin I (1959).

1 — INTRODUÇÃO: FILOSOFIA E MITO
a) Conceito do mito
No limiar da Filosofia grega há algo em si de não-filosófico, o mito. É a fé da comunidade nas grandes questões do mundo e da vida, dos deuses e homens, que dá ao povo a matéria do seu pensamento e do seu agir. Recebem-na da tradição popular, irrefletida, crente e cegamente. Consoante o nota Aristóteles, o amigo do mito é, apesar disso e a certa luz, também filósofo; por isso que, no mito, preocupa-se êle com problemas que vão ser, por sua vez, objeto da Filosofia. Donde vem o mencionar Aristóteles, de bom grado, quando refere os pressupostos de uma questão filosófica e a busca da sua solução, também as opiniões dos "primitivos", que foram os primeiros a "teologizar" (οι πρωτοι νεολογηαντεζ).

b) Mitologia de Homero e de Hesíodo

Vêm aqui logo à tona Homero e Hesíodo, com os seus ensinamentos sobre a origem dos deuses (teogonias) e a produção do mundo (cosmogonias). Assim, conforme a mitologia de Homero, devemos procurar a causa primeira de todo devir nas divindades do mar, Oceano e Tetis, e também na água, pela qual os deuses costumam jurar, e que o poeta denomina Estígío. Em Hesíodo aparecem o Caos, o Éter e o Eros como os princípios primeiros de tudo. Mas, ainda outros problemas são abordados: a transitoriedade da vida, a origem do mal, a questão da responsabilidade e da culpa, do destino e da’ necessidade, da vida e da morte, e semelhantes. Sempre se manifesta aí um pensamento total e completamente imaginoso, visionado pelos claros olhos do poeta, em caso particular e concreto, intuitivamente, para depois universalizar a intuição, e transportá-la para a vida e o mundo em geral, explicando assim a totalidade do ser e do devir.

c) Orfismo
No VI século desceu para a Grécia, das montanhas de Trácia, uma nova mitologia. O seu ponto central é ocupado pelo Deus Dionisos; o seu sacerdote é Orfeu, o cantor e tauma-turgo trácio. Nietzsche fêz mais tarde de Dionisos o símbolo da vida e da fé na vida, em todas as suas alturas e profundezas. O deus do vinho Dionisos era também, na realidade, um deus da vida, sobretudo da fecundidade da natureza, e era, nas bacanais, honrado com entusiásticos transportes mui vulgares.

α) Fuga do mundo — A dogmática dos órficos era contudo coisa totalmente diferente de uma afirmação vital. Devemos, antes, considerá-la como uma vaga miscelânea de ascese e mística, culto das almas e esperanças no além, coisas todas muito estranhas ao povo homérico. Agora, já a alma não é sangue, mas espírito; oriunda de um outro mundo; exilada nesta terra, como castigo por uma culpa original; encadeada ao corpo, deve passar por uma larga peregrinação até libertar-se dos sentidos. Via para a colimada purificação do sensível era uma série de proibições de alimentos, como a carne e as favas. Laminazinhas de ouro, enterradas com os mortos, testemunhavam que a sua alma provinha "pura de puros" e "libertou-se do penoso ciclo das reencarnações". A doutrina dos órficos sobre o destino das almas, depois da morte, espelha-se nos grandes mitos escatológicos, nos diálogos platônicos Górgias, Fédon e República. A dogmática órfica já possuía, também, uma bem elaborada teologia e cosmogonia.

β) Cosmogonia — Ensinava que no princípio existiu o Caos e a Noite. O "Chãos" devemos compreendê-lo literalmente como o vácuo abissal ou o precipício. A Noite gerou um ôvo, o ôvo cósmico, donde nasceu o amor (Eros) alado. "E este, consorciado com o abismo hiante, alado e noturno, no vasto Tártaro, deu origem ao nosso gênero e o trouxe fora, para a luz. Não havia o gênero dos mortais, antes de ser reduzido à unidade pelo amor; quando, porém, êle uniu uma parte com outra, surgiu o Céu, e o Oceano, e a Terra, e o gênero imortal de todos os deuses". Segundo uma fonte mais recente, a origem primitiva do Cosmos foi um dragão com cabeça de touro e de leão: no meio, porém, tinha o rosto de um deus, e nos ombros, asas. 3Ê conhecido como o deus do Tempo eternamente jovem. O dragão produziu uma tríplice seminação: o Éter úmido, o Abismo ilimitado e hiante e a nebulosa Escuridão; e além disso, de novo, um ôvo cósmico.

Tudo isto é intuição de todo fantasiosa e poética. Tem-se visto na mitologia órfica uma "palmar" tradição oriental. Em particular o dualismo de corpo e alma, do aquém e do além, e, em geral, uma forma de vida em fuga do terreno, "uma gota de sangue estrangeiro" na Grécia. A terra original destas corrupções pode, na realidade, ter sido a índia, onde tais idéias apareceram cerca de 800 a.C, nos Upanishads, escritos teológicos exegé ticos dos Vedas. Também se encontram na religião de Zoroastro, no planalto do Irã, como resulta dos antigos Gâthas do Zendavesta. Estas idéias teriam sido, então, sempre um patrimônio espiritual ariano.

d) O mito e o logos
Muito mais importante, porém, que a questão da origem é a sobrevivência dessas concepções. Aristóteles disse, com razão, (Met. B. 4), a propósito do mito, que êle não constituía ciência, porquê esses "teólogos" arcaicos apenas reproduziam as doutrinas tradicionais sem apresentarem nenhumas provas. Opõe-lhes aqueles "que falam aduzindo provas (οι διαποδειξεΩζ λεγοντεζ), dos quais, por isso, podemos esperar uma verdadeira "convicção". Com isso quer referir-se aos filósofos. Por estes metódicos momentos da dúvida, da prova e da fundamentação, distingue êle o mito, da Filosofia, embora há pouco tivesse concedido que o amigo do mito, a certa luz, também era filósofo. A Filosofia é, ao lado do mito, realmente algo de novo. Já não se vive numa crença cega, do patrimônio espiritual do vulgo, mas o indivíduo volta-se todo para si mesmo e deve agora, livre e sem tutela, elaborar por si, examinando e provando, o que pensa e quer considerar verdadeiro. Ê uma posição espiritual diferente da do mito. Contudo, não devemos perder de vista que as questões formuladas pelo mito, como suas intuições conceptuais, elaboradas nos obscuros e não-críticos tempos anteriores, ainda sobreviveram na linguagem conceptual filosófica. À crítica do conhecimento filosófico impõe-se aqui a tarefa de examinar se os presumidos instrumentos racionais’ ‘de pensamento filosófico também estão, na realidade, todos racionalmente fundados. Talvez não o sejam. E isto não somente por uma recusa, mas porque o espírito ultrapassa o "saber" e abrange o mito, num sentido positivo, como um caminho apropriado para a sabedoria. De maneira que somente o crente na ciência iluminada é que pretende libertar-se do mito, ao passo que Aristóteles diz, com razão, que também o mito, a seu modo, filosofa.

e) Bibliografia.
O. Gruppe, Griiechische Myttologie und Religionsgeschichte, 1906 (Mitologia Grega e História da Religião) ; M. P. Nilsson, Geschichte der Griechischen Religion, 1941 (História da Religião Grega) ; U. v. Wilamowitz-Moellendorff, Der Glaube der Hellenen, 1931, 21955 (A Crença dos Gregos) ; K. Prümm, Die Orphilk im Spiegel der neueren Forschung (O Órfico à luz das Novas Pesquisas), Zeitschrift für Katholische Theologie 78 (Innssbrck 1956) ; F. Buffière, Les mythes d’Homère et la pensée grecque (Paris 1957).



Este texto está dividido em partes: 1 2 3 4 5

Próxima »
Última Modificação: 22 dez, 2008.

--------------------------------------------------------------------------------

Tudo sobre:Biblioteca, Filosofia Antiga, Grécia Antiga, Textos Introdutórios. Ver mais categorias do siteOutrosMitologiaFilosofia AntigaGrécia AntigaRoma AntigaPré-SocráticosSócratesPlatãoAristótelesTextos IntrodutóriosBibliotecaSênecaEstoicismoEpicuroNeoplatonismoFilosofia MedievalSanto AgostinhoSanto AnselmoSão Tomás de AquinoNietzscheTrabalhos Acadêmicos Ensaios e ArtigosFilosofia ContemporâneaLiteraturaHistória GeralPlutarcoMaquiavelTeoria e Ciência PolíticaFilosofia Moderna e RenascimentoErasmoThomas MoreMontaigneGiordano BrunoBaconHobbesDescartesEspinosaLockeLeibnizBerkeleyHumeVoltaireRousseauBergsonThomas KuhnLógica, Epistemologia e Filosofia da LinguagemPopperHusserlHeideggerEscola de FrankfurtHegel e Idealismo AlemãoAntropologiaLevi-StraussHanna ArendtPascalMontesquieuKantFoucaultEnsinoMarxExistencialismo & FenomenologiaCamusSartreFilosofia da Mente & PsicologiaLógicaHistória do BrasilFrases, Pensamentos e CitaçõesFarias BritoSchopenhauerSociologiaKierkegaardFilosofia do DireitoGeopolíticaEpistemologia e Filosofia da LinguagemEstética e Arte
Veja todos os textos do autor Johannes Hirschberger (45 posts)
Tags:anáxagoras, Anaximandro, anaxímenes, apeiron, arché, Aristóteles, atomismo, Caminho da verdade, ceticismo, conceito de mito, concepção mecanicista, cosgomonia, cosmos, Demócrito, devir, Dialética, Diógenes de Apolônia, direito natural, Empédocles, filosofia e mito, fuga do mundo, harmonia, heráclitos e eleatas, Hirschberger, História da Filosofia, individualismo, Leucipo, matéria e forma, metafísica, milésios, mito e logos, mitologia de hesíodo, mitologia de homero, Mundo dos Espíritos, nous de de Anáxagoras, Número, o pensamento é o ser, o um e o todo, orfismo, pantha rei, paradoxos de Zenão, Parmênides, pensamento de heráclito de Éfeso, peras, pitagóricos, pitagóticos, Platão, Pré-Socráticos, primeiros filósofos, Quatro Elementos de Empédocles, realidade e pensamento, relativismo, Retórica, ser, sofistas, sofística, surgimento da filosofia, tales, tudo flui, Xenófones de Colofão, zenão de eléia

Leia Mais!
Pré-Socráticos
Resumo do Mito da Caverna de Platão – História da Filosofia Antiga
Metafísica de Aristóteles: Essência e Existência – História da Filosofia na Antigüidade
Apresentação da biografia e livros de Platão – História da Filosofia Antiga – Hirschberger
A criação do mundo pelo Demiurgo no Timeu de Platão
O bem e o mal no Banquete de Platão – História da Filosofia Antiga – Johannes Hirschberger
EPICURO E O EPICURISMO: ANTIGA FILOSOFIA DA VIDA – História da Filosofia Antiga
A verdade no Mundo das Idéias de Platão – História da Filosofia Antiga – Hirschberger
A FILOSOFIA DO HELENISMO E DO IMPÉRIO ROMANO – História da Filosofia Antiga
Reflexões, citações, pensamentos dos Pré-Socráticos
Buscas Relacionadas:
<>filosofia pré-socrática-
pré socráticos-
filosofia grega pré-socrática-
a filosofia dos pré- socraticos-
filosofia dos pre socraticos-
filósofos pré-socráticos
-
filosofia pre socratico-
filosofia pré socrática-
filosofia antiga pré socraticos
-
a filosofia pré-socrática-
filosofia pré-socrática resumo-
filosofos pre socraticos quem eram local o que pensaram e importancia-
filosofia pré-socratico-
filosofos pré- socraticos-
filosofo pre-socraticos-
milésios e pitagoricos-
quais eram suas respectivas explicações para o surgimento do mundo nos filósofos pré-socráticos platão e Aristóteles ?-
anáxagoras -
bibliografia dos filosofos heraclito-
filosofia pre socraticos
-
filosofia pre-socraticos-
os pré-socráticos e a filosofia-
filósofos pré socráticos-
filosofia dos pre-socraticos-
10 filósofos pré socráticos -
antiguidade pré-socraticos -
a filosofia dos pré-socráticos
-
pré-socráticos filosofia
-
a filosofia pre socratica-
pré socráticos sócrates-



Deixe um comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Name (required)

Mail (will not be published) (required)

Website





5 Comentários para “A FILOSOFIA DOS PRÉ-SOCRÁTICOS – História da Filosofia na Antiguidade – Hirschberger”
5denilson Says:
abril 1st, 2010 at 10:34
fiz uma pesquisa ne site e adorei achei o q estava procurando parabens

4sabrina rosa Says:
novembro 15th, 2009 at 10:19
adorei
esse site é um arrasooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

3Isabella Leonora Says:
junho 1st, 2009 at 14:29
Este site é uma ótima fonte de conhecimento!
Adorei…

OBS: busca concluída

2Os pré-socráticos « Filosofia no Albanese Says:
abril 14th, 2009 at 0:57
[...] Filosofia no Albanese Just another WordPress.com weblog « Materiais da Professora Carla. Os pré-socráticos Abril 14, 2009 Retirado de http://www.consciencia.org/ [...]

1kamila Says:
abril 5th, 2009 at 19:35
esse site é muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Consciência.org


--------------------------------------------------------------------------------

Novidade! Siga as atualizações dos posts lá no Twitter!


--------------------------------------------------------------------------------

Inscrição nas Atualizações
Textos Introdutórios e Resumos
Trabalhos Acadêmicos e Artigos
Biblioteca Ensino de Filosofia
Fale Conosco
Testes de Filosofia
Banco de Imagens
Fórum / Comunidade
Colaborações / Envie seu texto!
Categorias
Filosofia Contemporânea (187)
Literatura (169)
Filosofia Moderna e Renascimento (124)
História do Brasil (115)
Grécia Antiga (109)
Filosofia Antiga (92)
História Geral (88)
Teoria e Ciência Política (80)
Ensino (57)
Nietzsche (52)
Filosofia Medieval (47)
Roma Antiga (42)
Mitologia (40)
Plutarco (32)
Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem (29)
Sociologia (29)
Heidegger (28)
Platão (24)
Antropologia (24)
Aristóteles (21)
Estética e Arte (20)
Estoicismo (19)
Kant (19)
Rousseau (18)
Marx (16)
Sócrates (13)
Filosofia do Direito (13)
Santo Agostinho (12)
Escola de Frankfurt (12)
Existencialismo & Fenomenologia (12)
Filosofia da Mente & Psicologia (11)
Descartes (10)
Sartre (10)
Montaigne (9)
Hume (9)
Voltaire (8)
Thomas More (7)
Hegel e Idealismo Alemão (7)
São Tomás de Aquino (6)
Camus (6)
Farias Brito (6)
Pré-Socráticos (5)
Epicuro (5)
Maquiavel (5)
Hobbes (5)
Espinosa (5)
Locke (5)
Leibniz (5)
Pascal (5)
Montesquieu (5)
Frases, Pensamentos e Citações (5)
Popper (4)
Hanna Arendt (4)
Giordano Bruno (3)
Bacon (3)
Berkeley (3)
Thomas Kuhn (3)
Foucault (3)
Santo Anselmo (2)
Erasmo (2)
Bergson (2)
Husserl (2)
Schopenhauer (2)
Lógica (2)
Levi-Strauss (1)
Kierkegaard (1)
Geopolítica (1)
Epistemologia e Filosofia da Linguagem (1)
Parceiros

Aline – Das haus die Frau
Biologia Molecular
Blog do Miguel
Conexões Epistemológicas
Coolmeia
Ducs em Amsterdam
Entre Panelas
Estudando Letras
Férias Floripa
Filosofia em Quadrinhos
Filosofonet
Veritas



Início

Textos Introdutórios e Resumos
Trabalhos Acadêmicos Ensaios e Artigos
Biblioteca - ebooks
Ensino de Filosofia
Salvador Dali
Colaborações / Envie seu texto!
Política de Privacidade
Fale Conosco
Testes de Filosofia
Banco de Imagens
Inscrição nas Atualizações
Fórum / Comunidade
Carlos Castaneda


COPYRIGHT CARLOS CASTANHEDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas