quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

7080 - RESUMO DO SÉCULO XIX

Home | Índice | Conteúdo | Bibliografia |
EQM-Experiência de Quase-Morte
Células
Ciência e Espírito
Epigenética
Médium
Meterialização
Grandes cientistas
Comunicação c/mortos
Após a morte
Mente
Cérebro
Pensamento
Princípio espiritual
Evolução humana
Reencarnação
A agonia de Jesus
Universo
Vida
Espiritismo
A caminho da luz
Iluminação do íntimo
Espírito Santo
Evolucionismo
Teoria das cordas
Partículas de Higgs
Matéria escura
Energia escura
Pesquisas científicas
Selecionadas | Pesquisar | Links |
Biografias
Ciência
Colaborar com o site
Cursos
Dicionário
Estatísticas de visita
Mensagens e Preces
Páginas alteradas
Páginas novas
Numerologia
Recomendar
Solidariedade
Trabalhos para estudo
Outros
Século XIX

Página acima

PROVAÇÕES COLETIVAS NA FRANÇA



Cumpre-nos assinalar as dolorosas provas da França, depois dos seus excessos na Revolução e nas campanhas napoleônicas. Depois das revoluções de 1830 e 1848, mediante as quais se efetuam penosos resgates por parte dos indivíduos e das coletividades, surge a guerra franco-prussiana de 1870. A grande nação latina, por causas somente conhecidas no plano espiritual, é esmagada e vencida pela orgulhosa Alemanha de Bismarck, que, por sua vez, embriagada e cega no triunfo, ia fazer jus às dores amargas de 1914 -1918.

Paris, que assistira com certa indiferença às dores dos condenados do Terror, comparecendo aos espetáculos tenebrosos do cadafalso e aplaudindo os opressores, sofre miséria e fome em 1870, antes de cair em poder dos impiedosos inimigos, em 28 de janeiro de 1871. As imposições políticas do imperador Guilherme, em Versalhes, e as amarguras coletivas do povo francês nos dias da derrota, significam o resgate dos desvios da grande nação latina.



[52 - página 200]


PROVAÇÕES DA IGREJA



Aproximando-se o ano de 1870, que assinalaria a falência da Igreja com a declaração da infalibilidade papal, o Catolicismo experimenta provações amargas e dolorosas. Exaustos de suas imposições, todos os povos cultos da Europa não enxergaram nas suas instituições senão escolas religiosas, limitando-se-lhes as finalidades educativas e controlando-se-lhes o mecanismo de atividades.

Compreendendo que o Cristo não tratara de açambarcar nenhum território do Globo, os italianos, naturalmente, reclamaram os seus direitos no capítulo das reivindicações, procurando organizar a unidade da Itália sem a tutela do Vaticano. Desde 1859, estabelecera-se a luta, que foi por muito tempo prolongada em vista da decisão da França, que manteve todo um exército em Roma para garantia do pontífice da Igreja. Mas a situação de 1870 obrigara o povo francês a reclamar a presença dos guardas do Vaticano, triunfando as idéias de Cavour e privando-se o papa de todos os poderes temporais, restringindo-se a sua posse material.

Começa, com Pio IX, a grande lição da Igreja. O período das grandes transformações estava iniciado, e ela, que sempre ditara ordens aos príncipes do mundo, na sua sede de domínio, iria tornar-se instrumento de opressão nas mãos dos poderosos.

Observava-se um fenômeno interessante. A Igreja, que nunca se lembrara de dar um título real à figura do Cristo, assim que viu desmoronarem-se os tronos do absolutismo com as vitórias da República e do Direito, construiu a imagem do Cristo-Rei para o cume dos seus altares.



[52 - página 201]


Ver também:

Apocalipse de João
Provações coletivas








Toda criança precisa de Amor, Afeto, Educação, Saúde, Esperança e Fé raciocinada


Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS







COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas