quarta-feira, 21 de julho de 2010

1799 - história psicologia

Dicionário {


































Neste local vamos dar-vos a conhecer alguns dos conceitos básicos para compreender melhor o nosso projecto, ilustrando-os de modo a adquirir uma melhor compreensão.

Não conheces uma palavra? Encontra-a aqui!



































































Adopção de crianças: Adopção, no Direito Civil, é o acto jurídico no qual um indivíduo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adoptado. Quando isto acontece, as responsabilidades e os direitos (como o pátrio poder) dos pais biológicos em relação ao adoptado são transferidos integral ou parcialmente para os adoptantes.




Ágil: Algo ou alguém que se move com facilidade. Esta característica é uma das mais testadas a nível de Records Do Guiness, visto que, nem todos têm as mesmas capacidades a nível de pensamentos, movimentos e outros. Assim, uns são mais ágeis mais determinadas características. Por exemplo, se uma pessoa for muito flexível, diz-se que é ágil a tornar um movimento numa grande amplitude.




Amor:A palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atracção, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, com algum ser vivo ou com algum objecto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação. Este sentimento magoa muita gente quando o seu parceiro parte para a violência.




Aptidão: Capacidade, competência natural ou adquirida em criar, fazer ou executar uma actividade específica. Dom ou criatividade. Por exemplo, se vês que alguém tem "jeito" para desenhar, então essa pessoa é apta a essa actividade.

Aptidão é, também, um conceito central na teoria da evolução. Descreve a capacidade de um indivíduo, de certo genótipo, para a reprodução. A aptidão é muitas vezes confundida com adaptação, mas não são a mesma coisa. A adaptação é o caracter fenotípico que confere aptidão, então estão apenas relacionados.









Áreas vocacionais: As áreas vocacionais podem ser definidas como áreas que fazem parte do currículo dos alunos com necessidades educativas especiais e que visam procurar “vocações” e promover a aprendizagem de novas competências. Um grande exemplo disto é o uso de pés, boca e outras partes do corpo para pintar.











Autismo: Estado mental caracterizado pela tendência a alhear-se do mundo exterior e concentrar-se no espírito. A nível médico as causas desta doença são desconhecidas, apesar das investigações e estudos feitos. Poucos são os tratamentos, actualmente existentes, uma vez que os resultamos são muito pequenos. Estes passam por estimular constantemente a pessoa de modo a levá-la a interagir com o ambiente. A imagem seguinte mostra algumas características/sintomas de uma criança com autismo:










Ballet: É um estilo de dança em que é preciso bastante treino e dedicação, sendo assim, é uma boa actividade para crianças com autismo, obriga-as a conviver com a população, criar gosto e emoção por algo em específico.





Biodiversidade: É a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Biodiversidade refere-se tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local e variabilidade entre paisagens. A biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes. A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.





Biologia: É o ramo da ciência que estuda os seres vivos, debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular até o nível populacional e inter-racional, bem como a interacção da vida com seu ambiente físico-químico.

Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos, a etologia estuda o comportamento dos indivíduos, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécie, entre outros.



Bipolar: A doença bipolar é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e "mania". Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves. As viragens do humor, num sentido ou noutro têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade. Esta doença pode ser a causa dos actos de agressão em casos de violência no namoro.





Brincadeiras Recreativas: As brincadeiras recreativas distinguem-se dos jogos por terem regras simples e flexíveis, não se necessitando de quadras, tabuleiros, instruções, treinos, peças ou dispositivos especiais para participar nelas. Devido à sua simplicidade, estas brincadeiras são feitas por crianças. Somente umas poucas, como a mímica, são, ocasionalmente, feitas, também, por adolescentes ou adultos. As crianças brincam para gastar energia e se divertirem. Este tipo de brincadeiras são muito usadas para tentar estimular as crianças com autismo.











Cabelo maior do mundo: Tran Van Hay, um vietnamita, está há 35 anos sem cortar os seus cabelos e possui, agora, uma cabeleira com mais de 6 metros, sendo o cabelo maior do mundo.Ele resolveu nunca mais cortar o cabelo depois de ficar doente após um corte, além disso, a última vez que ele lavou o cabelo foi em 1998. Sendo assim, e como seria de esperar, este homem entrou para o livro do Records do Guiness.




Cancro: Tumor maligno, doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem-se espalhar para lugares distantes no corpo.






Célula: A célula é a unidade básica da vida, unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos. Os organismos multiplicam-se e reproduzem-se através das células. A célula é a forma de vida mais simples capaz de produzir cópias de si mesma. As células foram descobertas em 1665 por Robert Hooke, ao examinar lâminas de cortiça num microscópio rudimentar.







Charles Robert Darwin: (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 — Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual. Esta teoria desenvolveu-se, no que é ,agora considerado, o paradigma central para explicação de diversos fenómenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.








Ciúmes: Ciúme é uma reacção complexa que envolve um largo conjunto de emoções, como por exemplo, dor, raiva, tristeza, inveja, medo e outros. Às vezes estes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque a sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo isto pode gerar comportamentos agressivos, levando à violência.






Crónico: Que dura há muito tempo. Uma doença crónica é uma doença que não é resolvida num tempo curto, definido usualmente em três meses. Estas doenças não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto, logo não são emergências médicas. No entanto, elas podem ser extremamente sérias, como por exemplo certos tipos de cancro podem causar morte.
















Desporto: As crianças com autismo são, na sua maioria, marginalizadas pela sociedade que ainda não está apta a aceitar aqueles que são diferentes e todos pensam "comigo isso nunca irá acontecer". O desporto é uma das actividades onde existem grandes possibilidades destas crianças se integrarem com sucesso, e consigam posteriormente uma maior motivação e interesse pelas actividades da vida activa acreditando que são capazes de a viver com sucesso.




Dificuldade: Aquilo que é difícil, obstáculo, impedimento ou estorvo. No autismo as pessoas apresentam inúmeras dificuldades, como por exemplo: dificuldade em relacionar-se com as outras pessoas, dificuldades em falar e comunicar e dificuldade em aceitar mudanças (as crianças com autismo gostam de rotinas, o que significa fazerem sempre as mesmas coisas da mesma maneira. Podem reagir muito mal quando alguém lhe alteram as rotinas, porque deixam de saber como fazer as coisas).






Direito: Qualquer pessoa tem o direito pessoal de ser respeitada, física e intelectualmente, e se isto não acontecer esta pessoa tem o direito de denunciar quem a desrespeitou e lutar pela sua liberdade e privacidade. Há que calar o silêncio: a sensibilização a nível mundial passa pela disponibilização de dados, pelo desenvolvimento de indicadores, pela articulação internacional e por parcerias expeditas e eficazes com a sociedade civil.





Diversidade de ecossistemas: Ecossistema é o conjunto formado por todos os factores bióticos (diversas populações de animais, plantas e bactérias) e abióticos (factores externos como a água, sol, solo, gelo e vento) que actuam simultaneamente sobre determinada região. Então, a diversidade de ecossistemas é a diversidade existente nos factores referidos anteriormente.






Droga: Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplos disso são: a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio e outros. Esta substância ao modificar a sanidade mental de uma pessoa pode causar imensas perturbações e levar uma pessoa a ser agressiva no seio do seu relacionamento.






Dúvida: A dúvida é um sentimento de indecisão que em certos casos pode não ser benéfico. Casos em que, vítimas de violência no namoro, não sabem o que fazer relativamente a tal situação. Sentem que a culpam é deles próprios e não do companheiro que age como agressor, assim sentem-se indecisos quanto a denunciá-los ou não.
















Escola para autistas: Primeira escola para crianças autistas do país recorre a metodologia de tratamento reconhecida nos Estados Unidos. Abriu a 29 de Setembro de 2008 no Colégio Campo de Flores, na margem Sul do Tejo. Trata-se de um método intensivo de tratamento, de 25 horas no mínimo até 40 horas semanais, que tem uma base muito metódica.






Esforço: Facto de exercer poderes físicos ou mentais, tentativa de fazer algo, quantidade de trabalho necessária para obter um resultado. O esforço é uma das características mais recompensadas a nível dos Records do Guiness, por exemplo, a pessoa que mais rapidamente comeu uma cebola, mudança de roupa de um mágico mais rápida ou a fuga mais rápida no mergulho da morte.





Espécie: Em Biologia, denomina-se espécie a cada um dos grupos em que se dividem géneros, e que são compostos de indivíduos que, para além dos caracteres genéticos, têm em comum outros caracteres pelos quais se assemelham entre si e se distinguem das demais espécies. Desde o ponto de vista estritamente sistemático ou da taxonomia, é a hierarquia compreendida entre o género (ou o subgénero, se existir) e a variedade.






Estádio maior do mundo: O estádio Maracanã é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950. O Maracanã tem seu formato oval, medindo 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor. Mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares, e a distância entre o espectador mais distante o centro do campo é de 126 metros. Após diversas obras de modernização, a capacidade actual do estádio é de 87.101 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.





Evolução do Guiness World Records: Em 10 de Novembro 1951, Hugh Beaver, director administrativo da cervejaria Guinness, participou numa caçada e acabou envolvendo-se numa discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa: a tarambola ou o galo-selvagem? Foi assim que se deu conta que um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas talvez fizesse sucesso. E estava certo!







Evolução humana: É a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.





Família de acolhimento: Constituem uma solução para proporcionar, temporariamente, um ambiente familiar estável a uma criança que se encontre numa situação de risco e que tenha sido separada dos seus pais biológicos, por medida tomada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens ou pelo Tribunal. Esta família, na maioria dos casos, transmite muita estabilidade e amor à criança em causa.





Fobia: É o medo ou aversão exagerados perante situações. objectos, animais ou lugares. Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro das doenças de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares. Existem fobias a quase tudo: aranhas, alturas, palhaços e outros.






Força: A força é o tamanho e a capacidade de desenvolver potência muscular. Esta capacidade física é testada em quase todos os momentos da vida de um ser humano e é também exibida em muitos momentos do Livro do Records do Guiness.




Funções: O maior número de funções num veículo é três, um Ellert foi transformado num Hot Rod, num foguetão de superfície hidrodinâmica e num avião, pela NERD, na Dinamarca, a 8 de Setembro de 2006.






Fuga mais rápida no mergulho da morte: Robert Gallup foi agrilhoado nas pernas, algemado, acorrentado colocado num saco de correio e fechado a cadeado numa caixa de 0,74 m². Antes de ser atirado do avião a 5485 metros do chão. Conseguiu alcançar o páraquedas 5 segundos antes do impacto.






Futebol: O jogador de futebol mais velho do mundo é actualmente Tércio Mariano de Rezende, nasceu a 31 de Dezembro de 1921 no Brasil e entrou no Campeonato regional como extremo direito para o Goiandira Esporte Clube, no Brasil.












Gato mais pequeno do mundo: O gato mais pequeno mede 9,52cm de altura e 38 cm de comprimento.




Genética: É a ciência da hereditariedade cujas primeiras leis foram descritas por Mendel em 1865, e que estuda a transformação dos carateres anatómicos, citológicos e funcionais dos pais para os filhos. As desordens genéticas são uma importante fonte de custos (económicos, físicos e emocionais) não só para os indivíduos afectados e suas famílias como para a sociedade. À medida que as doenças provocadas por factores ambientais e atitudes pessoais corrigíveis vão sendo controladas, as doenças ou estados patológicos, genéticos ou com determinado padrão genético, tornam-se cada vez mais importantes.




Genótipo: O genótipo é a composição genética elementar de um organismo relativamente a uma ou várias características que determinam a transmissão dessas mesmas características por via hereditária. O tipo de genes de um indivíduo, o genótipo, diz respeito às características internas e intrínsecas por oposição à sua aparência exterior, que é caracterizada pelos fenótipos.





Guinness: É uma edição publicada anualmente, que contém uma colecção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza. O livro acabou por ser ele próprio detentor de um recorde. Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos em 100 países diferentes e em 37 idiomas, é o livro, com direitos de autor, mais vendido da história!












Habilidades cognitivas: Relaciona-se com a nossa capacidade de percepção, memória e habilidade nos movimentos. A baixa cognição está, na maioria das vezes, ligado aos transtornos do mal funcionamento cerebral devido a problemas já existentes. Como acidentes, lesões ou falta de ingestão de vitaminas necessárias para um bom funcionamento cerebral ou, até mesmo, a má circulação cerebral regional, devido ao estreitamento de vasos sanguíneos.



Herança genética: É o processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência.






Hermafrodita: É um ser ou animal que possui órgãos sexuais dos dois sexos, numa espécie podem aparecer indivíduos hermafroditas, mas geralmente por um processo teratológico, ou seja, por uma má formação embrionária.






Homo sapiens: Pertencente ao género Homo, os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstracto, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo erecto possibilitaram o uso dos braços para manipular objectos, factor que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo.










Iceberg maior do Mundo: Foi visto na Gronelândia em 1958 media 167m de altura, escusado dizer que já não tem a sua altura referida.






Insanidade mental: É, segundo a psicologia, uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.




Intelectual: Que é do domínio da inteligência. Um intelectual é uma pessoa que usa o seu "intelecto" para estudar, reflectir ou especular acerca de ideias, de modo que este uso do seu intelecto possua uma relevância social e colectiva. A definição do intelectual é realizada, principalmente, por outros intelectuais e académicos. Estes definem o termo segundo seus próprios posicionamentos intelectuais, facto este que complexifica a definição.





Inteligência: Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstracção e concepção). Compreensão fácil, harmonia e habilidade. A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender linguagens e aprender. Embora outras pessoas geralmente percebam o conceito de inteligência sob o domínio da Psicologia.










Jogador mais bem pago do mundo: De acordo com o portal português “Futebol Finance”, o jogador brasileiro Kaká, ao lado do sueco Zlatan Ibrahimovic, recebe o “Maior Salário”, nada menos que 750 mil euros mensais.










Ladrão de banco mais velho: Com a idade de 92 anos JL Hunter Rountree foi condenado a 151 meses de prisão depois de ter roubado 2 mil doláres dum Banco do Texas.








Limite do homem: Consiste em atingir o máximo do corpo ou da mente do ser humano. Cada pessoa nasce com determinados talentos, coisas que ela poderá desenvolver futuramente com mais facilidade que os outros mortais da face da Terra. O ser humano tem uma capacidade ilimitada de aprender sobre qualquer coisa que queira.



Livro dos Recordes do Guinness: (Guinness World Records, antigo Guinness Book of Records) é uma edição publicada anualmente, que contém uma colecção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza.










Maior multa por excesso de velocidade: Jussi Salonoja foi multado em 223000 doláres por conduzir a 80 Km/h numa zone de 40Km/h.





Maior organização criminal: Segundo a Interpol as centenárias seis grandes triades da China tem pelo menos 100 mil membros em todo o mundo. Em termos de lucro, o maior sindicato de crime organizado é a Mafia com lucro estimado de 75 BILIÕES de doláres. A Máfia infiltrou-se no poder executivo, judicial e legislativo dos EUA. A Máfia consiste em mais de 5000 indivíduos de 25 famílias envolvendo-se no jogo, narcóticos, bebidas ilegais e prostituição.

Maior roubo de jóias: Jóias no valor 100 milhões ( 100'000'000 ) dólares foram roubadas num raid ao Antwerpe Diamond Center na Bélgica. Embora 123 dos 160 cofres ficassem vazios não houve sinais de arrombamento.







Maior diamante lapidado: Um fancy Black. Pesa 555,55 carates e foi lapidado em 55 facetas.






Máquina de Pinball mais cara: Uma única máquina de pinball produzida em Fevereiro de 1992, foi vendida por 120 000 doláres.








Mente: Parte do ser humano que lhe permite a actividade reflexiva, cognitiva e afectiva. Armazenamento de experiências vividas. Estado da consciência ou subconsciência, relativo ao conjunto de pensamentos. Termo mais utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano, particularmente aquelas das quais os seres humanos são conscientes, tais como o pensamento, a razão, a memória, a inteligência e a emoção. O termo também descreve a personalidade e capacidades humanas.





Movimento: É a variação de posição espacial de um objecto ou ponto material no decorrer do tempo. A ciência física que estuda o movimento é a Mecânica. Ela preocupa-se tanto com o movimento em si quanto com o agente que o faz iniciar ou cessar. Se abstraírem-se as causas do movimento e preocupar-se apenas com a descrição do movimento, ter-se-á estudos de uma parte da Mecânica chamada Cinemática.


















Neurologia: É o estudo do sistema nervoso, as suas relações e transtornos. Considerada como parte das chamadas Neurociências, os seus conhecimentos são divididos por várias profissões (Médico neurologista, Fisioterapeuta, Psicólogo, etc.). Foi, inicialmente, observando indivíduos com patologias neurológicas e, posteriormente, através de experimentação científica que se começou a compreender a relação entre as diversas partes do sistema nervoso e as suas funções específicas.



Nucleótidos: São compostos ricos em energia e que auxiliam os processos metabólicos, principalmente as biossínteses, na maioria das células. Funcionam ainda como sinais químicos, respondendo assim a estímulos extra-celulares.



Namoro: O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimónio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento.








Olfacto: É um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfactivo. O olfacto fornece-nos informação acerca das moléculas da atmosfera envolvente. É utilizado principalmente para localizar os alimentos e controlar a vida social e sexual. Muitos animais têm o sentido do olfacto mais desenvolvido do que qualquer dos outros.







Orelhas maiores num coelho: As maiores orelhas dum coelho mediam 79 cm.








Orfanato: É o estabelecimento de assistência social em que são recolhidos e recebem cuidados pessoais, médicos e educacionais menores órfãos. Pode ser administrado tanto pela administração pública ou privada. São considerados como entidades sem fins lucrativos, não pagam impostos, e a doação de bens e materiais de consumo por iniciativa pessoal dão o direito de abater no Imposto sobre a renda, no Brasil. Em alguns países do mundo esse mecanismo fiscal existe com o intuito de incentivar a criação de mais orfanatos.










Pilha de moedas mais valiosa: Foi encontrado em Portugal a pilha de moedas mais valiosa que tinha um valor de 22 395 727,96 de euros e consistia em 666 809 moedas portuguesas.






Paladar: É um dos cinco sentidos dos animais. É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o "céu da boca" também é sensível aos gostos. Existem 5 gostos básicos: o amargo, o ácido, o salgado e o doce.






Polidactilia: É anomalia que consiste na existência de número de dedos superior ao normal, nas mãos ou nos pés. Apesar de não trazer problemas a quem possui, o único tratamento ,de simples resolução, é a remoção cirúrgica. A polidactilia pode-se transmitir através da herança genética, ou seja do progenitor para o filho.





Psicologia: O principal foco da psicologia encontra-se no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa também desempenha um papel importante. Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objecto de estudo. Como os processos mentais não podem ser observados mas apenas inferidos, torna-se o comportamento o alvo principal dessa descrição, explicação e previsão.










(sem definições)






Raiva: É um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. Este sentimento pode ser um dos principais factores da violência psicológica e física no namoro e no casamento.



Recorde: Proeza desportiva oficialmente verificada e que supera tudo o que até então se tinha feito no mesmo género.

Relacionamento: É a forma como as pessoas se tratam e comunicam. Quando os indivíduos se comunicam bem, e o gostam de fazer, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes. Quando os indivíduos se tratam mal, e pelo menos um deles não gosta de entrar em contacto com os restantes, diz-se que há um mal relacionamento.







Selecção natural: É um processo da evolução proposto por Charles Darwin e aceito pela comunidade científica como a melhor explicação para a adaptação e especialização dos seres vivos como evidenciado pelo registo fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genética, fluxo de genes e pressão de mutação.








Sobredotado: Que ou quem é dotado de capacidades, geralmente intelectuais, acima do que é considerado normal. Ainda que muitos cientistas discordem da possibilidade de se efectuar tal tipo de avaliação, uma das medidas consagradas é a avaliação de Q.I..






Submissão: Acto ou efeito de submeter; sujeição; humilhação; dependência; obediência. Esse tipo de comportamento pode ser classificado como parafilia por algumas pessoas. É a forma de se denominar uma relação desigual estabelecida entre duas pessoas, onde todo o poder é dado ao dominante e cabe a parte submissa obedecer por livre e espontânea vontade, realizando tarefas e obedecendo ordens que podem ou não ter conotação sexual.







Sida: A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais, contacto com sangue infectado, de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.








Testemunha: Pessoa que presenciou ou ouviu certo facto ou dito; pessoa que, não sendo parte na causa nem seu representante, é chamada a dizer em juízo o que sabe acerca de todos ou de alguns dos factos em apreço, prova.










Trauma das crianças adoptadas: Dano provocado à estrutura mental, sem lesão física aparente devido á instabilidade emocional da criança. Estas crianças sentem que estão fora do seu lar, sentem que foram rejeitadas e abandonadas pelos pais biológicos.




Trissomia 21: A trissomia consiste na presença de três (e não duas, como seria normal) cromossomas de um tipo específico num organismo. Portanto, a presença de três cromossomas 21 é designada de trissomia 21. A maioria das trissomias resultam num número variável de deficiências à nascença (geralmente presentes na maioria dos indivíduos com cromossomas extra). Uma trissomia diz-se parcial quando parte de um cromossoma extra (e não todo) é acoplado a um dos outros cromossomas.



Truque de magia mais mortífero: Pelo menos 11 pessoas morreram no truque de apanhar a bala com os dentes.










(sem definições)




Violência psicológica: A violência psicológica consiste num comportamento (não - físico) específico por parte do agressor, seja este agressor um indivíduo ou um grupo específico num dado momento ou situação. Muitas vezes, o tratamento desumano tais como rejeição, depreciação, indiferença, e outros podem ser consideradas graves tipo de violência. Muitos destes estados podem se tornar irrecuperáveis num indivíduo, de qualquer idade.








Violência física: A agressão causa danos materiais ou fisiológicos, caracteriza-se pela intensidade comparativamente alta, assim como pela instantaneidade. Existem inúmeras variações da violência física o assassinato, agressão da mulher com determinados objectos ou simplesmente com partes do corpo, entre outros.











Visão: É considerada, pela Ciência, um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de visão, aprimorarem a percepção do mundo, dentre eles, os seres humanos.
















(sem definições)






(sem definições)





copyright devido ao autor do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas