sábado, 17 de julho de 2010

1737 - CÉREBRO HUMANO

Cartão Crédito Barclaycard, com linha de crédito até 6.000?! 17 de Julho de 2010 18º - 27º Lisboa Ípsilon | Guia do lazer | Cinecartaz | Inimigo Público | Peso e Medida | | | | | | Siga-nos em: Inquérito
Questionário aos leitores sobre o Público OnlineEntrevista
Ana Vidigal: Cada vez demoro mais tempo a pintarSuplemento Cidades
Envie-nos uma queixa sobre um problema da sua rua, bairro ou cidade Jornal do Dia | PDF | Vídeos | Multimédia | Infografias | Blogues | Dossiers | METEO | Iniciativas | Leilões | Contactos | Assinaturas | Loja | Mundo Política Economia Desporto Sociedade Educação Ciências Ecosfera Cultura Local Media Tecnologia Mais Mais canais no PUBLICO.PT Especial África do Sul
As reportagens de Alexandra Lucas Coelho e Pedro Cunha
Especial Saramago
Tudo sobre a vida e obra do Nobel da Literatura
Edição Ultra-leve
Versão ultra-leve das notícias de última hora do Publico.pt
Público para Cegos
Edição digital do Público para cegos
Público na Escola
Projecto de incentivo ao uso dos media na escola
Meteorologia
Previsão do tempo para os próximos dias
Prémio é o mais importante na área da Medicina em Portugal

Miguel Castelo Branco perscrutou o cérebro humano e vence o Grande Prémio Bial
06.05.2009 - 09:30 Por André Jegundo

Votar | 0 votos 4 de 28 notícias em Sociedade « anteriorseguinte »
O Grande Prémio Bial, que distingue investigações científicas na área da medicina, foi esta manhã atribuído a Miguel Castelo Branco, director do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI) e professor auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
O Grande Prémio Bial tem o valor de 150 mil euros (Rui Gaudêncio (arquivo))

O júri do prémio Bial, que é presidido por João Lobo Antunes, justifica a escolha com os novos métodos desenvolvidos pelo investigador, que permitem uma identificação mais precoce de doenças visuais e cognitivas como as doenças de Parkinson, Alzheimer ou o glaucoma.

Além do Grande Prémio, foi também atribuído o Prémio Bial de Medicina Clínica, que este ano distingue um trabalho de investigação sobre as doenças reumáticas inflamatórias realizado por uma equipa liderada por João Eurico Fonseca, director da Unidade de Investigação em Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

No caso de Miguel Castelo Branco, o júri valorizou, entre outros aspectos, os novos métodos de identificação de doenças visuais e cognitivas que permitem o desenvolvimento do conceito da "medicina preventiva".

"O que conseguimos foi identificar processos que permitem detectar algumas doenças quando elas estão ainda num estado subclínico. Ou seja, o processo já se desencadeou mas a doença e os seus sintomas só vão aparecer mais tarde e só nesse momento é que normalmente são diagnosticadas", explica Miguel Castelo Branco, acrescentando que a identificação destes biomarcadores, que sinalizam a existência da doença antes dela se manifestar, é fundamental para melhorar as respostas terapêuticas.

A identificação precoce destas doenças, algumas delas degenerativas e associadas à velhice, como a doença de Alzheimer, e de outras doenças do desenvolvimento, foi conseguida através de vários métodos que procuram examinar de forma precisa determinadas funções do cérebro.

A medição de sinais bioeléctricos ou neuro-fisiológicos, por exemplo, foi útil na identificação de doenças degenerativas da retina; métodos de recolha de imagens da estrutura do cérebro e da retina são também importantes na detecção de sinais da doença de Alzheimer ou de glaucoma; por fim, foram também utilizados videojogos e exercícios interactivos que fornecem indicações promissoras para novas estratégias de reabilitação em doenças do desenvolvimento.

Planear a intervenção terapêutica

Miguel Castelo Branco defende que a identificação de biomarcadores moleculares, que podem ser quantificados e que indicam a ocorrência de um determinado processo patológico, é hoje em dia um dos grandes desafios que se coloca à medicina clínica e que pode alterar radicalmente a forma como é planeada a intervenção terapêutica nas mais variadas doenças.

"No caso do glaucoma, por exemplo, se for possível diagnosticar a doença numa fase precoce, apenas com uma pequena percentagem de células do olho lesadas, em vez de 50 ou 60 por cento como acontece numa análise convencional, abre-se uma janela de oportunidade para intervir de forma mais eficaz sobre a doença", justifica.

Para este investigador, que se dedicou às neurociências por causa do fascínio que sente pelo cérebro humano, a visão é "uma excelente porta de entrada" para começar a compreender o cérebro. Mas Miguel Castelo Branco não esconde que há ainda muitas questões por responder.

"Já sabemos hoje em dia delimitar bem as áreas do cérebro dedicadas à visão; conseguimos explicar relativamente bem como o cérebro funde a imagem dos dois olhos; percebemos muito bem como percepcionamos o contraste e o movimento, Mas, ao mesmo tempo, a ambiguidade da percepção continua a ser uma questão que está por responder: por que é que reagimos de forma diferente a estímulos visuais idênticos?", questiona.

O Grande Prémio Bial tem o valor de 150 mil euros e, de acordo com Miguel Castelo Branco, parte dessa verba será investida num projecto de investigação e reabilitação dedicado ao autismo.






Corrigir Provedor do Leitor Feedback Diminuir Aumentar
00 retweet share 3823 leitores
8 comentários
SIGA-NOS Twitter Facebook RSS FuncionalidadesDiminuir Aumentar Comentar Imprimir Enviar Corrigir Provedor Feedback Partilhar URL desta Notíciahttp://publico.pt/1378848
Comentário + votadoremédios / propaganda
fazer propaganda de remédios deveria ser crime inafiansável...

Roni Queevedo

17.06.2010 02:32
Comentários 1 a 5 de 5Escrever Comentário
1

Roni Queevedo , Brasil. 17.06.2010 02:32

remédios / propaganda
fazer propaganda de remédios deveria ser crime inafiansável...

Este comentário tem 0 respostas
Responder a este comentárioDenunciar este comentário


José Veloso , Azeitão. 08.05.2009 00:32

Ao anónimo de barcelona
Pois caro ser a Alma de alguem ou a minha que é representada pelo corpo fisico com BI, jamais se calará, pois ao deixar o corpo fisico, serei chamado de Espirito o qual numca deixei de ser, portanto sou eterno como o amigo anónimo que por sê-lo não deixa de ser quem è, espanhol ou chines é habitante do planeta Terra, pelo menos no periodo desta encarnação.

Este comentário tem 0 respostas
Responder a este comentárioDenunciar este comentário


José Veloso , Azeitão. 07.05.2009 00:38

Cerebro.
Quando será que os cientistas chegarão a enteder que o cerebro não tem qualquer inteligência. Eu lhes explico que o cerebro deste meu corpo fisico só executa aquilo que eu Alma encarnada lhe transmito e ele, cerebro através do sistema nervoso central , faz mover o corpo segundo as minhas nessecidades e a minha vontade. Quando a morte deste corpo se der, eu Alma continuarei a minha vida Espiritual, uma vez que Eu Espirito sou eterno e continuarei com a mesma inteligencia que demonstrei no corpo fisico, mas o corpo fisico e o cerebre foram sepultados, onde tudo apodrece, incluindo o cerebro. Esta é a explicação natural e racional e verdadeira de nossa Eternidade.

Este comentário tem 0 respostas
Responder a este comentárioDenunciar este comentário


E. Motta , Tomar. 06.05.2009 22:10

Viva
E viva a inteligencia nacional!

Este comentário tem 0 respostas
Responder a este comentárioDenunciar este comentário


artur ferreira , marrazes-leiria. 06.05.2009 13:33

grande alma
os olhos são o espelho da alma, obrigado Professor Miguel Castelo Branco, pela sua procura, pelo seu génio, pela sua têmpera, na codificação de algumas gavetas do cérebro...

Este comentário tem 0 respostas
Responder a este comentárioDenunciar este comentário
Comentários 1 a 5 de 5Escrever Comentário
1Login
Registo / RecuperarLogin TwitterLogin FacebookNome ou palavra chave errada! Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores
Restam 1200 caracteres

Texto


Anónimo
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
PubÚltimas
+ Lidas
+ Comentadas
+ Enviadas
Biodiversidade Esforços de conservação evitaram destruição de 17 milhões de hectares de florestas tropicais
Mundo Chávez ameaça romper relações com a Colômbia
Mundo Lula da Silva e Dilma Rousseff fazem o primeiro comício em conjunto
Mundo Grécia: Socialistas mantém-se à frente nas sondagens apesar de medidas de austeridade
Sociedade Polícia espanhola interceptou embarcação perto dos Açores com 1200 quilos de cocaína
Sociedade Normalização da circulação na Linha do Norte ainda demorará algumas horas
Local Autoridades condicionam trânsito nas praias da Península de Setúbal para prevenir emergência
Pub Jornal do dia jornal.publico.pt PubImobiliário
Carga e TransportesProntas este ano

Três milhões de Euros em obras no porto da Figueira
Um ano de funcionamento

Aerologic com novos destinos asiáticos para carga aérea
A partir desta semana com novas funcionalidades

1000 Cargas & TransportesPub
Política maisMundo maisDesporto maisEconomia maisEducação maisSociedade maisEcosfera maisCiências maisLocal maisCultura maisTecnologia maisMedia mais
© 2010 PÚBLICO Comunicação Social SA - Directora: Bárbara Reis - Coordenador editorial do Publico.pt: Sérgio B. Gomes - Editor de comunidades: Alexandre Martins
Coordenador-geral: Pedro Ferreira - Webmaster: Paulo Almeida - Publicidade - Webdesign - Provedor dos Leitores



COPYRIGHT PUBLICO COMUNICAÇÃO SOCIAL S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas