sexta-feira, 16 de julho de 2010

1680 HISTÓRIA DOS ECONOMISTAS

BIBLIOTECONOMISTA
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
AUDITOR GERAL DO ESTADO
SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA
SECRETÁRIO DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL
CB06
CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Data Local
Divulgação do gabarito 22/05/2006 www.nce.ufrj.br/concursos
Interposição de recursos contra o gabarito 23 e 24/05/2006 Através do site
www.nce.ufrj.br/concursos
Divulgação do resultado preliminar da Prova Objetiva 07/06/2006 www.nce.ufrj.br/concursos
DEMAIS ATIVIDADES CONSULTAR O SITE www.nce.ufrj.br/concursos
INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA
• Verifique se os seus dados estão corretos no cartão de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correções na Ata de
Aplicação de Prova;
• Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde;
• O cartão de respostas NÃO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais
destinados às respostas;
• A maneira correta de assinalar a alternativa no cartão de respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul
ou preta, o espaço a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:
A C D E
INSTRUÇÕES GERAIS
• Você recebeu do fiscal:
o Um caderno de questões contendo 60 (sessenta) questões de múltipla escolha da Prova Objetiva;
o Um cartão de respostas personalizado para a Prova Objetiva;
• É responsabilidade do candidato certificar-se de que o código e o nome do cargo informado nesta capa de prova corresponde
ao código e ao nome do cargo informado em seu cartão de respostas;
• Ao ser autorizado o início da prova verifique, no caderno de questões, se a numeração das questões e a paginação estão corretas;
• Você dispõe de 4:00h (quatro horas) para fazer a Prova Objetiva. Faça-a com tranqüilidade, mas controle o seu tempo. Este
tempo inclui a marcação do seu cartão de resposta;
• Após o início da prova, será efetuada a coleta da impressão digital de cada candidato (Edital 001/2006 – Item 9.12 alínea a);
• Não será permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no cartão de respostas (Edital 001/2006 – 9.12 alínea e);
• Somente depois de decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão de respostas e retirar-se
da sala de prova (Edital 001/2006 – Item 9.12 alínea c);
• Somente será permitido levar seu caderno de questões faltando 30 (trinta) minutos para o término da prova, desde que o
candidato permaneça em sua sala até este momento (Edital 001/2006 – Item 9.12 alínea d);
• Após o término de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado;
• Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos;
• Se você precisar de algum esclarecimento, solicite a presença do responsável pelo local.
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Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO – NEM ANJO NEM DEMÔNIO
Miriam Scavone
Desde que a TV surgiu, nos anos 40, fala-se do seu
poder de causar dependência. Os educadores dos anos 60
bradaram palavras acusando-a de “chupeta eletrônica”. Os
militantes políticos creditavam a ela a alienação dos povos.
Era um demônio que precisava ser destruído. Continuou a
existir, e quem cresceu vendo desenhos animados,
enlatados americanos e novelas globais não foi mais
imbecilizado – ao menos não por esse motivo. Ponto para
a televisão, que provou ser também informativa, educativa
e (por que não) um ótimo entretenimento. Com exceção da
qualidade da programação dos canais abertos, tudo
melhorou. Mas começaram as preocupações em relação
aos telespectadores que não conseguem dormir sem o
barulho eletrônico ao fundo. Ou aos que deixam de ler, sair
com amigos e até de namorar para dedicar todo o tempo
livre a ela, ainda que seja pulando de um programa para o
outro. “Nada nem ninguém me faz sair da frente da TV
quando volto do trabalho”, afirma a administradora de
empresas Vânia Sganzerla.
Muitos telespectadores assumem esse
comportamento. Tanto que um grupo de estudiosos da
Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, por meio
de experimentos e pesquisas, concluiu que a velha história
do vício na TV não é só uma metáfora. “Todo comportamento
compulsivo ao qual a pessoa se apega para buscar alívio,
se fugir do controle pode ser caracterizado como
dependência”, explica Robert Kubey, diretor do Centro de
Estudos da Mídia da Universidade de Rutgers.
Os efeitos da televisão sobre o sono variam muito.
“Quando tenho um dia estressante, agitado, não durmo sem
ela”, comenta Maurício Valim, diretor de programas
especiais da TV Cultura e criador do site Tudo sobre TV.
Outros, como Martin Jaccard, sonorizador de ambientes,
reconhecem que demoram a pegar no sono após uma
overdose televisiva. “Sinto uma certa irritação, até raiva,
por não ter lido um bom livro, namorado ou ouvido uma
música, mas ainda assim não me arrependo de ver tanta
TV, não. Gosto demais”. É uma das mais prosaicas facetas
desse tipo de dependência, segundo a pesquisa do Centro
de Estudos da Mídia. As pessoas admitem que deveriam
maneirar, mas não se incomodam a ponto de querer mudar
o hábito. Sinal de que tanto mal assim também não faz.
1 - A alternativa abaixo que confirma o título do texto é:
(A) “Os efeitos da televisão sobre o sono variam muito”;
(B) “fala-se do seu poder de causar dependência”;
(C) “Era um demônio que precisava ser destruído”;
(D) “Os educadores dos anos 60 bradaram palavras
acusando-a de ‘chupeta eletrônica’ “;
(E) “As pessoas admitem que deveriam maneirar, mas não
se incomodam a ponto de querer mudar o hábito”.
2 - A designação “chupeta eletrônica” contém a idéia básica
para o texto de:
(A) infantilidade;
(B) dependência;
(C) tecnologia;
(D) alienação;
(E) conformismo.
3 - A palavra “alienação” deve ser compreendida no contexto
como:
(A) afastamento, alheamento;
(B) transferência de bens para outra pessoa;
(C) indiferença às questões políticas ou sociais;
(D) perturbação mental;
(E) negação de valores cristãos.
4 - Como sabemos, num texto há muitas vozes; a afirmativa
INADEQUADA em relação à presença de vozes no texto
lido é:
(A) nesse texto, uma voz privilegiada é da autora, Miriam
Scavone;
(B) outra voz presente no texto é a dos leitores, que
interagem com o que é afirmado;
(C) os militantes políticos também têm voz no texto;
(D) na forma “fala-se”, na primeira linha do texto, há uma
voz não identificada;
(E) as aspas podem marcar a presença de vozes diferentes
da do autor.
5 - No primeiro parágrafo do texto o autor incluiu uma
pergunta entre parênteses: (por que não?); essa pergunta
tem a função textual de:
(A) reafirmar algo que muitas pessoas podem negar;
(B) confirmar o que todos sabem;
(C) questionar o leitor sobre o seu posicionamento;
(D) perguntar sobre algo que é evidente;
(E) discutir algo que não tem resposta adequada.
6 - “Com exceção da qualidade da programação dos canais
abertos, tudo melhorou”; a forma de reescrever-se essa
mesma frase com alteração de seu sentido inicial é:
(A) Tudo melhorou, com exceção da qualidade da
programação dos canais abertos;
(B) Salvo a qualidade da programação dos canais abertos,
tudo melhorou;
(C) Com exceção da qualidade dos canais abertos, no que
tange à sua programação, tudo melhorou;
(D) Todo o demais melhorou, exceto a qualidade da
programação dos canais abertos;
(E) Apesar de a qualidade da programação dos canais
abertos ter piorado, todo o resto melhorou.
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Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
7 - A citação “Todo comportamento compulsivo ao qual a
pessoa se apega para buscar alívio, se fugir do controle
pode ser caracterizado como dependência” tem a função
textual de:
(A) dar autoridade e credibilidade ao texto;
(B) indicar a fonte onde se apóia o autor do texto;
(C) demonstrar a falsidade de alguns argumentos da mídia;
(D) explicar uma idéia a ser futuramente expressa;
(E) exemplificar algo que foi citado anteriormente.
8 - “Muitos telespectadores assumem esse comportamento.
Tanto que um grupo de estudiosos da Universidade de
Rutgers”; a expressão sublinhada tem valor textual de:
(A) intensidade;
(B) conseqüência;
(C) explicação;
(D) conclusão;
(E) causa.
9 - A alternativa em que o termo sublinhado – todos do
primeiro parágrafo do texto - NÃO tem seu referente
identificado como a televisão é:
(A) “Desde que a TV surgiu, nos anos 40, fala-se do seu
poder de causar dependência”;
(B) “Os educadores dos anos 60 bradaram palavras
acusando-a de ‘chupeta eletrônica’ “;
(C) “Era um demônio que precisava ser destruído”;
(D) “Ponto para a televisão, que provou também ser
informativa...”;
(E) “Os militantes políticos creditaram a ela a alienação
dos povos”.
10 - “(A TV) Continuou a existir, e quem cresceu vendo
desenhos animados, enlatados americanos e novelas
globais não foi mais imbecilizado – ao menos por esse
motivo”; pode-se inferir desse segmento do texto que:
(A) a geração da TV está totalmente imbecilizada;
(B) os desenhos animados não provinham dos Estados
Unidos;
(C) as novelas globais eram acusadas de imbecilizarem o
público;
(D) hoje menor número de pessoas é imbecilizado pela
TV;
(E) outros motivos causam menor imbecilização do público.
11 - “Ponto para a televisão que provou também ser
informativa, educativa”; sobre os adjetivos “informativa,
educativa”, pode-se dizer corretamente que:
(A) são sinônimos perfeitos;
(B) o segundo adjetivo supõe maior valor da informação
prestada;
(C) o primeiro adjetivo supõe maior durabilidade no tempo;
(D) apresentam valores semânticos opostos;
(E) o segundo explica o primeiro.
12 - “a velha história do vício da TV não é só uma metáfora”;
a frase em que NÃO há uma construção metafórica é:
(A) “overdose televisiva”;
(B) “chupeta eletrônica”;
(C) “Era um demônio”;
(D) “vendo desenhos animados”;
(E) “nem anjo nem demônio”.
13 - No texto aparecem duas palavras grafadas em itálico:
site e overdose. Sobre esses termos pode-se afirmar que:
(A) são estrangeirismos perfeitamente adaptados ao uso
diário de língua portuguesa;
(B) correspondem a realidades para as quais ainda não
temos substitutos em língua portuguesa;
(C) mostram que os americanismos estão sendo relegados
a segundo plano;
(D) indicam a presença da linguagem da informática em
nossa língua;
(E) comprovam a submissão cultural dos Estados Unidos
ao Brasil.
14 - “Sinto uma certa irritação, até raiva...”; considerando
as duas palavras finais desse segmento, pode-se afirmar
que:
(A) a segunda traz mais intensidade que a primeira;
(B) a primeira é mais coloquial que a segunda;
(C) a segunda é mais erudita que a primeira;
(D) a segunda tem ponto de vista positivo, ao contrário da
primeira;
(E) as duas são sinônimas, sem diferenças semânticas.
15 - “Sinto uma certa irritação, até raiva, por não ter lido um
bom livro, namorado ou ouvido uma música, mas ainda
assim não me arrependo de ver tanta TV”; esta declaração
mostra, argumentativamente falando:
(A) troca da causa pelo efeito;
(B) certa ilogicidade entre os termos;
(C) a causa seguida da conseqüência;
(D) a fuga do assunto;
(E) a negação da evidência.
16 - Se o texto apresentasse a declaração “ver muita TV
faz mal”, poderíamos afirmar que seu conteúdo:
(A) representaria uma idéia do domínio público;
(B) resumiria a idéia da autora do texto sobre a TV;
(C) pertenceria aos argumentos favoráveis à TV;
(D) estaria mais para anjo que para demônio;
(E) esclareceria o autor do pensamento veiculado.
17 - A alternativa que mostra um adjetivo de caráter subjetivo
é:
(A) “um ótimo entretenimento”;
(B) “chupeta eletrônica”;
(C) um dia estressante”;
(D) “canais abertos”;
(E) “programas especiais”.
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Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
18 - A alternativa que mostra um vocábulo ERRADAMENTE
grafado com SC é:
(A) fascismo / adolescência;
(B) fosforescente / crescente;
(C) piscina / ascensão;
(D) prescisão / ascendente;
(E) luminescente / ascese.
19 - O vocábulo que apresenta acentuação gráfica errada é:
(A) ínterim;
(B) boêmia;
(C) rúbrica;
(D) estratégia;
(E) egoísmo.
20 - “Desde que a TV surgiu, nos anos 40, fala-se do seu
poder de causar dependência”; a forma de reescrever-se
essa mesma frase que ALTERA o seu sentido original é:
(A) Nos anos 40, desde que a TV surgiu, fala-se do seu
poder de causar dependência;
(B) Desde que a TV surgiu, nos anos 40, o seu poder de
causar dependência é citado;
(C) Fala-se do poder da TV de causar dependência desde
que ela surgiu, nos anos 40;
(D) Fala-se do poder da TV de causar dependência desde
que, nos anos 40, ela surgiu;
(E) Desde que surgiu a TV, nos anos 40, fala-se do seu
poder de causar dependência.
CONHECIMENTOS GERAIS
21 - “Viva a Constituição brasileira
Viva D. Pedro II
Morram os bicudos pés de chumbo”
Os gritos dos revoltosos ecoavam pelas ruas.... “Na
escuridão da noite apenas se ouvia o barulho dos
machados e das alavancas arrombando portas...”
Os trechos acima fazem referência à “Rusga”, movimento
político-social que eclodiu em 30 de maio de 1834, em
Cuiabá.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente essa
rebelião:
(A) liderada por negros libertos e brancos pobres,
influenciada pelo ideário positivista, a revolta exigia a
imediata abolição da escravidão e o congelamento dos
preços de aluguéis e alimentos;
(B) representou os interesses dos partidários da Junta
Governativa de Vila Bela que promoveram a separação
da região do resto do Brasil, pois não aceitavam a
independência proclamada por D. Pedro I;
(C) articulado pela Sociedade dos Zelosos da Independência,
o movimento tinha, inicialmente, objetivos políticos
moderados, mas assumiu um caráter violento na
medida em que grupos radicais exigiam a expulsão
dos portugueses;
(D) obteve grande apoio das camadas médias urbanas e da
burguesia manufatureira que, influenciadas pelo liberalismo,
defendiam a imediata proclamação da República;
(E) refletiu a ação do Partido Brasileiro, pois os proprietários
rurais de Mato Grosso defendiam o fortalecimento do
poder imperial, contrariando a orientação federalista do
Nordeste.
22 - “... uma das grandes tarefas assumidas por todos os
governos republicanos, desde a Proclamação, foi a de produzir
a unificação territorial e cultural do país e de seu povo...
Assim, um verdadeiro arsenal de políticas públicas foi sendo
mobilizado, ao longo do período republicano, para que o
arquipélago se transformasse em continente ou, como
queriam alguns, para que o Brasil efetivamente deixasse
de ser um gigante adormecido, e acordasse para o futuro.”
(FREIRE, A. et al.(coord.), A República no Brasil.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.)
Uma das políticas públicas republicanas empreendidas com
o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento do
estado de Mato Grosso foi:
(A) a formação de várias colônias de imigrantes na parte
norte do estado com o objetivo de absorver o grande
contingente de japoneses chegados ao Brasil no período
pós-Segunda Guerra;
(B) a criação de várias empresas de navegação fluvial,
subvencionadas pelo Governo Federal, com o objetivo
de promover a integração do estado com o resto do
país, conforme previsto no Plano de Metas elaborado
para o Governo Juscelino Kubitscheck;
(C) a instalação de um pólo siderúrgico no extremo norte,
com ampla participação do capital estadunidense, para
promover o desenvolvimento da indústria de base no
país, meta prioritária do Governo de Getúlio Vargas;
(D) a aplicação, na década de 70, de uma política de
ocupação e desenvolvimento através da instalação de
núcleos de colonos à beira de rodovias conforme previa
o Plano de Integração Nacional;
(E) a desapropriação, na década de 40, de antigas fazendas
de cana-de-açúcar, para promover a reforma agrária
através da concessão de lotes de terra aos retirantes
nordestinos, que deveriam desenvolver uma agricultura
alimentar voltada para o mercado externo.
23 - O crescimento urbano desordenado, em várias cidades
de Mato Grosso, tem causado uma série de impactos
ambientais. Entre eles destacam-se:
(A) assoreamento dos rios e poluição do lençol freático;
(B) aumento do número de animais silvestres e poluição visual;
(C) aumento da biodiversidade e redução do numero de
insetos;
(D) intemperismo das rochas e aumento da lixiviação;
(E) percolação das águas das chuvas e aumento do número
de roedores.
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Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
24 - O turismo é uma atividade que vem se desenvolvendo
bastante em Mato Grosso, nos últimos anos. Duas áreas
que têm se destacado nessa atividade econômica são:
(A) Sorriso e Rondonópolis;
(B) Sinop e Cáceres;
(C) Pantanal e Chapada dos Guimarães;
(D) Chapada dos Parecis e Rio Cuiabá;
(E) Barão de Melgaço e Serra do Roncador.
25 - Manoel teve seu salário reajustado em 20%, passando
a receber R$ 1500,00. O salário de Manoel antes do reajuste
era de:
(A) R$ 1200,00
(B) R$ 1250,00
(C) R$ 1350,00
(D) R$ 1650,00
(E) R$ 1800,00
26 - Uma fábrica de camisas comprometeu-se a entregar
1000 camisas de um certo tipo para uma rede de lojas.
Sabe-se que para fabricar 100 destas camisas, 10
costureiras levam 2 dias. Nos dois primeiros dias de preparo
desta encomenda, 8 costureiras trabalharam e, nos demais
dias, somente 4. O número total de dias que levaram para
fabricar todas as camisas foi:
(A) 25
(B) 46
(C) 48
(D) 50
(E) 80
27 - A tabela a seguir informa a distribuição de freqüências
de 500 empréstimos solicitados a uma financeira num
período de 30 dias, segundo a faixa de valor do empréstimo.
Faixa de valor Freqüência Freqüência Freqüência
do empréstimo absoluta relativa relativa
(em R$) acumulada
[200,500) (I) 0,20 0,20
[500,1000) 175 (II) (III)
[1000,1500) (IV) (V) 0,85
Maior ou
igual a 1500 (VI) (VII) (VIII)
Total 500 1,00 -
Com base nessa tabela, é correto afirmar que:
(A) o valor de (II) é 0,30;
(B) o valor de (III) é 0,35;
(C) o valor de (IV) é 425;
(D) o valor de (V) é 0,85;
(E) o valor de (VII) é 0,15.
28 - Numa empresa há 200 funcionários, sendo 150 mulheres.
Levantou-se a informação de todos os salários e verificou-se
que o salário médio entre as mulheres é de R$ 800,00, enquanto
que o salário médio entre os homens é de R$ 1200,00. O salário
médio dos funcionários dessa empresa é de:
(A) R$ 900,00;
(B) R$ 950,00;
(C) R$ 1000,00;
(D) R$ 1050,00;
(E) R$ 1100,00.
29 - De acordo com o estatuto dos servidores da
Administração Direta, autárquica e fundacional do estado
do Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir:
I. A criação de cargos públicos será feita por lei
complementar.
II. O servidor deverá entrar em exercício no prazo de 30
dias contados da posse.
III. O retorno ao serviço ativo do servidor aposentado por
invalidez quando cessam as causas que deram origem
a sua aposentadoria denomina-se recondução.
São verdadeiras somente as afirmativas:
(A) I e II;
(B) I e III;
(C) II e III;
(D) I, II e III;
(E) nenhuma.
30 - Sobre os princípios e diretrizes da Administração
Pública do Estado, analise as afirmativas a seguir:
I. A concessão de serviços é um dos instrumentos de
descentralização administrativa.
II. A desconcentração administrativa é feita com a criação
de entidades que integram a Administração Indireta.
III. A delegação de competências administrativas será feita
entre níveis hierárquicos da mesma entidade ou órgão.
São verdadeiras somente as afirmativas:
(A) I e II;
(B) I e III;
(C) II e III;
(D) I, II e III;
(E) nenhuma.
6
Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 – A definição
O conjunto de procedimentos utilizados para
exprimir o conteúdo dos documentos científicos
sob formas destinadas a facilitar a sua localização
ou consulta (GARDIN apud KOBASHI, 1994).
aplica-se a:
(A) sistema de informação;
(B) transferência da informação;
(C) referencial terminológico;
(D) modelo de comunicação;
(E) análise documentária.
32 – A expressão “coleção hemerográfica”, designa a parte
do acervo de uma biblioteca formada por:
(A) dicionários, reália e anais;
(B) revistas, dicionários e enciclopédias;
(C) anais, relatórios e reália;
(D) jornais, revistas e relatórios;
(E) anais, enciclopédias e jornais.
33 - O nível de planejamento que se encarrega das decisões
que nortearão os rumos da unidade de informação, mediante
a formulação de objetivos em longo prazo, é o:
(A) estratégico;
(B) tático;
(C) operacional;
(D) técnico;
(E) informacional.
34 - O instrumento de controle, utilizado na administração
e gestão de bibliotecas, que apresenta a estrutura
organizacional hierarquicamente disposta, é o:
(A) cronograma;
(B) fluxograma;
(C) relatório;
(D) funcionograma;
(E) organograma.
35 - A permissão para cópias de itens do acervo, reconhecida
e aceita internacionalmente como prática em bibliotecas, sob
a denominação fair use, é aquela que implica a realização de:
(A) cópias únicas para uso próprio (pelo leitor), sem fins
lucrativos com finalidade de pesquisa ou ensino;
(B) cópias regulares, através do serviço de comutação
bibliográfica;
(C) cópias de itens disponíveis, apenas, no acervo de outras
bibliotecas, através de cooperação bibliotecária;
(D) cópias integrais de títulos importados, cujos preços
inviabilizam a aquisição de exemplares em número
suficiente;
(E) cópias parciais, considerando a legislação de direitos
autorais, de obras esgotadas ou em domínio público.
36 - Considerar a existência e a composição de comissões
editoriais, no processo de seleção de publicações
periódicas, indica a aplicação do critério da:
(A) continuidade;
(B) autoridade;
(C) atualidade;
(D) especialidade;
(E) responsabilidade.
37 - De acordo com o estabelecido na norma que dispõe
sobre a numeração progressiva das seções de um
documento (NBR 6024/2003), da ABNT, a numeração
progressiva deve ser limitada até a seção:
(A) secundária;
(B) quinária;
(C) quaternária;
(D) terciária;
(E) binária.
38 - A retirada de um item do acervo da biblioteca baseada,
por exemplo, na sua atualização, utilidade e valor histórico,
é um procedimento que leva à baixa patrimonial do material
bibliográfico, denominado:
(A) registro;
(B) seleção;
(C) desbaste;
(D) conservação;
(E) descarte.
39 - Em relação à apresentação de citações em documentos
(NBR 10520/2002, da ABNT), é correto afirmar que:
(A) as citações diretas, no texto, de até três linhas, devem
estar contidas entre travessões;
(B) as supressões do texto devem ser indicadas por
reticências, contidas entre parênteses;
(C) as citações podem aparecer no texto ou em notas de
rodapé;
(D) as interpolações, acréscimos ou comentários ao texto
devem ser indicados entre chaves;
(E) nas citações contidas entre parênteses, a chamada
pelo sobrenome do autor deve ser em letras maiúsculas
e minúsculas.
40 - Utilizando os critérios estabelecidos em norma da ABNT
(NBR 6028/2003), os resumos de artigos de periódicos
devem ter:
(A) 50 a 100 palavras;
(B) 100 a 250 palavras;
(C) 100 a 300 palavras;
(D) 150 a 500 palavras;
(E) 250 a 400 palavras.
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Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
41 - Identifique a referência correta, segundo os padrões
da NBR 6023/2002 (Elaboração de referências), da ABNT:
(A) ARRUDA, Maria da Conceição Calmon,
MARTELETO, Regina Maria, SOUZA, Donaldo Bello
de. Educação, trabalho e o delineamento de novos
perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência
da Informação, v. 29, n. 3, set./dez. 2000, p. 14-24.
(B) CARVALHO, Gilda Maria Rocha de; TAVARES,
Márcia da Silva. Informação & conhecimento: uma
abordagem organizacional. Qualitymark, 2001.
(C) ALBAGLI, Sarita. Novos espaços de regulação na era
da informação e do conhecimento. In: LASTRES,
Helena M. M.; ALBAGLI, Sarita (Coord.). Informação
e globalização na era do conhecimento. Rio de
Janeiro: Campus, 1999. p. 290-313.
(D) MIGLIACCIO, Inês. Brasil ensaia passos em gestão de
conhecimento. In: O Estado de São Paulo, São Paulo,
Economia, p. B13, 12 ago. 2002.
(E) HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN,
Gleisy Regina Borges. Biblioteca escolar e a leitura.
Florianópolis, Revista ACB, v. 8, n. 1, 2003. Acesso em:
16 nov. 2005. Disponível em:
=103&layout=html>.
42 - De acordo com a norma da Associação Brasileira de
Normas Técnicas, referente à apresentação de livros e
folhetos (NBR 6029/2002), o ISBN deve ser impresso:
(A) na ficha catalográfica e na quarta capa;
(B) na primeira e na quarta capas;
(C) na segunda e na terceira capas;
(D) na página de rosto;
(E) na ficha catalográfica e no colofão.
43 - Aponte a opção que oferece a seqüência correta de
ordenação alfabética, palavra por palavra:
(A) Mato Grosso: um convite à fortuna.
Mato Grosso: quatro estações, quatro regiões, mil emoções.
Mato Grosso: 1817-1840...
(B) Mato Grosso: trabalho escravo e trabalho livre (1850-1888).
Mato Grosso: turismo puro.
Mato Grosso: quatro estações, quatro regiões, mil emoções.
(C) Mato Grosso: quatro estações, quatro regiões, mil emoções.
Mato Grosso: turismo puro.
Mato Grosso: um convite à fortuna.
(D) Mato Grosso: 1817-1840...
Mato Grosso: um canteiro de obras : 30 meses.
Mato Grosso: do garimpo ao computador.
(E) Mato Grosso: um canteiro de obras : 30 meses.
Mato Grosso: do garimpo ao computador.
Mato Grosso: trabalho escravo e trabalho livre (1850-1888).
44 - O catálogo auxiliar que arrola os cabeçalhos autorizados
para nomes de pessoas e de entidades coletivas, tanto
como responsáveis quanto como assunto de itens, é
identificado como catálogo de autoridade ou:
(A) decisório;
(B) topográfico;
(C) didascálico;
(D) identidade;
(E) onomástico.
45 - O recurso da Classificação Decimal de Dewey (CDD)
utilizado para formar notações que representam assuntos
compostos ou aspectos de assuntos, para os quais as
tabelas não oferecem números prontos, denomina-se:
(A) hierarquia;
(B) ordem de citação;
(C) análise;
(D) índice relativo;
(E) síntese.
46 - De acordo com a CDD, a divisão é representada pelo
dígito que ocupa a segunda posição na notação. Nesse
contexto, a divisão Zero é empregada para:
(A) hierarquizar qualquer parte da classe principal;
(B) ordenar todo e qualquer ponto intermediário da notação;
(C) adicionar ciências relacionadas;
(D) representar obras gerais, em qualquer classe principal;
(E) designar relações de coordenação entre duas classes.
47 - A exigência de entregar um ou mais exemplares de
toda publicação editada nos limites geográficos de um país,
a um órgão público, geralmente a biblioteca nacional,
configura a forma de captação identificada como:
(A) controle bibliográfico;
(B) depósito legal;
(C) cooperação bibliotecária;
(D) intercâmbio documentário;
(E) catalogação cooperativa.
48 - Aponte os números de chamada e a seqüência correta
para os exemplares da segunda e terceira edições da obra
de Ivana Inêz Piaia, intitulada “Geografia de Mato Grosso”
e publicadas, respectivamente, em 1999 e 2003:
I II III
IV V VI
VII VIII IX
918.172
P579
3. ed.
􀀀
􀀀
918.172
P579
􀀀
918.172
P579
2003
ex. 2
918.172
P579
2. ed.
ex. 2
918.172
P579
2. ed.
918.172
P579
1999
918.172
P579
2003
918.172
P579
1999
ex. 2
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Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
(A) VIII – IX – I – V
(B) IV – VII – III – II
(C) VII – VIII – III – IX
(D) VII – VI – III – II
(E) VIII – I – IX – V
49 - Quando um item registra a data de publicação como
1958, quando a data correta seria 1985, a indicação da
data, na área da publicação, distribuição etc. será:
(A) 1985 [na obra 1958].
(B) 1985.
(C) 1958 [i.e. 1985].
(D) 1958 [sic].
(E) 1958 [1985].
50 - O cabeçalho de entrada correto para a Escola Municipal
de Educação Básica Professor Lenine de Campos Povoas,
da estrutura da Prefeitura Municipal de Várzea Grande,
Estado de Mato Grosso é:
(A) Mato Grosso (MT). Várzea Grande. Escola Municipal
de Educação Básica Professor Lenine de Campos
Povoas.
(B) Escola Municipal de Educação Básica Professor Lenine
de Campos Povoas.
(C) Várzea Grande (MT). Escola Municipal de Educação
Básica Professor Lenine de Campos Povoas.
(D) Escola Municipal de Educação Básica Professor Lenine
de Campos Povoas (Várzea Grande, MT).
(E) Escola Municipal de Educação Básica Professor Lenine
de Campos Povoas (Várzea Grande, Mato Grosso).
51 - Os cabeçalhos de entrada dos autores Virgílio Córdova
do Espírito Santo e João da Cruz e Souza devem ser:
(A) Santo, Virgílio Córdova do Espírito.
Cruz e Souza, João da.
(B) Espírito Santo, Virgílio Córdova do.
Souza, João da Cruz e.
(C) Espírito Santo, Virgílio Córdova do.
Cruz e Souza, João da.
(D) Córdova do Espírito Santo, Virgílio.
Cruz e Souza, João da.
(E) Santo, Virgílio Córdova do Espírito.
Souza, João da Cruz e.
52 - A 2ª edição revista do Código de Catalogação Anglo-
Americano incluiu um novo apêndice – Apêndice E – que
tem como título:
(A) Títulos Honoríficos;
(B) Locais;
(C) Artigos Iniciais;
(D) Abreviaturas;
(E) Siglas Internacionais.
53 - Segundo Kevin McGarry (1999), o ciclo da informação,
envolve seis etapas – criação, registro, armazenamento,
recuperação, disseminação e:
(A) uso;
(B) desenvolvimento;
(C) busca;
(D) preservação;
(E) organização.
54 - As cinco leis da Biblioteconomia – os livros são para uso;
para cada leitor, seu livro; para cada livro, seu leitor; poupar o
tempo do leitor e a biblioteca é um organismo em crescimento
– que fundamentam, particularmente, as relações entre a
biblioteca e o usuário, foram formuladas por:
(A) Otlet;
(B) Bradford;
(C) Mikhailov;
(D) Ranganathan;
(E) Borko.
55 - Diz-se que uma publicação periódica é bimensal
quando seus fascículos são publicados:
(A) de dois em dois meses;
(B) duas vezes por mês;
(C) seis vezes por ano;
(D) duas vezes por ano;
(E) três vezes por ano.
56 - Se num relatório estatístico, empréstimo é a circulação
externa do material bibliográfico, o uso do material no recinto
da biblioteca deve ser relatado como:
(A) consulta;
(B) freqüência;
(C) acesso;
(D) coleta;
(E) recuperação.
57 - A teoria da documentação, que trata da impossibilidade
de bibliotecários e documentalistas de acompanharem e
processarem todas as transformações e informações das
diversas áreas de conhecimento, no mesmo ritmo em que
são produzidos, denomina-se:
(A) desenvolvimento de coleções;
(B) biblioteca universal;
(C) crescimento exponencial da ciência;
(D) crescimento aritmético do uso;
(E) caos documentário.
58 - A quarta Lei da Biblioteconomia – Poupar o tempo do
leitor – fundamenta-se nas relações estabelecidas na
Biblioteca, pressupondo as idéias de eficiência, eficácia e
prontidão, associadas diretamente ao serviço de:
(A) catalogação;
(B) empréstimo;
(C) indexação;
(D) referência;
(E) disseminação.
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Governo do Estado de Mato Grosso Concurso Público - 2006
59 - A definição de conteúdos e formatos dos itens que
podem ser incorporados a uma biblioteca, atendendo aos
objetivos institucionais, e que se organizam em coleções
de origens múltiplas, integradas ou não, designa a:
(A) decisão para preservação;
(B) avaliação continuada;
(C) garantia de acesso;
(D) política de aquisição;
(E) linha de acervo.
60 - Se o custo relativo do livro limita seu alcance, sobretudo
quando seus leitores potenciais são pobres, as bibliotecas
públicas reduzem essa barreira proporcionando o:
(A) direito de reprodução;
(B) livre acesso às obras;
(C) serviço de extensão;
(D) empréstimo domiciliar;
(E) alerta bibliográfico.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Núcleo de Computação Eletrônica
Divisão de Concursos
Endereço: Prédio do CCMN, Bloco C
Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ
Caixa Postal: 2324 - CEP 20010-974
Central de Atendimento: 0800 7273333 ou (21) 2598-3333
Informações: Dias úteis, de 9 h às 17 h (horário de Brasília)
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