sexta-feira, 16 de julho de 2010

1696 - A INTERNETE TEM MODIFICADO O CÉREBRO HUMANO

Hospedagem 0800 723 6000Loja VirtualServidor DedicadoRegistre seu domíniowww..com.br.com.net.net.brokPublicidade
Logo NOW!DIGITAL| IDG NOW!| PC WORLD| COMPUTERWORLD| MACWORLD| CHANNELWORLD| EVENTOS Login Registro NewsletterBusca: Home Gestão Opinião Tecnologia Carreira CIO Focus
Gestão
A internet tem afetado o cérebro humano, diz Nicholas Carr
Segundo o especialista, a web tem mudado a forma como as pessoas fazem as coisas e também como elas pensam
CIO/EUA
Publicada em 24 de junho de 2010 às 09h45
E-mail Imprima Comente Erros? a a a retweet 26 Recomendar!Share Entre na conversa
Quem leu essa matéria também leu:Redes sociais: analista afirma que TI não pode assumir papel de espião
81% dos CIOs têm como prioridade gerar valor ao negócio
61% dos profissionais no Brasil são promovidos por mérito, mostra estudo
Projeto de TI brasileiro está na lista dos 100 mais inovadores do mundo
Desenvolvido por:
Em um artigo publicado em 2008 na revista The Atlantic, o professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Nicholas Carr pergunta ao leitor: “Is Google Making Us Stupid?” (Estaria a Google nos deixando estúpidos? – em tradução livre do inglês). Quando o artigo saiu, era provável que “sim, a web tem o poder de nos distrair e influenciar em como trabalhamos. Agora 'deixar-nos estúpidos?' Não, de jeito nenhum”.

Agora, passados dois anos da publicação do artigo de Carr, a certeza não é mais tanta. O autor expandiu o ensaio em forma de um artigo para as páginas de um livro chamado “The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains” (Oblíquo: O que a internet está fazendo com nossos cérebros – em tradução livre do inglês). A obra realiza uma expedição para dentro do cérebro de internautas e traz à tona os resultados do constante estímulo exercido pela Internet em nossas capacidades de concentração, de guardar informações, de racionalizar e de sentir empatia.

Em um trecho do livro, Carr escreve: “Ao longo dos últimos anos tenho a estranha sensação de que algo ou alguém andou fazendo experimentos com o meu cérebro, que remapeou e reprogramou.”

O autor recarrega e dispara contra o que pensa ser o grande malfeitor desse fenômeno: a Google.

“Cada clique na internet mina nossa concentração, destrói os fundamentos de nossa atenção.”, escreve, acrescentando: “O negócio da Google é vender distração”.

É preciso avisar, antes de mais nada, que o livro não é uma obra que prega o ciberapocalipse. O único pecado do autor consiste em não oferecer ao leitor as soluções para a série de questionamentos que levanta. Antes de tudo, Carr é um especialista em TI e não vislumbra a chegada de uma nova era de intelectualismo contemplativo e anuncia a plenos pulmões a característica principal intrínseca às inovações tecnológicas (de Gutemberg até a televisão): ela distrai.

Carr reúne um elenco bastante relevante de dados obtidos com base em trabalhos recentes e práticos – não tão experimentais assim. Baseado no que descobre, afirma que a tecnologia não está mudando o que fazemos, mas, também, como pensamos.

Ele apresenta referências do trabalho da psicóloga Patrícia Greenfield, desenvolvido na universidade californiana de Los Angeles (UCLA). Ela estuda a influencia da mídia na maneira de aprendermos. “Cada mídia desenvolve determinadas competências cognitivas em detrimento de outras. O uso crescente das mídias nos monitores fomenta o aperfeiçoamento da inteligência espacial. Isso pode nos habilitar a dar conta de diversas tarefas ao mesmo tempo, como é o caso de controladores de tráfego aéreo", pontua. "Ao mesmo tempo, as tarefas que demandam conhecimentos mais refinados, com o é o caso de recursos linguísticos, habilidade de reflexão, resolução de problemas com base na indução e o pensamento crítico, perdem", completa.


Ou, se preferirmos a síntese de Carr: “o ser humano está ficando superficial”.

Conflito de opiniões


Existem experiências em andamento que apontam para outro lado. Em um denso artigo publicado na seção de crítica literária do jornal New York Times do mês passado, Johan Lehrer citou descobertas de cientistas da UCLA que indicam um aumento da atividade cerebral quando se realizam pesquisas no Google - atividade superior à registrada quando um livro é lido.

Leher segue em rota de plena colisão com as afirmações de Carr. “Espantoso. Essa área do cérebro é responsável por determinadas aptidões, como atenção seletiva e análise deliberada. Justamente as áreas que Carr afirma estarem desaparecendo", afirma. Ainda segundo ele, o Google pode ser comparado a uma academia de ginástica para o cérebro, voltada a deixar as pessoas mais espertas.

Carr contra-argumenta com a informação de que os cérebros humanos são moldáveis. “Interrupções e distrações constantes enquanto estamos online impede que os cérebros exercitem de maneira eficaz as conexões neurais responsáveis por determinar a profundidade do raciocínio e a distinção entre as ideias. O que acontece é que nos tornamos unidades interpretadoras de sinais, passamos horas pastoreando informações desconexas e remendando fragmentos de memória temporária”, diz.

Até mesmo os links que oferecem ao leitor o acesso às informações necessárias não contidas no texto representam, na verdade, uma distração, acredita Carr. A pesquisadora da universidade de Michigan, Erping Zhu, realizou um ensaio com pessoas que liam o mesmo artigo online, mas com estruturas de links diferentes. Ela conclui que a qualidade da informação absorvida era inversamente proporcional ao número de links nas matérias. Zhu explica: Os leitores tinham a tarefa de avaliar a importância de cada link no contexto informacional dos artigos. Isso lhes tomava muito tempo e comprometia a capacidade que o cérebro tem em absorver as informações.

(Bill Snyder)
Loading comments...
Problems loading Disqus?
Glad you liked it. Would you like to share?
Facebook

Twitter

Share No thanks
Sharing this page ...

Thanks! Close
Adicionar novo comentárioOpcional: Conecte-se abaixo.


Comentar como …
Mostrando 2 comentários Ordenar por: Populares Best rating Recentes primeiro Antigos primeiro
Notificar por email Assinar via RSS Kojo 3 semanas atrás

Parece obvio que a internet afeta o cérebro, assim como aprender a ler afeta o cérebro de uma criança. Lidar com fragmentos de informação nos dias atuais e passar por inúmeras mensagens desconexas e sem profundidade NÃO é exclusividade da INTERNET, é reflexo da Infobesidade que vivemos nos dias atuais.
Marcar Gostei ResponderResponder
Antonio Taliberti 3 semanas atrás

O que a internet está fazendo com nossos cérebros? Leia http://tinyurl.com/nick-carr
Marcar Gostei ResponderResponder
Agora no Twitterinternet pessoas paulinhannickel10 minutos atrC!s via web
RT @gabipfau: 9) Não consigo falar direito com as pessoas que eu gosto, nem via internet. Eu me atrapalho toda pareço uma retardada e e
gabipfau12 minutos atrC!s via web
9) Não consigo falar direito com as pessoas que eu gosto, nem via internet. Eu me atrapalho toda pareço uma retardada e e
vitorhugofer23 minutos atrC!s via web
RT @VouConfessarQue: #VouConfessarQue já pensei em fazer um vídeo pro Youtube. Tipo aquelas pessoas que não fazem nada e viram sucesso na Internet.
Mais TweetsEntre na conversa
(Seus comentários serão publicados no Twitter)
Compartilhe:
DEL.ICIO.US GOOGLE BOOKMARKS TECHNORATI TWITTER FACEBOOK NETVIBES DIGG Widgets CIO
Coloque a CIO no seu site
RSS CIO
Assine o RSS da CIO
Publicidade

Reportagens mais lidas
Os 10 principais erros de comunicação cometidos pelos CIOs
ABC da SOA
Rede sociais: as 10 principais ameaças às corporações
IPv6: como a tecnologia afeta as corporações
Empresas descobrem os benefícios do BI móvel

Especial TI VerdeAlém de reduzir custos, as medidas para garantir uma reputação ecologicamente correta garantem a retenção de funcionários e podem atrair mais clientes para a empresa

Publicidade


White Papers
A Estratégia na Prática. Como comunicar a estratégia com eficiência e assegurar total envolvimento da empresa.
Oferecido por: SAP
O Retorno do Investimento em Sustentabilidade. Defendendo o Modelo Comercial.
Oferecido por: SAP
Agilidade nas tomadas de decisões estratégicas. Esse é um dos benefícios do Enterprise Performance Management.
Oferecido por: Oracle
Conheça a metodologia de identificação de gargalos (RBI), que permite saber as limitações de desempenho de aplicações web
Oferecido por: Oracle
Estudo - The State of The CIO 2009Levantamento inédito realizado com 260 líderes de TI brasileiros traça um perfil da carreira desses profissionais e de como anda a relação entre a tecnologia e as demais áreas de negócio
White PapersExecutive BriefingWebcastsCompany ZonesCom as rédeas do comando: banco de dados no centro da estratégia.Download gratuitoNegócio Eficiente: A importância de atualizar a arquitetura de sistemas e de hardware. Download gratuitoConheça as dicas para garantir uma implementação de sucesso do BPM e do seu negócio.Download gratuitoSaiba como obter maior eficiência e visão ampla dos negócios com o uso da arquitetura SOA.Download gratuitoAssista a apresentação sobre segurança de Database e Oracle Database 11g Release 2.
AssistirProteja aplicações online críticas e garanta aumento de receita e negócios
AssistirVeja a apresentação das soluções proporcionadas pelo Oracle Database 11g Release 2.
AssistirIBM Optim: Conheça a solução para gerenciamento de dados mais completa, segura e inteligente. Clique e assista o vídeo.
AssistirAssista a apresentação sobre segurança de Database e Oracle Database 11g Release 2.
AssistirRedução de custos em administração de banco de dados.
Download gratuitoEficiência energética em data center: conheça os princípios de uma arquitetura que pode aprimorar muito a performance dos ambientes de TI.
Download gratuitoSaiba como cumprir os compromissos de níveis de serviço e os objetivos de disponibilidade dos ambientes de missão crítica mais exigentes
Download gratuitoPrimeiros Alicerces – Construindo capacidades de gerenciamento de dados mestre para alcançar a alta performance.
Download gratuitoAprimorando o gerenciamento do desempenho organizacional através de um BI amplamente distribuído.
Download gratuitoSaiba como identificar e quantificar o desperdício dos equipamentos de energia e de refrigeração em data centers.
Download gratuitoVeja mais White PapersConheça as soluções de BI da MicrostrategyCase: Avon agiliza tomadas de decisão
Case: Banco Central moderniza processos
White Paper: novidades da Business Intelligence Review
Conheça as vantagens do Business IntelligenceWhite Paper: planejamento para obter competitividade
White Paper: infraestrutura de TI confiável a preço acessível
Cases: Avon e Cooperativa Velling
Conheça o poder da virtualizaçãoWhite paper: gestão da virtualização
White paper: infraestrutura enxuta
White paper: como gerenciar servidores virtuais
Infraestruturas mais inteligentes para um Planeta mais InteligenteWhite paper: Gerencie storage com mais facilidade
White paper: Uma Infraestrutura Dinâmica Ajuda a Construir um Planeta Inteligente
White paper: Você está considerando os servidores de aplicativo open source?

CIO MARKETPLACESegurança em cloud computing? Conheça o DAT, a solução de single sign-on e autenticação forte da Dedalus.Procurando um presente especial? Entregas no BR, SP e RJ mesmo dia!Agência Digital - SEO, Links Patrocinados, Gerenciamento de Campanhas, Sites, Design, Promoções, E-mail Marketing.O Trend MicroTitanium + fornece proteção automática para netbooks contra vírus e spyware. Proteja-se agora por R$69,00.Maximize o valor de negócio dos serviços de TI com o CA VPM.SAP Crystal Solutions: Relatórios e Informações estratégicas. Inteligência para o seu negócio a partir de U$495,00.IBM Optim: Dados seguros. Dentro e fora do ambiente de TI da sua empresa.Data center verde? Reduza o consumo de energia em TI com o projeto certo de infraestruturaMicroStrategy 9 R.2 aumenta a performance em 70%, entrega 4X mais relatórios com tempo de resposta de menos de 2s.Infraestrutura enxuta. Como extrair o máximo da virtualização.Expediente | Fale Conosco | Anuncie | Política de Privacidade | Newsletter | Mapa | Ajuda
Channelworld | CIO | Computerworld | Macworld | Digital Age 2.0 | Eventos | IDG Now! | Now!Digital | PC World


Copyright 2010 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.
A reprodução total ou parcial de qualquer meio ou forma sem expressa autorização por escrito da Now!Digital Business Ltda. é proibida. CIO é uma propriedade da International Data Group, Inc., licenciado pela Now!Digital Business Ltda.


Estados Unidos: IDG.com | IDG Connect | IDG Knowledge Hub | IDG TechNetwork | CIO | CSO | Computerworld | Infoworld | Macworld | Network World | PC World

América Latina: PC World Latin America | Computerworld Colômbia | PC World México | Infoworld México | PC World Panamá | Computerworld Venezuela


Distribuído por:
Hospedado por:
Busca e Recomendação por:

COPYRIGHT DOS AUTORES DO TEXTO,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas