quarta-feira, 14 de julho de 2010

1590 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECÁRIOS

Anuncie Fale Conosco Indique o Portal Home Biblioteconomia << voltar Biblioteconomia



O Bibliotecário é um profissional liberal, de nível superior, que atua como agente catalisador do acesso à informação contida nos mais variados meios, sejam impressos, eletrônicos ou digitais - de livros, periódicos, documentos, a discos, fitas, CDs, bancos de dados etc. Sua atuação também é essencial para a organização de acervos e sistemas informacionais, bem como para a preservação da memória e da história de uma Nação a uma organização - seja ela pública ou privada.

A formação do Bibliotecário se dá por meio de cursos de graduação denominados como "Biblioteconomia e Documentação", "Ciência da Informação", ou ainda, "Gestão da Informação".

A Biblioteconomia é uma atividade-meio, ou seja, é mediadora das necessidades informacionais de um público formado por profissionais, estudantes, pesquisadores ou cidadãos de uma forma geral. O Bibliotecário é um facilitador do acesso aos recursos e fontes informacionais existentes, proporcionando o suporte/subsídio para um melhor e mais rápido acesso ao conhecimento, desenvolvimento de uma atividade ou tomada de decisão.

Os cursos de especialização, mestrado e doutorado possuem temáticas como "Inteligência Competitiva", "Gestão de Arquivos", "Leitura e Formação de Leitores", "Gerência de Sistemas e Serviços de Informação", "Museologia", "Ação Cultural", "Análise Documentária", "Geração e Uso da Informação", "Informação, Comunicação e Educação", "Produção e Disseminação de Informação", "Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Automatizados de Informação", "Sistemas Automatizados de Informação Científica e Tecnológica", "Uso Estratégico das Tecnologias em Informação", entre outras. Esses temas demonstram a gama de segmentos em que o bibliotecário pode atuar.

Na chamada Era da Informação em que vivemos, a atuação do Bibliotecário não se dá apenas na instituição Biblioteca. Esse profissional tem se inserido nos mais diversos ambientes como os escritórios de advocacia, agências publicitárias, empresas de consultoria, editoras, indústrias, empresas voltadas ao mercado virtual, e outras.

Outro mercado em expansão no Brasil para os Bibliotecários são os profissionais que possuem suas próprias empresas de consultoria e os profissionais autônomos, que têm prestado variados serviços e produtos de informação.

O empreendedorismo na Biblioteconomia tem se mostrado lucrativo e desafiador, exigindo do Bibliotecário atuação impecável, gerenciamento consciente da própria empresa e flexibilidade para lidar com a sazonalidade da entrada de novos clientes.

As atividades desempenhadas por este profissional nos diversos ambientes em que atua são:

Disponibilizar informação contida em vários tipos de instrumentos
Gerenciar unidades, redes e sistemas de informação
Tratar tecnicamente recursos informacionais
Desenvolver recursos informacionais
Disseminar informação
Desenvolver estudos e pesquisas
Prestar serviços de assessoria e consultoria
Realizar difusão cultural
Desenvolver ações educativas

Para exercer as funções acima, o Bibliotecário utiliza-se de vários instrumentos e ferramentas de trabalho. Dentre algumas delas destacam-se as redes de computadores (internas e externas) e seus aplicativos, os bancos de dados bibliográficos, a microfilmagem, os consórcios nacionais e internacionais de bibliotecas, os códigos de catalogação e as tabelas de classificação, as normas e os dicionários e os equipamentos de segurança de bibliotecas.

Por fim, o Bibliotecário é um dos profissionais mais atuais considerando o contexto de globalização, redes, tecnologias e conhecimento que têm estado tão presente no cotidiano das pessoas.

Este novo cenário permitiu ao Bibliotecário uma grande evolução profissional e, como destaca a Bibliotecária Ana Lúcia Merege, "O importante é que, seja qual for a área de trabalho, que o Bibliotecário esteja consciente do seu papel: contribuir, através do acesso à informação, para que todos adquiram mais educação e conhecimento, ajudando na construção de uma sociedade cada vez mais justa".

Fonte: www.sinbiesp.org.br

Biblioteconomia

É a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, fi lmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Sua atuação se volta cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando sistemas de informática e a internet.

O mercado de trabalho
A expansão de instituições de ensino superior e de escolas técnicas aumenta as vagas para os bibliotecários, já que esses estabelecimentos precisam organizar seus bancos de dados e acervos. Os especialistas em informática encontram oportunidades em escolas e empresas para disponibilizar obras na internet e criar arquivos digitalizados. Os órgãos públicos abrem concursos regulares para contratar o profissional, requisitado para cuidar de documentações históricas.

São Paulo é o estado que mais emprega, mas há boas ofertas no Rio de Janeiro e em Brasília, nas áreas de gestão e análise de informação. O setor privado tem sido promissor, especialmente na área de comunicação. A necessidade das empresas em obter e utilizar a informação como ferramenta para aumentar a competitividade possibilita ao bibliotecário trabalhar como gestor de informação e avaliador de conteúdo da internet, uma área em destaque. Hospitais, escritórios de advocacia e ONGs também são fontes de oportunidades.

O curso
Dentre as disciplinas básicas estão língua portuguesa, inglês, história e literatura. As específicas incluem história do registro da informação, indexação e arquitetura da informação. O curso oferece, ainda, aulas de introdução à economia e à contabilidade, marketing e administração de unidades de informação. Com elas, o aluno se prepara para montar sistemas de organização e de acesso aos dados. O estágio é obrigatório e exige-se, ainda, uma monografia de conclusão de curso.

O que você pode fazer
Análise da informação

Avaliar, selecionar, classificar e indexar livros, documentos, fotos, partituras musicais, fitas de vídeo e de áudio e arquivos digitais.

Gestão de serviços de informação

Planejar, organizar e administrar bibliotecas e centros de documentação. Coordenar a formação do acervo, o arquivamento dos documentos e sua conservação.

Gestão do conhecimento

Desenvolver e gerenciar mecanismos para sistematizar o conhecimento acumulado dentro de uma organização, seja ela uma empresa, uma ONG,uma escola ou uma associação, estimulando sua divulgação.

Normatização

Montar e manter bases de dados, com o emprego de normas internacionais, como o ISO (International Organization for Standardization).

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br
12345 Home Biblioteconomia << voltar Profissões
Administração
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas
Artes Plásticas
Astronomia
Biblioteconomia
Ciências Aeronáuticas
Ciências Atuariais
Ciências Biológicas
Ciências Biomédicas
Ciências Contábeis
Ciências da Computação
Ciências Econômicas
Ciências Sociais
Cinema e Vídeo
Comércio Exterior
Comunicação das Artes do Corpo
Construção Civil
Dança
Decoração
Desenho Industrial
Design e Produção Gráfica
Design Gráfico
Design Multimídia
Direito
Ecologia
Economia Doméstica
Educação Artística
Educação Física
Eletrônica Industrial
Enfermagem
Engenharia Aeronáutica
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Cartográfica
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Computação
Engenharia de Materiais
Engenharia de Minas
Engenharia de Pesca
Engenharia de Produção
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Elétrica ou Eletrônica
Engenharia Florestal
Engenharia Hídrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química
Engenharia Sanitária e Ambiental
Engenharia Textil
Estatísticas
Farmácia e Bioquímica
Filosofia
Física
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Fotografia
Geografia
Geologia
Gestão Ambiental
História
Hotelaria
Jornalismo
Letras
Linguistica
Matemática
Mecânica
Mecatrônica
Medicina
Medicina Veterinária
Moda
Museologia
Música
Musicoterapia
Navegação Fluvial
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Oftálmica
Pedagogia
Planejamento Administrativo
Produção Editorial
Produção Moveleira
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química
Química Industrial
Rádio e TV
Relações Internacionais
Relações Públicas
Secretariado
Secretariado Executivo
Serviço Social
Tecnologia Têxtil e da Indumentária
Telecomunicações
Teologia
Terapia Ocupacional
Tradução e Interpretação
Turismo
Zootecnia

COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas