sábado, 17 de julho de 2010

1745 - CÉREBRO HUMANO

Gostaria de manter a edição de São Paulo como sua edição padrão?SIM|NÃO
FecharIr para o conteúdo
ir para o conteúdo Veja a edição São Paulo Brasil LoginWebmail10:28 • 17 Julho de 2010
receba o estado em: casa edição digital rss twitter celular ipad facebook flickr Há 351 dias sob censura /Ciênciabuscar notícias
política
economia
esportes
Tecnologia
Opinião
Limão
JT
Eldorado
Classificados Carros
Imóveis
Empregos
X
Belo Horizonte
Brasília
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
Brasil
Internacional
Saúde
Ciência
Educação
Planeta
Cultura
Paladar
Blogs
Vídeos
Fotos
Tópicos
Agora no Estadão
Imprensa Presidente da SIP tacha Lula de 'falso democrata'Economia Subsídio do Minha Casa 2 será ampliadoAeroportos Cumbica terá, enfim, sistema antinevoeiroC2+Música Em crise, rap também perde espaço em showsPolítica Gasto do Planalto com publicidade supera limite

Você está em Notícias > Ciência

Cérebro humano tem aversão à desigualdade, mostra estudo
Cérebro de pessoas que receberam mais dinheiro em experimento se alegra com ganhos de menos privilegiados
24 de fevereiro de 2010 | 15h 03
Leia a notícia
Comentários 8EmailImprimirTwitterFacebookDeliciousDiggNewsvineLinkedInLiveRedditTexto - + Carlos Orsi, do estadao.com.br
O cérebro de uma pessoa "rica" se alegra quando um "pobre" ganha algum dinheiro, mas o cérebro do "pobre" não acha graça em ver o rico enriquecer ainda mais, o que sugere a presença de um instinto de aversão à desigualdade instalado na mente humana. "Ricos" e "pobres", no caso, são voluntários de um experimento envolvendo distribuição desigual de dinheiro e ressonância magnética, realizado por pesquisadores dos EUA e Irlanda e publicado na edição desta semana da revista Nature.

Uma hora de sesta pode deixar as pessoas mais inteligentes

Leitura de mentes pode beneficiar a sociedade, diz estudo

Testosterona dos corretores afeta o mercado, diz estudo

"Nós vemos atividade em parte do cérebro associadas à resposta a recompensas quando voluntários observam a si mesmos ou outras pessoas recebendo vantagens monetárias em potencial", explica um dos autores do trabalho, John O'Doherty, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em entrevista ao estadao.com.br.

Na realização do estudo, voluntários, divididos em duplas, receberam US$ 30 cada e, em seguida, participaram de sorteios onde, dependendo do resultado, cada um foi designado "rico" (recebendo US$ 50 a mais) ou "pobre" (não recebendo nenhum dinheiro extra).

Os voluntários das duplas foram então submetidos então a ressonância magnética funcional do cérebro, enquanto um pesquisador propunha novas transferências de dinheiro para um ou outro membro, analisando a atividade de duas áreas - o estriato ventral e o córtex frontal ventromedial - que reagem ao recebimento de recompensas.

Tanto "ricos" quanto "pobres" tiveram aumento na atividade cerebral das regiões analisadas quando recebiam a proposta de obter mais dinheiro. No entanto, o cérebro dos "ricos" animava-se mais quando a proposta de ganho era feita ao "pobre" do que quando era dirigida a si mesmo. No caso dos participantes "pobres", o efeito era o oposto: a área de recompensa do cérebro era mais estimulada por ganhos próprios do que por pagamentos ao "rico".

Além de se submeter à ressonância magnética, os participantes também responderam a questionários sobre a experiência. Ambos os grupos disseram valorizar as recompensas extras recebidas, embora os membros do grupo rico dessem menos valor a esses ganhos que os do grupo pobre. E, em contraste com os dados cerebrais registrados, os "ricos" responderam dizendo que davam mais valor aos pagamentos recebidos pessoalmente do que aos feitos aos "pobres".

"Sim, isso é intrigante", diz O'Doherty, sobre a diferença entre a resposta verbal e a prevista pela ressonância. "Mas, claro, são esses enigmas que nos levam a realizar novas investigações. Minha intuição é de que, se pedíssemos às pessoas para realmente escolher entre várias transferências que variem no grau de aversão à desigualdade, poderíamos encontrar padrões de escolha parecidos com os que vimos no cérebro".

Outra característica do estudo é o fato de ele evitar estabelecer qualquer tipo de competição ou custo para os participantes: nem "ricos " e nem "pobres" sofreram perdas quanto o outro grupo ganhava mais recursos. Mas essa situação não difere da percepção dos efeitos da desigualdade que existe na sociedade?

"A razão pela qual não fizemos isso é que se um aumento na riqueza de um jogador estivesse associada a uma redução na de outro, então efetivamente um jogador estaria sendo punido e o outro recompensado", explica O'Doherty, acrescentando que isso complicaria o trabalho.

"Estaríamos olhando para reações a recompensas a si mesmo e ao outro, e reações à punição de si mesmo e do outro", o que criaria a dificuldade extra de "desemaranhar" os diferentes impactos na atividade cerebral.

Com a ressalva de que a evolução biológica de fenômenos com a aversão à desigualdade não é sua área de especialização, o cientista cita a necessidade de coesão dentro dos grupos humanos como uma possível causa desse mecanismo.

Mesmo reconhecendo que os seres humanos competem e lutam entre si, ele pondera que "a presença de um certo grau de aversão á desigualdade pode ser um fator importante em moderar essa competição, reduzindo a probabilidade de que o excesso de competição faça com que os grupos se destruam por completo".




Tópicos: , Vida &, Ciência
comentários para este post 8comente também

8 Daniel Zarvos
25 de fevereiro de 2010 | 1h 08Denunciar este comentário

Esta pesquisa é equivocada, se fosse assim os salários seriam melhores, os ricos não teriam medo do socialismo e o imposto de renda corresponderia com a realidade.



7 Luiz Della Nina Degrande
25 de fevereiro de 2010 | 0h 40Denunciar este comentário

Dialética do senhor e do escravo corroborada por experimento científico. Nietzche nunca teria imaginado!



6 Meier Ginzel
24 de fevereiro de 2010 | 23h 56Denunciar este comentário

O Lulla ficou feliz quando descobriu que o Lullinha ganhou muuuiiiito dinheiro. O Ronaldinho dos empresários, disse ele.




ler todos os comentários
Anúncios Google

Treinamentos & Coaching

Conheça o que os melhores MBA's
do país vêm buscar no ICI Coaching

www.CoachingIntegrado.com.br

Biologia e Taxonomia

Curso Online com vídeos, tutor e
certificado com selo de qualidade.

www.PortalEducacao.com.br/




--------------------------------------------------------------------------------
+ ciência
Mapa do céu revela 25.000 novos asteroides, 95% ...
Varredura feita pelo satélite infravermelho ...

-- Corpo de Simón Bolívar é exumado na ... -- Milhares se reúnem nos EUA para ver ... -- Cientistas desenvolvem mosquito resistente ao ... -- 'DNA lixo' ajuda moscas a se desenvolverem ... -- Descoberto quasar que atua como 'lente de ... -- Pesquisa revela que células no cérebro e na ... tv estadão

"Excesso de chuva em SP é consequência do El Niño"

+ comentadas 01 Procuradora estuda ação que pode tirar ... 02 Serra diz ser contra financiamento público ... 03 Lula diz que tentam impedir sua campanha por ... 04 Planalto promove Dilma em kit por voto em ... 05 Presidente da SIP tacha Lula de 'falso ... 06 Campanha de Dilma pede e Planalto suspende ... 07 Lula acusa governo de SP de atrasar licença ... 08 Após 14 horas de debates, Argentina aprova ... 09 Israel demole casas palestinas em ... 10 A transgressão consagrada Especiais
Ciência
Sequenciamento do genoma, 10 anosCiência
O mundo em 2020HOMEM NA LUA
Com projeto Apollo, ciência desbrava a LuaHOMEM NA LUA
Tecnologias da Apollo aplicadas ao cotidianoClassificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix

Grupo Estado
Copyright © 1995-2010
Todos os direitos reservados
Fale Conosco
Mapa Site
Estadão.com.br
Opinião
São Paulo
Brasil
Política
Internacional
Saúde
Ciência
Educação
Planeta
Cultura
Blogs
Tópicos
Estadão Digital
No celular
No iPad
No Facebook
RSS
Especiais
Fotos
TV Estadão
Tempo
Webmail
Isso não é normal
O Estado de S.Paulo
Portal do Assinante
Conheça o jornal
Portais
Jornal da Tarde
Limão
Território Eldorado
ILocal
ZAP
Ibiubi
Agência Estado
Grupo Estado
Curso de Jornalismo
Responsabilidade Corporativa
Nosso Código de Ética
Demonstrações Financeiras
Publicidade
Como anunciar
Prêmio de Mídia
Top Imobiliário
Cannes


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas