quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

7112 - REVOLUÇÃO FRANCESA

SlideShare. Present yourself. Home Go Pro Channels Events Upload Login Login Signup Advertise Resumo sobre Revolução Francesa2 years ago Email Favorite
Favorited ×
Download Embed More…
Embed this presentation
Copy the code below and paste it into your website. Customize Without related content

For WordPress.com blogs
Close
We have emailed the verification/download link to "".
Login to your email and click the link to download the file directly.

To request the link at a different email address, update it here. Close
Validation messages. Success message. Fail message.
Check your bulk/spam folders if you can't find our mail.

Favorited!
You could add some tags too


Have an opinion? Make a quick comment as well.
Cancel
Edit your favorites
Cancel
Send to your Group / Event Select Group / Event
Add your message
Cancel
× Like this presentation?0 commentsWrite a comment...
Embed Video Subscribe to comments Post Comment
Edit your comment Cancel Speaker Notes on slide 1




3 FavoritesJéssica Cabral 1 month ago
thai98477 7 months ago
Unicap.br at Unicap.br, 2 years ago
Tags httpwwwslidesharenetmichelcgresumosobrerevoluofran
more
Resumo sobre Revolução Francesa - Presentation Transcript
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel http://webdigitaleducator.blogspot.com http://twitter.com/profmichel Copyright © 2009. Alguns direitos reservados.
Algumas considerações  As informações aqui contidas fazem parte de um programa curricular específico. Não encerram, portanto, como única alternativa ao ensino deste conteúdo.  Estão adaptadas para alunos do ensino fundamental e médio, baseadas em discussões feitas em sala de aula.  Recomenda-se não utilizar o presente conteúdo para apresentações, devido ao formato textual extenso.  Imagens não foram adicionadas e fontes não serão identificadas. No entanto, foram inseridos links de aprofundamento.  Se houver erros históricos, favor relatar no e-mail: michel.goulart@yahoo.com.br
Conceito  Revolução Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político e social da França, até então dominada pelo Antigo Regime.  É considerado um marco na história, iniciando o que chamamos de Idade Contemporânea.
Causas  Uma revolução não ocorre do nada. Dentre as principais causas da Revolução Francesa, podemos destacar:  1- Custo da monarquia: o rei Luís XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilégios.  2- Idéias iluministas: os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade influenciaram os rumos da revolução, desde o início.  3- Gastos com guerras: a França participou da Guerra da Independência dos Estados Unidos (Treze Colônias) e perdeu a Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra.  4- Crise econômica: os gastos da monarquia, as guerras, assim como a escassez na agricultura, aumentou a miséria, a fome e o descontentamento dos franceses.
Divisão da sociedade francesa  A divisão da sociedade francesa também pode ser considerada causa da revolução, pois não havia mobilidade social.  A sociedade era dividida em três estados:  1- Primeiro estado: Clero (0,5%)  2- Segundo estado: Nobreza (1,5%)  3- Terceiro estado: Povo (incluindo a burguesia, somavam 80%)  Os privilégios se concentravam nas mão do clero e da nobreza, que oprimiam o terceiro estado.  Além disso, apenas o terceiro estado pagava impostos. Porém, este dinheiro não estava sendo suficiente para sustentar o custo do estado francês.
Assembléia dos Estados Gerais I  Para tentar resolver os problemas econômicos da França, o rei Luís XVI convocou a Assembléia dos Estados Gerais.  Esta assembléia reunia membros dos três estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos.  Seria feita, então, uma votação, que poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabeça.  A votação por estado, ou seja, um voto por estado, agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões. Eram dois votos contra um.  Já a votação por cabeça, considerando a decisão individual na assembléia, agradava ao povo. Isto porque, sendo maioria, garantiria a vitória dos seus interesses.
Assembléia dos Estados Gerais II  Sem conseguir conciliar os interesses dos três estados – e sem tomar decisão alguma – Luís XVI mandou fechar a Assembléia.  Descontentes, o terceiro estado – liderados pela burguesia – exigiu a criação de uma constituição para a França. O povo saiu às ruas.  A manifestação do povo chegou na Bastilha, prisão política da monarquia francesa. Considera-se que o povo invadiu esta prisão com objetivo de se apoderar da pólvora lá existente.  Assim, a Queda da Bastilha se tornou o símbolo do início da Revolução Francesa.  A partir daí, a Revolução Francesa se subdivide em algumas fases principais: Assembléia Nacional Constituinte, Convenção e Diretório.
Fases: Assembléia Nacional Constituinte  Ocorrida de 1789 a 1791, a Assembléia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituição na França.  Foi criada também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que defendia o direito à liberdade e à igualdade jurídica.  Outras mudanças que ocorreram foi a abolição do regime feudal, da sociedade estamental e a separação entre Igreja e Estado.  Na prática, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com êxito, eliminar os vestígios do Antigo Regime na França.
Fases: Convenção Nacional I  Ocorrida de 1792 a 1794, a Convenção Nacional é considerada a fase mais radical da Revolução Francesa.  Nesta fase, proclamou-se a República e a burguesia se subdividiu em grupos com interesses distintos.  Assim, surgiu os Jacobinos, que representavam a pequena burguesia, e o Girondinos, que representavam a alta burguesia.  Os Jacobinos sentavam-se à esquerda nas assembléias e queriam que a revolução se espalhasse por todos os lugares possíveis.  Já os Girondinos, com medo da reação do povo, queriam que a revolução tivesse fim. Eles sentavam-se à direita na assembléia.
Fases: Convenção Nacional II  Havia ainda o grupo do pântano, cujos membros não tinham posições bem definidas.  Os Jacobinos se sobressaíram, perseguindo e executando opositores, e instalando o que se denomina período do Terror.  Em 1793, Luís XVI foi executado na guilhotina, sepultando de vez a monarquia absolutista.
Fases: Diretório  Ocorrido de 1795 a 1799, o Diretório foi uma fase conservadora, fruto de um golpe dos Girondinos para retomar o poder na França.  Com a França imersa no caos, e sob a ameaça de ataques internos e externos, a alta burguesia articulou entregar o poder a alguém influente e poderoso.  Esse alguém foi Napoleão Bonaparte, que, a partir de 1799, começou a governar a França.
Prá finalizar...  Se você gostou deste resumo e quer uma versão em áudio (mp3) para ouvir onde bem entender, disponibilizamos podcasts de história para você   Para acessá-los, visite: http://webdigitaleducator.blogspot.com  Bom estudo e sucesso!
Web + Follow

30742 views, 3 favs, 10 embeds more

Algumas considerações:

1- As informações aqui contidas fazem parte de um programa curricular específico. Não encerram, portanto, como única alternativa ao ensino deste conteúdo

2- Estão adaptadas para alunos do ensino fundamental e médio, baseadas em discussões feitas em sala de aula

3- Recomenda-se não utilizar o presente conteúdo para apresentações, devido ao formato textual extenso

4- Imagens não foram adicionadas e fontes não serão identificadas. No entanto, foram inseridos links de aprofundamento

5- Se houver erros históricos, favor relatar no e-mail: michel.goulart@yahoo.com.br

Obs.: alguns links não funcionam direito no slideshare, aparentemente por causa de um bug Este problema é resolvido fazendo o download do arquivo :-(

Related
A Revolução Francesa

2576 views
_Resumo Revolução Francesa

1116 views

Revolucao francesa

1036 views

Revolução Francesa

1819 views

REVOLUÇÃO FRANCESA

871 views
Revolução Francesa

762 views

Revolução francesa

2142 views

Revolução francesa

1418 views

Revolução francesa

868 views
More by user
Guerra de Teutoburgo

303 views

HQ sobre a Vinda dos Imigrantes Europeus II

345 views

HQ sobre a Vinda dos Imigrantes Europeus I

459 views

Resumo sobre o Período Regencial

4391 views

Resumo sobre Reforma Protestante
6798 views

Resumo sobre o Renascimento Cultural

5734 views
View all presentations from this user

About this presentation
Usage Rights
© All Rights Reserved

Stats
3
Favorites
0
Comments
258
Downloads
27,997
Views on
SlideShare
2,745
Views on
Embeds
30,742
Total Views
Embed views
2203 views on http://www.historiadigital.org 414 views on http://www.slideshare.net 115 views on http://webdigitaleducator.blogspot.com 4 views on http://www.professor-romeu.blogspot.com 4 views on http://webcache.googleusercontent.com more

Embed views
2203 views on http://www.historiadigital.org 414 views on http://www.slideshare.net 115 views on http://webdigitaleducator.blogspot.com 4 views on http://www.professor-romeu.blogspot.com 4 views on http://webcache.googleusercontent.com 1 views on http://professor-romeu.blogspot.com 1 views on http://www.blogger.com 1 views on http://74.125.93.132 1 views on http://209.85.229.132 1 views on http://wildfire.gigya.com less

Accessibility
View text version

Additional Details
Uploaded via SlideShare Uploaded as Microsoft PowerPoint Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate
Select your reason for flagging this presentation as inappropriate. If needed, use the feedback form to let us know more details.

None Pornographic Defamatory Illegal/Unlawful Spam Other Terms Of Service Violation Cancel
File a copyright complaint
Categories

Education
Tags
httpwwwslidesharenetmichelcgresumosobrerevoluofran
Follow SlideShare
Twitter
Facebook
SlideShare Blog
22
tweets 33
shares 7
shares WordPress
Blogger
More
options


modal signup
Learn About Us

About us
Work with us
Our Blog
Press
GET HELP
Using SlideShare

Quick Tour
Terms of Use
Privacy Policy
Copyright & DMCA
Community Guidelines
SlideShare Outside

Facebook App
LinkedIn App
SlideShare Mobile
Pro & more

Go Pro
Capture Leads
Advertise with us
Get featured on homepage
Developers & API

Developers section
Developers Group
Widgets for your blog
SlideShare is the world's largest community for sharing presentations. Upload and share on blogs, Twitter, Facebook or LinkedIn. 45 million people use SlideShare every month for research, sharing ideas, connecting with others, and generating business leads. SlideShare also supports documents, PDFs, and videos. Get an account.

© 2010 SlideShare Inc. All rights reserved.
×



COPYRIGHT SLIDESHARE INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas