sábado, 17 de julho de 2010

1741 - CÉREBRO HUMANO

Rio de Janeiro, 17/07/2010 09:05LoginCadastroFéRio+Rio 2016TrânsitoPrefeitura do RioChoque de OrdemCarnavalescoEugênio LealGrupo EspecialGrupo de AcessoComunidadeEconomiaImposto de RendaBolsa e dólarPlano de SaúdePetrobrasPré-SalEntretenimentoCinemaMúsicaPaparazziTelevisãoEsportesFutRJCopa do MundoBotafogoFlamengoFluminenseVascoEstado do RioChuva no RioSegurança PúblicaBlog do Chico JuniorInternacionalEspecial ChinaCaso IrãTerremotos no mundoPapa Bento XVINacionalEleições 2010BrasilSão PauloVira-lataRio de JaneiroSão Paulo+Notí­ciasCiência e Saúde TecnologiaBlogsSidney RezendeChico JuniorCristine GerkEduardo HomemRoxane RéSoares JúniorVagner FernandesValdeci RodriguesÚltimas NotíciasIgreja vai pedir indenização por imagem do Cristo Redentor destruída em filme

Homenagem a Iemanjá reúne três mil fiéis no Centro do Rio de Janeiro

Água benta leva 360 a hospital na Rússia por intoxicação em celebração religiosa

Rio de Janeiro e Salvador comemoram com festa o Dia de Iemanjá
Search
O cérebro humano e a fé
SRZD - Fé | Fé | 13/03/2009 14h16



Pesquisadores declararam, no jornal norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences, de 09 de março, ter localizado a zona do cérebro que controla a fé religiosa. Segundo os relatos de seus trabalhos realizados no The Independent, a crença num poder superior, celeste, é um trunfo da evolução que ajuda os homens na sua sobrevivência.

A crença num deus estaria profundamente ancorada no cérebro humano, programado para a experiência da religiosidade. Para o professor Jordan Grafman, do Instituto Nacional de Transtornos Neurológicos e Trauma, em Bethesda, situado nas proximidades de Washington, "a fé e o comportamento religioso são características da vida humana que encontramos em todas as culturas e que não têm equivalentes no reino animal". "Os nossos resultados demonstram que os constituintes específicos da crença religiosa dizem respeito a circuitos conhecidos do cérebro".

"A área da fé"

Os cientistas que procuraram "a área da fé", imaginando controlar a crença religiosa, pensam que não há uma, mas muitas áreas do cérebro que formam os fundamentos biológicos da fé. O cérebro teria evoluído tornando-se mais sensível a qualquer forma de crença que melhorasse as chances de sobrevivência. O que poderia explicar a razão pela qual a crença num deus e num sobrenatural é tão difundida por todo o mundo.

A comunidade científica, os filósofos e os teólogos estão divididos sobre a origem da fé. Para alguns, ela é de origem biológica, para outros, cultural. Teóricos da evolução defendem que a seleção natural darwiniana privilegiou os indivíduos que são crentes e cujas chances de sobrevivência seriam superiores àqueles que não creem. Outros sugeriram que a fé era exatamente a manifestação do fenômeno biológico intrínseco que faz do cérebro humano um órgão tão brilhante e adaptável.

(com fonte amaivos)


Comentários (0)
Nome:
não pode ser vazio
Email:
não pode ser vazio
Seu comentário:
não pode ser vazio
Responda a pergunta da imagem
não pode ser vazio
Isso evita spams e mensagens automáticas.
Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail de destino:

Mais ComentadasBand quer substituir programa do missionário R.R. Soares
Fé | 17/07/2008 05h13Água mineral 100% Jesus: com e sem gás
Fé | 25/02/2009 16h49Barco da Bíblia inicia nova viagem
Fé | 07/03/2009 12h25
Exclusiva do SRZD
SRZD tira dúvidas para contribuinte não cair na malha fina da Receita

Copa do Mundo
Leia tudo sobre a Copa do Mundo

Não compre, adote!
Conheça a editoria do SRZD voltada aos animais que precisam de ajuda

@sidneyrezende
Siga o jornalista no Twitter!


Trabalhe no SRZD!
Novas contratações para 2010. Envie seu currí­culo para curriculo@srzd.com

© 2006-2010. Todos os direitos reservados ao SRZD.

Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Design: DTM/Zambba | Desenvolvimento: byJG.com.br
Usuario

Senha



COPYRIGHT SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas