segunda-feira, 19 de julho de 2010

1775 - PSICOLOGIA

O site de referência sobre Gestão de Pessoas.Autodesenvolvimento: invista no futuro!
Saiba como...
A frase exata Todas as palavras Qualquer uma das palavras Qualquer Tipo Artigo Blog Alberto Ruggiero Blog Igor Rafailov Blog Jason Abrahão Blog Paulo Bolgar Blog Redação Blog Rogerio Leme Blog Willyans Coelho Cobertura de Eventos Coluna ABRH Nacional Coluna ABRH PR Coluna ABRH RS Coluna ABTD Dicas Entrevista Informe Publicitário Livro Matéria Notícia Reportagem Roteiro Site Vídeo Qualquer Área Carreira Comunicação Criatividade Desempenho Desenvolvimento Grupos Liderança Motivação Mudança Qualidade de Vida Recrutamento e Seleção Relações Trabalhistas Responsabilidade Social Salários e Benefícios



« Pesquisa Avançada » GESTÃO
Recrutamento e Seleção Desenvolvimento Desempenho Salários e Benefícios Relações Trabalhistas Responsabilidade Social Qualidade de Vida | COMPORTAMENTO
Liderança Grupos Motivação Carreira Mudança Comunicação Criatividade | AUTODESENVOLVIMENTO
| LOJA RH
| CONVIRH
| SEMINÁRIO
Contato Agenda Links Biblioteca Participe Anuncie RSS Home 06/07/2010RH » Carreira » Artigo
A psicologia da procura por um emprego
Sam Cyrous

Sam Cyrous
Nascido no Uruguai, Sam Cyrous é Psicológo atualmente residente em Portugal, e Mestre em Psicoterapía Relacional pela Universidad de Sevilla (Espanha), possuindo conhecimentos em Logoterapia, Psicoterapia Positiva e Psicoterapia Sistêmica. No âmbito profissional, atua como terapeuta e participa em equipes reflexivas, no âmbito da clínica individual e de relações familiares e conjugais. É formador nas áreas de Comunicação, Coordenação e supervisão de equipes, Excelência de serviços, Gestão de conflitos, Gestão do tempo, Liderança, Motivação e preletor de palestras públicas sob diversos temas. É membro da Comunidade Internacional Bahá'í, tendo experiência jornalística, associativa e em gestão de reclamações, bem como o conhecimento de direitos e valores humanos, questões transculturais e religião comparada, havendo traduzido, para o português, obras de autores estrangeiros nas áreas da psicologia e da religião.
+ textos de Sam Cyrous

Há algum tempo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) havia tornado público um relatório no qual indicava que apesar do Produto Interno Bruto médio do planeta ter crescido 5% em 2007, a taxa de desempregados pelo globo aumentou para quase 190 milhões, próximo aos 6% da população humana. A sua previsão final para 2008 era de mais 5 milhões desempregados. Mas, dos que trabalham, dizia a OIT, metade possui empregos vulneráveis, 1,3 bilhões (43,5% do total de trabalhadores) vive com menos de 2 USD (dólar americano) por dia e 487 milhões (16,4%) vivem com menos de 1.

A 17 de Junho, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) menciona que haverá crescimento de 1,9% (2010) e 2,1% (2011) para os países "desenvolvidos" e 3,9% (2010) e 3,4% (2011) para os ditos "emergentes", apesar de terem experenciado contrações -3.4% e -6,7% (2009). Assim sendo, o crescimento é real, mas muito, mesmo muito fraco!

Esse é o cenário de um período de recessão que engloba todo o planeta! E quando começa uma recessão, os mercados e as pessoas são invadidos por sensação de medo e, num sistema capitalista como o atual, evitamos gastar e, ao fazê-lo, determinados postos de trabalho desaparecem, e o número de desempregados cresce, aumentando a dificuldade de encontrarmos emprego.

As consequências da recessão passam a ser sentidas em nós mesmos. Por exemplo, em estudo recente, Gianaros e colegas concluíram que existe uma clara relação entre a posição socioeconómica que sentimos ter, e stress e emoções negativas, e mesmo sintomas depressivos, pessimismo e hostilidade. Já estudos anteriores no campo das neurociências afirmavam que crianças (em especial até aos 3 anos) crescendo em famílias com baixa condição social experienciam níveis prejudiciais de hormônios relacionados com o stress, podendo atrasar o seu desenvolvimento neurológico, em especial em áreas como linguagem e memória. Desta forma, toda a família acaba por sofrer com o desemprego e com a sensação de pobreza! Na altura da Grande Depressão da década de 30, do século passado, pôde-se mesmo observar que o desemprego tinha influência negativa sobre a auto-estima da pessoa desempregada, na sua relação marital e nas relações familiares em seu conjunto.

E, aqui, surgem dois caminhos: sucumbir a essas sensações e emoções negativas ou agir contra elas! Por todo lado existem pessoas, como nós, preparando os seus currículos, descrevendo as suas competências, imprimindo em papéis diferentes (outras cores e outros tamanhos), e enviando-os às mais diversas entidades, pintando esse currículo de forma mais ou menos adaptada às necessidades do local ao qual se candidatam. Mas nem toda resposta é positiva. Aliás, existem muito mais respostas negativas, e mesmo ausência de respostas, e, na sociedade em que vivemos, se há uma coisa difícil de tolerar é a rejeição!

Uma série de investigações pelas equipes de psicólogos liderados por Baumeister e Twenge, da Universidades Estaduais de Florida e San Diego (EUA), têm mostrado como nos sentimos mal se somos rejeitados. As autoras deram 15 minutos de socialização a um grupo de universitários e depois perguntaram-lhes, individualmente, com quem gostariam de trabalhar. Contudo, ao invés de usarem essas respostas, foi dito aleatoriamente a cada um dos participantes que foram "aceites" ou "rejeitados" pelo grupo. Como resultado, e sabendo racionalmente que 15 minutos de interação soa insuficientes e que os resultados em nada influenciariam seus futuros, os rejeitados foram significativamente mais agressivos face a um elemento inocente em exercícios subsequentes. Para além disso, outros estudos evidenciam que os rejeitados começaram a se excluir, tornando-se menos sociáveis, tendendo a interpretar palavras e comportamentos neutros como sinal de rejeição e, mais ainda, a ter resultados mais baixos em testes de inteligência!

Assim sendo, cada rejeição faz que seja mais difícil arriscar e tentar uma nova oportunidade. É mais fácil ficar num canto e isolar-se esperando um milagre, enquanto se desenvolvem condutas de evitamento, agressividade, stress ou mesmo sintomatologia depressiva.

Devemos cortar esse ciclo, no qual somos cada vez mais auto-excludente e, portanto, excluído pelos outros, canalizando essa agressividade para uma procura ativa por um novo emprego. A cada "não" que ouvimos, estamos mais perto de algum "sim": podemos nem saber a distância dessa resposta, mas estamos a caminho dela - este deve ser o nosso mote de atuação!

Tendo em conta a crise de emprego, os governos podem demonstrar interesse entre a recuperação econômica e crescimento econômico, mas, após reflexão consciente, facilmente percebemos que o papel decisório é nosso, e pode ser interessante refletir sobre as notas abaixo.

1. Não é fácil, mas não é uma missão impossível! Como já foi dito, é bem provável que surjam emoções que dificultem a procura de emprego: frustração, ansiedade, confusão, tristeza e agressividade são alguns exemplos. Perder um emprego não é o mesmo que ser um perdedor, e esse cocktail de negatividade deve, por isso mesmo, ser eliminado, sendo agradável consigo mesmo: trate-se com cuidado e estima. E, lembre-se, as más situações acontecem a todos: é necessário encontrar formas de crescer a partir das dificuldades.

2. A realidade é real! Não cabe ao ser humano perguntar-se o porquê das situações, mas tentar agir perante elas. Aceitar a realidade implica compreender que há coisas que não podem ser mudadas, por mais que desejemos, mas há coisas que se podem fazer apesar de tudo. Aceitar a realidade é perguntar-se: "se não posso fazer nada para impedir, o que posso fazer para progredir?".

3. O dia dá para tudo! Sim, apesar de estar desempregado, não pode pensar que o dia é para passar na cama lamuriando-se: pergunte-se se há algo que possa fazer, levante-se e organize a vida! Atualize os seus conhecimentos lendo e/ou fazendo um curso. Faça exercício físico para aliviar a tensão. Junte-se a algum grupo com interesses similares ao seu (seja religioso ou profissional) e estabeleça e mantenha redes sociais, escrevendo e-mails e lhes telefonando (o verdadeiro interesse pelas pessoas poderá ajudar a não entrar em situações de desesperança e, quem sabe, orienta-o a um possível emprego). Dedique sistematicamente algumas horas do dia procurando emprego e envie cartas de apresentação acompanhadas do currículo. E, claro, dedique tempo a si mesmo, com atividades lúdicas, pois o pior que pode fazer é alimentar o estresse.

Lembre-se que cada momento tem os seus problemas e cada pessoa possui necessidades específicas. Por isso, a sua função, na procura ativa de trabalho deve ser valorizar-se ao ponto de conseguir ir ao encontro dessas necessidades e concentra-se em agir de acordo com essas exigências e requisitos que lhe são pedidos.



Palavras-chave: | mercado de trabalho | crescimento profissional |

O que você achou? Avalie: 1 2 3 4 5

Sugira a leitura desse conteúdo para alguém!
Seus comentários para essa pessoa:
Seu nome:

Seu e-mail:

Nome de quem vai receber sua sugestão:

E-mail de quem vai receber sua sugestão:

Se mais de um, separar os endereços por vírgulas

Faça os seus comentários:
Seus comentários: Seu nome:

Seu e-mail:

Para quem é o seu comentário?
Para autor(a): Sam CyrousPara equipe do site RH.com.brPara autor(a) e equipe do site

Você autoriza a publicação do seu comentário?
Sim, pode publicá-lo no site! Não
Se autorizar, seu comentário será publicado na caixa abaixo,
juntamente com o seu nome. Seu e-mail não será divulgado.
Compartilhe esse conhecimento com outras pessoas:

Divulgue na Web:
Rec6 Linkk doMelhor Digg Reddit Facebook Twitter LinkedIn

Adicione aos seus favoritos online:
Del.ici.ous Google Yahoo Live

Serviços externos. Você deve ser cadastrado no respectivo site para utilizar seus serviços.

CONTEÚDO RELACIONADO COMENTÁRIOS (1) » Juíza do Trabalho orienta sobre as contratações temporárias
» Emprego na indústria paulista tem melhor início de ano desde 2006
» Abertas 15 mil novas vagas temporárias em todo o Brasil
» Desenvolvimento de líderes: uma visão de futuro
» Observatório do Emprego: Pessoas com mais de 50 anos
» Você já alcançou a realização profissional?
» Conheça os direitos do trabalhador após ser dispensado ou pedir demissão
» Paraná tem forte demanda por emprego, aponta Manpower
» Nordeste registra crescimento no emprego em todos os estados
» O que pensa o novo diretor de RH da Lojas Colombo
» Fui promovido a gerente. E agora?
» Mercado começa a reconhecer o valor de profissionais com mais de 50 anos
» Indústria paulista abre 16,5 mil vagas em maio e confirma ritmo de contratações
» Emprego na indústria cresceu 0,4% em abril
» Miriam Leitão comenta perspectivas de crescimento da economia brasileira
» Demanda por empregos no setor de Serviços ajuda a fortalecer a expectativa de contratações no Brasil
» Emprego: agora não existem mais desculpas
» Acordo reduz distorções no cálculo do Seguro de Acidente de Trabalho
» Convênio da Secretaria de Trabalho pode facilitar o primeiro emprego
» Congressistas podem assistir às palestras até final de junho
Raphaela R. Lucena em 08/07/2010:
Muito interessante o artigo. Vejo na prática, por trabalhar com recrutamento e seleção, como as rejeições ou retornos negativos tendem a desanimar os candidatos. Na minha opinião, também é responsabilidade da área de RH explicar os motivos de tais retornos, orientar e incentivar os candiddatos a continuarem em busca de oportunidades. Sei que nem sempre isto é possivel devido à rotina corrida, mas se dedicarmos uma parcela do nosso tempo a contribuir para estas atividade estaremos também promovendo o desenvolvimento alheio.

PUBLICIDADE

+ lidas+ comentadas+ enviadas+ recentes» 10 razões para se manter motivado no trabalho
» Como identificar competências comportamentais em um processo de seleção?
» 10 dicas essenciais para agilizar o recrutamento e a seleção
» 15 indicadores de uma equipe desmotivada
» 10 sugestões para falar bem e se destacar no mercado
» 10 fatores que prejudicam o clima organizacional
» A Legislação Brasileira não assegura a dispensa de funcionários nos jogos da Copa do Mundo
» Os dez mandamentos da motivação
» Determinação do MTE impacta na jornada de trabalho
» Por que há líderes que destroem equipes?
» Março registra maior criação de empregos, do ano, na Região Metropolitana de Campinas
» Como conseguir o equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo?
» Você já pensou em como evoluir?
» Determinação do MTE impacta na jornada de trabalho
» Conhecimento é como um litro de leite
» A espiritualidade sempre está presente nas empresas?
» 10 dicas para não ficar isolado da equipe
» Como o RH atua no modelo de Mentalidade Enxuta?
» Por que o ROI é valioso para a área de treinamento?
» Implantação do Balanced Scorecard na prática
» Determinação do MTE impacta na jornada de trabalho
» 10 fatores que prejudicam o clima organizacional
» Os dez mandamentos da motivação
» 10 razões para se manter motivado no trabalho
» 10 dicas essenciais para agilizar o recrutamento e a seleção
» 15 indicadores de uma equipe desmotivada
» 10 sugestões para falar bem e se destacar no mercado
» Melhoria do clima organizacional gera motivação
» Como identificar competências comportamentais em um processo de seleção?
» Por que há líderes que destroem equipes?
» Juíza do Trabalho orienta sobre as contratações temporárias
» Emprego na indústria paulista tem melhor início de ano desde 2006
» Como a alta direção pode ficar próxima dos colaboradores?
» Obrigatoriedade do ponto eletrônico agita setor empresarial
» Abertas 15 mil novas vagas temporárias em todo o Brasil
» Serasa Experian lança índice para medir a felicidade de seus profissionais
» Por que a felicidade encontra espaço nas empresas?
» Desenvolvimento de líderes: uma visão de futuro
» O poder do elogio
» E esse tal de equilíbrio... Como harmonizar pessoas e resultados nos negócios










RH.com.br no Twitter

Willyans Coelho
willyanscoelho

willyanscoelho LojaRH.com.br reverterá 100% do valor das vendas até 05/07 em doações aos desabrigados pelas chuvas em Pernambuco. Conto com sua ajuda. 18 days ago reply
willyanscoelho Unilever já está lucrando com sustentabilidade - Empresa diz que preocupação ambiental deve nortear modelo de negócio: http://migre.me/NCZC 38 days ago reply
willyanscoelho Está aberto o 4º. ConviRH. Obrigado a todos que estão conosco nessa jornada de conhecimento. 66 days ago reply
willyanscoelho Daqui a 2h começa o 4º. ConviRH. Trabalho que começou no ano passado vai se concretizar daqui a pouco. 66 days ago reply
willyanscoelho Fiz hoje a última gravação de palestra em vídeo para o 4o ConviRH. Esse ano serão 13 palestras em vídeo. Agora é trabalhar para montar tudo. 81 days ago reply
willyanscoelho No Aeroporto de Curitiba, depois de gravar palestra em vídeo com Adriane Tombesi, gerente de desenvolvimento da Renault, para o 4o ConviRH. 82 days ago reply

Join the conversation

PUBLICIDADE SOBRE O SITE | PARTICIPE | ANUNCIE | EQUIPE | CONTATO | MAPA Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.
© atodigital.com

COPYRIGHT @ ATODIGITAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas