terça-feira, 16 de outubro de 2012

A GUERRA DOS CEM ANOS

PrincipalNotíciasCursos OnlineContatoExercíciosAnuncie no InfoEscola


--------------------------------------------------------------------------------



InfoEscola » História »

Guerra dos Cem Anos

Por Thais Pacievitch



A guerra dos cem anos aconteceu no final da idade média, entre 1337 e 1453, não foram 100, mas sim 116 anos de guerra entre a França e a Inglaterra. Os normandos, que haviam se estabelecido na Inglaterra, tinham coroado sua descendência como monarcas ingleses, estes possuíam na França grandes extensões de terra. Quando, na França, foi extinta a dinastia dos Capetos, o rei Felipe de Valois foi nomeado seu sucessor.



O rei Eduardo III da Inglaterra almejava o trono da França alegando ser descendente dos Capeto pela linhagem materna, visto que sua mãe, Isabel, seria irmã de Luis, Felipe e Carlos, filhos de Felipe, o formoso, e sentiu-se traído com a ascensão de Felipe de Valois, que assumiu como Felipe VI. Os franceses alegavam a impossibilidade de coroar Eduardo III, baseados na lei Sálica, que impedia a sucessão por via feminina. Além disso, a França pretendia adquirir, sob o seu domínio, a província de Flandes, por meio da vassalagem. Assim, Eduardo, como vingança, acolheu em sua corte um parente de Felipe, Roberto de Artois, que havia se rebelado contra sua autoridade. Diante desta situação, Felipe invadiu e se apoderou de Gasconha, propriedade francesa.



O exército francês estava composto por nobres e o inglês por pessoas de todas as classes sociais. Na batalha naval de Sluys, em Crécy e Pitiers, os franceses foram derrotados. Somente Paris resistiu aos anos de miséria e opressão.



O rei João da França foi feito prisioneiro, assim como sua corte e isto o obrigou a negociar o tratado de Brétigny-Calais, assinado em 1360, data em que Eduardo III recuperava suas posses originais, com exceção da Normandia. Os ingleses recuperaram definitivamente Guines, Marck e Calais.



Após o tratado de Calais, vieram alguns anos de paz, mas, com a retomada do conflito, a França recuperou alguns territórios, devido à ação de du Guesclin. Uma nova derrota da França, depois da batalha de Agincourt, expôs este país à possibilidade de contar com um rei inglês: Enrique V.



A atuação de Joana D’arc teve grande destaque, outorgando às forças francesas grande valor espiritual. Era uma jovem analfabeta, convencida de que uma força divina a impulsaria a libertar seu país da opressão inglesa. Joana conseguiu libertar Orleans, em 1429, obtendo logo vitórias em Troves, Chálons e Reyms, onde conseguiu a coroação de Carlos VII. Depois de algumas derrotas, foi capturada pelo duque Felipe de Borgonha, em 1430, quando foi acusada de feitiçaria perante os tribunais da Inquisição e condenada a morte na fogueira, em 1431.



Na França coexistiam dois reis: Carlos VII, que havia sido coroado em Reyms e Enrique VI, imposto pela Inglaterra. A vitória definitiva da França aconteceu em 1453, época em que recuperou todos seus territórios, com exceção da cidade de Calais.





Data de publicação: 16/03/2009

Categorias: História, História da Europa Imprimir
Recomendar
Link







Nenhum comentário sobre "Guerra dos Cem Anos". Clique aqui para adicionar um comentário.

Deixe um ComentárioClique aqui para cancelar a resposta. Você precisa estar logado para comentar este texto.

.Conteúdo

AdministraçãoArtesAstronomiaAtualidadesBiografiasBiologiaCiênciasCuriosidadesDireitoDoençasDrogasEconomiaEducaçãoEspanholEsportesFilosofiaFísicaFrancêsGeografiaHistóriaInformáticaInglêsLiteraturaMatemáticaMedicinaMitologiaPolíticaPortuguêsProfissõesPsicologiaQuímicaRedaçãoReligiãoSexualidadeSociedadeSociologiaNotíciasEducaçãoEnadeEnemGabaritosInscriçõesMatrículasProUniVestibular







--------------------------------------------------------------------------------



Anuncie
Política de Privacidade
Feed RSS
Twitter
Facebook
XML Sitemap

Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.   COPYRIGHT 2006 - 2012 -INFOESCOLA  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas