sábado, 17 de julho de 2010

1742 - CÉREBRO HUMANO

João Jerónimo"Sim sou mas não é isso que me trás aqui…"
Páginas
Acerca
Last.fm
Oldies but goldies
Contacto
Lifestream
Categorias
FEUNL (14)
JJ's Handbook (14)
Nada de Especial (439)
Bloco de Notas (6)
Coisas que eu costumo dizer (3)
Divagações (8)
my LIFE (392)
Pegadas (265)
Twitter (108)
Previsões (1)
Saltam-me os olhos (23)
Statements e Questões Essenciais (13)
status (6)
Tecnologia (20)
Além do Windows (5)
Web Development (7)
Comentários Recentes
MARIA on Evitando a Inflacção e a Defla…
João Jerónimo on E finalmente o meu site chega …
Henrique on E finalmente o meu site chega …
João Jerónimo on Jogadas da semana (passada)
Maia on Jogadas da semana (passada)
Tags
alcool apple Benfica blog capacidade coisas da vida Criar um Mundo sem Pobreza crise Cálculo I design dinheiro droga economia Enxofre estudar facebook faculdade felicidade FEUNL futebol férias google ideias incrível Investimento linux macroeconomia marketing moçambique muhammad yunus Nip Tuck potássio RSS SEO sexo Sporting sucesso superliga Tecnologia tempo Treta Twitter vida web 2.0 wordpressHide threads | Keyboard Shortcuts

João Jerónimo 0:33 on 26 26Not Yet Supported March 26Not Yet Supported 2010 Reply
Tags: brain, cérebro, computação, CPU, cromos (2), decorar, estudar (3), FEUNL (7), gráfica, impinar, RAM, teste (2)
O cérebro humano é mais poderoso que qualquer computador… é ?
Estive cá a pensar para mim mesmo, oiço muito frases como estas e parecidas e nunca parei para me questionar sobre isso… E agora que paro, damn… É das afirmações mais parvas que já ouvi !

Vamos lá avaliar… Não sei sobre vocês, mas eu avalio um computador essencialmente pela rapidez de processamento, capacidade de processamento em simultâneo e o performance gráfico. Um cérebro tem estas vertentes todas… E mais uma especial, a capacidade de aprender.

E vamos lá ver quem é que ganha entre eu e um computador…

Teste 1: Capacidade de Processamento
Bom, aqui sem dúvida que um processador de computador ganha. Eu pelo menos não consigo assim de cabeça calcular a raiz quadrada de 2 com 10 casas decimais (só por acaso sei as primeiras 3 lol) mas um computador faz isto em milésimos de segundo… Até faz mais, muito mais lol… Um ponto para um micro-processador! Isto é mais consoante o CPU e clockspeed e FSB e uma data de coisas…

Teste 2: Multitasking
Não sei nada de vocês, mas eu tenho dificuldades em ver televisão, conversar no MSN e comer chocapic ao mesmo tempo (consigo, já o comprovei lol… mas tenho dificuldades…) e até já tive uma vez duas aulas ao mesmo tempo com dois professores numa sala um a dar inglês e outra a dar química e consegui acompanhar as duas e ser participativo nas duas (a sério que aconteceu mesmo). Mas o que eu não consigo é calcular o NPV de de uns projectos pouco ortodoxos que ando a desenvolver, e ao mesmo tempo ver e entender uma reportagem sobre a acumulação de gordura no organismo relacionada com os níveis de stress e a desagregação daquelas pontinhas dos cromossomas cujo nome eu já não me lembro, e ainda falar ao telefone sobre o Marketing Plan ao mesmo tempo que oiço uma granda música dos Rolling Stones sim, Rolling Stones, e ainda ao mesmo tempo possivelmente a coordenar uma equipa para dominar o mundo… E ainda ao mesmo o tempo, o mais difícil, mantendo os meus pés perto do aquecedor… Mas com um computador consigo até falar com 10 pessoas ao mesmo tempo, redigir o dito Marketing Plan, meter o Excel a calcular os ditos cash flows actualizados e o NPV, tirar coisas ilegais da internet, ouvir música, entre outros… Mais um ponto para os PCs…. E isto é mais ditado pela quantidade de memória RAM que temos… e obviamente pela qualidade da RAM porque RAM a 133mhz não é a mesma coisa que DDR3 lol…

Teste 3: 3D Modelling
E o terceiro teste desafia as capacidades gráficas de um PC e do cérebro humano… Eu só por acaso tive nota máxima em concepção visual no meu teste de IQ ou psicotécnico ou lá o que aquilo era, até penso que era uma caldeirada de uma data de testes desses e nessa parte em específico tive a nota máxima (reparem que eu não vou revelar o resto das notas lool)… E no entanto o meu teste consistia em virar com a minha mente várias letras e dobra-las e desdobra-las sem poder tocar em nada… Entre outras coisas um bocadito mais complicadas e era realmente canja… Eu consigo desenhar na cabeça o gráfico de f(x)=(x-2)^2+3, consigo ver um cubo a mexer-se, consigo desenhar algumas formas geométricas mais complexas, consigo graças a deus imaginar que estou a encontrar um plano tangente ao gráfico de uma função estranha (sim, isto ajuda lol), consigo ter visões muito claras do que está à minha volta mesmo de olhos fechados, mas não consigo visionamentalizacionalizar mentalmente por exemplo uma cidade toda ou um objecto com muitos detalhes e faces e arestas e desenhos… Um computador consegue Mais um ponto para um computador… E desta vez o que lhe salva é uma muito boa placa gráfica.

Teste 4: Lembranças
Eu tenho várias memórias… Lembro-me de algumas imagens de quando tinha 3 anos, lembro-me mesmo bem do meu empregado Mário a varrer o meu quarto, lembro-me da minha mãe a ralhar com o Mário porque ele dava-me a sopa quente e não tirava dos lados… E lembro-me de fazer um granda escândalo com isto só para não comer sopa e tinha 3 anos ainda… Lembro-me de muitas coisas que fiz e deixei de fazer, mas na maior parte das vezes começo a distorcer alguns detalhes e a não me lembrar de alguns pormenores (mas por acaso até não me posso queixar ). No entanto um computador armazena com uma exactidão mesmo exacta tudo o que eu quiser… E o custo por GB está cada vez mais barato… No entanto dizem que um New York Times tem mais conteúdo do que o que uma pessoa era capaz de encontrar na sua vida no século XVIII… É certo que a mente humana desenvolve-se a uma velocidade exponencial cada vez maior, mas acho que o custo por GB é ainda mais rápido a cair lol… Ponto para um computador! Cortesia de um disco duro, pens USB, CDs, DVDs, BlueRays, e disquetes obviamente

Teste 5: Burrice
A definição de insanidade é continuarmos a fazer a mesma coisa à espera de ter resultados diferentes. Nada poderia caracterizar melhor um computador. Falta algum componente num computador que lhe permita capturar resultados de experiências do dia-a-dia e saber aplicar o que aprendeu no futuro. Realizar condições do tipo “se me queimei uma vez então não vou meter a mão no fogo de novo porque vou queimar-me denovo”.

Apesar de haver muita gente que eu conheço que é burra como um computador, há já alguma gente um pouco menos burra que um computador que sabe tudo tudo tudo o que lhes dizem na faculdade… E ainda conheço mais umas mentes raras que são capazes de aprender sozinhos sem que lhes tenham que dizer as coisas…

Infelizmente a maioria das pessoas que eu conheço tem um método de aprendizagem que considero pobre… Ouvem, lêm, decoram decoram decoram decoram decoram decoram decoram impinam impinam fixam fixam tomam cerebrum para impinar e fixar e decorar mais, fazem o exame, tiram 19 no exame e nunca mais voltam a saber nada daquilo…

Eu por outro lado posso-me orgulhar de ter notas normais na faculdade e de ter aprendido a programar em 7 linguagens sozinho Ainda há muito que queria aprender obviamente, ainda há muito que estou e vou aprender… Mas aí é que está, vou aprender e não decorar…

Ponto para as pessoas!

Resultado Final
É preciso admitir, por mais que o cérebro humano seja magnífico, inexplicável, com capacidades por desbloquear, virtualmente ilimitado e diferente de todos os outros modelos de cérebro humano existentes, o cérebro humano não é mais poderoso do que um computador velho qualquer!

Aliás penso que se desenvolverem para o computador o componente que falta, o que permita aprender, é o fim da raça humana lol… Dizem que em 2050 um computador de 1000 euros vai exceder as capacidades de computação do cérebro humano… Não percebo bem o que isto quer dizer mas se for que esse computador consegue testar todas tantas possibilidades de um acontecimento acontecer ou ser verdade como um cérebro humano faz, então… é bom mas creio que o melhor caminho ainda era ensinar um computador a pensar…

E do mesmo modo se os meus colegas da FEUNL não se diferenciarem de um computador, eu vou substituí-los por um computador um dia destes…

João Jerónimo, Gislene, and Sketi are discussing. Toggle Comments



Sketi 10:11 on 27 27Not Yet Supported March 27Not Yet Supported 2010 Permalink | Reply A coisa mais burra que há por aí é o computador, ele é pior que uma criança, se não lhe dizemos para fazer algo, por exemplo para escrever um ‘R’, ele não o faz, ele não tem vontade própria nem consegue pensar. Nós conseguimos questionarmo-nos sobre nós próprios e sobre a nossa existência, mas um computador nem passa perto desse pensamento, ele tem algum pensamento?

Se pensares bem, tudo o que ele faz é programado por códigos, desde o mais básico, o binário (que so tem 0′s e 1′s 00001110101) até ao mais complexo(não sei qual é).

E não, não podemos comparar o ADN aos códigos do pc….


João Jerónimo 21:08 on 27 27Not Yet Supported March 27Not Yet Supported 2010 Permalink | Reply Ora nem mais… Falta a um computador algo que lhe permita aprender e pensar por si só…
Mas tudo o que lhe mandarmos fazer (que não exija raciocínio) ele faz melhor do que nós, isso é um facto…


Gislene 13:33 on 29 29Not Yet Supported March 29Not Yet Supported 2010 Permalink | Reply És um cromo do carago. Cresce pá. Já não suporto a idea DE FAZERES MAIS ANOS!!!!!!!!!!!!!!!!


João Jerónimo 17:20 on 29 29Not Yet Supported March 29Not Yet Supported 2010 Permalink | Reply Isto é mais uma razão pela qual se um computador aprende a aprender a raça humana está feita xD
Reply Click here to cancel reply.

Name (required)
Email (required)
Web Site



← Older Posts | Newer Posts →
João Jerónimo is proudly powered by WordPress. P2 theme by Automattic.
ccompose new post jnext post/next comment k previous post/previous comment r reply e edit o show/hide comments t go to top l go to login h show/hide help esc cancel



COPYRIGHT WORDPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas