sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

7130 - REVOLUÇÃO FRANCESA

Scribd Upload a Document Search Documents Explore
Documents
Books - Fiction
Books - Non-fiction
Health & Medicine
Brochures/Catalogs
Government Docs
How-To Guides/Manuals
Magazines/Newspapers
Recipes/Menus
School Work
+ all categories

Featured
Recent
People
Authors
Students
Researchers
Publishers
Government & Nonprofits
Businesses
Musicians
Artists & Designers
Teachers
+ all categories

Most Followed
Popular
Sign Up | Log In
1First Page
Previous Page
Next Page
/ 15Sections not available
Zoom Out
Zoom In
Fullscreen
Exit Fullscreen
Select View Mode
View Mode
Book
Slideshow
Scroll Readcast
Add a Comment
Embed & Share
Reading should be social! Post a message on your social networks to let others know what you're reading. Select the sites below and start sharing.
Readcast this Document
Login to Add a CommentShare & Embed
Add to Collections
Download this Document for FreeAuto-hide: off



Ads by Google
Material Pré-Vestibular
O melhor material pré-vestibular do
Brasil. A maior aprovação FUVEST.
www.livrosdecursinhos.com.br

SuperProfessor® Web
88000 questões. Provas e simulados.
Vestibular. Tudo do Enem. Grátis!
www.sprweb.com.br/intro

Encontre parceiros online
Serviço de Busca 100% Grátis!
Conheça aquele alguém especial.
www.Oasis.com

Revista Leituras História
Os acontecimentos históricos e seus
desdobramentos. Assine: 11x R$9,71
www.AssineEscala.com.br/Historia


Org. Prof. Marco Aurélio Gondim www.mgondim.blogspot.com REVOLUÇÃO FRANCESA E PERÍODO NAPOLEÔNICO RESUMO E QUESTÕES DE VESTIBULARES A Revolução Francesa 1. Introdução: .O que foi: Foi a grande revolução que pôs fim ao Antigo Regime na França, destruindo as estruturas sociais daquele regime e levando a burguesia ao poder. Apesar dos principais eventos terem ocorrido em Paris e no interior do país, ela se espalhou por toda a Europa e influenciou todo o mundo no século XIX.
. A sociedade francesa: O estado monárquico francês dividia a sociedade em três estados, que na verdade não correspondiam à realidade sócio-econômica daquele país. O primeiro estado é constituído por todos membros do clero. O segundo, pelos nobres, tanto do interior como da Corte. O terceiro estado era o resto da sociedade e era o único que pagava impostos, sendo que muitas vezes o 1o e 2o estados eram sustentados por esses tributos.
. Subprodução e fome: Apesar de a economia francesa ter se desenvolvido bastante no século XVIII, nos anos imediatamente anteriores à Revolução, assistiu-se a uma grande seca no campo, que levou à fome no país. Isso vai ser um dos fatores imediatos para a Revolução.
. Crise financeira da Coroa: As freqüentes guerras e a extravagante corte tinham deixado o Estado francês extremamente endividado, levando a uma série crise financeira da Coroa. Luís XVI, o rei francês do período, tentou fazer uma reforma tributária onde o 1o e 2o estado pagassem impostos, mas esta foi barrada por estes.
Dá-se uma crise política que leva o Rei a convocar os Estados Gerais, órgão consultivo do rei que era dividido entre os três estados, com um voto para cada um. A decisão final, no entanto, seria sempre do monarca.
. Divisão cronológica da Revolução: A Revolução Francesa é dividida geralmente em três períodos. A Era das Instituições (1789-92), onde a burguesia chega ao poder; a Era das Antecipações (1792-4), onde são antecipadas práticas políticas igualitárias; e a Era das Consolidações (1794-1815), onde a alta burguesia se consolida no Estado.
2. A Era das Instituições: . A Assembléia Constituinte: Em maio de 1789, são convocados os Estados Gerais. Tudo o que o terceiro estado propunha era barrado pelo clero e pela nobreza. O Terceiro Estado se isola e declara-se Assembléia Constituinte, dando um golpe no poder da nobreza e do clero, é a chamada Revolução dos Advogados.
. A tomada da Bastilha: Como o rei e os dois primeiros estados, desconfiados, colocam o exército de prontidão, a população de Paris, apoiando a Assembléia, toma a prisão da Bastilha. Nessa prisão havia armas, com as quais a população se armou para defender a Assembléia Constituinte.
. O grande Medo: Enquanto isso, em algumas partes do interior da França, os camponeses ocupam as terras dos senhores (clero e nobreza) e queimam seus títulos de 1 Org. Prof. Marco Aurélio Gondim www.mgondim.blogspot.com propriedade em um sentido de destruir a ordem senhorial no campo. Eles fazem uma divisão da terra entre eles, é o Grande Medo. . Constituição jurada: Em agosto do mesmo ano, é promulgada a Declaração dos Direitos Humanos. Os bens da Igreja são confiscados e no final do ano, promulga-se uma Constituição que o Rei é obrigado a assinar. Institucionaliza-se uma monarquia constitucional.
. Guerra: As monarquias vizinhas à França, preocupadas com a agitação no país, resolvem invadir o país para restituir Luís XVI ao seu cargo. O exército francês, liderado por um general leal ao Imperador, sofre sucessivas derrotas, deixando a população desconfiada. Descobre-se um acordo entre o rei e os exércitos estrangeiros, levando à condenação de Luís XVI à guilhotina em 1792. Tem fim a monarquia constitucional, dá-se a República.
3. A Era das Antecipações: . A nova Assembléia: Uma nova assembléia é constituída por sufrágio universal com uma divisão clara entre os girondinos – compostos pela alta burguesia – à direita e os jacobinos – compostos pela população média e pobre de Paris – à esquerda, além da planície, no centro.
. Golpe jacobino: Diante das tropas estrangeiras à porta de Paris, os jacobinos dão um golpe de Estado estabelecendo medidas emergenciais: tabelam os alimentos a preços baixos, empreendem uma ampla reforma agrária no campo, criam um novo exército composto por voluntários para combater na frente, acabam com a escravidão nas colônias. Além disso, os jacobinos, para se manter no poder, perseguiam duramente seus adversários políticos, mandando-os para a guilhotina, assim, morreram quase todos girondinos. É o chamado Terror.
. Nove Termidor: Os exércitos revolucionários conseguem sucessivas vitórias e conseguem expulsar os invasores para além da fronteira original francesa. Com a reversão da situação de emergência, os jacobinos levam um golpe de Estado dado pelos termidorianos – compostos pela alta burguesia – sendo levados à guilhotina em sua maioria.
4. A Era das Consolidações: . O Diretório: Os termidorianos estabelecem o seu governo, revertendo as medidas dos jacobinos. Eles restabelecem o sufrágio censitário, liberalizam os preços dos alimentos – prejudicando as classes pobres das cidades francesas – e fazem uma árdua proteção da propriedade, principalmente no campo. Com a vitória inicial dos exércitos revolucionários, a França começa uma grande expansão militar com certa estabilidade interna.
O Império Napoleônico e o Congresso de Viena 1. O governo de Napoleão: . Dezoito Brumário: Mesmo com o sufrágio censitário, os termidorianos ainda sofrem com uma oposição dentro da Assembléia e decidem então pelo golpe militar. Chamam o jovem general Napoleão Bonaparte para dar esse golpe. Em 1799 é dado o golpe, consolidando o governo da alta burguesia com uma ditadura.
2 Org. Prof. Marco Aurélio Gondim www.mgondim.blogspot.com . O Império napoleônico, plano interno: O governo de Napoleão é dividido em dois períodos, o Consulado que vai até 1804 e o Império, até 1815. Internamente, Napoleão executou uma série de reformas que beneficiavam a burguesia: reformulou o sistema bancário criando uma moeda nacional francesa, o franco, e o Banco da França; criou as escolas normais, com ensino laico por toda a França; criou o Código Civil; tentou retornar a escravidão nas colônias, não conseguindo e perdendo a colônia do Haiti; fez ainda um amplo incentivo à indústria e o comércio nacional da França.
. O Império napoleônico, plano externo: Por volta de 1805, Napoleão tinha subjugado toda a Europa continental, tendo reinos controlados por parentes seus e outros subordinados à França. Napoleão, no entanto, não conseguia vencer a Inglaterra por não ter uma marinha capaz de derrotar a frota britânica.
. Bloqueio Continental: Napoleão criou em 1806 o Bloqueio Continental que proibia qualquer país do continente europeu de comerciar com a Grã-Bretanha. Isso visava fomentar a indústria francesa, provendo o continente de produtos industrializados e também visava liquidar o poderio industrial e naval inglês. Porém, a indústria francesa não dava conta de suprir todo o continente como a Inglaterra supria. Além disso, as ilhas britânicas eram grandes compradoras de cereais e outros produtos primários da Europa continental, o que a França não era, pois era auto-suficiente na produção agrícola. Isso desagrada fortemente os países que eram antigos exportadores de produtos primários para a Inglaterra. Alguns países vão renunciar ao Bloqueio, sofrendo a conseqüente invasão francesa, é o caso de Portugal em 1807 e da Rússia em 1812. A família real portuguesa transfere a sede do Estado português para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas francesas.
. A campanha da Rússia: No entanto, na Rússia, Napoleão sofre sérias perdas humanas e militares, levando à quase total destruição do exército napoleônico devido às estratégias do exército russo e ao rigoroso inverno daquele país. Em 1814, forma-se um exército conjunto europeu para destruir o exército francês, liquidando Napoleão e seu Império.
. O restabelecimento do Antigo Regime na França: Em 1815, Luís XVIII é posto no trono francês pelas tropas vencedoras das guerras. A França ficará sob ocupação militar até 1820 e as questões territoriais européias serão resolvidas no Congresso de Viena. O Antigo Regime na França tem vida curta, visto que suas bases sociais tinham sido destruídas.
2. O Congresso de Viena e a Santa Aliança: . O Congresso de Viena: Os líderes europeus se reuniram em 1815 em Viena para decidir o que fazer do mapa geopolítico europeu. Quem dava as cartas no encontro eram a Áustria, a Prússia, a Rússia e Inglaterra, os vencedores das guerras napoleônicas. Todos esses quatro países vão anexar territórios e crescer no cenário europeu. A Rússia que tinha o maior exército da Europa e vários planos expansionistas para o Ocidente, anexa vários territórios na Europa Oriental. Também, a Áustria e a Prússia vão anexar amplas regiões, criando a semente para os grandes impérios centrais, o Alemão e o Austro-Húngaro, existentes na Europa no final do século XIX.
. A Santa Aliança: É uma aliança militar constituída inicialmente por Áustria, Prússia e Rússia e depois, por Inglaterra e França que visa a repressão de movimentos radicais tais como a Revolução Francesa. Essa aliança foi ativa nas revoluções de 1820, porém
3 Org. Prof. Marco Aurélio Gondim www.mgondim.blogspot.com teve fim durante as revoluções de 1830 devido a discordâncias entre seus membros, não atingindo seus objetivos. EXERCÍCIOS (PUC-PR) Questão 1: “Que é Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa”. (SIEYÈS, E. J. Qu’est-ce que le Tiers État? In: História Contemporânea através de textos. São Paulo : Contexto, 2001.p.19). Sobre o contexto histórico da Revolução Francesa: I) A sociedade francesa até 1789 estava dividida em três ordens ou estados: o primeiro estado formado pela nobreza; o segundo estado pelo clero e o terceiro estado pela burguesia.
II) O primeiro e o segundo estado é que tinham os poderes e os privilégios, o terceiro estado é que arcava com todas as despesas da administração francesa pré-revolução. III) O movimento iluminista ajudou a atacar a ordem social até então vigente na França. IV) A primeira fase da Revolução Francesa é chamada de Assembleia Nacional, fase na qual foram abolidos os privilégios do clero e elaborada a primeira Constituição da França.
V) O governo da Convenção Nacional consolidou a volta da alta burguesia ao poder político francês.
Estão INCORRETAS as alternativas:
A - II e IV.
B - IV e V.
C - III e IV.
D - II e V.
E - I e V.

(UFMS) Questão 2: A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.
(HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. RJ: Paz e Terra, p. 98). A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa correta.
A - Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Gloriosa.
B - Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
C - Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
D - Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
E - Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Puritana.

(UERJ) Questão 3: De um modo geral, observa-se como numa sociedade a intervenção dos detentores do poder no controle do tempo é um elemento essencial (...). Depositário dos acontecimentos, lugar das ocasiões místicas, o quadro temporal adquire um interesse particular para quem quer que seja, deus, herói ou chefe, que queira triunfar, reinar, fundar.
JACQUES LE GOFF Adaptado de Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984. Diversas experiências políticas contemporâneas alteram as representações do tempo histórico, na forma como são mencionadas no texto acima. 4
Ads by Google

RESUMO E QUESTÕES DE VESTIBULARES COM GABARITO SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA E O PERÍODO NAPOLEÔNICO Prof. Marco Aurélio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
Download this Document for FreePrintMobileCollectionsReport DocumentReport this document?
Please tell us reason(s) for reporting this document



Spam or junk

Porn adult content

Hateful or offensive

If you are the copyright owner of this document and want to report it, please follow these directions to submit a copyright infringement notice.

Report Cancel

This is a private document.
Info and Rating
Reads:49,626
Uploaded:09/10/2009Category:School Work>Study Guides, Notes, & QuizzesRated:RESUMO E QUESTÕES DE VESTIBULARES COM GABARITO SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA E O PERÍODO NAPOLEÔNICO do Prof. Marco Aurélio Gondim [www.mgondim.blogsp... (More) RESUMO E QUESTÕES DE VESTIBULARES COM GABARITO SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA E O PERÍODO NAPOLEÔNICO do Prof. Marco Aurélio Gondim [www.mgondim.blogspot.com] (Less)

resumoVestibularesgabaritoblogspotQuestõesrevolução francesamarco aurélio gondimperíodo napoleônico(more tags)resumoVestibularesgabaritoblogspotQuestõesrevolução francesamarco aurélio gondimperíodo napoleônicomgondimhistoria imperioclasse ricahistoriccofrancesa assinaleatuacaoresumo perguntaseo antigoperguntas enemxxsanta aliancaresumo atividadevestibular periodorevolucionarios propostasprincipais lideres(fewer)FollowMarco Aurélio Ant...

Ads by Google
Material Pré-Vestibular
O melhor material pré-vestibular do
Brasil. A maior aprovação FUVEST.
www.livrosdecursinhos.com.br

SuperProfessor® Web
88000 questões. Provas e simulados.
Vestibular. Tudo do Enem. Grátis!
www.sprweb.com.br/intro

Encontre parceiros online
Serviço de Busca 100% Grátis!
Conheça aquele alguém especial.
www.Oasis.com

Revista Leituras História
Os acontecimentos históricos e seus
desdobramentos. Assine: 11x R$9,71
www.AssineEscala.com.br/Historia

HSBC Advance Platinum
Faça saques e compras com o cartão
Platinum Advance HSBC. Saiba mais!
www.Hsbc.com.br/Cartao_Platinum


Share & Embed

Related Documents
PreviousNext p.8 p.8 p.14 p. p. p. p.18 p. p.14 p.14 p. p. p. p.66 p. p.1 p.1 p.28 p. p. p.23 p.11 p.4 p.1 p. p.1 p.1 p.1 p.1 p.2 p.3 p.1 p.1 p. p.1 p.3 p.2 p.121 p.10 p.153 p.157 p. p.
More from this user
PreviousNext1 p.88 p.52 p.31 p.1 p.1 p.8 p.4 p.3 p.3 p.4 p.3 p.3 p.2 p.4 p.1 p.5 p.31 p.2 p.32 p.14 p.7 p.15 p.17 p.5 p.
Recent Readcasters

Add a Comment


SubmitCharacters: 400

evans_babychic left a comment

Contador de visitas

Contador de visitas

Contador de visitas

Páginas

Seguidores

Contador de visitas