quinta-feira, 15 de julho de 2010

1610 - BIBLIOTECONOMIA

Olá! Tiago, Moreno, Diego e Vivi são bibliotecários. Bibliotecários pop. Aqui eles falam e mostram tudo sobre bibliotecas e biblioteconomia.

Quer saber o que é o BSF? Aqui. Quer saber o que nós já escrevemos? Arquivos. Quer falar com a gente? Contato.
Algumas constatações sobre bibliotecas públicas e muitas dúvidas que surgem delas
Tiago Murakami 14.7.2010 1 comentário

Nesses dois últimos anos trabalhei em 2 bibliotecas públicas e visitei muitas outras. Neste período surgiram muito mais dúvidas do que respostas. Tentarei compartilhar minhas dúvidas com vocês, que podem estar com dúvidas parecidas.

Minha primeira constatação é que eu particularmente nunca vi as bibliotecas tão valorizadas como agora. Há diversas mobilizações para a melhoria das bibliotecas públicas, muitas passaram por reformas ou estão com projetos de modernização, algumas novas foram inauguradas e há um grande investimento nas bibliotecas por parte do governo federal e dos municípios.

Outra constatação é que as bibliotecas públicas não são mais a melhor opção para se fazer pesquisas escolares. Mas ainda grande parte dos recursos das bibliotecas estão mobilizadas para atender a esse público, que é cada vez menor. Com isso fica claro a necessidade de se estabelecer um novo conceito de biblioteca pública, que norteie a atuação da maioria dos profissionais que atuem nessa área. Sonho com um conceito trabalhado colaborativamente e com bibliotecários engajados, mas sei que a realidade atual não é bem essa.

Uma constatação minha é que muitos estão realizando atividades muito bacanas nas bibliotecas, mas elas são muito pouco divulgadas e os bibliotecários não se preocupam em escrever sobre suas experiências. Vi atividades de grande impacto sendo realizadas, mas como são pouco divulgadas, não serão reproduzidas por outros em outras partes e com isso, ficam limitadas a região que são realizadas.

E o contrário também é verdadeiro. Vi experiências pobres, com pouco conteúdo e pouco impacto serem muito divulgadas e copiadas.

Dessas constatações, surgem muitas dúvidas em relação a como melhorar as bibliotecas. Acho que esse é um bom início para uma troca de idéias, conforme a discussão começar a ocorrer, surgirão outros posts. Por isso, gostaria de saber um pouco da experiência de vocês. Abusem dos comentários.


I EUSEER pela Internet
Diego Abadan 14.7.2010 comente

Um pouco atrasado, mas para quem ainda puder acompanhar: o I ENCONTRO NACIONAL DE USUÁRIOS DO SEER (OJS) está sendo transmitido pela Internet de hoje até sexta, aqui: http://tvled.egc.ufsc.br/

Veja também a programação e maiores informações sobre o evento.


Dicas para inauguração de biblioteca
Moreno Barros 12.7.2010 3 comentários

Recebi um email e decidi publicar aqui, pois em vez de uma pessoa só ajudar, quanto mais dicas várias pessoas incluirem nos comentários, melhor.

“Olá. Trabalho como auxiliar de Biblioteca em Anápolis GO. Em Setembro será a inauguração e eu gostaria de umas ideias/sugestões legais de programação para uma semana de inauguração e divulgação nos bairros.”

Então é simples. Não sabemos muito sobre a biblioteca, mas imagino que seja uma comunitária, de médio porte. Dá pra imaginar. Coloquem em prática tudo o que vocês aprenderam em 4 anos de faculdade.

Se fosse com você, semana de inauguração da biblioteca, o que você faria? Use os comentários.


Fuck Google, Ask Me
Moreno Barros 11.7.2010 4 comentários



engraçadinha, mas o que seria de mim sem ele.


Poker Face versão bibliotecária
Moreno Barros 08.7.2010 10 comentários



Difícil apontar o limite entre ser criativo e ridículo, mas ouvi dizer que Ród Galvão, Cauê Araújo e Gustavo Henn irão estrelar a versão brasileira deste vídeo acima.

via Jefferson


Estantes dobráveis de papelão – Foldaway Bookshop
Moreno Barros 05.7.2010 4 comentários







Criada especialmente para o Festival de Arquitetura de Londres deste ano, na Inglaterra, a loja Foldaway Bookshop é uma livraria especializada na comercialização de publicações voltadas para o setor da arquitetura. O grande atrativo da loja, contudo, é o fato de suas estantes serem feitas de papelão com 10 mm de espessura. Manufaturadas em forma de acordeon, as estantes são dobráveis para facilitar o transporte e, também, melhor aproveitar o espaço da loja. Além das estantes, um stand também feito de papelão foi disposto no meio da loja.

A seleção dos livros vendidos na Foldaway Bookshop foi escolhida pela feira independente Handmade & Bound, além de críticos e arquitetos londrinos. O empreendimento, contudo, será desmontado em breve e o papelão, reciclado. A maior inspiração para a criação das estantes foi a visão das páginas abertas de um livro. O design da loja foi feito pela empresa de arquitura e design Campaign, sediada em Londres, que trabalha com empresas de diversos portes, incluindo start-ups.

via PEGN


Casamento na biblioteca
Moreno Barros 04.7.2010 23 comentários





























Veja o BSF como eu vejo
Moreno Barros 01.7.2010 1 comentário

A font padrão do BSF é a Myriad Pro. Dito isso:

1. Procurem no 4shared por Myriad Pro
2. Baixem e instalem a font no seu computador
3. Atualizem o browser e acessem o BSF

Para quem não tinha a font instalada, o que vocês enxergam é a tipografia alternativa que eu estabeleci no css desde o último redesign (Arial e Helvetica), mais ou menos assim:



Para quem já tinha a font instalada ou decidiu instalar agora, vai ver a tipografia mais pixelada, mas bem mais elegante, mais ou menos assim:




Biblioteca de Alexandria – eu fui \o/
Moreno Barros 28.6.2010 14 comentários

Olá colegas de trabalho, sentiram minha falta?

Tenta dizer isso sem parecer metido, mas eu estava de férias, e dei uma passadinha de leve na Biblioteca de Alexandria.

O que dizer? Não muito. Vocês tem que ir lá ver.

Eu gostei do design; da luz natural; de ver a biblioteca cheia de gente, usuários e visitantes; da biblioteca como espaço cultural, além de só biblioteca caixa de livros; da exposição de prensas; exposição de papiros (que eu sorrateiramente entrei sem pagar); das mesas com computadores, luminárias e tomadas; wifi potente; estantes; amplitude física (todos os andares são visíveis entre si); das seções dividas por personas (crianças, jovens, adultos).

Não gostei de ter que pagar para entrar (usuários locais podem pagar uma taxa anual equivalente a R$60, não sei se dá direito a empréstimo, talvez apenas o direito de usufruir o espaço e o acervo. Ou seja, não é uma biblioteca pública); acervo aparentemente incompleto, estantes relativamente vazias; opac relativamente ultrapassado, não condizente com a imponência da biblioteca física.

Qualque pergunta específica sobre a biblioteca, façam nos comentários e eu respondo.

Fotos, fotos, fotos no meu flickr


























CDU online e em Português
Tiago Murakami 15.6.2010 4 comentários

Só para não deixar passar batido.



Tá bem bacana e mais fácil de usar do que a versão impressa.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ...80 81 82 Próxima
Posts anteriores »Busca no BSF


Editores









Bombados









BBB – BateBocaBtecário



Vídeos







Apresentações
Leitura vs Tecnologia
veja outros slides do moreno
Parceiros







Comentários recentes
Madalice on Algumas constatações sobre bibliotecas públicas e muitas dúvidas que surgem delas
Bruna Lessa on Intercâmbio universitário – Portugalegrenses
Daniela on Dicas para inauguração de biblioteca
Claudia Rodrigues on Ensino a Distância – EAD em Biblioteconomia
Fernanda on Casamento na biblioteca
Jéssica on Biblioteca de Alexandria – eu fui \o/
Alice Désirée on Dicas para uma biblioteca comunitária
Maria Aparecida Lemos de Souza on Biblioteconomia 2.0 no Brasil
SILVIA DE ARAUJO on Graduação em Biblioteconomia à distância: quando?
Daniel on Dicas para inauguração de biblioteca
Iara on Dicas para inauguração de biblioteca
ivete toledo mendes on Graduação em Biblioteconomia à distância: quando?
Valdemar on Fuck Google, Ask Me
César on Fuck Google, Ask Me
Gustavo on Fuck Google, Ask Me

BSF pegou emprestado o tema Signal 37 do Upstart Blogger.
COPYRIGHT BSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas