segunda-feira, 12 de julho de 2010

1539 - HISTÓRIA DO LIVRO

Estratégia de leitura Novos livros Fevereiro
Novos livros Março
Novos livros Abril
Pesquisa

ACERVO: Artigo CD Musica CD Rom Colecao K7 Livro LP Mapa Revista TODOS Video


Clique para ampliar
















Cerca de 41 mil títulos, quase 150 CD-Roms, quase 400 CDs, 500 fitas cassete, 67 assinaturas de revistas e jornais, estações multimídia com livre acesso à Internet -- a Biblioteca do Magno não deixou de acompanhar a evolução do Colégio nos últimos anos. Ao contrário, caminhou no sentido de tornar o silencioso espaço dos livros em um dinâmico portal do conhecimento.



Todo o acervo das quatro bibliotecas do Magno podem ser consultados (e reservados) via Internet, pois foi sistematizado em um banco de dados integrado, como as mais modernas bibliotecas. Mas isso não basta: na escola moderna, a biblioteca deve polarizar inúmeras atividades de incentivo à leitura e à pesquisa. E é isso que vem acontecendo no Magno.
Este projeto serve como exemplo:

O projeto Mania de Ler foi criado com o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura. Nossa bandeira é a defesa de uma postura que garanta a aproximação dos alunos com a literatura pela via do prazer. Para isso, programamos atividades motivadoras e instigantes, tais como entrevistas com autores, debates, atividades de artes relacionadas com as experiências literárias, saraus, feira de livros, painel do leitor, intercâmbio de gibis, júri, gincanas e muito mais. Além dos livros disponíveis em classe, os alunos contam ainda a biblioteca, onde encontram um número muito grande de volumes.


Saiba mais
Carta aos pais e sugestões de leitura




Estratégias de leitura
O verbo ler não admite imperativo. Esta frase, que se tornou conhecida por suas muitas implicações, é um dos eixos principais das estratégias de desenvolvimento da leitura no Magno/Mágico de Oz. Todo o trabalho, principalmente nas quatro primeiras séries, é voltado para oferecer ao aluno o contato com diversos tipos de textos, para todos os gostos, de forma a introduzi-lo no universo da leitura.

A cada bloco temático, os alunos têm a possibilidade de escolher entre gêneros de literatura ou mesmo outros tipos de texto, como os de informação (jornais, por exemplo). A cada ano, apenas na disciplina de Português, são adotados cinco livros.

Está garantido um bom leitor? Claro que não. É aí, justamente, que o trabalho de formação de bons leitores começa. Antes do início de cada trabalho, os professores da área de Português estudam muito, discutem entre si e se preparam para um mergulho profundo e saboroso no texto, com os alunos.

Normalmente, as leituras começam a ser feitas oralmente, em sala. O contar histórias, tradição extremamente importante na cultura humana, permite um contato mágico com o texto. A partir daí, começam as leituras e o desenvolvimento de atividades paralelas, sempre relacionadas ao tema. Muitas vezes, as atividades são integradas entre áreas diferentes, como Artes, Música e História.

Esta estratégia tem garantido a formação de bons leitores no Magno/Mágico de Oz. Mas a participação da família se mostra cada vez mais importante também nesse aspecto. Afinal, os estudos demonstram que a valorização do conhecimento e do aprendizado -- e também da leitura -- começa em casa. Será difícil uma criança gostar de livros se seus pais nunca deram um exemplo nesse sentido. Facilitar o acesso ao livro, acompanhar as leituras dos filhos, participar ativamente são boas formas de incentivo.

É preciso também vencer preconceitos. Muitas vezes, os pais consideram as leituras espontâneas das crianças, como os gibis, um mau hábito equivalente a se empanturrar de doces. Mas isso não é uma verdade absoluta. A leitura é um hábito essencialmente prazeroso e deve ser incentivada acima de tudo.


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas