terça-feira, 13 de julho de 2010

1488 - HISTÓRIA DAS BIBLIOTECAS

,





Transmenu powered by JoomlArt.com - Mambo Joomla Professional Templates ClubInstitucional Cursos Adesguiano Fale com a ADESG/AN Links Convênios


Sobre a Associação
Organização/Administração
Estatuto
Galeria de Presidentes
Diplomados por Estados


Cursos de Estudos
Ensino à Distância
Turmas ESG


Sobre o Adesguiano
Edições Anteriores
Tabela de Anúncios


Presidência
Secretaria
Dúvidas/Sugestões


ESG
Ministério da Defesa
Marinha do Brasil
Força Aérea Brasileira
Exército Brasileiro

Home Notícias Raridades da História brasileira - Biblioteca do Exército guarda relíquias da época do descobrimento

Raridades da História brasileira

Biblioteca do Exército guarda relíquias da época do descobrimento



Por Paulo Fernando Maia



Fundada em 17 de dezembro de 1881, a Biblioteca do Exército (BIBLIEx) é uma das poucas instituições brasileiras que ainda guardam obras raras da História do país. Livros dos séculos XVI e XVII fazem parte de um acervo de 70 mil exemplares dispostos na Ala Marcílio Dias do Palácio Duque de Caxias, no centro do Rio de Janeiro, onde está localizado o Comando Militar do Leste (CML).



Com o objetivo de promover difusão cultural, a BIBLIEx oferece aos visitantes, militares ou civis, edições até em Latim, como a “Historiae Brasilianae”, de Theodoro de Bry, que traz informações do período compreendido entre as grandes navegações e o início da colonização portuguesa. Desde 1937, a Biblioteca do Exército é também editora e publica, em média, dez livros por ano.



“A BIBLIEx é uma instituição importantíssima no cenário cultural brasileiro, porque é também editora especializada em ciências militares e geopolítica, um nicho para o desenvolvimento profissional-militar e para o desenvolvimento do Brasil no contexto internacional”, afirma o Capitão Wagner Alcides de Souza, que, há 13 anos, é chefe da Seção de Bibliotecas e Reserva Técnica da instituição.



Além de “Historiae Brasilianae”, de 1592, há outras raridades na BIBLIEx, como a “Nova Lusitana História da Guerra Brasilica”, de Francisco de Brito Freyre, publicada em 1675, e a “Brasiliense Zee em Lant – Reize”, de Johan Nieuhofs, publicada em 1682. A obra de Freyre traz relatos dos embates entre luso-brasileiros e holandeses. Já a de Nieuhofs aborda a situação política e econômica do período compreendido entre os anos 1644 e 1649.



A fundação



A Biblioteca do Exército foi fundada pelo então ministro da Guerra, Franklin Américo de Menezes Dória, o Barão de Loreto, em dezembro de 1881. Por esse motivo, é chamada também de “Casa do Barão de Loreto”. No entanto, a instalação só ocorreu em janeiro de 1882, com a presença do Imperador Dom Pedro II.



O objetivo, segundo o regulamento, era “contribuir para o provimento, a edição e a difusão de meios bibliográficos necessários ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento da cultura profissional-militar e geral”, o que tornou-se a Missão da entidade. Hoje a BIBLIEx, cuja Seção de Publicações é chefiada pelo Coronel Enir dos Santos Araújo, é dirigida pelo Coronel Josevaldo Souza Oliveira.



A desativação



Segundo o ex-diretor, Coronel Umberto Peregrino, no livro “História da Biblioteca do Exército”, a instituição funcionava das 9h às 14h e das 18h às 21h, na face direita do Quartel-General do Exército, atual CML, e possuía acervo de três mil exemplares, fruto de doações e aquisições, distribuídos em 28 estantes. Já no segundo ano de existência, passaram pela BIBLIEx 2.906 visitantes, sendo 1.669 civis.



No dia seis de maio de 1925, o ministro da Guerra, General Setembrino de Carvalho, determinou que a BIBLIEx fosse fechada, pela terceira vez, “até ser convenientemente instalada em edifício próprio, adequado a esse fim”. Por 12 anos, a Biblioteca do Exército esteve fora de funcionamento. Todo o acervo foi disperso em diversos locais.



A reabertura



Em 1937, o Coronel Valentim Benício da Silva resolveu restaurar a BIBLIEx com uma nova denominação: Biblioteca Militar. Além disso, a instituição passou a fazer também edições de livros, oferecidas em coleções, e de periódicos. As coleções eram adquiridas por meio de assinaturas. O primeiro assinante da Biblioteca Militar foi o Marechal Eurico Gaspar Dutra.



Atualmente, a BIBLIEx edita e comercializa as coleções “General Benício”, “Taunay” e “Marechal Trompowsky”. Esta última é de livros didáticos para alunos dos Colégios Militares. Além delas, edita e comercializa os periódicos “A Defesa Nacional”, de assuntos militares; a “Revista do Exército Brasileiro”, informe mais antigo da Força Terrestre; e a “Revista Militar de Ciência e Tecnologia”, de assuntos de natureza técnico-científica.



Outra novidade foi a instituição de prêmios culturais anuais. Na época, eram promovidos os prêmios “Caxias”, “Taunay” e “Thomaz Coelho”. Hoje a Biblioteca do Exército promove os prêmios culturais “Tasso Fragoso”, “Pandiá Calógeras” e “Franklin Dória”.



As bibliotecas



A BIBLIEx é composta das bibliotecas Franklin Dória, Lobo Viana, General Benício e Coronel Macedo. Todas funcionam de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e sexta-feira, das 8h às 12h, com exceção da Biblioteca Coronel Macedo, que funciona às segundas-feiras, das 13h às 17h, e de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.



Biblioteca Franklin Dória – Palácio Duque de Caxias – Ala Marcílio Dias – 3° andar - Centro

Tel.: (21) 2519-5726 / 0800-238365

Biblioteca General Lobo Viana – Museu Militar Conde de Linhares – São Cristóvão
Tel.: (21) 2589-9802

Biblioteca General Valentin Benício – Vila Militar

Tel: (21) 2457-4747

Biblioteca Coronel Macedo – Espaço Cultural Laguna – Maracanã

Tel.: (21) 2569-3391

Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.BIBLIEx.com.br

Página InicialDelegacias RegionaisDelegados RegionaisPublicaçõesLeituras SelecionadasViagens em grupoProjeto Candelária
Criação da ESG
Exposição de Motivos
Galeria de Vídeos
Londrina

Diretoria da ADESG
Nominata

Patrocínio da

Medidor de visitas: Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG desenvolvido por Investidura


COPYRIGHT ADESG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas