quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6769 - PAÍSES DEPENDENTES NA EUROPA

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Anexo:Lista de territórios dependentes
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta é uma lista de territórios dependentes e outras áreas de soberania especial.

Índice [esconder]
1 Habitados
1.1 África
1.2 América
1.3 Ásia
1.4 Europa
1.5 Oceânia
2 Semi-habitados ou desabitados
3 Notas
3.1 França
3.2 Estados Unidos
4 Ver também
5 Ligações externas


[editar] Habitados
[editar] África
Maiote: colectividade territorial de França.
Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha: território ultramarino do Reino Unido.
Ascensão: dependência de Santa Helena.
Tristão da Cunha: dependência de Santa Helena.
[editar] América
Anguila: território ultramarino do Reino Unido.
Aruba: parte do Reino dos Países Baixos (total autonomia em assuntos internos obtida em 1986, separando-se das Antilhas Holandesas; o Governo holandês é responsável pela defesa e assuntos externos).
Bermudas: território ultramarino do Reino Unido.
Ilhas CaimãoPE (Ilhas CaymanPB): território ultramarino do Reino Unido.
Curação: parte do Reino dos Países Baixos (total autonomia em assuntos internos, com a dissolução das Antilhas Neerlandesas; o Governo neerlandês é responsável pela defesa e assuntos externos).
GronelândiaPE (GroenlândiaPB): parte do Reino da Dinamarca (divisão administratica autogovernativa ultramarina da Dinamarca desde 1979).
Ilhas Malvinas (Ilhas Falkland): território ultramarino do Reino Unido, reivindicado pela Argentina.
Monserrate: território ultramarino do Reino Unido.
Porto Rico: comunidade associada com os EUA.
São Bartolomeu: colectividade territorial autogovernativa de França.
São Martinho (Saint-Martin): colectividade territorial autogovernativa de França.
São Martinho (Sint Maarten): parte do Reino dos Países Baixos (total autonomia em assuntos internos, com a dissolução das Antilhas Neerlandesas; o Governo neerlandês é responsável pela defesa e assuntos externos).
São Pedro e Miquelão (Saint-Pierre e Miquelon): colectividade territorial autogovernativa de França.
Turcos e Caicos (Ilhas Turks e Caicos): território ultramarino do Reino Unido.
Ilhas Virgens dos Estados Unidos: território não-incorporado dos EUA sob a jurisdição do Gabinete dos Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA.
Ilhas Virgens Britânicas: território ultramarino do Reino Unido (possui autonomia interna).
[editar] Ásia
Ilhas Cocos (ou Keeling): território da Austrália (administrado pelo Departamento dos Transportes e Serviços Regionais da Austrália).
Ilha do Natal (Ilha Christmas): território da Austrália (administrado pelo Departamento Australiano dos Transportes e Serviços Regionais).
[editar] Europa
Acrotíri e Decelia: Bases britânicas soberanas na ilha de Chipre (administradas pelo Ministério da Defesa Britânico).
Ilhas Feroe: parte do Reino da Dinamarca (divisão administrativa autogovernativa ultramarina da Dinamarca desde 1948).
Gibraltar: território ultramarino do Reino Unido.
Guernesei: dependência do Reino Unido.
Jérsia: dependência do Reino Unido.
Ilha de Man: dependência do Reino Unido.
[editar] Oceânia
Ilhas Cook: autogovernativas em associação livre com a Nova Zelândia (as Ilhas Cook são totalmente responsáveis pelos seus assuntos internos; a Nova Zelândia mantém as responsabilidade nos assuntos externos e defesa, após consulta com o Governo das ilhas).
Guam: território não-incorporado dos EUA sob a jurisdição do Gabinete dos Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA
Ilhas Marianas Setentrionais: comunidade em união política com os EUA (fundos federais da comunidade administrados pelo Gabinete dos Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA).
Niue: autogovernativo em associação com a Nova Zelândia desde 1974 (Niue é totalmente responsável pelos assuntos internos; a Nova Zelândia mantém a responsabilidade pelos assuntos externos e defesa; contudo, essas responsabilidades não conferem direitos de controlo e são apenas exercidas a pedido do Governo de Niue).
Ilha Norfolk: território da Austrália (Canberra administra as responsabilidades da Commonwealth na Ilha de Norfolk através do Departamento do Ambiente, Desporto e Territórios).
Nova CaledóniaPE (Nova CaledôniaPB): território ultramarino de França (desde 1956).
Ilhas Pitcairn: território ultramarino do Reino Unido.
Polinésia Francesa: território ultramarino de França (desde 1946).
Samoa Americana: território não-incorporado dos EUA (administrado pelo Gabinete de Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA).
Tokelau: território auto-administrado da Nova Zelândia (os habitantes de Toquelau estão a preparar uma constituição e a desenvolver instituições e padrões para a autogovernação enquanto Toquelau avança para uma associação livre com a Nova Zelândia).
Wallis e Futuna: território ultramarino de França.
[editar] Semi-habitados ou desabitados
Ilhas Ashmore e Cartier: território da Austrália; administrado pelo Departamento dos Transportes e Serviços Regionais da Austrália.
Ilha Baker: território não-incorporado dos EUA; administrado a partir de Washington pelo Serviço Pesqueiro e da Vida Selvagem do Departamento do Interior dos EUA como parte do sistema do Refúgio Nacional da Vida Selvagem.
Ilha Bouvet: território da Noruega; administrado pelo Departamento Polar do Ministério da Justiça e da Polícia da Noruega, a partir de Oslo.
Ilha de Clipperton: possessão de França; administrada por um alto-comissário da República residente na Polinésia Francesa.
Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul: território ultramarino do Reino Unido, também reivindicados pela Argentina; administrado a partir das Ilhas Malvinas (Falkland) por um comissário, que também é governador das Malvinas, representando o soberano do Reino Unido; Grytviken, antigamente uma estação de caça à baleia na Geórgia do Sul, é uma base científica.
Ilha Gough: dependência de Tristão da Cunha.
Ilha Heard e Ilhas McDonald: território da Austrália; administrado a partir de Camberra pela Divisão Antárctica do Departamento do Ambiente da Austrália.
Ilha Howland: território não-incorporado dos EUA; administrado a partir de Washington pelo Serviço Pesqueiro e da Vida Selvagem do Departamento do Interior dos EUA como parte do sistema do Refúgio Nacional de Vida Selvagem.
Ilha Jarvis: território não-incorporado dos EUA; administrado a partir de Washington pelo Serviço Pesqueiro de Vida Selvagem do Departamento do Interior dos EUA como parte do sistema do Refúgio Nacional de Vida Selvagem.
Atol Johnston: território não-incorporado dos EUA; administrado de Honolulu, Havai, pelas Forças Aéreas do Pacífico, Base Aérea de Hickam, e pelo Serviço Pesqueiro e da Vida Selvagem do Departamento Americano do Interior como parte do sistema do Refúgio Nacional da Vida Selvagem.
Recife Kingman: território não-incorporado dos EUA; administrado a partir de Washington pelo Serviço Pesqueiro e de Vida Selvagem do Departamento do Interior dos EUA.
Ilhas do Mar de Coral: território da Austrália; administrado de Camberra pelo Departamento do Ambiente, Desporto e Territórios.
Atol Midway: território não-incorporado dos EUA; anteriormente administrado a partir de Washington pelo Comando de Engenharia das Infra-estruturas Navais, da Marinha dos EUA; estas infra-estruturas estão desde 1993 operacionalmente encerradas; a 31 de Outubro de 1996, através de uma ordem executiva presidencial, a jurisdição e controlo do atol foram transferidos para o Serviço Pesqueiro e da Vida Selvagem do Departamento do Interior dos EUA como parte do sistema de Refúgio Nacional da Vida Selvagem.
Ilha Navassa: território não-incorporado dos EUA; administrado a partir de Washington pelo Serviço Pesqueiro e de Vida Selvagem do Departamento do Interior dos EUA; em Setembro de 1996, a Guarda Costeira cessou operações de manutenção do farol e foram avançadas reivindicações privadas.
Atol Palmyra: território não-incorporado dos EUA, propriedade privada; administrado a partir de Washington pelo Serviço Pesqueiro e de Vida Selvagem do Departamento do Interior dos EUA; o Gabinete dos Assuntos Insulares do Departamente do Interior dos EUA continua a administrar nove áreas excluídas compreendendo certas áreas submersas dentro das 12 milhas náuticas do mar territórial ou no interior da lagoa.
Terras Austrais e Antárcticas FrancesasPE (Terras Austrais e Antárticas Francesas (T.A.A.F.)PB): território ultramarino de França desde 1955; administrado de Paris por um Administrador Superior.
Bassas da Índia: possessão de França; quinto distrito das TAAF.
Ilha Europa: possessão de França; quinto distrito das TAAF.
Ilhas Gloriosas: possessão de França; quinto distrito das TAAF.
Ilha de João da Nova: possessão de França; quinto distrito das TAAF.
Ilha Tromelin: possessão de França; quinto distrito das TAAF.
Território Britânico do Oceano Índico: território ultramarino do Reino Unido; administrado por um comissário, residente no Gabinete da Commonwealth e Negócios Estrangeiros em Londres.
Ilha Wake: território não-incorporado dos EUA; administrado a partir de Washington pelo Departamento do Interior dos EUA; as actividades na ilha são supervisionadas pela Força Aérea dos Estados Unidos.
[editar] Notas
[editar] França
Ver artigo principal: Departamentos de ultramar
A França não possui colónias desde os anos 60. Todos os cidadãos dos territórios franceses acima listados têm total cidadania francesa, incluindo o direito de voto nas eleições nacionais. Todas as entidades habitadas, independentemente do seu estatuto, são representadas por deputados e senadores no parlamento nacional.

Algumas antigas colónias escolheram um associação chegada à França europeia e foram incorporadas como Département d'outre-mer: Guadalupe, Martinica, Reunião, Guiana Francesa, com um estatuto semelhante aos départements da França europeia. Constituem, assim, regiões ultra-periféricas da União Europeia. Os estatutos de São Pedro e Miquelon e da ilha de Mayotte (que insistiu em não se tornar independente como parte das Comores) estão perto de se tornarem departamentos.

Os território ultramarinos da Polinésia Francesa, Nova Caledónia e Wallis e Futuna possuem substancial autonomia legislativa e têm unidades monetárias separadas (Franco CFP). A questão da independências no futuro é uma questão aberta.

[editar] Estados Unidos
Ver artigo principal: Territórios dos Estados Unidos da América
Cidadãos das possessões ultramarinas estadunidenses, incluindo Porto Rico, não têm direito a voto nas eleições federais norte-americanas. O Departamento de Estado usa o termo áreas insulares quando se refere às áreas dependentes dos EUA (com a excepção da Baía de Guantánamo).

Apesar de o estado americano do Havai ser um arquipélago e tecnicamente ser ultramarino em relação ao resto dos EUA, é um estado da União e partilha um estatuto igual, sob a Constituição Americana, com todos os outros estados, após a sua incorporação na União na sequência da sua anexação a 7 de Julho de 1898.

Os EUA não reivindicam a soberania da Baía de Guantánamo, mas exercem controle permanente e pagam uma renda de acordo com tratados firmados com Cuba. Fidel Castro já demonstrou diversas vezes o seu repúdio pela presença estadunidense na ilha, mas apesar disso o contrato permanece válido ao abrigo da lei internacional.

[editar] Ver também
Anexo:Lista de países
Anexo:Lista de áreas disputadas ou ocupadas
Anexo:Lista de países por área
Territórios dependentes na União Europeia
[editar] Ligações externas
List of countries and dependencies in order of increasing population - Nationmaster
Predefinição:Tipos de subdivisão administrativa por país

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_territ%C3%B3rios_dependentes"
Categorias: Dependências | Listas de países
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Anexo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Noutras línguas
Afrikaans Aragonés العربية Беларуская (тарашкевіца) Български Česky Cymraeg Deutsch English Español Føroyskt Français Galego हिन्दी Hrvatski Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Limburgs Latviešu Македонски Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Саха тыла Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenščina Српски / Srpski Svenska தமிழ் Українська Vèneto Tiếng Việt 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 13h17min de 10 de outubro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para PAISES DEPENDENTES NA EUROPA
Ilha Europa: possessão de França; quinto distrito das TAAF. Flag of France... Ir para o texto »


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas