quarta-feira, 21 de julho de 2010

1839 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

InícioPsicologia Geral
IntroduçãoHistória da PsicologiaDesenvolvimentoEscolas
IntroduçãoComportamentalHumanismoPsicanáliseAtuação
Área JurídicaPsicologia ComunitáriaPsicologia EscolarPsicologia OrganizacionalPsicopatologia
PsicossomáticaPsiquiatriaTranstornosPsicodiagnósticoSaúde MentalArtigos
AconselhamentoResenhasSaúde MentalPsicanálisePsicossomáticaDesenvolvimento HumanoNeuropsicologiaPsicologia JurídicaNotícias
DiversasVideosConcursosEventosHome icon Página Inicial»Atuação»Psicologia Organizacional»História da Psicologia Organizacional

História da Psicologia Organizacional
Escrito por Iury Viana

Sena e Silva (2004) remonta a história da Psicologia Organizacional, de como ela se formou e quais foram seus passos antes de se tornar a Psicologia Organizacional que conhecemos hoje em dia.

A autora começa falando de duas revoluções que mudaram o mundo, que foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, uma para firmar o modo capitalista e a segunda por questões políticas. Nesse momento também estavam começando a desestruturação do sistema feudal e assim surgindo trabalhadores independentes, onde criavam seus trabalhos, com suas ferramentas. Entretato foi necessário que alguém fizesse a ponte entre o trabalho e o mercado, ou seja, que alguém pudesse vender o produto no mercado. Assim o trabalhador, tido como independente, começa lentamente a sumir.

Com o surgimento da industrialização, os trabalhadores agora começam a ser empregados, eles ainda “tinham” certo controle sobre o produto, que só surgiria dependendo do ritmo de trabalho desse trabalhador. Entretanto com o surgimento das máquinas, essas interferências foram acabando, já que não era mais o homem que ditava o ritmo de trabalho, mas agora era a máquina. O homem tinha agora que obedecer ao ritmo da produção maquinal.

Antes do surgimento da Psicologia Industrial, os trabalhadores também estavam se tornando mecânicos, uma vez que as empresas detinham o conhecimento científico e o utilizava de uma forma que controlasse os trabalhadores. Eles, por sua vez, deixavam de pensar e agiam como se fossem maquinas também.

Sena e Silva (2004) mostra que assim como muitos saberes psicológicos, a psicologia industrial se forma no período das duas grandes guerras mundiais. Ela começa a obter seu reconhecimento no ano de 1924. Neste mesmo período foram feitas pesquisas para saber as condições de trabalho e foi nesse ínterim que começou a se pensar em novas formas de se trabalhar.

A partir dos anos 50 a denominação de Psicologia Organizacional começa tomar corpo, a junção dos saberes da sociologia e a antropologia com o da psicologia, influenciaram para o crescimento da psicologia social.

Antigamente a Psicologia Industrial se preocupava com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados e hoje em dia ela também tem esse papel na instituição, todavia, agora, se busca dar consciência ao trabalhador, que o mesmo tenha noção da sua força de trabalho e quanto ela vale. Tenta acabar com essa visão de que o trabalhador é mecânico, que vem desde a revolução industrial.

REFERÊNCIA
SENA e SILVA, M. de F. e BRAZ DE AQUINO, C. A. (orgs). Psicologia social: desdobramentos e aplicações. São Paulo: Escrituras Editora, 2004 – Coleção Ensaios Transversais, cap 4, p. 93-113.

Artigos Relacionados
Christophe Dejours e a Loucura do Trabalho
Psicologia Organizacional
Resenha - O Que é Trabalho?
Introdução a Psicologia Escolar Social e Pedagogia Social
Introdução à Psicologia Comunitária
Psicologia Industrial
Anúncios
Publicidade

Psicologado por e-mail:

Saiba mais sobre RSS Feed





Psicologado NewsHisteria coletiva surge de vontades recalcadas, diz psicóloga25 Jun 2010No início de junho de 2010, dezenas de jovens passaram mal em uma escola de Itatira, no interior do Ceará, após uma suposta ...Notícias em PsicologiaCurso Online de Psicomotricidade e Desenvolvimento HumanoHisteria coletiva surge de vontades recalcadas, diz psicólogaAlém de crianças, adultos também sofrem com o medo do escuroEspecialista fala da violência psicológica contra criançaMenino autista quebra silêncio e se comunica por computadorMedo deflagra preconceitosChocolate amargo protege o cérebro contra lesõesJogos de violência não fazem mal para a saúde mental de crianças e adolescentes, afirma estudoArtigos do PsicologadoEsquizofrenia indiferenciada e Esquizofrenia ResidualEsquizofrenia DesorganizadaEsquizofrenia ParanóideEsquizofrenia CatatônicaTerapia Cognitivo-ComportamentalComportamento verbal e os principais operantesOs Benefícios Adquiridos por Cuidadores/Familiares que Conseguem Compreender e Aceitar a ...O Papel do Cuidador contratado para Portadores de Doença de Alzheimer
Coloque as notícias do Psicologado no seu site/blog
Ajude a divulgar o Psicologado

Coloque um banner do Psicologado.com no seu site ou blog.

É só copiar e colar o código abaixo:




Psicologado.com - Portal de Psicologia: conteúdos, notícias, artigos







Veja mais formatos de banner
Psicologado Recomenda:
Psicologia dos Psicólogos

Conselho Federal de Psicologia

Sociedade Brasileira de Psicologia

Psicologia e Ciência

Análise e Síntese

Marcia Falleiros

Maria Teresa

Portal Educação - Cursos de Psicologia

Psicologia Acadêmica

PsiqWeb

RedePsi

Publicidade
Submarino.com.brSubmarino.com.br
Mais Lidos
Introdução à Psicologia
Psicologia Organizacional
Introdução ao Conceito de Narcisismo
Psicologia Jurídica
Reflexões sobre a Psicologia da Educação
Psicopatologia - Introdução e Definição
Mecanismos de Defesa
Wundt e a criação do Primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha
Winnicott - Principais Conceitos
Desenvolvimento psicossexual
Psicologado por email
Preencha o seu email no formulário abaixo para receber as nossas novidades de maneira gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada!








Blog do PsicologadoPolítica de PrivacidadeContatoDivulgue-NosPublicarPsicologado.com 2007/2010 - Todos os direitos reservados.

COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas