segunda-feira, 12 de julho de 2010

1531 - HISTÓRIA DAS BIBLIOTECAS


EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Notou algo diferente? Fizemos algumas melhorias em Wikipedia. Saiba mais. [Esconder]
[Ajuda-nos com as traduções!]

Biblioteca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Biblioteca, veja Biblioteca (desambiguação).
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a verificabilidade. (desde novembro de 2009)
Você pode melhorar este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Sala de leitura de biblioteca universitária na cidade austríaca de Graz
Uma consulente num corredor de bibliotecaBiblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, "livro", e ϑήκη "depósito"), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros. De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados. Revistas e jornais também são colecionados e armazenados especialmente em uma hemeroteca.

A disciplina que rege o funcionamento das bibliotecas é a biblioteconomia, onde as Leis de Ranganathan ou Cinco Leis da Biblioteconomia são os princípios fundamentais.

Índice [esconder]
1 Bibliotecas no mundo: uma epopéia histórica
2 Momentos históricos
3 Tipos de biblioteca
3.1 Bibliotecas da Antiguidade
3.2 Bibliotecas comunitárias
3.3 Bibliotecas monacais ou monásticas
3.4 Bibliotecas universitárias
3.5 Bibliotecas particulares
3.6 Bibliotecas infantis
3.7 Bibliotecas hospitalares
3.8 Bibliotecas do século XXI
4 Administração da biblioteca
4.1 Princípios gerais abordados
4.2 Aquisição de novas edições bibliográficas
5 Teoria sobre o futuro das bibliotecas
6 Bibliotecas no mundo
6.1 Brasil
6.2 Portugal
6.3 Outros países
7 Referências Bibliográficas
8 Ver também
9 Ligações externas


[editar] Bibliotecas no mundo: uma epopéia histórica
A antiga e recente história das bibliotecas é marcada por fatos de pura resistência do conhecimento. Ela vem sofrendo ao longo dos anos a ação do tempo, as guerras, a censura, e mesmo assim elas conseguiram sobreviver a todos os ataques. Na Idade Média, por exemplo, as bibliotecas quase foram extintas, vindo principalmente pela ação de censura da Igreja Católica. Mas, contraditoriamente, foram nos mosteiros, preservadas em esconderijos, e que elas conseguiram mais uma vez se salvar. Um bom exemplo desse tipo de operação medieval foi resgatado no romance O Nome da Rosa, de autoria de Umberto Eco. Na verdade, as bibliotecas são a metáfora do fênix, que, segundo a tradição egípcia, era uma ave fabulosa que durava muitos séculos e, quando queimada, renascia das próprias cinzas.


Monge escriba medieval.[editar] Momentos históricos
Toda a saga das bibliotecas antecede a própria história do livro e vai encontrar abrigo no momento em que a humanidade começa a dominar a escrita. As primeiras bibliotecas que se tem notícia são chamadas "minerais", pois seus acervos eram constituídos de tabletes de argila: depois vieram as bibliotecas vegetais e animais, constituídas de rolos de papiros e pergaminhos. Essas são as bibliotecas dos babilônios, assirios, egípcios, persas e chineses. Mais tarde, com o advento do papel, fabricado pelos árabes, começam-se a formar as bibliotecas de papel e, mais tarde, as de livro propriamente dito.

Até o momento, os historiadores acreditam que a biblioteca mais antiga seja a do rei Assurbanipal (século VII a.C.), cujo acervo era formado de placas de argila escritas em caracteres cuneiformes. Mas nenhuma foi tão famosa como a biblioteca de Alexandria, no Egito. Ela teria de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, chegando a possuir 700 mil volumes. A sua fama é atribuída, além à grande quantidade de documentos, também aos três grandes incêndios de que foi vítima.

Mas outras bibliotecas também tiveram grande importância, como as bibliotecas judaicas, em Gaza; a de Nínive, da Mesopotâmia; e a biblioteca de Pérgamo, que foi incorporada à de Alexandria, antes de sua destruição. Os gregos também possuíam bibliotecas, mas as mais importantes eram particulares de filósofos e teatrólogos. A partir do século XVI é que as bibliotecas realmente se transforma, tendo como característica a localização acessível, passa a ter caráter intectual e civil, a democratização da informação e especializada em diferentes área do conhecimento.

No Brasil, a biblioteca oficial foi a atual Biblioteca Nacional e Pública, do Rio de Janeiro, que se tornou do Estado em 1825. Essa biblioteca era constituída dos livros do rei de Portugal Dom José I e foi trazida para o Brasil por Dom João VI, em 1807. Junto à Biblioteca Nacional, outra de grande importância no Brasil é a Biblioteca Municipal de São Paulo.

[editar] Tipos de biblioteca

Livros organizados de forma tradicional nas estantes de uma bibliotecaAs bibliotecas podem ser públicas ou particulares. Nas bibliotecas públicas o acesso aos livros costuma ser gratuito e muitas vezes é possível emprestar livros por um determinado tempo, a depender das políticas definidas, que variam de acordo com o tipo de obra. As bibliotecas públicas buscam ser locais que propiciem a comunidade acesso a informaçãoes que de alguma forma sejam úteis e ajudem a desenvolver a sociedade. No contexto atual, muitas bibliotecas buscam oferecer infraestrutura para inclusão digital.

As biliotecas particulares podem ser mantidas por instituições de ensino privadas, fundações, instituições de pesquisa ou grandes colecionadores. Algumas delas permitem acesso a sua coleção, permitindo a pesquisadores, estudantes ou interessados o acesso as informações armazenadas em suas dependências.

As bibliotecas especializadas oferecem coleções de informações sobre determinado tema, tais como medicina, matemática, cinema ou outros.

As bibliotecas comunitárias geralmente situam-se em áreas residenciais e em bairros da periferia, recebendo pouco ou nenhum apoio governamental.

Normalmente, as coleções de livros nas bibliotecas são classificadas, de modo a facilitar a localização e consulta por parte dos usuários. A classificação pode obedecer diversos critérios, sendo mais comum a classificação por assuntos, e dentro do mesmo assunto, por nome do autor (alfabeticamente).

Ao longo da História, é possível classificar a evolução das bibliotecas, do seguinte modo:

[editar] Bibliotecas da Antiguidade
Minerais que trabalham com o suporte de argila.
Vegetais são as que utilizam o papiro como suporte.
Animais são as que usam a pergaminho como suporte.
As características destas bibliotecas são as seguintes: não são acessíveis ao público, templos e palácios. A religiosidade ficava a cargo de sacerdotes, o saber era sagrado e somente os sacerdotes sabiam ler. Havia ausência do leitor pois os livros eram colocados em local inacessível, ou seja, os usuários não tinham acesso. O tipo de material utilizado na época eram as tabletas de argila, rolos de papiro ou pergaminho, até o ano 300 aproximadamente.

[editar] Bibliotecas comunitárias
O número dessas bibliotecas tem aumentado nos últimos anos, no Brasil, inclusive com um sistema informal de empréstimo que dispensa até mesmo funcionários: nesse sistema, o próprio interessado escolhe seu livro, anota seu nome em um papel, e retira a obra, entregando-a quando puder. É uma maneira inclusive de exercitar a cidadania e o senso de responsabilidade de cada um. Um exemplo desse sistema ocorre em Campanha (sul de Minas). No município, a ONG Sebocultural organizou algumas bibliotecas em pontos-chave da cidade (rodoviária, delegacia…), locais de acesso ininterrupto aos interessados. Na rodoviária, por exemplo, a biblioteca fica em uma sala sem portas, facilitando assim o acesso irrestrito não da comunidade mas também de viajantes que usam o terminal.

[editar] Bibliotecas monacais ou monásticas

Biblioteca do Vaticano pelo Papa Sisto IV, fresco de Melozzo da Forlí, c. 1477 (Museus do Vaticano).Existem três tipos de bibliotecas monacais que são as bibliotecas dos mosteiros, das catedrais ou capitulares, como por exemplo a da Catedral de Chartres e bibliotecas dos Doutores da Igreja, como São Jerônimo, Santo Agostinho, São Bento e São Isidoro, bispo de Sevilha.

As mais célebres bibliotecas monásticas são a Biblioteca do Monte Athos, na Grécia, a Biblioteca de Cassiodoro, escritor e estadista romano e a biblioteca de Monte Cassino.

[editar] Bibliotecas universitárias
O grande acontecimento medieval que , de uma certa forma, decide os destinos de toda a civilização, e, por consequência, os destinos do livro, é a fundação das universidades. Estão ao serviço dos estudantes e do pessoal docente das universidades e outros estabelecimentos de ensino. Correspondem à unidade de informação de uma Universidade, pelo que as suas colecções devem reflectir as matérias leccionadas nos cursos e áreas de investigação da instituição. A documentação é sobretudo de carácter científico e técnico, que deve ser permanentemente actualizada, através da aquisição frequente de um grande número de publicações periódicas em suporte papel ou electrónico. A selecção da documentação é feita essencialmente pelos directores de cada departamento da Universidade e não tanto pelo bibliotecário. Estas Instituições têm como objectivos principais: apoiar o ensino e a investigação; dar um tratamento técnico aprofundado aos documentos, nomeadamente ao nível da indexação; e actualizar constantemente os fundos documentais.

[editar] Bibliotecas particulares
As bibliotecas reais, dos grandes senhores, que mais tarde passaram a ser oficiais ou públicas. A mais importante biblioteca pública foi a Biblioteca de Carlos Magno - Rei dos Francos (768-814). Escritores e intelectuais usualmente possuem grandes bibliotecas, geralmente incorporadas a universidades após a morte dos donos.


Biblioteca Narbal Fontes, no Alto de Santana, cidade de São Paulo.[editar] Bibliotecas infantis
Oferecem toda uma variedade de serviços e fundos bibliográficos vocacionados especialmente para as crianças. Têm como prioridade criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde tenra idade, familiarizar as crianças com os diversos materiais que poderão enriquecer as suas horas de lazer. Visam despertar as crianças para os livros e a leitura, desenvolvendo a sua capacidade de expressão, criatividade e imaginação.

[editar] Bibliotecas hospitalares
São bibliotecas normalmente criadas a partir da cooperação com o Ministério da Saúde, que visam a humanização da assistência aos doentes. O seu objectivo é fazer com que o período de hospitalização não seja um factor de exclusão para os doentes, pois, vêm-se afastados da família, amigos e de sua casa. Também tornar a sua "estadia" mais lúdica, alegre, o menos traumatizante possível, atenuar situações de angústia e sofrimento, melhorar as relações com a equipe hospitalar e contribuir para o bem-estar físico e psíquico dos doentes. Os seus utilizadores são todos quantos vão ao hospital, crianças e pais, jovens, adultos e idosos, portanto, todos aqueles que se encontrem imobilizados no leito, em períodos de espera, em momentos transitórios ou livres de internamento, consulta ou atendimento ambulatório. Os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e voluntários, exercem de mediadores entre os livros, a leitura e os doentes, pois, vão espalhando a leitura pelos vários ambientes dos hospitais públicos do País.

[editar] Bibliotecas do século XXI
É uma biblioteca híbrida, isto é, com espaços, serviços e colecções simultaneamente físicos e virtuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação passam a ser a base do serviço e da interrelação com o utilizador; passando a oferecer ao cidadão um conjunto de informações que as novas tecnologias tornam disponível, mas já de forma tratada e seleccionada, possibilitando uma maior rapidez de acesso à informação.

[editar] Administração da biblioteca
A administração da biblioteca é feita geralmente por um profissional com formação superior em Biblioteconomia. Este é chamado de bibliotecário ou bibliotecária. Capaz de gerenciar todo espaço ao qual a biblioteca se encontra esse profissional é o responsável direto pelo acervo, tem a formação adequada para organizar e coordenar um grupo de organizadores de documentos ou técnicos auxiliares em organização da informação.

[editar] Princípios gerais abordados
As boas práticas dizem que qualquer biblioteca, sem deixar de se empenhar na conservação dos documentos do passado, deverá dotar-se continuamente de documentos do presente.

Dentro deste preceito, a aquisição de novos documentos deve ser realizada de maneira organizada, e para isso segue uma política de compra de livros. A selecção faz-se tendo em conta o fundo documental existente da Biblioteca, a fim de o completar, e ainda de acordo com as necessidades relativas à atualização das coleções existentes. A bibliografia deve ser selecionada seguindo critérios de qualidade e valor, levando em conta a necessidade de quem a utiliza.

[editar] Aquisição de novas edições bibliográficas
Para se proceder à aquisição de bibliografia há que conhecer o mercado editorial e estar ao corrente das novidades editoriais. Para se manter informado o responsável pelo serviço de aquisições dispõe de vários recursos: bibliografias, catálogos editoriais e de livrarias ou também de informações e críticas publicadas em periódicos.

Antes de mais a Biblioteca conta com o apoio e orientação do Professor (a) Bibliotecário (a) e dos vários professores dos diferentes Departamentos que, ao iniciarem um novo ano lectivo, fazem o levantamento da bibliografia necessária para o novo ano lectivo e enviam a respectiva informação para a Biblioteca, para o responsável pelas aquisições verificar o que existe na Biblioteca e por seguinte proceder à aquisição do material que está em falta. As "visitas" periódicas a Livrarias que estão ao corrente das novidades também são importantes assim como ter em conta as sugestões dos utilizadores.

Processo de aquisições
O processo de aquisições pode ser descrito em seis etapas:

Pesquisa: Aquando da solicitação de aquisição de nova bibliografia para a Biblioteca, o responsável pelo serviço deve fazer a pesquisa na base de dados da Biblioteca para verificar se o documento já faz parte do fundo documental como também a pesquisa na base de dados das encomendas já efectuadas, evitando assim a duplicação de bibliografia e desperdício de orçamento.
Verificação Bibliográfica: Depois do procedimento em epígrafe, antes de se seguir à encomenda do livro, o responsável pelo serviço, deve verificar se o documento está disponível. Essa verificação ajuda a ter um custo provável do livro, a comparação de preços em várias livrarias ou distribuidores, assim como o uma data, mais ou menos definida, de entrega do mesmo.
Encomenda: O pedido de aquisição do livro deverá ser feito à livraria ou distribuidor, num modelo pré-definido pelo serviço onde compreenda obrigatóriamente os seguintes dados bibliográficos: autor, título, editor, local de edição, data e isbn. O pedido poderá ser feito em papel, por fax ou carta, ou por correio electrónico.
Entrada do documento: Quando o documento dá entrada na Biblioteca, todos os elementos bibliográficos têm que ser verificados minuciosamente (sublinhe-se que existem documentos com o mesmo título e mesmo editor, mas de autoria diferente, tornando assim esse documento completamente distinto/diferente do outro). A factura ou guia de remessa que acompanha o documento ou documentos pretendidos deve ser devidamente verificada, tendo em atenção aos descontos feitos e o total da factura. Depois de certificada a factura deve ser assinada e despachada para os serviços de contabilidade e tesouraria, para se dar seguimento ao pagamento.

[editar] Teoria sobre o futuro das bibliotecas

Biblioteca moderna em Chambery, FrançaNos dias atuais, as bibliotecas vêm se adaptando ao processo de inovações tecnológicas ocorridas com a evolução da humanidade, sendo que uma das principais características da biblioteca do futuro, e que a mesma apresentara não será mais o volume do seu acervo, e sim a disponibilidade de poder disseminar informações com outras instituições através das novas tecnologias informacionais. Apesar de ainda mostrar muito fôlego, os livros, que compõem a maior parte dos acervos das bibliotecas, provavelmente em um futuro bem próximo, serão armazenados em CD-Rom, multimídia, Internet e outros mecanismos de armazenamento de dados eletro-eletrônicos.

[editar] Bibliotecas no mundo
[editar] Brasil
Relação de algumas bibliotecas brasileiras, divididas por estados:

Paraná

Rede Farol do saber, em Curitiba
Biblioteca Central da Pontificia Universidade Católica-PR
Piauí

Biblioteca Municipal Marion Saraiva, em Campo MaiorRio De Janeiro
Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro
Rio Grande Do Sul

Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, em Porto Alegre
São Paulo

Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo
Biblioteca Pública Múnicipal Dr. Cesário Motta Jr., em Porto Feliz
[editar] Portugal
Biblioteca Central do IPP, no Porto
Biblioteca Nacional, em Lisboa
Biblioteca Joanina, em Coimbra
Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, em Vila Franca de Xira
Centro de Documentação e Informação da Escola Superior de Dança, em Lisboa
[editar] Outros países
Biblioteca do Congresso, em Washington, Estados Unidos
Biblioteca de Assurbanipal, em Nínive
Bibliothèque Nationale de France (BNF), em Paris
Bodleian Library na Universidade de Oxford
British Library, em Londres
Cambridge University Library na Universidade de Cambridge
Biblioteca do Vaticano no Vaticano
New York Public Library em Nova York
Biblioteca de Alexandria em Alexandria, Egito.
The European Library
Biblioteca Municipal de Gotemburgo, Suécia
Biblioteca Municipal de Estocolmo, Suécia
[editar] Referências Bibliográficas
CANFORA, Luciano. A Biblioteca desaparecida: histórias da biblioteca de Alexandria. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 195p.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 698p. (A era da Informação: economia, sociedade e cultura; v.1).
ECO, Umberto. O Nome da rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 562p.
MARTINS, Wilson. A Palavra Escrita. São Paulo: Ática, 3. ed. 1998. 512p.
SCORTECCI, João. Guia do Profissional do Livro. São Paulo, 2007. 252p.
[editar] Ver também
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre BibliotecaO Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Biblioteca.Biblioteca digital
Bibliotecário
Bibliotecário de referência
Biblioteconomia
Livro digital
Informação
Bibliotecas especializadas
Classificação decimal de Dewey
Classificação decimal universal
[editar] Ligações externas
biblioteca virtual da UFSC
Directório de Bibliotecas de Portugal
Directório de Bibliotecas Escolares de Portugal

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca"
Categorias: Bibliotecas | Ciência da informação
Categoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Novembro de 2009
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية ܐܪܡܝܐ Azərbaycan Žemaitėška Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Føroyskt Français Frysk Gaeilge 贛語 Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Kurdî Коми Кыргызча Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Plattdüütsch Nedersaksisch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Pangasinan Polski Runa Simi Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Basa Sunda Svenska தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Walon 吴语 ייִדיש 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 01h37min de 11 de julho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT DEVIDO A WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas