quinta-feira, 15 de julho de 2010

1657 - BIBLIOTECONOMISTA

Quem somos: A Livraria Sebo - A Proprietária - A Traça - Mapa


Traça Livraria e Sebo
Av. Osvaldo Aranha, 966 - Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90035-191
Fone: 55 51 3232.8404

Bons Livros Novos. Livros usados. Livros raros. Livros esgotados.
Listagens
Seções da Traça ADMINISTRAÇÃO AGRICULTURA ARQUITETURA ARTE AUTO-AJUDA AUTOMOBILISMO BIOGRAFIA BRASIL CINEMA CIÊNCIA - DIVULGAÇÃO CIÊNCIAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS SOCIAIS COMUNICAÇÃO DICIONÁRIO DIDÁTICOS ANTIGOS DIREITO ECONOMIA ENGENHARIA ESPORTE ESTUDOS LITERÁRIOS FICÇÃO-CIENTÍFICA FILOSOFIA FOTOGRAFIA GASTRONOMIA GENERALIDADES GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GRAMÁTICA HISTÓRIA EM QUADRINHO HISTÓRIA GERAL LITERATURA LITERATURA BRASILEIRA LITERATURA BRASILEIRA E ESTRANGEIRA LITERATURA ESTRANGEIRA LIVRO DIDÁTICO - ENSINO FUNDAMENTAL LIVRO DIDÁTICO - ENSINO MÉDIO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MEDICINA E SAÚDE METODOLOGIA CIENTÍFICA MISTICISMO MÚSICA NOVOS NUTRIÇÃO E DIETAS PEDAGOGIA PERIÓDICO PSICOLOGIA RAROS RELIGIÃO REVISTAS RIO GRANDE DO SUL SEXUALIDADE TEATRO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VETERINÁRIA VIAGEM Busca


Busca Avançada
Busca por Autores


Menu



Busca Avançada
Listagem
Livros Especiais

Sua cesta
Área do Cliente / Login
Indique para um amigo
Solicite seu boletim
Fale com a Traça
Compramos livros

O Mundo da Traça
Exposições da Traça

Informações Úteis
Editoras na Traça
Pesquisa Bibliográfica




Listagem Geral
por seções |
|
ADMINISTRAÇÃO
AGRICULTURA
ARQUITETURA
ARTE
AUTO-AJUDA
AUTOMOBILISMO
BIOGRAFIA
BRASIL
CINEMA
CIÊNCIA - DIVULGAÇÃO
CIÊNCIAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CIÊNCIAS SOCIAIS
COMUNICAÇÃO
DICIONÁRIO
DIDÁTICOS ANTIGOS
DIREITO
ECONOMIA
ENGENHARIA
ESPORTE
ESTUDOS LITERÁRIOS
FICÇÃO-CIENTÍFICA
FILOSOFIA
FOTOGRAFIA
GASTRONOMIA
GENERALIDADES
GEOGRAFIA
GEOLOGIA
GERAL
GRAMÁTICA
HISTÓRIA EM QUADRINHO
HISTÓRIA GERAL
LITERATURA
LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA BRASILEIRA E ESTRANGEIRA
LITERATURA ESTRANGEIRA
LIVRO DIDÁTICO - ENSINO FUNDAMENTAL
LIVRO DIDÁTICO - ENSINO MÉDIO
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
MEDICINA E SAÚDE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
MISTICISMO
MÚSICA
NOVOS
NUTRIÇÃO E DIETAS
PEDAGOGIA
PERIÓDICO
PSICOLOGIA
RAROS
RELIGIÃO
REVISTAS
RIO GRANDE DO SUL
SEXUALIDADE
TEATRO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
VETERINÁRIA
VIAGEM




Manual de uso
Dúvidas Frequentes
Políticas e Observações
Classificação por gênero
O estado dos livros
Segurança e Privacidade
Mapa do Site


Revista do Globo
Mostra Erico Verissimo
Revista Eu Sei Tudo
Revista Madrugada


Clipping dos sebos
29/08/2005

Sebo? Sim, mas só para livros
Nelson Sato, Folha de Londrina - PR


Retomando a tradição, um sebo especializado exclusivamente em livros será inaugurado hoje em Londrina

Roque Magno Santos abre hoje as portas do seu Alfarrabiário com um acervo de 10 mil livros Um sebo especializado exclusivamente em livros virou coisa rara em Londrina. Nos últimos anos, todas as casas desse segmento abriram as portas já comercializando CDs e revistas. Na contramão dessa tendência, o livreiro Roque Magno Santos, 61 anos, quer resgatar a antiga tradição. Hoje, às 20 horas, ele inaugura o sebo O Alfarrabiário no Com-Tour Shopping Center.

''Será apenas para conversar com amigos e leitores em geral. Só amanhã é que vou abrir as portas para o negócio'' diz ele. O nome da loja foi escolhido para reforçar a proposta da empreitada. Vem de alfarrábio, que é descrito no dicionário como ''livro antigo ou velho e de pouco préstimo ou valioso por ser antigo''.

Roque trabalha com livros desde a adolescência. Começou a atuar na área em Paranavaí até se mudar para Londrina em 1967. Foi representante na região da editora Civilização Brasileira e do Círculo de Boa Leitura (anterior ao Círculo do Livro). Ao longo do percurso, abriu uma livraria no Centro, mas ficou pouco tempo no ponto.

Sempre preferiu atuar como livreiro ambulante. Durante anos, Roque abriu suas malas de livros nos corredores da UEL e da Unopar. ''O leitor é a razão de ser do escritor, do editor e do livreiro. Se eu fosse mais comerciante, eu estaria rico. O meu conceito de riqueza é outro: é estar onde o leitor está. Não fico estático'' diz.

Um acervo de 10 mil volumes irá receber o público em seu novo empreendimento. Literatura, Artes, Filosofia, História, Sociologia, Ciências todas as áreas serão atendidas, avisa ele. ''Além de comercializar livros, um sebo tem que ser um centro de disseminação de conhecimento e das culturas popular e erudita'' salienta.

Entre os títulos esgotados que figuram em suas estantes estão ''O Brasil para Principiantes'', de Peter Kellemen, e ''Quem sabe você sobre o Petróleo'', de Gondin da Fonseca. O Alfarrabiário está instalado na loja 1, do bloco G, do Com-Tour Shopping Center.

Página anterior
Voltar

Sem cuidado, madeira vira vilã
Folha de S. Paulo - SP


Escolhido o canto para acomodar os livros, o segundo passo é cercá-lo de cuidados para que a coleção tenha vida longa.

A primeira dica de bibliófilos e de biblioteconomistas é fugir da estante de madeira, que pode atrair fungos e insetos que danificarão as obras. Para profissionais, o ideal é armazenar os volumes em móveis de aço ou de alumínio.

"A madeira absorve umidade e é um prato cheio para fungos e cupins se desenvolverem", explica a biblioteconomista Mariza Cardoso, gerente da Redata.

A escritora e tradutora Tatiana Belinky, 86, que o diga. "Fui tirar um livro e, quando vi, fiquei só com a capa dele na mão. Chorei durante uma semana", lembra Belinky, que, por causa de cupins nas prateleiras de madeira, perdeu cerca de mil tomos, a maioria enciclopédias que não eram manuseadas com freqüência.

Quem tem prateleiras de madeira deve aplicar verniz, selante ou "stain" (protetor do material). Evitar a umidade é fundamental. Se a parede do ambiente for a mesma da cozinha ou do banheiro, a sugestão é afastar prateleiras e estantes em 5 cm. "Assim, o ar circulará livremente por trás das prateleiras e evitará umidade", afirma o arquiteto Eurico Ugaya.

Arejando livros

Uma das práticas diárias do pesquisador Gonçalo Júnior, 38, é manter o ambiente que abriga os livros fechado durante o dia e abrir as janelas à noite por algumas horas, para arejar o acervo.

"Estou sempre de olho nos meus livros", declara o pesquisador, que contabiliza 8.000 obras e se mudou de um apartamento de 75 m2 para outro de 120 m2 para poder acomodar sua biblioteca.

A iluminação também pede cuidados. Luz solar não deve incidir diretamente sobre os livros e deve-se escolher bem a iluminação artificial. O ideal é usar luz fria. "Temperatura excessiva prejudica as fibras de celulose do papel, fazendo com que percam elasticidade e resistência", diz Cardoso.

Quem tem muitos livros costuma ter dificuldade de organizá-los para encontrá-los facilmente. "O mais importante é catalogar os volumes e identificá-los, divididos por assuntos. Assim, mesmo que colocados em um lugar diferente, poderão ser identificados", opina o bibliófilo José Mindlin, 91, que tem 30 mil livros. Outra sugestão do maior bibliófilo brasileiro é dividir as estantes por letras e numerar os livros.

Mindlin também lembra que é preciso ter cuidado ao manejar um livro, que deve ser retirado de uma estante pela lombada, para não danificar sua estrutura.

Além desse, outros cuidados para não danificar os exemplares (especialmente os mais valiosos) são fazer limpeza com flanela macia e checá-los periodicamente para ver se não há traças ou cupins.

Página anterior
Voltar


A Traça é o sebo online da Livraria Ex Libris. Livros usados e livros raros desde 1986.




COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas