sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

7134 - REVOLUÇÃO FRANCESA

Procurar Registre-se Acessar Rede Histórica

rede social de História

HomeMinha PáginaNavegantes
Member RankVídeos
EleiçõesHistória do BrasilDitadura MilitarGuerrasHistória AntigaReligiãoMúsicaCinema HistóriaFotosBlogsFórum
HistoriografiaEnsino de HistóriaHistória AntigaHistória MedievalHistória ModernaHistória ContemporâneaBrasil ColôniaBrasil ImpérioBrasil RepúblicaPós-GraduaçãoEventosGrupos
Oficina da RedeProjetos de PesquisaEscola dos AnnalesRadiolaHistórica Mail+
Clio SearchClio ToolbarBomba AtômicaLeaderboardsJogosDivina ComédiaContato

Todas as Discussões Meus tópicos Adicionar uma Discussão Revolução Francesa X Revolução AmericanaPublicado por Leila Marinho em 19 novembro 2010 às 10:24 em Historiografia
Exibir tópicos
Por que a Revolução Francesa e não a Revolução Americana, que a antecedeu, é o marco da passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea?
Tags: Americana, Francesa, Revolução

Compartilhar Twitter Facebook

► Responder esta
Respostas a este tópico
Permalink Responder até luiz ricardo m. centurião em 23 novembro 2010 at 10:57
A revolução francesa teve consequencias pan européias, com uma multiplicidade de transformações (ou ameaça de) nas estruturas básicas de poder do chamado "velho continente", e nos modelos que as sustentavam.A Revolução americana foi um processo de revolta colonial que seria mais um assunto de interesse da metrópole inglesa.
► Responder esta
Permalink Responder até Leila Marinho em 23 novembro 2010 at 14:18
Obrigada, Luiz, pela resposta! Concordo plenamente com você. Ainda acrescento o fato dela ter sido um ataque direto ao regime absoluto, do qual a França era o modelo mais perfeito.

Postei essa pergunta antes de ler o livro A Revolução Francesa, de Hobsbawm. Após a leitura, estou bem mais por dentro do assunto. Ele coloca três razões principais:
1. A Revolução aconteceu no país mais poderoso e populoso da Europa;
2. Foi diferente de todas as revoluções que a precederam e que a seguiram pois foi uma revolução social de massa e muito mais radical;
3. Foi ecumênica. Suas idéias revolucionaram o mundo, diferentemente da Revolução Americana que deixou poucos traços relevantes em outras partes do mundo que não nos países diretamente envolvidos nela ou por ela.

É isso. Hugs para todos do Rede Histórica =D
► Responder esta
Permalink Responder até Thalita Araujo Augusto em 29 novembro 2010 at 9:12
A Revolução Francesa teve muito mais repercussão que a Americana. Dentre os motivos que levou a isso podemos destacar o fato de que ela desestruturou todo um sistema de uma das potências mundiais vigente da época, a França.
Não só por isso, mas também devemos lembrar do ideário da própria revolução que tinha intrínseco um caráter expansionista (vamos dizer assim: "levar a igualdade, a liberdade e a fraternidade" para o mundo, principalmente na América Latina) e, digamos assim, um caráter também "civilizador", se é que me entende.

Recentemente, participei de um debate em sala da aula na disciplina de Hist[oria Moderna sobre a Revolução Francesa. Dois grupos deveriam ler um livro sobre o acontecimento, um leria o Hobsbawm e o outro o Soboul (eu escolhi esse, e li a versão adaptada, pois o livro Revolução Francesa desse autor consta em 2 volumes).
Recomendaria Leila para aprofundamento o livro adaptado de Albert Soboul, pois ele traz informações mais densas, mas de forma simples e concisa sobre a Revolução, creio que até melhor que o Hobsbawm (nada contra ele).
► Responder esta
Permalink Responder até Leila Marinho em 29 novembro 2010 at 11:40
Ei Thalita!

Agradeço muito pela indicação!
A Revolução Francesa é algo que me encanta profundamente. Seus ideais de fato influenciaram todo o mundo e tranformaram a política e a economia mundial.
Muito obrigada pela contribuição! =D
► Responder esta
Permalink Responder até luiz ricardo m. centurião em 29 novembro 2010 at 13:33
Mas não esquece Leila, que o ideário da revolução francesa muitas vezes foi utilizado pelas elites como acobertamento para perpetuar-se no poder. Toda a América Latina é um exemplo disso. Por séculos, ela foi palco de uma sucessão infinita de grupos, muitas vezes em conflito entre si, mas de acordo em relação a um princípio básico: manter as velhas estruturas coloniais. No entanto, todos eles, por meio de seus representantes, utilizaram o discurso democrático que se esmerava em afirmar os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade. Ditador inteligente é aquele que não vacila em afirmar sua adesão aos princípios democráticos.
E a própria França pós revolução mostra uma realidade de domínio colonial selvagem e brutal, e apenas graças a esse domínio e exploração das colonias foi possível manter as liberdades civis conquistadas pelo povo francês.
► Responder esta
Permalink Responder até Leila Marinho em 3 dezembro 2010 at 13:51
Tô ligada Luiz... Fiz um artigo sobre Conjuração Carioca e foquei nesse ponto que você falou, sobre a perpetuação do poder nas mãos da elite. Relacionei a Prisão dos Letrados com as francesias. É muito legal fazer essas relações... E eu gosto demais de Revolução Francesa porque viabiliza uma infinidade dessas relações, uma vez que, como você disse no seu primeiro post aqui, ela teve consequencias pan européias e, ainda mais, mundiais.
► Responder esta
Permalink Responder até cesar augusto lourenço em 7 dezembro 2010 at 12:20
Porque a revolução americana foi muito importante, porém apenas para ela e os países envolvidos, agora a revolução francesa foi a REVOLUÇÃO ela foi universal e atingiu todos os países em algumas regiões primeiro, sendo que os dois últimos países a serem atingidos pelos ideais da revolução foram os países ibéricos, como sabemos portugal foi somente um século depois. Essas separações de idade moderna, idade contemporânea são divisões didáticas de mentalidades, a revolução americana não mudou a mentalidade da sociedade como foi a revolução francesa mesmo que a revolução francesa teve uma enorme influencia da revolução americana.
► Responder esta
RSS
Bem-vindo a
Rede Histórica
Registre-se
ou acesse
You can also sign up with:
Membros














Exibir todos Pós em História do BrasilInscreva-se no curso de pós-graduação em História do Brasil oferecido pelo ITECNE.
EducaEduConheça os cursos oferecidos na modalidade ensino a distância no portal EducaEdu.
Livros

DownloadsPeriódicos Digitalizados - Fundação Biblioteca Nacional
Toda a poesia de Vinicius de Moraes | Brasiliana USP
Coleção História Geral da África em português
Wikileaks disponibiliza 20.000 arquivos para download
Argentina Copyleft
Mais... © 2010 Criado por Fabricio Leal de Souza
Badges | Relatar um incidente | Termos de serviço

Entrar no bate-papo

COPYRIGHT PATRÍCIO LEAL DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas