quinta-feira, 22 de julho de 2010

1847 - história da psicologia

InícioPsicologia Geral
IntroduçãoHistória da PsicologiaDesenvolvimentoEscolas
IntroduçãoComportamentalHumanismoPsicanáliseAtuação
Área JurídicaPsicologia ComunitáriaPsicologia EscolarPsicologia OrganizacionalPsicopatologia
PsicossomáticaPsiquiatriaTranstornosPsicodiagnósticoSaúde MentalArtigos
AconselhamentoResenhasSaúde MentalPsicanálisePsicossomáticaDesenvolvimento HumanoNeuropsicologiaPsicologia JurídicaNotícias
DiversasVideosConcursosEventosHome icon Página Inicial»Atuação»Psicologia Organizacional»História da Psicologia Organizacional

História da Psicologia Organizacional
Escrito por Iury Viana

Sena e Silva (2004) remonta a história da Psicologia Organizacional, de como ela se formou e quais foram seus passos antes de se tornar a Psicologia Organizacional que conhecemos hoje em dia.

A autora começa falando de duas revoluções que mudaram o mundo, que foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, uma para firmar o modo capitalista e a segunda por questões políticas. Nesse momento também estavam começando a desestruturação do sistema feudal e assim surgindo trabalhadores independentes, onde criavam seus trabalhos, com suas ferramentas. Entretato foi necessário que alguém fizesse a ponte entre o trabalho e o mercado, ou seja, que alguém pudesse vender o produto no mercado. Assim o trabalhador, tido como independente, começa lentamente a sumir.

Com o surgimento da industrialização, os trabalhadores agora começam a ser empregados, eles ainda “tinham” certo controle sobre o produto, que só surgiria dependendo do ritmo de trabalho desse trabalhador. Entretanto com o surgimento das máquinas, essas interferências foram acabando, já que não era mais o homem que ditava o ritmo de trabalho, mas agora era a máquina. O homem tinha agora que obedecer ao ritmo da produção maquinal.

Antes do surgimento da Psicologia Industrial, os trabalhadores também estavam se tornando mecânicos, uma vez que as empresas detinham o conhecimento científico e o utilizava de uma forma que controlasse os trabalhadores. Eles, por sua vez, deixavam de pensar e agiam como se fossem maquinas também.

Sena e Silva (2004) mostra que assim como muitos saberes psicológicos, a psicologia industrial se forma no período das duas grandes guerras mundiais. Ela começa a obter seu reconhecimento no ano de 1924. Neste mesmo período foram feitas pesquisas para saber as condições de trabalho e foi nesse ínterim que começou a se pensar em novas formas de se trabalhar.

A partir dos anos 50 a denominação de Psicologia Organizacional começa tomar corpo, a junção dos saberes da sociologia e a antropologia com o da psicologia, influenciaram para o crescimento da psicologia social.

Antigamente a Psicologia Industrial se preocupava com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados e hoje em dia ela também tem esse papel na instituição, todavia, agora, se busca dar consciência ao trabalhador, que o mesmo tenha noção da sua força de trabalho e quanto ela vale. Tenta acabar com essa visão de que o trabalhador é mecânico, que vem desde a revolução industrial.

REFERÊNCIA
SENA e SILVA, M. de F. e BRAZ DE AQUINO, C. A. (orgs). Psicologia social: desdobramentos e aplicações. São Paulo: Escrituras Editora, 2004 – Coleção Ensaios Transversais, cap 4, p. 93-113.

Artigos Relacionados
Psicologia Organizacional
Resenha - O Que é Trabalho?
Psicologia Industrial
Christophe Dejours e a Loucura do Trabalho
Introdução à Psicologia Comunitária
Introdução a Psicologia Escolar Social e Pedagogia Social
Anúncios
Publicidade

Psicologado por e-mail:

Saiba mais sobre RSS Feed





Psicologado NewsCurso Online de Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano28 Jun 2010Objetivos: Atualizar o conhecimento a respeito dos princípios gerais do desenvolvimento psicomotor e da importância da ...Notícias em PsicologiaCurso Online de Psicomotricidade e Desenvolvimento HumanoHisteria coletiva surge de vontades recalcadas, diz psicólogaAlém de crianças, adultos também sofrem com o medo do escuroEspecialista fala da violência psicológica contra criançaMenino autista quebra silêncio e se comunica por computadorMedo deflagra preconceitosChocolate amargo protege o cérebro contra lesõesJogos de violência não fazem mal para a saúde mental de crianças e adolescentes, afirma estudoArtigos do PsicologadoEsquizofrenia indiferenciada e Esquizofrenia ResidualEsquizofrenia DesorganizadaEsquizofrenia ParanóideEsquizofrenia CatatônicaTerapia Cognitivo-ComportamentalComportamento verbal e os principais operantesOs Benefícios Adquiridos por Cuidadores/Familiares que Conseguem Compreender e Aceitar a ...O Papel do Cuidador contratado para Portadores de Doença de Alzheimer
Coloque as notícias do Psicologado no seu site/blog
Ajude a divulgar o Psicologado

Coloque um banner do Psicologado.com no seu site ou blog.

É só copiar e colar o código abaixo:




Psicologado.com - Portal de Psicologia: conteúdos, notícias, artigos







Veja mais formatos de banner
Psicologado Recomenda:
Psicologia dos Psicólogos

Conselho Federal de Psicologia

Sociedade Brasileira de Psicologia

Psicologia e Ciência

Análise e Síntese

Marcia Falleiros

Maria Teresa

Portal Educação - Cursos de Psicologia

Psicologia Acadêmica

PsiqWeb

RedePsi

Publicidade
Submarino.com.brSubmarino.com.br
Mais Lidos
Introdução à Psicologia
Psicologia Organizacional
Introdução ao Conceito de Narcisismo
Psicologia Jurídica
Reflexões sobre a Psicologia da Educação
Psicopatologia - Introdução e Definição
Mecanismos de Defesa
Wundt e a criação do Primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha
Winnicott - Principais Conceitos
Desenvolvimento psicossexual
Psicologado por email
Preencha o seu email no formulário abaixo para receber as nossas novidades de maneira gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada!








Blog do PsicologadoPolítica de PrivacidadeContatoDivulgue-NosPublicarPsicologado.com 2007/2010 - Todos os direitos reservados.

copyright psicologado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas