quinta-feira, 22 de julho de 2010

1848 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

InícioPsicologia Geral
IntroduçãoHistória da PsicologiaDesenvolvimentoEscolas
IntroduçãoComportamentalHumanismoPsicanáliseAtuação
Área JurídicaPsicologia ComunitáriaPsicologia EscolarPsicologia OrganizacionalPsicopatologia
PsicossomáticaPsiquiatriaTranstornosPsicodiagnósticoSaúde MentalArtigos
AconselhamentoResenhasSaúde MentalPsicanálisePsicossomáticaDesenvolvimento HumanoNeuropsicologiaPsicologia JurídicaNotícias
DiversasVideosConcursosEventosHome icon Página Inicial»Atuação»Psicologia Organizacional

Ser líder ou estar no cargo de líder?
Escrito por Fábio Fischer de Andrade
A liderança é um tema bastante discutido em livros sobre Gestão de Pessoas, RH, treinamentos, etc. Existe uma variedade de “receitas” para a formação de um bom líder, aceitando a idéia de que os líderes não são natos, mas criados de acordo com a necessidade. Para Iain Maitland, um bom líder é aquele que “motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas”. (MAITLAND, 2000, p.14)

Leia mais... [Ser líder ou estar no cargo de líder?]

Christophe Dejours e a Loucura do Trabalho
Escrito por Fábio Fischer de Andrade
Ao folhear as primeiras páginas de A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho, percebemos que se trata de uma obra importantíssima para o estudo da psicologia do trabalho. Dejours critica a O.C.T de Taylor, apontando-a como uma das principais responsáveis pelo sofrimento psíquico do trabalhador. A O.C.T. visava a produtividade, e Taylor sabia muito bem disso. Entendia que o tempo deveria ser otimizado de maneira a extrair o máximo de força de produção do operário. Ainda que o discurso de Dejours possa parecer de cunho comunista/socialista, por falar em defesa dos direitos do proletariado, sua análise das condições as quais os trabalhadores se submetem não pode ser ignorada. Segundo ele:

Leia mais... [Christophe Dejours e a Loucura do Trabalho]

Psicologia Industrial
Escrito por Joselson Silvestre
A Psicologia Industrial foi a primeira forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional ou Psicologia Industrial e Organizacional, variando um pouco o “objeto” construído, mas todas apresentando uma certa regularidade discursiva e convergência no que tange ao objetivo, finalidade social, compromisso ético, alvo das ações, bases teóricas e elementos discursivos .

Leia mais... [Psicologia Industrial]

Introdução à atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Escrito por Joviane Moura
De acordo com o CATÁLOGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES (CBO) o psicólogo do trabalho é um profissional que "exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional, realizando a identificação e análise das funções, tarefas e ocupações, organizando e aplicando testes e provas, realizando entrevistas, sondagens de aptidões e de capacidade profissional e no acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas ou por quem quer que se dêem as relações laboratoriais, a aquisição de pessoal dotado das habilidades necessárias, e ao indivíduo maior satisfação no trabalho".

Leia mais... [Introdução à atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho]

História da Psicologia Organizacional
Escrito por Iury Viana
Sena e Silva (2004) remonta a história da Psicologia Organizacional, de como ela se formou e quais foram seus passos antes de se tornar a Psicologia Organizacional que conhecemos hoje em dia.

Leia mais... [História da Psicologia Organizacional]

Resenha - O Que é Trabalho?
Escrito por Iury Viana
O livro “O Que é Trabalho” tem como foco principal desmistificar todas as crenças populares que se tem a respeito da palavra “trabalho”. Muitas vezes as pessoas exercem um trabalho, mas não tem noção do que ele realmente seja, e é isso que o livro trabalha ao longo dos capítulos.

Leia mais... [Resenha - O Que é Trabalho?]

A Saúde do Trabalhador no Piauí – CEREST
Escrito por Iury Viana
O CEREST foi criado para atender aos trabalhadores vítimas de doenças ocasionadas pelo trabalho, além de atuar na área de prevenção das doenças. A implantação do centro é de extrema importância, uma vez que, a partir de agora, os trabalhadores contam com um espaço que oferece não só ajuda na solução de casos de acidentes ou doenças ocasionadas pelo trabalho, mas que também atua na área preventiva.

Leia mais... [A Saúde do Trabalhador no Piauí – CEREST]

Psicologia Organizacional
Escrito por Iury Viana
O que é psicologia organizacional? São os conhecimentos da psicologia aplicados na empresa. Mas é só ? Não, o conceito vai bem além . Antes de entendermos o que é psicologia organizacional, é importante que se tenha o conceito de trabalho. Dentro da visão Humanista, é definido como uma atividade que corresponde ao artificialismo da existência humana. A definição do Dicionário Aurélio o coloca como “atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual necessária para a realização de qualquer tarefa, serviço ou emprego”. O trabalho tem como finalidade suprir as necessidades humanas sejam elas financeiras, sobrevivência e/ou existências, pois o trabalho forma a identidade do indivíduo.

veja mais em Introdução à atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho

veja mais em História da Psicologia Organizacional

veja mais em O Surgimento da Psicologia Industrial

Leia mais... [Psicologia Organizacional]





Anúncios
Publicidade

Psicologado por e-mail:

Saiba mais sobre RSS Feed





Psicologado NewsHisteria coletiva surge de vontades recalcadas, diz psicóloga25 Jun 2010No início de junho de 2010, dezenas de jovens passaram mal em uma escola de Itatira, no interior do Ceará, após uma suposta ...Notícias em PsicologiaCurso Online de Psicomotricidade e Desenvolvimento HumanoHisteria coletiva surge de vontades recalcadas, diz psicólogaAlém de crianças, adultos também sofrem com o medo do escuroEspecialista fala da violência psicológica contra criançaMenino autista quebra silêncio e se comunica por computadorMedo deflagra preconceitosChocolate amargo protege o cérebro contra lesõesJogos de violência não fazem mal para a saúde mental de crianças e adolescentes, afirma estudoArtigos do PsicologadoEsquizofrenia indiferenciada e Esquizofrenia ResidualEsquizofrenia DesorganizadaEsquizofrenia ParanóideEsquizofrenia CatatônicaTerapia Cognitivo-ComportamentalComportamento verbal e os principais operantesOs Benefícios Adquiridos por Cuidadores/Familiares que Conseguem Compreender e Aceitar a ...O Papel do Cuidador contratado para Portadores de Doença de Alzheimer
Coloque as notícias do Psicologado no seu site/blog
Ajude a divulgar o Psicologado

Coloque um banner do Psicologado.com no seu site ou blog.

É só copiar e colar o código abaixo:




Psicologado.com - Portal de Psicologia: conteúdos, notícias, artigos







Veja mais formatos de banner
Psicologado Recomenda:
Psicologia dos Psicólogos

Conselho Federal de Psicologia

Sociedade Brasileira de Psicologia

Psicologia e Ciência

Análise e Síntese

Marcia Falleiros

Maria Teresa

Portal Educação - Cursos de Psicologia

Psicologia Acadêmica

PsiqWeb

RedePsi

Publicidade
Submarino.com.brSubmarino.com.br
Mais Lidos
Introdução à Psicologia
Psicologia Organizacional
Introdução ao Conceito de Narcisismo
Psicologia Jurídica
Reflexões sobre a Psicologia da Educação
Psicopatologia - Introdução e Definição
Mecanismos de Defesa
Wundt e a criação do Primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha
Winnicott - Principais Conceitos
Desenvolvimento psicossexual
Psicologado por email
Preencha o seu email no formulário abaixo para receber as nossas novidades de maneira gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada!








Blog do PsicologadoPolítica de PrivacidadeContatoDivulgue-NosPublicarPsicologado.com 2007/2010 - Todos os direitos reservados.

COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas