sábado, 24 de julho de 2010

1992 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Home Empresa Fale Conosco Início Biologia Ciências Educação Artística Educação Física Espanhol Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Política Português Química Redação Religião Sexualidade Sociologia Vestibular
O nascimento da FilosofiaO nascimento da Filosofia


A formação e reflexão de idéias.

Por Gabriela Cabral

A filosofia é a arte que busca incessantemente explicações para que a realidade seja compreendida de forma que tais explicações sejam racionais. Tal arte nasceu a partir do descontentamento de algumas pessoas em relação às explicações dadas através de mitos que relacionavam todas as coisas à reação de deuses.

No período mitológico, as alterações que ocorriam na natureza eram explicadas como atitudes tomadas pelos deuses, mas as pessoas que percebiam tal modificação passaram a questionar o que provocava tais alterações. A partir dos questionamentos, a filosofia surgiu embasada na cosmologia que explica de forma racional a origem e transformação da natureza, afirmando que o mundo não foi criado e sim que é eterno e passa por transformações, de forma que não há a possibilidade de ter fim.

As descobertas durante as viagens marítimas que faziam permitiam que os gregos descobrissem que o mito sobre a influência dos deuses na natureza nada mais era do que histórias sem comprovação e que a natureza passava por constantes mudanças que ocorriam sempre nos mesmos períodos.

Apesar de Sócrates ser um grande e destacado estudioso da filosofia, Tales de Mileto é o filósofo que originou tal arte. Assim é considerado, já que iniciou a filosofia ocidental, fundou a Escola Jônica e ainda formou discípulos como Anaxímenes e Anaximandro, esses acreditavam que havia apenas uma substância primordial que originava todas as outras coisas.

Veja links relacionados:

Mundo Educação - Fala sobre a origem da filosofia.

Brasil Escola - Fala sobre o nascimento da filosofia.



- Dissertação
- Juros
- Artigos em Espanhol
- Pré-História
- Idade Antiga
- Idade Média
- Idade Moderna
- Idade Contemporânea
- Machado de Assis
- Artes
- Biologia
- Doenças
- Drogas
- Educação Física
- ENEM
- Espanhol
- Física
- Geografia
- Gramática
- História do Brasil
- História Geral
- Informática
- Inglês
- Literatura
- Psicologia
- Química
- Redação
- Sexualidade
- Sociologia
- Ciências

- Geografia

- História
- Português
- Matemática
- Jogos Infantis

Canal do Educador
Click Grátis
História do Mundo
Escola Kids
Monografias
Mundo Educação
Resumo de Livros
Vestibular
Seu Site Aqui!
AlunosOnLine.com.br -© Copyright - Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Um Site: PortalBrasilEscola.com



COPYRIGHT PORTALBRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas