sábado, 3 de julho de 2010

1379 - HISTÓRIA DO LIVRO

r.izze.nhas Home
Lista de livros
Quem?

--------------------------------------------------------------------------------
Um pedacinho da história do Brasil
Março 20, 2009

“Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”. É isso que Laurentino Gomes, jornalista paranaense, relata no livro 1808: a fuga da Família Real de Portugal, por conta da invasão de Napoleão, e a sua permanência no Brasil até o retorno ao continente europeu.


Mesmo quem não gosta de história, deveria ler esse livro. Pelo menos algumas respostas para perguntas como “por que o Brasil é uma merda?” seriam respondidas. Uma merda no sentido do número de casos de corrupção e falta de respeito com o povo, não só por conta do governo, mas também do próprio cidadão para com o seu “próximo”. Explico tal frase porque sempre me dizem, quando falo isso, que o Brasil só parece ser ruim porque “pessoas como vocês ficam olhando para os outros países ao invés de olhar para o seu próprio”, e assim segue. Claro que há corrupção em todos os outros países, não estou dizendo que não, mas aqui a coisa parece ser mais escancarada e maior. Parece, mas mesmo não sendo, a qualidade de vida “lá fora” (leia-se Europa, por favor), não deixa de ser melhor do que aqui. Nisso acho que todo mundo concorda. Caso não, aceito sua opinião contrária, mas não abdico à minha.

Deixando de lado esse assunto, é interessantíssimo o relato do autor de como eram os costumes do povo brasileiro (e português) nessa época, além de constatar algo que se inverteu nesses mais de 200 anos da transferência da corte: a superioridade. Lá, em 1808, vemos que os portugueses se achavam maiores, mais dignos, mais honrados, do que os brasileiros (Para Carlota Joaquina, pelo menos, que no relato do autor considerava o Brasil uma terra de animais). Não sei qual é a atual opinião de Portugal sobre os brasileiros, pois nunca estive lá e também não conheço nenhum português. A dita inversão está no fato de que nenhum brasileiro deixa de fazer piada com a “duvidosa inteligência” portuguesa, tomando-os como ignorantes, enquanto nós somos mais inteligentes. Agora nós nos consideremos os superiores.

Ainda sobre os costumes, ressalto um que achei totalmente bizarro, que são os tiros de canhões que as naus tinham que disparar ao entrar em território brasileiro. Não só um gasto desnecessário como um terror para os ouvidos. Além dos “ritos” de higiene e modos à mesa que, sinceramente, me embrulharam o estômago (por parte dos brasileiros, por um lado, e dos portugueses, por outro). Felizmente estamos muito mais civilizados, e é nesses momentos que me sinto feliz por não ter nascido naqueles tempos.

Laurentino Gomes usou de uma forma para levantar os dados do livro, além de relatos de outros historiadores, que marcou esse livro como diferente de outros de História (além da narrativa): usar as cartas de um arquivista real português no Brasil destinadas à sua família em Portugal para recontar a trajetória da Família Real. Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, homem que inicialmente parecia ser insignificante, levantou fatos que ilustram a passagem da Família Real no Brasil, fazendo com que o livro não se fixasse apenas nela, mas também em todo o resto da corte e na sua própria vida.

Nunca me interessei muito pela História do Brasil, quer dizer, as aulas na escola não me deixavam interessada. Mas 1808 fez com que tal interesse aparecesse e, para quem gosta de História, o livro é uma boa recomendação. Não é, como diriam meus ex-colegas de ensino médio, chato. Laurentino narra de forma envolvente, que faz com que se tenha interesse em dar continuidade à leitura. Uma maneira eficaz de aprender um pouco mais sobre o Brasil. Gostaria que todos os livros de História fossem como esse.

Ads by Google
Visto Para Estrangeiro
Sua Porta de Entrada Para o Brasil! Trabalho ou Estudo. Saiba Mais.
MultiplicVistos.com.br/VistosConheça o Livreiro
A comunidade para os amantes de livros. Crie seu perfil e participe
OLivreiro.com.br/livro_usadoÁrvore Genealógica
Excelente Programa Download Gratuito
www.myheritage.com.br



Entry Filed under: Resenhas. Tags: 1808, Carlota Joaquina, Dom João VI, Editora Planeta, História, Laurentino Gomes.

3 Comments Add your own
1. Thui | Março 20, 2009 at 2:32 am
Então. Eu já tinha conferido e sabia o que vinha por aqui.
Tu já sabia que eu tinha gostado, apesar de eu não estar citado como REVISOR (hohoho)

Gostei, pequeninhas. Dá até vontade de ler aquele livro. Sorte que te dei ele e posso pegar quando quiser ^^

Aguardo as próximas.

Responder
2. panstolen | Março 22, 2009 at 11:31 pm
tenho medo de ler e me deprimir D=

Responder
3. Cláudia Charão | Março 31, 2009 at 4:51 pm
Eu até curto História, mas não costumo ler esse estilo de livro, mas por causa da sua resenha parece bem interessante – já tinha ouvido muito falar desse livro – e não tinha despertado interesse nenhum.

Responder
Leave a Comment
Clique aqui para cancelar a resposta.
Name Required

Email Required, hidden

Url

Comment



Quero ser notificado de comentários adicionais por email.

Quero ser notificado de novos posts por email.

Some HTML allowed:
       


Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed

--------------------------------------------------------------------------------
Compartilhe
Share |
Feeds
Entries (RSS)
Comments (RSS)
Parceria


Grupo no Skoob

Acesse também!
Amálgama
Ambrosia
Artilharia Cultural
Meia Palavra
Omega Geek
diHITT - Notícias
Categorias
Aleatoriedades Literárias
Desejo de Consumo
Leitura da Semana
Resenhas
Revista Medulla
De mulherzices à nerdices
Antônio Xerxenesky
Battle Nerds Blog
Bibliophile
Deadmonkeys
Dia de Beauté
Etcetera e tal
Fuck Yeah Felines!
Hellfire Club
Livraria Outubro
Livros e Afins
Maizein?
Mundo de Fantas
O Livreiro
O Olhar de Orfeu
Tags
adolescentes Alfaguara Ambrosia Amálgama A Mão Esquerda da Escuridão António Lobo Antunes Areia nos Dentes Bernard Cornwell Claudio Brites Como Treinar o Seu Dragão Confraria do Vento Contos Crepúsculo Cressida Cowell Eclipse Editora Aleph Editora Objetiva Edward Rutherfurd ficção científica infantojuvenil Intrínseca J. D. Salinger L&PM Leitura da Semana livro livros Londres: O Romance Luiz Biajoni Martha Argel Meia Palavra Não Editora O Apanhador no Campo de Centeio Portal Bird promoção Raiva nos Raios de Sol resenha Resenhas Rocco romance romance histórico stephenie Meyer série Tailor Diniz vampiros Índia
Arquivos
Julho 2010
Junho 2010
Maio 2010
Abril 2010
Março 2010
Fevereiro 2010
Janeiro 2010
Dezembro 2009
Novembro 2009
Outubro 2009
Setembro 2009
Agosto 2009
Julho 2009
Junho 2009
Maio 2009
Abril 2009
Março 2009
Meta
Registar
Iniciar Sessão
RSS dos Posts
Feed RSS dos comentários.
WordPress.com
Buscar por:
BlogBlogs.Com.Br
--------------------------------------------------------------------------------

Tema: Blix por Sebastian Schmieg. . Blog em WordPress.com.




COPYRIGHT DEVIDO A BLOG NA WORDPRESS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas