quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6767 - UCRANIA

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Ucrânia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 44°-52° N, 22°-40° O
Україна (Ukrayina)
Ucrânia

Bandeira Brasão de armas

Lema: "Volia, Zlahoda, Dobro"
(ucraniano: Liberdade, Concordância, Bondade)
Hino nacional: Ще не вмерла України ні слава, ні воля
(Shche ne vmerla Ukrayiny ni slava, ni volya)
"A glória da Ucrânia ainda não pereceu, nem a sua liberdade"

Gentílico: Ucraniano(a)



Capital Kiev
44°52'N 22°40'O
Cidade mais populosa Kiev
Língua oficial Ucraniano
Governo Semipresidencial
Estado unitário
- Presidente Viktor Yanukovych
- Primeiro Ministro Mykola Azarov
Independência da União Soviética
- Declarada 24 de Agosto de 1991
- Reconhecida 25 de Dezembro de 1991
Área
- Total 603 628 km² (43.º)
- Água (%) 7
Fronteira Rússia
Bielorrússia
Polónia
Eslováquia
Hungria
Moldávia
Roménia
População
- Estimativa de 2010 45 939 820 hab. (27.º)
- Censo 2001 48 457 102 hab.
- Densidade 76 hab./km² (115.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ 364,3 bilhões USD (28.º)
- Per capita US$ 7.832 USD (84.º)
Indicadores sociais
- Gini (2006) 31 – médio
- IDH (2010) 0,710 (69.º) – elevado[1]
- Esper. de vida 67,9 anos (123.º)
- Mort. infantil 12,8/mil nasc. (67.º)
- Alfabetização 99,7% (4.º)
Moeda Hryvnia (UAH)
Fuso horário EET (UTC+2)
- Verão (DST) EEST (UTC+3)
Cód. Internet .ua
Cód. telef. +380



A Ucrânia (em ucraniano Україна, transl. Ukrayina) é um país da Europa Oriental. Faz fronteira a norte com a Bielorrússia, a norte e a leste com a Rússia, a sul com o Mar de Azov e o Mar Negro, e a oeste com a Roménia, a Moldávia, a Hungria, a Eslováquia e a Polónia. Sua capital é Kiev, maior cidade do país em população.

O atual território da Ucrânia foi, pelo menos desde o século IX, o centro da civilização eslava oriental que veio a formar o Principado de Kiev, antecessor da Rússia, da Ucrânia e da Bielorrússia. A longo dos séculos seguintes, a região foi partilhada entre as potências regionais. Após um período de independência (1917-1921) em seguida à Revolução Russa, a Ucrânia tornou-se em 1922 uma das Repúblicas Soviéticas fundadoras da URSS. O território da República Socialista Soviética da Ucrânia foi ampliado na direção oeste após a Segunda Guerra Mundial e, novamente, em 1954, com a transferência da Crimeia.

A Ucrânia ganhou sua independência após o colapso da União Soviética em 1991, tornando-se um Estado soberano.

Índice [esconder]
1 História
1.1 O Principado de Kiev (800 - 1100)
1.2 A Comunidade Polaco-Lituana (1300 - 1600)
1.3 Os cossacos (1600 - 1800)
1.4 A partilha e o advento dos soviéticos
1.5 A Segunda Guerra Mundial
1.6 Reunificação e independência
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
8 Cultura
8.1 Artesanato
8.2 Gastronomia
8.3 Esportes
9 Referências
10 Ver também
11 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Ucrânia
[editar] O Principado de Kiev (800 - 1100)
Durante os séculos X e XI, o território da Ucrânia tornou-se o centro de um Estado poderoso e prestigioso na Europa, o Principado de Kiev, o que estabeleceu a base das identidades nacionais ucraniana e das demais nações eslavas orientais nos séculos subseqüentes. A capital do principado era Kiev, conquistada aos cazares por Askold e Dir por volta de 860. Conforme a Crônica Nestoriana, a elite do principado era formada, de início, por varegues provenientes da Escandinávia que foram mais tarde assimilados à população local de modo a formar a dinastia Rurik.


Mapa do Principado de Kiev no século XI. Durante a idade de ouro de Kiev, aterras do principado alcançavam grande parte da atual Ucrânia, Bielorússia e Rússia ocidental.O Principado de Kiev era formado por diversos domínios governados por príncipes ruríkidas aparentados. Kiev, o mais influente de todos os domínios, era cobiçada pelos diversos membros da dinastia, o que levava a enfrentamentos freqüentemente sangrentos. A Era Dourada do principado coincide com os reinados de Vladimir, o Grande (Volodymyr, 980-1015), que aproximou o seu Estado do cristianismo bizantino, e seu filho Yaroslav, o Sábio (1019-1054), que viu o principado atingir o zênite cultural e militar. O processo de fragmentação que se seguiu foi interrompido, em alguma medida, pelos reinados de Vladimir Monomakh (113-1125) e de seu filho Mstislav (1125-1132), mas o território terminou por desintregrar-se em entidades separadas após a morte daquele último príncipe. A invasão mongol do século XIII conferiu ao principado o golpe de misericórdia, do qual nunca se recuperaria.

[editar] A Comunidade Polaco-Lituana (1300 - 1600)
Na região correspondente ao atual território da Ucrânia, sucedeu ao Principado de Kiev os Principados de Halych e de Volodymyr-Volynskyi, posteriormente fundidos no Estado da Halych-Volynia. Em meados do século XIV, o Estado foi conquistado por Casimiro IV da Polônia, enquanto que o cerne do antigo Principado de Kiev - inclusive a cidade de Kiev - passou ao controle do Grão-Ducado da Lituânia. O casamento do Grão-Duque Jagelão da Lituânia com a Rainha Edviges da Polônia pôs sob controle dos soberanos lituanos a maior parte do território ucraniano.

Por força da União de Lublin, de 1569, que criou a Comunidade Polaco-Lituana, uma porção considerável do território ucraniano passou do controle lituano para o polonês, transferido para a coroa da Polônia. Sob pressão de um processo de "polonização", a maior parte da elite rutena (isto é, eslava ou eslavizada, mesmo que de origem lituana) converteu-se ao catolicismo. O povo, porém, manteve-se fiel à Igreja Ortodoxa, o que levou ao surgimento de tensões sociais demonstradas, por exemplo, pela União de Brest, de 1596, pela qual Sigismundo III Vasa tentou criar uma Igreja Católica Grega Ucraniana vinculada à Igreja Católica Romana. Os plebeus ucranianos, vendo-se sem a proteção da nobreza rutena - cada vez mais convertida ao catolicismo romano - voltou-se para os cossacos (fervorosamente ortodoxos) em busca de segurança.

[editar] Os cossacos (1600 - 1800)

Mapa da República das Duas Nações com as principais subdivisões maiores depois da Paz de Deulino em 1618.
--------------------------------------------------------------------------------

██ Reino da Polônia

██ Prússia Ducal

██ Grão-Ducado da Lituânia

██ Ducado da Curlândia e Semigália

██ Ducado de Livônia

██ Livônia sueca e neerlandesa
Em meados do século XVII, um quase-Estado cossaco, o Zaporozhian Sich, foi criado pelos cossacos do Dniepre e pelos camponeses rutenos que fugiam da servidão polonesa. A Polônia não tinha o controle efetivo daquela área, hoje no centro da Ucrânia, que se tornou então um Estado autônomo militarizado, ocasionalmente aliado à Comunidade. Entretanto, a servidão do campesinato pela nobreza polonesa, a ênfase da economia agrária da Comunidade na exploração da mão-de-obra servil e, talvez a razão mais importante, a supressão da fé ortodoxa terminaram por afastar os cossacos e a Polônia. Assim, os cossacos voltaram-se para a Igreja Ortodoxa Russa, o que levaria eventualmente à queda da Comunidade Polaco-Lituana.

A grande rebelião cossaca de 1648 contra a Comunidade e o Rei João II Casimiro levou à partilha da Ucrânia entre a Polônia e a Rússia, após o tratado de Pereyaslav e a Guerra Russo-Polonesa. Com as partilhas da Polônia no final do século XVIII entre a Prússia, a Áustria e a Rússia, o território correspondente à atual Ucrânia foi dividido entre os Impérios Austríaco e Russo, aquele anexando a Ucrânia Ocidental (com o nome de província da Galícia), este incorporando o restante do território ucraniano.

Em que pese o fato de que as promessas de autonomia da Ucrânia conferidas pelo tratado de Pereyaslav nunca se materializaram, os ucranianos tiveram um papel importante no seio do Império Russo, participando das guerras contra as monarquias europeias orientais e o Império Otomano e ascendendo por vezes aos mais altos postos da administração imperial e eclesiástica russa. Posteriormente, o regime tzarista passou a executar uma dura política de "russificação", proibindo o uso da língua ucraniana nas publicações e em público.

[editar] A partilha e o advento dos soviéticos

Soldados do Exército Insurgente da Ucrânia.O colapso dos Impérios Russo e Austríaco após a Primeira Guerra Mundial, bem como a Revolução Russa de 1917, permitiram o ressurgimento do movimento nacional ucraniano em prol da auto-determinação. Entre 1917 e 1920, diversos Estados ucranianos se declararam independentes: o Rada Central, o Hetmanato, o Diretório, a República Popular Ucraniana e a República Popular Ucraniana Ocidental. Contudo, a derrota daquela última na Guerra Polaco-Ucraniana e o fracasso polonês na Ofensiva de Kiev (1920) da Guerra Polaco-Soviética fizeram com que a Paz de Riga, celebrada entre a Polônia e os bolcheviques em março de 1921, voltasse a dividir a Ucrânia. A porção ocidental foi incorporada à nova Segunda República Polonesa e a parte maior, no centro e no leste, transformou-se na República Socialista Soviética Ucraniana em março de 1919, posteriormente unida à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, quando esta foi criada, em dezembro de 1922.

O ideal nacional ucraniano sobreviveu durante os primeiros anos sob os soviéticos. A cultura e a língua ucranianas conheceram um florescimento quando da adoção da política soviética de nacionalidades. Seus ganhos foram postos a perder com as mudanças políticas dos anos 1930.

A industrialização soviética teve início da Ucrânia a partir do final dos anos 1920, o que levou a produção industrial do país a quadruplicar nos anos 1930. O processo impôs um custo elevado ao campesinato, demograficamente a espinha dorsal da nação ucraniana. Para atender a necessidade de maiores suprimentos de alimentos e para financiar a industrialização, Stálin estabeleceu um programa de coletivização da agricultura pelo qual o Estado combinava as terras e rebanhos dos camponeses em fazendas coletivas. O processo era garantido pela atuação dos militares e da polícia secreta: os que resistiam eram presos e deportados. Os camponeses viam-se obrigados a lidar com os efeitos devastadores da coletivização sobre a produtividade agrícola e as exigências de quotas de produção ampliadas. Tendo em vista que os integrantes das fazendas coletivas não estavam autorizados a receber grãos até completaram as suas impossíveis quotas de produção, a fome tornou-se generalizada. Este processo histórico, conhecido como Holodomor (ou Genocídio Ucraniano), levou milhões de pessoas a morrer de fome.

Na mesma época, os soviéticos acusaram a elite política e cultural ucraniana de "desvios nacionalistas", quando as políticas de nacionalidades foram revertidas no início dos anos 1930. Duas ondas de expurgos (1929-1934 e 1936-1938) resultaram na eliminação de quatro-quintos da elite cultural da Ucrânia.

[editar] A Segunda Guerra Mundial

Soldados soviéticos preparando balsas para atravessar o rio Dnieper (na placa lê-se "Para Kiev") durante a Batalha do Dnieper em 1943.Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns membros do subterrâneo nacionalista ucraniano lutaram contra nazistas e soviéticos, indistintamente, enquanto que outros colaboravam com ambos os lados. Em 1941, os invasores alemães e seus aliados do Eixo avançaram contra um desesperado Exército Vermelho. No cerco de Kiev, a cidade foi designada pelos soviéticos como "Cidade Heróica" pela feroz resistência do Exército Vermelho e da população local. Mais de 660 000 soldados soviéticos foram capturados ali.

De início, os alemães foram recebidos como libertadores por muitos ucranianos, especialmente na Ucrânia Ocidental, que havia sido ocupada pelos soviéticos apenas em 1939. Entretanto, o controle alemão sobre os territórios ocupados não se preocupou em explorar o descontentamento ucraniano com as políticas soviéticas; ao revés, manteve as fazendas coletivas, executaram uma política de genocídio contra judeus e de deportação para trabalhar na Alemanha. Dessa forma, a maioria da população nos territórios ocupados passou a opor-se aos nazistas.

As perdas totais civis durante a guerra e a ocupação alemã na Ucrânia são estimadas em entre cinco e oito milhões de pessoas, inclusive mais de meio milhão de judeus. Dos onze milhões de soldados soviéticos mortos em batalha, cerca de um-quarto eram ucranianos étnicos.

[editar] Reunificação e independência

Manifestantes reúnem-se na Praça da Independência, em Kiev, em 22 de novembro de 2004 durante a Revolução Laranja.Com o término da Segunda Guerra Mundial, as fronteiras da Ucrânia soviética foram ampliadas na direção oeste, unindo a maior parte dos ucranianos sob uma única entidade política. A maioria da população não-ucraniana dos territórios anexados foi deportada. Após a guerra, a Ucrânia tornou-se membro das Nações Unidas.

O colapso da União Soviética em 1991 permitiu a convocação de um referendo que resultou na proclamação da independência da Ucrânia.

Em 2004, a chamada Revolução Laranja encerra a era Leonid Kuchma, levando ao poder Viktor Yushchenko. Dois anos depois, Viktor Yanukovych ascende ao cargo de primeiro-ministro.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Ucrânia

Mapa topográfico da Ucrânia.Com uma área de 603 700 km², a Ucrânia é o 44° país do mundo em território, um pouco maior que o estado brasileiro de Minas Gerais ou que a soma das áreas da Espanha e de Portugal. É o segundo maior país da Europa, atrás da Rússia Europeia e à frente da França metropolitana.

A paisagem ucraniana é formada principalmente por planícies férteis ou estepes, e planaltos, atravessados por rios como o Dniepre, Donets, Dniéster e Bug meridional, que correm na direção sul e escoam no Mar Negro e no pequeno Mar de Azov. A sudoeste, o delta do Danúbio serve de fronteira com a Romênia. Só se encontram montanhas a oeste, a cordilheira dos Cárpatos, cujo ponto culminante é o Hora Hoverla (2 061 m), e no sudeste da península da Crimeia, a Cordilheira da Crimeia.

O clima da Ucrânia é, em sua maior parte, temperado continental, embora se possa encontrar um clima mediterrâneo na costa meridional da Crimeia. A precipitação é maior no oeste e no norte e menor no leste e no sudeste. Os invernos são particularmente frios no interior; nos verões são particularmente quentes no sul.

As principais cidades do país (por população) são Kiev, Carcóvia, Dnipropetrovsk, Odessa, Donetsk, Zaporíjia e Lviv.

[editar] Demografia

Kiev, capital e maior cidade do país.Conforme o censo ucraniano de 2001, os ucranianos étnicos somam 77,8% da população. As minorias incluem grupos étnicos significativos de russos (17,3%), romenos (0,8%), bielorrussos (0,6%), tártaros da Crimeia (0,5%), búlgaros (0,4%), húngaros (0,3%), poloneses (0,3%), judeus (0,2%), armênios (0,2%), gregos (0,2%) e tártaros (0,2%).

As regiões industriais a leste e sudeste são as mais densamente habitadas. Cerca de 67,2% da população vivem em área urbana.

A língua ucraniana é o único idioma oficial da Ucrânia. O russo é amplamente falado, em especial no leste e no sul do país. Segundo o censo, 67,5% da população declararam falar o ucraniano como língua materna, contra 29,6% que falam o russo como primeira língua. Algumas pessoas usam uma mistura dos dois idiomas, enquanto que outras, embora declarem ter o ucraniano como língua materna, usam o russo correntemente. O ucraniano literário é mais usado na Ucrânia ocidental e central, enquanto que o russo predomina nas cidades da Ucrânia oriental e meridional. O governo promove uma política de "ucranização", com o emprego do ucraniano em escolas, repartições públicas e parte da mídia, normalmente às expensas do russo; no quotidiano, porém, as pessoas são livres para falar qualquer idioma. Na prática, a maioria da população é bilíngüe.

A significativa minoria romena e moldávia localiza-se principalmente no Oblast de Chernivtsi.

Devido aos baixos salários e ao desemprego, houve considerável grau de emigração a partir do final dos anos 1990. Embora as estimativas variem, cerca de dois a três milhões de ucranianos residem e trabalham no exterior, em sua maior parte ilegalmente.

Segundo estimativas[2] da Embaixada da Ucrânia em Brasília, há cerca de 500 000 ucranianos e seus descendentes no Brasil, concentrados principalmente no estado do Paraná (90%), provenientes de duas levas de emigração, a primeira no final do século XIX, para trabalhar na agricultura, e a segunda no início do século XX, como mão-de-obra na construção ferroviária.

Em Portugal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras divulgou em 2001 que há 40 000 ucranianos no país. Mas este número pode ser superior, já que existem imigrantes ilegais. A imigração ucraniana tem sido importante para aumentar a população jovem de Portugal e preencher postos de trabalho que a maioria dos portugueses prefere não ocupar. A maioria dos ucranianos - muitos com educação superior - trabalha em obras públicas e em serviços de limpeza. Portugal já reconhece diplomas ucranianos [carece de fontes?].

[editar] Religião

A Catedral de Santa Sofia de Kiev, um Património Mundial pela UNESCO.A religião predominante na Ucrânia é o cristianismo ortodoxo oriental, atualmente dividido em três denominações:

Igreja Ortodoxa Ucraniana, vinculada ao Patriarcado de Moscovo, é a maior existente com 7.540 paróquias segundo estatísticas do governo (mas não se tem a certeza se é a mais numerosa);
Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Kiev, a segunda maior do país (em termos do número de circunscrições eclesiásticas) com 21 dioceses, 14 mosteiros e 1.977 paróquias;
Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana.
Em segundo lugar, bem mais atrás, vem a igreja greco-católica ucraniana de rito oriental, que mantém uma tradição espiritual e litúrgica semelhante à da ortodoxia oriental, mas está em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana e reconhece a primazia do Papa. Há grupos menores de católicos romanos, protestantes, judeus e muçulmanos. Segundo os resultados do censo de 2001, a população dividia-se da seguinte maneira:[3]

83.7% de cristãos:
54.3% de ortodoxos;
16.9% de independentes;
11,1% de católicos romanos (8,0% de greco-católicos ucranianos e 3,1% de católicos latinos);
2.7% de protestantes;
0.7% de outros;
10.9% de não-religiosos;
4.0% de ateus;
1.7% de muçulmanos;
0.4% de judeus.
Mas, um outro censo indica que a população está dividida da seguinte maneira:[4]

50.4% de ortodoxos pertencentes à Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Kiev;
26,1% de ortodoxos pertencentes à Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscovo;
7,2% de ortodoxos pertencentes à Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana;
10,2% de católicos romanos (8,0% de greco-católicos ucranianos e 2,2% de católicos latinos);
2.2% de protestantes;
0,6% de judeus;
3.2% de outros (incluindo os ateus).
[editar] Política

Verkhovna Rada, o parlamento da Ucrânia.A Ucrânia é uma república com um sistema de governo semi-presidencial e poderes legislativo, executivo e judiciário separados. O presidente da república é eleito pelo voto direto e detém as funções de chefe de Estado. O primeiro-ministro é designado e demitido pelo parlamento, chamado Verkhovna Rada, com 450 assentos. O parlamento também designa o gabinete. O presidente indica os chefes dos governos regionais e distritais, com a anuência do primeiro-ministro.

As leis, decisões do parlamento e do gabinete, decretos presidenciais e decisões do parlamento da República Autônoma da Crimeia podem ser anuladas pelo Tribunal Constitucional da Ucrânia em caso de violação da constituição do país. Outros atos normativos estão sujeitos a apreciação judicial. O Supremo Tribunal da Ucrânia é o principal órgão judicial da Justiça comum.

O auto-governo local é oficialmente garantido; as câmaras de vereadores e os prefeitos municipais são eleitos pelo voto direto e controlam o orçamento local.

Há um grande número de partidos políticos organizados na Ucrânia, muitos dos quais possuem pequeno número de membros e são desconhecidos do público. As agremiações pequenas usualmente se unem em coalizões para participar das eleições parlamentares.

[editar] Subdivisões

Mapa político da Ucrânia.Ver artigo principal: Subdivisões da Ucrânia
Ucrânia é subdividida em 24 províncias (oblasts) e em uma república autônoma (a Crimeia, com estatuto semelhante ao das regiões autônomas portuguesas dos Açores e da Madeira). Adicionalmente, duas cidades têm um estatuto especial.

Carcóvia
Chėrson
República autónoma da Crimeia
Dnipropetrovsk
Donetsk
Ivano-Frankivsk
Jitomir
Khmelnytskyi
Cidade de Kiev
Oblast de Kiev
Kirovogrado
Luhansk
Lviv
Mykolaiv
Odessa
Poltava
Rivne
Cidade de Sebastopol
Sumy
Ternopil
Tcherkássi
Tchernihiv
Tchernivtsi
Transcarpátia
Vinnycja
Volínia
Zaporíjia


[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Ucrânia

Centro financeiro de Dnipropetrowsk.Considerada um mercado livre emergente, a economia da Ucrânia é uma das maiores do mundo, com um PIB que vem crescendo recentemente ao ritmo de 2 dígitos ao ano. Anteriormente uma importante região industrial e agrícola da União Soviética, a economia ucraniana passou por fortes flutuações nos anos 1990, inclusive hiperinflação e quedas drásticas na produção econômica.

Após a independência, a falta de reformas estruturais significativas tornou a economia ucraniana vulnerável a choques externos. A partir de 1991, o governo liberalizou a maior parte dos preços e instituiu um quadro normativo para as privatizações, mas uma resistência generalizada, proveniente de dentro do governo, frustrou as reformas e levou até mesmo a uma piora da situação: a produção em 1999 havia caído para menos de 40% do nível de 1991. Uma política monetária temerária causou hiperinflação no final de 1993.

O PIB de 2000 apresentou crescimento forte, devido às exportações, com índice de 6% - positivo pela primeira vez desde a independência; a produção industrial cresceu 12,9%. A economia continuou a expandir-se em 2001, com um crescimento real do PIB da ordem de 9% e aumento da produção industrial de mais de 14%. O desempenho favorável baseou-se na demanda interna alta e na crescente confiança do consumidor e do investidor. O crescimento econômico acelerado no período 2002-2004 deve-se em grande medida a um pico de exportações de aço para a China.


Prédio do Banco Nacional da Ucrânia.O atual governo prometeu reduzir o número de repartições públicas, simplificar o processo regulatório, criar um ambiente jurídico que incentive a livre iniciativa e aprovar uma reforma tributária abrangente. As reformas estruturais e a privatização das terras prosseguem com dificuldade. Instituições externas - particularmente o FMI - têm procurado incentivar a Ucrânia a acelerar o ritmo e o escopo das reformas e têm ameaçado retirar o apoio financeiro.

Legado de seu passado soviético, a Ucrânia hoje depende das fontes de energia russas, em especial gás natural, embora venha tentando diversificar a sua matriz energética. É porém auto-suficiente em termos de produção elétrica, devido a usinas nucleares e hidrelétricas.

Em 2005, a Ucrânia foi o sétimo maior produtor de aço do mundo. No setor de manufaturados, o país fabrica equipamentos metalúrgicos, locomotivas a diesel, tratores e automóveis. A Ucrânia possui uma enorme base industrial de alta tecnologia, inclusive grande parte das antigas indústrias soviéticas de eletrônica, armamentos e espacial, embora estes setores sejam estatais e sofram com dificuldades na área de administração de negócios.

O país é um grande produtor de trigo, açúcar, carne e laticínios.

Segundo estimativas, o PIB da Ucrânia totalizou US$ 81 bilhões (cálculo nominal) ou US$ 355 bilhões (PPC) em 2006.

[editar] Infraestrutura

Malha rodoviária da Ucrânia.A maior parte da infra-estrutura é do tempo da União Soviética. A malha rodoviária engloba todas os centros mais populosos, mas é considerada de baixa qualidade para os padrões europeus.[5] No total, as estradas pavimentadas são no total 164.732 quilômetros.[6]

O transporte ferroviário na Ucrânia, conecta quase todas as áreas urbanas e transporta cargas. A maior concentração de ferrovias está na região de Donbas. Apesar disso, o valor da carga transportada por ferrovias caiu em 7.4% em 1995 em comparação com 1994. A Ucrânia continua sendo um dos países que mais usam a malha ferroviária.[7] O valor total de ferrovias é de 22.473 quilômetros, sendo que 9250 km é eletrificado.[6]

A Ucrânia é um dos países europeus que mais consome energia, consome o dobro de energia consumida na Alemanha, por unidade do PIB.[8] Uma grande parte da energia produzida no país é por meio de usinas nucleares, e a Ucrânia recebe a maioria dos serviços e combustíveis nucleares da Rússia. O petróleo e o gás, são na maioria importados da Rússia. A Ucrânia é pesadamente dependente de sua energia nuclear. A maior usina nuclear na Europa, a Usina Nuclear de Zaporijjia, é localizada na Ucrânia. Em 2006, o governo planejou construir novos reatores pelo ano 2030, em efeito, dobrando o atual valor de produção de energia.[9] Fontes de energia renováveis desempenham um papel muito modesto na produção elétrica. Em 2005, a produção energética foi cumprida pelas seguintes fontes: nuclear (47%), térmica (45%), hidrelétricas e outros (8%).[10]

[editar] Cultura
[editar] Artesanato
O artesanato da Ucrânia tem longa tradição e é de notável complexidade. Dos bordados, xilogravura, pintura de bonecas e de ovos típicos chamados pêssanka.

A Cultura da Ucrânia é extremamente vasta. A música, a cozinha, etc., foram influenciados pelos países vizinhos criando assim uma grande diversidade.

[editar] Gastronomia
Nos pratos ucranianos estão presentes o frango, a carne de vaca, a carne de porco e os cogumelos, bem como uma grande variedade de legumes como batatas e couves. Na cozinha tradicional está incluido varenyky (recheio: batata, cogumelos, chucrute queijo ou cereja), a famosa борщ (borsh) (sopa de beterraba) e o holubtsy (folha de repolho recheada de arroz com a carne moida ou trigo - mouro). As especialidades ucranianas são o Frango de Kiev e o bolo de Kiev.

As bebidas ucranianas são semelhantes em relação ao resto da Europa, destacando-se a horilka.

[editar] Esportes
A Ucrânia será a sede da próxima Eurocopa 2012, a máxima competição de futebol entre seleções da Europa. Trata-se de uma candidatura conjunta com sua vizinha Polônia. Será o primeiro grande evento esportivo disputado na Ucrânia depois da sua independência. Quando fazia parte da URSS, Kiev sediou uma partida de futebol nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980. Os clubes de futebol mais conhecidos do país são Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev.

Feriados 1 de Janeiro Ano Novo
7 de Janeiro Natal
8 de Março Dia Internacional da Mulher
1 e 2 de Maio Dia Internacional do Trabalho
9 de Maio Dia da Vitória
28 de Junho Dia da Constituição
24 de Agosto Dia da Independência da Ucrânia
Festa Móvel Páscoa
Festa Móvel Trindade

Referências
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ [1]
↑ Religiões na Ucrânia.
↑ NationMaster - Ukrainian Religison statistics.
↑ Ukraine Infrastructure-Power-and-Communications. National Economies Encyclopedia.
↑ a b Ukraine - CIA World Factbook (December 13, 2007). Retrieved on 2007-12-24..
↑ Transportation in Ukraine. U.S. Government Printing Office.
↑ = 11203 Ukraine: Energy Profile. Energy and Environment.
↑ Nuclear Power in Ukraine. Uranium Information Centre.
↑ Nuclear Power in Ukraine - Uranium Information Centre. Retrieved on 2007-12-22..
[editar] Ver também
Igreja Greco-Católica Ucraniana
Memorial Ucraniano (Brasil)
Prudentópolis
Brasão de armas da Ucrânia
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre UcrâniaPessanka.
The Ukranian Museum (New York).
Ukranian Museum Detroit.
Folk Art Ukrain.
[Expandir]Ucrânia
[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eNações Antárticas
Países: África do Sul • Alemanha • Argentina • Austrália • Bélgica • Brasil • Bulgária • Chile • China • Coreia do Sul • Equador • Espanha • Estados Unidos da América • Finlândia • França • Índia • Itália • Japão • Noruega • Nova Zelândia • Países Baixos • Peru • Polônia • Portugal • Reino Unido • Rússia • Suécia • Ucrânia • Uruguai

[Expandir]v • e Organização Internacional da Francofonia
Membros Bélgica • Benim • Bulgária • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Camboja • Canadá • Chade • Chipre • Comores • Costa do Marfim • Djibouti • Dominica • Egito • França • Gabão • Gana • Guadalupe • Guiana Francesa • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Haiti • Laos • Líbano • Madagáscar • Mali • Marrocos • Martinica • Mauritânia • Maurícia • Níger • Nova Brunswick • Ontário • Quebec • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • República do Congo • Roménia • Ruanda • Saint Pierre et Miquelon • Santa Lúcia • São Tomé e Príncipe • Senegal • Seychelles • Suíça • Togo • Tunísia • Vanuatu • Vietname
Observadores Arménia • Áustria • Croácia • Eslováquia • Eslovénia • Geórgia • Hungria • Letónia • Lituânia • Moçambique • Polónia • República Checa • Sérvia • Ucrânia

[Expandir]v • e Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Arménia • Azerbaijão • Bielorrússia • Geórgia • Cazaquistão • Quirguistão • Moldávia • Rússia • Tadjiquistão • Turquemenistão • Ucrânia • Uzbequistão

[Expandir]v • eEuropa eslava
Eslavos ocidentais República Tcheca · Polónia · Eslováquia
Eslavos medionais Bósnia e Herzegovina · Bulgária · Croácia · Macedónia · Montenegro · Sérvia · Eslovênia
Eslavos meridionais Bielorrússia · Rússia · Transnístria (não-reconhecida) · Ucrânia




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ucr%C3%A2nia"
Categoria: Ucrânia
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008 | !Artigos bons na Wikipédia em tcheco | !Artigos bons na Wikipédia em inglês | !Artigos destacados na Wikipédia em aragonês | !Artigos destacados na Wikipédia em espanhol | !Artigos destacados na Wikipédia em croata
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Аҧсуа Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Chavacano de Zamboanga Нохчийн Cebuano ᏣᎳᎩ Soranî / کوردی Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gagauz 贛語 Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Igbo Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Kongo Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Мокшень Malagasy Олык Марий Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Mirandés Dorerin Naoero Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά Runa Simi Rumantsch Romani Română Armãneashce Русский Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Walon Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 08h23min de 16 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas