quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6768 - VATICANO

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Vaticano
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 41° 54' 9" N, 12° 27' 6" E
Civitas Vaticana (latim)
Stato della Città del Vaticano (italiano)
Estado da Cidade do Vaticano

Bandeira Brasão de armas

Lema: não tem
Hino nacional: Inno e Marcia Pontificale
("Hino e Marcha Pontifical")
Gentílico: Vaticano(a)[1]


Localização do Vaticano (em verde escuro) no continente europeu (a cinza escuro)

Capital Cidade do Vaticano[2]
41º 54'N 12° 27′E
Língua oficial Latim e italiano (de facto)
Governo Monarquia absoluta electiva teocrática[3]
- Papa Bento XVI
- Presidente do Governo Giovanni Lajolo
Independência Tratado de Latrão
- Data 11 de Fevereiro de 1929
Área
- Total 0,44 km² (232.º)
População
- Estimativa de 2007 800 hab. (220.º)
- Densidade 1.780 hab./km² (6.º)
PIB (base PPC)
- Total US$ 333 milhões (179.º)
- Per capita US$ 416 mil
Moeda Euro¹ (EUR)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) CEST (UTC+2)
Clima Mediterrâneo
Org. internacionais União Latina (observador)
ONU (observador)
Cód. ISO VAT
Cód. Internet .va
Cód. telef. +39
Website governamental www.vatican.va



¹ Antes da adopção do Euro, a moeda era a Lira italiana.
O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano (italiano: Stato della Città del Vaticano),[4] é o centro da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.[5][6]

A Cidade do Vaticano é uma cidade-estado que existe desde 1929. É distinta da Santa Sé, que remonta ao Cristianismo primitivo e é a principal sé episcopal de 1,142 bilhões de Católicos Romanos (Latinos e Orientais) de todo o mundo. Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicados em italiano; documentos oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim. As duas entidades ainda têm passaportes distintos: a Santa Sé, como não é um país, apenas trata de questões de passaportes diplomáticos e de serviço; o estado da Cidade do Vaticano cuida dos passaportes normais. Em ambos os casos, os passaportes emitidos são muito poucos.

O Tratado de Latrão, de 1929, que criou a cidade-estado do Vaticano, falou dela como uma nova criação (preâmbulo e no artigo III) e não como um vestígio dos muito maiores Estados Pontifícios (756-1870), que anteriormente abrangiam a Itália central. A maior parte deste território foi absorvido pelo Reino da Itália em 1860 e a porção final, ou seja, a cidade de Roma, com uma pequena área perto dele, dez anos depois, em 1870.

A Cidade do Vaticano é um estado eclesiástico[5] ou sacerdotal-monárquico,[3] governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé (Sancta Sedes) e o local de residência do Papa, referido como o Palácio Apostólico.

Os papas residem na área, que em 1929 tornou-se Cidade do Vaticano, desde o retorno de Avignon em 1377. Anteriormente, residiam no Palácio de Latrão na colina Celio no lado oposto de Roma, local que Constantino deu ao Papa Milcíades em 313. A assinatura dos acordos que estabeleceram o novo estado teve lugar neste último edifício, dando origem ao nome Tratado de Latrão, pelo qual é conhecido.

Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História
3 Geografia
4 Demografia
5 Política
6 Economia
7 Infraestrutura
7.1 Transportes
7.2 Comunicações
8 Cultura
8.1 Feriados
9 Referências
10 Ver também
11 Ligações externas


[editar] Etimologia
Originalmente, Vaticano era uma figura da mitologia romana que "abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro". Era também o nome de uma das sete colinas de Roma onde se erguia o Circo de Nero. Lá São Pedro foi martirizado e sepultado.[7]

A palavra Vaticanus e as suas variações, encontradas no dicionário latino-português de Geraldo de Ulhoa Cintra e José Cretela Junior, e outros dicionários de latino-português, começam por vatic, vates e vatis, todas elas estão relacionadas com o sentido de profecia. Juntando o prefixo vatic- com -anus, assim como Romanus é a combinação de Roma mais -anus, Colinas do Vaticano significa, portanto, Colinas da Profecia, sendo a palavra Vaticano a adaptação portuguesa da palavra Vaticanus.[8]

[editar] História
Ver artigo principal: História do Vaticano
Cidade do Vaticano

Património Mundial — UNESCO

Vista da Praça de São Pedro do topo da cúpula de Miguel Ângelo
Informações
Inscrição: 1984
Localização: Cidade do Vaticano, Estado da Cidade do Vaticano
Critérios: (i)(ii)(iv)(vi)
Descrição UNESCO: fr en

Nesta área originalmente desabitada (o Ager Vaticanus), do lado oposto do Rio Tibre na cidade de Roma, Agripina (14 a.C. - 18 de outubro de 33 d.C.) drenou o morro e arredores e construiu seus jardins no início da século I d.C.. O imperador Calígula (37-41) iniciou a construção de um circo (40 d.C.), que mais tarde foi completada por Nero, o Circus Gaii et Neronis,[9] mais conhecido simplesmente como o Circo de Nero. O obelisco do Vaticano foi originalmente tomado por Calígula a partir de Heliópolis, Egito, para decorar a coluna de seu circo e é, portanto, o seu último vestígio visível. Esta área se tornou o local do martírio de muitos cristãos, depois do Grande incêndio de Roma, em 64 d.C. A tradição antiga afirma que foi nesse circo que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Em frente ao circo havia um cemitério, sendo separados pela Via Cornelia. Monumentos funerários, mausoléus e túmulos, bem como pequenos altares a deuses pagãos de todos os tipos de religiões politeístas, eram construídos até a construção da Basílica de Constantino de São Pedro, na primeira metade do século IV. Os vestígios desta antiga necrópole foram trazidos à luz esporadicamente durante renovações por vários papas ao longo dos séculos, aumentando sua frequência durante a Renascença, até que foram sistematicamente escavadas por ordem de Papa Pio XII entre 1939-1941.

Em 326, a primeira igreja, a Basílica de Constantino, foi construída sobre o local onde os primeiros católicos romanos (desde o primeiro século da era cristã), bem como arqueólogos italianos, afirmam que foi o túmulo de São Pedro, enterrado em um cemitério comum no local. A partir de então a área começou a se tornar mais populosa, mas a maioria apenas por habitações ligadas à atividade de São Pedro. Um palácio foi construído próximo ao local da basílica já no século V, durante o pontificado de Papa Símaco, que foi papa no período de 498-514.[10]

O Vaticano foi dado pelo Tratado de Latrão, assinado por Benito Mussolini e o Papa Pio XI em 11 de Fevereiro de 1929. As terras tinham sido doadas em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos. Durante um período de quase mil anos, que teve início no império de Carlos Magno no século IX, os papas reinavam sobre a maioria dos Estados temporais do centro da península itálica, incluindo a cidade de Roma, e partes do sul da França. Pela maior parte deste tempo o Vaticano não foi a residência habitual dos Papas, mas o Palácio de Latrão, e nos últimos séculos, o Palácio do Quirinal, enquanto a residência entre 1309-77 foi em Avignon, na França.


Território do Vaticano de acordo com o Tratado de Latrão.Durante o processo de unificação da península, a Itália gradativamente absorveu os Estados Pontifícios. Em 1870, as tropas do rei Vítor Emanuel II entram em Roma e incorporam a cidade ao novo Estado. Em 13 de março de 1871, Vítor Emanuel II ofereceu como compensação ao Papa Pio IX uma indenização e o compromisso de mantê-lo como chefe do Estado do Vaticano, um bairro de Roma onde ficava a sede da Igreja.[11] O papa porém, recusa-se a reconhecer a nova situação e considera-se prisioneiro do poder laico. Além disso, proibiu os católicos italianos de votar nas eleições do novo reino.

Essa incómoda questão de disputas entre o Estado e a Igreja, chamada Questão Romana só terminou em fevereiro de 1929, quando o Papa Pio XI assina o Tratado de Latrão com o ditador fascista Benito Mussolini, aceitando a proposta que anteriormente havia sido negada pela papa Pio IX, pelo qual a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, declarado Estado soberano, neutro e inviolável.

Em 12 de fevereiro de 2009 Bento XVI participou das comemorações pelo 80º aniversário da fundação do Estado da Cidade do Vaticano. A RTE Orchestra acompanhada pela Our Lady's Choral Society, ambas de Dublín (Irlanda), interpretaram o oratório O Messias de Georg Friedrich Händel na "Aula Paulo VI". No final o Papa pronunciou um breve discurso dizendo que "se tratava de um pequeno território para uma grande missão".

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do Vaticano

Mapa da cidade do Vaticano.A área do Vaticano é de 0,44 quilômetros quadrados, sendo o menor país do mundo com reconhecimento internacional. O principado de Sealand é geralmente classificado como micronação, mas não um Estado soberano independente. Está situado no meio da capital italiana, Roma. Por isso, não possui área costeira. A defesa do país é da responsabilidade da Itália, enquanto que a segurança do Papa fica a cargo da Guarda Suíça. Fora da Cidade do Vaticano, o Estado possui 13 edifícios em Roma e Castel Gandolfo (A residência de Verão do Papa) gozando de direitos extraterritoriais. Partilha 3,2 km de fronteira com a Itália.

A cidade tem clima temperado, leve, com invernos chuvosos (de Setembro a meados de Maio) e verões quentes (de Maio a Setembro). Situa-se numa colina baixa. A colina foi chamada de Vaticana (em latim: Mons Vaticanus), uma vez que existia muito antes do cristianismo. O nome é suspeito de pertencer inicialmente à língua etrusca. O ponto mais baixo é um local sem nome situado a 19 metros. O ponto mais alto é outro local não nomeado que se situa 75 metros de altitude. O Vaticano não possui nenhum recurso natural.

É fundamentalmente urbano e nenhuma das terras está reservada para agricultura ou outro tipo de exploração de recursos naturais. A cidade-estado exibe um impressionante grau de economia, nascida da necessidade extremamente limitada, devido ao seu território. Assim, o desenvolvimento urbano é optimizado para ocupar menos de 50% da área total, ao passo que o resto é reservado para espaço aberto, incluindo os Jardins do Vaticano. O território possui muitas estruturas que ajudam a fornecer autonomia ao Estado soberano, estes incluem: linhas ferroviárias, heliporto, correios, estação de rádio, quartéis militares, palácios e gabinetes governamentais, instituições de ensino superior, cultural e de arte, e algumas Embaixadas.

O Vaticano faz fronteira apenas com a Itália, por Roma, ou seja, é um enclave independente. Sua fronteira com a Itália é a menor do mundo, com apenas 4,07 km.[12]

Em Julho de 2007, o Vaticano aceitou uma oferta que vai torná-lo o único estado neutro em relação ao carbono por ano, devido à doação do Vaticano da Floresta Clima na Hungria. A floresta possui tamanho suficiente para compensar as emissões de dióxido de carbono do Estado.[13]


Praça de São Pedro, a basílica e o obelisco, da Piazza Pio XII.
Visão de 360 graus da cúpula do Vaticano e de Roma, mostrando praticamente toda a Cidade do Vaticano.
[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Vaticano
A população vaticana é composta por membros da Igreja, que devido às suas funções, residem lá. Além do Papa, residem e trabalham lá Bispos, Cardeais, Arcebispos e outros funcionários importantes da Igreja Católica (existe um número reduzido de cidadãos comuns). A maioria dos funcionários estáveis é italiana. Um número considerável é suíço e o restante originário de diversos países.[carece de fontes?]

A religião é o catolicismo, que detém estatuto oficial. A língua oficial é o latim, embora só seja utilizado em documentos oficiais e em rituais cerimoniais. A língua falada é o italiano.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política do Vaticano

Palácio do Governo do Vaticano.O Papa, chefe de Estado eleito em um colégio de cardeais denominado conclave para um cargo vitalício, detém no Estado do Vaticano os poderes legislativo, executivo e judicial, desde a criação do Vaticano pelo Tratado de Latrão, em 1929.

Tecnicamente é uma Monarquia eletiva, não hereditária. Pode-se considerar o Vaticano como uma autocracia, porque todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário) estão concentrados na figura do Papa, que não possui qualquer órgão que fiscalize seus atos como governante, e, por ser considerado sucessor de São Pedro, não deve prestação de contas a ninguém, considerando-o um emissário de Deus na Terra. O termo cidade do Vaticano é referente ao Estado, enquanto Santa Sé é referente ao governo da Igreja Católica efetuado pelo Papa e pela Cúria Romana.


A Guarda Suíça e o seu tradicional uniforme.A Cúria Romana é efectivamente o governo do Estado e a gestão administrativa, pelo que o seu chefe, o Secretário de Estado, tem as incumbências equivalentes às de um Primeiro-Ministro. Outros cargos políticos encontram-se sob designações diversas nos diversos órgãos da Cúria Romana.

Formalmente constituído em 1929 com a configuração actual, o Estado do Vaticano administra as propriedades situadas em Roma e arredores que pertencem à Santa Sé. O Estado do Vaticano, com o estatuto de observador nas Nações Unidas, é reconhecido internacionalmente e foi admitido membro de pleno direito das Nações Unidas, em Julho de 2004, mas abdicou voluntariamente do direito de voto.

O Estado tem os seus próprios embaixadores ou representantes, um jornal oficial (Acta Apostolicae Sedis), uma estação de rádio, e uma força militar denominada Guarda Suíça. Emite autonomamente moeda (desde 2002, o euro), selos e passaportes.

A Santa Sé estabelece com muitos Estados tratados internacionais (concordatas), para assegurar direitos dos católicos ou da Igreja Católica naqueles Estados. Muitos foram assinados quanto os Estados se laicizaram, como forma de garantir direitos para a Igreja e permitir sua existência em tais países.

[editar] Economia

O reverso do €1 Vaticano, moeda produzida em 2006 retratando o atual papa, Bento XVI.Ver artigo principal: Economia do Vaticano
A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos das comunidades eclesiais (igrejas) pertencentes à Igreja Católica, Apostólica e Romana no mundo inteiro. Essa arrecadação supre fundos para as despesas do Vaticano com a evangelização e os programas sociais que desenvolve, igualmente no mundo inteiro. O país mantém um canal de donativos conhecido como "Óbulo de São Pedro", no qual o doador remete os fundos diretamente ao Vaticano.

Outra forma de captação de recursos é com o turismo no complexo dos "Museus Vaticanos". Não há outro lugar no mundo com tanto valor artístico e intelectual concentrado como no Arquivo Secreto do Vaticano, na Biblioteca Apostólica Vaticana, e nos acervos de arte (pintura, escultura e arte sacra) das igrejas romanas.

Através de um acordo com a Itália, representando a União Europeia, a unidade monetária do Vaticano é o Euro. O Estado tem a sua própria concepção de moedas e notas de euros, que têm aceitação na Itália e em outros países da Zona Euro. O Vaticano não tem uma casa de emissão própria, de forma que tenha acordado com a Itália para efectuar a cunhagem, que não pode ser superior a 1 milhão de euros anuais.

[editar] Infraestrutura
[editar] Transportes

Estação ferroviária do Vaticano.A Cidade do Vaticano possui uma rede de transportes razoavelmente bem desenvolvida considerando seu tamanho. Como um país que com 1,05 quilômetros de comprimento e 0,85 quilômetros de largura,[14] que tem um sistema de transporte de pequenas dimensões, sem aeroportos ou estradas. Existe um heliporto e uma ferrovia de bitola padrão conectando-se à rede da Itália e à estação de São Pedro de Roma por uma ferrovia de 852 metros, onde apenas 300 metros estão dentro do território do Vaticano. O Papa João XXIII foi o primeiro Papa a fazer uso desta estrada de ferro e o Papa João Paulo II a usou também, embora muito raramente. O transporte ferroviário é utilizado principalmente para transporte de mercadorias.[15] Como a Cidade do Vaticano não tem aeroportos (que é um dos poucos estados independentes no mundo sem um), é servido pelos aeroportos que servem a cidade de Roma, dentro do qual o Vaticano está localizado, a saber: Aeroporto Internacional de Roma e, em menor medida, o Aeroporto de Roma Ciampino, que serve como porta de entrada e partida para visitas internacionais do Papa.[15]

[editar] Comunicações

Máquina de selos do Serviço Postal do Vaticano.A cidade é servida por um sistema de telefone moderno e independente,[16] pela Farmácia do Vaticano e correios. O sistema postal foi fundado em 11 de Fevereiro de 1929, e dois dias mais tarde tornou-se operacional. Em 1 de Agosto, o estado começou a liberar seus próprios selos postais, sob a autoridade do Gabinete Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano.[17] O serviço postal da cidade é, por vezes, reconhecido como "o melhor do mundo",[18] e as cartas chegam ao seu destino antes do serviço postal de Roma.[18] O Vaticano também controla seu próprio domínio de Internet, que está registrado como (.va). O serviço de banda larga é amplamente fornecido na Cidade do Vaticano. À Cidade do Vaticano foi também atribuído um prefixo de rádio, HV, e às vezes é usada por operadores de rádio amador.

A Rádio Vaticano, que foi organizada por Guglielmo Marconi, faz transmissões em frequências de ondas curtas, ondas médias e FM e na Internet.[19] Suas principais antenas de transmissão estão localizados em território italiano. Serviços de televisão são fornecidos através de uma outra entidade, o Centro Televisivo Vaticano.[20]

L'Osservatore Romano é o jornal oficial semi-multilingue da Santa Sé. É publicado por uma empresa privada, sob a direção de leigos católicos, mas como relatórios sobre as informações oficiais. No entanto, os textos oficiais de documentos estão na Acta Apostolicae Sedis, o jornal oficial da Santa Sé, que tem um apêndice para documentos da Cidade do Vaticano.

Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano, L'Osservatore Romano não são órgãos de Estado do Vaticano, mas da Santa Sé, e estão listadas como tal no Anuário Pontifício, que coloca-os na seção "Instituições ligadas com a Santa Sé.", à frente das secções de serviço diplomático da Santa Sé no estrangeiro e ao Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé, após o que é colocado na seção sobre o Estado da Cidade do Vaticano.

[editar] Cultura

Pietà de Michelangelo, uma das obras de arte mais conhecidas do Vaticano.Ver artigo principal: Cultura do Vaticano
A cultura do Vaticano é obviamente correspondente à cultura da Igreja Católica e o seu expoente são as obras de arquitectura como a Basílica de São Pedro, a Arquibasílica de São João Latrão, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano. O palácio onde reside o Papa tem 5 mil quartos, duzentas salas de espera, 22 pátios, cem gabinetes de leitura, trezentas casas de banho e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.

Guarda Suíça é o nome que recebe o grupo de soldados contratados para proteger o Papa. Foi criado no século XV.

Dos fogões vaticanos saíram tentações como os ovos beneditinos (um capricho de Bento XI), a lagosta com trufa branca (habitual nas coroações do Renascimento), a musse de faisão ao molho chaudfroid (prato preferido de Pio VI) ou o maçapão de água de rosas (uma iguaria na Idade Média).

[editar] Feriados
Santa Sé
Política e Governo

Papa
Bento XVI
Cúria Romana
Secretaria de Estado
Congregações Romanas
Vigário Geral de Roma
Vaticano
Pontifícia Comissão
Presidente
Conclave: 2005
Tratado de Latrão

Data Nome em português Nome local Observações
1 de janeiro Ano novo Capodanno
6 de janeiro Epifania Epifania
11 de fevereiro Aniversário da independência
19 de março São José San Giuseppe
Variável Páscoa Pasqua
Variável Segunda-feira de Páscoa Pasqua
1 de maio Dia do trabalhador Festa del Lavoro
Variável Quinta-feira de Ascensão
Variável Corpo de Cristo Corpus christi
29 de junho São Pedro e São Paulo San Pietro e San Paolo
15 de agosto Assunção de Nossa Senhora Assunzione della B.V. Maria
16 de agosto Assunção de Nossa Senhora Assunzione della B.V. Maria
1 de novembro Dia de Todos os Santos Tutti i Santi
8 de dezembro Imaculada Conceição Immacolata Concezione
25 de dezembro Natal Natale
26 de dezembro Santo Estêvão Santo Stefano

Referências
↑ Dicionário de Língua Portuguesa - Tomo II, Texto Editores, 2006, página 1497, ISBN 972-47-3173-1/(978-972-47-3173-5)
↑ A Cidade do vatciano é uma cidade-estado
↑ a b catholic-pages.com
↑ "Stato della Città del Vaticano" é o nome usado no Tratado de Latrão (artigo 26).
↑ a b Holy See (Vatican City). CIA — The World Factbook. Página visitada em 2007-02-22.
↑ Vatican City State. Vatican City Government. Página visitada em 2007-11-28.
↑ Origem do nome "Vaticano"
↑ "A Igreja Católica em Apocalipse 17"
↑ Lanciani, Rodolfo (1892). Pagan and Christian Rome Houghton, Mifflin.
↑ Columbia Encyclopedia, Sixth Edition, 2001-2005
↑ http://www.newadvent.org/cathen/12134b.htm New Advent Pope Pius IX
↑ Só geografia. Fronteira Vaticano e Itália. Página visitada em 15 de maio de 2009.
↑ The Vatican to go carbon neutral (em inglês)
↑ Holy See - State of the Vatican City. Vatican Papal Conclave. Página visitada em 2007-11-28.
↑ a b Vatican City State Railway Railways of the World. Sinfin.net. Página visitada em 2006-08-08.
↑ On call 24/7: Vatican phone system directs thousands of call each day, 24 July 2006.
↑ The Early Definitives. Vatican Philatelic Society. Página visitada em 2007-11-28.
↑ a b Hail Marys Not Needed: Vatican Mail Will Deliver. New York Times. Página visitada em 2007-11-28.
↑ Vatican Radio - Index. Vatican.va (2005-09-02). Página visitada em 2009-05-06.
↑ Vatican Television Center - Index. Vatican.va. Página visitada em 2009-05-06.
[editar] Ver também
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Commons
Wikiquote
A Wikipédia possui a categoria:
VaticanoBasílica de São Pedro
Cúria Romana
Estação ferroviária do Vaticano
Praça de São Pedro
Obelisco do Vaticano
Cidade-estado
Catolicismo
Cristianismo
Itália
Império Romano
Jesus Cristo
Papa
Questão romana
Roma
Santa Sé
São Pedro


[editar] Ligações externas
Sítio oficial do Vaticano
Sitio oficial da Santa Sé, em português
Notícias diárias do Vaticano em português
Vaticano web
A Nova Lei Fundamental do Estado da Cidade do Vaticano
Vaticano
Bandeira • Brasão • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Imagens

[Expandir]Vaticano
[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eUnião Latina
Membros Andorra • Angola • Bolívia • Brasil • Cabo Verde • Chile • Colômbia • Costa do Marfim • Costa Rica • Cuba • República Dominicana • Equador • Espanha • Filipinas • França • Guatemala • Guiné Bissau • Haiti • Honduras • Itália • México • Moçambique • Moldávia • Mônaco • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • Romênia • São Marinho • São Tomé e Príncipe • Senegal • Timor-Leste • Uruguai • Venezuela
Observadores Argentina • Ordem Soberana e Militar de Malta • Vaticano

[Expandir]v • ePaíses desenvolvidos
Alemanha | Andorra | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Liechtenstein | Luxemburgo | Mónaco | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Portugal | Reino Unido | San Marino | Singapura | Suécia | Suíça | Taiwan | Vaticano

[Expandir]v • eMonarquias
Monarquias absolutas Arábia Saudita · Brunei · Omã · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
constitucionais Antígua e Barbudac · Austráliac · Andorra · Bahamasc · Bahrein · Barbadosc · Belizec · Bélgica · Butão · Camboja · Canadác · Dinamarca · Emirados Árabes Unidosu · Espanha · Granadac · Ilhas Salomãoc · Jamaicac · Japãoj · Jordânia · Kuwait · Liechtenstein · Lesoto · Luxemburgo · Malásia · Mónaco · Marrocos · Nova Zelândiac · Noruega · Países Baixos · Papua-Nova Guinéc · Qatarq · Reino Unidoc · São Cristóvão e Nevisc · São Vicente e Granadinasc · Santa Lúciac · Suécia · Tailândia · Tonga · Tuvaluc
Monarquias electivas Andorra · Camboja · Emirados Árabes Unidosu · Kuwait · Malásia · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
subnacionais Ankole (Uganda) · Ashanti (Gana) · Buganda (Uganda) · Bunyoro (Uganda) · Busoga (Uganda) · Māori (Nova Zelândia) · Sigave (Wallis e Futuna) · Toro (Uganda) · Uvea (Wallis e Futuna) · Zululândia (África do Sul)
(c) Nos 16 membros da Commonwealth, o monarca, à excepção do Reino Unido, é representado por um Governador Geral. · (j) Monarca discutível como sendo o verdadeiro Chefe de Estado. · (q) Tecnicamente uma monarquia constitucional mas mostra eficazes propriedades de uma monarquia absoluta. (u) O monarca utiliza o título não-monárquico de "Presidente".

[Expandir]v • ePatrimónio Mundial no Vaticano
Basílica de São Paulo Extramuros • Cidade do Vaticano

[Expandir]v • eCapitais da Europa
Amsterdão • Ancara • Andorra la Vella • Astana • Atenas • Baku • Belgrado • Berlim • Berna • Bratislava • Bruxelas • Bucareste • Budapeste • Copenhaga • Dublin • Erevan • Estocolmo • Helsínquia • Lisboa • Liubliana • Londres • Luxemburgo • Madri • Minsk • Moscovo • Nicósia • Oslo • Paris • Praga • Pristina • Podgorica • Quichinau • Kiev • Reykjavík • Riga • Roma • São Marinho • Sarajevo • Skopje • Sófia • Tallinn • Tbilisi • Tirana • Vaduz • Valeta • Varsóvia • Cidade do Vaticano • Viena • Vilnius • Zagrebe

[Expandir]v • eIgreja Católica Romana
Catolicismo · Cristianismo
História Jesus · Os Doze Apóstolos · Igreja primitiva · História do Papado · Concílios ecuménicos · Perseguições · Constantino I · Estados Papais · Cruzadas · Cisma do Oriente · Questão das Investiduras · Cisma do Ocidente · Reforma protestante · Contra-reforma · Missões · Questão Romana · Concílio Vaticano II
Hierarquia Papa · Cardeal · Patriarca · Primaz · Metropolita · Arcebispo · Bispo · Abade · Prelado · Presbítero · Diácono · Consagrado · Leigo
Doutrina e
Teologia SS Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) · Bíblia · Tradição · Credo · Dogmas · Pecado original · Cristologia · Graça · Igreja · Escatologia · Salvação · Santidade · Justificação · Reino de Deus · Dez Mandamentos · Sermão da Montanha · Sete Sacramentos · Virgem Maria · Mariologia · Doutrinas marianas · Infalibilidade papal · Padres da Igreja · Doutores da Igreja · Corpus Mysticum · Comunhão dos Santos · Indulgência · Sucessão apostólica · Magistério · Modernismo · Heresias · Teologia da libertação · Doutrina Social · Apologética · Moral · Catecismo
Culto Liturgia · Missa · Liturgia das Horas · Piedade popular · Latria · Dulia · Hiperdulia · Veneração · Devoção · Orações · Ano litúrgico · Ritos litúrgicos latinos · Ritos litúrgicos orientais · Festividades e Celebrações
Organização
e Governo Igreja Católica no mundo · Organizações e movimentos católicos · Ordem religiosa · Congregação religiosa · Institutos seculares · Circunscrição eclesiástica · Igreja particular · 23 Igrejas sui juris: Rito latino e 22 Ritos orientais · Cúria Romana · Santa Sé · Nunciatura apostólica · Vaticano · Direito canônico · Concordata
Últimos Papas Bento XVI · João Paulo II · João Paulo I · Paulo VI · João XXIII · Pio XII · Pio XI · Bento XV · Pio X · Leão XIII · Pio IX
Outros Críticas · Arte · Templos · Católicos famosos · Documentos · Ecumenismo · Espiritualidade · Pastoral · Tradicionalismo · Educação · Evangelização · Canonização · Santos e Beatos · Anticatolicismo
Portal:Cristianismo

[Expandir]v • eLocais importantes do Cristianismo
Oriente Médio Antioquia · Belém · Betsaida · Cafarnaum · Éfeso · Jerusalém · Decápolis · Mar da Galiléia · Mar Vermelho · Nazaré · Rio Jordão · Tarso
Ocidente Patmos · Roma · Santiago de Compostela · Vaticano · Wittenberg · Worms
Templos Basílica da Natividade · Basílica de Nossa Senhora Aparecida · Basílica de São Pedro · Santa Maria del Fiore · Santo Sepulcro · Santuário de Fátima
Montes e Montanhas Monte Carmelo · Monte das Oliveiras · Monte da Quarentena · Monte Sinai



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano"
Categorias: Patrimônio Mundial da UNESCO no Estado da Cidade do Vaticano | Vaticano
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé | !Artigos destacados na Wikipédia em finlandês
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Correlatos
Commons Wikiquote Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Chavacano de Zamboanga Нохчийн Cebuano Soranî / کوردی Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Furlan Frysk Gaeilge Gagauz Gàidhlig Galego Avañe'ẽ Gaelg Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Kongo Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар Ripoarisch Kurdî Коми Kernewek Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lingála Lietuvių Latviešu Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Rumantsch Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt West-Vlams Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 17h14min de 20 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas