quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6770 - DINAMARCA: ILHAS FAROÉ

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Dinamarca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 56° N 10° E
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Kongeriget Danmark
Reino da Dinamarca

Bandeira Brasão de armas

Lema: Guds hjælp, folkets kærlighed, Danmarks styrke.
(em dinamarquês: A ajuda de Deus, o amor do povo, a força da Dinamarca.)
Hino nacional: Der er et yndigt land
Gentílico: Dinamarquês (esa)[1]


Localização da Dinamarca (em verde)
No continente europeu (em cinzento e verde-claro)
Na União Européia (em verde-claro)

Capital Copenhaga
55°43′N 12°34′E
Cidade mais populosa Copenhaga
Língua oficial dinamarquês1
Governo Monarquia Constitucional
- Chefe de Estado Margarida II
- Primeiro-Ministro Lars Løkke Rasmussen
Formação
- Indepedência Antes do Século VIII
Entrada na UE 1 de Janeiro de 1973
Área
- Total 43 094 km² (134.º)
- Água (%) 1,6
População
- Estimativa de 2008 5 475 791 hab. (108.º)
- Densidade 129,16 hab./km² (78.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006
- Total US$ : 198,5 bilhões (45.º)
- Per capita US$ : 37 000 (6.º)
Indicadores sociais
- Gini (2008) 21,7 – baixo
- IDH (2010) 0,866 (19.º) – muito elevado[2]
- Esper. de vida 78,3 anos (36.º)
- Mort. infantil 4,4/mil nasc. (15.º)
- Alfabetização 99,0% (19.º)
Moeda Coroa (krone) (DKK)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) CEST (UTC+2)
Clima Oceânico
Org. internacionais ONU, OCDE, UE, OTAN, EFTA
Cód. ISO DEN
Cód. Internet .dk
Cód. telef. +45
Website governamental Site Oficial da Dinamarca - em inglês



1 Co-oficial com o Inuktitut, na Gronelândia.
A Dinamarca (em dinamarquês: Danmark, pron. [d̥ænmɑɡ̊], arcaico: [d̥anmɑ ː ɡ̊]) é um país escandinavo da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e muitas ilhas, sobretudo Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês. A Dinamarca há muito tempo controla a entrada e a saída do mar Báltico, já que isso só pode acontecer através de três canais, que também são conhecidos como os "Estreitos Dinamarqueses".

A Dinamarca é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo. Possui um governo central e outros locais em 98 municípios. O país é membro da União Europeia desde 1973, embora não tenha aderido ao euro, e um dos membros fundadores da OTAN e da OCDE.

A Dinamarca, com uma economia mista capitalista e um estado de bem-estar social,[3] o país possui o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo. A Dinamarca tem o melhor clima de negócios no mundo, segundo a revista estadunidense Forbes.[4] De 2006 a 2008, pesquisas[5] classificaram a Dinamarca como "o lugar mais feliz do mundo", com base em normas de saúde, assistência social, e educação. O Índice Global da Paz de 2009 classificou a Dinamarca como o segundo país mais pacífico do mundo, depois da Nova Zelândia.[6] A Dinamarca também foi classificada como o país menos corrupto do mundo em 2008, pelo Índice de Percepção de Corrupção,[7] compartilhando o primeiro lugar com a Suécia e a Nova Zelândia.

A língua nacional, o dinamarquês, é próxima do sueco e do norueguês, com a qual ele compartilha fortes laços históricos e culturais. 82,0% dos habitantes da Dinamarca e 90,3% da etnia dinamarquesa são membros da Igreja Estatal Luterana. Cerca de 9% da população tem nacionalidade estrangeira, uma grande parte deles são provenientes de outros países escandinavos.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Etnias
3.2 Idioma
3.3 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
7.1 Literatura
7.2 Esportes
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Dinamarca

Mapa mostrando Danevirke e Hærvejen.A origem de Dinamarca está perdida na pré-história. Sua fortaleza mais velha é datada do século VII, ao mesmo tempo que o novo alfabeto rúnico. A Dinamarca foi unida por Harold Bluetooth (Harald Blåtand) por volta de 980. Após o século XI, os dinamarqueses ficaram conhecidos como Vikings, colonizando, invadindo e negociando em toda a Europa.

Em vários momentos da história, a Dinamarca controlou a Inglaterra, Noruega, Suécia, Islândia, parte das Ilhas Virgens, partes da costa Báltica e o que é agora o norte da Alemanha. Scania era parte da Dinamarca na maior parte de sua história mas foi perdida para a Suécia em 1658. A união com a Noruega foi dissolvida em 1814, quando Noruega entrou em uma nova união com a Suécia (até 1905). O movimento liberal e nacional dinamarquês teve seu momento culminante em 1830, e após as revoluções européias de 1848, a Dinamarca tornou-se uma monarquia constitucional em 1849. Depois da segunda guerra de Schleswig em 1864, a Dinamarca foi forçada a ceder Schleswig-Holstein à Prússia em uma derrota que deixou marcas profundas na identidade nacional dinamarquesa. Após este ponto, a Dinamarca adoptou uma política de neutralidade, permanecendo neutra na Primeira Guerra Mundial. Em 9 de abril de 1940, a Dinamarca foi invadida pela Alemanha Nazista (operação Weserübung) e permaneceu ocupada durante toda a Segunda Guerra Mundial, apesar de alguma resistência interna. Após a guerra, tornou-se membro da OTAN e, em 1973, da Comunidade Económica Europeia (hoje União Europeia).

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Dinamarca

Imagem de satélite da Dinamarca (NASA).A Dinamarca consiste na península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas, e entre as quais as mais importantes são Fiónia e a Zelândia (Sjælland). A ilha de Bornholm localiza-se um pouco para leste do resto do país, no mar Báltico. Muitas das ilhas estão ligadas por pontes. A ponte do Øresund liga a Zelândia à Suécia e a ponte do Grande Belt liga Fyn à Zelândia.

O país é, em geral, plano e com poucas elevações (os pontos mais elevados são o Møllehøj, o Ejer Baunehøj e o Yding Skovhøj, todos com altitude apenas uns centímetros acima dos 170 m. O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos. As cidades principais são a capital, Copenhague (na Zelândia), Aarhus (na Jutlândia) e Odense (em Fyn).

[editar] Demografia

Gráfico da evolução demográfica da Dinamarca (1961-2003).[editar] Etnias
A maioria da população da Dinamarca é de ascendência escandinava, com pequenos grupos de inuits (provenientes da Gronelândia), faroeses e imigrantes. De acordo com as estatísticas oficiais, em 2003 os imigrantes compunham 6,2% do total da população.

[editar] Idioma
O dinamarquês é falado em todo o país, embora um pequeno grupo perto da fronteira alemã também fale alemão.

[editar] Religião
De acordo com estatísticas oficiais de janeiro de 2002, 84,3% dos dinamarqueses são membros da igreja estatal, a Igreja do Povo da Dinamarca (Den Danske Folkekirke), também conhecida como Igreja da Dinamarca, uma forma de luteranismo. O restante professa predominantemente outras confissões cristãs, e há ainda cerca de 3% de muçulmanos.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Dinamarca

Rainha Margarida II.Em 1849, a Dinamarca passou a ser uma monarquia constitucional com a adaptação de uma nova constituição. O monarca é formalmente o chefe de estado, mas esse papel é em grande medida cerimonial. O poder executivo é exercido pelos ministros, sendo o primeiro-ministro um primeiro entre iguais (primus inter pares). O poder legislativo está investido no parlamento, conhecido como Folketing, que consiste de (não mais de) 179 membros. Os tribunais da Dinamarca são funcional e administrativamente independentes dos poderes executivo e legislativo.

A atual monarca da Dinamarca é a Rainha Margarida II. Seu filho, o Príncipe Frederico é o herdeiro do trono.

As eleições para o parlamento têm geralmente lugar a cada quatro anos, mas o primeiro-ministro pode convocar eleições antecipadas.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da Dinamarca
A Dinamarca divide-se em cinco regiões (regioner, singular region, em dinamarquês) nas quais se distribuem 98 municípios. As regiões foram criadas em 1º de janeiro de 2007 como parte da Reforma Municipal Dinamarquesa de 2007 e substituem os treze antigos condados (amter). Na mesma data, os 270 municípios foram consolidados em 98.

A Groenlândia e as ilhas Faroé integram o Reino da Dinamarca, mas gozam de autonomia e uma grande medida de auto-governo; ambas possuem dois membros, cada, no parlamento dinamarquês.


A Dinamarca e suas dependências.Região Capital Maior cidade População Área (km²) Densidade pop.
(por km²) Condados correspondentes (1970-2006)
Capital (Hovedstaden) Hillerød Copenhague 1.636.749 2.561 639,1 Copenhague e Frederiksborg, e os municípios de Copenhague, Frederiksberg e Bornholm
Jutlândia Central (Midtjylland) Viborg Århus 1.227.428 13.053 94,0 Ringkjøbing, quase todo o Århus, a porção meridional do Viborg e a setentrional do Vejle
Jutlândia do Norte (Nordjylland) Aalborg Aalborg 576.972 8.020 71,9 Jutlândia do Norte, a porção setentrional do condado de Viborg e uma pequena parte do condado de Århus
Zelândia (Sjælland) Sorø Roskilde 816.118 7.273 112,2 Roskilde, Storstrøm e a Zelândia Ocidental
Dinamarca do Sul (Syddanmark) Vejle Odense 1.189.817 12.191 97,5 Fiônia, Ribe, Jutlândia do Sul e a metade meridional do condado de Vejle
Dinamarca Copenhague Copenhague 5.447.084 43.093 126,4 O país como um todo

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Dinamarca

Vista da cidade de Copenhaga.A economia da Dinamarca é dependente dos intercâmbios comerciais com os outros países e da capacidade de influência nas conjunturas internacionais e nos fatores econômicos. O valor das exportações e importações compõe cerca de um terço do valor do PIB. Grande parte dos intercâmbios comerciais são feitos com países da UE (União Europeia). O sócio de comércio bilateral mais importante é a Alemanha, tendo uma boa interação económica com a Suécia e a Grã-Bretanha. Fora da UE, a Dinamarca mantém relações comerciais com a Noruega, os Estados Unidos e o Japão.


Parque eólico Middelgrunden em Copenhague, Dinamarca.Desde a Segunda Guerra Mundial, as exportações dinamarquesas têm-se expandido. A venda de produtos industriais ultrapassou a exportação agrária, ocupando um lugar cada vez mais importantes dentro da pauta de exportações da Dinamarca. No final dos anos 90, a exportação industrial constituiu aproximadamente 80% do valor total das vendas ao exterior, enquanto as vendas de produtos agrários representaram 11%. As áreas de ferramentas e maquinaria formam 26% do total das exportações industriais, os produtos químicos representam 12% e os produtos da indústria agroalimentícia, incluída carne de conserva, atendem a 4%. O forte crescimento económico da Dinamarca entre os anos 60 e 80 não refletiu num bom desempenho nos anos 90, o que influenciou numa ligeira queda na exportação na área de serviços.

Na pauta de importações, os principais produtos comprados são matérias-primas e produtos semi-fabricados, incluindo a energia. A compra de maquinaria e equipamentos de produção para indústria e comércio representa 67% do valor total de importações. Nos anos 80, a importação de energia caiu significativamente, devido ao aumento da produção interna de petróleo. Os outros 33% de importações são de produtos de consumo, especificamente automóveis.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Dinamarca
[editar] Literatura
O dinamarquês mais conhecido é provavelmente Hans Christian Andersen, um escritor famoso principalmente devido aos seus contos de fadas, como As Roupas Novas do Imperador e O Patinho Feio.

[editar] Esportes
Ver artigo principal: Campeonato Dinamarquês de Futebol

Caroline Wozniacki.O esporte mais popular na Dinamarca é o futebol. Vela e outros desportos aquáticos são populares, assim como golfe e desportos indoor, como badminton, handebol, e várias formas de ginástica. O piloto de maior sucesso de todos os tempos nas 24 Horas de Le Mans, com 8 primeiros lugares, é Tom Kristensen e na estrada a Dinamarca ganhou vários campeonatos mundiais.

Outros desportistas notáveis da Dinamarca são: o artilheiro de futebol americano da National Football League Morten Andersen, os ciclistas Bjarne Riis, Rolf Sørensen, e Michael Rasmussen, os jogadores de badminton Peter Gade e Camilla Martin, o mesatenista Michael Maze, os jogadores de futebol Michael Laudrup, Brian Laudrup e Peter Schmeichel. A tenista Caroline Wozniacki está subindo no ranking da WTA. A Dinamarca é também a casa e o local de nascimento do ex-campeão mundial da WBA e WBC, Mikkel Kessler, e da golfista Thomas Bjorn, que ganhou vários eventos internacionais.

Em 1992, a Seleção Dinamarquesa de futebol venceu o Campeonato Europeu. Em Copas do Mundo, a melhor colocação da Dinamarca foram as quartas-de-final de 1998.

Referências
↑ Portal da Língua Portuguesa - Dicionário de Gentílicos e Topónimos
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Esping-Andersen, G. (1990). The three worlds of welfare capitalism. Princeton, NJ: Princeton University Press.
↑ Forbes: Denmark has the best business climate in the world. Copenhagen Capacity. www.copcap.com. Página visitada em 2009-08-03.
↑ ABC News: Great Danes: The Geography of Happiness. Abcnews.go.com. Página visitada em 2009-05-05.
↑ Global Peace Index Rankings 2008. Vision of Humanity.
↑ Transparency International, 2008 Corruption Perceptions Index. Transparency.org. Página visitada em 2009-08-20.
[editar] Ver também
A Wikipédia possui o
Portal da Dinamarca
Culinária da Dinamarca
Culinária das Ilhas Faroés
Lista de pintores dinamarqueses
Lista de dinamarqueses notáveis
Música da Dinamarca
Lista de países
[editar] Ligações externas
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Definições no Wikcionário
Citações no Wikiquote
Categoria no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Categoria no Commons
Commons
Commons
Wikiquote
Wikiquote
Wikcionário
Site Oficial da Dinamarca (em inglês, em francês, em alemão e em castelhano)
Embaixada da Dinamarca em Brasilia (em português)
Mapa Interativo da Dinamarca (em inglês, em alemão, em francês e em castelhano)
Lista de Consulados da Dinamarca no Brasil (em português)
Site Oficial da Noruega no Brasil (Devido acordo de cooperação entre os países nórdicos. A Embaixada da Noruega em Brasília e o Consulado Geral da Noruega em Rio de Janeiro recebem os pedidos de permissão de trabalho e de residência para Dinamarca, Ilhas Feroé e Groenlândia para os residentes do Brasil.) (em português)
Dinamarca
Bandeira • Brasão • Culinária • Cultura • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]Dinamarca
[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • e União Europeia
Estados-membros Plenos Alemanha • Áustria • Bélgica • Bulgária • Chipre • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Grécia • Hungria • Irlanda • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Malta • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Suécia
Candidatos Croácia • República da Macedónia/FYROM • Turquia • Sérvia

História Comunidade Europeia do Carvão e do Aço • Comunidade Económica Europeia • Comunidade Europeia da Energia Atómica • Cronologia
Governação Instituições Parlamento • Comissão Europeia • Conselho Europeu • Conselho da União Europeia • Tribunal de Justiça da União Europeia (Tribunal Geral) • Banco Central Europeu
Agências Eurojust • Europol • Frontex • Ambiente • Espacial • Reconstrução • Prevenção e Controlo das Doenças

Política Eleições • Circunscrição do Parlamento Europeu • Partidos • Grupos políticos • Integração • Eurocepticismo • Comités • Relações internacionais • Parlamentares
Direito Acervo comunitário • Jornal Oficial • Lei da Concorrência • Directivas • Direitos de Autor • Quatro Liberdades • Procedimentos • Regulação • Tratados • (Opt-outs) • Acordo de Schengen
Geografia Fronteiras • Pontos extremos • Cidades • Áreas urbanas por população • Áreas metropolitanas por população • Áreas urbanas • Estados-membros • Regiões ultraperiféricas
Economia Moedas • Política Agrícola Comum • Orçamento • Euro • Banco Central • Banco de Investimento • Fundo de Investimento • Zona Euro • Energia • Desenvolvimento regional • Transportes (Galileo)
Cultura Cidadania (Passaporte) • Demografia • Carta de condução • Educação • Instituto da Inovação e da Tecnologia • Línguas • Comunicação Social • Religião • Desporto • Biblioteca • Símbolos • Estatísticas
Outros tópicos Conselhos • Directivas • Partidos políticos • Presidência • NUTS • Matrículas automóveis • Forças armadas
Teoria Supranacionalismo • Intergovernentalismo • União supranacional • Variável geométrica europeia • Euroesfera
Categoria • Portal

[Expandir]v • eConselho Nórdico
Membros Dinamarca · Finlândia · Islândia · Noruega · Suécia
Associados Åland · Gronelândia · Ilhas Feroé

[Expandir]v • eAssociação Europeia de Livre Comércio (EFTA)
Actuais membros: Islândia • Liechtenstein • Noruega • Suíça
Ex-membros: Áustria • Dinamarca • Finlândia • Portugal • Reino Unido • Suécia

[Expandir]v • eOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
Alemanha | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Chile| Coreia do Sul | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Luxemburgo | México | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Suécia | Suíça | Turquia

[Expandir]v • eOrganização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Países membros Albânia • Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estados Unidos da América • Estónia • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Turquia

[Expandir]v • ePaíses desenvolvidos
Alemanha | Andorra | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Liechtenstein | Luxemburgo | Mónaco | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Portugal | Reino Unido | San Marino | Singapura | Suécia | Suíça | Taiwan | Vaticano

[Expandir]v • eMonarquias
Monarquias absolutas Arábia Saudita · Brunei · Omã · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
constitucionais Antígua e Barbudac · Austráliac · Andorra · Bahamasc · Bahrein · Barbadosc · Belizec · Bélgica · Butão · Camboja · Canadác · Dinamarca · Emirados Árabes Unidosu · Espanha · Granadac · Ilhas Salomãoc · Jamaicac · Japãoj · Jordânia · Kuwait · Liechtenstein · Lesoto · Luxemburgo · Malásia · Mónaco · Marrocos · Nova Zelândiac · Noruega · Países Baixos · Papua-Nova Guinéc · Qatarq · Reino Unidoc · São Cristóvão e Nevisc · São Vicente e Granadinasc · Santa Lúciac · Suécia · Tailândia · Tonga · Tuvaluc
Monarquias electivas Andorra · Camboja · Emirados Árabes Unidosu · Kuwait · Malásia · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
subnacionais Ankole (Uganda) · Ashanti (Gana) · Buganda (Uganda) · Bunyoro (Uganda) · Busoga (Uganda) · Māori (Nova Zelândia) · Sigave (Wallis e Futuna) · Toro (Uganda) · Uvea (Wallis e Futuna) · Zululândia (África do Sul)
(c) Nos 16 membros da Commonwealth, o monarca, à excepção do Reino Unido, é representado por um Governador Geral. · (j) Monarca discutível como sendo o verdadeiro Chefe de Estado. · (q) Tecnicamente uma monarquia constitucional mas mostra eficazes propriedades de uma monarquia absoluta. (u) O monarca utiliza o título não-monárquico de "Presidente".

[Expandir]v • eComitê de Ajuda ao Desenvolvimento
Membros Alemanha • Austrália • Áustria • Bélgica • Canadá • Coreia do Sul • Dinamarca • Espanha • Estados Unidos • Finlândia • França • Grécia • Países Baixos • Irlanda • Itália • Japão • Luxemburgo • Noruega • Nova Zelândia • Portugal • Suécia • Suíça • Reino Unido • Comissão Europeia



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinamarca"
Categoria: Dinamarca
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé | !Artigos destacados na Wikipédia em bielorrusso antigo | !Artigos destacados na Wikipédia em norueguês | !Artigos destacados na Wikipédia em vietnamita
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Correlatos
Commons Commons Wikiquote Wikiquote Wikcionário Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Soranî / کوردی Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Nordfriisk Furlan Frysk Gaeilge Gagauz 贛語 Gàidhlig Galego Avañe'ẽ 𐌲𐌿𐍄𐌹𐍃𐌺 ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Kongo Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар कश्मीरी - (كشميري) Ripoarisch Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Luganda Limburgs Líguru Lumbaart Lietuvių Latviešu Мокшень Malagasy Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ Dorerin Naoero Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Rumantsch Romani Kirundi Română Armãneashce Русский Kinyarwanda संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Sesotho Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun Тоҷикӣ ไทย Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt West-Vlams Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá Zeêuws 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 isiZulu Esta página foi modificada pela última vez às 15h13min de 8 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas