domingo, 12 de dezembro de 2010

6651 - OCEANIA

sábado, 17 de abril de 2010Oceania
Vamos estudar nessa aula um continente formado por uma grande quantidade de ilhas: a Oceania. Esse continente possui uma área de 8.480.354 Km_ com uma população total de pouco mais de 30 milhões de habitantes, e uma densidade demográfica de apenas 3,58 hab/Km_. Esse continente é formado especialmente pela Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, mais alguns poucos países independentes e milhares de ilhas que constituem possessões estrangeiras.

As ilhas da Oceania podem ser divididas em:

*Melanésia – constituem ilhas localizadas mais próximas da Austrália onde predominam povos de pele escura, de grupos negróides.

*Micronésia – conjunto de pequenas ilhas localizadas ao norte, muitas delas pertencentes aos EUA, como as Ilhas Carolinas, Marianas e Marshall.

*Polinésia – conjunto de muitas ilhas distribuídas por uma grande área do
Pacífico incluindo Samoa, a Polinésia Francesa e o Arquipélago do Havaí, o 50º
Estado dos EUA.

Evidentemente, os países mais importantes nesse continente são a Austrália e a Nova Zelândia. No entanto, antes de tratarmos desses dois países vamos destacar algumas situações relevantes na Oceania.

A região do Pacífico é cortada por uma linha que acompanha o meridiano de 180º, fazendo algumas curvas para evitar cortar áreas habitadas, chamada de Linha Internacional da Data. Essa linha marca a mudança de data no calendário sendo que, quando estamos à direita dessa linha observando o mapa nos encontramos 24 horas atrasadas de quem está à esquerda da linha.

Podemos destacar as Ilhas Marshall, um Estado que, de livre associado aos EUA, tornou-se independente em 1990. Nesse arquipélago encontramos o Atol de Bikini que serviu de base para testes nucleares dos Estados Unidos entre 1946 e 1958. Atualmente recebe indenizações dos EUA devido à contaminação pela radioatividade.

A Polinésia Francesa, grupo de ilhas no Pacífico, também serviu de base para os testes nucleares da França até 1996, no Atol de Mururoa, quando a França assina o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares. Constatam-se também danos ambientais no Atol e protestos da população local.

Papua Nova Guiné é um país que divide uma ilha com o Irian Ocidental, ilha pertencente à Indonésia. É, portanto, uma ilha dividida em dois continentes: a Oceania e a Ásia. Trata-se de um país produtor e exportador de gêneros agrícolas tropicais (cacau, café e coco) e minérios (petróleo, ouro e cobre). Foi colônia da Austrália, da qual se tornou independente em 1975.

Outro destaque é a minúscula ilha de Nauru, posicionada quase na linha do Equador. Com uma população de 12 mil habitantes, sendo 100% urbana e alta renda per capita, vive exclusivamente da exploração de suas jazidas de fosfato, em fase de esgotamento. Tudo o que a população necessita é importado, incluindo água potável. Nauru é um país suspeito de realizar a lavagem do dinheiro de atividades ilegais (como o da máfia russa). É inacreditável que, em 21 Km_ de área e para sua minúscula população existam 400 bancos lá instalados.

Observamos que a Oceania é um continente com grandes diferenças sócio-econômicas, destacando-se a Austrália e a Nova Zelândia como países de Primeiro Mundo. No entanto, a maior parte das ilhas desse continente, apresenta baixo padrão de vida, são dependentes economicamente de países como a própria Austrália, Nova Zelândia, Japão, EUA, Reino Unido e França. As ilhas da Oceania destacam-se na produção e exportação de gêneros agrícolas tropicais e em atividades turísticas.
A Austrália e a Nova Zelândia apresentam reduzido crescimento demográfico, elevada expectativa de vida e IDH e reduzidos analfabetismo e mortalidade infantil. Mas, outros países como Kiribati, Papua Nova Guiné e Vanuatu apresentam indicadores muito diferentes. Observe a tabela abaixo e compare especialmente os valores registrados para a Austrália e para Papua Nova Guiné. Observe também que alguns dados não estão disponíveis (nd) devido à falta de controle estatístico da população por parte dos países mais pobres.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país formado por duas ilhas principais: a do Norte e a do Sul, separadas pelo Estreito de Cook. Seu relevo é montanhoso no interior com planícies litorâneas estreitas. Localiza-se em uma área instável geologicamente, sujeita a terremotos e a erupções vulcânicas. Seu clima predominante é o temperado oceânico.
A população da Nova Zelândia é reduzida, não atingindo 4 milhões de habitantes, concentrados principalmente na Ilha do Norte. A população é predominantemente branca de origem européia. A Nova Zelândia foi uma colônia de povoamento do Reino Unido. A população nativa dos maoris foi amplamente dizimada nesse processo de colonização constituindo atualmente cerca de 10% da população do país. A maioria da população é urbana e de adultos e o país apresenta um elevado IDH com reduzidos índices de
analfabetismo e mortalidade infantil e uma elevada expectativa de vida. O
crescimento populacional é muito reduzido.
A maior parte do PIB advém de atividades do setor terciário mas a base da economia são as atividades agropecuárias destacando-se a criação de ovinos. A Nova Zelândia é exportadora de produtos como carne, lã e laticínios.
Na agricultura destacam-se a produção de cereais e batata. Pode ser lembrada também a extração de combustíveis fósseis (especialmente o carvão, no sul) e o turismo, uma atividade em expansão. Relaciona-se comercialmente com países da Comunidade Britânica das Nações e com outros países pertencentes ao bloco da APEC.

Economia da
Nova Zelândia
Pecuária (ovinos e bovinos)
Agricultura (cereais e batata)
Indústria (siderurgia, alumínio,carne, lã, laticínios)carvão, pescado

Austrália

A Austrália é uma ilha de dimensões continentais, com uma área de 7.682.300 Km_. É cortada pela linha do Trópico de Capricórnio e localiza-se entre os Oceanos Índico e Pacífico. Esse país é dividido em grandes Estados e Territórios. Observe o seu mapa político:
O relevo da Austrália é composto por cadeias montanhosas extensas,
mas não muito elevadas, na porção leste, estendendo-se no sentido norte-sul.
A porção central é dominada por uma bacia sedimentar deprimida e o leste por
um planalto cristalino antigo e algumas áreas montanhosas. De uma forma
geral as altitudes são modestas.

Próximo ao seu litoral nordeste encontramos a maior formação coralígena do mundo, a Grande Barreira de Recifes de Coral, no Mar de Coral.

O sudeste do país é dominado por clima temperado oceânico e floresta temperada. No norte-nordeste, domina o clima tropical com florestas tropicais.
No centro e oeste encontramos regiões desérticas e semi-áridas, com formações xerófitas e estepes e a presença de rios intermitentes. Os principais rios (Darling, Murray), perenes, são encontrados no sudeste do país. No sudoeste, clima e vegetação mediterrâneos.
A população do país não atinge 20 milhões de habitantes e sua densidade
demográfica é muito baixa: 2,51 hab/Km_. Essa população está concentrada no sudeste, área de clima mais moderado e de concentração das principais cidades e áreas industriais. Sydney é a maior cidade do país, mas a capital é Canberra. O país possui ampla maioria urbana, reduzido crescimento populacional e reduzidos índices de analfabetismo e mortalidade infantil. Possui um dos mais elevados IDH do mundo.
A população é de maioria branca de origem européia. A Austrália também foi colônia britânica e o povoamento inicial utilizou o país como colônia penal. A população nativa dos aborígines também foi amplamente dizimada, constituindo atualmente 1,5% da população. Durante as olimpíadas em Sydney iniciou-se um pedido público de desculpas pelo que foi cometido no passado contra essa população e, ao mesmo tempo, um processo de reconciliação e reconhecimento da importância e contribuição dos nativos.

A Austrália é um país de Primeiro Mundo com maior destaque para o setor terciário em sua economia (comércio e serviços). No setor primário destacam-se as extrações de minérios como o ferro (noroeste), o carvão, bauxita, além do petróleo, para o qual ainda não há auto-suficiência. O Mar da Tasmânia é uma importante bacia petrolífera e o Planalto Ocidental produz vários minérios.
No norte-nordeste são importantes os cultivos de clima tropical como é o caso da cana-de-açúcar. No sul e sudeste é importante a produção de cereais.
A Austrália possui grande destaque com a pecuária sendo um tradicional exportador de produtos de origem animal. Os rebanhos mais importantes são os de bovinos e ovinos.
A Austrália é o país mais industrializado da Oceania. Seu parque industrial é diversificado apresentando indústrias de bens de consumo e de base, além de desenvolver tecnologias de ponta. São elevados os investimentos em pesquisas tecnológicas como por exemplo no ramo da biotecnologia. No desenvolvimento de seu setor industrial foram importantes os investimentos de capitais japoneses, britânicos e norte-americanos, os quais acabaram por criar um forte concorrente para seus próprios produtos industrializados no mercado do Pacífico.
A atividade turística complemente de maneira importante a economia desse país, com uma infraestrutura muito boa para seu desenvolvimento.
A Austrália também é membro da Comunidade Britânica de Nações e do bloco da APEC, comercializando especialmente com o Japão, Nova Zelândia, EUA, países europeus, tigres asiáticos e a China.

*Nauru:

Economia da Austrália

Pecuária (bovinos e ovinos)
Agricultura (cereais, cana e frutas)
Indústria (leves, siderurgia,
metalurgia e automobilística)
Mineração (ferro, carvão, bauxita e petróleo)


Exercícios

1- (GV) A Austrália, situada no hemisfério sul do globo, caracteriza-se
por:
a) ser um país tipicamente equatorial com economia baseada em recursos
primários
b) apresentar população rural reduzida e centros urbanos concentrados no
Sudeste do país
c) ter um território em sua maior parte desértico e população com renda
“per capita” baixa
d) possuir 40% do seu território recoberto por florestas tropicais e
importantes indústrias de transformação
e) apresentar plataforma continental ampla e destacada exportação de
petróleo.

2- (VUNESP) Assinale a alternativa que indica corretamente as
principais características da população australiana:
a) predominantemente branca, numerosa e bem distribuída no espaço
b) de origem ameríndia, rural, com altas taxas de natalidade
c) predominantemente branca, urbana, com elevada esperança de vida
d) de origem britânica, urbana, com altas taxas de mortalidade infantil
e) de origem americana, numerosa e concentrada na porção centro-norte
do país.

3- Assinale a alternativa correta sobre a região da Oceania:
a) é um continente formado por milhares de ilhas entre o Atlântico e o
Pacífico
b) possui muitas dependências estrangeiras com destaque para o Havaí,
Estado pertencente ao Japão
c) sua população apresenta o melhor padrão de vida do mundo pois a
maioria dos países dessa região é de Primeiro Mundo
d) as atividades turísticas são importantes nessa região e o maior parque
industrial é encontrado na Austrália
e) apresenta sérios problemas políticos na Austrália com etnias que
desejam o separatismo e causam conflitos constantes.

4- Qual alternativa abaixo apresenta a correlação correta?
a) Nova Zelândia – realiza testes nucleares no Atol de Bikini
b) Austrália – exportadora de minérios e produtos agropecuários
c) Nauru – sua riqueza provém das ricas jazidas de petróleo
d) Papua Nova Guiné – foi colônia do Japão e deseja se unificar com a
Indonésia
e) Polinésia Francesa – tem sido utilizada como colônia penal da França, o
que gera protestos da população local preocupada com o aumento da
violência urbana.

5- Especifique a importância do arquipélago do Havaí na região do
Pacífico norte:

Respostas dos exercícios

1 – B
2 – C
3 – D
4 – B

5 – O arquipélago do Havaí é um Estado norte-americano produtor de
gêneros tropicais. Desenvolve importante atividade turística e tem valor
estratégico pois tem uma base aeronaval dos EUA em seu território
(Pearl Harbour) servindo como um porta-aviões fixo no meio do Pacífico.
Postado por Prof. Miguel Jeronymo Filho às 07:02 0 comentários:

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) << Home >>

REGIÕES DO MUNDO
Classificação dos Países Por Tamanho

América Anglo-Saxônica

Estados Unidos da América

Estados Unidos - Potência Mundial

México

América Central

Américas Andina e Platina

Américas Latina

Ásia - Aspectos Físicos

Ásia de Monções

Subcontinente Indiano

Índia - Dados Políticos

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Itália

Portugal

Estados Unidos 2

Angola

México 2

Rússia 2

Taiwan



LINKS
OS LINKS ABAIXO DIRECIONAM AOS SITES WIKIPEDIA E BUSSOLA ESCOLAR

PAÍSES E CAPITAIS DA AMÉRICA DO SUL
Argentina — Buenos Aires
Bolívia — La Paz
Brasil — Brasília
Chile — Santiago
Colômbia — Bogotá
Equador — Quito
Guiana — Georgetown
Guiana Francesa — Caiena (Não independente: é um departamento ultramarino da França)
Paraguai — Assunção
Peru — Lima
Suriname — Paramaribo
Uruguai — Montevidéu
Venezuela — Caracas
Idiomas Falados na América do Sul
espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.
(Indígenas):
Guarani, quíchua, aimara (Aymara), mapuche, borôro, araucano, arawak, ianomano, caiapó, caribe, caingangue, rapa nui (idioma indígena da Ilha de Páscoa, Chile)


CONTINENTES
África
América
Antártica
Ásia
Europa
Oceania


PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE
Países independentes :
Canadá
Estados Unidos da América
México
Dependências :
Bermudas (colônia do Reino Unido)
Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
Saint Pierre et Miquelon (território ultramarino francês)


PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Centro-Sul do México
Nicarágua
Panamá
América Central Ístmica,
A região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:
Cuba
Bahamas
Jamaica
Haiti
República Dominicana
Porto Rico
São Cristóvão e Nevis
Antígua e Barbuda
Dominica
Sta. Lúcia
São Vicente e Granadinas
Barbados
Granada
Trinidad e Tobago
México


PAÍSES DA EUROPA
Países da Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Checa
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
dependências:
Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa.
Arménia e Chipre, consideram-se europeus por razões históricas e culturais.
Também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel.
As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês

Regiões da Europa
Europa central
Europa ocidental
Europa oriental


PAÍSES DA ÁSIA
Países independentes
Afeganistão
Arábia Saudita
Armênia
Azerbaijão
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Camboja
Cazaquistão (parte asiática)
China
Chipre
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito (parte asiática)
Emirados Árabes Unidos
Filipinas Iêmen
Índia
Indonésia
Irão
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Omã Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia (parte asiática)
Singapura
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan
Timor-Leste
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietname

Territórios não-autônomos
Cisjordânia (sob ocupação de Israel)
Chagos (dependência da colônia britânica Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)
Gaza (sob ocupação de Israel)
Natal (dependência australiana)

Grandes regiões da Ásia
Ásia Central
Extremo Oriente
Indochina
Médio Oriente
Sibéria
Subcontinente indiano (ou Indostão)
Sueste asiático


REGIÕES DA ÁFRICA
África Meridional
África do Sul
Angola
Botswana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe
África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo
África Setentrional
Argélia
Egipto
Líbia
Marrocos
Mauritânia
Sudão
Tunísia
África Ocidental
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo
África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Uganda
Tanzânia
Norte de África
Magrebe
África subsaariana
Corno de África


ANTÁRTIDA
(Pólo Sul)
Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.


Arquivo do blog
Arquivo do blog Julho (7) Abril (44)





Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por kickers. Tecnologia do Blogger.




COPYRIGHT MODSELO AWESOME INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas