sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

7119 - REVOLUÇÃO FRANCESA

FECHAR Fale com UOL EducaçãoEnvie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL
NomeE-mail Texto Outros canais de comunicação UOL
Erros de português e de informação, páginas não encontradas ou mal formatadas
Comunicar erros
Suporte, assinaturas, pagamentos, e-mail, cancelamento, publicidade e afiliados
SAC
Contato de outras áreas do UOL
Assessoria de Imprensa
Publicidade
Redação Folha.com

ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
UOL BUSCA Web|Pesquisa escolar|Dicionários|Imagens Alemão/Português Francês/Português Inglês/Inglês Inglês/Português Italiano/Português Português Português/Alemão Português/Francês Português/Inglês Português/Italiano Português/Vários Idiomas História GeralTodos os Dossiês
Ensino Fundamental
Ensino Médio

Revolução Francesa
Queda da Bastilha, jacobinos, girondinos, Napoleão
Fernanda Machado*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A Revolução, segundo o pintor Delacroix

A Revolução Francesa é um dos mais importantes acontecimentos da história do Ocidente. Não é à toa que o ano de 1789, data que marca o seu início, é também o começo da Idade Contemporânea. Para resumir em poucas palavras o que representou o processo revolucionário francês, é preciso entender que ele foi um dos primeiros passos para o fim do Antigo Regime.

O Antigo Regime representava a velha ordem, um tipo de sociedade em que eram imensos os privilégios para os membros da Igreja e a nobreza. Essa sociedade era dividida em estamentos, grupos sociais fechados, em que cada um deveria viver conforme as normas de seu grupo. Ou seja, um nobre era sempre um nobre e um elemento do povo era sempre uma pessoa do povo, sem direitos políticos e cheios de deveres para com seu senhor. Assim, o "povo", que era formado por ricos burgueses e humildes camponeses, tinha direitos políticos insignificantes e pagava a maior parte dos tributos que sustentavam o Estado absolutista - isto é, aquele em que o monarca tem poder absoluto.

O pensamento renascentista, que surgiu a partir do século 14, embora tenha superado em certa medida o poder da Igreja católica, por outro lado fortaleceu o poder dos reis. É somente no século 18, com o surgimento do Iluminismo, que os europeus passaram efetivamente a questionar, mais do que o conhecimento, a forma como a sociedade se organizava. O reino francês foi, então, berço de importantes filósofos iluministas, como Montesquieu, Voltaire, D'Alembert, Diderot e Rousseau.


O século das luzes
Entre as idéias centrais do Iluminismo está a crença na luz da razão, contra as trevas da superstição religiosa. Além disso, defende-se a liberdade, o direito à livre expressão de idéias, e a igualdade entre os homens. Esses elementos serviram como a pólvora que o povo francês (tanto ricos, quanto pobres) usou para explodir as bases do Antigo Regime em seu país. Essas idéias e práticas rapidamente se espalharam por tudo o mundo ocidental, o que levou diversos reinos na Europa e as colônias na América a se transformarem por completo.

Em meio a essas novas idéias, o cenário na França no ano de 1789 não era dos mais tranqüilos. Ocorriam crises econômicas, devido às secas nas plantações, bem como aos altos impostos. Havia também descontentamento político, pois o clero e a nobreza aliaram-se para manter seus privilégios e o povo se via cada vez mais pressionado a produzir, sem poder participar da política ou usufruir a produção. A sociedade francesa, como na maior parte da Europa naquele período, era dividida em três Estados ou estamentos: nobreza, clero e povo.

Uma das formas de participação política na França dessa época era a Assembléia dos Estados Gerais. No entanto, ela não era convocada para resolver os problemas da sociedade francesa fazia mais de 100 anos. Em 1789, rei resolveu convocá-la, atendendo às pressões do 1º e 2º Estados (clero e nobreza), que corriam o risco de começar, a partir de então, a pagar impostos. O 3º Estado (povo), vendo que não havia espaço para alcançar seus interesses, já que clero e nobreza votavam juntos e cada Estado tinha direito a um voto, pediram a alteração das leis.


A queda da Bastilha
Para mudar esse estado de coisas, era necessário que fosse feita a Constituição da França, ou seja, o conjunto de leis que estabelece os direitos e deveres de todos os membros da sociedade. Para fazer leis, era preciso a existência de uma Assembléia Constituinte e essa foi, então, convocada pelo povo, à revelia do rei.

O povo organizou-se e desencadeou movimentos radicais, como a tomada da Bastilha, prisão onde estavam as pessoas perseguidas pelo Antigo Regime. A abertura dessa prisão e a libertação dos presos em seu interior, em 14 de julho de 1789, tornou-se um símbolo de que o poder já não estava mais nas mãos do rei. Tinha início a Revolução.

Temendo ser deposto, o rei Luís 16 organizou tropas para conter os rebeldes. O povo, como resposta, criou a Guarda Nacional francesa, formada por voluntários armados. Essa força conseguiu deter as tropas da nobreza, fazendo com que os nobres fugissem da França e buscassem exílio em outros reinos da Europa. O rei, no entanto, foi detido e não conseguiu fugir. Ainda em 1789, escreveu-se a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um documento que defende direitos como a liberdade, a igualdade e a propriedade para todos os cidadãos.


Jacobinos e girondinos
Em 1791 começou a vigorar a nova Constituição francesa. A Assembléia Constituinte, convocada para escrevê-la, foi dissolvida ao concluir sua missão. Em seu lugar, passou a funcionar a Assembléia Legislativa Francesa, que foi palco das disputas que estavam sendo travadas na sociedade como um todo. O exercício da política passou a se fazer a partir da divisão dos poderes entre Legislativo (que faz as leis), exercido pela Assembléia; Executivo (que executa as leis), exercido pelo rei; e Judiciário (que cuida do cumprimento das leis), exercido por juízes eleitos.

Dentro da Assembléia, do lado direito sentavam-se os chamados girondinos, que eram moderados e queriam o respeito à Constituição. Do lado esquerdo, os deputados radicais, que queriam a implantação da República, limitando o poder real. Os da esquerda eram chamados de jacobinos (liderados por Robespierre) e "cordeliers" (liderados por Danton e Marat).


Esquerda e direita
Devido a essa divisão política existente na França revolucionária do século 18, até os nossos dias usamos a divisão esquerda e direita para nos referirmos aos partidos políticos. Fazendo uma esquematização didática, a esquerda representa os partidos transformadores, com maior preocupação com os pobres, e a direita representa os conservadores, com medidas a favor da preservação do status quo.


Convenção e Diretório
No entanto, mesmo com a Constituição aprovada, revoltas continuaram agitando a França. Os camponeses rebelaram-se. A França declarou guerra à Áustria e à Prússia, temendo a volta dos nobres que lá estavam exilados. O rei, por sua vez, teve seu poder suspenso e novas eleições para a Assembléia foram convocadas em 1792. Os vitoriosos, os deputados da esquerda, inauguram o período político conhecido como Convenção, que é a época mais radical da Revolução Francesa.

Durante a Convenção, a República foi implantada e adotou-se o ano zero francês, como um marco histórico que inaugurava a história da França. Os jacobinos assumiram o poder e decapitaram o rei Luís 16 em 1793. Vários suspeitos de traição à Revolução foram mortos na guilhotina, como Danton, acusado por Robespierre.

Devido a essa luta intensa, o período da Convenção foi também chamado de Terror. Medidas mais amplas como educação para todos e voto para todos os homens, independente de renda (o chamado sufrágio universal masculino) foram projetos defendidos pelos jacobinos.

No entanto, em 1794, os girondinos conseguiram derrotar Robespierre e assumiram o poder no ano seguinte. Assim, em 1795, iniciou-se o Diretório, restaurando muitos dos privilégios que haviam sido derrubados pela Convenção.


Napoleão Bonaparte
Durante o Diretório, Napoleão Bonaparte, um general popular que havia lutado na Revolução, deu um golpe de Estado em 1799 e tornou-se imperador. Esse golpe teve o apoio do Exército e da burguesia e foi uma forma de deter tanto as intenções mais radicais dos populares, quanto os desejos da nobreza e do clero de manterem seus privilégios.

Com Napoleão inaugurou-se, então, um outro período da história da França, em que as idéias e conquistas da Revolução Francesa foram usadas para fortalecer o poder desse imperador. Assim, Napoleão, além de pretender controlar a França, quis conquistar o mundo, sob o pretexto de levar as conquistas da Revolução a outros países.


Leia mais


A divisão de poderes no Brasil

*Fernanda Machado é historiadora


HISTÓRIA GERALIMPRIMIR ENVIAR
COMUNICAR ERRO
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.
Compartilhe: Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg BookmarksReforma Ortográfica Enem por escola Ideb por Estado Disciplinas
Artes Atualidades Biologia Cidadania Ciências Cultura Brasileira Espanhol Filosofia Física Geografia História do Brasil História Geral Inglês Literatura Matemática Português Química Sociologia Onde Estudar
Cursinhos Pré-vestibular Cursos de Idiomas Educação a Distância Escolas em São Paulo Faculdades Intercâmbio Pós-graduação Últimas Notícias Fotos Vídeos
Curtas-Metragens Escolha uma carreira Enquetes Grupos de Discussão Pré-escola
Ditados Histórias Jogos Lição de Casa Operações Matemáticas Ensino Fundamental
Datas Comemorativas Ditados Folclore Operações Matemáticas Ensino Médio
Dicas de Português Inglês com a BBC Vestibular Ensino Superior
Pós-graduação Ranking de Cursos UOL Bolsa Pesquisa Pais e Professores
Blog da Rosely Sayão Dicas de Educação Vídeos Educativos Planos de Aula Resenhas Banco de Redações
Temas Como Participar Biblioteca Biografias Dicionários Fórum Grupos de Discussão Mapas Testes e Simulados
Provas de Vestibular Quizzes Simulados Testes de Idiomas Enade Enem Fies ProUni Fale com
UOL Educação
Sites Relacionados
5.400 anos de história
Almanaque da Folha
Aprendiz
Arquivos da Folha
Atlas Melhoramentos
Aulete
Catraca Livre
Ciência Hoje
Clickeaprenda
Enciclopédia Ilustrada
Ensino Superior
Escola Pública
Filosofia - Ciência e Vida
Folhinha
Guia de Pós-graduação
Guia Fundamental
Guia Infantil
História Viva
JC Online
Leituras da História
Língua Portuguesa
Novos Estudos
O Pensador
Revista Conhecer
Revista Educação
Revista Filosofia
Revista Geografia
Revista Língua Portuguesa
Revista Literatura
R2direito
Scientific American Brasil
Sociologia - Ciência e Vida
Receba notícias
Boletim
Celular
Clipping
Podcast
RSS
WIDGETS

FALE COM UOL EDUCAÇÃOShopping UOL
TV Plasma
Preços imperdíveis! Por ordem alfabética

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
CATEGORIASArqueólogosArquitetosArtistas plásticos brasileirosArtistas plásticos estrangeirosAstronautasAtletas brasileirosAtletas estrangeirosAtores brasileirosAtores estrangeirosAviadoresBailarinosBrasil Colônia/ImpérioChefes de Estado estrangeirosCientistasCineastasDramaturgosEconomistasEducadoresEscritores luso-brasileirosEscritores estrangeirosEstilistasFilósofosFotógrafosHistoriadoresInventoresJornalistasMédicosMonarcas estrangeirosMúsicos brasileirosMúsicos estrangeirosNavegadoresPolíticos brasileirosPolíticos estrangeirosPresidentes do BrasilPresidentes dos EUAReligiosos Sociólogos
Veja a história dos
dias dedicados a comemorações, mês
a mês


História Viva
Linha do Tempo
Banco de Dados da Folha de S.Paulo
UOL Jornais
UOL Mídia Global
UOL 1ª Página

Prepare-se para a prova de história com resumos da disciplina


Monte sua prova
Simulados
Quizzes

Porta Curtas
Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave




Aulete
Português


Houaiss
Português


Michaelis
Selecione o idioma Português / Português Português / Inglês Inglês / Português Português / Espanhol Espanhol / Português Português / Alemão Alemão / Português Português / Francês Francês / Português Português / Italiano Italiano / Português

Tradutor Babylon

Traduzir para português alemão chinês (S) chinês (T) espanhol francês hebráico holandês inglês (US) italiano japonês
Outros dicionários
Shopping UOL
Incrível: Notebook
Várias marcas a partir de
R$ 1.299!
Roteador Wireless
Internet sem fio a partir de
R$ 99.
WebCam
Diversos modelos
a partir de
R$ 34,20! UOL Links Patrocinados
Faça Parte! Peixe Urbano

Quanto mais gente se junta, maiores os descontos. Cadastre-se também!

www.PeixeUrbano.com.br/Cadastre-se

Desenvolvimento Pessoal

Cursos de memorização para te ajudar a estudar. Conheça agora

www.CPT.com.br

Prepare-se Para Concursos

Estude redação, raciocínio lógico e matemática para prestar concursos

www.aprovaconcursos.com.br

Fale Inglês Fluentemente

Aprenda a Falar Inglês Fluente de Forma Rápida e Segura. Confira!

www.InglesFluenteOnline.com.br

Cursos Energia Solar SP

Curso de Energia Solar e Eólica. Alcance Êxito Profissional. + Info

www.MasterD.com.br/CursoEnergia

Acredite na Sorte

Fique Milionário do Dia para a Noite. Acesse e Saiba Como!

www.CaixaCapitalizacao.com.br

Ofertas Incríveis

Cadastre-se na Click Cupom e ganhe descontos de até 90% em cursos!

www.clickcupom.com.br

Aposentadoria

Tenha Uma Aposentadoria Tranquila. A Partir de R$50 Por Mês. Acesse!

www.CaixaVidaePrevidencia.com.br

Dê um Chrome de Presente

Dê de presente o navegador mais rápido da internet. Envie agora!

ChromeDePresente.com.br

Você Estudante

Trabalhe a Partir de Sua Casa. Ganhe de 800 a 5.000/mês. Acesse já

www.decidavencer.com.br/vencer

Quem Deseja Ser Médico

Deve prestar o vestibular Uniara, inscrições até 17/10! Em Araraquara

www.uniara.com.br/medicina

Reebok a Partir de R$99!

Modelos Reebok a partir de R$99,90 na Netshoes. Acesse e leve já!

www.netshoes.com.br

Anuncie aquiASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host


COPYRIGHT UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas