sexta-feira, 16 de julho de 2010

1684 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECONOMISTAS

>>>Imprimir

Biblioteconomia
O nome é Biblioteconomista, mas pode chamá-lo de guardião do saber. Sob sua guarda repousa todo o conhecimento da humanidade. Das placas de argila utilizadas pelos sumérios, assírios e babilônicos, na Antigüidade, aos processos de microfilmagem e informatização dos dias atuais, o livro passou por inúmeras transformações. Da mesma forma, a Biblioteconomia, atividade que toma o livro como objeto de estudo, pouco ou nada tem a ver com os procedimentos rudimentares da Antigüidade.

Mesmo a bibliotecária - aquela figura severa, de lembrança mais recente - guarda poucos pontos de contato com o biblioteconomista formado pelas universidades. Ao contrário de um simples “guardião de livros”, o egresso de um curso de Biblioteconomia está apto a gerenciar, planejar e administrar os mais diversos sistemas de informações.

Embora regulamentada como profissão apenas em 1962, a Biblioteconomia vem sendo exercida, no Brasil desde o início do século XVI, primeiramente com os jesuítas portugueses. A vinda de D. João VI com sua corte ao País, em 1808, deu novo impulso aos estudos na área e acabou proporcionando a criação da Biblioteca Nacional, a partir do acervo da Biblioteca Real Portuguesa.

A definição mais aceita para Biblioteconomia a define como um conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos relativos à organização e administração de sistemas de informação.

O biblioteconomista terá como principais empregadores, no mercado de trabalho, as empresas privadas. Sua área de atuação profissional abrange as bibliotecas públicas, escolares, universitárias, de institutos de pesquisa e de empresas. Centros de informação de grupos específicos (sindicatos, movimentos populares), arquivos (jornal, televisão) e museus são instituições que também mantêm biblioteconomistas em seus quadros profissionais.

Para atuar na área acadêmica, como professor ou pesquisador, o bacharel em Biblioteconomia precisa estar obrigatoriamente registrado em um conselho Regional de Biblioteconomia. Com duração de 4 anos, o curso dá ênfase a disciplinas da área humanística, como história, literatura, aspectos sociais, além de disciplinas de especialização que habilitam o aluno à formação profissional.

Transmite a teoria para o estabelecimento, organização, administração e manutenção de acervos bibliográficos. O bibliotecário classifica, cataloga, arquiva e conserva livros, periódicos, discos, fitas magnéticas, documentos e disquetes que compõem os serviços de documentação, assistindo os usuários na busca de informações.
- Duração: 4 anos
- Currículo mínimo: Comunicação, Aspectos Sociais, Políticos e Econômicos do Brasil Contemporâneo, História da Cultura, Lógica, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Informação, Administração de Bibliotecas
- Áreas de atuação: bibliotecas públicas e particulares, mnemotecas, serviços de pesquisas, centros de processamento de dados, serviços de documentação e informação, estabelecimentos de ensino
- Perfil do profissional: facilidade de comunicação com o público, capacidade de analisar, discutir e transmitir idéias, organização espacial, memória, interesse por atividades culturais e por trabalhos metódicos




COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas