domingo, 25 de julho de 2010

2042 - A IDADE MÉDIA

A | A | A Embaixada & Consulado Geral
Sobre a Noruega
Estudar e Trabalhar
Visitar a Noruega
Notícias Norsk
Factos e Números
Sociedade e Pessoas
Cultura
Política Externa
Meio Empresarial
História
Você está aqui: Sobre a Noruega História A Noruega até 1814 A Idade Média A Idade Média

O ano de 1130 foi um momento crítico na história da Noruega. Um período de paz foi quebrado por conflitos e Guerra Civil que duraram até 1227.

No entanto, 1130 foi um ano especial também de outras formas. É considerado o ano do início da Alta Idade Média, um período de crescimento populacional, de consolidação da Igreja e do surgimento e desenvolvimento de cidades. Conforme a Coroa e a Igreja dominavam distrito após distrito, o nível de administração e autoridade públicas aumentou. Segundo historiadores actuais, foi durante este processos que a Noruega pôde pela primeira vez ser reconhecida como um único reino.

O poder da monarquia aumentou nos séculos XII e XIII, terminando com uma vitória sobre a Igreja e os senhores feudais. A aristocracia secular tradicional foi substituida por uma aristocracia subserviente. O estatuto trabalhadores rurais mudou nesta altura, passando de proprietários para rendeiros. No entanto, os trabalhadores rurais na Noruega alugavam, em geral, a sua terra por toda a vida, gozando deste modo de um estatuto raro na maior parte da Europa de então. Os escravos da Era Viquingue desapareceram também na Alta Idade Média.

Durante este período, o centro de gravidade a nível de política na Noruega passou do sudoeste para os distritos em redor do Fiorde de Oslo. Ao longo do reinado do Rei Haakon V, no século XIII, Oslo tornou-se a capital da Noruega. Antes desta mudança, a cidade era apenas um aglomerado de casas insignificante nas povoações mais remotas do Fiorde de Oslo. Quando a Peste Negra chegou à Noruega, em 1350, a cidade albergava alegadamente não mais que 2 000 pessoas. Nesse tempo, Bergen tinha uma população de 7 000 e Trondheim de 3 000.

Os rendimentos do estado na Alta Idade Média eram extremamente modestos segundo os padrões europeus. Para o fim do período, quase não serviam para financiar qualquer expansão do aparelho administrativo da Coroa e do estado. A peste tinha sido devastadora, causando terríveis efeitos e reduzindo a população a metade ou até um terço do seu anterior nível de 1350. Esta situação levou a que o Rei e a nobreza procurassem obter rendimentos de terras e propriedades, sem consideração pelas fronteiras nacionais, o que contribuiu para o crescimento das uniões políticas nos países nórdicos.

De 1319 a 1343, a Noruega e a Suécia partilharam uma monarquia conjunta, uma instituição posteriormente expandida através do estabelecimento de casamentos reais entre os países escandinavos. Haakon VI (1340-80), filho do rei sueco Magnus Eriksson e de Ingebjørg, filha de Haakon V, era o herdeiro legal do trono da Noruega. Casou com Margrete, filha do rei dinamarquês Valdemar Atterdag. O filho destes, Olavo, foi escolhido como rei da Dinamarca aquando da morte de Valdemar, em 1375. O Rei Olav herdou também o trono da Noruega do pai, em 1380, levando desse modo a Noruega a uma união com a Dinamarca que durou até 1814.

O Advento do Cristianismo
O Cristianismo foi introduzido na Noruega ao longo de um período de tempo prolongado, possivelmente duzentos anos. Foi um resultado natural do contacto dos noruegueses com a Europa Cristã, através de ligações comerciais e de raides viquingues. Os missionários das Igrejas de Inglaterra, da Alemanha e da Dinamarca contribuiram para um enfraquecimento da crença tradicional nos deuses nórdicos. Este desenvolvimento culminou com os três reis missionários, Haakon, o Bom, Olaf Trygvasson e Olaf Haraldsson (Olaf, o Gordo). A morte deste ultimo como mártir na batalha de Stiklestad, em 1030, concedeu-lhe o estatuto de santo. No fim, a Igreja venceu.

A partir de meados do século XI, a legislação implementada, as canções e os monumentos erigidos demonstravam o firme estabelecimento do Cristianismo na Noruega. Pouco antes do ano de 1100, surgiram os primeiros bispados, entre os quais se encontrava Nidaros, posteriormente Trondheim, onde o arcebispo exerceu as suas funções desde 1152. O arcebispo norueguês desempenhava também um papel político. Em 1537, a Reforma foi implementada na Noruega através de decreto real. Nesta altura, o país estava sob domínio dinamarquês e a Reforma foi implementada apenas através da aplicação da ordenança da Igreja dano-norueguesa também na Noruega. A partir do início do século XVII, o credo Luterano era o único da Noruega.



Voltar ao topo Fonte: Texto da autoria de Tor Dagre | Partilhar na sua rede |

O horário na Noruega 09:29



O tempo em Oslo
25 July 12:00 - 18:00 17°C

Última actualização: 25.July 06:35
Próxima actualização: 25.July 11:20

Ver mais www.yr.no
Factos
Área: 385 155 km2
População (em 2009): 4.801.100

Capital: Oslo / 59 56 ° N 10 41

Fuso horário:
CET (UTC +1)
Verão UTC 2

Embaixada Real da Noruega e Real Consulado Geral da Noruega
Embaixada Real da Noruega no Brasil



Real Consulado Geral da Noruega no Brasil



Consulado Honorários no Brasil



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas