domingo, 11 de julho de 2010

1527 - HISTÓRIA DAS BIBLIOTECAS

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

Área de História

Início



Stricto Sensu
(Mestrado e Doutorado)



Lato Sensu (Especialização)



Graduação



Departamento



Administração

Núcleos e Laboratórios

Produção Acadêmica

Correio da História

Biblioteca



Como Chegar

WebMail

Banners

Créditos

SAAH


Biblioteca
Busca de Livros

Área de História da UFF possui uma biblioteca, a BPH, Biblioteca de Pós-Graduação em História, Antropologia e Ciência Política, localizada na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG), um dos pontos centrais do nosso campus universitário. Atualmente estamos começando a organizar a integração da BPH na BCG, sem, contudo, perder-se a identidade do acervo da adquirido mais recentemente pela Pós-Graduação em História.

A política de biblioteca do Programa de Pós-Graduação da Área de História da UFF é realizada através de uma Comissão de Biblioteca, eleita para mandatos bienais, em funcionamento desde 1993. Sob liderança do Programa de Pós-Graduação em História, realiza-se uma política de atualização do acervo bibliográfico, desde a criação da BPH (Biblioteca de Pós-Graduação em História, Antropologia e Ciência Política), localizada no espaço da Biblioteca Central do Gragoatá. O acervo da BPH contém hoje cerca de 9.000 títulos. Já a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) possui um acervo de 200.000 livros/84.000 títulos, além de periódicos impressos (350 periódicos, 7.500 fascículos).

Desde agosto de 2006, a comissão de Biblioteca que estava circunscrita aos programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia ampliou-se, incorporando, ainda sob a liderança do PPGH, representantes de outros programas de pós-graduação, da grande área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da UFF. A composição da atual da comissão, denominada Comissão de Biblioteca da Grande Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas está composta pelos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST), Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação.

O projeto atual da Comissão de Biblioteca intitula-se “Livros e Leituras no Século XXI: Rede Multidisciplinar de Pesquisa da Grande Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, e foi contemplado com verba dos editais PROINFRA-Finep (2008) e CT-INFRA CAPES (2008). Este projeto objetiva a modernização técnica da Biblioteca Central do Gragoatá (BCG), tendo em vista o suporte (universal para vários campos do saber) ao desenvolvimento da pesquisa no campo dos estudos humanistas.

Nosso objetivo é transformar a BCG numa biblioteca de referência no Estado do Rio de Janeiro para as ciências humanas e sociais. Em breve esperamos poder oferecer um local ainda mais adequado para a pesquisa e trabalho, inclusive com acesso à internet e a revistas nacionais e internacionais, através do portal capes.

Busca de Livros | Voltar ao Início


Destaques e Links




















© 1999/2010 História - UFF :: Página Atualizada em 25.09.2009




COPYRIGHT @ 1999/2010 HISTÓRIA - UFF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas