sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

7116 - REVOLUÇÃO FRANCESA

Visita Wikilingue.comRevolução francesa
Revolução francesa
De Wikipedia, a enciclopedia livre


Tomada da Bastilla, 14 de julho de 1789 .A Revolução francesa foi um conflito social e político, com diversos períodos de violência, que convulsionó França e, por extensão de seus envolvimentos, a outras nações da Europa que enfrentavam a partidários e opositores do sistema conhecido como o Antigo Regime. Iniciou-se com a autoproclamación do Terceiro Estado como Assembleia Nacional em 1789 e finalizou com o golpe de estado de Napoleón Bonaparte em 1799 .

Conquanto a organização política da França oscilou entre república, império e monarquia constitucional durante 71 anos após que a Primeira República caísse depois do golpe de Estado de Napoleón Bonaparte, o verdadeiro é que a revolução marcou o final definitivo do absolutismo e deu a luz a um novo regime onde a burguesía, e em algumas ocasiões as massas populares, se converteram na força política dominante no país. A revolução socavou as bases do sistema monárquico como tal, para além de seus estertores, na medida que lhe derrocou com um discurso capaz do voltar ilegítimo.

Conteúdo
[ocultar]
1 Antecedentes
2 Causas
3 Estados Gerais de 1789
4 Assembleia Nacional
5 Estalla a revolução
5.1 Perda de poder da Igreja
5.2 Aparecimento das facções
6 Caminho à Constituição
7 Desde o aniversário da tomada da Bastilla até a morte de Mirabeau
8 Últimos dias da Assembleia Constituinte
9 A Assembleia Legislativa e a queda da monarquia
10 A Convenção
11 O reino do terror
12 Napoleón e a tomada do poder
12.1 O Consulado
12.2 Primeiro Império
13 A Bandeira Francesa e os símbolos da Revolução
14 A Declaração de Direitos
15 Veja-se também
16 Referências
17 Bibliografía complementar
18 Enlaces externos


Antecedentes
Os escritores do século XVIII, filósofos, politólogos, cientistas e economistas, denominados philosophes, e desde 1751 enciclopedistas, contribuíram a minar as bases do Direito Divino dos reis. Mas já no racionalismo de René Descartes poderia quiçá se encontrar o fundamento filosófico da Revolução. Deste modo, a sozinha proposição «Penso, depois existo» levaria implícito o processo contra Luis XVI.

A corrente de pensamento vigente na França era a Ilustração, cujos princípios se baseavam na razão, a igualdade e a liberdade. A Ilustração tinha servido de impulso às Treze Colónias norte-americanas para a independência de suas metrópoles européia. Tanto a influência da Ilustração como o exemplo dos Estados Unidos serviram de «trampolín» ideológico para o início da revolução na França.

Causas
Em termos gerais foram vários os factores que influíram na Revolução: um regime monárquico que sucumbiria ante sua própria rigidez no contexto de um mundo cambiante; o surgimiento de uma classe burguesa que nasceu séculos atrás e que tinha atingido um grande poder no terreno económico e que agora começava a propugnar o político; o descontentamento das classes populares; a expansão das novas ideias liberais; a crise económica que imperó na França depois das más colheitas agrícolas e os graves problemas hacendísticos causados pelo apoio militar à independência dos Estados Unidos. Esta intervenção militar converter-se-ia em arma de duplo fio, pois, pese a ganhar a França a guerra contra Grã-Bretanha e resarcirse assim da anterior derrota na Guerra dos Sete Anos, a fazenda ficou em bancarrota e com uma importante dívida externa. Os problemas fiscais da monarquia, junto ao exemplo de democracia do novo Estado emancipado precipitaram os acontecimentos.

Desde o ponto de vista político, foram fundamentais ideias tais como as expostas por Voltaire , Rousseau ou Montesquieu (como por exemplo, os conceitos de liberdade política, de fraternidad e de igualdade, ou de rejeição a uma sociedade dividida, ou as novas teorias políticas sobre a separação de poderes do Estado). Todo isso foi rompendo o prestígio das instituições do Antigo Regime, ajudando a seu desplome.

Desde o ponto de vista económico, a inmanejable dívida do Estado foi exacerbada por um sistema de extrema desigualdade social e de altos impostos que os estamentos privilegiados, nobreza e clero não tinham obrigação de pagar, mas que sim oprimia ao resto da sociedade. Teve um aumento das despesas do Estado simultâneo a um descenso da produção agrária de terratenientes e camponeses, o que produziu uma grave escassez de alimentos nos meses precedentes à Revolução. As tensões, tanto sociais como políticas, muito tempo contidas, se desataram em uma grande crise económica em consequência dos dois factos pontuas assinalados: a colaboração interessada da França com a causa da independência estadounidense (que ocasionou um gigantesco déficit fiscal) e o aumento dos preços agrícolas.

O conjunto da população mostrava um ressentimento generalizado dirigido para os privilégios dos nobres e o domínio da vida pública por parte de uma ambiciosa classe profissional e comerciante. O exemplo do processo revolucionário estadounidense abriu os horizontes de mudança político.

Estados Gerais de 1789
Artigo principal: Estados Gerais da França
Os Estados Gerais estavam formados pelos representantes da cada estamento. Estes estavam separados à hora de deliberar, e tinham só um voto por estamento. A convocação de 1789 foi um motivo de preocupação para a oposição, porquanto existia a crença de que não era outra coisa que uma tentativa, por parte da monarquia, de manipular a assembleia a seu desejo. A questão que se propunha era importante. Estava em jogo a ideia de soberania nacional, isto é, admitir que o conjunto dos deputados dos Estados Gerais representava a vontade da nação.

O terceiro impacto dos Estados Gerais foi de grande tumulto político, particularmente pela determinação do sistema de votação. O Parlamento de Paris propôs que se mantivesse o sistema de votação que se tinha usado em 1614 , conquanto os magistrados não estavam muito seguros a respeito de qual tinha sido em realidade tal sistema. Sim sabia-se, em mudança, que em dita assembleia tinham estado representados (com o mesmo número de membros) a nobreza (Primeiro Estado), o clero (Segundo Estado) e a burguesía (Terceiro Estado). Imediatamente, um grupo de liberais parisinos denominado Comité dos Trinta», composto principalmente por gente da nobreza, começou a protestar e agitar, reclamando que se duplicasse o número de asambleístas com direito a voto do Terceiro Estado (isto é, os «Comuns»). O governo aceitou esta proposta, mas deixou à Assembleia o labor de determinar o direito de voto. Este cabo solto criou grande tumulto.

O rei e uma parte da nobreza não aceitaram a situação. Os membros do Terceiro Estamento se autoproclamaron Assembleia Nacional, e comprometeram-se a escrever uma Constituição. Sectores da aristocracia confiavam em que estes Estados Gerais pudessem servir para recuperar parte do poder perdido, mas o contexto social já não era o mesmo que em 1614 . Agora existia uma elite burguesa que tinha uma série de reivindicações e interesses que chocavam frontalmente com os da nobreza (e também com os do povo, coisa que demonstrar-se-ia nos anos seguintes).

Assembleia Nacional
Artigo principal: Assembleia Nacional

O Juramento do Jogo de Pelota, obra de Jacques-Louis David.Quando finalmente os Estados Gerais da França se reuniram em Versalles o 5 de maio de 1789 e se originaram as disputas com respeito ao tema das votações, os membros do Terceiro Estado deveram verificar suas próprias credenciais, começando ao fazer o 28 de maio e finalizando o 17 de junho, quando os membros do Terceiro Estado se declararam como únicos integrantes da Assembleia Nacional: esta não representaria às classes pudientes senão ao povo em si. A primeira medida da Assembleia foi votar a «Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão». Conquanto convidaram aos membros do Primeiro e Segundo Estado a participar nesta assembleia, deixaram em claro suas intenções de proceder inclusive sem esta participação.

A monarquia, oposta à Assembleia, fechou as salas onde esta se estava a reunir. Os asambleístas mudaram-se a um edifício próximo, onde a aristocracia acostumava a jogar o jogo da pelota, conhecido como Jeu de paume. Ali é onde procederam com o que se conhece como o «Juramento do Jogo da Pelota» o 20 de junho de 1789, prometendo não se separar até tanto dessem a França uma nova constituição. A maioria dos representantes do clero uniram-se à Assembleia, ao igual que 47 membros da nobreza. Já o 27 de junho, os representantes da monarquia se deram por vencidos. Também por essa data grandes contingentes de tropas militares começaram a chegar a Paris e Versalles. As mensagens de apoio à Assembleia llovieron desde Paris e outras cidades. O 9 de julho a Assembleia nomeou-se a si mesma «Assembleia Nacional Constituinte».

Estalla a revolução
Artigo principal: Tomada da Bastilla

A Liberdade guiando ao povo, pintura de Eugène Delacroix, erroneamente associada à Revolução de 1789 pese a que corresponde aos acontecimentos revolucionários de 1830 . Museu do Louvre, ParisO 11 de julho de 1789, o rei Luis XVI, actuando baixo a influência dos nobres conservadores ao igual que a de seu irmão, o Conde D'Artois, despediu ao ministro Necker e ordenou a reconstrução do Ministério de Finanças. Grande parte do povo de Paris interpretou esta medida como um auto-golpe da realeza, e se lançou à rua em aberta rebelião. Alguns dos militares se mantiveram neutros, mas outros se uniram ao povo pelo medo ao que poder-lhes-ia suceder.

O 14 de julho o povo de Paris respaldou nas ruas a seus representantes e, ante o temor de que as tropas reais os detivessem, assaltaram a fortaleza da Bastilla, símbolo do absolutismo monárquico, mas também ponto estratégico do plano de repressão de Luis XVI, pois seus canhões apontavam aos bairros operários. Depois de quatro horas de combate, os insurgentes tomaram a prisão, matando a seu governador, o Marqués Bernard de Launay. Conquanto só quatro presos foram libertos, a Bastilla se converteu em um potente símbolo de todo o que resultava despreciable no Antigo Regime. Retornando à Prefeitura, a multidão acusou ao prefeito Jacques de Flesselles de traição, quem recebeu um balazo que o matou. Sua cabeça foi cortada e exibida na cidade fincada em uma pica, nascendo desde então o costume de passear em uma pica as cabeças dos decapitados, o que se voltou muito comum durante a Revolução.

A Revolução foi-se estendendo por cidades e povos, criando-se novas prefeituras que não reconheciam outra autoridade que a Assembleia Nacional Constituinte. Os camponeses deixaram de pagar impostos e destruíram castelos e todo o que simbolizava à aristocracia. A Assembleia Nacional, actuando por trás dos novos acontecimentos, suprimiu por lei as servidões pessoais (abolição do feudalismo), os diezmos e as justiças señoriales, que já tinham sido suprimidos de facto pelo campesinado, instaurando a igualdade ante o imposto, ante penas e no acesso a cargos públicos. O rei, junto com seus seguidores militares, retrocedeu ao menos pelo momento. Lafayette tomou o comando da Guarda Nacional de Paris e Jean-Sylvain Bailly, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, foi nomeado novo prefeito de Paris. O rei visitou Paris o 27 de julho e aceitou a bandeira tricolor.

No entanto, após estes actos de violência, os nobres, não muito seguros do rumo que tomaria a reconciliação temporária entre o rei e o povo, começaram a sair do país, alguns com a intenção de fomentar uma guerra civil na França e de levar às nações européias a respaldar ao rei. Estes foram conhecidos como os émigrés («emigrados»).

A insurrección e o espírito de poder popular seguiram estendendo-se por toda a França. Nas áreas rurais levaram-se a cabo actos de queima de títulos sobre terras, e vários castelos e palácios foram atacados. Esta insurrección agrária conhece-se como A Grande Peur («o Grande Medo»).

O 4 de agosto de 1789, na chamada «Noite da loucura», a Assembleia Nacional Constituinte aboliu o feudalismo, eliminando as prebendas que recebia o clero e os direitos señoriales dos nobres (como por exemplo, o privilégio de não pagar impostos do que gozavam). Em matéria de horas, os nobres e o clero perderam seus privilégios. O curso dos acontecimentos estava já marcado, conquanto levou quatro anos a implantação do novo modelo.

Perda de poder da Igreja
A revolução enfrentou-se duramente com a Igreja católica que passo a depender do Estado. Em 1790 eliminou-se a autoridade da Igreja de impor impostos sobre as colheitas, eliminaram-se também os privilégios do clero e se confiscaram seus bens. Baixo o Antigo Regime a Igreja era o maior terrateniente do país. Mais tarde se promulgó uma legislação que convertió ao clero em empregados do Estado. Estes foram uns anos de dura repressão para o clero, sendo comuns a prisão e massacre de sacerdotes em toda a França. O Concordato de 1801 entre a Assembleia e a Igreja finalizou este processo e estabeleceram normas de convivência que se mantiveram vigentes até o 11 de dezembro de 1905 , quando a Terceira República sentenciou a separação definitiva entre a Igreja e o Estado. O velho calendário gregoriano, próprio da religião católica foi anulado por Billaud-Varenne , em favor de um «calendário republicano» e uma nova era que estabelecia como primeiro dia o 22 de setembro de 1792.

Aparecimento das facções

Honore Gabriel Victor Riqueti, Conde de Mirabeau (1749–1791).Vejam-se também: Esquerda e Direita

Maximiliano Robespierre (1758–1794), líder revolucionário francês.Cedo começaram a aparecer facções dentro da Assembleia. O aristócrata Jacques Cazales e o abad Jean-Sifrein Maury encabeçaram um grupo de direita oposto à Revolução. Outros, como Jean Mounier, o Conde de Lally-Tollendal, o Conde de Clermont-Tonnerre e o Conde de Vyrieu, formaram um grupo denominado «Democratas Realistas», que abogaba pelo estabelecimento de um regime parecido ao britânico. Por outra parte, Mirabeau, Lafayette e Bailly representavam a asa centro-esquerdista da assembleia. Não faltavam os radicais esquerdistas entre os que destacava o advogado Maximilien Robespierre (ver mais abaixo).

O 27 de agosto de 1789 a Assembleia publicou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão inspirando-se em grande parte na Declaração de Independência dos Estados Unidos e estabelecendo o princípio de liberdade, igualdade e fraternidad. Dita declaração estabelecia uma série de princípios mais que uma constituição com efeitos legais.

Caminho à Constituição
A Assembleia Nacional Constituinte não era só um órgão legislativo senão a encarregada de redigir uma nova Constituição. Alguns, como Necker, favoreciam a criação de uma assembleia bicameral em onde o senado seria escolhido pela Coroa entre os membros propostos pelo povo. Os nobres, por sua vez, favoreciam um senado composto por membros da nobreza elegidos pelos próprios nobres. Prevaleceu, no entanto, a tese liberal de que a Assembleia teria uma sozinha câmara, ficando o rei só com o poder de veto, podendo pospor a execução de uma lei, mas não sua total eliminação.

O movimento dos monárquicos para bloquear este sistema foi desmontado pelo povo de Paris , composto fundamentalmente por mulheres (telefonemas depreciativamente «As Fúrias»), que marcharam o 5 de outubro de 1789 sobre Versalles. Depois de vários incidentes, o rei e sua família viram-se obrigados a abandonar Versalles e transladaram-se ao Palácio das Tullerías em Paris.

Desde o aniversário da tomada da Bastilla até a morte de Mirabeau
Os eleitores tinham escolhido aos membros dos Estados Gerais por um período de um ano, mas de acordo ao Juramento do Jeu de paume, os membros do Terceiro Estado, também chamados os «comuns», lembraram não abandonar a Assembleia em tanto não se tivesse elaborado uma Constituição.

Durante 1790 intensificou-se a luta política e inclusive produziram-se movimentos anti-revolucionários, mas sem sucesso. Neste período começaram-se a formar clubes» políticos entre os que destacavam os Jacobinos. Em agosto de 1790 existiam 152 clubes jacobinos.

Enquanto, a Assembleia trabalhava para estabelecer uma nova Constituição. Uma nova organização judicial deu características temporárias a todos os magistrados e total independência da Coroa. Ao rei só lhe ficou o poder executivo. A assembleia, por sua vez, eliminou todas as barreiras comerciais e suprimiu as organizações empresariais e operárias; em adiante, os indivíduos que quisessem desenvolver práticas comerciais precisariam uma licença, e se aboliu o direito à greve.

A princípios de 1791 , a Assembleia considerou introduzir uma legislação contra os franceses que emigraram durante a Revolução (émigrés). Pretendia-se coartar a liberdade de sair do país. Mirabeau opôs-se rotundamente a isto. No entanto, o 2 de março de 1791 Mirabeau falece, e a Assembleia adopta esta draconiana medida.

O 20 de junho de 1791 , Luis XVI, oposto ao curso que ia tomando a Revolução, fugiu junto com sua família das Tullerías. No entanto, ao dia seguinte cometeu a imprudencia de deixar-se ver, foi preso em Varennes por um oficial do povo e devolvido a Paris escoltado pela guarda. A seu regresso a Paris o povo manteve-se em silêncio, e tanto ele como sua esposa, Maria Antonieta, seus dois filhos (María Teresa e Luis-Carlos, futuro Luis XVII) e sua irmã (Madame Isabel) permaneceram baixo custodia.

Últimos dias da Assembleia Constituinte
Ainda que existia uma forte corrente política que favorecia a monarquia constitucional, ao final venceu a tese de manter ao rei como uma figura decorativa. Jacques Pierre Brissot introduziu uma petição fazendo questão de que, aos olhos do povo, Luis XVI tinha sido deposto pelo facto de sua fugida. Uma imensa multidão se congregó no Campo de Marte para assinar dita petição. Georges Danton e Camille Desmoulins pronunciaram discursos exaltados. A Assembleia pediu às autoridades municipais guardar a ordem. Baixo o comando da Fayette, a Guarda Nacional enfrentou-se à multidão. Ao princípio, depois de receber uma onda de pedras, os soldados responderam disparando ao ar; dado que a multidão não cedia, Lafayette ordenou disparar aos manifestantes, ocasionando mais de 50 mortos.

Depois deste massacre, as autoridades fecharam vários clubes políticos, bem como vários jornais radicais como o que editava Jean-Paul Marat. Danton se fugó a Inglaterra e Desmoulins e Marat permaneceram escondidos.

Enquanto, a Assembleia tinha redigido a Constituição e o rei tinha sido restituído, aceitando-a. O rei pronunciou um discurso ante a Assembleia, que foi acolhido com um forte aplauso. A Assembleia Constituinte cessou em suas funções o 29 de setembro de 1791.

A Assembleia Legislativa e a queda da monarquia

Georges-Jacques Danton
O calendário republicano
10 de agosto de 1792 , Comuna de ParisBaixo a Constituição de 1791, França funcionaria como uma monarquia constitucional. O rei tinha que compartilhar seu poder com a Assembleia, mas ainda mantinha o poder de veto e a potestade de eleger a seus ministros.

A Assembleia Legislativa reuniu-se pela primeira vez o 1 de outubro de 1791, degenerando em um caos em um ano depois. Compunham-na 264 deputados situados à direita: feuillants (dirigidos por Barnave, Duport e Lameth), e girondinos, porta-vozes republicanos da grande burguesía. No centro figuravam 345 deputados independentes, carentes de programa político definido. À esquerda 136 deputados inscritos no clube dos jacobinos ou no dos cordeliers, que representavam ao povo plano parisino através de seu periódicos L´Ami du Peuple e Lhe Père Duchesne, e com Marat e Hebert como porta-vozes. Pese a sua importância social e o apoio popular e da pequena burguesía, na Assembleia era escassa a influência da esquerda, pois a Assembleia estava dominada pelas ideias políticas que representavam os girondinos. Enquanto os jacobinos têm detrás à grande massa da pequena burguesía, os cordeliers contam com o apoio do povo plano, através das secções parisienses.

Este grande número de deputados deu lugar aos clubes, germen dos partidos políticos. O mais célebre dentre estes foi o partido dos jacobinos, dominado por Robespierre . À esquerda deste partido encontravam-se os cordeleros, quem defendiam o sufragio universal masculino (direito de todos os homens ao voto a partir de uma determinada idade). Os cordeliers queriam a eliminação da monarquia e instauración da república. Estavam dirigidos por Jean-Paul Marat e Georges Danton, representando sempre ao povo mais humilde. O grupo de ideias mais moderadas era o dos girondinos, que defendiam o sufragio censitario e propugnaban uma monarquia constitucional. Também se encontravam aqueles que faziam parte de «o Pântano», ou «o Plano», como eram chamados aqueles que não tinham um voto próprio, e que se iam pelas proposições que mais lhes convinham, já viessem dos jacobinos ou dos girondinos.

Nos primeiros meses de funcionamento da Assembleia, o rei tinha vetado uma lei que ameaçava com a condenação a morte aos émigrés, e outra que exigia ao clero prestar juramento de lealdade ao Estado. Desacordos deste tipo foram os que levaram mais adiante à crise constitucional.

Enquanto, duas potências absolutistas européias, Áustria e Prusia, dispuseram-se a invadir a França revolucionária, o que fez que o povo francês se convertesse em um exército nacional, disposto a defender e a difundir a nova ordem revolucionária por toda a Europa. Durante a guerra, a liberdade de expressão permitiu que o povo manifestasse sua hostilidade para a rainha María Antonieta (chamada «a Austriaca» por ser filha de um imperador daquele país e «Madame Déficit» pela despesa que representava ao Estado, que não era maior que a maioria dos cortesanos) e contra Luis XVI, que quase sempre se negava a assinar leis propostas pela Assembleia Legislativa.

O 10 de agosto de 1792 , as massas assaltaram o Palácio das Tullerías, e a Assembleia Legislativa voltou a suspender as funções constitucionais do rei. A Assembleia acabou convocando eleições com o objectivo de configurar (por sufragio universal) um novo parlamento que receberia o nome de Convenção. Aumentava a tensão política e social na França, bem como a ameaça militar das potências européias. O conflito propunha-se assim entre uma monarquia constitucional francesa em caminho de converter em uma democracia republicana, e as monarquias européias absolutas. O novo parlamento elegido nesse ano aboliu a monarquia e proclamou a República. Criou também um novo calendário, segundo o qual no ano 1792 converter-se-ia no ano 1 de sua nova era.

O governo passou a depender da Comuna insurreccional. Quando a Comuna enviou grupos de sicarios às prisões, assassinaram a 1.400 vítimas, e pediu a outras cidades da França que fizessem o mesmo, a Assembleia não opôs resistência. Esta situação persistiu até o 20 de setembro de 1792, em que se criou um novo corpo legislativo denominado Convenção, que de facto se converteu no novo governo da França.

A Convenção
Artigo principal: Convenção Nacional

Execução do rei Luis XVIO poder legislativo da nova República esteve a cargo da Convenção, enquanto o poder executivo recayó sobre o Comité de Salvação Nacional.

No Manifesto de Brunswick, os Exércitos Imperiais e de Prusia ameaçaram com invadir a França se a população resistia-se à restauração da monarquia. Isto ocasionou que Luis XVI fosse visto como conspirador com os inimigos da França. O 17 de janeiro de 1793 , a Convenção condenou ao rei a morte por uma pequena maioria, acusando-o de conspiração contra a liberdade pública e a segurança geral do Estado». O 21 de janeiro o rei foi executado, o qual acendeu novamente o estopim da guerra com outros países europeus. A rainha Maria Antonieta, nascida na Áustria e irmã do Imperador, foi executada o 16 de outubro do mesmo ano, iniciando-se assim uma revolução na Áustria para substituir à rainha. Isto provocou a ruptura de toda a relação entre ambos países.

O reino do terror
Artigo principal: Reinado do Terror

A guillotina, que foi o instrumento de execução dentre 35.000 a 40.000 pessoas durante a época do terror.
9 de Thermidor, a queda de Robespierre.No mesmo dia no que se reunia a Convenção (20 de setembro de 1792 ), todas as tropas francesas (formadas por vos tender, artesãos e camponeses de toda a França) derrotaram pela primeira vez a um exército prusiano em Valmy , o qual assinalava o início das chamadas Guerras Revolucionárias Francesas.

No entanto, a situação económica seguia piorando, o qual deu origem a revoltas das classes mais pobres. Os chamados sans-culottes expressavam seu descontentamento pelo facto de que a Revolução francesa não só não estava a satisfazer os interesses das classes baixas senão que inclusive algumas medidas liberais causavam um enorme prejuízo a estas (liberdade de preços, liberdade de contratação, Lei de Chapelier, etc.). Ao mesmo tempo começaram-se a gestar lutas antirrevolucionarias em diversas regiões da França. Na Vandea, um levantamento popular foi especialmente significativo: camponeses e aldeanos alçaram-se pelo rei e as tradições católicas, provocando a chamada Guerra de Vandea, reprimida tão cruentamente pelas autoridades revolucionárias parisinas que se chegou a qualificar de genocídio. Por outra parte, a guerra exterior ameaçava com destruir a Revolução e a República. Todo isso motivou a trama de uma vez de estado por parte dos jacobinos, quem procuraram o favor popular na contramão dos girondinos. A aliança dos jacobinos com os sans-culottes converteu-se de facto no centro do governo.

Os jacobinos levariam em sua política algumas das reivindicações dos sans-culottes e as classes baixas, mas não todas suas reivindicações seriam aceites, e jamais se questionou a propriedade privada. Os jacobinos não puseram nunca em dúvida a ordem liberal, mas sim levaram a cabo uma democratização do mesmo, pese à repressão que desataram contra os opositores políticos (tanto conservadores como radicais).


Charlotte Corday depois de assassinar a Marat , obra de Paul BaudryRedigiu-se em 1793 uma nova Declaração dos direitos do homem e do cidadão, e uma nova constituição de tipo democrático que reconhecia o sufragio universal. O Comité de Salvacion Pública caiu baixo o comando de Maximilien Robespierre e os jacobinos desataram o que se denominou o Reinado do Terror (1793–1794). Não menos de 10.000 pessoas foram guillotinadas ante acusações de actividades contrarrevolucionarias. A menor suspeita de ditas actividades podia fazer recaer sobre uma pessoa acusações que eventualmente levá-la-iam à guillotina. O cálculo total de vítimas varia, mas acha-se que puderam ser até 40.000 os que foram vítimas do Terror.

Em 1794 , Robespierre procedeu a executar a ultra-radicais e a jacobinos moderados. Sua popularidade, no entanto, começou a erosionarse. O 27 de julho de 1794, ocorreu outra revolta popular contra Robespierre, apoiada pelos moderados que viam perigoso o trajecto da Revolução, a cada vez mais exaltada. O povo, por outro lado, rebela-se contra a condição burguesa de Robespierre que revolucionário dantes, agora persegue a Verlet, Leclerc e Roux. Os membros da Convenção conseguiram convencer ao «Pântano», e derrocar e executar a Robespierre junto com outros líderes do Comité de Salvação Pública. A Convenção aprovou uma nova Constituição o 17 de agosto de 1795 , ratificada o 26 de setembro em um plebiscito.

A nova legislação conferia o poder executivo a um Diretório, formado por cinco membros chamados directores. O poder legislativo seria exercido por uma assembleia bicameral, composta pelo Conselho de Idosos (250 membros) e o Conselho dos Quinhentos.

Napoleón e a tomada do poder

Napoleón Bonaparte, Primeiro Cónsul.A nova Constituição encontrou a oposição de grupos monárquicos e jacobinos. Teve diferentes revoltas que foram reprimidas pelo exército, todo o qual motivou que o general Napoleón Bonaparte, retornado de sua campanha no Egipto, desse o 9 de novembro de 1799 um golpe de estado (18 de Brumario) instalando o Consulado.

O Consulado
Artigo principal: Consulado (França)
O Consulado dava a Napoleón de forma efectiva poderes dictatoriales, fechando com isto o capítulo histórico da Revolução francesa.

O cargo de cónsules o ostentaron Napoleón Bonaparte, Sieyès e Ducos temporariamente até o 12 de dezembro de 1799. Posteriormente, Sieyés e Ducos foram substituídos por Jean Jacques Régis de Cambacérès e Charles-François Lebrun, quem seguiram no cargo até 1804, quando Napoleón foi coroado Imperador dos Franceses.

Primeiro Império
Artigo principal: Primeiro Império Francês
O Primeiro Império Francês, conhecido comummente como o Império Napoleónico, cobre o período da poderosa irradiación e dominación da França sobre a Europa Continental, baixo o governo de Napoleón I, Imperador dos franceses e Rei da Itália. Oficialmente, o termo refere-se ao período compreendido entre o fim do Consulado até a Restauração da monarquia borbónica, ainda que posteriormente viveu um epílogo entre o período dos Cem Dias (1 de março de 1815 ) e a abdicación final de Napoleón, o 22 de junho de 1815 . É este um período da história da França caracterizado pelas ferozes campanhas bélicas que lhe foram impostas a sangue e fogo, promovidas e financiadas todas por Inglaterra, e executadas por procuración por seus aliados continentais ao longo de sete coalizões internacionais. Estes conflitos são conhecidos como Guerras Napoleónicas, mas esta expressão enganosa e incorreta historicamente tem sido fortemente rebatida em anos recentes, e na actualidade começa a se esmaecer em proveito do termo mais apropriado de Guerras de Coalizão».

O novo governo instaurado, apesar de ser uma monarquia, melhorava as condições de vida do terceiro estamento, outorgando-lhes direitos e obrigações morais e cívicas iguais aos outros dois estamentos (o clero e os nobres); pelo que Napoleón recebeu um grande apoio popular.

A Bandeira Francesa e os símbolos da Revolução
Terminada a Revolução francesa surge a República Francesa e convocaram à Assembleia Geral que é a reunião dos Três Estados Franceses: o Clero, a Nobreza, e o Estado Plano. Quando estes se reúnem se lhes conhece como Estados Gerais; sua bandeira criam-na e perdura até nossos dias; em onde o azul representa ao Estado Nobre, o alvo representa ao Clero e o vermelho representa ao Povo Plano ou Terceiro Estado (o que na França se denomina estado, em Espanha se conhece como estamento).

Outra versão da origem do tricolor francês, é que o azul e o vermelho são as cores da bandeira de Paris e se lhe acrescentou o alvo no médio em representação de Luis XVI, que era da casa dos Borbones, cuja bandeira é branca com três flores de lis.

Outro símbolo da Revolução francesa, aparte da bandeira da França, é o gorro frigio (também chamado gorro da liberdade) o qual aparece nos Escudos Nacionais da França, Haiti, Cuba, El Salvador, Nicarágua, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Argentina.

O hino A Marsellesa, letra e música de Claude-Joseph Rouget de Lisle, capitão de engenheiros da guarnición de Estrasburgo , se popularizó a tal ponto que o 14 de julho de 1795 foi declarado Hino Nacional da França; originalmente chamava-se Chant de guerre pour l'armée du Rhin (Canto de guerra para o exército do Rin), mas os voluntários do general François Mireur que saíram de Marselha entraram a Paris o 30 de julho de 1792 cantando dito hino como canção de marcha. Os parisinos acolheram-nos com grande entusiasmo e baptizaram o cántico como A Marsellesa.

Outros símbolos da Revolução eram as escarapelas tricolores, o lema nacional Libertei, égalité, fraternité (liberdade, igualdade e fraternidad), o novo calendário republicano (em substituição do calendário gregoriano) e a guillotina.


Bandeira da França.
Logotipo oficial do governo da República Francesa. Arquivo:A Marseillaise.ogg

A Declaração de Direitos
Artigo principal: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.Uma das consequências com maior alcance histórico da revolução foi a declaração dos direitos do homem e do cidadão. Em sua dupla vertente, moral (direitos naturais inalienables) e política (condições necessárias para o exercício dos direitos naturais e individuais), condiciona o aparecimento de um novo modelo de Estado, o dos cidadãos, o Estado de Direito, democrático e nacional. Ainda que a primeira vez que se proclamaram solenemente os direitos do homem foi nos Estados Unidos (Declaração de Direitos de Virginia em 1776 e Constituição dos Estados Unidos em 1787 ), a revolução dos direitos humanos é um fenómeno puramente europeu. Será a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão francesa de 1789 a que sirva de base e inspiração a todas as declarações tanto do século XIX como do século XX.

O diferente alcance de ambas declarações é devido tanto a questões de forma como de fundo. A declaração francesa é indiferente às circunstâncias em que nasce e acrescenta aos direitos naturais, os direitos do cidadão. Mas sobretudo, é um texto atemporal, único, separado do texto constitucional e, por tanto, com um carácter universal, ao que há que acrescentar a brevedad, clareza e singeleza da linguagem. Daí seu trascendencia e sucesso tanto na França como na Europa e o mundo ocidental em seu conjunto.

Veja-se também
Anexo:História da França
Napoleón Bonaparte
Debate historiográfico sobre a Revolução francesa
Guerras Napoleónicas
História da França
Ideologias da Revolução francesa
Revoluções burguesas
Estados Gerais
Referências
Este artigo incorpora material das seguintes fontes baixo domínio público:

XI edição da Encyclopedia Britannica, de 1911;
History of the French Revolution from 1789 to 1814, de François Mignet (1824), tal como é provista pelo Projecto Gutenberg.
Bibliografía complementar
Calatrava Escobar, Juan: Estudos sobre a Revolução Francesa e o final do Antigo Regime. Três Cantos: Akal, 1980. ISBN 978-84-7339-504-5
Chartier, Roger: Espaço público, crítica e desacralización no século XVIII. As origens culturais da Revolução Francesa. Barcelona: Editorial Gedisa, 1995. ISBN 978-84-7432-509-6
Cobban, Alfred: A interpretação social da revolução francesa. Madri: Narcea de Edições, 1971. ISBN 978-84-277-0003-1
Furet, François: A revolução a debate. Madri: Encontro, 2000. ISBN 978-84-7490-558-8
Kropotkin, Piotr: História da Revolução Francesa
Reichardt, Rolf E.: A Revolução Francesa e a cultura democrática: o sangue da liberdade. Madri: Século XXI, 2002. ISBN 978-84-323-1081-2
Soboul, Albert: A França de Napoleón. Barcelona. Crítica. 1993. ISBN 978-84-7423-564-7
Soboul, Albert: A revolução francesa. Vilassar de Mar: Oikos-Tau, 1981. ISBN 978-84-281-0485-2
Vovelle, Michel: Introdução à história da Revolução Francesa. Barcelona: Editorial Crítica, 2000. ISBN 84-8432-086-3
Enlaces externos
Escute este artigo (info)
Descárgalo Arquivo:É Revolução Francesa-article.ogg

Este arquivo de audio foi criado de uma revisão do artigo e não reflete as subsecuentes edições. (Ajuda)
Mais artigos gravados...
Wikimedia Commons alberga conteúdo multimédia sobre Revolução francesa. Commons
Wikiquote alberga frases célebres de ou sobre Revolução francesa. Wikiquote
Análise histórica sobre a Revolução francesa
A Revolução francesa (em inglês)
A Revolução francesa (Histórico Digital)
Documental sobre a revolucion francesa




krc:Уллу француз революцияmwl:Reboluçon Francesa

Obtido de http://ks312095.kimsufi.com../../../../articles/a/t/e/Ate%C3%ADsmo.html"
Categorias: Wikipedia:Artigos destacados | Wikipedia:Artigos gravados | Revolução francesa | História do liberalismo | Ilustração (Idade histórica) | Wikipedia:Artigos destacados em w:cá | Wikipedia:Artigos bons em w:ca | Wikipedia:Artigos destacados em w:als | Wikipedia:Artigos destacados em w:o | Wikipedia:Artigos destacados em w:eu

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
Other Wikilingue: Català, Espanhol, Espanhol II, Espanhol III, Galego, Galego, Português, Português II


COPYRIGHT WIKÉPÉWDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas