sábado, 3 de julho de 2010

1378 - HISTÓRIA DO LIVRO

Comunicação
Propaganda
Rádio
Televisão
Imprensa
Mídia Digital
Notícias
Blog




HOME | PUBLICIDADE |FALE CONOSCO Busca
tamanho do texto A+ A-
Propaganda Livros Publicações

Livros/Memória ou história da propaganda
Brasil. 100 Anos de Propaganda

Autor: Nelson Varón Cadena

Livro de autoria do diretor do Portal do Almanaque da Comunicação,Nelson Varón Cadena, 346 páginas, editado em 2001 pela Referência. O Livro trata da evolução histórica da propaganda brasileira no século XX, década a década, ilustrado com 200 imagens, no contexto político, cultural e socio-econômico. A obra traz também depoimentos de 20 personalidades com o tema "o século que eu vivi", além de banco de dados sobre entidades e premiações. Esgotado, pode ser adquirido na Editora Referência (fone: 011-6914-0290 ou em sebos. E para consulta recomenda-se bibliotecas públicas ou de faculdades.



Dicionário Histórico-Geográfico da Propaganda no Brasil

Coordenação de Alzira Alves de Abreu e Christiane Jalles de Paula

Livro editado pela Associação Brasileira de Propaganda-ABP em parceria com a Fundação Getúlio Vargas-FCV, 272 páginas. Apresenta 210 verbetes biográficos de profissionais de propaganda e mais 111 verbetes temáticos de entidades, publicações e legislação.O livro, lançado em 2007, está disponível para venda na Fundação Getúlio Vargas(http://www.editora.fgv.br/asp/dsp_detalheProduto.asp?codigo=504&tipo=L),





Uma história da Propaganda Brasileira

Autor: Pyr Marcondes

Livro editado pela Associaçlão Brasileira de Agências de Publicidade-ABAP, da autoria de Pyr Marcondes. A obra registra os principais acontecimentos da propaganda brasileira, destacando "cases" e campanhas que trascenderam a mídia e também traça um perfil das principais agências brasileiras afiliadas à entidade. Editado em 2005 pode ser adquirido na sede da ABAP em São Paulo, ou pela internet no "Mercado Livre".



50 Anos de Vida e Propaganda Brasileiras

Autores: José Roberto Whitaker Penteado Filho e Francisco Gracioso

Livro comemorativo dos 50 anos de vida da Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM, originalmente editado em 2001 pela Mauro Ivan Marketing, reeditado em 2006. Com 257 páginas, a obra, que pode ser adquirida na faculdade e em livrarias, traça um perfil da evolução da propaganda brasileira, a partir da década de 50 até o fim do século XX, com muitas ilustrações. Nesse contexto, destaca o papel da ESPM e ainda reproduz o texto clássico de Ricardo Ramos intitulado:"Video-clipe de nossas raizes".



História da Propaganda no Brasil

Por Fernando Reis, Renato Castelo Branco e Rodolfo Lima Martesen

O livro de 490 páginas, com selo do Ibraco e T.A. Queiroz Editor, aborda aspectos específicos da propaganda e da mídia brasileira em capítulos redigidos por 40 especialistas convidados, a maioria protagonistas da história. Lançado em 1990 contém textos de Ricardo Ramos, Jorge Medauar, Roberto Simões, Alex Periscinoto, Roberto Cívita, Nelson Cadena, Oswaldo Mendes, Manuel Leite, Roberto Duailibi, Juarez Bahia, Armando Moraes Sarmento, dentre outros, sob a coordenação de Fernando Reis. Esgotado, só pode ser adquirido em sebos ou, para consulta, em bibliotecas especializadas em comunicação.



A Propaganda no Brasil. Evolução Histórica

Autor: Roberto Simões

Editado em 2006 por iniciativa do Instituto Cultural da Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM e selo da Editora Referência, o livro contém o texto original publicado pelo autor na Revista Marketing, edição de fevereiro de 1982, com o título "História do Marketing no Brasil". Texto colhido, revisado,organizado e comentado por Roberto Corrêa. Em 206 páginas o autor pontua, ano a ano, os fatos que marcaram a trajetória do marketing e da propaganda no Brasil. Pode ser adquirido em livrarias ou na ESPM.





450 Annos de Propaganda na Bahia

Autor: Nelson Varón Cadena

LIvro da autoria do criador e responsável por este Portal do Almanaque da Comunicação, editado em 1999 pela Gráfica Santa Helena, 180 páginas. É a única obra de memória da propaganda brasileira que resgata a propaganda dos séculos XVI a XVIII e no século XIX mostra como surge o mercado, a livre concorrência e detalha as condições para o surgimento do "teaser", do testemunhal e do marketing promocional. Esgotado, pode ser consultado em bibliotecas públicas ou especializadas em comunicação.



100 Anos de Propaganda

Fascículos da Abril Cultural

Livro de 172 páginas, todo ilustrado, com selo da Abril Cultural, empresa do grupo da Editora Abril, lançado em 1980, então publicado através de fascículos. A obra contém em torno de 1200 imagens do período 1880-1980. O projeto teve consultoria do professor Ricardo Ramos que também fez as notas de rodapé. Pode ser adquirido em sebos e para consulta recorra a bibliotecas públicas e bibliotecas especializadas em comunicação.



Depoimentos

Coordenação de Alberto H. de Arruda e Miranda

Livro idealizado pela, então, Associação Paulista de Propaganda-APP durante a gestão de Alberto de Arruda e MIranda com entrevistas gravadas por Hesther Ungar, editado em 1973, a propósito dos 35 anos da APP. Transcreve depoimentos dos ex-presidentes da entidade, relatos que permitem ao leitor reconstruir os primórdios da instituição, seus objetivos e a sua contribuição institucional para a propaganda brasileira. Pode ser adquirido em sebos e para consulta recomenda-se bibliotecas especializadas em comunicação.



A Propaganda no Brasil através do cartão-postal: 1900-1950

Autor: Samuel Gorberg

LIvro de 400 páginas com mais de 2.000 ilustrações de cartões-postais de propaganda, colhidos pelo colecionador Samuel Gorberg em parceria com outros colecionadores. O livro é dividido em capítulos por segmento de produto ou mercado: comercio, diversão, esporte, imprensa, religião, política...Pode ser adquirido em sebos ou consultado em bibliotecas especializadas em comunicação.





Marcas de Valor

Por : Anna Accioly, Joaquim Marçal F. de Andrade, Lula Vieira e Rafael Cardoso Denis

Livro com selo do Senac/Rio de Janeiro, editado em 2000. Em 144 páginas os autores apresentam marcas de valor no mercado brasileiro, detalhando a sua construção ao longo da história. Aborda os "cases" de marca de empresas tradicionais como Catupiry, Gessy, Leite Moça, Maizena, Phebo, Minancora, Singer, dentre outras. Ilustrado com reclames de época. Para consulta recomenda-se bibliotecas especializadas em comunicação.





HIstória e Histórias da Propaganda no Paraná

Autor: Ney Alves de Souza

Este livro narra a história da propaganda e das entidades e agências de propaganda do Paraná, em 356 páginas, num relato de Ney Alves de Souza, co-autor do livro "História da Propaganda no Brasil". Editado em 2001 pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná-Sinapro/PN, o livro, conforme descreve o título, aborda também fatos pitorescos, histórias e curiosidades da propaganda paranaense. Pode ser consultado em bibliotecas especializadas em comunicação.



Geraldo Alonso. O Homem. O Mito

Autor: Wladir Dupont

O livro de 136 páginas, ilustrado com fotos do homenageado e anúncios e fonogramas da agência, editado em 1991, descreve a trajetória profissional de uma das maiores lideranças da propaganda brasileira, Geraldo Alonso, fundador da Norton, ex-presidente da Abap e da IAA, dentre outras entidades. Falecido em 1988. A Norton fundada em 1947 foi uma das maiores agências de propaganda de capital 100% nacional do país, protagonista do "boom" da propaganda verde amarela nas décadas de 60 e 70.





Gráfica. Arte e Indústria no Brasil. 180 Anos de história

Organizado por Mario de Camargo

Livro de 175 páginas com apresentação do designer Oswaldo MIran e edição da Edusc/Gráfica Bandeirantes, lançado em 2003. A obra aborda a evolução das artes gráficas no Brasil e nesse contexto mostra a contribuição do setor para a propaganda.Contém em torno de 150 ilustrações, incluindo cartazes publicitários e anúncios.



25 Anos da Melhor Propaganda Brasileira

Autor: Nelson Varón Cadena

Livro comemorativo dos 25 anos do Prêmio Colunistas, organizado pelo criador deste Portal do Almanaque da Comunicação, 240 páginas, edição da Referência, lançado em 1992. O livro relaciona todos os prêmios do concurso, ano a ano, na sua versão nacional, ilustrado com anúncios e fotogramas. O autor analisa, também, em cada capítulo, correspondente a um ano cronolôgico, o contexto da propaganda brasileira e os bastidores da premiação. Pode ser consultado em bibliotecas especializadas em comunicação.



Marcas.Uma história de amor mercadológica

Autor: Pyr Marcondes

Em 228 páginas, com selo da Editora Meio & Mensagem, o autor narra alguns "cases" de marca na história da propaganda brasileira, destacando o cenário, estratégias e resultados. Dentre outras marcas de sucesso, Marcondes relaciona: Avon, Bombril, Boticário, Brahma, Brastemp, Havaianas, Itaú, Sadia, Skol, TAM, Unibanco... Pode ser consultado em bibliotecas especializadas em comunicação.



Outdoor. Uma Visão Do Meio Por Inteiro

Autor: Celso Sabadin

Livro editado pela Central de Outdoor/Blog Editores, originalmente na administração Carlos Alberto Nanô, re-editado durante a administração de Luis Ferreira Valente Filho, em 1997. O livro de 88 páginas, ilustrado com cartazes antigos e contemporâneos, narra a origem do outdoor no Brasil, a sua evolução, os formatos adotados e as empresas pioneiras. Pode ser consultado em bibliotecas especializadas em comunicação.



O Rio Antigo Nos Anúncios De Jornais

Autor: Celso Renault

Livro-brinde editado pela CBBA-Propeg (parceria com a editora Francisco Alves) agência de propaganda, em 1985. A obra é um clássico da propaganda originalmente escrito em 1915 por Delso Renault, premiado pela Academia Brasileira de Letras. Retrata o Rio de Janeiro a partir de um estudo sociológico dos anúncios publicados nos jornais da cidade no período 1808-1850. Pode ser consultado em bibliotecas especializadas em comunicação.



Soy Contra-Capas de Revista

Coordenação de Washington Olivetto

Livro com selo da Negócio Editora, 168 páginas ilustradas, destacando o "case" do garoto Bombril, as suas origens, a importância do personagem como quebra de paradigmas, a sua inclusão no livro dos recordes, repercussão das campanhas no Brasil e no mundo. Reproduz inúmeros anúncios de última capa publicados em revistas. Pode ser adquirido em livrarias.



Si é Bayer é bom. Reclames da Bayer. 1911-1942

Coordenação de Zélio Alves Pinto

Livro editado pela Bayer originalmente na década de 80, re-editado em 2005 pela Carrenho Editorial. Contém anuncios da companhia veiculados a partir de 1911até 1942 quando a empresa sofreu intervenção do Governo Federal (por conta de suas implicações no contexto da II Guerra Mundial) e durante alguns anos deixou de anunciar. A obra tem 200 páginas e pode ser consultada em bibliotecas especializadas de comunicação.

Publicidade em Cordel

Autor: Gilmar de Carvalho

Neste livro o professor Gilmar de Carvalho (autor de A Televisão no Ceará) discorre sobre a linguagem de cordel, a sua importância na comunicação das comunidades analfabetas, ou pouco letradas do Nordeste brasileiro, destacando o seu uso como veículo de propaganda do varejo e empresas de serviços. Relaciona alguns reclames transmitidos pela oralidade, ao longo do tempo, e também impressos em folhetos de literatura de cordel.



Mc Cann. 50 Anos em 2

Autores: Jens Olensen e Altino Barros

O livro de 200 páginas conta a história da McCann-Erickson com foco na MacCann-Erickson brasileira. A narrativa é do publicitário dinamarques Jens Olensen que dirigiu a agência em nosso país em 1969 e mais tarde a partir de 1976 até 2006 e Altino João de Barros que ainda pertence aos quadros da agência, onde ingressou em 1944, o mais antigo profissional na ativa no mercado brasileiro de publicidade.Os autores destacam a sua trajetória profissional e da agência, pontuando algumas campanhas e marcos representativos nas áreas de mídia, pesquisa e gestão. O livro pode ser consultado em bibliotecas especializadas.



Alex Periscinoto. Mais vale o que se aprende que o que te ensinam

Autores: Alex Periscinoto e Izabel Telles

O livro de 316 páginas, editora Best Seller, disponível para compra em livrarias, é uma narrativa do Alex Periscinoto, um dos ícones da propaganda brasileira, sócio e diretor por três décadas da Almap (hoje AlmapBBDO). Na obra o publicitário destaca a sua experiência pioneira no varejo, a influência da agência americana DDB, destaca campanhas, anúncios e faz reflexões sobre a profissão.





Incomodava ficava a sua avó

Autor: Lula Vieira

O livro de 296 páginas com selo da Ediouro foi editado em 2003. Trata-se de uma coletánea de artigos (72) bem humorados, escritos por Lula Vieira em diversos jornais brasileiros com temática da história da propaganda, ilustrados com fotografias, a maioria publicados no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Pode ser encontrado em livrarias e para consulta em bibliotecas especializadas.



A Arte do Comércio

Autor: Jacob Klintowitz

Coleção de três volumes de 216 páginas cada, editada pelo Senac de São Paulo em 1990, cada volume correspondendo a um período cronológico (1900-1930; 1930-1954 e 1954-1990). O objetivo da obra é mostrar a evolução do ponto de venda do comércio paulistano e nesse contexto transcreve mais de uma centena de anúncios do varejo publicados em jornais e revistas, assim como luminosos e letreiros ao ar livre de empresas do comércio, mas, também de produtos e serviços. Pode ser adquirido em sebos



Mc Cann 30 Anos

Autor: Jens Olesen com Wladir Dupont

Livro de 118 páginas, selo da Siciliano, da autoria do então Presidente da McCann-Erickson do Brasil, Jens Olesen, editado em 1995. O autor descreve as suas origens profissionais, as suas experiências em Londres e Paris, a sua chegada no Brasil, a experiência de dirigir a McCann latinoamericana, destacando referências marcantes da propaganda brasileira, com a agência como protagonista, sob sua direção.



A Propaganda Antiga

Autor: José Roberto Whitaker Penteado

O autor faz um registro de anúncios que colheu na Gazeta de Lisboa de 1830, coleção disponível na Biblioteca Nacional de Portugal. O livro de 300 páginas, editado em 1974, apresenta alguns dos anúncios publicados, naquele tempo, no tabloide, inclusive com temática referente a personagens e situações do Brasil. Um dos reclames justifica a suspensão de um grande baile, no Palácio, em função do falecimento da imperatriz Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI.





Um Estilo Brasileiro de Propaganda

Autor: Ricardo Ramos

Livro de 40 páginas, edição especial fora do comércio, editado em 1980 pela agência de propaganda CBBA. Reproduz 36 reclames publicados em inícios do século XX em jornais e revistas brasileiros.O autor, em 09 páginas, faz uma reflexão em torno de nossa identidade, o que ele chama de estilo brasileiro de fazer propaganda.O livro pode ser encontrado somente em bibliotecas especializadas em comunicação.





O Design do Século

Autor: Michel Tambini

A versão brasileira deste livro tem edição de Nelson dos Reis e tradução de Cláudia Sant'Anna Martins, 288 páginas ricamente ilustradas, edição da Ática. O livro registra a evolução do design no mundo em segmentos como roupas e acessórios, lazer, transportes, mobilia de sala, escritório... Também nas artes gráficas, anúncios, cartazes, embalagens, capas de discos e de livros. Pode ser adquirido em livrarias.



Annuncios Paulistanos

Autor: Pedro Yves

Livro editado pela Referência em 2000, a propósito dos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo. Em 130 páginas, ilustradas com reclames do século XIX e XX , o autor mostra a evolução do traço dos anúncios, destacando, em doze capítulos, o seu contexto histórico. Pode ser adquirido na Editora Referência.



Cobrões da Propaganda

Autor: Fernando Reis

A obra de 300 páginas, editada pela Referência em 1992, contém em torno de 1.400 verbetes biográficos de empresários e profissionais de publicidade brasileiros. São registros curriculares agrupados em segmentos: diretores de agência, profissionais de criação, profissionais de atendimento, profissionais de mídia, profissionais de veículos, profissionais de produção, vendas, merchandising... Pode ser encontrado para consulta apenas em bibliotecas especializadas em comunicação.



Na Toca Dos Leões

Autor: Fernando Morais

O livro editado pela Planeta em 2005 narra a história da agência de propaganda W-Brazil e em especial de seu principal protagonista Washington Olivetto. O autor descreve a infância de Olivetto, os seus primeiros contatos profissionais, o seu ingresso na DPZ, a conquista dos primeiros leões no Festival de Cannes, a sua saida da agência e o ingresso na GGK, a compra da agência e finaliza com o sequestro do publicitário; um completo perfil de sua vida e obra. Pode ser adquirido em livrarias.



Jeca Tatu

Edição CBBA

Edição especial da agência de propaganda CBBA, fora do comércio, lançada em 1981, com selo da LR Editores. São 32 páginas destacando os anúncios de um dos almanaques do Biotônico Fontoura, com texto introdutório de Renato Castelo Branco, diretor e proprietário da agência, então promotora do prêmio Jeca Tatu, que estímulava à linguagem brasileira na propaganda, com o aval da Academia Brasileira de Letras.



APP 70 Anos

Autor: Pyr Marcondes

Livro comemorativo dos 70 anos da Associação de Profissionais de Propaganda-APP, transcorridos em 2008. Na obra, o autor narra as origens da entidade, as suas principais contribuições ao mercado publicitário, destaca os seus eventos e cursos de formação profissional, a abrangência da APP que deixa de ser regional... ilustrado com fotografias de época. Registra, ainda, a contribuição da entidade aos três congressos de propaganda até então realizados. Pode ser consultado em bibliotecas especializadas em comunicação.



Grandes Nomes da Mídia Brasileira

Autor: Nara Damante/Grupo de Mídia de SP

O livro, 91 páginas, editora Nobel, registra a vida, obra e importância de três ícones da mídia brasileira: Altino João de Barros, mais de 60 anos de ativades no setor; Otto de Barros Vidal e Waldemar Lichtenfels. Registra a sua trajetória profissional e destaca o seu papel de desbravadores e a sua contribuição nas áreas de pesquisa e planejamento de mídia. Pode ser adquirido no Grupo de Mídia de São Paulo . Fone (11) 3846-1203



O Escravo Nos Anúncios De Jornais Do Brasil Do Século XIX

Autor: Gilberto Freire

Um dos clássicos do autor pernambucano, Editora Brasiliana. 1979, esgotado em livrarias. Porém, pode ser adquirido em sebos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e consultado em bibliotecas públicas.O autor faz uma análise sociológica da escravidão no Brasil, a partir dos anúncios de jornais publicados na primeira metade do século XIX. O livro é referência em todas as obras que tratam do comércio escravo em nosso país. O livro que ilustra este tópico é uma edição fora do comércio da CBBA-Propeg em 1984.








VOLTAR | TOPO
Menu História/memória
Ensino
Entidades
Premiações
Banco de slogans
Trabalhos acadêmicos
Guia de sites e blogs
Entrevistas
Mídia Alternativa
50 craques
The Best
Legislação
Livros e publicações
HOME | 200 ANOS DE IMPRENSA | PROPAGANDA | JORNAIS E REVISTAS | RÁDIO E TV | MÍDIA DIGITAL | RELAÇÕES PÚBLICAS | QUEM SOMOS? | NOTÍCIAS | BLOG
Portal Almanaque da Comunicação - 2008






COPYRIGHT PORTAL ALMANAQUE DA COMUNICAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas