sábado, 24 de julho de 2010

2036 - A IDADE MÉDIA

Os melhores artigos. Os leitores mais inteligentes da internet.
Comportamento Mistérios Super listas Bizarro Tecnologia Bem-estar Animais Espaço Meio ambiente
Home » Bizarro » Dez agonizantes tratamentos da Idade Média Dez agonizantes tratamentos da Idade Média

Aproveite e receba nossos novos artigos por email:Por Sergio de Souza em 30.03.2009 as 21:44 e atualizado em 2.04.2009 as 6:15 RSS Feeds


10. Cirurgia: cruel, suja e terrivelmente dolorosa


Os cirurgiões da época tinham pouquíssimo conhecimento sobre a anatomia humana, sobre antissépticos, que fizessem com que as feridas não infeccionassem, e sobre anestésicos. Não era agradável ser um paciente nessas horas, mas não havia muita escolha. Para se livrar da dor, você era submetido a mais dor. Na maioria dos casos, monges se tornavam cirurgiões, já que eles tinham acesso à literatura sobre medicina. No entanto, em 1215, o Papa pediu para que eles não fizessem mais o trabalho. A tarefa sobrou para fazendeiros que tinham experiência tratando animais.

9. “Dwale”: um anestésico cruel que podia ser fatal


A cirurgia na idade média era usada somente em casos de vida ou morte. Uma razão é que não havia anestésico “confiável” que pudesse aliviar a dor enorme de um procedimento cirúrgico. Algumas poções usadas para amortecer o paciente ou induzir o sono podiam ser letais. Um dos exemplos é o Dwale, uma mistura de suco de alho, suco de cicuta, ópio, vinagre e vinho que era dado ao paciente antes de uma cirurgia. O suco de cicuta sozinho poderia ser fatal – ele é tão forte como anestésico que o paciente para de respirar.

8. Feitiços: rituais pagãos ou penitência religiosa como forma de cura


Tratamentos medievais, normalmente, eram uma mistura de fatos científicos, crenças pagãs e imposições religiosas. Um exemplo é que, quando alguém contraía a peste bubônica, era determinado que ele passasse por um período de penitência, se confessando com um padre. Como a doença era vista como um castigo de Deus, se o paciente admitisse seus pecados, talvez sua vida fosse poupada.

7. Cirurgia de catarata: dolorido e raramente salvava o olho do paciente


Uma operação de catarata incluía a inserção de uma faca ou de uma agulha pela córnea, forçando as lentes do olho até o fundo do órgão. Posteriormente, uma seringa era usada para extrair por sucção a catarata.

6. Bexiga bloqueada: um cateter de metal inserido diretamente na bexiga


O bloqueio da bexiga, devido à sífilis ou a outras doenças venéreas, era comum na época, já que não havia antibiótico. O cateter urinário (um tubo de metal inserido através da uretra até a bexiga) começou a ser usado em meados de 1300. Quando o tubo não conseguia passar pela uretra, outros aparelhos eram usados – provavelmente apresentando um risco tão grande quanto o da própria doença.

5. Cirurgiões em campos de batalha: puxar flechas não é um trabalho fácil


Como remover flechas dos corpos de soldados? Normalmente a ponta da flecha ficava dentro do corpo do soldado, enquanto só era possível tirar o cabo. Esse problema foi “resolvido” com a colher de flecha, que era inserida na ferida causada pelo disparo e “pescava” a ponta da flecha.

4. Sangria: a cura para quase qualquer doença


Os médicos da idade média achavam que praticamente todas as doenças eram causadas por excesso de líquido no corpo. Então a solução era tirar o sangue dos pacientes. Havia dois métodos “principais”. O primeiro usava sanguessugas para tirar o sangue. O bicho era colocado sobre o local e sugava uma boa quantidade do líquido. O outro era um tradicional corte na veia, normalmente no braço.

3. Parto: mulheres, quando grávidas, eram preparadas para a própria morte


Dar a luz na idade média era tão mortal que a Igreja pedia que as grávidas se preparassem para morrer. E teve uma época em que parteiras mais experientes foram perseguidas como bruxas, já que usavam métodos para aliviar a dor de suas pacientes. Quando um bebê estava morto no útero, uma faca era usada para que ele fosse desmembrado ainda na barriga da mãe, para facilitar a “retirada” do feto.

2. Clysters: um método medieval usado para injetar remédios… pelo ânus


O “clyster” era uma versão medieval do supositório, um aparelho que injetava fluidos no corpo através do ânus. Era um cano ligado a um recipiente. O cano ia “lá” enquanto, no recipiente, estava o remédio.

1. Hemorróidas: a agonia anal tratada com ferro quente


Você leu direito. O tratamento para hemorróidas era queima-las com ferro quente. Há até uma história sobre um monge que, sofrendo com suas hemorróidas enquanto trabalhava no jardim, sentou se em uma pedra que, milagrosamente, o curou do problema. A pedra existe até hoje, com a marca das hemorróidas do monge, e é visitada por muitos que esperam curar seu “problema” até hoje. [Oddee]


13 comentários
lampião / 23.04.2010
Excelente matéria! Mas até hoje vários artifícios considerados antigos ou obsoletos são utilizados,ex:
Algumas tribos ao fazerem circuncisão nos jovens;simplesmente cortam aquela pele com uma faca normal à sangue frio,o macho deve suportar a dor pois assim passa a ser respeitado como homem,eu mesmo quando moleque arranquei muitos dentes com um simples prego,na minha cidade havia até meados de 2001 um dentista que utilizava uma cadeira de balanço e alicate nos pacientes,já ouvi dizer que pra curar micose deve-se usar pólvora e limão na ferida exposta acreditas? o pior é que funciona!
Dependendo da região que você morar,aparece muitos casos que seria absurdo.


Daniel / 8.12.2009
Muito medo e arrepios na bexiga no item 6…
[3]…Graças a Deus que ela evoluiu!


keila / 14.11.2009
Vou apresentar um trabalho sobre esse tema, e esse artigo me ajudou bastante.Obrigada.


Gerciara / 10.05.2009
concerteza Murillo….
[2]graças a Deus q ela evoluiu!




Murillo / 27.04.2009
E viva a medicina moderna.. graças a Deus ela evoluiu!


Vovô 78... / 12.04.2009
Sei lá… Este negócio de queimar a hemorróida com ferro quente me parece tão dolorido quanto arrancar os testículos com um alicate de eletricista!!


Helena / 3.04.2009
Como na história a humanidade evolui e depois regressa. Pois antes da Idade Média, nos povos antigos (egipcios, maias) tinham muito mais informações sobre a medicina, entre outros assuntos. Isto mostra como os poderosos e religiosos da época queriam a população ignorante. Ao ponto de perseguir e matar quem ousasse se opor as idéias que eles impuseram para alienar o povo. Ainda bem que crescemos em relação à isso. Mas em outros fatores estamos alienados. Espero que isto serve para que todos sempre estejam bem informados em relação à tudo!!!


josé / 31.03.2009
eu queria faser este tratamento de hemorróida
nos politicos lá de brasilha .


Tony / 31.03.2009
Ai, ai, morro e não vejo tudo


Leonidas Arapaho / 31.03.2009
Os egípcios, muito antes da era atual, 3.000 anos antes e até mais, tinham uma medicina bem mais adiantada que aquela praticada na Europa medieval. Também os árabes, contemporâneos dos europeus medievais, possuíam uma medicina bem superior.
O que ocorreu que os conhecimentos dos antigos não foram passados à dita civilização ocidental? Simples: a Igreja ordenou a queima de todos os livros e a destruição das bibliotecas (diziam: “Basta um livro para a humanidade. Este livro já traz tudo que necessitamos, portanto queimemos todos os demais”. A Igreja referia-se à Bíblia). Por sorte, os árabes não agiram com tanta ignorância e preservaram muito do conhecimento antigo, desde filosofia até as ciências matemáticas, a medicina, etc. Somente por volta dos séculos XIV e XV é que os conhecimentos guardados/aperfeiçoados pelos árabes foram transmitidos aos europeus (os mouros dominavam a Espanha), causando, em consequencia, o Renascimento.


Marcos Vinícius / 31.03.2009
Adorei o artigo, mas já havia visto um documentário sobre isso.
É bom saber o quanto a humanidade era avançada e ao mesmo tempo primitiva.


jasanias Schirmann Martins / 31.03.2009
- o bom, seria se a população soubecem dessa cultura pois a maioria dos povos nem sabem, da onde vem. mas com tudo isso vcs aida estão de parabens por publicar essas cultura da medicina….


Icaro / 31.03.2009
Muito interessante esta matéria! Mostra que a falta de tecnologia na Idade Média atingia também o campo da medicina. Essa ineficiência causava a baixa perspectiva de vida dos seres humanos, que girava em torno dos vinte anos. Métodos clínicos que pareciam mais tortura! É, estamos bem melhores do que nunca!
Sou fã do site e visito todos os dias para ver matérias com temáticas muito interessantes. Parabéns!


Top 10 de Listas (27) | Lista10.org | As melhores e piores listas do mundo. - [...] 10 mitos científicos que muita gente acredita 2º. 10 terríveis tratamentos da idade média 3º. As 10 crianças prodígios ...
Comente
Click here to cancel reply.
Nome (obrigatório)

Email (não será publicado aqui) (obrigatório)

Seu Twitter, Orkut ou Site (se houver)





Quero receber novos comentários por e-mail

Plantão Popular Aleatório
10 contos médicos bizarros e fascinantes

Publicado em 25.07.2010

15 cenas inesquecíveis que foram feitas de improviso

Publicado em 23.07.2010

8 bandidos muito espertos

Publicado em 22.07.2010

O que, exatamente, são as manchas do Sol?

Publicado em 22.07.2010

A ciência por trás das turbulências

Publicado em 22.07.2010

10 ritos de iniciação incrivelmente dolorosos

Publicado em 20.07.2010

Os 10 lugares mais horripilantes na Terra

Publicado em 21.07.2010

Os 10 lanches mais esquisitos do mundo

Publicado em 18.07.2010

8 bandidos muito espertos

Publicado em 22.07.2010

As 10 frutas mais exóticas

Publicado em 19.07.2010

Médico perfura crânio de menino com furadeira doméstica e salva sua vida

Publicado em 21.05.2009

Nano-Veículos de uma molécula são sintetizados

Publicado em 27.04.2009

As mais lindas mulheres em uma só

Publicado em 7.01.2010

Nanopartículas magnéticas conseguem controlar minhocas

Publicado em 8.07.2010
Helicóptero voyeur não foi feito para espionar seus vizinhos

Publicado em 1.07.2008

Relacionados

10 contos médicos bizarros e fascinantes

Publicado em 25.07.2010

Será que rir é mesmo o melhor remédio?

Publicado em 22.07.2010

Fetos masculinos são menos afetados por problemas de saúde da mãe

Publicado em 22.07.2010

Proteína que impede o avanço do HIV é descoberta

Publicado em 21.07.2010

Autismo pode ser detectado na voz das crianças

Publicado em 20.07.2010

Criados novos medicamentos contra a obesidade – mas eles são a melhor opção?

Publicado em 19.07.2010

Saiba como lidar com a insônia sem apelar para remédios

Publicado em 19.07.2010

Em desenvolvimento tratamento sem efeitos colaterais para câncer

Publicado em 18.07.2010

Será que sua vizinhança faz mal ao seu coração?

Publicado em 15.07.2010

Viciados em drogas estão trocando sangue entre si

Publicado em 14.07.2010

Stress elimina tumores cancerígenos

Publicado em 14.07.2010

A resposta contra a obesidade pode estar na “gordura marrom”

Publicado em 12.07.2010

Exame de sangue pode identificar Síndrome de Down antes de o bebê nascer

Publicado em 7.07.2010

Beber água pode ajudar no controle da pressão sanguínea

Publicado em 7.07.2010

Grossura do pescoço pode ser o melhor indicador de gordura corporal

Publicado em 7.07.2010

Escolha
Alimento Animais Armas Bebê Bem-estar Bizarro Carro Carros Casamento Celulares Computadores Corpo humano Criança Câncer Cérebro Dieta Doença Emagrecer Emagrecimento Energia Espaço Espaço sideral Estética Exercícios Ficção vira realidade Fotos incríveis Google Gravidez Homem Humor Internet Medicina Medo Morte Mulher Mulheres Notícia estranha Obesidade Psicologia Relacionamento Robótica Sexo Super listas Tecnologia VídeoBusca
Blogroll
Anderssauro
ArteBlog.net
Fofoca.org
Novo Mundo
Resultado Eleições 2010
Comentários
Misabel on 8 bandidos muito espertos
Paolla on Saiba como lidar com a insônia sem apelar para remédios
Cristina on Mulher quer ser a mais gorda do mundo
Jorginho on Primeiro buraco negro é criado na Terra
Jorginho on O que existe no centro da Via Láctea?
Genivaldo on O que, exatamente, são as manchas do Sol?
Genivaldo on Foto espacial: a coroa do Sol



Sobre | Privacidade | Contato



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas